Assinale a alternativa INCORRETA:
Assinale a alternativa INCORRETA:
Como forma de proteção à criança, o ECA estabeleceu normas de proteção à gestante e à nutriz. No que concerne a essas normas, assinale a opção incorreta.
Considerando-se o que estabelece o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n. 8.069/90), assinale a afirmativa INCORRETA.
As entidades de atendimento que desenvolvem programas de abrigo para crianças e adolescentes devem
Entre outras obrigações, as entidades que desenvolvem programas de internação para menores devem
O Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n. 8.069, de 13/07/1990) assegura à gestante, através do Sistema Único de Saúde, os seguintes direitos, à EXCEÇÃO de
O direito a proteção à vida e à saúde, permitindo o crescimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso da criança, compreende 
Julgue os itens a seguir, com relação ao que dispõe o Estatuto da
Criança e do Adolescente (ECA).
 
Suponha que um médico pediatra, ao atender um bebê em seu consultório, tenha verificado a presença de hematomas e equimoses característicos de maus-tratos e comunicado o fato imediatamente ao conselho tutelar da respectiva localidade. Nessa situação, o médico agiu de forma equivocada, visto que não cabe ao conselho tutelar receber esse tipo de comunicado, devendo o fato ter sido informado obrigatoriamente à autoridade policial, a quem cabe a comunicação formal do fato ao conselho tutelar.
Julgue os itens a seguir, com relação ao que dispõe o Estatuto da
Criança e do Adolescente (ECA).
 
Considere que Pedro, de cinco anos de idade, necessite de prótese coclear para correção de deficiência auditiva e que, no hospital público em que foi atendido, seus pais recebam a informação de que deveriam arcar com as despesas relativas à compra do referido dispositivo. Nessa situação hipotética, os pais da criança podem recorrer ao Ministério Público para assegurar o direito ao fornecimento gratuito, pelo poder público, da prótese coclear ao filho.
ANALISANDO AS SEGUINTES ASSERTIVAS: 
I  –  A  garantia  da  prioridade,  da  qual  gozam  crianças  e  adolescentes,  compreende  a  primazia  de  receber  proteção  e  socorro  em  quaisquer  circunstâncias,  a  precedência  de  atendimento  nos  serviços  públicos,  destinação privilegiada de  recursos públicos, e a preferência na  formulação e na execução de políticas sociais  públicas;  
II  –  É  obrigação  do  poder  público  e  das  instituições  de  saúde  particulares,  ainda  que  não  conveniadas  ao  Sistema Único de Saúde (SUS), fornecer assistência psicológica à gestante e à mãe, no período pré e pós natal,  até mesmo para prevenir ou minorar as consequências do estado puerperal;  
III – Os hospitais públicos e particulares são obrigados a proporcionar condições para a permanência integral de  ambos os pais ou do responsável, durante a internação de criança ou adolescente;  
IV  – O  lapso  temporal máximo  para  a  permanência  de  criança  ou  adolescente  em  programa  de  acolhimento  institucional  é  de  01  (um)  ano,  salvo  comprovada  necessidade  que  atenda  ao  seu  superior  interesse,  devidamente fundamentada pela autoridade judiciária;  
V – Os hospitais,  tanto públicos como particulares, são obrigados a manter alojamento conjunto, possibilitando  ao neonato a permanência junto à mãe.  
É POSSÍVEL AFIRMAR: 
 
