- ID
- 189343
- Banca
- FCC
- Órgão
- MPU
- Ano
- 2007
- Provas
- Disciplina
- Engenharia Ambiental e Sanitária
- Assuntos
Sobre produtividade primária e produtividade secundária de sistemas ecológicos pode-se afirmar que
Sobre produtividade primária e produtividade secundária de sistemas ecológicos pode-se afirmar que
No caso do planejamento ambiental do turismo no município em estudo, deve-se detalhar a forma de monitoramento do impacto ambiental que será causado pelo turismo. De forma geral, verifica-se que há três tipos deste monitoramento, entendido como um sistema contínuo de observação, de medição e de avaliações para um fim definido. A saber:
Acerca da valoração econômica ambiental, assinale a alternativa incorreta.
Com relação à educação ambiental, julgue os itens a seguir.
O processo de institucionalização da educação ambiental no governo federal brasileiro teve início em 1973, com a criação, no Poder Executivo, da Secretaria Especial do Meio Ambiente (SEMA), vinculada ao Ministério do Interior.
Considerando o disposto na Lei n.º 9.795/1999, que instituiu a
política nacional de educação ambiental, julgue os itens
subsequentes.
Na 1.ª Conferência de Educação Ambiental, realizada em Brasília, foi produzido o documento Carta de Brasília para a Educação Ambiental, no qual foram destacados temas como desenvolvimento sustentável, ética e formação da cidadania.
Considerando o disposto na Lei n.º 9.795/1999, que instituiu a
política nacional de educação ambiental, julgue os itens
subsequentes.
São considerados princípios básicos da educação ambiental o enfoque humanista, o holístico, o democrático e o participativo.
Considerando o disposto na Lei n.º 9.795/1999, que instituiu a
política nacional de educação ambiental, julgue os itens
subsequentes.
A educação ambiental deve ser implantada como disciplina específica no currículo do ensino fundamental.
Considerando o disposto na Lei n.º 9.795/1999, que instituiu a
política nacional de educação ambiental, julgue os itens
subsequentes.
A educação ambiental não formal consiste nas ações e práticas educativas voltadas à sensibilização da coletividade sobre as questões ambientais e à sua organização e participação na defesa da qualidade do meio ambiente.
Considerando o disposto na Lei n.º 9.795/1999, que instituiu a
política nacional de educação ambiental, julgue os itens
subsequentes.
É de responsabilidade exclusiva das instituições educacionais públicas a execução da política nacional de educação ambiental em todos os níveis, podendo ser delegadas algumas competências, quando for necessário.
A Agenda 21 local trata de questões referentes a determinado
município ou até mesmo a uma instituição, de modo que as
metodologias de implantação devem refletir as peculiaridades locais
e individuais de cada organismo. No entanto, há etapas comuns à
maioria dos processos dessa natureza que são essenciais à formação
de uma base sólida para as ações futuras. Com base nessas
informações, julgue os próximos itens.
As etapas relevantes à implantação da Agenda 21 local incluem as relativas à visão de futuro, à análise das questões, à equipe de trabalho, ao plano de ação, ao monitoramento, à implementação, à avaliação e à comemoração.
A Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável e da
Agenda 21 brasileira (CPDS) foi instituída por decreto presidencial
em 3/2/2004, com a finalidade de propor estratégias de
desenvolvimento sustentável. As atribuições da CPDS incluem
a proposição de estratégias, programas e instrumentos de desenvolvimento sustentável ao Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República.
A respeito dos aspectos da sociedade de consumo e da relação entre
cidadania e consumo, julgue os itens seguintes.
Consumo verde consiste no desenvolvimento de compromisso ético, consciência e responsabilidade quanto aos impactos sociais e ambientais que as escolhas de compra do consumidor e seus comportamentos podem causar em ecossistemas e outros grupos sociais, na maior parte das vezes geográfica e temporalmente distantes.
Acerca das ações de difusão de padrões sustentáveis de consumo no
Brasil, julgue os itens subsequentes.
Não há como iniciar um processo de desenvolvimento do espaço rural com base nas premissas do desenvolvimento sustentável se forem adotadas práticas que desconsiderem as relações existentes entre os fatores ecológicos, sociais e econômicos.
No que diz respeito às contas ambientais, julgue os itens que se
seguem.
O sistema de contabilidade econômica e ambiental integrada fornece indicadores e estatísticas descritivas aos tomadores de decisão para o monitoramento das interações entre o ambiente e a economia, bem como constitui uma base de dados para o planejamento estratégico e a análise de políticas para a identificação das vias de desenvolvimento mais sustentáveis.
