SóProvas


ID
1036609
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPEA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Com relação a desenvolvimento sustentável e sustentabilidade, julgue o  item  que se segue.

A principal crítica ao conceito de sustentabilidade forte, apontada a partir de fundamentos da economia ecológica, se refere à impossibilidade termodinâmica de manutenção quantitativa dos estoques físicos de capital natural.

Alternativas
Comentários
  • Considero que a questão está errada pois essa crítica é feito ao conceito de SUSTENTABILIDADE FRACA e não forte a qual é adotada pela economia ecológica. Nesse sentido cito trecho de material da ENAP ( http://www.enap.gov.br/documents/52930/707328/Caderno35.PDF/0e2ecd07-8570-4184-9566-115b2b0b8d3d ):

    "Com o tempo, os recursos naturais passaram a ser incluídos nas representações de função de produção, mas mantendo a sua forma multiplicativa, o que significa a “substitubilidade” perfeita entre capital, trabalho e recursos naturais3 , e, portanto, a suposição de que os limites impostos pela disponibilidade de recursos naturais podem ser indefinidamente superados pelo progresso técnico que os “substitui” por capital (ou trabalho).

    Na literatura, essa concepção ficou conhecida por meio do conceito de “sustentabilidade fraca”. Uma economia é considerada “não sustentável” se a poupança total fica abaixo da depreciação combinada dos ativos produzidos e não produzidos, os últimos usualmente restritos a recursos naturais.

    No conceito de “sustentabilidade fraca” da abordagem econômica ambiental neoclássica não se reconhece, portanto, as características únicas de certos recursos naturais que, por não serem produzidos, não podem ser substituídos pela ação humana (capital). Para a economia ecológica, portanto, seria preciso adotar o conceito de “sustentabilidade forte"

  • O gabarito está correto meu irmão. Concurso não é lugar para defesa de teses.

  • A manutenção dos estoques físicos do capital natural ocorreria apenas se, nas transformações, não ocorresse aumento de entropia, havendo processos totalmente irreversíveis, mas, de acordo com a 2º Lei da Termodinâmica, para que um sistema realize conversões de calor em trabalho, ele deve realizar ciclos entre uma fonte quente e fria, isso de forma contínua. A cada ciclo é retirada uma quantidade de calor da fonte quente, que é parcialmente convertida em trabalho e a quantidade de calor restante é rejeitada para a fonte fria.

  • Gabarito: certo.

    "A principal crítica ao conceito de sustentabilidade forte, apontada a partir de fundamentos da economia ecológica, se refere à impossibilidade termodinâmica de manutenção quantitativa dos estoques físicos de capital natural".

    >>>Traduzindo: para a sustentabilidade forte, o estoque de capital natural é finito, limitado.

    Resumo:

    Sustentabilidade Fraca

    No entendimento da Sustentabilidade Fraca, o capital natural pode ser substituído pelo capital produzido.

    A sustentabilidade fraca é conhecida como sendo o paradigma da substitutabilidade ou do otimismo de recurso.

    Sustentabilidade Forte

    É baseado na seguinte ideia: é importante manter o estoque de recursos e serviços ecossistêmicos constante, pois não é possível a completa substituição destes recursos pelo capital produzido.

    A sustentabilidade forte é conhecida como sendo o paradigma da não-substitutabilidade.

    Fonte: encurtador.com.br/wyGO6