SóProvas


ID
1039150
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MTE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Com base nas normas brasileiras para o exercício da auditoria interna, julgue os itens a seguir.

Um dos requisitos para assegurar a necessária independência técnica aos auditores internos é a garantia de que, no planejamento de seu trabalho, eles não serão influenciados pelas orientações emanadas da administração da entidade e, eventualmente, por suas expectativas.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA

    Segundo a NBC TI 01, “o planejamento do trabalho da Auditoria Interna compreende os exames preliminares das áreas, atividades, produtos e processos, para definir a amplitude e a época do trabalho a ser realizado, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela administração da entidade”.

    http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/aft-prova-de-auditoria-comentada/

  • Errado.


    NBC TI 01

    12.2 – NORMAS DE EXECUÇÃO DOS TRABALHOS

    12.2.1 – Planejamento da Auditoria Interna

    [...]

    12.2.1.2  –   O planejamento deve considerar os fatores relevantes na execução dos trabalhos, especialmente os seguintes:

    a)  o conhecimento detalhado da política e dos instrumentos de gestão de riscos da entidade;

    b)  o conhecimento detalhado das atividades operacionais e dos sistemas contábil e de controles internos e  seu grau de confiabilidade da entidade;

    c)  a natureza, a oportunidade e a extensão dos procedimentos de auditoria interna a serem aplicados, alinhados com a política de gestão de riscos da entidade;

    d)  a existência de entidades associadas, filiais e partes relacionadas que estejam no âmbito dos trabalhos da Auditoria Interna;

    e)  o uso do trabalho de especialistas;

    f)  os riscos de auditoria, quer pelo volume ou pela complexidade das transações e operações;

    g)  o conhecimento do resultado e das providências tomadas em relação a trabalhos anteriores, semelhantes ou relacionados;  

    h)  as orientações e as expectativas externadas pela administração aos auditores internos; e

    i)  o conhecimento da missão e objetivos estratégicos da entidade.


  • Além de ser um fator relevante a influência da administração nas orientações ao auditor interno, da forma como a banca descreveu, está se referindo ao Auditor Independente, que não deverão ser influenciados por orientações da entidade que está auditando. 

  • Oie gente!

    A questão descreveu o que não deve influenciar o Auditor INDEPENDENTE.

    Lembrando que o Auditor Interno é empregado da organização e assim sendo deve ter seu trabalho influenciado pelas ordens e expectativas desta.

    ;)

  • Apesar da justificativa dos colegas acho essa questão questionável. É evidente que os auditores internos farão o planejamento de suas atividades com base na orientação da administração. Isso é a literalidade da norma, mas orientar e influenciar não são palavras sinônimas. Entendo que orientar esteja voltado para fornecer as diretrizes enquanto influenciar é induzir uma opinião ou ação. Não vejo como uma auditoria possa ser imparcial sendo influenciada pelas orientações da administração. A banca só colocou a palavra "influenciar" dentro desse contexto para ferrar com quem estudou o assunto. Colocasse então a literalidade da norma "considerar as orientações e as expectativas externadas pela administração aos auditores internos"

  • Errado.

     

    Comentários:

     

    Segundo a NBC TI 01, "o pplanejamento do trabalho da Auditoria Interna  compreende os exames preliminares das áreas,

    atividades, produtos e processos, para definir a amplitude e a época do trabalho a ser realizado, de acordo com as diretrizes

    estabelecidas pela administração da entidade”.

     

     

    Gabarito: E

     

     

    Prof. Claudenir Brito

  • Quem elaborou a questão não conhece auditoria e nem lingua portuguesa. Na prova da PM RJ a justiça anulou 3 questões, isto deve se tornar mais recorrente, tendo em vista os delírios das bancas.

  • Se o objetivo da AI é auxiliar a administração a atingir seus objetivos é mais do que normal que essa esteja inserida no planejamento .
  • Segundo a NBC TI 01, “o planejamento do trabalho da Auditoria Interna compreende os exames preliminares das áreas, atividades, produtos e processos, para definir a amplitude e a época do trabalho a ser realizado, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela administração da entidade”.


    Prof. Claudenir Brito

  • A questão refere-se ao item 12.2.1 da NBC TI 01:

    O planejamento deve considerar os fatores relevantes na execução dos trabalhos, especialmente os seguintes:

    h) as orientações e as expectativas externadas pela administração aos auditores internos.

  • RESOLUÇÃO: A assertiva está quase toda correta, tornando-se errada no final. Veja que, segundo a NBC TI 01:

    "o planejamento do trabalho da Auditoria Interna compreende os exames preliminares das áreas, atividades, produtos e processos, para definir a amplitude e a época do trabalho a ser realizado, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela administração da entidade”. Lembre-se que o Auditor Interno é empregado da organização e assim sendo deve ter seu trabalho influenciado pelas ordens e expectativas desta.

  • O auditor interno está a serviço da entidade, de modo que ele existe em função das necessidades da entidade. Portanto, os objetivos e expectativas da administração da entidade quanto ao alcance dos objetivos influenciam as auditorias, porém, não o julgamento do auditor. Na execução do trabalho, a opinião do auditor é soberana, porém a programação dos trabalhos de auditoria ou quais áreas serão auditadas, não podem ser dissociadas dos objetivos da organização, caso contrário a auditoria interna não conseguiria gerar o efeito que é uma das suas razões de existir: agregar valor à administração.