Visando a proteção infantil, os hospitais e demais estabelecimentos de atenção à saúde de gestantes, públicos e particulares, são obrigados a
 Sobre os direitos da criança previstos no Estatuto da  Criança  e do Adolescente, avalie  as afirmativas que seguem: 
I)  Na  interpretação  do Estatuto  da  Criança  e  do   Adolescente  serão  levados em  conta  os  fins  sociais a que ele se dirige, as exigências do bem comum,  os  direitos  e deveres  individuais  e  coletivos  e  a  condição  peculiar  da  criança  e  do  adolescente como pessoas em desenvolvimento. 
II)  É  assegurado  atendimento  integral  à  saúde  da  criança  e  do  adolescente,  por  intermédio  do  Sistema  Único  de  Saúde,  garantido  o  acesso  universal  e  igualitário  às  ações  e  serviços  para promoção,  proteção  e  recuperação  da  saúde.A criança e o adolescente portadores de deficiência  receberão  atendimento  especializado.  Incumbe ao poder público  fornecer gratuitamente àqueles que  necessitarem  os medicamentos,  próteses  e  outros  recursos  relativos  ao  tratamento,  habilitação ou reabilitação. 
III)  A criança e o adolescente  têm direito à proteção à  vida  e  à  saúde,  mediante  a  efetivação  de  políticas  sociais  públicas  que  permitam  o nascimento  e  o  desenvolvimento  sadio  e  harmonioso, em condições dignas de existência.
IV) Os  estabelecimentos  de  atendimento  à  saúde  deverão  proporcionar  condições  para  a  permanência  em  tempo  integral  de  um  dos  pais  ou  responsável,  nos  casos  de  internação de criança ou adolescente; e, nos casos de suspeita  ou confirmação de maus-tratos contra criança ou  adolescente,  serão  obrigatoriamente  comunicados  ao Conselho Tutelar  da  respectiva  localidade,  sem  prejuízo  de  outras  providências  legais. 
 
V) O  poder  público,  as  instituições  e  os  empregadores  propiciarão  condições  adequadas  ao  aleitamento  materno,  inclusive aos  filhos  de mães  submetidas  à  medida  privativa  de  liberdade. 
Está(ão) CORRETA(S):
 
Assinale a opção correta com base no que dispõe o ECA a respeito de ato infracional, medidas socioeducativas, entidades de atendimento e direito à saúde.
  
No caso de crianças e adolescentes com perda ou fragilidade de vínculos de afetividade e sociabilidade ou que tenham optado por alternativas diferenciadas de sobrevivência que possam representar risco pessoal e social, dentre  outros casos, a Lei no  8.742/93, que organiza a Assistência Social e a Resolução no  145/04, que institui a Política  Nacional de Assistência Social, previram os serviços socioassistenciais. Estes serviços, na referência da 
 
Os artigos 4o  e 11 do Estatuto da Criança e do Adolescente  (Lei no  8.069/90) estabelecem, como absoluta prioridade, a  efetivação dos direitos referentes à vida e à saúde por meio  de políticas públicas que assegurem o acesso universal e  igualitário às ações e serviços para a promoção, proteção e  recuperação da saúde. A Política do Ministério da Saúde  para Atenção Integral a Usuários de Álcool e outras Drogas  e a Portaria no  1.190, de 04.06.09, preveem, por seu turno,  diretrizes e recomendações aplicáveis na atenção dessa  população, dentre elas: 
 
Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, deve-se  proteger também a gestante e mãe. Nesse sentido, consoante as  regras estatutárias, é correto afirmar que:
 
No concernente às obrigações dos hospitais a respeito da  criança e do adolescente, normatizadas pelo ECA, não se inclui:
 
Quanto ao Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA -  Lei no  8.069/90 é correto afirmar: 
Sobre  o  acesso  das  crianças  e  adolescentes  à  saúde e o direito à convivência familiar, assinale a  alternativa CORRETA: 
 
Relativamente  à  disciplina  dos  direitos  à  vida  e  à  saúde,  no  Estatuto  da  Criança  e  do  Adolescente,  assinale  a  alternativa correta. 
 
Com relação aos direitos fundamentais da criança e do adolescente,
julgue o item a seguir.
 
Preferencialmente, a parturiente será atendida, na hora do parto, pelo mesmo médico que a acompanhou durante o pré-natal.
 
