SóProvas



Prova CETRO - 2013 - ANVISA - Analista Administrativo - Área 4


ID
1040038
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A empresa ABC Ltda. possui 30 funcionários alocados em um único setor. Cada um deles trabalha 2.000h por ano, exposto aos riscos existentes. No último ano, a empresa apresentou 6 acidentes com vítimas, sendo que 2 acidentes foram com afastamento menor que 15 dias (3 e 7 dias) e 1 acidente foi com afastamento maior que 15 dias (20 dias). Com base nessas informações, assinale a alternativa que melhor representa, respectivamente, a taxa de frequência e o índice de avaliação da gravidade.

Alternativas
Comentários
  • Taxa de Frequencia:
    TF = (NA x 1.000.000) / H
    TF = (6 x 1.000.000) / 12000
    TF = 6.000.000 / 12000 = 50

    Indice de Avaliação da Gravidade:

    IAG = (DP x DC) / NAA
    IAG = (30 x - ) / 3 = 10

    SENDO:

    TF - Taxa de Frequencia    
    NA - Numero de Acidentes
    NAA - Numero de Acidentes com Afastamento
    H = Horas Homem
    IAG = Indice de Avaliação de Gravidade
    DP = Dia Perdidos
    DC = Dias Computados
     

     

  • Índice Avaliação de Gravidade

    O Índice Avaliação de Gravidade (IAG) mede o grau de gravidade de cada acidente ocorrido considerando a sua duração, permitindo obter uma indicação da perda devido à incapacidade.

    A fórmula do IAG é:

    Dias perdidos x dias debitados dividido por número de acidentes.

  • Por favor como encontro esses 12000 de HH?

  • nao entendi nada....


ID
1040041
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A NR4, que trata sobre o serviço especializado em engenharia de segurança e em medicina do trabalho (SESMT), traz em seu conteúdo o critério para dimensionamento do SESMT. As organizações podem constituir o SESMT centralizado para atender ao conjunto de estabelecimentos pertencentes a elas, desde que satisfaça alguns requisitos, como a distância entre o SESMT centralizado e as unidades. Desse modo, assinale a alternativa que representa essa distância.

Alternativas
Comentários
  • NR 4:

    4.2.3 A empresa poderá constituir Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho centralizado para atender a um conjunto de estabelecimentos pertencentes a ela, desde que a distância a ser percorrida entre aquele em que se situa o serviço e cada um dos demais não ultrapasse a 5.000 (cinco mil metros), dimensionando-o em função do total de empregados e do risco, de acordo com o Quadro II, anexo, e o subitem 4.2.2. (Alterado pela Portaria SSMT n.º 33, de 27 de outubro de 1983)


  • LETRA B

     

     

    Com o objetivo de facilitar o cumprimento da NR e permitir a atuação dos profissionais contratados do SESMT em mais de uma de suas unidades, a NR 4 autoriza que, em se tratando de estabelecimentos próximos, seja constituído o SESMT centralizado.


    O limite de distanciamento físico entre os estabelecimentos que viabiliza a opção pelo SESMT centralizado é a distância de 5 (cinco) mil metros:

     

    4.2.3 A empresa poderá constituir Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho centralizado para atender a um conjunto de estabelecimentos pertencentes a ela, desde que a distância a ser percorrida entre aquele em que se situa o serviço e cada um dos demais não ultrapasse a 5.000 (cinco mil metros), dimensionando-o em função do total de empregados e do risco, de acordo com o Quadro II, anexo, e o subitem 4.2.2.

     

    Mário Pinheiro


ID
1040044
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Considerando o que versa a NR5 – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, analise as assertivas abaixo.

I. A empresa que possuir, em um mesmo município, dois ou mais estabelecimentos, deverá garantir a integração da CIPA e dos Designados, conforme o caso.

II. A documentação referente ao processo eleitoral da CIPA, incluindo as atas de eleição e de posse e o calendário anual das reuniões ordinárias, deve ficar no estabelecimento à disposição da fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego.

III. A ausência em 4 reuniões ordinárias fará com que o membro titular perca o mandato.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • III. A ausência em 4 reuniões ordinárias (SEM JUSTIFICATIVA) fará com que o membro titular perca o mandato.

