SóProvas



Questões de Energia e o Meio Ambiente


ID
258685
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MMA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Acerca das ações de difusão de padrões sustentáveis de consumo no
Brasil, julgue os itens subsequentes.

Embora a utilização de produtos com o selo Procel implique perda da eficiência e da qualidade dos serviços, o consumidor que os adquirir, além de reduzir custos, estará contribuindo para a redução do consumo de energia elétrica.

Alternativas
Comentários
  • O erro da questão é dizer: "a utilização de produtos com o selo Procel implique perda da eficiência e da qualidade dos serviços"
    Na verdade ocorre o contrário: a utilização de produtos com o selo Procel implica ganho de eficiência e da qualidade dos serviços.
    Por tornar possível ao consumidor comparar produtos por seu grau de eficiência energética, antes de comprá-los.

ID
258694
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MMA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Acerca dos aspectos relacionados aos conflitos socioambientais,
julgue os itens a seguir.

Atualmente, o meio ambiente tem sido reconhecido como campo de tensão permanente entre interesses individuais e coletivos.

Alternativas
Comentários
  • Nestes termos, o meio ambiente constitui-se, teoricamente, em recursos da natureza não passíveis de  apropriação individual, já que deles depende, direta ou indiretamente, o bem estar da sociedade. Por causa  disto, definem-se esses recursos naturais como bens de uso comum. Entretanto, devido aos múltiplos jogos  de interesses, no seio da sociedade, que muitas vezes vão de encontro a idéia de bem coletivo, os recursos  naturais passam a ser objetos de apropriação privada e uso diversos. Assim, torna-se necessário  reconhecer o meio ambiente como um campo de tensão permanente entre interesses individuais e  coletivos.
    Fonte: http://anppas.org.br/encontro_anul/encontro1/gt/dimensoes_socio_politicas/Jose%20Celio%20Silveira%20Andrade.pdfa

ID
259036
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MMA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Com o avanço da industrialização no mundo, que ocorreu associada à descoberta de novas fontes de energia, os recursos energéticos passaram a ocupar posição estratégica no desenvolvimento econômico, tornando-se imprescindível à soberania de um país o estabelecimento de política energética que atenda aos anseios da população e promova o desenvolvimento econômico com respeito ao meio ambiente.

Tendo essas informações como referência inicial, julgue o item a seguir, acerca das questões energéticas no Brasil.

No século passado, em razão das preocupações com o meio ambiente, foi registrada a primeira patente relativa ao processo de produção do biodísel no Brasil, tendo sido criado, somente no início do século XXI, em razão do aumento dos preços do petróleo, o programa nacional de produção e uso do biodísel (PNPB).

Alternativas
Comentários
  • O governo federal lançou o Programa Nacional de Produção e uso de Biodiesel (PNPB), esse programa interministerial tem como objetivo a implementação, de forma sustentável, de um projeto de produção e uso do biodiesel, procurando o desenvolvimento econômico e a geração de empregos. O PNPB foi implantado em 2003, mas só em 2004 foram estabelecidas as condições legais para introdução do biodiesel na matriz energética brasileira de combustíveis líquidos. As regras estabelecidas permitem a participação tanto do agronegócio como da agricultura familiar a partir de diferentes fontes de produção. De acordo com os dados do Ministério das Minas e Energia, o Brasil, em pouco tempo, será um dos maiores produtores de biodiesel do mundo, capaz de suprir tanto o mercado interno quanto o internacional, exportando-o já pronto para o consumo.

    Fonte: http://www.atualidadesconcursos.com.br/artigos/PNPB.pdf
  • o PNPB foi criado para gerar desenvolvimento econômico no país e não por causa da alta do petróleo.
  • Amigos, vamos entender o arcabouço da questão:
    1- a primeira parte está errada,porque:
    "Em 1980, o Brasil tem sua primeira patente de combustíveis a partir de óleos vegetais (patente PI – 8007957) a qual entrou em domínio público, pelo tempo e desuso. Nos anos 80 foram realizadas pesquisas no sentido de viabilizar o uso de óleos vegetais in natura, entretanto com a redução dos preços do petróleo, e a possibilidade de utilizar o gás natural como substituto ao óleo diesel, em ônibus urbanos e caminhões, este projeto foi desestimulado. Em 1993 o pesquisador da Universidade de São Paulo, Prof. Dr. Miguel Joaquim Dabdoub retoma as pesquisas com o Biodiesel no Brasil, o que teria por conseqüência a criação do LADETEL em 2002, e o primeiro Congresso Internacional de Biodiesel realizado na cidade de Ribeirão Preto/SP, no ano de 2003, quando o pa?s começou discutir sobre biodiesel".
    2-a segunda parte,pelo que tudo indica, seria uma alusão ao pró-álcool:
    "O governo de Ernesto Geisel criou o Programa Nacional do Álcool, o Proálcool, em 1975, com o intuito de substituir combustíveis derivados do petróleo, como a gasolina, por uma fonte alternativa e renovável. Dois anos antes, o mundo passava por uma grave crise do petróleo. O alto preço do barril estimulou o governo brasileiro a criar regras para que, num primeiro momento, o álcool anidro fosse adicionado à gasolina como forma de diminuir a importação dos barris em meio às crises no Oriente Médio".
    ass: minhoquinha dos concursos

  • Ja ta errado no seculo passado preocupacao com o meio ambiente????

ID
259039
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MMA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Com o avanço da industrialização no mundo, que ocorreu associada à descoberta de novas fontes de energia, os recursos energéticos passaram a ocupar posição estratégica no desenvolvimento econômico, tornando-se imprescindível à soberania de um país o estabelecimento de política energética que atenda aos anseios da população e promova o desenvolvimento econômico com respeito ao meio ambiente.

O Conselho Nacional de Política Energética, órgão consultivo de assessoramento do presidente da República para formulação de políticas e diretrizes de energia, difere d Agência Nacional de Energia Elétrica e da Agência Naciona do Petróleo, entidades técnicas que desempenham a função d regular, executar e fiscalizar as políticas energética governamentais.

Tendo essas informações como referência inicial, julgue os itens a seguir, acerca das questões energéticas no Brasil.

Alternativas
Comentários
  • ANP e ANEEL são órgãos reguladores (regulam, executam e fiscalizam)
  • Lei nº 9478/97

    Art. 2° Fica criado o Conselho Nacional de Política Energética - CNPE, vinculado à Presidência da República e presidido pelo Ministro de Estado de Minas e Energia, com a atribuição de propor ao Presidente da República políticas nacionais e medidas específicas destinadas a:

            I - promover o aproveitamento racional dos recursos energéticos do País, em conformidade com os princípios enumerados no capítulo anterior e com o disposto na legislação aplicável;

            II - assegurar, em função das características regionais, o suprimento de insumos energéticos às áreas mais remotas ou de difícil acesso do País, submetendo as medidas específicas ao Congresso Nacional, quando implicarem criação de subsídios;

            III - rever periodicamente as matrizes energéticas aplicadas às diversas regiões do País, considerando as fontes convencionais e alternativas e as tecnologias disponíveis;

              IV - estabelecer diretrizes para programas específicos, como os de uso do gás natural, do carvão, da energia termonuclear, dos biocombustíveis, da energia solar, da energia eólica e da energia proveniente de outras fontes alternativas; (Redação dada pela Lei nº 11.097, de 2005)

            VI - sugerir a adoção de medidas necessárias para garantir o atendimento à demanda nacional de energia elétrica, considerando o planejamento de longo, médio e curto prazos, podendo indicar empreendimentos que devam ter prioridade de licitação e implantação, tendo em vista seu caráter estratégico e de interesse público, de forma que tais projetos venham assegurar a otimização do binômio modicidade tarifária e confiabilidade do Sistema Elétrico.(Incluído pela lei nº 10.848, de 2004)

         VII - estabelecer diretrizes para o uso de gás natural como matéria-prima em processos produtivos industriais, mediante a regulamentação de condições e critérios específicos, que visem a sua utilização eficiente e compatível com os mercados interno e externos. (Incluído pela Lei nº 11.909, de 2009)

    VIII - definir os blocos a serem objeto de concessão ou partilha de produção; (Incluído pela Lei nº 12.351, de 2010)

    IX - definir a estratégia e a política de desenvolvimento econômico e tecnológico da indústria de petróleo, de gás natural, de outros hidrocarbonetos fluidos e de biocombustíveis, bem como da sua cadeia de suprimento; (Redação dada pela Lei nº 12490, de 2011)

    X - induzir o incremento dos índices mínimos de conteúdo local de bens e serviços, a serem observados em licitações e contratos de concessão e de partilha de produção, observado o disposto no inciso IX. (Incluído pela Lei nº 12.351, de 2010)


ID
540703
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Existem sistemas de ventos globais e locais. Quando os sistemas globais são fracos, os locais são dominantes. Os principais sistemas de ventos locais são as brisas de terra e de mar e as brisas de montanha e de vale. Com base nesse contexto, considere as afirmativas a seguir.
I - Durante as horas de incidência solar, o vento sopra da terra para o mar.
II - Durante as horas de incidência solar, o ar se desloca do vale para o cume da montanha.
III - Durante a noite, o ar se desloca do cume da montanha para o vale.

Alternativas

ID
540745
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Segundo o Balanço Energético Nacional 2010 (BEN 2010), a oferta interna de energia em 2009, no Brasil, foi de 243.930 x 10³ Toneladas Equivalentes de Petróleo (TEP), e o consumo final de energia, em 2009, foi de 221.334 x 10³ TEP. Quando se distribui a oferta interna de energia total por fonte, e o consumo por setor, a fonte de maior oferta e o setor de maior consumo são, respectivamente,

Alternativas

ID
540751
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O Brasil apresenta uma extensa área costeira com diversos tipos de habitat, formando uma grande diversidade de ecossistemas. O ecossistema localizado na porção mais interna do manguezal e que funciona como um reservatório de nutrientes, é denominado

Alternativas
Comentários
  • Não conhecia..

     

    Apicum ou salgado, ocorre na porção mais interna do manguezal, na interface médio/supra litoral, raramente em pleno interior do bosque. Seu limite é estabelecido pelo nível médio das preamares de sizígia e o nível das preamares equinociais (Maciel, 1991)


ID
540754
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O Cerrado é um bioma brasileiro composto por um conjunto de diferentes formações vegetais e ecossistemas, tendo como uma de suas características a(o)

Alternativas
Comentários
  • endemismo




    fenômeno no qual uma espécie ocorre exclusivamente em determinada região geográfica; endemicidade.

  • O clima predominante no Domínio do Cerrado é o Tropical sazonal, de inverno seco. A temperatura média anual fica em torno de 22-23ºC, sendo que as médias mensais apresentam pequena estacionalidade. As máximas absolutas mensais não variam muito ao longo dos meses do ano, podendo chegar a mais de 40ºC. Já as mínimas absolutas mensais variam bastante, atingindo valores próximos ou até abaixo de zero, nos meses de maio, junho e julho. A ocorrência de geadas no Domínio do Cerrado não é fato incomum, ao menos em sua porção austral.

    Gab: E

  • Cerrado = Hotspot brasileiro


ID
540760
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A Política Nacional do Meio Ambiente no Brasil, estabelecida pela Lei n° 6.938, de 31 de agosto de 1981, tem por objetivo a preservação, a melhoria e a recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando a assegurar no país condições ao desenvolvimento socioeconômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana. Com relação ao previsto no texto em vigor dessa Lei, tem--se que o(a)

Alternativas
Comentários
  • Lei 6938/1981 - Art. 6º, IV - órgãos executores: o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - Instituto Chico Mendes, com a finalidade de executar e fazer executar a política e as diretrizes governamentais fixadas para o meio ambiente, de acordo com as respectivas competências;

    Letra A

  • Acho que essa questão foi mal elaborada. 

