SóProvas


ID
1036594
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPEA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Acerca dos biomas pantanal e cerrado, julgue o  item  a seguir.

O pantanal é uma das regiões que favorece a transmissão de doenças de animais domésticos para os animais silvestres.

Alternativas
Comentários
  • Encontrei essas informações em um artigo, talvez ajude:

     

    A relação de animais domésticos com animais silvestres e com o homem tem ocasionado o aparecimento de doenças novas. Recentemente, houve um surto de febre maculosa, também conhecida como febre do carrapato, causada por bactérias do gênero Rickettsia, na região de Campinas (SP), transmitidas por carrapatos do gêneroAmblyomma, ectoparasitos de capivaras, levados para dentro de cidades, como Piracicaba (SP), por capivaras que acompanham os rios que cortam essas cidades (Barci & Nogueira, 2006).

     

    Outros exemplos foram as recentes ocorrências de gripe aviária e gripe A-H1N1. Os hábitats naturais têm desaparecido ou ficado extremamente modificados, reduzidos e fragmentados, o que influi na relação estoque silvestre versus estoque doméstico versus homem, facultando o aparecimento de doenças. Enfim, a modificação de ecossistemas naturais torna o ambiente mais suscetível para o aparecimento de doenças.

     

    O desmatamento provocado pelo avanço da ocupação humana resultando na conversão da cobertura vegetal natural em pasto ou campo agrícola, como já ocorreu na Mata Atlântica e vem ocorrendo de maneira acelerada no Cerrado, entorno do Pantanal e Amazônia, afeta a propagação de patógenos na fauna silvestre. Há evidências desse impacto em vários grupos taxonômicos, mas tem sido bem documentado para aves (Sehgal, 2010).

     

    ALHO, Cleber J. R. Importância da biodiversidade para a saúde humana: uma perspectiva ecológica. Estud. av.,  São Paulo ,  v. 26, n. 74, p. 151-166,    2012 .   Available from . access on  14  Mar.  2017.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-40142012000100011.