SóProvas


ID
1036558
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPEA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A cada ano, milhões de cavalos-marinhos são comercializados no mundo, a maioria para uso na medicina tradicional chinesa, que utiliza exemplares secos na formulação de medicamentos. Outras centenas de milhares são vendidos vivos pela indústria de peixes ornamentais. O papel do Brasil como exportador de cavalos-marinhos vivos vem crescendo nos últimos anos e hoje se estima que o país figure entre os cinco maiores exportadores dessa espécie. Preocupações com a sustentabilidade do comércio mundial de cavalos-marinhos culminaram com a inclusão de todo o gênero Hippocampus  no Apêndice II da CITES (Convention on International Trade in Endangered Species of Wild Flora and Fauna), ou seja, no apêndice da Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Flora e da Fauna Selvagens em Perigo de Extinção.

                                                                                                               Internet: <http://www.dse.ufpb.br>.

Considerando as informações do texto como referência inicial e a localização costeira dos ambientes onde os cavalos-marinhos se encontram, como mangues, estuários e recifes, julgue o  item  a respeito da caracterização e da problemática das zonas costeira e marítima.

Cavalos-marinhos podem se apresentar como fauna acompanhante, em situações específicas, fato que deve ser abordado em ações de educação ambiental como contribuição para a conservação desses organismos marinhos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: certo.

    Talvez você já tenha presenciado, ao longo de uma caminhada pela praia, algumas espécies de animais mortos, sejam peixes ou não, e fica sem entender como foram parar ali. A resposta está no termo em inglês bycatch, que aqui é chamado de fauna acompanhante ou captura incidental, que são aqueles animais que não possuem interesse econômico, mas, mesmo assim, acabam pegos em pescarias extrativistas, sejam em redes ou espinhéis, e que são descartados sem receberem cuidados.

    Fonte: https://www.fishtv.com/noticias/meio-ambiente/bycatch-as-especies-que-sobram-por-nao-ser-alvo-da-pesca