SóProvas


ID
1036384
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPEA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Desde o final do século XIX, diversos países capitalistas implantaram programas governamentais voltados para a provisão de serviços sociais cobrindo diversas formas de risco individual e coletivo. Posteriormente, a partir de 1945, o fenômeno do moderno Welfare State experimentou um notável ciclo de expansão nos países desenvolvidos, Nesse tempo, diversos autores, de diferentes matizes, se dedicaram à tarefa de explicar a origem e o desenvolvimento desses regimes. Acerca desse tema, julgue os itens a seguir.

Os autores da tradição marxista compreendem, via de regra, a emergência do Welfare State como fruto das exigências impostas pela reprodução ampliada do capital. Claus Offe e Titmus, adeptos dessa corrente, defendem que a função do Welfare State é criar as condições para a existência da classe operária. Cumpre, assim, papel fundamental para a consolidação das relações de produção capitalistas, sobretudo na passagem da proletarização passiva para a proletariazação ativa.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA. Estado de bem-estar socialEstado-providência ou Estado social é um tipo de organizaçãopolíticaeeconômicaque coloca Estado como agente da promoção social e organizador da economia. Nesta orientação, o Estado é o agente regulamentador de toda a vida e saúde social, política e econômica do país em parceria comsindicatoseempresas privadas, em níveis diferentes de acordo com o país em questão. Cabe, ao Estado do bem-estar social, garantirserviços públicose proteção à população.Os Estados de bem-estar social desenvolveram-se principalmente naEuropa, onde seus princípios foram defendidos pelasocial-democracia, tendo sido implementados com maior intensidade nosEstados Escandinavos(oupaíses nórdicos, tais comoDinamarca,Finlândia, Islândia,NoruegaeSuécia). Esta forma de organização político-social, que se originou daGrande Depressão, se desenvolveu ainda mais com a ampliação do conceito decidadaniacom o fim dosgovernos totalitáriosdaEuropa Ocidental(nazismo,fascismoetc). As fundações do Estado do Bem-Estar Social foram elaborados porconservadoreseliberais econômicosno final doXIXcomo alternativa aosocialismocom base na concepção de que existemdireitos sociais indissociáveis da existência de qualquer cidadão, bem como para evitar a união dos trabalhadores que era então estimulada pelos ideais socialistas, muito fortes na época.

  • A questão torna-se errada quando afirma que o Welfare State “passagem da proletarização passiva para a proletariazação ativa”. Na verdade o Welfare State foi elaborado por conservadores e liberais, que tinham a intenção de criar mecanismo de evitar a união dos trabalhadores. Apesar de possuir uma organização politica de “Estadocomo agente da promoção social”, visava no fundo investir na área social para aumentar o consumo, ou seja, estratégia, do capital.

  • acertei pq a questao se contradiz, ela diz de criar condiçoes de existencia para classe trabalhadora. Depois diz,para consolidar relacoesde producao capitalista.. Desse modo, so poderia estar errada, e muita contradiçao em uma so questao. kk