No que diz respeito às contas ambientais, julgue os itens que se
seguem.
A proposta brasileira para a construção de indicadores de desenvolvimento sustentável para a contabilidade do meio ambiente foi discutida e aceita na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada, na cidade do Rio de Janeiro, em 1992.
Com relação ao ordenamento territorial e ao ZEE, julgue o item a
seguir.
Com base nas disposições constantes do Protocolo de Kyoto, julgue
o próximo item.
Com base nas disposições constantes do Protocolo de Kyoto, julgue
o próximo item.
Com relação à Política Nacional do Meio Ambiente, julgue o item
subsequente.
A Bacia do Alto Paraguai (BAP) corresponde a uma bacia
hidrográWca transfronteiriça, compartilhada por dois estados
brasileiros, abrangendo a região do Pantanal. Assim, é fundamental
que tanto organismos do Brasil quanto da Bolívia e do Paraguai
compartilhem a responsabilidade pela gestão dos recursos naturais
da BAP, em especial de seus recursos hídricos e biodiversidade.
Adaptado do Relatório final do Programa de Ações Estratégicas para o
Gerenciamento Integrado do Pantanal e Bacia do Alto Paraguai. Programa
de Ações Estratégicas para o Gerenciamento Integrado – PAE, 2004.
Considerando o texto acima, julgue o item subsequente, a
respeito da gestão da BAP.
Em relação à Agenda 21, é correto afirmar que
A taxa de mortalidade infantil é um importante indicador das condições de vida, saúde e renda de uma população. Assim sendo, sua redução indica importantes vitórias sociais. A taxa de mortalidade infantil no Brasil caiu 61,7% entre 1990 e 2010, ou seja, de 52,04 mortes por mil nascimentos em 1990 para 19,88/mil em 2010. Apesar de ainda ser alta, em relação a outros países com taxas de mortalidade da ordem de 2,6 a 2,7, o Brasil está a caminho de cumprir uma das metas do Milênio da ONU: diminuir a mortalidade infantil em dois terços até 2015. .
Considere as afirmativas abaixo e escolha a alternativa que explique de forma correta as razões que levaram a esta redução da taxa de mortalidade infantil brasileira.
I. Melhores condições de vida e trabalho. .
II. Menos infecções, especialmente aquelas que se previnem com vacinas; o que contribuiu para uma grande redução de casos de meningite e pneumonia na população.
III. Significativa redução de diarreias como causa de morte, em consequência de melhor saneamento e aplicação de vacinas contra os enteropatógenos associados com a diarreia aguda.
IV. Maior taxa de fecundidade.
V. Maior quantidade e qualidade de alimentação. .
Está correto o que se afirma SOMENTE em
Uma das principais conclusões da Avaliação Ecossistêmica do Milênio, um relatório derivado da análise de centenas de cientistas sobre o estado dos ecossistemas mundiais, foi que as atividades humanas estão impactando fortemente a biodiversidade da Terra, reduzindo sua resiliência e os serviços ecossistêmicos. Nesse contexto, entende-se que
O desenvolvimento sustentável visa atender as necessidades do presente sem comprometer as possibilidades de as gerações futuras atenderem suas próprias necessidades. Esta afirmação se baseia em duas ideias:
O objetivo central da Agenda 21 é:
No âmbito da defesa civil, a partir das Conferências de Estocolmo e do Rio de Janeiro, observou-se a correlação entre risco e desenvolvimento sustentável. Com relação ao conceito de desenvolvimento sustentável, identifique a assertiva correta.
Acerca de orçamentação, planejamento e cronograma de obras,julgue o item subsequente.
A ideia do desenvolvimento sustentável foi definida pela chamada Comissão Mundial do Meio Ambiente e do Desenvolvimento como:
Pode-se considerar que uma área ambientalmente degradada é uma área que sofreu, em algum grau, perturbações em sua integridade, sejam elas de natureza física, química ou biológica, e que possui baixa resiliência para uma volta espontânea ao equilíbrio. No que se refere ao processo de recuperação ambiental de áreas degradadas, assinale a opção que apresenta uma assertiva incorreta.
Há uma tomada de consciência mundial no sentido que os recursos naturais são limitados e não devem ser desperdiçados, sob o risco de comprometimento do equilíbrio ambiental de nosso planeta. No entanto, o uso dos recursos naturais e a diminuição da reserva desses recursos não têm sido levados em conta nos sistemas de contas, sejam eles contabilidades empresariais ou mesmo sistemas de contas nacionais. Com base nesse contexto, analise as afirmativas que se seguem e assinale a opção que melhor representa o conjunto, considerando C para alternativa correta e E para afirmativa errada.