  • Complementando a colega de baixo, a ausência é em MAIS DE QUATRO vezes. Ainda que fosse sem justificativa, a assertiva estaria errada

    5.30 O membro titular perderá o mandato, sendo substituído por suplente, quando faltar a mais de quatro reuniões ordinárias sem justificativa.

  • ---> E) II, apenas.

    Para perder o mandato o membro deverá perder mais de 4 reuniões, ou seja, no mínimo 5 !


ID
1040047
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Considerando o que versa a NR12 – Máquinas e Equipamentos, analise as assertivas abaixo.

I. Quando a máquina não possuir a documentação técnica exigida, o seu proprietário deve constituí-la, sob a responsabilidade de profissional legalmente habilitado e com respectiva Anotação de Responsabilidade Técnica do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura – ART/CREA.

II. Os componentes de partida, parada, acionamento e outros controles que compõem a interface de operação das máquinas devem, entre outras, operar em extrabaixa tensão de até 50V em corrente alternada ou de até 120V em corrente contínua.

III. As vias principais de circulação nos locais de trabalho e as que conduzem às saídas devem ter, no mínimo, 1,20m de largura.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Resposta certa letra  C .


  • letra C)


    Corrigindo a afirmativa II


    12.36 Os componentes de partida, parada, acionamento e outros controles que compõem a interface de operação das
    máquinas devem:

    a) operar em extrabaixa tensão de até 25V (vinte e cinco volts) em corrente alternada ou de até 60V (sessenta volts)
    em corrente contínua;
  • Questão desatualizada!

    Com a alteração da NR 12, Não há descrito que ''As vias principais de circulação nos locais de trabalho e as que conduzem às saídas devem ter, no mínimo, 1,20m de largura.''

    NÃO TEM MEDIDA MÍNIMA.


ID
1040050
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em se tratando de máquinas e equipamentos, em especial do que versa a NR12 a respeito de rampas, passarelas e plataformas, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • NR 12

    12.69.1 É proibida a construção de rampas com inclinação superior a 20º (vinte) graus em relação ao piso.

  • Gab: A

     

    12.69. As rampas com inclinação entre 10º (dez) e 20º (vinte) graus em relação ao plano horizontal devem possuir peças transversais horizontais fixadas de modo seguro, para impedir escorregamento, distanciadas entre si 0,40 m (quarenta centímetros) em toda sua extensão quando o piso não for antiderrapante.

     

    12.69.1. É proibida a construção de rampas com inclinação superior a 20º (vinte) graus em relação ao piso.

     

  • Desatualizada atualmente é:

    Anexo III

    6.1 - é proibida.......


ID
1040053
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Considerando o que versa a NR7 – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), analise as assertivas abaixo.

I. As empresas com mais de 25 empregados e até 50 empregados, enquadradas no grau de risco 1 ou 2 segundo o Quadro 1 da NR4, poderão esta desobrigadas de indicar médico coordenador do PCMSO em decorrência de negociação coletiva.

II. Não há obrigatoriedade de exame médico demissional, até a data da homologação, quando o último exame médico ocupacional tenha sido realizado há menos de 90 dias para as empresas de grau de risco 3 e 4, segundo o Quadro I da NR4.

III. Não há obrigatoriedade de exame médico demissional, até a data da homologação, quando o último exame médico ocupacional tenha sido realizado há mais de 180 dias para as empresas de grau de risco 1 e 2, segundo o Quadro I da NR4.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Resposta B


    7.3.1.1.1 As empresas com mais de 25 (vinte e cinco) empregados e até 50 (cinqüenta) empregados, enquadradas no grau de risco 1 ou 2, segundo o Quadro 1 da NR 4, poderão estar desobrigadas de indicar médico coordenador em decorrência de negociação coletiva


    7.4.3.5 No exame médico demissional, será obrigatoriamente realizada até a data da homologação, desde que o último exame médico ocupacional tenha sido realizado há mais de

    - 135 (centro e trinta e cinco) dias para as empresas de grau de risco 1 e 2, segundo o Quadro I da NR-4; 

    - 90 (noventa) dias para as empresas de grau de risco 3 e 4, segundo o Quadro I da NR-4.




