- 
                                Alternativa correta: "C" 
Art 12 § 1o  Poderão candidatar-se ao cargo de Reitor os docentes 
pertencentes ao Quadro de Pessoal Ativo Permanente de qualquer dos 
campi 
que integram o Instituto Federal, desde que possuam o mínimo de 5 (cinco) anos 
de efetivo exercício em instituição federal de educação profissional e 
tecnológica e que atendam a, pelo menos, um dos seguintes requisitos: 
I - possuir o título de doutor; ou 
II - estar posicionado nas Classes DIV ou DV da Carreira do Magistério do Ensino 
Básico, Técnico e Tecnológico, ou na Classe de Professor Associado da Carreira 
do Magistério Superior. 
§ 2o  O mandato de Reitor extingue-se pelo decurso do prazo 
ou, antes desse prazo, pela aposentadoria, voluntária ou compulsória, pela 
renúncia e pela destituição ou vacância do cargo. 
§ 3o  Os Pró-Reitores são nomeados pelo Reitor do Instituto 
Federal, nos termos da legislação aplicável à nomeação de cargos de direção. 
 
- 
                                Fiquei com dúvida na alternativa "C" porque ele deve: I - Possuir o título de doutor; ou II - estar posicionado nas Classes DIV ou DV da Carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, ou na Classe de Professor Associado da Carreira do Magistério Superior. 
- 
                                A alternativa está incorreta porque: 2º O mandato de Reitor extingue-se pelo decurso do prazo ou, antes desse prazo, pela aposentadoria, voluntária ou compulsória, pela renúncia e pela destituição ou vacância do cargo. 
- 
                                A- O docente poderá candidatar-se desde que pertença ao quadro de pessoal ativo permanente de qualquer dos campi que integram o instituto federal e possua o mínimo de cinco anos de efetivo exercício em instituição federal de educação profissional e tecnológica e tenha título de mestre. (INCORRETA) Art12, §1°, I - possuir o título de doutor; ou 
 
 B- O docente poderá candidatar-se desde que pertença ao quadro de pessoal ativo ou inativo permanente de qualquer dos campi que integram o instituto federal, possua o mínimo de cinco anos de efetivo exercício em instituição federal de educação profissional e tecnológica e tenha título de doutor.(INCORRETA) Art.12, §1° - Poderão candidatar-se ao cargo de Reitor os docentes pertencentes ao Quadro de Pessoal Ativo Permanente[...] 
 
 C- O docente poderá candidatar-se desde que pertença ao quadro de pessoal ativo permanente de qualquer dos campi que integram o instituto federal, possua o mínimo de cinco anos de efetivo exercício em instituição federal de educação profissional e tecnológica e que esteja posicionado nas classes DIV ou DV da carreira do magistério do ensino básico, técnico e tecnológico. (CORRETA) Art.12, §1°, II. 
 
 D- O mandato de reitor extingue-se por decurso do prazo ou, antes desse prazo, por renúncia, destituição ou vacância do cargo, não sendo por aposentadoria, voluntária ou compulsória, que é motivo de extinção do mandato. (INCORRETA) Art.12, § 2o  -  O mandato de Reitor extingue-se pelo decurso do prazo ou, antes desse prazo, pela aposentadoria, voluntária ou compulsória, pela renúncia e pela destituição ou vacância do cargo. 
 
 E- Os pró-reitores são nomeados pelo reitor do instituto federal, após escolha pessoal. (INCORRETA) Art.12, § 3o - Os Pró-Reitores são nomeados pelo Reitor do Instituto Federal, nos termos da legislação aplicável à nomeação de cargos de direção. 
 
 GAB: Letra C. 
- 
                                Letra da lei...
Art. 12 § 1o 
PODERÃO CANDIDATAR-SE AO CARGO DE REITOR
os docentes pertencentes ao Quadro de Pessoal Ativo Permanente de qualquer doscampique integram o Instituto Federal, desde
que possuam o mínimo de 5 (cinco) anos de efetivo exercício em instituição
federal de educação profissional e tecnológica e que atendam a, pelo menos, um
dos seguintes requisitos: I - possuir o título
de doutor; ou II - estar
posicionado nas Classes DIV ou DV da Carreira do Magistério do Ensino Básico,
Técnico e Tecnológico, ou na Classe de Professor Associado da Carreira do
Magistério Superior. 
 
- 
                                Essa questão ficou confusa porque: Art 12 § 1o  Poderão candidatar-se ao cargo de Reitor os docentes pertencentes ao Quadro de Pessoal Ativo Permanente de qualquer dos campi que integram o Instituto Federal, desde que possuam o mínimo de 5 (cinco) anos de efetivo exercício em instituição federal de educação profissional e tecnológica e que atendam a, pelo menos, um dos seguintes requisitos: I - possuir o título de doutor; ou ( faltou a lei completa, isso faz com que no momento achemos que esteja errada!) II - estar posicionado nas Classes DIV ou DV da Carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, ou na Classe de Professor Associado da Carreira do Magistério Superior. Mas, se compararmos com as outras alternativas a C seria a menos errada!  
- 
                                Analisando as alternativas, a C é a única correta, mesmo estando incompleta. Pois a lei diz um ou outro. 
- 
                                Art.12, § 3o - Os Pró-Reitores são nomeados pelo Reitor do Instituto Federal, nos termos da legislação aplicável à nomeação de cargos de direção. 
- 
                                CARGO DE REITOR      →quem nomeia é o presidente; → mandato de 4 anos  → permitida 1 recondução → consulta à comunidade escolar → ⅓ docente → ⅓ TAE’s → ⅓ discente   Quem pode ser reitor?    → docentes ativo permanente → mínimo 5 anos    Pelo menos 1 requisito:   → doutor; OU → Estar posicionado nas classes DIV ou DV