-
Os Ajustes de Avaliação Patrimonial serão classificados no Patrimônio Líquido, emcontrapartida a variações nos elementos patrimoniais, em decorrência de sua avaliação pelo valor justo. Assim, os lançamentos no Patrimônio Líquido serão:
e) sempre a crédito se houver aumento do ativo.
Lembrando que Ajustes de Avaliação Patrimonial ela pode ser positiva ou negativa dependendo do caso concreto.
-
Caro colega Victor Hugo, quero agradecer pelos brilhantes comentários, que muito tem agregado aos meus estudos.
Letra E
a, b, c) Em se tratando de Ajustes de Avaliação, teremos tanto valores positivos (aumento do valor do ativo) quanto negativo (redução do valor do ativo), portanto ora contabilizado como crédito, ora, como débito.
d) Os Ajustes de Avaliação referem-se ao ativo e não ao passivo.
e) Aumento no valor do Ativo / Variação positiva / Crédito no PL ; Redução no valor do Ativo / Variação negativa / Débito no PL.
-
Boa noite, Junior
Discordo da sua posição em relação a que vc afirmou que não há ajuste de avaliação patrimonial no passivo, mas olha só o dispositivo legal da 6.404/64.
"art. 182.
§ 3º Serão classificadas como ajustes de avaliação patrimonial, enquanto não computadas no resultado do exercício em obediência ao regime de competência, as contrapartidas de aumentos ou diminuições de valor atribuídos a elementos do ativo e do passivo, em decorrência da sua avaliação a valor justo, nos casos previstos nesta Lei ou, em normas expedidas pela Comissão de Valores Mobiliários, com base na competência conferida pelo § 3º do art. 177 desta Lei.
Até próxima.
Valeu.
-
AAP tem saldo híbrido, e, portanto, recebe lançamentos a débito e a crédito, a depender da contrapartida (Ativo OU Passivo).
Bons estudos.