    A alternativa A deveria estar redigida da seguinte forma: 

    Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) é UM DOS ÓRGÃOS EXECUTORES do Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA).

     

  • Tambem Instituto Chico Mendes.


ID
549745
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Ao se investigarem os impactos ambientais da indústria de petróleo, é preciso considerar os processos de refino e de conversão do petróleo em refinarias, sobre os quais afirma-se que

Alternativas
Comentários
  • A- A destilação é um processo que realizado após a dessalinização e visa separar os diferentes constituintes do petróleo por diferença de temperatura de ebulição.

    B- Na realidade deve ser o contrário, o solvente ideal deve diluir todo o óleo ao mesmo tempo em que precipita toda a parafina.

    C-  A separação dos aromáticos ocorre na desaromatização a furfural ou na unidade de extração de aromáticos (URA) no caso da separação de aromáticos de alto peso linear, esta ocorre na operação de desaromatização a furfural. Na URA ocorre a separação de aromáticos presentes na nafta oriunda da unidade de reforma catalítica, e esta é rica em aromáticos leves.

    D- O coqueamento também é um processo de craqueamento, térmico, porém a palavra primariamente  está deixando a afirmativa errada, pois no  coqueamento obtemos outros produtos de alto valor agregado (nafta, GLP e "principalmente" diesel).

    E- Afirmativa correta

     


ID
549754
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Dentre as fontes não renováveis de energia, destacam-se diversos produtos derivados do petróleo, sobre os quais sabe-se que o(s)

Alternativas

ID
555877
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O efeito estufa antropogênico é uma preocupação crescente em todo o planeta. Entre as várias medidas de mitigação da emissão dos Gases de Efeito Estufa (GEE) se inclui o uso de biocombustíveis, como uma alternativa ao uso de combustíveis de origem fóssil. Além dos GEE, outro fator importante para o controle da poluição atmosférica decorrente da queima de combustíveis é a mitigação da emissão de gases prejudiciais à saúde humana e ao meio ambiente, como os óxidos de nitrogênio ( NOx)e de enxofre (SOx

A esse respeito, pode-se afirmar que

I - a produção e o uso de biocombustíveis não acarre- tam o acúmulo de GEE na atmosfera;

II - a produção e o uso de etanol combustível brasileiro, oriundo da cana, não contribuem significativamente para o acúmulo de GEE na atmosfera;

III - o uso de etanol combustível não acarreta a emissão de NOx e SOx para a atmosfera;

IV - o uso do biodiesel puro (B100) ou em formulação (B2, B5, B20, etc.) não acarreta a emissão de NOx e SOx para a atmosfera.

Estão corretas APENAS as afirmações

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C


ID
556123
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Com relação à Matriz Energética Nacional (MEN) e à aplicação de indicadores socioambientais com vista ao planejamento, são apresentados os seguintes objetivos:
I - contribuir para o crescimento econômico, com intensidade energética e custo relativo da energia decrescente.
II - contribuir para uma maior equidade social, diminuindo o desnível do uso de energia entre as diversas classes de renda.
III - incentivar a participação de fontes renováveis para a produção de energéticos, contribuindo para que a exploração dos recursos naturais seja compatível com a sua renovação.
Associando-se a MEN ao planejamento de longo prazo, está(ão) pertinente(s) e adequado(s) o(s) objetivo(s)

Alternativas

ID
556492
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A situação do setor elétrico da Região Norte do Brasil, com baixa qualidade na oferta, ineficiente do ponto de vista econômico financeiro e com um número expressivo de excluídos, apresenta-se, ainda, como um entrave ao desenvolvimento regional. Indica-se, como metodologia adequada para o planejamento do atendimento das demandas de energia elétrica, o Planejamento Integrado de Recursos (PIR), para o qual são apresentadas as seguintes características:
I – os programas de eficiência energética são considerados recursos e os custos ambientais quantificáveis são considerados custos econômicos.

II – as fontes de suprimento podem ser propriedade da concessionária, de outras concessionárias, mas deve-se evitar que sejam propriedade de produtores independentes ou de consumidores.

III – os critérios de seleção dos recursos incluem preço da eletricidade, situação financeira das concessionárias, redução de riscos e incertezas, qualidade ambiental e diversificação de fontes de energia.
Com relação ao PIR, está(ao) correta(s) a(s) característica(s):

Alternativas

ID
556525
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O Plano Decenal de Expansão de Energia Elétrica (PDEE) segue diretrizes gerais que orientam as avaliações socioambientais nas áreas consideradas. O conteúdo das avaliações deve enfocar as questões mais significativas, em função dos impactos prováveis associados à opção estratégica em análise. A seguir, são indicados impactos a serem enfatizados, no PDEE, como aqueles relativos
I - à sustentabilidade, que colocam em destaque questões sobre equidade intragerações e intergerações.
II - à interação entre políticas públicas, que expressam uma visão de conjunto.
III - aos efeitos cumulativos e sinérgicos entre empreendimentos setoriais, descartando-se empreendimentos extrassetoriais.
Dos impactos indicados, destaca(m)-se como o(s) mais adequado(s) e coerente(s) ao PDEE

Alternativas

ID
556585
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O Plano Anual da Operação Energética de 2009 (PEN 2009) tem como objetivo apresentar as avaliações das condições de atendimento ao mercado previsto de energia elétrica do Sistema Interligado Nacional (SIN) para o horizonte do planejamento anual da operação energética, cinco anos à frente. Em seu Volume I, Sumário Executivo, esse Plano apresenta de forma sucinta as análises realizadas, as conclusões e recomendações mais importantes, bem como um sumário das premissas básicas e dos cenários considerados.

Em relação às conclusões do PEN 2009, analise as afirmativas a seguir

I – A capacidade instalada do Sistema Interligado Nacional deverá evoluir no período entre 2009 e 2013, e a hidroeletricidade continuará como a principal fonte de geração de energia, enquanto que é prevista uma redução na participação das fontes termoelétricas convencionais, como carvão, gás e óleo, nos próximos 5 anos.

II – O balanço estático de energia do Sistema Interligado Nacional, avaliado com base nas energias asseguradas das usinas existentes e programadas, indica sobras em todo o horizonte, no período de 2009 a 2013.

III – Os estudos do PEN 2009 indicam congestionamento da interligação Norte-Sul, sendo essa uma conclusão ratificada pela análise das diferenças entre os custos marginais das regiões Sul/Sudeste/Centro-Oeste e Norte/Nordeste.

Está correto o que se afirma em

Alternativas

ID
556588
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

De acordo com os estudos do Plano Decenal de Expansão de Energia, elaborado pela Empresa de Planejamento Energético 2008-2017 (EPE),

Alternativas

ID
556600
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A matriz energética brasileira é uma das mais limpas do mundo. O Brasil tem um grande potencial de geração nas usinas de açúcar e álcool em sistemas de cogeração, podendo intensificar ainda mais, caso melhore a eficiência na geração de energia elétrica. A respeito desse aproveitamento, afirma-se que

Alternativas

ID
556609
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

No Plano Decenal de Expansão de Energia 2008–2017, gerado pela Empresa de Pesquisa Energética, são utilizados modelos capazes de estimar dados indispensáveis ao tipo de trabalho referido. Na descrição geral do estudo de demanda de energia do documento citado, o(s) modelo(s)

Alternativas

ID
556615
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Acerca da formulação do problema de otimização para a operação energética de curto prazo de sistema hidrotérmico, considere as afirmativas a seguir.

I - Nos estudos de planejamento, devem ser aceitas como conhecidas as previsões de vazões para o horizonte considerado.

II - Nos estudos de planejamento, as usinas hidrelétricas devem ser representadas de forma agregada, como uma única usina equivalente.

III - Um dos objetivos do planejamento é a desagregação das metas calculadas pelos planejamentos de longo e de médio prazos.

Está correto APENAS o que se afirma em

Alternativas

ID
556789
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Quando se faz, em um país, referência a uma parte de seus depósitos minerais, cuja localização, qualidade e quantidade são conhecidas, cuja utilidade energética é economicamente reconhecida e cuja extração ocorre legalmente na época determinada, está se tratando, especificamente, de

Alternativas

ID
556792
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Do ponto de vista energético, para fim de outorga de empreendimentos do setor elétrico, biomassa é todo recurso renovável oriundo de matéria orgânica, de origem animal ou vegetal, que pode ser utilizada na produção de energia. A sua variedade de fontes permite, através do emprego de tecnologias de conversão adequadas, a obtenção de diversos tipos de energéticos, como o etanol, o carvão e o biodiesel. Nesse contexto, correspondem às tecnologias de conversão de biomassa em etanol, carvão e biodiesel, respectivamente,

Alternativas

ID
556795
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

As usinas termelétricas a gás operam em regime aberto, no qual a combustão ocorre na mistura de ar e combustível. Essas usinas podem utilizar a tecnologia do ciclo simples ou do ciclo combinado. É característica de termelétricas a ciclo combinado o(a)

Alternativas

ID
556801
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O biodiesel pode ser obtido por diferentes processos a partir de gorduras animais ou de óleos vegetais. Em 2008 houve um aumento de quase 190% no consumo de biodiesel no Brasil. O principal motivo para esse resultado é

Alternativas

ID
556807
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

No Plano Nacional de Energia (PNE) 2030, 2006-2007, a avaliação da produção econômica é apresentada para considerações sobre o menor preço de venda, de forma a garantir a remuneração do capital investido e dos custos operacionais. De acordo com o PNE, afirma-se que a usina

Alternativas

ID
556831
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O mercado de gás natural, no Brasil, apresenta novas perspectivas, sinalizando uma evolução no consumo e recentes descobertas de novas reservas. Com relação à estrutura do setor de gás natural, verifica-se que

Alternativas

ID
556840
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

As grandes usinas hidrelétricas com reservatório de acumulação estão dando espaço às do tipo fio d’água. Essa nova tendência tem como idéia central a diminuição dos impactos socioambientais causados pelos grandes reservatórios normalmente associados aos reservatórios de acumulação. A esse respeito, afirma-se que a usina

Alternativas

ID
556849
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Para escolher a forma adequada de provimento de energia, é necessário analisar as diferenças entre as diversas fontes, que podem ser observadas pelo conceito de qualidade de energia. Esse conceito é determinado pela combinação de diversos atributos, como densidade de energia, volume, risco financeiro, custos, eficiência de conversão, etc. Nesse contexto, afirma-se que a

Alternativas

ID
556861
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O processo de funcionamento das centrais termelétricas baseia-se na conversão de energia térmica em energia mecânica e desta em energia elétrica. Nesse contexto, é INCORRETO afirmar que

Alternativas

ID
556873
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A energia solar teve seu custo de investimento bastante reduzido nos últimos anos; no entanto, ainda é uma forma de geração relativamente cara, se comparada às fontes convencionais. A respeito desse tipo de geração, pode-se afirmar que

I - se trata de um sistema robusto com baixo custo de manutenção, se comparado ao custo de implantação;

II - sua conexão à rede elétrica propicia um cenário favorável para a inserção desta forma de energia no mercado;

III - não causa impacto ao meio ambiente, tendo em vista que se trata de uma forma de energia limpa.

Está correto o que se afirma em

Alternativas

ID
556891
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O Plano Nacional de Energia (PNE) 2030 é um estudo de longo prazo que analisa o uso dos recursos energéticos no país. Dentre as tendências abaixo, aquela que NÃO corresponde a uma tendência do PNE 2030 é

Alternativas

ID
556903
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Considere as seguintes afirmativas:

I - A exploração de campos somente para produção de gás tem sido estimulada, dadas as vantagens do gás natural (GN), fonte preferencial e não mais alternativa, sobre outras fontes de energia; entretanto, apesar desse cenário favorável à produção do gás, aspectos de instabilidade política e institucional dos países produtores ainda são fatores considerados na formação do preço do produto.

