SóProvas


ID
1037770
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEAP-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

Como sujeitos de direito, a criança e o adolescente desfrutam de direitos fundamentais, como, por exemplo, o direito à saúde, o qual inclui uma fase anterior, que é a gestação e o parto. O Estatuto da Criança e do Adolescente determina proteção à maternidade, especialmente à gestante, por meio do Sistema Único de Saúde e de planos da Previdência Social, visando ao próprio direito da criança a nascer: atendimento pré-natal e perinatal, ou seja, antes, durante e depois do nascimento. Nesse contexto e com fundamento na Lei n.° 8.069/1990, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • ALT. E

    Art. 8, § 4o  ECA. Incumbe ao poder público proporcionar assistência psicológica à gestante e à mãe, no período pré e pós-natal, inclusive como forma de prevenir ou minorar as consequências do estado puerperal. (Incluído pela Lei nº 12.010, de 2009) Vigência

            § 5o  A assistência referida no § 4o deste artigo deverá ser também prestada a gestantes ou mães que manifestem interesse em entregar seus filhos para adoção. 

    bons estudos
    a luta continua

  • A alternativa C está ERRADA:

    Art. 8º, § 2º A parturiente será atendida preferencialmente pelo mesmo médico que a acompanhou na fase pré-natal.


  • A) art. 9º, ECA; B) art. 10, V, ECA; C) art. 8º, §2º, ECA; D) art. 10, II, ECA; E) art. 8º, §5º, ECA.
  • a) Os filhos de mães submetidas à medida privativa de liberdade estão excluídos das condições adequadas ao aleitamento materno proporcionadas pelo Poder Público. art 9 - O poder público, as instituições e os empregadores deverão propiciar ambiente adequado ao aleitamento materno, inclusive a filhos de mães submetidas a medidas de Cessação de liberdade

     

    b) Os hospitais públicos, e não os privados, são obrigados a manter alojamento conjunto, possibilitando ao neonato a permanência junto à mãe. -(E) art 10- estabelecimentos de atenção à saúde da gestante, públicos ou privados (...)

     

    c) A parturiente será atendida, exclusivamente, pelo mesmo médico que a acompanhou na fase pré-natal. art 8° §2°- (...) garantido o direito de opção da mulher (preferência da mulher pelo estabelecimento e até mesmo pelo médico)

     

    d) Os hospitais não são obrigados a identificar o recém-nascido mediante o registro de sua impressão digital. (E) - Art 10 II- identificar os recém nascidos através registros de impressão plantar, digital e gigital da mãe.

     

    e) A assistência psicológica, como dever do Poder Público, deverá ser prestada também a gestantes ou a mães que manifestem interesse em entregar seus filhos para adoção. (C)

  • Gab: E