SóProvas


ID
10399
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2006
Provas
Disciplina
Ciência Política
Assuntos

No Brasil, o debate sobre pobreza, desigualdades e políticas sociais tem amadurecido nos anos recentes, levando a algumas importantes constatações, algumas delas expressas nos enunciados abaixo. Assinale quais delas são Falsos (F) ou Verdadeiros (V) e depois indique a seqüência correta.

( ) Os dados disponíveis sobre os determinantes da desigualdade de renda no Brasil não são conclusivos, alguns apontando para deficiências educacionais, outros para a diversidade produtiva e para a discriminação social.

( ) Embora a pobreza e a desigualdade de renda sejam fortemente afetadas por fatores macroeconômicos, como a inflação, sofrem pouca influência do mercado de trabalho.

( ) O alto grau de desigualdade de renda no Brasil resulta principalmente da conjunção de uma economia em acelerado progresso tecnológico e um sistema educacional incapaz de gerar uma força de trabalho com a qualificação necessária para preencher os postos de trabalho.

( ) Os principais determinantes da pobreza no Brasil são o esgotamento do modelo de desenvolvimento econômico, os fatores demográficos e o acesso aos programas sociais.

( ) A desigualdade da renda per capita no Brasil é muito mais revelada pelo mercado, expressando as heterogeneidades pré-existentes na força de trabalho, do que produzida pelo mercado.

Alternativas
Comentários
  • ( ) Os dados disponíveis sobre os determinantes da desigualdade de renda no Brasil não são conclusivos, alguns apontando para deficiências educacionais, outros para a diversidade produtiva e para a discriminação social. CORRETA. Temos grandes autores como Sérgio Buarque de Holanda, Gilberto Freyre e Raymundo Faoro, porém a teoria apresentada não é conclusiva com relação a desigualdade social no Brasil.

    ( ) Embora a pobreza e a desigualdade de renda sejam fortemente afetadas por fatores macroeconômicos, como a inflação, sofrem pouca influência do mercado de trabalho. FALSA. O mercado de trabalho influencia diretamente na desigualdade social. Basta pensarmos na MOBILIDADE ESTRUTURAL na qual o indivíduo tem a chance de ascenção social através da oportunidades do mercado de trabalho.

    ( ) O alto grau de desigualdade de renda no Brasil resulta principalmente da conjunção de uma economia em acelerado progresso tecnológico e um sistema educacional incapaz de gerar uma força de trabalho com a qualificação necessária para preencher os postos de trabalho. CORRETA. O Brasil ainda apresenta deficiências na formação de mão de obra qualificada que possa atender as demandas do mercado de trabalho.

    ( ) Os principais determinantes da pobreza no Brasil são o esgotamento do modelo de desenvolvimento econômico, os fatores demográficos e o acesso aos programas sociais. FALSO. Sugiro ler este artigo: http://www.seade.gov.br/produtos/spp/v04n02/v04n02_04.pdf

    ( ) A desigualdade da renda per capita no Brasil é muito mais revelada pelo mercado, expressando as heterogeneidades pré-existentes na força de trabalho, do que produzida pelo mercado. CORRETO. Entendo que a força de trabalho possui diferentes qualificações que produzem diferentes faixas salariais entre os trabalhadores. O mercado de trabalho apenas revela estas diferenças.


    Portanto, assertiva E correta.

    Conhecimento + dedicação + equilíbrio = sucesso.