II - A matriz energética brasileira é considerada limpa, principalmente pelo uso da energia oriunda de hidrelétricas, estima-se que 70% do potencial hidráulico a ser aproveitado está na Amazônia e no Cerrado, sendo, entretanto, as terras indígenas e as unidades de conservação uns dos principais entraves para esse aproveitamento.

III - O desenvolvimento tecnológico auxilia na geração de energia elétrica, como por exemplo, através das novas técnicas para produção do etanol, do carro elétrico ou das modernas turbinas a gás aeroderivadas; porém, apesar dessas inovações, o desenvolvimento tecnológico ainda não é um dos fatores determinantes para a análise das fontes energéticas que devem compor a matriz energética brasileira nas projeções futuras.

Está correto APENAS o que se afirma em

Alternativas

ID
556912
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O primeiro passo na metodologia aplicada para a construção de cenários de Planejamento Energético é a identificação dos condicionantes exógenos. Nessa etapa, caracterizam-se os elementos invariantes e as incertezas críticas que definem as diferenças qualitativas entre os cenários formulados. No contexto nacional, dentre os condicionantes abaixo, a classificação como de alta incerteza ou incertezas críticas NÃO se aplica em

Alternativas

ID
556921
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Nos estudos de eficiência de equipamentos, as denominadas Leis de Afinidade de equipamentos dinâmicos estabelecem uma relação linear, quadrática e cúbica da vazão, pressão e potência, respectivamente, em relação à rotação. Nesse contexto, considere as afirmativas abaixo.

I - As Leis de Afinidade se aplicam às cargas centrífugas.

II - Nas instalações em que as Leis de Afinidade se aplicam, o uso de inversores de frequência, como método de controle de velocidade de motores elétricos, resulta em economia de energia.

II - As Leis de Afinidade se aplicam a qualquer sistema de movimentação de fluidos.

Está correto APENAS o que se afirma em

Alternativas

ID
556930
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Durante a década de 80 do século XX, a já limitada capacidade de expansão da oferta de energia elétrica, causada pela forte recessão econômica, passou a ser influenciada dentro de um contexto de crescente valorização do meio ambiente e de questionamentos pelo desperdício de energia no país. Além disso, a tarifa de energia elétrica passou também a ser utilizada como instrumento de combate inflacionário, inviabilizando o financiamento da expansão do sistema elétrico. Dessa forma, a estratégia adotada diante da conjuntura existente foi a implementação de políticas de conservação de energia, como o PROCEL, em 1985, e o CONPET, em 1991.
Considere as afirmativas a seguir.


I - O PROCEL é coordenado pela Eletrobras, enquanto que o CONPET é coordenado pela Petrobras.

II - Apesar de se dedicarem a fontes de energia distintas, o PROCEL e o CONPET vêm trabalhando de forma coordenada, desde a criação do segundo programa, no sentido de estabelecer uma política integrada de eficiência energética.

III - O CONPET é responsável por coordenar o marketing do combate ao desperdício de energia, em âmbito nacional, sendo o PROCEL o principal executor
desse programa.

Está correto o que se afirma em

Alternativas

ID
556933
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Considerando uma pesquisa de campo realizada pela XEnergy na indústria americana, em 1998, o Plano Nacional de Energia – PNE 2030 – fornece, para certos sistemas e equipamentos, algumas Medidas de Eficiência Energética – MEE. Nesse contexto, NÃO consiste em uma medida de eficiência energética

Alternativas

ID
556936
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

As Medidas de Eficiência Energética (MME) são fundamentais para a economia de recursos energéticos, trazendo repercussões econômicas, ambientais, sociais e culturais. Apesar dos benefícios já comprovados das MME, ainda existem dificuldades na sua plena viabilização, como a falta de informação, treinamento, acesso aos equipamentos de uso eficiente da energia, custo de implantação, etc. Considerando os estudos sobre a eficiência energética, analise as afirmativas abaixo.

I - É possível substituir luminárias com 4 lâmpadas fluorescentes de 40 W por 2 de 32 W com refletor parabólico e gerar uma economia de mais de 60% na conta de luz.

II - O setor industrial é o que tem o maior potencial de conservação de energia.

III - É importante a orientação para o correto dimensionamento dos motores, uma vez que na indústria há um percentual significativo de motores operando a baixa carga.

IV - As geladeiras e os freezers são os principais responsáveis pelo consumo residencial de energia elétrica e apresentam, como fator negativo, um custo muito maior que o dos equipamentos mais eficientes, o que se configura em uma barreira na busca de maior eficiência nesse setor.

Está correto APENAS o que se afirma em

Alternativas

ID
556939
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O Plano Nacional de Energia (PNE) 2030, que versa sobre eficiência energética, é composto por cinco notas técnicas. Na nota Potencial de eficiência energética no uso da energia elétrica, estima-se a economia possível com a aplicação das medidas de eficiência energética. Sobre os potencias nos setores residencial, industrial e comercial e público, considere as afirmativas abaixo.

I - No setor industrial, o uso de acionadores é a medida que apresenta um dos potenciais menos relevantes dos citados no PNE para o setor, considerando-se aplicável 15% da carga motriz.

II - No setor industrial, em termos de potencial de conservação de mercado, a iluminação e o aquecimento direto são os que apresentam maior percentual para aplicação das medidas de eficiência energética.

III - Nos setores comercial e público, em termos de potencial de conservação de mercado, a iluminação e o aquecimento direto são os que apresentam maior percentual para aplicação das medidas de eficiência energética.


IV - No setor residencial, com base em estimativas sobre o rendimento médio dos equipamentos atualmente existentes nos domicílios, o Balanço de Energia Útil não considera nenhuma economia possível para o aquecimento de água.

Está correto APENAS o que se afirma em

Alternativas

ID
556942
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O Plano Nacional de Energia (PNE) 2030 apresenta, entre outros, um estudo de medidas de eficiência energética do mercado. Com relação a esse estudo, qual afirmativa NÃO se configura como correta?

Alternativas

ID
756718
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Energia vem da palavra grega enérgeia, que quer dizer “força em ação”. Existem diversas fontes de energia na natureza: a luz do sol, o vento ou a água, por exemplo, são fontes que produzem energia limpa, não poluente. Mas, atualmente, a maior parte da energia utilizada pela humanidade provém de combustíveis fósseis – petróleo, carvão mineral, xisto etc. O uso desses combustíveis em larga escala tem provocado o aquecimento global, degelo nos polos, chuvas ácidas e envenenamento da atmosfera e de todo meio ambiente. Sobre o tema, analise as afirmações abaixo.

I. As fontes de energia renováveis são praticamente inesgotáveis e provocam impacto ambiental muito baixo.

II. As fontes renováveis são apropriadas para geração autônoma, beneficiando, por exemplo, as comunidades rurais e a produção agrícola, mas apresentam custo mais elevado quando comparadas às fontes convencionais.

III. As fontes renováveis podem comprometer o balanço térmico e a composição atmosférica do planeta.

IV. A energia nuclear pode ser apontada como uma solução definitiva e viável para a produção de energia.

É correto apenas o que se afirma em

Alternativas

ID
771565
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A interação entre a energia do Sol, a atmosfera terrestre, os continentes e oceanos, aliada à rotação terrestre e às forças de atração gravitacional sobre a água em todos os seus estados, dá lugar ao ciclo hidrológico. Acerca dos limites e consequências das ocorrências desse ciclo, julgue o  item  a seguir.

De acordo com a equação ou fórmula universal de perda do solo, a taxa de erosão de uma bacia hidrográfica é o resultado da interação entre a erodibilidade do solo e a erosividade da chuva, e de fatores característicos da topografia e do uso e conservação do solo.

Alternativas
Comentários
  • Com o objetivo de estimar a produção de sedimentos em uma bacia hidrográfica, foram desenvolvidos alguns métodos, sendo o principal aquele baseado na Equação Universal da Perda de Solos (USLE – Universal Soil Loss Equation).

    Segundo o referido método, a perda de solo calculada por unidade de área (A – t/ha/ano) é estimada da seguinte forma:

     

    A = R ⋅ K ⋅ LS ⋅ C ⋅ P ,


    onde R é um índice de erosividade da chuva; K é um fator de erodibilidade do solo; LS é um fator topográfico; C é um fator de uso e manejo do solo; P é um fator de prática conservacionista.

     

    Observa-se, portanto, que o método USLE estima a perda de solo devido à erosão hídrica levando em conta a “capacidade” da chuva em causar erosão, as características do solo e do uso/manejo feito nele, além da topografia (relevo) da bacia.

     

    Fonte: Hidrologia Aplicada. PAZ, 2004.


ID
882496
Banca
ESAF
Órgão
DNIT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Com relação a modais de transporte no Brasil, assinale a opção que apresenta uma assertiva incorreta.

Alternativas
Comentários
  • b) O modal ferroviário tem como característica marcante a elevada capacidade de carga. Além de comportar grandes volumes, o modal se destaca pela eficiência energética e pelo menor impacto ambiental causado, quando comparado aos transportes rodoviário e aquaviário.

  • Fonte do item d)

     

    http://www.planejamento.gov.br/secretarias/upload/arquivo/spi-1/ppa-1/2012/mp_005_dimensao_tatico_infra.pdf


ID
925717
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

No contexto da nova matriz energética do Brasil, o caso mais complexo é o de geração da energia nuclear.

A esse respeito, considere as afirmativas abaixo.

I - Do ponto de vista do meio ambiente, a energia nuclear é limpa, mas pode provocar terríveis consequências, no caso da ocorrência de acidentes.

II - Do ponto de vista técnico, a energia nuclear apresenta a característica de operar com altíssimo fator de capacidade, isto é, um volume muito grande de energia é gerado por uma pequena porção de material radioativo.

III - Do ponto de vista econômico, muitos estudiosos consideram que a energia nuclear não apresenta benefícios porque os custos aumentaram pela necessidade de investimentos na segurança das usinas, após acidentes registrados no mundo.

É correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • gabarito letra E, todas os quesitos estão corretos.

  • Achei um texto interessante sobre Energia Nuclear disponível em  http://www2.aneel.gov.br/arquivos/PDF/atlas_par3_cap8.pdf

     

    I – CERTO. Conhecida desde a década de 40, nos últimos anos passou a ser considerada uma fonte limpa, uma vez que sua operação acarreta a emissão de baixos volumes de gás carbônico (CO2), principal responsável pelo efeito estufa e, em conseqüência, pelo aquecimento global.

     

    II – CERTO. Os Estados Unidos reativaram outras duas unidades, paralisadas há vários anos. Esse fenômeno é resultado da conjunção de diversas variáveis. Algumas são de ordem tecnológica, como as pesquisas para aumentar a segurança das instalações, eficiência e vida útil das unidades (cujo padrão é de 30 anos)

     

    III – CERTO. O futuro da energia nuclear é difuso. A AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) projeta quatro cenários até 2025: referência, forte recuperação, fraca recuperação e Tratado de Kyoto. a configuração de qualquer um desses cenários dependerá de vários fatores. Entre eles: competitividade do custo de geração, disponibilidade de urânio, segurança no fornecimento de outros combustíveis e aceitação pela sociedade da segurança das unidades nucleares.

     

    bons estudos, abs

  • Os resíduos gerados não são limpos, sendo que os acidentes não são os únicos riscos presentes na produção de energia nuclear.


ID
925720
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O Balanço Energético Nacional (BEN), elaborado e publicado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), apresenta, anualmente, extensa pesquisa relativa à oferta e ao consumo de energia no Brasil.

De acordo com o BEN de 2012, sobre a participação das fontes renováveis de energia no Brasil, observa-se que

Alternativas
Comentários
  • Resposta Letra E, disponível em  (https://ben.epe.gov.br/downloads/S%C3%ADntese%20do%20Relat%C3%B3rio%20Final_2012_Web.pdf)

     

    a) Errado, a indústria 21% de eletricidade, 19% bagaço de cana e apenas 3,3% de óleo combustível.