( ) Contabilidade ambiental pode ser entendida como o registro do patrimônio ambiental (bens, direitos e obrigações ambientais) de determinada entidade ou instituição e de suas respectivas mudanças, expressos monetariamente, com vistas a propiciar informações regulares aos usuários internos e externos acerca dos eventos que causaram modificações na situação patrimonial da respectiva entidade ou instituição.
( ) A Contabilidade Ambiental Nacional diz respeito a toda uma Nação, subsidiando e gerando informações que podem ser utilizadas na formulação e na implementação das políticas macroeconômicas e ambientais nacionais, com acompanhamento, gerenciamento e controle de atividades que se servem de recursos ambientais, como, por exemplo, a exploração de jazidas de minérios, o desmatamento e o uso da água e do solo.
( ) No Brasil, desde 2010, já se utiliza a contabilidade ambiental para cálculo anual do PIBVerde (Produto Interno Bruto, com incorporação dos fluxos de uso de recursos naturais), tarefa a cargo do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Acerca de desenvolvimento sustentável e gestão ambiental, julgue os itens subsecutivos.
O conceito de desenvolvimento sustentável foi cunhado inicialmente no relatório da Brundtland Commission, em 1987, intitulado Nosso Futuro Comum. Nesse relatório, produto da Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, abordou-se o desenvolvimento sustentável como aquele que utiliza os recursos naturais sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atenderem às suas necessidades.
No julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade n.º 3.378, o Supremo Tribunal Federal (STF) entendeu pela inconstitucionalidade parcial do §1.º, do art. 36, da Lei n.º 9.985/2000 — Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) —, na expressão “não pode ser inferior a 0,5% dos custos totais previstos para a implantação do empreendimento”, por entender que o valor da compensação-compartilhamento deve ser fixado proporcionalmente
ao impacto ambiental. A respeito do instituto da compensação ambiental tratado nessa previsão legal e sua contribuição para a implementação do SNUC, julgue os itens subsequentes.
Na aplicação dos recursos de compensação ambiental nas unidades de conservação a serem criadas ou existentes, as pesquisas sobre manejo e área de amortecimento constituem prioridade em relação às medidas de regularização fundiária e de demarcação de terras.
A gestão ambiental está relacionada com a implantação de critérios de equilíbrio que promovam o desenvolvimento e o bem estar dos seres humanos, por meio da melhoria da qualidade de vida e manutenção da disponibilidade dos recursos naturais. Nesse sentido, o planejamento urbano brasileiro se manifesta de várias formas, como os planos diretores, que devem incluir, indispensavelmente, o zoneamento ambiental. Com relação a esse assunto, julgue o item seguinte.
A nucleação, um processo de restauração ambiental, é entendida como a capacidade de uma espécie arbórea, também denominada facilitadora das espécies nativas, de propiciar significativa melhoria nas qualidades ambientais, permitindo maior possibilidade para que os ambientes em questão sejam ocupados por outras espécies.
Um dos principais fatores que atuam na composição e estrutura dos ecossistemas é a heterogeneidade ambiental. Essa heterogeneidade é o resultado da diversidade de fatores que interagem nas comunidades, e a resposta das espécies a esses fatores faz com que cada local tenha características próprias e características que são comuns a outros locais, possibilitando observar tendências. Considere os itens I, II e III, a seguir, para responder a questão.
I. O uso intenso das terras exploradas com culturas perenes ressalta a necessidade de manter exploração racional, para preservar o potencial produtivo dos solos; assim, o conhecimento das propriedades químicas e físicas do solo é ferramenta fundamental para direcionar práticas que reduzam o depauperamento a níveis toleráveis.
II. O solo, desprovido de cobertura vegetal nas áreas agrícolas preparadas para o plantio, ou com a cobertura vegetal diminuída nos casos de sobrepastejo, sem a ação fixadora das raízes e com o impacto direto da chuva ou do vento, fica exposto aos processos erosivos. Esses processos são mais marcantes nas planícies, em função do aumento da declividade.