ID
1040056
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O xileno é um agente químico previsto no Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO). Considerando esse agente, assinale a alternativa que apresenta o indicador biológico e o respectivo índice biológico máximo permitido.

Alternativas

ID
1040059
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Acerca do que versa a NR7 – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), analise as assertivas abaixo.

I. O audiômetro deverá sofrer aferição acústica semestralmente e calibração acústica anualmente, quando a aferição apresentar problemas.

II. O exame audiométrico será realizado, no mínimo: no momento da admissão; no sexto mês após a admissão; anualmente a partir de então; e na demissão.

III. O trabalhador permanecerá em repouso auditivo por um período mínimo de 14 horas até o momento de realização do exame audiométrico.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • D)


    3.2. O audiômetro será submetido a procedimentos de verificação e controle periódico do seu funcionamento .
    3.2.1. Aferição acústica anual.
    3.2.2. Calibração acústica, sempre que a aferição acústica indicar alteração, e , obrigatoriamente, a cada 5 anos.

  • I  - ERRADO. O audiômetro deverá sofrer aferição acústica ANUALMENTE e calibração acústica SEMPRE QUE a aferição apresentar problemas, E OBRIGATÓRIAMENTE A CADA 5 ANOS.

    II  - CERTO

    III - CERTO


ID
1040062
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Considerando o que versa a NR9 – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), analise as assertivas abaixo.

I. Segundo a NR9, o PPRA deve ser elaborado por um engenheiro de segurança do trabalho, médico do trabalho ou técnico em segurança do trabalho.

II. Os riscos ergonômicos não fazem parte do PPRA.

III. Considerando uma exposição a ruído de forma contínua, em que o nível de ação é de 50%, e a exposição, de 80dB, devem ser iniciadas ações preventivas de forma a minimizar a probabilidade de que as exposições a agentes ambientais ultrapassem esse limite de exposição.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Segundo NR15 em atividades insalubres exposto a 8 horas e 85dB alguem explica o item III ?

  • Como o nível de ação é de 50% e a exposição é de 80 dB, valor inferior ao LT definido pela NR-15, entendo que o item III é falso. Portanto, também não entendo como o gabarito é a letra D.

  • O ITEM TRÊS DIZ QUE DEVE SER INICIADO AÇÕES PREVENTIVAS QUE VISAM MINIMIZAR A PROBABILIDADE DE ULTRAPASSAR O LIMITE DE EXPOSIÇÃO QUE JÁ CHEGA PRÓXIMO DO LIMITE DE EXPOSIÇÃO, MAS NÃO O ULTRAPASSOU. ESSA É UMA MEDIDA PREVENTIVA, QUE VISA ANTEVER UM POSSÍVEL AUMENTO. ISSO TORNA O ITEM VERDADEIRO.

  • Prezada Manuelle,

    Visando melhor informar, o valores de intensidade e concentração de ruído são dados em escala logarítmica, então aplica-se ao LT da NR-15, 50% desse valor por força do item 9.6.3.2 da NR-09, que seria para a Previdência, que adota o critério mais severo, a intensidade de 80 dB, onde se começa a adotar as medidas de controle e proteção, nesse resultado consideramos a taxa de duplicidade adotada pela NHO 01 da FUNDACENTRO, q=5.


  • 80 dB equivale a 50% da dose, considerando o fator de duplicidade = 5.


    Logo, sendo o nível de ação para o ruído 0,5 da dose, é em 80 dB que iniciam-se as medidas preventivas.

  • I  - ERRADO.

    QUEM PODE ELABORAR O PPRA?
    A elaboração, implementação, acompanhamento e avaliação do PPRA poderão ser feitas pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho - SESMT ou por pessoa ou equipe de pessoas que, a critério do empregador, sejam capazes de desenvolver o disposto na NR.
    II  - CERTO

    Analisarmos o item 9.1.5 da norma regulamentadora nº 09, que diz o seguinte:

    9.1.5 Para efeito desta NR, consideram-se riscos ambientais os agentes físicos, químicos e biológicos existentes nos ambientes de trabalho que, em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde do trabalhador.

