SóProvas


ID
1036501
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPEA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

      A produção de biodísel em países em desenvolvimento não se contrapõe às demais atividades agrícolas, defendeu o ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, em 24/4/2008. Segundo ele, a alegação de que estimular o uso de biocombustíveis pode prejudicar a oferta internacional de alimentos é falaciosa. “Essa discussão que tem havido em âmbito mundial de alimentos versus produção de biocombustíveis é, na verdade, uma falácia dos países desenvolvidos, que não têm uma agricultura desenvolvida e precisam subsidiar os seus produtores. No caso do Nordeste, a grande fonte de produção de biodísel é exatamente a mamona e, como se sabe, ela não é usada para alimentação. 

Internet: <www.agenciabrasil.gov.br> (com adaptações)


Tendo como referência o texto acima, julgue o  item a seguir acerca de temas relacionados a biodísel e segurança alimentar.

A região geoeconômica que apresenta área mais favorável à produção de biodísel, baseada no zoneamento agroeconômico, é a região Sul.

Alternativas
Comentários
  • As regiões geoeconomicas são:  1) Amazônia; 2) Centro-Sul; e 3) Nordeste.

    item ERRADO

  • Questao de portugues falou so dizer inferesse do texto
  • textualmente, a região geoconômica é aquela que oferece condições para o produção da matéria prima do biodiesel (mamona)

    tecnicamente, o sul pode sim ser um centro geoeconômico porque não se faz biodiesel só pela mamona, mas também pelo óleo de cozinha ou óleo animal. No sul do BR, há predominância de pecuária

     

    nós, em uma quetão que dá um texto, devemos ser fiel a ele. Não é mesmo ENEM? rs... Questão errada, porque segundo o texto e conhecimentos prévios de climatologia, o sul (clima subtropical) é inapropriado para produção de mamona. No nordeste, clima semi-árido. Não estou dizendo que se plantar mamona no sul não vai nascer nada, estou dizendo que a planta, pela diferença de clima ficará estressada e não produzirá com tanta eficiência quanto no nordeste