III. Como a fertilidade dos solos tropicais depende fortemente da qualidade e quantidade dos estoques orgânicos aportados ao solo, o conhecimento da reconstituição das camadas orgânicas do solo ou horizontes húmicos, relacionados com propriedades edáficas, traz informações relevantes para o futuro manejo desses plantios arbóreos. Nestes termos, no que diz respeito à fertilidade do solo,
Nestes termos, no que diz respeito à fertilidade do solo, está correto o que se afirma em:
A composição florística pode ser medida pelo quociente de mistura, usado para fornecer a intensidade de mistura das espécies. O quociente de mistura é um fator que mede a heterogeneidade florística, pois indica, em média, o número de árvores de cada espécie que é encontrado no povoamento. Dessa forma, tem-se um fator para medir a intensidade de mistura das espécies e os possíveis problemas de manejo, dadas as condições de variabilidade de espécies. A caracterização da composição florística da vegetação, através do quociente de mistura (QM), foi aplicada pela primeira vez por Jentsch, em 1911. A equação para determinação deste índice é:
A Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA), de acordo com a Lei Federal nº 6938/1981, tem por objetivo a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no país, condições ao desenvolvimento socioeconômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana, atendidos determinados princípios. Considere os itens I, II, III, IV e V a seguir para responder a questão.
I. controle e zoneamento das atividades potencial ou efetivamente poluidoras.
II. incentivos ao estudo e à pesquisa de tecnologias orientadas para o uso racional e a proteção dos recursos ambientais.
III. acompanhamento do estado da qualidade ambiental.
IV. recuperação de áreas degradadas. V. educação ambiental a todos os níveis do ensino, inclusive a educação da comunidade.
Dentre os itens I, II, III, IV e V citados, constituem princípios da PNMA:
Com respeito à Lei de Crimes Ambientais, Lei Federal nº 9.605/1998, que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, é correto afirmar que:
Considerando a Lei Federal nº 9.985/2000, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), entende-se por preservação:
A produção de biodísel em países em desenvolvimento não se contrapõe às demais atividades agrícolas, defendeu o ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, em 24/4/2008. Segundo ele, a alegação de que estimular o uso de biocombustíveis pode prejudicar a oferta internacional de alimentos é falaciosa. “Essa discussão que tem havido em âmbito mundial de alimentos versus produção de biocombustíveis é, na verdade, uma falácia dos países desenvolvidos, que não têm uma agricultura desenvolvida e precisam subsidiar os seus produtores. No caso do Nordeste, a grande fonte de produção de biodísel é exatamente a mamona e, como se sabe, ela não é usada para alimentação.
Internet: <www.agenciabrasil.gov.br> (com adaptações)
Tendo como referência o texto acima, julgue o item a seguir acerca de temas relacionados a biodísel e segurança alimentar.
O biodísel pode integrar o rol de projetos financiáveis no âmbito do programa Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL).
Com relação a desenvolvimento sustentável e sustentabilidade, julgue o item que se segue.
O conceito de desenvolvimento sustentável, em sua forma mais difundida e aceita, proposta pelo Relatório Brundtland em 1987, representa uma mudança em relação a conceitos anteriores, na medida em que sua formulação síntese é expressa em termos do princípio de equidade e justiça intergeracional, ao invés de ser expressa nos termos das dimensões ambientais e ecológicas do desenvolvimento.
Com relação a desenvolvimento sustentável e sustentabilidade, julgue o item que se segue.
O conceito de sustentabilidade fraca tem por fundamento que toda forma de decréscimo de capital natural deva ser compensada por outras formas de capital por substituição e(ou) mitigada por aumento de eficiência tecnológica no uso do capital natural.
Com relação a desenvolvimento sustentável e sustentabilidade, julgue o item que se segue.
A principal crítica ao conceito de sustentabilidade forte, apontada a partir de fundamentos da economia ecológica, se refere à impossibilidade termodinâmica de manutenção quantitativa dos estoques físicos de capital natural.
Com relação a desenvolvimento sustentável e sustentabilidade, julgue o item que se segue.
O neomalthusianismo tem como importante referência a publicação da obra Limites ao Crescimento, em 1972, a qual se concentrou em demonstrar como, na sociedade industrial, a explosão populacional encontrará seu limite em virtude de insuficiência de produção de alimentos, sendo, portanto, necessária a Revolução Verde para garantir que essa produção possa vir a ocorrer.
Com relação a desenvolvimento sustentável e sustentabilidade, julgue o item que se segue.
A hipótese da Curva de Kuznets ambiental refere-se a uma perspectiva relativa ao desenvolvimento sustentável segundo a qual o processo de desenvolvimento econômico (medido como renda) em suas fases iniciais implica impacto crescente junto ao uso dos recursos ambientais, mas que com o correr do processo o desenvolvimento tecnológico fará com que a necessidade de recursos naturais e o impacto ambiental se reduzam progressivamente, invertendo a curva (curva em U invertido).
Com relação a desenvolvimento sustentável e sustentabilidade, julgue o item que se segue.