    E o Precedente Administrativo nº 95 do Ministério do Trabalho, que diz:

    "Os riscos mecânicos e ergonômicos não são de previsão obrigatória no PPRA."

    Analisando, tanto o item 9.1.5 da norma regulamentadora nº 09 como o precedente administrativo nº 95, constatamos claramente a desobrigação de incluirmos os riscos de acidentes e ergonômicos no PPRA.

    III - CERTO.

    Com 80 dB(A) de média de exposição ao ruído ocupacional o empresa tem que agir no controle do ruído. E quando a exposição atingir o limite que é 85 dB(A) o trabalhador passa a ter direito a insalubridade.


ID
1040065
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Com relação às Atividades e Operações Insalubres, analise as assertivas abaixo.

I. Ruído de impacto é aquele que apresenta picos de energia acústica de duração inferior a 1ms, com intervalos superiores a 15ms.

II. Considerando o anexo 1 da NR15, que trata sobre os limites de tolerância para ruído contínuo ou intermitente, quando o valor encontrado de nível de ruído for intermediário ao apresentado na tabela, deve-se fazer a interpolação do valor imediatamente inferior com o valor imediatamente superior.

III. Segundo a NR15, não é permitida a exposição a níveis de ruído acima de 115dB(A) para indivíduos que não estejam adequadamente protegidos.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • letra e)


    I) Entende-se por ruído de impacto aquele que apresenta picos de energia acústica de duração inferior a 1 (um) segundo,
    a intervalos superiores a 1 (um) segundo.


    II) Para os valores encontrados de nível de ruído intermediário será considerada a máxima exposição diária permissível
    relativa ao nível imediatamente mais elevado.


    III) Não é permitida exposição a níveis de ruído acima de 115 dB(A) para indivíduos que não estejam adequadamente
    protegidos.

  • Na assertiva III faltou só dizer que é ruído contínuo ou intermitente ou falar que trata-se do Anexo I da NR-15

  • A questão cobra conhecimento sobre as disposições do Anexo nº 1 e nº 2 da NR-15, que versa sobre operações e atividades insalubres

    I. ERRADO. "Ruído de impacto é aquele que apresenta picos de energia acústica de duração inferior a 1ms, com intervalos superiores a 15ms".

    Corrigindo nos termos da NR-15 (Anexo 2):

    "1. Entende-se por ruído de impacto aquele que apresenta picos de energia acústica de duração inferior a 1 (um) segundo, a intervalos superiores a 1 (um) segundo". 

    II. ERRADO. "Considerando o anexo 1 da NR15, (...) intermediário ao apresentado na tabela, deve-se fazer a interpolação do valor imediatamente inferior com o valor imediatamente superior".

    Corrigindo nos termos da NR-15 (Anexo 1):

    "4. Para os valores encontrados de nível de ruído intermediário será considerada a máxima exposição diária permissível relativa ao nível imediatamente mais elevado".

    III. CERTO. Em relação aos ruídos contínuos e intermitentes, o anexo 1 dispõe o seguinte:

    "5. Não é permitida exposição a níveis de ruído acima de 115 dB(A) para indivíduos que não estejam adequadamente protegidos"

    Logo, apenas o item III está correto.

    GABARITO DA MONITORA: LETRA E


ID
1040068
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Existem diversas técnicas para determinar a iluminação em interiores. Assinale a alternativa que apresenta duas dessas técnicas.

Alternativas
Comentários
  • Resposta Certa - Letra A

  • Método das Cavidades Zonais Esse método, assim como o anterior, é fundamentado na transferência de fluxo luminoso, com algumas considerações em relação aos fatores de utilização e depreciação. A utilização desse método requer um maior trabalho e é normalmente aplicado a ambientes que requerem um alto padrão técnico e exigem maior precisão de cálculos. A principal indicação para a utilização dele é em ambientes que possuem cavidades de grande porte. Fonte: https://www.monografias.com/pt/docs/Método-das-Cavidades-Zonais-PKQSXFR575

ID
1040071
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Na determinação do nível e do tipo de iluminação, diversos fatores devem ser levados em consideração. Sobre esse assunto, analise as assertivas abaixo.

I. Uma lâmpada de vapor de sódio a alta pressão possui maior eficiência luminosa (lumens/watt) que uma lâmpada de igual potência de vapor de mercúrio.