     

    b) Errado, em transportes foram 48% de óleo diesel, 28% gasolina e 14% etanol.

     

    c) Errado, no consumo final, o bagaço de cana responde por 12% e o gás natural por 7,4%.

     

    d) Errado, 55,9% da energia é não renovável contra 44,1% renovável.

     

    e) Certo, 15,7% biomassa de cana contra 14,7% hidráulica e eletricidade.


ID
939571
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A respeito da matriz energética brasileira e da infraestrutura de geração e transmissão de energia elétrica, julgue os itens que se seguem.

A energia hidráulica e a da lenha e dos produtos da cana são consideradas fontes renováveis de energia.

Alternativas
Comentários
  • CERTA.

    São fontes que podem ser renovadas naturalmente. Hidrelétricas, uso de madeira (lenha) sustentável e uso do álcool combustível de cana são renováveis.

  • QUESTÃO CORRETA.

    ENERGIA RENOVÁVEL: é obtida de fontes naturais capazes de se regenerarem, portanto virtualmente inesgotáveis. As energias renováveis são provenientes de ciclos naturais de conversão da radiação solar e não alteram o balanço térmico do planeta.

    EXEMPLOS de ER: energia solar, energia eólica, energia hidráulica dos rios, biomassa, lenha, produtos da cana.

     

  • Tenho minhas dúvidas se a lenha é tão renovável assim...


ID
939574
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A respeito da matriz energética brasileira e da infraestrutura de geração e transmissão de energia elétrica, julgue os itens que se seguem.

De acordo com dados de inventários e estimados, as usinas hidrelétricas instaladas no país correspondem a menos de 20% do potencial hidráulico para geração de energia.

Alternativas
Comentários
  • "No Brasil o aproveitamento do potencial hidráulico é da ordem de 30%."

    fontes renovaveis parte II aneel - capitulo 3: energia eletrica

  • ERRADA.

    No Brasil, possui mais de 20% no aproveitamento do potencial hidráulico para geração de energia, já que há muitas hidrelétricas.

  • 90% de produção de energia e 40,5% do potencial hidrelétrico do país.

  • Gabarito: Errado.

    Em primeiro lugar, a geração de energia a partir das usinas hidrelétricas corresponde a mais de 64% da matriz energética nacional e estima-se que atualmente apenas 35% do potencial hidrelétrico esteja sendo explorado.

    Fonte: https://iconeenergia.com.br/fontes-de-energia-usadas-no-brasil/

  • No Brasil, 67% da energia gerada no país em 2021 e 62,48% da potência instalada vêm de usinas movidas pela força dos rios.

    http://www.aneel.gov.br/sala-de-imprensa-exibicao-2/-/asset_publisher/zXQREz8EVlZ6/content/no-dia-mundial-da-agua-aneel-publica-infografico-sobre-hidreletricas-no-brasil/656877?inheritRedirect=false&redirect=http:%2F%2Fwww.aneel.gov.br%2Fsala-de-imprensa-exibicao-2%3Fp_p_id%3D101_INSTANCE_zXQREz8EVlZ6%26p_p_lifecycle%3D0%26p_p_state%3Dnormal%26p_p_mode%3Dview%26p_p_col_id%3Dcolumn-2%26p_p_col_pos%3D1%26p_p_col_count%3D3

  • De acordo com dados de inventários e estimados, as usinas hidrelétricas instaladas no país correspondem a menos de 20% do potencial hidráulico para geração de energia.


ID
939577
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A respeito da matriz energética brasileira e da infraestrutura de geração e transmissão de energia elétrica, julgue os itens que se seguem.

Com base apenas na emissão de gases do efeito estufa, considera-se toda geração de energia hidrelétrica como uma fonte de energia completamente limpa.

Alternativas
Comentários
  • Represas de usinas hidroelétricas produzem quantidades significativas de dióxido de carbono e metano.

  • ERRADA.

    Quando consolida represas para construção de usinas hidrelétricas, a região de mata será inundada. Essa região debaixo d'água será decomposta, gerando principalmente metano, um gás-estufa.

  • Meu pai muita gente errou essa questao dada! Nao to acreditando no sistema!
  • Caro Diego, não existe questão "dada" em concursos. Acertamos mais questões e aumentamos nossos rendimentos à medida que lemos a teoria, elaboramos resumos, fazemos revisões, resolvendo questões entre estes ciclos e muitos simulados. Fazendo isso, continuamente, questões que no início pareciam ter um nível de dificuldade alto se tornam medianas e as medianas se tornam as "fáceis". Espero que você já tenha passado em algum concurso e esteja aqui só brincando com as questões "dadas". Acho que este comentário não é saudável por comprometer a motivação de iniciantes. Deveríamos ter um pouco mais de bom senso nestes comentários. Fica a dica!

  • O Brasil orgulha-se de ter usinas hidrelétricas como principal matriz energética por serem “fontes limpas”, de baixo impacto ao meio ambiente. Mas esse traço nacional está sendo questionado. Hidrelétricas instaladas ou previstas para serem construídas na Amazônia podem ser tão ou mais poluentes que usinas termelétricas. Dezoito novos reservatórios poderão emitir, em cem anos, até 21 milhões toneladas de metano (CH) e 310 milhões de dióxido de carbono (CO) – dois dos principais gases de efeito estufa, responsável pelo aquecimento do planeta. Como o metano é 32 vezes mais potente no efeito estufa que o gás carbônico, o montante de emissões pode chegar a até 982 milhões de toneladas de “gás carbônico equivalente”. Em cenário mais otimista, o valor é de 369 milhões de toneladas.

    Ao se construir uma usina, é obrigatória a retirada da vegetação da área a ser inundada, mas a decomposição da matéria orgânica (biomassa) que sobra do corte das árvores e do carbono presente no solo ocasiona a formação de gás carbônico e metano. Além disso, o rio continuará trazendo sedimentos e matéria orgânica para o reservatório. “A produção desses gases torna-se mais intensa na Amazônia devido à presença abundante de matéria orgânica e da alta temperatura, que favorece a decomposição”, afirma Barros. O metano é formado em zonas sem oxigênio, geralmente áreas mais profundas do reservatório, por bactérias produtoras do gás, as chamadas metanogênicas.

    A sugestão dos autores é adotar reservatórios com alta densidade energética – com alto potencial de produzir energia em menor área alagada – para reduzir a emissão de gases de efeito estufa - utilizam predominantemente a correnteza para gerar energia e assim estocam menos volume líquido.

    Fonte: https://www2.ufjf.br/noticias/2016/01/28/hidreletricas-na-amazonia-podem-emitir-mais-gases-de-efeito-estufa-que-usinas-a-carvao-oleo-e-gas/

  • se for considerar a queima de combustíveis fósseis é considerada uma energia limpa, mas a geração de energia hidrelétrica contribui para emissão do CO2 e metano, dois gases potencialmente causadores do aquecimento global.


ID
939580
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A respeito da matriz energética brasileira e da infraestrutura de geração e transmissão de energia elétrica, julgue os itens que se seguem.

A transmissão da energia elétrica gerada por uma usina hidrelétrica ocorre em corrente contínua ou em corrente alternada, sendo a dispensa da faixa de servidão ao longo da linha de transmissão a única vantagem da transmissão em corrente contínua, por mitigar o impacto ambiental causado por essa forma de transmitir energia.

Alternativas
Comentários
  • Errado, pois existe mais vantagens com o uso de corrente contínua
  • nenhuma transmissão é feita com corrente contínua. Se fosse contínua, os condutores seriam da ordem de 2 metros de diâmetro

     

    outra coisa que deixa a afirmativa errada é dizer queas de corrente contínua desnecessitam faixa de servidão. A faixa de servidão deve estar ali por questões de segurança e manutenção

  • As linhas de transmissão em corrente contínua apresentam custo inferior ao de linhas em corrente alternada enquanto que as estações conversoras ainda apresentam custo relativamente alto portanto a transmissão em corrente contínua somente se mostra vantajosa em aplicações específicas como na interligação de sistemas com freqüências diferentes ou para transmissão de energia a grandes distâncias.


ID
939583
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A respeito da matriz energética brasileira e da infraestrutura de geração e transmissão de energia elétrica, julgue os itens que se seguem.

Para o alcance de aproveitamentos hidrelétricos, ou seja, para aproveitar a energia das águas, devem-se construir, necessariamente, grandes reservatórios de acumulação de água.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA.

    Não necessariamente. O ideal é construir menores reservatórios, mitigando impactos ambientais, assim aproveitando melhor a energia hidráulica.

  • ERRADA.

     

    Existem dois tipos de reservatórios: acumulação e fio d'água. Os primeiros, geralmente localizados nas cabeceiras dos rios, em locais de altas quedas, dado o seu grande porte, permitem o acúmulo de grande quantidade de água e funcionam como estoques a serem utilizados em períodos de estiagem. Além disso, como estão localizados à montante das demais hidroelétricas, regulam a vazão da água que irá fluir para elas, de forma a permitir a operação integrada do conjunto de usinas. As usinas a fio d'água, geram energia com o fluxo de água do rio, ou seja, pela vazão com mínimo ou nenhum acúmulo do recurso hídrico.


ID
939586
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A respeito da matriz energética brasileira e da infraestrutura de geração e transmissão de energia elétrica, julgue os itens que se seguem.

Dadas as limitações da tecnologia adotada no país, todas as usinas termelétricas utilizadas para geração de energia no Brasil empregam combustíveis derivados de fontes não renováveis de energia, em especial de origem fóssil.

Alternativas
Comentários
  • A maioria das usinas termelétricas usa fontes primárias consideradas não-renováveis, mas em alguns lugares do Brasil já é possível gerar energia queimando combustíveis alternativos, como a biomassa.

    "Em setembro de 2003, havia registro de 217 termelétricas a biomassa em operação no Brasil, perfazendo uma capacidade instalada de 2.696 MW. A grande maioria dessas usinas está localizada no Estado de São Paulo, onde está concentrada grande parte do setor sucroalcooleiro do país.

    (http://www.aneel.gov.br/aplicacoes/atlas/biomassa/5_4.htm)"

  • ERRADA.

    Nem todas as termelétricas usam combustíveis fósseis. Algumas já usam a biomassa, renovável.

  • Energia termoelétrica é toda e qualquer energia produzida por uma central cujo funcionamento ocorre a partir da geração de calor resultante da queima de combustíveis sólidos, líquidos ou gasosos. Os principais combustíveis utilizados nas usinas termoelétricas são o carvão mineral, a nafta, o petróleo, o gás natural e, em alguns casos, a biomassa.

    Ou seja, também utilizam fontes de energia renovável.

    Gabarito: ERRADO


ID
972295
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A formação de barragens para constituição de reservatórios para usinas hidrelétricas pode ter diversas consequências ambientais, tanto positivas quanto negativas. Acerca dessas consequências, julgue os itens subsequentes.


As barragens constituem entrave à navegação, além de não trazerem qualquer benefício a esse setor.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Se você quiser navegar somente a montante da barragem, ela será benéfica, pois aumentará a área navegável e a profundidade também.


ID
972298
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A formação de barragens para constituição de reservatórios para usinas hidrelétricas pode ter diversas consequências ambientais, tanto positivas quanto negativas. Acerca dessas consequências, julgue os itens subsequentes.


Nos reservatórios, pode-se observar, no período noturno, a elevação da temperatura do ar na superfície imediatamente acima do corpo de água.

Alternativas
Comentários
  • Certo a agua absorve calor durante o dia e a noite solta o calor bem devagar!
  • Se solta o calor, o calor vai diminuindo até o amanhecer.

    Como a questão falou em "a elevação" imaginei que seria o contrário: a redução da temperatura... que seria menor ao amanhecer. Não entendi.