A Agenda 21 foi um dos principais resultados da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, ocorrida no Rio de Janeiro em 1992. Cada país desenvolve a sua Agenda 21 e, no Brasil, a Agenda 21 teve seu processo de construção ocorrido entre 1996 e 2002, coordenado pela Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 21 Nacional (CPDS), com o envolvimento de cerca de 40.000 pessoas de todo o Brasil. Após a conclusão do documento, em 2002, a Agenda 21 Brasileira entrou, a partir de 2003, no governo Lula, em fase de implementação, assistida pela CPDS, tendo ainda sido elevada à condição de Programa do Plano Plurianual (PPA 2004-2007).
Acerca de valoração econômica ambiental, julgue o item a seguir.
O valor de opção de um ativo ambiental corresponde a um custo de oportunidade, que se define entre a utilização desse ativo ou a utilização de outro ativo para a mesma finalidade.
Com relação a sustentabilidade, tecnologia e gestão de ciência e tecnologia e gestão de ciência e tecnologia e meio ambiente, julgue o item que se segue.
O conceito de leap-frogging (ou salto) tecnológico aponta para a possibilidade de se alcançar trajetórias de desenvolvimento sustentável sem ter que se abandonar o paradigma industrial tecnológico fordista e fossilista.
Com relação a sustentabilidade, tecnologia e gestão de ciência e tecnologia e gestão de ciência e tecnologia e meio ambiente, julgue o item que se segue.
Produção Mais Limpa (P + L) e Ecoeficiência são dois conceitos presentes na gestão ambiental industrial e na Ecologia Industrial. O primeiro se refere a procedimentos de controle da poluição, por meio de tecnologias end-of-pipe, utilizadas para o tratamento, minimização e inertização de resíduos, atuando de forma a remediar os efeitos da produção, onde os resíduos gerados são posteriormente tratados; que o segundo é definido como a aplicação contínua de uma estratégia integrada de prevenção ambiental a processos, produtos e serviços para aumentar a eficiência de produção e reduzir os riscos para o ser humano e o ambiente.
Em fevereiro de 2007, foi lançada a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável de Povos e Comunidades Tradicionais (PNPCT). Uma política entre tantas outras ou uma radicalização da democracia? A Constituição Federal de 1988 é chamada, não sem razão, de Constituição Cidadã,por sua natureza de resgate e afirmação dos direitos universais dos brasileiros. Desde sua promulgação, o Estado brasileiro tem buscado estabelecer os instrumentos que colocariam em prática esses direitos a partir das estruturas existentes, criadas, em sua maioria, durante regimes absolutistas ou ditatoriais, para a manutenção dos direitos daqueles que já os tinham, ou seja, de uma elite de classe ou econômica. A revolução dentro da ordem estabelecida da Constituição Cidadã é mãe do Sistema Único de Saúde, do processo de implantação de relações federativas equilibradas, do sistema nacional de educação, só para citar alguns. É fato, no entanto, que o Estado brasileiro abriga uma diversidade social e cultural que se expressa pela multiplicidade de comportamentos, institucionalidades sociais, línguas, etnias, saberes e modos de vida presentes em nosso país. A própria Constituição avança ao reconhecer direitos específicos para os povos indígenas e para quilombolas, dois componentes fundamentais no ser brasileiro. No entanto, este é só o começo do movimento em direção à realidade de nossa riqueza sociocultural
A partir do texto acima, julgue os itens de 85 a 89, quanto à PNPCT.
Os planos de desenvolvimento sustentável dos povos e das comunidades tradicionais poderão ser estabelecidos com base em parâmetros ambientais, regionais, temáticos, étnico-socio-culturais, e deverão ser elaborados com a participação equitativa dos representantes de órgãos governamentais, das organizações não-governamentais, da UNESCO e dos povos e comunidades tradicionais envolvidos.
Uma área de 849 milhões de hectares de terras – quase o tamanho do Brasil – pode ser perdida no mundo, até 2050, se as tendências atuais de uso insustentável do solo continuarem. É o que alerta um relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), divulgado durante o Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça.
Disponível em:
Muitos estudos, dentre eles o relatório citado acima, alertam para o problema das áreas degradadas em todo o mundo e sobre a necessidade de investimentos para o desenvolvimento de ações e atividades de recuperação, reabilitação ou restauração dessas áreas.
Um exemplo de ação ou atividade para a reabilitação de uma área degradada é:
Acerca da questão fundiária na Amazônia e de povos e comunidades tradicionais, julgue os itens seguintes.