II. A reprodução de cores é melhor com a lâmpada fluorescente do que com a lâmpada de vapor de sódio.

III. Uma forma de definir a tonalidade de cores da lâmpada é através da temperatura da cor expressa em kelvins (K).

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • I (correto) - A lâmpada Vapor de Sódio fica entre 80 a 150 lm/W quanto a Vapor de Mercúrio fica próxima a 45 lm/W.

    II (correto) - Índice de Reprodução de Cores, indicado como IRC, CRI (em inglês) ou Ra na descrição de lâmpadas, é um valor que mostra o quanto uma determinada luz permite visualizar cores com precisão, considerando a luz do sol como nossa referência de qualidade. Esta escala varia de 0 a 100, sendo 100 a nota máxima de qualidade na reprodução de cores. A lâmpada fluorescente tem IRC de 80 e a de Vapor de Sódio é 25.

    III (correto) - Nas lâmpadas esta temperatura de cor é medida em graus Kelvin (K) e quanto maior for o número, mais fria é a cor da lâmpada. Ex.: uma lâmpada de temperatura de cor de 2700K tem tonalidade quente, uma de 7000K tem tonalidade muito fria. O ideal em uma residência é variar entre 2700K e 5000K.

    Gabarito: A

    Fonte: https://engenheironaweb.com/2016/06/28/tipos-de-lampadas/


ID
1040074
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A falta ou deficiência de proteção respiratória pode levar ao desencadeamento de doenças como as pneumoconioses. Sobre esse assunto, analise as assertivas abaixo.

I. A bissinose é uma doença que pode ser causada por partículas de algodão.

II. A antracose é uma doença que pode ser causada por partículas de carvão mineral.

III. O “pulmão de fazendeiro” é uma doença provocada pela inalação de partículas de cereais, madeiras ou feno.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • A alveolite alérgica extrínseco (EEA) é um grupo de doenças que envolvem uma reação de hipersensibilidade nos pulmões aos irritantes no ar. O tipo o mais comum é sabido como o pulmão do fazendeiro.

  • A questão versa sobre as doenças categorizadas como pneumoconioses. 

    A questão quer que associemos os fatores de riscos ou agentes às doenças que esses possam vir a causar.

    De acordo com o manual de procedimentos para serviços de saúde do MS (2001), a poeira de algodão pode está relacionada às seguintes doenças:

    • Bissinose.
    • Outras Rinites Alérgicas.
    • Outras Doenças Pulmonares Obstrutivas Crônicas (Inclui Asma Obstrutiva, Bronquite Crônica, Bronquite Obstrutiva Crônica).
    • Asma.

    De acordo com Manual de Pneumoconioses do Ministério da Saúde, a lista (não exaustiva) das pneumoconioses e o seu respectivo agente etiológico é a seguinte:

    • Silicose - Sílica Livre.
    • Asbestose - Todas as fibras de asbesto ou amianto.
    • Pneumoconiose do trabalhador do carvão (PTC) - Poeiras contendo carvão mineral e vegetal. Ex: antracose.
    • Silicatose - Silicatos variados.
    • Talcose - Talco mineral (silicato).
    • Pneumoconiose por poeira mista - Poeiras variadas contendo menos que 7,5% de sílica livre.
    • Siderose - Óxidos de ferro.
    • Estanose - Óxido de estanho.
    • Baritose - Sulfato de bário (barita).
    • Pneumoconiose por rocha fosfática - Poeira de rocha fosfática.
    • Antimoniose - Óxidos de antimônio ou Sb metálico.
    • Pneumoconiose por abrasivos - Carbeto de silício (SiC) Óxido de Alumínio (Al2O3).
    • Beriliose - Berílio.
    • Pneumopatia por metais duros - Poeiras de metais duros (ligas de W, Ti, Ta contendo Co).
    • Pneumonites por hipersensibilidade (alveolite alérgica extrínseca) - Poeiras orgânicas contendo fungos, proteínas de penas, pelos e fezes de animais.

    Analisando as alternativas:

    I. Certo. A bissinose está associada à poeira do algodão.

    II. Certo. A antracose está associada à exposição às poeiras de carvão mineral.

    III. Certo. O “pulmão de fazendeiro” é uma pneumonite associada à inalação de partículas de materiais orgânicos diversos.

    Portanto, os itens I, II e III estão certos.

    Fonte:

    BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Doenças Relacionadas ao Trabalho. Manual de Procedimentos para Serviços de Saúde. Brasília. 2001.

    BRASIL. Ministério da Saúde. Pneumoconioses. Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2006.

    GABARITO: LETRA A


ID
1040077
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A especificação e a utilização de equipamentos de proteção individual adequadas aos riscos são de fundamental importância para minimização e/ou neutralização dos riscos. Sobre esse assunto, analise as assertivas abaixo.

I. Uma peça semifacial filtrante (PFF), não motorizada, possui o mesmo fator de proteção que um modelo de adução de ar com linha de ar comprimido de demanda sem pressão positiva.

II. Uma peça semifacial filtrante (PFF), não motorizada, possui um décimo do fator de proteção que um modelo de adução de ar com linha de ar comprimido de demanda com pressão positiva.

III. Uma peça semifacial filtrante (PFF), não motorizada, possui um décimo do fator de proteção que um modelo de adução de ar com linha de ar comprimido de demanda de fluxo contínuo.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • alguem poderia comentar essa questao::::

  • Creio que a referência seja o Quadro 1 do PPR da Fundacentro. A II e a III estão incorretas por conta do "um décimo", seria "um quinto".


ID
1040080
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Considerando o que versa a NR10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade, sobre o prontuário das instalações elétricas, analise as assertivas abaixo.

I. Um estabelecimento com carga instalada superior a 75kW está obrigado a constituir e manter o prontuário das instalações elétricas.

II. Todos os estabelecimentos são obrigados a manter diagrama multifilar da instalação elétrica atualizado.

III. O diagrama unifilar das instalações elétricas é um item específico de composição do prontuário das instalações elétricas, tendo a sua obrigatoriedade vinculada à necessidade de se manter o prontuário.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Segundo a NR10:

    10.2.3 As empresas estão obrigadas a manter esquemas unifilares atualizados das instalações elétricas dos seus 

    estabelecimentos com as especificações do sistema de aterramento e demais equipamentos e dispositivos de 

    proteção. 

    10.2.4 Os estabelecimentos com carga instalada superior a 75 kW devem constituir e manter o Prontuário de 

    Instalações Elétricas, contendo, além do disposto no subitem 10.2.3, no mínimo: 

    a) conjunto de procedimentos e instruções técnicas e administrativas de segurança e saúde, implantadas e 

    relacionadas a esta NR e descrição das medidas de controle existentes; 

    b) documentação das inspeções e medições do sistema de proteção contra descargas atmosféricas e aterramentos 

    elétricos; 

    c) especificação dos equipamentos de proteção coletiva e individual e o ferramental, aplicáveis conforme 

    determina esta NR; 

    d) documentação comprobatória da qualificação, habilitação, capacitação, autorização dos trabalhadores e dos 

    treinamentos realizados; 

    e) resultados dos testes de isolação elétrica realizados em equipamentos de proteção individual e coletiva; 

    f) certificações dos equipamentos e materiais elétricos em áreas classificadas; 

    g) relatório técnico das inspeções atualizadas com recomendações, cronogramas de adequações, contemplando as 

    alíneas de “a” a “f”. 


  • NR 10 – SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE

     

    10.2.3 As empresas estão obrigadas a manter esquemas unifilares atualizados das instalações elétricas dos seus estabelecimentos com as especificações do sistema de aterramento e demais equipamentos e dispositivos de proteção. 
     
    10.2.4 Os estabelecimentos com carga instalada superior a 75 kW devem constituir e manter o Prontuário de Instalações Elétricas, contendo, além do disposto no subitem 10.2.3,

    I. Um estabelecimento com carga instalada superior a 75kW está obrigado a constituir e manter o prontuário das instalações elétricas. (CORRETO)

    Vide norma citada acima

     

    II. Todos os estabelecimentos são obrigados a manter diagrama multifilar da instalação elétrica atualizado. (ERRADO)

    De acordo com a norma: As empresas estão obrigadas a manter esquemas unifilares atualizados das instalações elétricas dos seus estabelecimentos com as especificações do sistema de aterramento e demais equipamentos e dispositivos de proteção. 

     

    III. O diagrama unifilar das instalações elétricas é um item específico de composição do prontuário das instalações elétricas, tendo a sua obrigatoriedade vinculada à necessidade de se manter o prontuário. (ERRADO)

    O erro está em falar que o diagrama unifilar é item obrigatóio para ser ter o prontuári,o quando na verdade é o contrário. Vide norma citada acima

     

    Portanto o GABARITO: "e) I, apenas."

     

  • O item II:Todos os estabelecimentos são obrigados a manter diagrama multifilar da instalação elétrica atualizado.

    O erro está na nomenclatura: "diagrama (ou esquema) multifilar"

    Segundo a NR 10,item 10.2.3 As empresas estão obrigadas a manter esquemas unifilares atualizados das instalações elétricas dos seus estabelecimentos com as especificações do sistema de aterramento e demais equipamentos e dispositivos de 

    proteção.

    ERRADO

  • A questão exige conhecimento acerca das medidas de controle dispostas na NR-10, que versa sobre Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade.

    I. CERTO.

    A assertiva está nos termos da NR-10 (10.2.4):

    “10.2.4 Os estabelecimentos com carga instalada superior a 75 kW devem constituir e manter o Prontuário de Instalações Elétricas, contendo, além do disposto no subitem 10.2.3, no mínimo: (...)"

    II. ERRADO.

    O erro é citar esquemas multifilar quando a NR cita esquemas unifilares, conforme podemos ver abaixo:

    "10.2.3 As empresas estão obrigadas a manter esquemas unifilares atualizados das instalações elétricas dos seus estabelecimentos com as especificações do sistema de aterramento e demais equipamentos e dispositivos de proteção".

    III. ERRADO.

    Conforme o item 10.2.3, o esquema unifilar e obrigatório para as empresas e não é um item específico do Prontuário. O Prontuário de Instalações Elétricas, por sua vez, é obrigatório para estabelecimento com carga superior a 75kW.

    Portanto, apenas o item I está correto.

    GABARITO: LETRA E


ID
1040083
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

De acordo com a NR10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade, sobre o treinamento dos trabalhadores, analise as assertivas abaixo.

I. Um funcionário recém-admitido por uma empresa deverá fazer o curso básico NR10 40h independentemente de ele já ter feito o curso pela empresa anterior.

II. Pode-se considerar que profissional capacitado pode ser um profissional leigo em eletricidade, porém adequadamente instruído por um profissional habilitado e que trabalha sob a sua responsabilidade.

III. Os trabalhadores expostos em áreas de risco de explosão e incêndio devem realizar o curso adicional de Sistema Elétrico de Potência (SEP).

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • estranho, no item 10.8.3 da norma diz que para ser capacitado deve ser instruído por um habilitado E autorizado e trabalhe com um habilitado E autorizado. 

  • No meu entendimento esta questão deveria ter sido anulada.

    I. Um funcionário recém-admitido por uma empresa deverá fazer o curso básico NR10 40h independentemente de ele já ter feito o curso pela empresa anterior.

    Na minha interpretação está assertiva é incorreta, pois, a NR-10 não define que o funcionário deverá fazer o curso básico NR10 40h independentemente de ele já ter feito o curso pela empresa anterior.

    A NR-10 define o seguinte:

    “10.8.8.2 Deve ser realizado um treinamento de reciclagem bienal e sempre que ocorrer alguma das situações a seguir:

    a) troca de função ou mudança de empresa;

    b) retorno de afastamento ao trabalho ou inatividade, por período superior a três meses;

    c) modificações significativas nas instalações elétricas ou troca de métodos, processos e organização do trabalho.

    10.8.8.3 A carga horária e o conteúdo programático dos treinamentos de reciclagem destinados ao atendimento das alíneas “a”, “b” e “c” do item 10.8.8.2 devem atender as necessidades da situação que o motivou.”

    Cabe salientar também que a carga horária e o conteúdo do treinamento de reciclagem bienal não é definido no texto da NR-10.

    II. