SóProvas


ID
1039405
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MTE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A respeito das doenças pulmonares de origem ocupacional, julgue os próximos itens.

A siderose, decorrente da exposição a fumos de óxido de ferro, caracteriza-se por alterações radiológicas pulmonares difusas, que são associadas ao desenvolvimento precoce de insuficiência respiratória grave.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA.

    O termo siderose é utilizado para caracterizar a deposição de ferro nos tecidos vivos. Habitualmente, diz respeito à patologia que acomete os pulmões, resultante da inalação de partículas de ferro.

    Esta patologia normalmente não causa sintomas, sendo conhecida como “pneumoconiose benigna”, ou seja, é uma doença pulmonar causada pela inalação de partículas de poeira que não resulta em muitos problemas para os seus portadores.

    A siderose pode ser evitada, mas habitualmente não é tratada. Como grande parte dos portadores de siderose não apresentando sintomas, o indivíduo continua exposto à inalação de poeira de óxido de ferro e nenhuma medida é tomada. 

    Fonte: 
    http://www.infoescola.com/doencas/siderose/

    Conforme exposto acima, a assertiva está errada quando diz "que são associadas ao desenvolvimento precoce de insuficiência respiratória grave."
  • Errado.

     

    A siderose não desenvolve insuficiencia respiratória grave mas pode favorecer o aparecimento de outras doenças. Vejam:

     

    A siderose em si costuma não ter sintomas, mas aumenta o risco de outras doenças, como doença pulmonar obstrutiva crônica(DPOC), fibrose pulmonar e câncer de pulmão. O risco é ainda maior quando associado a silicose (inalar poeira de sílica) ou de radônioou ainda entre fumantes e em cidades poluídas. [2]

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Siderose

  • A siderose pulmonar é uma pneumoconiose causada pela inalação de poeiras e fumos contendo óxidos de ferro. Pode acometer trabalhadores expostos a atividades extrativas de minério de ferro (hematita, magnetita, limonita), produção de pigmentos naturais contendo óxidos de ferro em tintas e pisos, metalurgia de aço, ferro e ligas, solda a arco elétrico e oxietileno, polimento de metais com óxidos de ferro em cutelaria de aço e prata e outras atividades afins.

    A siderose é uma pneumoconioses não-fibrogênica, que caracteriza-se, do ponto de vista histopatológico, por lesão de tipo macular com deposição intersticial peribronquiolar de partículas, fagocitadas ou não, com nenhum ou discreto grau de desarranjo estrutural, além de leve infiltrado inflamatório ao redor, com ausência ou discreta proliferação fibroblástica e de fibrose.

    Tendo em vista o padrão histopatológico de deposição e formação de máculas isoladas, sem produção de fibrose, a disfunção respiratória é praticamente ausente e a evolução clínica é considerada benigna quando comparada à evolução possível das pneumoconioses fibrogênicas.

    Ou seja, não é difusa e nem leva ao desenvolvimento precoce de insuficiência respiratória grave.


    Resposta ERRADO


    Bibliografia


    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Pneumoconioses / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2006.


  • esse sabiá no plural não quer dizer que vários sabiás também sairam, quer dizer apenas que existem lacunas a serem preenchidas na vida dos "sabiás"