A política nacional de desenvolvimento sustentável de povos e comunidades tradicionais, em consonância com a Constituição Federal de 1988, promove o reconhecimento dos direitos específicos para os povos indígenas e quilombolas, não compreendendo, contudo, os agroextrativistas, os seringueiros, as quebradeiras de coco-babaçu, os pescadores artesanais e as caiçaras.
A avaliação dos impactos ambientais corresponde a uma etapa importante no planejamento e projeto de uma atividade ou empreendimento potencialmente poluidor, podendo ser realizada por diversos métodos ou técnicas.
Sobre o assunto, associe as características com os respectivos nomes dos métodos ou técnicas de avaliação de impactos ambientais apresentados a seguir.
I - Baseia-se na reunião de especialistas e técnicos que tenham conhecimentos teóricos e práticos em setores relacionados às características do empreendimento em análise.
II - Trata-se de uma listagem ponderal cuja importância relativa de cada um dos parâmetros ambientais, em relação à soma dos impactos do projeto, é dada pela atribuição dos pesos.
III - Corresponde a uma evolução das listagens de controle, que relaciona os fatores ambientais com as ações decorrentes de um projeto, atribuindo valores à magnitude e à importância do impacto ambiental para cada um dos relacionamentos.
P - Método de Battelle
Q - Método Ad-Hoc
R - Rede de Sorensen
S - Matriz de Leopold
As associações corretas são:
A estimativa da valoração dos danos ambientais resultantes da implantação de uma atividade ou empreendimento pode ser realizada por diversas técnicas ou métodos que expressam, por vezes, a preferência dos usuários dos recursos ambientais.
Nesse sentido, a técnica ou método apropriado para os casos da valoração dos recursos ambientais recreativos, como parques, áreas de lazer e de proteção ambiental, é denominado
Analise as afirmativas feitas com relação ao Sistema de Gestão NBR-ISO 14.001:
I. É uma norma internacionalmente aceita, que define os requisitos para estabelecer e operar um Sistema de Gestão Ambiental.
II. A norma reconhece que organizações não devem aliar lucratividade e gestão de impactos ambientais, partindo-se do princípio que uma área sobrepõe-se a outra.
III. A norma oferece um sistema de gestão de uso e disposição de recursos; é reconhecida como um meio de controlar custos, reduzir os riscos e melhorar o desempenho.
IV. A norma estabelece uma relação entre prazos e ações, buscando o aumento da competitividade e a utilização controvertida dos recursos, gerando aumento da produtividade sem a conservação dos métodos.
Assinale a alternativa correta:
No que se refere a meio ambiente e saúde, julgue o item a seguir.
É de responsabilidade exclusiva da gestão ambiental do município a realização de todos os monitoramentos para verificação da qualidade da água para consumo humano.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os próximos item, a respeito de impactos e danos ambientais.
A organização que pretende seguir o caminho do
desenvolvimento sustentável, precisa se adequar as
normas ambientais regidas por programas como:
I. SGA (Sistema de Gestão Ambiental).
II. ISO 14000.
III. ISO 14001.
IV. Agenda 21.
Pode-se afirmar que:
A globalização contribuiu para a internacionalização dos padrões de qualidade ambiental e para a conscientização dos consumidores em relação à preservação do meio ambiente, tornando a questão ambiental um assunto de interesse geral. Nas organizações, a gestão com foco ambiental leva em conta um conjunto de instrumentos e programas que visam, inicialmente, proporcionar um processo de mudança organizacional, para, posteriormente, proporcionar um processo de melhoria contínua. Ao buscarem maior qualidade ambiental, as organizações podem gerar inovações que resultem no aumento da eficiência produtiva, em novas oportunidades de negócios ou em produtos menos agressivos ao meio ambiente, ao mesmo tempo em que contribuam para melhorar a competitividade da empresa.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item seguinte.
Entende-se por ecoinovação o processo de desenvolvimento de
novos produtos, processos ou serviços que, diferentemente das
demais inovações, não focaliza a lucratividade das empresas e
utiliza novas tecnologias de forma restrita.
No relatório “O Nosso Futuro Comum", publicado em 1987 pelas Nações Unidas, vem consagrado o conceito que se relaciona ao desenvolvimento:
A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento realizada no Rio de Janeiro em junho de 1992 (Eco-92) teve como um de seus principais resultados a Agenda 21, que se caracteriza por ser um:
Com relação às áreas de proteção permanente e de proteção ambiental, julgue o item subsequente.
Respeitados os limites constitucionais, podem ser estabelecidas normas e restrições para a ocupação edificada e paisagística de uma
área de proteção ambiental.
O Mecanismo de Desenvolvimento Limpo foi criado pelo (a):
A recomposição da passagem das áreas antropizadas, os aterros desativados, encerramento de uma atividade de mineração, estão relacionadas a:
Plano, programa, política e projeto são vocábulos de uso frequente por parte dos gestores ambientais, responsáveis pela formulação e tomada de decisão. O seu uso adequado requer o entendimento do conceito associado a cada um deles. Analise o texto a seguir, procurando completá-lo corretamente.
“Uma intervenção ligada a planejamento, concepção, construção e operação de um empreendimento de determinado setor produtivo, obra ou infraestrutura constitui o que chamamos de _______________. Entendemos como _______________ a linha de conduta geral ou direção apoiada por juízos de valor, e como _______________ a estratégia composta de objetivos, alternativas e medidas, incluindo prioridades. Denominamos _______________ a agenda organizada dos compromissos, propostas, instrumentos e atividades”.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente,
as lacunas.
Satisfazer as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades é o cerne do conceito de desenvolvimento sustentável.
Esse conceito foi proposto e publicado em
"Um corredor verde é um corredor de espaço aberto, que pode variar muito em sua escala, desde as menores, atravessando áreas urbanas, suburbanas e rurais, até corredores mais longos que abrangem recursos cênicos naturais e culturais diversificados, incorporando diferentes funcionalidades ambientais, tais como proteção, recreação, qualidade ambiental, qualidade de vida e desenvolvimento econômico”, conforme Russ Johnson, em Creating Connections. Assim, traduz-se corredor verde como
Segundo o Ministério do Meio Ambiente, “Construção sustentável é um conceito que denomina um conjunto de medidas adotadas durante todas as etapas da obra que visam a sustentabilidade da edificação. Através da adoção dessas medidas é possível minimizar os impactos negativos sobre o meio ambiente além de promover a economia dos recursos naturais e a melhoria na qualidade de vida dos seus ocupantes”. Para tanto, tem-se que os processos de Certificação ambiental voltados para as construções sustentáveis, atribuem pontos referentes aos vários itens de sustentabilidade verificados nas obras. Dentre as certificações ambientais na construção civil considere:
I. a Leadership in Energy and Environmental Design − LEED, emitido pelo United States Green Building Council.
II. Processo Alta Qualidade Ambiental − AQUA, certificação brasileira baseada na francesa Haute Qualité Environnementale − HQE, implantada no país pela Fundação Vanzolini.
III. Building Research Establishment Environmental Assessment Method − BREEAM, certificação emitida pela Building Research Establishment − BRE, Reino Unido.
IV. Deutsche Gesellschaft für Nachhaltiges Bauen − DGNB, emitida pela organização German Sustainable Building Council − DGNB.
As duas certificadoras mais utilizadas no Brasil são as constantes em
O sistema internacional de certificação para edificações sustentáveis LEED possui dimensões que devem ser avaliadas, englobando práticas obrigatórias, créditos e recomendações que, ao serem atendidos, resultam em pontos que determinam o nível de certificação. As sete dimensões consideradas pela Leadership in Energy and Environmental Design são:
Segundo Kibert (2003), construção sustentável é a criação e gestão responsável de um ambiente construído saudável, tendo em consideração os princípios ecológicos (para evitar danos ambientais) e a utilização eficiente dos recursos. No âmbito do ciclo de vida e do uso de recursos ambientais, Kibert estabeleceu os princípios básicos que consistem, dentre outros, em:
A partir dos anos de 1990, ocorreu a adoção de novos paradigmas teóricos e científicos para se estudar a relação entre a sociedade e a natureza. Oriundas da ecologia e dos movimentos ambientalistas, tais orientações definiram o conceito de sustentabilidade ecológica como
A forma mais adequada de conciliar urbanismo, meio ambiente e o conceito de cidades sustentáveis envolve
Buscando implementar um programa de conservação de água, uma subsidiária de uma empresa petrolífera realizou uma auditoria do consumo e elaborou um plano de intervenção que previa, entre outras ações, o emprego de tecnologias economizadoras nos pontos de consumo.
As opções de acabamento em louças e metais utilizadas em instalações prediais de água fria estão listadas a seguir:
I - Arejadores de vazão constante nas torneiras de lavatório e cozinha;
II - Acionadores eletrônicos com sensor de presença em lavatórios e mictórios;
III - Registros reguladores de pressão em pontos de consumo.
São exemplos de emprego de tecnologias economizadoras que podem ter sido usadas no plano de intervenção:
O trecho abaixo se refere a uma das etapas de um projeto de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL).
Uma vez registrado no Conselho Executivo, o projeto passa para uma nova etapa. Esta é a atividade de coleta de informações sobre o projeto, desempenhada por seu proponente durante a execução do empreendimento, que tem como objetivo mensurar as emissões antrópicas de gases de efeito estufa. A consistência dos dados contidos no relatório elaborado deve ser verificada e certificada por uma entidade independente, [...]para ser encaminhada ao Conselho Executivo, permitindo que as RCE’s correspondentes possam ser emitidas. Esse procedimento deve seguir um plano estabelecido pela metodologia definida no projeto [...].
Araujo, S. et al, Etapas e custos dos projetos de mecanismo de
desenvolvimento limpo – MDL” in Revista Agrogeoambiental,
abril de 2010: Disponível em:<https://agrogeoambiental.ifsuldeminas.edu.br/index.php/Agrogeoambiental/article/viewFile/261/257>
Um importante aspecto do Desenvolvimento Sustentável considera que os processos de tomada de decisão e os trabalhos das instituições devem ser bem informados, coerentes, não fragmentados, globais e integrados, além de contar com adequados quadros normativos.
Esse importante aspecto do Desenvolvimento Sustentável que deve estar presente para que seus objetivos sejam atingidos é o(a)
[...] restrições ao uso da terra em unidades de conservação impõem perdas de geração de receita, visto que atividades econômicas são restritas in-situ. A renda líquida abdicada pela restrição dessas atividades é uma boa medida do custo de oportunidade associado à criação desta unidade de conservação.
DA MOTTA, R. S. Manual para Valoração Econômica de Recursos Ambientais. Brasília: MMA, 1998c. p.8. Adaptado.
No texto acima, o autor aponta um importante conceito econômico utilizado em métodos de valoração ambiental, que é o custo de oportunidade.
Esse conceito representa um(a)
Sobre o desenvolvimento sustentável, considere o trecho abaixo.
Esta é uma Agenda de alcance e significado sem precedentes. Ela é aceita por todos os países e é aplicável a todos, levando em conta as diferentes realidades nacionais, as capacidades e os níveis de desenvolvimento, respeitando as políticas e as prioridades nacionais. São objetivos e metas universais que se aplicam ao mundo todo, tanto aos países desenvolvidos quanto aos em desenvolvimento. Eles são integrados e indivisíveis, e mesclam, de forma equilibrada, as três dimensões do desenvolvimento sustentável.
Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento
Sustentável”. Disponível em <http://www.itamaraty.gov.br/images/ed_ desenvsust/Agenda2030-completo-site.pdf>
Com base na Política Nacional de Educação Ambiental, analise as afirmativas a seguir.
I. A educação ambiental deve ser desenvolvida como uma prática educativa integrada, contínua e permanente em todos os níveis e modalidades do ensino formal.
II. A educação ambiental deve ser implantada como disciplina específica no currículo de ensino formal.
III. Nos cursos de pós-graduação, é obrigatória a criação de disciplina específica relativa à educação ambiental.
IV. A dimensão ambiental deve constar dos currículos de formação de professores, em todos os níveis e em todas as disciplinas.
São verdadeiras as afirmativas
Ações que fazem parte da Política Ambiental de uma empresa:
1. Adoção de processos de reciclagem.
2. Ações que visem à redução do consumo de energia.
3. Ações práticas para evitar o desperdício de água, incentivando o seu consumo racional.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Sobre a política ambiental e desenvolvimento sustentável, é correto afirmar:
1. A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não formal.
2. Adoção de processos de reciclagem faz parte das ações práticas de uma política ambiental.
3. Uso, sempre que possível, de fontes de energia limpa como, por exemplo, eólica e solar faz parte das ações práticas de uma política ambiental.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Analise as afirmativas a seguir em relação ao Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL):
I. dentre os mecanismos estabelecidos pelo Protocolo de Quioto para auxiliar os países listados no seu Anexo B a cumprirem com as suas respectivas metas de redução, o MDL é o único que permite a participação de países em desenvolvimento.
II. de acordo com o MDL, os países do Anexo B que não conseguirem cumprir as suas metas internamente, poderão atingi-las financiando projetos que promovam a redução de emissões em outros países.
III. o Brasil, por não participar do protocolo de Quioto, não tem apresentado interesse no desenvolvimento de projetos de MDL.
IV. o objetivo do MDL é promover ações que preservem o meio ambiente. Dentre eles, destaca-se o desenvolvimento de projetos e ações que minimizem a emissão de gases que influenciam na diminuição da camada de ozônio.
Com base nessas afirmativas, assinale a alternativa CORRETA.