ID
972301
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A formação de barragens para constituição de reservatórios para usinas hidrelétricas pode ter diversas consequências ambientais, tanto positivas quanto negativas. Acerca dessas consequências, julgue os itens subsequentes.


A construção de barragens favorece o aumento de vetores de doenças.

Alternativas
Comentários
  • Eu pensei:

    mais água "tranquila" (perímetro e área);

    mais mosquitos (vetores de doenças);


ID
972304
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A formação de barragens para constituição de reservatórios para usinas hidrelétricas pode ter diversas consequências ambientais, tanto positivas quanto negativas. Acerca dessas consequências, julgue os itens subsequentes.

O enchimento e a formação de lagos mantém as barreiras à dispersão de populações de espécies aquáticas localizadas a montante da barragem que impedem a colonização de novos braços ou tributários do rio.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Se fosse a jusante, a afirmativa estaria correta.


ID
972307
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A formação de barragens para constituição de reservatórios para usinas hidrelétricas pode ter diversas consequências ambientais, tanto positivas quanto negativas. Acerca dessas consequências, julgue os itens subsequentes.


Barragens podem isolar as populações localizadas tanto acima quanto abaixo delas.

Alternativas
Comentários
  • as barragens podem desapropriar os habitantes à jusante por questões de rompimento, abastecimento, e demais coisas relacionadas ao ambiente social; à montante podem desapropriar por questões de alagamento


ID
972310
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A formação de barragens para constituição de reservatórios para usinas hidrelétricas pode ter diversas consequências ambientais, tanto positivas quanto negativas. Acerca dessas consequências, julgue os itens subsequentes.


Usinas hidrelétricas em cujos lagos haja árvores submersas não liberam gases causadores de efeito estufa.

Alternativas

ID
972316
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A formação de barragens para constituição de reservatórios para usinas hidrelétricas pode ter diversas consequências ambientais, tanto positivas quanto negativas. Acerca dessas consequências, julgue os itens subsequentes


A geração de energia por hidreletricidade é uma modalidade de uso consuntivo de água.

Alternativas
Comentários
  • Usos consuntivos da água: referem-se aos usos que retiram a água de sua fonte natural diminuindo suas disponibilidades, espacial e temporalmente. Exs: dessedentação de animais, irrigação, abastecimento público, processamento industrial, etc.


    Usos não-consuntivos da água: referem-se aos usos que retornam à fonte de suprimento, praticamente a totalidade da água utilizada, podendo haver alguma modificação no seu padrão temporal de disponibilidade. Exs: navegação, recreação, psicultura, hidroeletricidade, etc. 


    Fonte: http://fontehidrica.blogspot.com.br/2011/11/agua-uso-consuntivo-e-nao-consuntivo.html

    Marcelo Possas - Engenheiro Agrícola e Ambiental (UFRPE). Mestre em Engenharia Agrícola/UFRPE (Área de Concentração: Engenharia de Água e Solo). Atuação: Engenharia Agrícola, Recursos Hídricos, Ensino e Pesquisa.


ID
972319
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A formação de barragens para constituição de reservatórios para usinas hidrelétricas pode ter diversas consequências ambientais, tanto positivas quanto negativas. Acerca dessas consequências, julgue os itens subsequentes.


Em períodos de estiagem, o uso da água para a geração de energia hidrelétrica pode conflitar com o uso para irrigação, por áreas localizadas a jusante da barragem.

Alternativas
Comentários
  • Aa agua ja saiu da montante gerou energia foi pra jusante acabou como ira prejudicar so se for na parte de evaporacao?
  • Se fosse area da montante ai sim

ID
972322
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A formação de barragens para constituição de reservatórios para usinas hidrelétricas pode ter diversas consequências ambientais, tanto positivas quanto negativas. Acerca dessas consequências, julgue os itens subsequentes.

O setor responsável pela geração de hidreletricidade perdeu a hegemonia histórica de poder decisório na gestão de recursos hídricos, sobretudo com o estabelecimento do Comitê de Bacia Hidrográfica.

Alternativas
Comentários
  • O buraco ta mais em baixo!
  • Depende do ponto de vista... concordo com o colega Diego dos Santos


ID
1036483
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPEA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

      A produção de biodísel em países em desenvolvimento não se contrapõe às demais atividades agrícolas, defendeu o ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, em 24/4/2008. Segundo ele, a alegação de que estimular o uso de biocombustíveis pode prejudicar a oferta internacional de alimentos é falaciosa. “Essa discussão que tem havido em âmbito mundial de alimentos versus produção de biocombustíveis é, na verdade, uma falácia dos países desenvolvidos, que não têm uma agricultura desenvolvida e precisam subsidiar os seus produtores. No caso do Nordeste, a grande fonte de produção de biodísel é exatamente a mamona e, como se sabe, ela não é usada para alimentação. 

Internet: <www.agenciabrasil.gov.br> (com adaptações)


Tendo como referência o texto acima, julgue o  item a seguir acerca de temas relacionados a biodísel e segurança alimentar.

É possível se pensar em modelos de produção de biodísel que busquem aumentar a geração de renda, a valorização da agricultura familiar e a fixação do homem no campo.

Alternativas
Comentários
  • Pensar nao e fazer posso pensar em tudo fazer que e o negocio

ID
1036486
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPEA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

      A produção de biodísel em países em desenvolvimento não se contrapõe às demais atividades agrícolas, defendeu o ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, em 24/4/2008. Segundo ele, a alegação de que estimular o uso de biocombustíveis pode prejudicar a oferta internacional de alimentos é falaciosa. “Essa discussão que tem havido em âmbito mundial de alimentos versus produção de biocombustíveis é, na verdade, uma falácia dos países desenvolvidos, que não têm uma agricultura desenvolvida e precisam subsidiar os seus produtores. No caso do Nordeste, a grande fonte de produção de biodísel é exatamente a mamona e, como se sabe, ela não é usada para alimentação. 

Internet: <www.agenciabrasil.gov.br> (com adaptações)


Tendo como referência o texto acima, julgue o  item a seguir acerca de temas relacionados a biodísel e segurança alimentar.

O exemplo citado, com relação ao Nordeste brasileiro, mostra, claramente, que inexiste conflito entre produção de biodísel e produção de alimentos para consumo regional.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: errado.

    O exemplo citado, com relação ao Nordeste brasileiro, mostra, claramente, que inexiste conflito entre produção de biodísel e produção de alimentos para consumo regional.

    .

    13.04. Existe a preocupação de que a produção de biocombustíveis possa causar a diminuição da oferta de alimentos?

    Esta preocupação existe e é válida. Algumas culturas para biocombustíveis também são utilizadas para a alimentação humana e ,em tese, a excessiva produção de biocombustíveis a partir destas culturas poderia levar ao aumento do preço e redução da oferta de alimentos. No entanto, no caso brasileiro esta preocupação não procede. No caso do etanol de cana de açúcar, a área atualmente plantada e a grande produtividade da agricultura nacional permite a oferta tanto de etanol combustível quanto de açúcar nas quantidades demandadas pelo mercado. No caso do biodiesel, a produção vem principalmente do óleo de soja, que é um co-produto do farelo de soja, produto com amplo uso na industria alimentícia.

    Fonte: https://antigo.mma.gov.br/perguntasfrequentes.html?catid=13


ID
1036492
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPEA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

      A produção de biodísel em países em desenvolvimento não se contrapõe às demais atividades agrícolas, defendeu o ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, em 24/4/2008. Segundo ele, a alegação de que estimular o uso de biocombustíveis pode prejudicar a oferta internacional de alimentos é falaciosa. “Essa discussão que tem havido em âmbito mundial de alimentos versus produção de biocombustíveis é, na verdade, uma falácia dos países desenvolvidos, que não têm uma agricultura desenvolvida e precisam subsidiar os seus produtores. No caso do Nordeste, a grande fonte de produção de biodísel é exatamente a mamona e, como se sabe, ela não é usada para alimentação. 

Internet: <www.agenciabrasil.gov.br> (com adaptações)


Tendo como referência o texto acima, julgue o  item a seguir acerca de temas relacionados a biodísel e segurança alimentar.

A composição da base vegetal para produção de biodísel é a mesma tanto no Brasil como nos Estados Unidos da América, fato que os coloca como alvos conjuntos e solidários das críticas da Europa à produção do biodísel.

Alternativas
Comentários
  • não é a mesma base vegetal


ID
1036495
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPEA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

      A produção de biodísel em países em desenvolvimento não se contrapõe às demais atividades agrícolas, defendeu o ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, em 24/4/2008. Segundo ele, a alegação de que estimular o uso de biocombustíveis pode prejudicar a oferta internacional de alimentos é falaciosa. “Essa discussão que tem havido em âmbito mundial de alimentos versus produção de biocombustíveis é, na verdade, uma falácia dos países desenvolvidos, que não têm uma agricultura desenvolvida e precisam subsidiar os seus produtores. No caso do Nordeste, a grande fonte de produção de biodísel é exatamente a mamona e, como se sabe, ela não é usada para alimentação. 

Internet: <www.agenciabrasil.gov.br> (com adaptações)


Tendo como referência o texto acima, julgue o  item a seguir acerca de temas relacionados a biodísel e segurança alimentar.

A vantagem do biodísel sobre o dísel convencional, derivado do petróleo, justifica-se apenas pelo fato de o primeiro emitir menos carbono na atmosfera.

Alternativas
Comentários
  • Cesp cesp esse apenas ai ta furado pow!
  • não é só menos gás carbono

     

    o biodiesel permite uma combustão mais completa além de ter menos S (enxofre) em sua composição. O diesel petroleiro além de deixar foligem pode produzir CO que é tóxico


ID
1036501
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPEA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

      A produção de biodísel em países em desenvolvimento não se contrapõe às demais atividades agrícolas, defendeu o ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, em 24/4/2008. Segundo ele, a alegação de que estimular o uso de biocombustíveis pode prejudicar a oferta internacional de alimentos é falaciosa. “Essa discussão que tem havido em âmbito mundial de alimentos versus produção de biocombustíveis é, na verdade, uma falácia dos países desenvolvidos, que não têm uma agricultura desenvolvida e precisam subsidiar os seus produtores. No caso do Nordeste, a grande fonte de produção de biodísel é exatamente a mamona e, como se sabe, ela não é usada para alimentação. 

Internet: <www.agenciabrasil.gov.br> (com adaptações)


Tendo como referência o texto acima, julgue o  item a seguir acerca de temas relacionados a biodísel e segurança alimentar.

A região geoeconômica que apresenta área mais favorável à produção de biodísel, baseada no zoneamento agroeconômico, é a região Sul.

Alternativas
Comentários
  • As regiões geoeconomicas são:  1) Amazônia; 2) Centro-Sul; e 3) Nordeste.

    item ERRADO

  • Questao de portugues falou so dizer inferesse do texto
  • textualmente, a região geoconômica é aquela que oferece condições para o produção da matéria prima do biodiesel (mamona)

    tecnicamente, o sul pode sim ser um centro geoeconômico porque não se faz biodiesel só pela mamona, mas também pelo óleo de cozinha ou óleo animal. No sul do BR, há predominância de pecuária

     

    nós, em uma quetão que dá um texto, devemos ser fiel a ele. Não é mesmo ENEM? rs... Questão errada, porque segundo o texto e conhecimentos prévios de climatologia, o sul (clima subtropical) é inapropriado para produção de mamona. No nordeste, clima semi-árido. Não estou dizendo que se plantar mamona no sul não vai nascer nada, estou dizendo que a planta, pela diferença de clima ficará estressada e não produzirá com tanta eficiência quanto no nordeste

     


ID
1036525
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPEA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

      Entre as consequências ambientais do processo de industrialização e do inerente e progressivo consumo de combustíveis fósseis — como carvão e petróleo na forma de óleo diesel —, destaca-se o aumento da poluição atmosférica, que gera uma série de impactos locais sobre a saúde humana. Esses impactos tem levado o governo a adotar medidas para a redução da poluição.


Internet: <www.comciencia.br/reportagens> (com adaptações)


A respeito do assunto tratado no texto acima, julgue o  item  que se segue.

A combustão do dísel automotor gera hexafluoreto de enxofre, o qual contribui para a ocorrência de chuva ácida; por essa razão, o Protocolo de Quioto apresenta a redução nas emissões desse poluente como uma de suas metas.

Alternativas
Comentários
  • O hexafluoreto de enxofre realmente é um gás de efeito estufa relacionado no Protocolo de Quioto. O erro da questão está na combustão do diesel, que gera dióxido de enxofre, e não o hexafluoreto.

  • Complementando:

     

    chuva ácida ocorre quando óxidos de enxofre e óxidos de nitrogênio, presentes na atmosfera poluída, se unem às gotas d'água nas nuvens, formando ácidos fortes como ácido sulfúrico e ácido nítrico, resultando na precipitação de chuva com pH menor que 5,6.

     

    Assim, o SF6 (hexafluoreto de enxofre) não contribui para a chuva ácida, mas sim para o efeito estufa. 


ID
1036594
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPEA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Acerca dos biomas pantanal e cerrado, julgue o  item  a seguir.

O pantanal é uma das regiões que favorece a transmissão de doenças de animais domésticos para os animais silvestres.

Alternativas
Comentários
  • Encontrei essas informações em um artigo, talvez ajude:

     

    A relação de animais domésticos com animais silvestres e com o homem tem ocasionado o aparecimento de doenças novas. Recentemente, houve um surto de febre maculosa, também conhecida como febre do carrapato, causada por bactérias do gênero Rickettsia, na região de Campinas (SP), transmitidas por carrapatos do gêneroAmblyomma, ectoparasitos de capivaras, levados para dentro de cidades, como Piracicaba (SP), por capivaras que acompanham os rios que cortam essas cidades (Barci & Nogueira, 2006).

     

    Outros exemplos foram as recentes ocorrências de gripe aviária e gripe A-H1N1. Os hábitats naturais têm desaparecido ou ficado extremamente modificados, reduzidos e fragmentados, o que influi na relação estoque silvestre versus estoque doméstico versus homem, facultando o aparecimento de doenças. Enfim, a modificação de ecossistemas naturais torna o ambiente mais suscetível para o aparecimento de doenças.

     

    O desmatamento provocado pelo avanço da ocupação humana resultando na conversão da cobertura vegetal natural em pasto ou campo agrícola, como já ocorreu na Mata Atlântica e vem ocorrendo de maneira acelerada no Cerrado, entorno do Pantanal e Amazônia, afeta a propagação de patógenos na fauna silvestre. Há evidências desse impacto em vários grupos taxonômicos, mas tem sido bem documentado para aves (Sehgal, 2010).

     

    ALHO, Cleber J. R. Importância da biodiversidade para a saúde humana: uma perspectiva ecológica. Estud. av.,  São Paulo ,  v. 26, n. 74, p. 151-166,    2012 .   Available from . access on  14  Mar.  2017.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-40142012000100011.

     

     


ID
1036597
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPEA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Acerca dos biomas pantanal e cerrado, julgue o  item a seguir.

No bioma cerrado, clímax climático é o cerrado stricto sensu.

Alternativas
Comentários
  • E. O clímax climático do Domínio do Cerrado não é o Cerrado, por estranho que possa parecer, mas sim a Mata Mesófila de Interflúvio, sempre verde, que hoje só existe em pequenos relictos, sobre solos férteis tipo terra roxa legítima.

    Fonte: http://eco.ib.usp.br/cerrado/aspectos_vegetacao.htm


ID
1036600
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPEA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Acerca dos biomas pantanal e cerrado, julgue o  item  a seguir.

O bioma cerrado é caracterizado como fronteira agrícola, favorecido pela topografia e pelo fato de que sua flora não apresenta potencial de exploração, do ponto de vista nutricional.

Alternativas
Comentários
  • errado, o cerrado favorece a fronteira agricola pela topografia sim, mas possui grande biodiversidade de plantas comestiveis, so ver os frutos de cerrado, famosos pelas compotas e sorvetes. potencial que n'ao supera o interesse expeculativo da soja e da pecuaria, presentes nas exportacoes brasileiras.


ID
1036672
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPEA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Acerca de valoração econômica ambiental, julgue o  item a seguir.

A metodologia de balanço energético e energia-incorporada, e a metodologia de pegadas ecológicas ambas não decorrem das fundamentações da economia neoclássica.

Alternativas
Comentários
  • A referência da economia neoclássica em relação ao crescimento e desenvolvimento sustentável faz frente aos críticos e ambientalistas. Formula suas teorias de sustentabilidade na qual se define a economia ambiental. Referente à sustentabilidade associa ao uso de recursos ambientais de forma coerente, que tais recursos tenham fins de perpetuação da espécie humana. Logo, define-se o uso de recursos de maneira coerente e ética como sustentável, ou seja, na visão neoclássica seria o uso ótimo dos recursos a partir da racionalidade de maximização dos recursos.

     

    Pode ser verificada segundo a economia ambiental neoclássica uma propensão do indivíduo em consumir um determinado bem no presente ao poder ter no futuro, ou seja, o consumidor não se preocupa muito com este recurso no futuro. Entretanto, há de ressaltar a valorização de bens e recursos dado a necessidade de bem-estar, utilidade e preferências, ou seja, a disposição a pagar

  • Decorrem da econômia ecológica. 


ID
1037518
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPEA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Com relação ao tema da agroenergia, julgue os seguintes itens.

A lei que introduziu o biodísel na matriz energética brasileira, obriga a mistura de, pelo menos, 5%, em volume, de biodísel ao óleo dísel comercializado ao consumidor final, em qualquer parte do território nacional.

Alternativas

ID
1037521
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPEA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Com relação ao tema da agroenergia, julgue os seguintes itens.

O aumento da demanda por agroenergia pode ser creditado ao aumento do volume exportado para outros mercados.

Alternativas

ID
1037524
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPEA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Com relação ao tema da agroenergia, julgue os seguintes itens.

Contribuiu para a expansão da produção e do uso do etanol a decisão do governo de aumentar de 33% para 35% a proporção de álcool anidro na gasolina C.

Alternativas

ID
1037527
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPEA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Com relação ao tema da agroenergia, julgue os seguintes itens.

Entre as diretrizes do PNPB, são privilegiadas as rotas tecnológicas, acreditando-se ser este o caminho para se adquirir qualidade do bicombustível.

Alternativas

ID
1037530
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPEA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Com relação ao tema da agroenergia, julgue os seguintes itens.

A Resolução BNDES n.º 1.135/2004 institui o Programa de Apoio Financeiro a Investimentos em Biodiesel, prevendo investimentos em todas as etapas da cadeia produtiva, financiando até 90% dos projetos com Selo Social e até 80% daqueles sem essa característica.

Alternativas

ID
1079092
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Um bom exemplo de aplicação da filogeografia é um estudo liderado pelo professor Eduardo Eizirik, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Os resultados mostraram que, tanto para jaguatiricas (Leopardus pardalis) quanto para o gato-maracajá (Leopardus wiedii), existem três grupos principais de linhagens genéticas, possivelmente separados pelo rio Amazonas e pelo estreito do Panamá.

Estudos sobre a jaguatirica têm indicado que esse felino prefere habitat com coberturas densas de florestas, evitando os habitat de fisionomias mais abertas, exceto à noite, quando ocasionalmente visita esses habitat. Considerando esses estudos, julgue os itens a seguir.

O gato-maracajá e a jaguatirica pertencem à mesma família.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: certo

    Gatos domésticos, gatos-do-mato, jaguatiricas, leões, tigres, onças e leopardos, entre outros exemplos, são animais que possuem certas características comuns e relativamente próximas. Por isso, tanto o gênero Felis quanto o gênero Panthera são agrupados em uma mesma família: Felidae.
    Fonte:http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/secoes/acervo.aspx?cod=504
  • classificação básica dos seres vivos é, em ordem decrescente: reino, filo, classe, ordem, família, gênero, e espécie. Em muitos casos, há tantas especializações que esta classificação não é suficiente. Por isso foram criadas algumas subdivisões dentro de ordem, classe, e espécie. No caso do grupo "classe", encontra-se a superclasse (que fica um grau acima da classe) e a infraclasse (que fica um grau abaixo da classe). Da mesma maneira ocorre com o grupo da ordem: existe a superordem e a infraordem. No grupo de espécies, encontra-se a subespécie. Essas subdivisões são muito comuns no caso dos insetos. A razão disso, está muitas vezes ligada à peculiaridades como número de articulações nas antenas - é o caso de uma espécie de besouro. Estudiosos descobriram que uma espécie de besouro tem alguns indivíduos com número maior de articulações nas antenas. E estes apenas se reproduziam com os seus iguais. Então, esses besouros foram classificados em uma subespécie. O mesmo acontece com os cães. Geneticamente, são idênticos aos lobos (Cannis lupus). Mas apresentam diversas diferenças quanto a tamanho e forma. Assim, são classificados como uma subespécie dos lobos: são os Cannis (gênero) lupus (espécie) familiaris (subespécie). https://www.google.com/amp/s/educacao.uol.com.br/disciplinas/biologia/taxonomia-como-funciona-o-sistema-de-classificacao-dos-seres-vivos.amp.htm
  • Fui pelo nome científico dos animais...

    ReFiCOFaGE: reino (animal, vegetal…), filo (vertebrados ou invertebrados), classe, ordem, família, gênero e por fim espécie 


ID
1174732
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Os biocombustíveis, como o etanol e o biodiesel, apresentam determinadas vantagens ambientais quando comparados aos combustíveis derivados do petróleo.

Nessa perspectiva, uma das vantagens ambientais de produção e uso dos biocombustíveis é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

  • As vantagens dos Biocombustíveis

    Além de permitirem reduzir a dependência energética em relação aos combustíveis fósseis, os biocombustíveis são produzidos a partir de plantas que absorvem CO2 e permitem a produção de combustíveis que não emitem gases com efeito de estufa, os principais responsáveis pelo aquecimento global.

    Esta característica dos biocombustíveis fez com que, em Março de 2007, os Estados-Membros da UE reunidos em Conselho adoptassem um objectivo vinculativo de utilização de, pelo menos, 10% de biocombustíveis, nos combustíveis utilizados no sector dos transportes, até 2020.

    Fonte: https://www.portal-energia.com/biocombustiveis-vantagens-e-desvantagens/


ID
1174735
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Apesar das vantagens ambientais apresentadas pelo uso da energia eólica, quando comparada às fontes de energia não renováveis, a instalação de parques ou usinas eólicas demanda a avaliação prévia dos possíveis impactos ambientais que podem ser causados na região.

Qual dos seguintes impactos ambientais NÃO é passível de ser causado pela instalação de parques ou usinas eólicas?

Alternativas
Comentários
  • Mais ou menos né? Se levarmos em conta o processo de construção das estruturas da usina, seu transporte e outros processos relacionados, seria possível sim considerar a emissão de gases tóxicos e poluentes.

     

    Mas longe de querer ser a "concurseira polêmica", a letra E é a mais adequada!

  • Por questões de provas, para acertar a questão, É 100 PORCENTO LIMPA, pronto e acabou kk.


ID
1174807
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Desde a década de 1970, os derivados de petróleo respondem pelo maior percentual do consumo final de energia brasi- leira. Segundo o Balanço Energético Nacional 2013 (ano-base 2012), o consumo final de derivados de petróleo, no ano de 2012, é de 117.718 x 103 TEP. Há uma variação nesse consumo entre os setores da economia.

No panorama atual brasileiro, os setores da economia em ordem crescente de consumo de derivados de petróleo são:

Alternativas
Comentários
  • Amigos, gostaria de ajuda para resolver esta questão....

  • Composição Setorial do Consumo de Derivados de Petróleo: (ordem crescente)

    PÚBLICO

    COMERCIAL

    CENTRAIS ELÉTRICAS AUTOPRODUTORAS

    CENTRAIS ELÉTRICAS DE SERVIÇO PÚBLICO

    CONSUMO NA TRANSFORMAÇÃO

    SETOR ENERGÉTICO

    AGROPECUÁRIO

    RESIDENCIAL

    INDUSTRIAL

    CONSUMO FINAL NÃO-ENERGÉTICO

    TRANSPORTES

    CONSUMO FINAL ENERGÉTICO

     

    https://ben.epe.gov.br/downloads/Relatorio_Final_BEN_2017.pdf

     


ID
1242181
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A etapa de condicionamento do gás, que acontece nas plataformas de produção, tem como objetivo garantir as condições mínimas para a sua transferência através de gasodutos até as unidades de processamento (UPGN), e compreende as fases de remoção de gases ácidos, desidratação e compressão.

Nessa etapa de condicionamento de gás, verifica-se que

Alternativas
Comentários
  • Em um primeiro momento, o leitor poderia ficar tentato a marcar o item C. No entanto, a palavra "está isento" invalida o item, uma vez que se reduz a umidade do gás natural até o nível de se diminuir a formação dos chamados "hidratos" nos gasodutos. O item correto é o A pois, a depender da pressão necessária para vencer a perda de carga nos gasodutos, existe a condensação dos hidrocarbonetos mais pesados como propano, butano e pentano (C3+). Como o gás natural ainda não passou pela UPGN, o gás neste estágio é chamado de GÁS NATURAL RICO, pois possui teor de C3+ acima de 7%.


ID
1351282
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A compreensão da dimensão da diversidade genética e da história evolutiva dos organismos vivos é crucial para estudos de biodiversidade geral, contribuindo na criação de programas para a conservação dessa biodiversidade. A respeito desse assunto, julgue os itens subsequentes, considerando a região neotropical.

A piranha da espécie Pygocentrus piraya, um peixe pertencente ao grupo dos Siluriformes, é encontrada abundantemente na Amazônia.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito errado.

    A questão erra ao dizer que a piranha (Prygocentrus piraya) pertence ao grupo dos Siluformes. O correto seria dizer que pertence ao grupo do Serrasalmonina. Ao grupo dos Siluriformes pertencem os peixes  bagres.

  • ERRADA.

    Sacanagem essa questão de Zoologia dos peixes. Decoreba pura.

    A piranha pertence, na verdade, ao grupo dos Characiformes.

  • Eu pesquisei sobre essa espécie de piranha e encontrei algumas informações (que diferiram entre os sites), mas estão aqui,

    O peixe piranha pertence a cinco gêneros da subfamília Serrasalminae

    A subfamília de Serrasalmidae é dividida em gêneros distintosPygocentrus, Serrasalmus, Pristobrycon, Pygopristis, Catoprion, Metynnis, Colossoma e mais alguns.

    Algumas espécies são endêmicas, como é o caso da Pygocentrus piraya, que vive exclusivamente no Rio São Francisco

    Pygocentrus piraya (Cuv.), conhecido popularmente como piranha-pretarodoleirapiranha-rodoleira e piranha-amarela, é uma espécie de piranha que habita os rios São Francisco, Jaguaribe e Amazonas, na América do Sul.

    Classificação científica

    Reino:Animalia

    Filo:Chordata

    Classe:Actinopterygii

    Ordem:Characiformes

    Família:Characidae

    Gênero:Pygocentrus

    Espécie:P. piraya

    https://www.infoescola.com/peixes/piranha/

    http://www.aquarismopaulista.com/tx-piranhas/

  • Sacanagem, hein. Só quem é especialista no grupo ou viu isso em algum lugar recentemente saberia

  • Gabarito errado.

    Essa questão pode ser interpretada com sagacidade. Ao falar em "grupo", não há grupos na classificação taxonômica. É a classificação "ReFiCOFaGE" (mnemônico) que representa: Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Gênero e Espécie.

  • Errada.

    Grupo Characiformes


ID
1351381
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O levantamento do potencial energético na região amazônica data no mínimo da década de 80 do século passado, quando as áreas de exploração na região sudeste se esgotaram. Mais especificamente na região do Rio Tapajós, todo um complexo de hidrelétricas está programado para ser construído: o governo federal anunciou que, até o final de 2014, sairá a licença de operação e instalação da usina de São Luiz do Tapajós, próxima à cidade de Itaituba e com potencial energético comparável à Usina de Belo Monte.

Internet: < www.valor.com.br> (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência, julgue os itens de 101 a 103 acerca de aspectos a ele relacionados.

Apesar de os impactos geofísicos, biológicos e ambientais provocados por uma usina hidrelétrica começarem no início do empreendimento, os socioeconômicos e demográficos, nas comunidades indígenas, começam a ser percebidos logo que se iniciam os estudos e as sondagens da viabilidade do empreendimento na região.

Alternativas
Comentários
  • Certamente, estas sondagens ligam o estado de alerta das comunidades daquela região. É normal que haja estresse social diante da incerteza da garantia do seu nicho ecológico.

  • Correto. Faz parte do estudo de viabilidade ambiental de um empreendimento a avaliação social, o impacto da vizinhança além de outros aspectos.

  • Com certeza. Toda a especulação gerada nas sondagens já afeta a população local.

  • errado. o erro está em afirmar que são em comunidades indigenas. O impacto causado é nas regiões e povados que almejam empregos e condições de vida e trabalho melhores, como os trabalhadores que saem de uma região e chegam no local para trabalhar nas grandes hidrelétricas. Os povos indigenas, apesar do impacto, permanecem os mesmos, com seus modos de vida naturais e seu escopo de trabalho sendo a caça, pesca e atividades de substência. Gabarito oficial da prova a questão está errada. Não afet índios demografica e socialmente, mas sim ambientalmente.


ID
1351384
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O levantamento do potencial energético na região amazônica data no mínimo da década de 80 do século passado, quando as áreas de exploração na região sudeste se esgotaram. Mais especificamente na região do Rio Tapajós, todo um complexo de hidrelétricas está programado para ser construído: o governo federal anunciou que, até o final de 2014, sairá a licença de operação e instalação da usina de São Luiz do Tapajós, próxima à cidade de Itaituba e com potencial energético comparável à Usina de Belo Monte.

Internet: < www.valor.com.br> (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência, julgue os itens de 101 a 103 acerca de aspectos a ele relacionados.

A usina hidrelétrica de São Luiz do Tapajós foi concebida para atuar como usina-plataforma e a energia produzida por ela será exclusivamente destinada às populações da região Norte

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado. A questão erra ao dizer que a energia será exclusivamente destinada às populações da região norte. Pois assim como a hidrelétrica Belo Monte que da energia produzida 70% irão para 27 distribuidoras localizadas em 17 estados. A de tapajós também visa atender, alem do Pará, o fornecimento de energia outros estado do Brasil.

  • Hoje temos o sistema interligado onde aqui no amazonas recebo energia de sao paulo...abracos!
  • Com exceção de Roraima, a maioria das hidroelétricas estão ligadas no Sistema Interligado Nacional.


ID
1351387
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O levantamento do potencial energético na região amazônica data no mínimo da década de 80 do século passado, quando as áreas de exploração na região sudeste se esgotaram. Mais especificamente na região do Rio Tapajós, todo um complexo de hidrelétricas está programado para ser construído: o governo federal anunciou que, até o final de 2014, sairá a licença de operação e instalação da usina de São Luiz do Tapajós, próxima à cidade de Itaituba e com potencial energético comparável à Usina de Belo Monte.

Internet: < www.valor.com.br> (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência, julgue os itens de 101 a 103 acerca de aspectos a ele relacionados.

Alvo de críticas de ambientalistas e indigenistas, a usina de São Luiz do Tapajós reduzirá grande parte da biodiversidade da área com a alteração da rota migratória de peixes ornamentais e impedindo novas demarcações de terras indígenas na área

Alternativas
Comentários
  • Essa questão é muito interessante porque levanta o polêmico tema dos impactos ambientais causados pelas usinas hidroelétricas. Elas são consideradas ''limpas'' porque não liberam gás carbônico diretamente na atmosfera, como as termoelétricas, por exemplo. Entretanto, como a própria questão esclarece, existe um tremendo impacto ambiental causado pelas hidroelétricas, que afetam diretamente o sistema ecológico do ambiente, causando, na grande maioria das vezes, diminuição da complexidade e diversidade do sistema biológico em questão.

  • Brumadinho?

  • peixes ornamentais?

  • peixes ornamentais, confuso.


ID
1367392
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O principal impacto do refinamento do álcool para a geração de energia é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra B.

    A vinhaça ou vinhoto é um composto químico líquido que surge através do processo industrial que transforma a cana-de-açúcar em álcool. Este resíduo é formado de água, matéria orgânica e minerais, principalmente potássio, além de açúcares e outros elementos. Para cada litro de álcool produzido, são gerados entre 10 e 12 litros de vinhaça.

    Fonte: http://www.usp.br/aun/antigo/exibir?id=7108&ed=1216&f=8


ID
1368403
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Uma das formas de reduzir a emissão de poluentes por veículos automotores é a melhoria da qualidade dos combustíveis automotivos, conforme diretriz do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve).

Considerando a necessidade de atendimento à nova fase desse Programa, o teor de enxofre máximo do óleo diesel adicionado de biodiesel, de uso rodoviário, para fins de comercialização, em mg/kg, a partir de 1º de janeiro de 2014, deverá ser de

Alternativas
Comentários
  • A redução da concentração de enxofre presente no combustível constituía condição sine qua non para o atendimento dos limites estabelecidos na fase P-6, vez que a formação de compostos de enxofre na combustão contribui para o denominado "envenenamento" do catalisador, não propiciando o bom funcionamento do mesmo na redução das emissões de NOx e HC. Desta forma, procedeu-se em 2005 à especificação do diesel em 2.000 ppm (partes por milhão) de enxofre como limite máximo para este combustível a ser comercializado no interior (denominado "diesel S 2000") e de 500 ppm de enxofre para o diesel comercializado nas regiões metropolitanas (denominado "diesel S 500").Isso propiciou uma redução expressiva das emissões de enxofre nestes últimos anos, com a concentração de enxofre no diesel passando de 13.000 ppm para 500 ppm.

  • Mas 500 ppm não é diferente de 500 mg/kg?

  • revisão da Resolução ANP n° 65/2011. A Resolução faz parte da implantação das fases P-7 e L-6 do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores – Proconve (que abrange veículos pesados e utilitários movidos a diesel produzidos a partir de 2012), previstas desde 2008.

    A revisão suprime as referências ao diesel S-50 (já fora do mercado) e ao diesel S-1800, que deixa de ser comercializado em 1º de janeiro de 2014. A partir desta data, apenas dois tipos de óleo diesel estarão disponíveis: o S-500 e o S-10, para uso rodoviário.

    Res. 65 revogada a partir de 01/01/2014. Valendo Resolução ANP Nº 50 DE 23/12/2013: 

    Art. 4 º É obrigatória a comercialização dos óleos diesel A e B com teor de enxofre de até 500 mg/kg em todo território nacional, salvo nos casos previstos nos incisos I e II do Art. 5º. 


ID
1378957
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Nos termos da lei que regulamenta o setor de petróleo, as políticas nacionais para o aproveitamento racional das fontes de energia visarão ao seguinte objetivo:

Alternativas

ID
1378966
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

No cenário de referência do Plano Decenal de Expansão de Energia 2022, uma das premissas é o(a)

Alternativas

ID
1378969
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A projeção da demanda de GLP foi realizada utilizando-se um modelo do tipo técnico-paramétrico, que possibilita a análise da expansão deste combustível em cada região do País [...]

Plano Decenal de Expansão de Energia 2022 / Ministério de Minas e Energia. Empresa de Pesquisa Energética. Brasília: MME/EPE, 2013. p. 52.


Em relação à projeção de demanda referida no trecho acima, é considerado como principal consumidor final (uso energético), no Brasil, o setor

Alternativas

ID
1378978
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Segundo o Plano Decenal de Expansão de Energia 2022, a projeção da demanda de carvão mineral e coque está associada ao cenário de

Alternativas

ID
1413052
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

No processo de fluxo de energia dos ecossistemas, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Um composto inorgânico é a substância na qual os átomos de dois ou mais elementos são combinados. Alguns compostos são chamados de inorgânicos porque vêm de minerais e não de coisas vivas ou orgânicas.

    Compostos que contém carbono quase sempre são compostos orgânicos, mas exceções como o dióxido de carbono são inorgânicos.

  • A) INCORRETA : QUIMIOSSINTETIZANTES promovem a oxidação de compostos inorgânicos.

    B)CORRETA. Decompositores são aqueles que utilizam o processo de absorção de matéria orgânica.

    Decompositores não ingerem comida, como os herbívoros e os carnívoros. Sua nutrição ocorre por um processo de absorção, mediante o lançamento de enzimas sobre a matéria orgânica morta. Parte da matéria é orgânica é absorvida e o restante é devolvido ao meio, na forma de compostos inorgânicos que são utilizados, pelos autótrofos, para a síntese de mais alimentos.

    C)INCORRETA. Decompositores NÃO INGEREM. Sua nutrição ocorre por um processo de absorção, mediante o lançamento de enzimas sobre a matéria orgânica morta. NÃO SÃO CONSIDERADOS PREDADORES.

    D) INCORRETA.  AUTÓTROFOS compreendem os seres capazes de sintetizar o seu próprio alimento, sendo autossuficientes.

    E) INCORRETA. Decompositores são tipos de heterótrofos. QUIMIOSSINTETIZANTES SÃO AUTOTÓTROFOS, pois fabricam o seu próprio alimento através da oxidação de compostos inorgânicos.


ID
1422706
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Os recentes anúncios do Governo Federal acerca do aproveitamento de gás de xisto por meio de fraturamento hidráulico de rocha (folhelho) em bacias sedimentares do país têm causado polêmica, nos meios técnico e científico, em razão dos riscos ao meio ambiente, principalmente aqueles relacionados à contaminação de aquíferos. Em relação a essa temática, julgue o ite subsequente.

Os riscos relacionados à atividade de extração do gás de xisto são classificados como riscos tecnológicos.

Alternativas
Comentários
  • Certo! Se nao existe tecnologia adequada para nao causar dano entao a culpa e tecnologia!
  • Sobre risco tecnológico devemos destacar que, segundo Sevá Filho (1988, p. 81), a abordagem desse tipo deve levar em conta três fatores indissociáveis: o processo de produção (recursos, técnicas, equipamentos, maquinário); o processo de trabalho  (relações entre direções empresariais e estatais e assalariados); e a condição humana (existência individual e coletiva, ambiente). Equivale a dizer, grosso modo, que, onde pelo menos um desses fatores for encontrado, haverá risco tecnológico ou a probabilidade de um problema causado por ele. 

     

  • Perfeitoooo Ana!

  • Obrigado, Ana Paula!

  • Repararam que a colocação pronominal deveria ser: "que se vinham firmando"

    Há também um detalhe: No texto, a colocação pronominal está correta, pois o pronome está conectado com a palavra "firmando". Já no comando da questão eles passaram o pronome pra palavra "vinham".

    QUE = Pronome Relativo.


ID
1434256
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O meio ambiente é o conjunto de elementos bióticos e abióticos integrantes da biosfera terrestre.
Nesse enfoque, um dos elementos que integra o conjunto de elementos bióticos é o(a)

Alternativas
Comentários
  • a-

    Fazem parte dos ecossistemas os fatores bióticos e abióticos. Os bióticos :têm vida: vegetais, animais e bactérias que interagem e se sustentam
    mutuamente. Os abióticos são: água, solo, vento, gelo.


ID
1434259
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Uma das grandes preocupações do mundo atual com o meio ambiente recai sobre a disponibilidade da quantidade de água potável existente no planeta Terra e os seus reflexos para os seres vivos, destacadamente, o ser humano.
Tal preocupação decorre do fato comprovado de que do total de água doce existente na Terra, os lagos e rios juntos representam hoje pouco mais de

Alternativas
Comentários
  • Menos de 3% da água do planeta é doce, das quais 2.5% está presa em geleiras. Dos 0.5% de água restantes no mundo, a maior parte está presa em aquíferos subterrâneos, dificultando o acesso humano. Somente 0,04% da água do planeta disponível na superfície, em rios, lagos, mangues, etc. como mostra a figura abaixo.

    os lagos e rios representam menos do que 0,25%


ID
1569328
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Os mico-leões-pretos, classificados como extintos no início do século XX, foram redescobertos no Parque Estadual do Morro do Diabo (SP) no início dos anos 70. Posteriormente, foram instaladas três usinas hidroelétricas próximas ao morro. Uma delas inundou 10% do melhor habitat dessa espécie no parque.

Tendo o texto  acima como  referência inicial, julgue os próximos item, a respeito de  impactos  e danos  ambientais.

De acordo com os princípios da Política Nacional da Biodiversidade, o valor de uso da biodiversidade é determinado pelos valores ecológicos — de opção de uso futuro — e, ainda, pelo valor intrínseco, que, apesar de desconsiderar o valor genético, inclui os valores estéticos, científicos e educacionais.

Alternativas

ID
1632064
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A globalização contribuiu para a internacionalização dos padrões de qualidade ambiental e para a conscientização dos consumidores em relação à preservação do meio ambiente, tornando a questão ambiental um assunto de interesse geral. Nas organizações, a gestão com foco ambiental leva em conta um conjunto de instrumentos e programas que visam, inicialmente, proporcionar um processo de mudança organizacional, para, posteriormente, proporcionar um processo de melhoria contínua. Ao buscarem maior qualidade ambiental, as organizações podem gerar inovações que resultem no aumento da eficiência produtiva, em novas oportunidades de negócios ou em produtos menos agressivos ao meio ambiente, ao mesmo tempo em que contribuam para melhorar a competitividade da empresa.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item seguinte.

O principal objetivo da Agenda 21, documento elaborado pelo governo brasileiro no início dos anos 90 do século XX, a partir de conferência internacional realizada no Rio de Janeiro, é incentivar a implantação de projetos individuais que visem o desenvolvimento sustentável.

Alternativas
Comentários
  • O Programa Agenda 21 visa, portanto, construir um planejamento para o desenvolvimento sustentável que fortaleça a participação da sociedade civil por meio da cidadania ativa, buscando a construção da democracia participativa em nosso país, onde toda a sociedade, através do diálogo franco, da resolução dos conflitos socioambientais existentes e da vontade política de transformar a realidade, possa ser artífice do tão sonhado Brasil Sustentáve
  • A Agenda 21 é um documento elaborado pelas Nações Unidas que estabelece um projeto de ação global visando ao desenvolvimento sustentável para o próximo século, o qual foi adotado por participantes da ECO-92, Rio de Janeiro.


ID
1632067
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A globalização contribuiu para a internacionalização dos padrões de qualidade ambiental e para a conscientização dos consumidores em relação à preservação do meio ambiente, tornando a questão ambiental um assunto de interesse geral. Nas organizações, a gestão com foco ambiental leva em conta um conjunto de instrumentos e programas que visam, inicialmente, proporcionar um processo de mudança organizacional, para, posteriormente, proporcionar um processo de melhoria contínua. Ao buscarem maior qualidade ambiental, as organizações podem gerar inovações que resultem no aumento da eficiência produtiva, em novas oportunidades de negócios ou em produtos menos agressivos ao meio ambiente, ao mesmo tempo em que contribuam para melhorar a competitividade da empresa.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item seguinte.

No âmbito do sistema de Gestão da Qualidade Total Ambiental, as ecoinovações desempenham papel fundamental, já que, com elas, se busca maior eficiência do processo produtivo, ao mesmo tempo em que se garante a premissa do aperfeiçoamento contínuo.

Alternativas

ID
1632070
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A globalização contribuiu para a internacionalização dos padrões de qualidade ambiental e para a conscientização dos consumidores em relação à preservação do meio ambiente, tornando a questão ambiental um assunto de interesse geral. Nas organizações, a gestão com foco ambiental leva em conta um conjunto de instrumentos e programas que visam, inicialmente, proporcionar um processo de mudança organizacional, para, posteriormente, proporcionar um processo de melhoria contínua. Ao buscarem maior qualidade ambiental, as organizações podem gerar inovações que resultem no aumento da eficiência produtiva, em novas oportunidades de negócios ou em produtos menos agressivos ao meio ambiente, ao mesmo tempo em que contribuam para melhorar a competitividade da empresa.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item seguinte.

A avaliação de impacto ambiental, instrumento de gestão ambiental complementar ao processo de licenciamento ambiental, é utilizada para subsidiar o poder público na tomada de decisão para a instalação de novos empreendimentos, realização de controle ambiental, sensibilização ambiental e viabilização de melhorias na área ambiental.

Alternativas

ID
1632082
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A Política do Mar tem por finalidade fixar medidas essenciais para a integração das áreas marinhas ao espaço brasileiro, garantindo o uso sustentável dos recursos marítimos que sejam de interesse para o desenvolvimento econômico e social do país. A implementação das atividades relativas aos recursos do mar se dá de forma descentralizada, por meio de diversos agentes, no âmbito de vários ministérios, estados, municípios, instituições de pesquisa, comunidade científica e iniciativa privada, de acordo com as respectivas competências e em consonância com as diretrizes estabelecidas na Política do Mar.

Tendo as informações acima como referência inicial, julgue o próximo item, a respeito da política nacional para os recursos do mar e acerca do Tratado Antártico.

Nos últimos trinta anos, o esgotamento de recursos marinhos, como estoques pesqueiros, mangues e recifes de coral, tem se tornado um problema grave na Ásia e no Pacífico. Além disso, problemas de derramamento de petróleo têm sido constatados em várias partes do mundo.

Alternativas

ID
1632100
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Nos países tropicais, a grande diversidade biológica dos ecossistemas foi historicamente vista como entrave ao processo do crescimento econômico. Entretanto, ao longo dos anos, evidenciou-se a necessidade de conservação, manutenção e expansão de áreas protegidas, pois cada uma delas apresenta recursos naturais próprios. Julgue o item seguinte, relativos aos problemas ambientais no Brasil.

Existem evidências de que algumas áreas na caatinga são suscetíveis a processos de desertificação, em consequência da retirada da cobertura vegetal, seguida da erosão do solo e da remoção da camada fértil, que é carreada para os mananciais, o que gera outro problema na região: o assoreamento de rios e reservatórios superficiais de água

Alternativas

ID
1632187
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Acerca dos conceitos básicos de meteorologia e climatologia, julgue o item seguinte.

No processo adiabático, que é uma transformação dinâmica, há troca de calor entre o sistema e sua vizinhança.

Alternativas
Comentários
  • Um processo adiabático é definido como aquele em que não há troca de calor entre o sistema e o meio.

    errado

  • ERRADA.

     

    Se um material muda seu estado físico (temperatura, pressão ou volume) sem receber ou liberar calor, a mudança é dita adiabática. 

  • Gabarito: Errado.

    Um processo adiabático é um processo termodinâmico no qual o sistema não troca calor com o ambiente. Um processo adiabático reversível é chamado isentrópico.

    Fonte: https://pt.solar-energia.net/termodinamica/processos-termodinamicos/processo-adiabatico