A respeito dos direitos fundamentais de crianças e adolescentes previstos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, é correto afirmar que 
 
A garantia de prioridade absoluta assegurada à criança e ao adolescente  concernente  a  efetivação  dos  direitos  referentes  à  vida,  à  saúde,  à  alimentação,  à  educação,  ao  esporte,  ao  lazer,  à  profissionalização  e  à  cultura,  dentre  outros,  compreende:
 
A respeito do ECA  - Estatuto da Criança e do Adolescente, é correto afirmar: 
 
Os hospitais e demais estabelecimentos de atenção à saúde de gestantes, públicos e particulares, são obrigados a
 
ANALISE CADA UM DOS ENUNCIADOS DAS QUESTÕES 
ABAIXO E ASSINALE 
“CERTO” - (C) OU “ERRADO” - (E) 
  
É dever do Poder Público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos  referentes  à  vida,  à  saúde,  à  alimentação,  à  educação,  ao  esporte,  ao  lazer,  à  profissionalização,  à  cultura,  à  dignidade,  ao  respeito,  à  liberdade  e  à  convivência  familiar e comunitária da criança e do adolescente, mas, a garantia de prioridade de que  fala  o  artigo  4º  do ECA,  não  inclui  a  preferência  na  formulação  e  na  execução    das  políticas sociais públicas. 
 
ANALISE CADA UM DOS ENUNCIADOS DAS QUESTÕES 
ABAIXO E ASSINALE 
“CERTO” - (C) OU “ERRADO” - (E) 
  
Os  estabelecimentos  de  atendimento  à  saúde  poderão  proporcionar  condições  para  a  permanência em tempo integral de um dos pais ou responsável, nos casos de internação  de criança ou adolescente.
 
ANALISE CADA UM DOS ENUNCIADOS DAS QUESTÕES 
ABAIXO E ASSINALE 
“CERTO” - (C) OU “ERRADO” - (E) 
  
O direito a proteção à vida e à  saúde, permitindo o crescimento e o desenvolvimento  sadio  e  harmonioso  da  criança  compreende  a  possibilidade  de  seu  atendimento  em  qualquer hospital, quer da rede pública, quer da rede particular,  às expensas do Estado. 
 
Considerando as disposições do Estatuto da Criança e do Adolescente, julgue as assertivas abaixo e escolha  a opção correta.  
I - A garantia da prioridadade estabelecida no art. 4º do ECA compreende: a) primazia de receber proteção  e  socorro  em  quaisquer  circunstâncias;  b)  precedência  de  atendimento  nos  serviços  públicos  ou  de  relevância pública; c) preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas; d) destinação  privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude;  
II  - Os hospitais e demais estabelecimentos de atenção à  saúde de gestantes, públicos e particulares,  são  obrigados a manter registro das atividades desenvolvidas, através de prontuários  individuais, pelo prazo de  cinco  anos;  bem  como  a  fornecer  declaração  de  nascimento  onde  constem  necessariamente  as  intercorrências do parto e do desenvolvimento do neonato;  
III – A falta ou a carência de recursos materiais constitui motivo suficiente para a perda ou a suspensão do  poder familiar, salvo se a família for incluída em programas oficiais de auxílio. 
 
Como sujeitos de direito, a criança e o adolescente desfrutam  de direitos fundamentais, como, por exemplo, o direito à  saúde, o qual inclui uma fase anterior, que é a gestação e o  parto. O Estatuto da Criança e do Adolescente determina  proteção à maternidade, especialmente à gestante, por meio  do Sistema Único de Saúde e de planos da Previdência  Social, visando ao próprio direito da criança a nascer:  atendimento pré-natal e perinatal, ou seja, antes, durante e  depois do nascimento. Nesse contexto e com fundamento na  Lei n.° 8.069/1990, assinale a alternativa correta. 
 
Nos termos do Estatuto da Criança e do adolescente é correto afirmar que:
 A  partir  dos  preceitos  contidos  na Lei  n.º  8.069/90  acerca  dos  direitos  fundamentais  da  criança  e  do  adolescente,  analise  as  seguintes assertivas.  
I.  É  assegurado  à  gestante,  como meio  de  conferir  atendimento  integral  ao  nascituro,  a  prerrogativa  de  ser  obrigatoriamente  atendida no parto pelo mesmo médico que a acompanhou na fase pré-natal. 
 II. Incumbe ao Poder Público proporcionar assistência psicológica à gestante ou à mãe que manifeste  interesse em entregar seu  filho para adoção.  
III. Os  estabelecimentos  de  atendimento  à  saúde  deverão  proporcionar  condições  para  a  permanência,  em  tempo  integral,  de  ambos  os  pais  ou  responsável,  nos  casos  de  internação  de  criança  ou  adolescente,  garantindo-lhes  acomodação  em  leito  privativo. 
Qual(is) está(ão) correta(s)?  
Na parte preliminar da Lei 8.069/90, considera-se dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder  público  assegurar,  com absoluta prioridade,  a efetivação dos direitos  referentes à  vida, à saúde,  à  alimentação, à  educação, ao esporte, ao  lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência  familiar e comunitária. Sobre o assunto, considere as seguintes garantias:    
1.  Primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias.  
2.  Precedência de atendimento nos serviços públicos e privados ou de relevância pública.  
3.  Preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas.  
4.  Destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude. 
A garantia de prioridade à Criança e ao Adolescente compreende: 
Na linha da Política do Ministério da Saúde para a atenção integral a usuários de álcool e drogas, incluindo o atendimento a crianças e adolescentes, o serviço CAPS AD III (Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Outras Drogas)
Assinale a alternativa incorreta sobre o texto:
Livia, 22 anos de idade, balconista de uma rede de supermercados, está grávida em seu terceiro mês de gestação. Considerando o Sistema de Proteção da Criança e do Adolescente instituído por meio da Constituição de 1988 e da legislação aplicável, especialmente o Estatuto da Criança e do Adolescente, a criança que ela está gestando deve ter os seus direitos fundamentais resguardados mediante a efetivação de políticas sociais públicas, desde:
Em relação às políticas públicas de saúde asseguradas pelo ECA à criança e ao adolescente, assinale a opção correta.
Roberto, médico  obstetra  de  um  hospital  público,  é  chamado  a  atender Maria, já em adiantado trabalho de parto.  Após algumas horas, a jovem, com 17 anos de idade, dá à luz uma  criança saudável. 
Conversando  com  a  menor  parturiente,  Roberto  toma  conhecimento de  sua precária situação  financeira e da condição  miserável  em  que  vive  com  seus  outros  02  (dois)  filhos  de  relacionamentos diversos.
  É  informado por ela de que há uma família abastada  interessada  em  ficar  com o  recém-nascido, a quem pretende entregá-lo  tão  logo obtenha alta hospitalar. 
Sobre a conduta do médico, é correto afirmar que:  
O Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece uma série de direitos que visam proteger a  saúde e a vida de crianças e adolescentes. Nota-se, inclusive, que a preocupação da Lei n.º 8.069/90  com a criança se inicia desde o período intrauterino. Com base na mencionada legislação, examine  os itens a seguir:
 I.  É assegurado à gestante, através do Sistema Único de Saúde, o atendimento pré e perinatal.
 II.  A parturiente será atendida obrigatoriamente pelo  mesmo médico que a acompanhou na fase pré--natal. 
III.  Incumbe ao poder público propiciar apoio alimentar à gestante e à nutriz que dele necessitem. 
IV.  O poder público, as instituições e os empregadores  propiciarão condições adequadas ao aleitamento  materno, exceto aos filhos de mães submetidas a  medida privativa de liberdade. 
V.  Os hospitais e demais estabelecimentos de atenção à saúde de gestantes, públicos e particulares,  são obrigados a manter registro das atividades  desenvolvidas, através de prontuários individuais,  pelo prazo de vinte e um anos.
Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas  verdadeiras 
Encontra fundamento no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) a seguinte proposição:
As  crianças  Juliana,  de  1  ano,  e  Cauã,  de  5  anos,  foram  encaminhadas para acolhimento  institucional após denúncias de  vizinhos  de  que  eram  deixadas  sozinhas  trancadas  em  casa  enquanto  a mãe  Jussara,  alcoolista  de  22  anos,  passava  a  noite  bebendo  em um bar. De  dia,  Jussara  dormia,  negligenciando os  cuidados aos filhos. 
De  acordo  com  o  disposto  no  Estatuto  da  Criança  e  do  Adolescente,  
O Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, em seu artigo 4°, estabelece que é dever da  família,  da  comunidade,  da  sociedade  em  geral  e  do  poder  público  assegurar,  com  absoluta  prioridade,  a efetivação  dos  direitos  da  criança  e  do  adolescente.  A  garantia  de  prioridade  de  que  trata  essa  lei  compreende:
  Leia com atenção os itens a seguir, a respeito do complemento CORRETO do enunciado acima : 
 I)  Acesso à escola privada ou pública mais próxima de sua residência.  
II)  Precedência absoluta de atendimento nos serviços públicos, privados ou de relevância pública.  
III)  Preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas. 
 IV)  Primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias.  
 Analise os itens acima e marque a alternativa correta:
Joana encontra-se no sétimo mês de gravidez e informa à enfermeira do posto de saúde onde faz o pré-natal que pretende entregar o nascituro para adoção. Segundo o que obriga expressamente o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n° 8.069/90), diante de tal informação, deve o serviço de saúde
 Assinale a resposta correta, considerando as seguintes  assertivas:
I.  Segundo o expressamente previsto pelo Estatuto da  Criança  e  do  Adolescente,  os  hospitais  e  demais  estabelecimentos de atenção à saúde de gestantes,  públicos e particulares, são obrigados a proceder a  exames  visando  ao  diagnóstico  e  terapêutica  de  anormalidades  no  metabolismo  do  recém-nascido,  bem como prestar orientação aos pais. 
II.  Segundo o expressamente previsto pelo Estatuto da  Criança  e  do  Adolescente,  o  poder  público,  as  instituições  e  os  empregadores,  propiciarão  condições  adequadas  ao  aleitamento  materno,  inclusive  aos  filhos  de mães  submetidas  a medida  privativa de liberdade, bem como o apoio alimentar à  gestante e à nutriz que dele necessitem. 
III. Segundo o expressamente previsto pelo Estatuto da  Criança  e  do  Adolescente,  a  gestante  deverá  será  encaminhada aos diferentes níveis de atendimento,  segundo critérios médicos específicos, obedecendo- se ao princípio de centralização seletiva do Sistema  de Saúde.  
Assinale a resposta correta:  
O Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária pretende, com sua execução, materializar a todas as crianças, o direito fundamental à convivência familiar e comunitária. Indique a alternativa descreve INCORRETAMENTE um dos resultados programáticos pretendidos pelo respectivo Plano, conforme contexto supracitado.
O Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes é um instrumento de garantia e defesa de direitos de crianças e adolescentes que pretende criar, fortalecer e implementar um conjunto articulado de ações e metas fundamentais para assegurar a proteção integral à criança e ao adolescente em situação ou risco de violência sexual. Assinale a alternativa que descreve INCORRETAMENTE um dos objetivos específicos do Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.
As crianças e adolescentes brasileiros são protegidos por uma série de regras e leis estabelecidas pelo país. Após anos de debates e mobilizações, chegou-se ao consenso de que a infância e a adolescência devem ser protegidas por toda a sociedade das diferentes formas de violência. Partindo dessa premissa, o arcabouço legal brasileiro traz vários instrumentos que designam os direitos das crianças e asseguram a sua proteção. Sendo assim, são exemplos de leis que garantem os direitos da criança, EXCETO:
De acordo com o Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3/2009) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), julgue o item subsequente.
Conforme o ECA, a criança e o adolescente têm o direito
de ser cuidados sem o uso de castigo físico ou de tratamento
cruel ou degradante sob qualquer pretexto ― entre os quais
a correção, a disciplina e a educação ― tanto pelos pais quanto
por integrantes da família ampliada, pelos agentes públicos
executores de medidas socioeducativas ou por qualquer pessoa
responsável. 
O Art. 13 do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (Lei nº 8.069/90) versa sobre:
Os casos de suspeita ou confirmação de maus-tratos contra criança ou adolescente serão obrigatoriamente comunicados ao
Conselho Tutelar da respectiva localidade e 
Assinale:
Quanto aos direitos fundamentais de crianças e adolescentes, assinale a opção CORRETA:
Quais das assertivas acima estão corretas?
O ECA prevê que deverão ser obrigatoriamente comunicados ao Conselho Tutelar, da respectiva localidade, os casos de
I. suspeita ou confirmação de maus-tratos contra criança ou adolescente.
II. ato infracional cometido por parte de crianças e adolescentes.
III. comprovação de uso de drogas ilícitas por parte de crianças.
 Está correto o que se afirma APENAS em 
É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar à criança, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária - Art. 4º da Lei 8.069/1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente. A garantia de prioridade compreende, EXCETO:
Instrumento de planejamento surgido no campo militar, com a finalidade de monitorar situações de perigo em que o tempo é variável fundamental. É correto afirmar que a descrição acima refere-se ao(à)
Acerca do disposto no Estatuto da Criança e do
Adolescente (ECA), no que se refere ao direito à vida e à
saúde, Título II, Capítulo I, marque V para verdadeiro ou F
para falso e, em seguida, assinale alternativa que
apresenta a sequência correta. 
( ) A criança e o adolescente portadores de deficiência
receberão atendimento especializado.
( ) Os pais poderão optar pela vacinação de seus filhos
ou não, ainda que houver a sua recomendação, em
certos casos, pelas autoridades sanitárias.
( ) As gestantes ou mães que manifestem interesse em
entregar seus filhos para adoção serão
obrigatoriamente encaminhadas à Justiça da
Infância e da Juventude. 
O Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/1990) estabelece que a criança e o adolescente têm direito à proteção, à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência. Assinale a alternativa que descreve corretamente o encaminhamento obrigatório que deve ser direcionado às gestantes ou mães que manifestem interesse em entregar seus filhos para adoção.
Conforme a Lei nº 8.069/1990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a alternativa incorreta.
De acordo com a Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. A criança e o adolescente portadores de deficiência receberão atendimento especializado.
II. É dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino.
III. Ao adolescente portador de deficiência é assegurado trabalho protegido.
IV. São linhas de ação da política de atendimento,
as campanhas de estímulo ao acolhimento
sob forma de guarda de crianças e
adolescentes afastados do convívio familiar
e à adoção, especificamente interracial, de
crianças maiores ou de adolescentes, com
necessidades específicas de saúde ou com
deficiências e de grupos de irmãos.
Sobre o estatuto da criança e do adolescente, é correto afirmar que
Sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente-ECA (LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990), assinale verdadeiro (V) ou falso(F):
( ) Considera criança a pessoa até 11 anos de idade incompletos.
( ) O ECA também se aplica, excepcionalmente, as pessoas entre 18 e 24 anos de idade.
( ) Casos de suspeita ou confirmação de maus tratos ou castigo físico, serão obrigatoriamente comunicados ao Conselho Tutelar.
( ) Dispõe sobre a prevenção integral à criança e ao adolescente como sujeitos de direitos e pessoas em desenvolvimento.
( ) Estabelece que a colocação em família substituta estrangeira constitui medida excepcional, somente admissível na modalidade de adoção.
A sequência correta está no item:
De acordo com o § 1º, do Art. 91 da Lei 8.069/90, NÃO será negado o registro à entidade que:
Assinale a alternativa referente a uma das obrigações que, de acordo com o Art. 94, da Lei 8.069/90, as entidades que desenvolvem programas de internação têm.
Em relação à Convenção Internacional sobre os direitos da criança, ratificada pelo Brasil em 20 de setembro de 1990, analise as assertivas abaixo.
I - Para efeitos da Convenção, entende-se por criança todo ser humano menor de 12 anos de idade, salvo se, em conformidade com a lei aplicável à criança, a maioridade seja alcançada antes.
II - A criança será registrada imediatamente após o seu nascimento e terá, desde seu registro, direito a um nome, a uma nacionalidade e, na medida do possível, direito de conhecer seus pais e ser cuidada por eles.
III - Cabe aos pais, ou a outras pessoas encarregadas, a responsabilidade primordial de proporcionar, de acordo com suas possibilidades e meios financeiros, as condições de vida necessárias ao desenvolvimento da criança.
IV - Os Estados Membros tomarão todas as medidas legislativas, administrativas, sociais e educacionais apropriadas para proteger a criança contra todas as formas de violência física ou mental, abuso ou tratamento negligente, maus-tratos ou exploração, enquanto estiver sob a guarda dos pais, do representante legal ou de qualquer outra pessoa responsável por ela.
Estão corretas as assertivas
Analise os itens seguintes:
I - A criança e o adolescente portadores de deficiência receberão atendimento especializado.
II - E obrigatória a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias.
III - É assegurado à gestante, através do Sistema Único de Saúde, o atendimento pré e perinatal.
Com base no que dispõe o Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA são verdadeiras as afirmativas:
De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, os hospitais e demais estabelecimentos de atenção à saúde de gestantes, públicos e particulares, são obrigados a:
Para tanto, os Conselhos Nacional, Estaduais, Distrital e Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente bem como os órgãos gestores do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo, nos seus respectivos níveis, devem articular-se com os Conselhos e órgãos responsáveis pelo controle, gestão, supervisão e avaliação dos demais sistemas e políticas sociais para o desenvolvimento de ações integradas e que levem em consideração as peculiaridades que cercam o atendimento aos adolescentes inseridos no SINASE. Entre outras ações que podem favorecer o desenvolvimento da articulação destacam-se as seguintes:
I- estímulo à prática da intersetorialidade;
II- campanhas conjuntas destinadas à sociedade em geral e aos profissionais da área, com vistas à concretização da Doutrina de Proteção Integral adotada pelo ECA;
III- promoção de discussões, encontros, seminários (gerais e temáticos) conjuntos;
IV- respeito às competências e atribuições de cada ente federativo e de seus órgãos, evitando-se a sobreposição de ações.
Está correto o que se afirma em:
Gestante, no último trimestre de sua gestação, ingressa com ação judicial, almejando obter atendimento pré-natal por profissionais da atenção primária, e que os profissionais de saúde de sua referência estejam vinculados ao estabelecimento em que será realizado o parto, a fim de ser garantido o seu direito de opção da mulher.
A esse respeito, assinale a afirmativa correta.
Quanto ao direito à vida e à saúde, previsto no estatuto da criança e do adolescente, analise os itens abaixo e a seguir, assinale a alternativa correta:
I. O poder público, as instituições e os empregadores propiciarão condições adequadas ao aleitamento materno, inclusive aos filhos de mães submetidas a medida privativa de liberdade.
II. Os estabelecimentos de atendimento à saúde deverão proporcionar condições para a permanência em tempo integral de um dos pais ou responsável, nos casos de internação de criança e em pelo menos meio período nos casos de intenação de adolescente.
III. Incumbe ao poder público fornecer gratuitamente
àqueles que necessitarem os medicamentos, próteses
e outros recursos relativos ao tratamento, habilitação ou
reabilitação.
Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta. Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente
“É assegurado atendimento_______________ à
saúde da criança e do adolescente, por intermédio
do Sistema Único de Saúde, garantido o acesso
____________ e ______________ às ações e
serviços para promoção, proteção e recuperação
da saúde.”
Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, é incorreto afirmar:
Conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente a gestante e a parturiente têm direito a ____ acompanhante(s) do sua preferência durante o período do pré-natal, do trabalho de parto e do pós-parto imediato
O texto acima estará correto se a lacuna for preenchida por
Leia as afirmações e diga qual delas NÃO é tratada pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/90).
I – O ECA assegura que, nos hospitais, após o parto, o recém-nascido possa permanecer junto à mãe;
II – Os casos de suspeita ou confirmação de castigo físico, tratamento cruel ou degradante e de maus tratos devem ser obrigatoriamente comunicados ao Conselho Tutelar de cada localidade, sem prejuízo de outras providências legais;
III – O direito à liberdade, previsto no ECA, incluí o direito da criança e do adolescente ao refúgio, auxílio e orientação.
Assinale a alternativa incorreta.
Sobre os direitos fundamentais à vida e à saúde da mulher gestante previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente, leia as assertivas a seguir e, depois, assinale a alternativa CORRETA.
I. A gestante tem direito a 02 (dois) acompanhantes de sua preferência durante o período do pré-natal, do trabalho de parto e do pós-parto imediato.
II. Caso os profissionais de saúde de referência já tenham vinculado a gestante, no último trimestre da gestação, ao estabelecimento em que será realizado o parto, a mulher não tem o direito de optar por outro local.
III. A obrigação do poder público de proporcionar assistência psicológica à gestante e à mãe se limita ao período pré-natal.
IV. O atendimento pré-natal será realizado por profissionais da atenção primária.