Modalidades de contrato
Todo projeto tem uma dose de risco que pode ser dobrado caso o contrato seja mal elaborado. Não existe um modelo melhor ou pior, mas sim contratos mais adequados para determinados tipos de obra. Veja abaixo as principais modalidades de contrato segundo as construtoras consultadas:
Empreitada global ou preço fechado
É como o segmento público contrata quase a totalidade dos serviços. O contratado assume o valor total, independentemente das quantidades e preços unitários envolvidos. Se o valor previsto para a execução de um serviço ou obra é ultrapassado, a construtora se responsabiliza pelo custo excedente, mesmo que a causa seja o aumento de preço dos insumos. O consultor de desenvolvimento gerencial Francisco de Assis Lara destaca em seu livro "Manual de Propostas Técnicas" que a adoção do critério dessa modalidade pressupõe que o escopo dos serviços seja plenamente conhecido. Para isso, deve-se analisar com atenção se os documentos existentes - desenhos, folhas de dados, cronogramas e fluxogramas - permitem quantificar e custear os serviços com precisão.
Empreitada global a preços unitários
É uma modalidade pouco freqüente, em que o contratado assume os preços unitários (e suas eventuais variações). Esse caso é aplicável quando se consegue definir a qualidade e o tipo do serviço, mas sem se precisar a quantidade, que ficam para apuração in loco.
Obra por administração ou preço de custo
Os preços e as quantidades são variáveis. Se houver economia nas quantidades, o contratante é favorecido com isso. Se houver uma possibilidade de negociação e redução do preço unitário, ele também é beneficiado. O contratante paga para o contratado uma taxa sobre o custo efetivo da obra.
Preço máximo garantido
O contratado apresenta proposta que será utilizada como PMG. Havendo uma superação do PMG, o contratado assume a diferença. Havendo redução de PMG, as partes compartilham o resultado.
Leia mais
A medida do negócio. Revista Construção Mercado no 4
Manual de Propostas Técnicas. Francisco de Assis Lara. Pini.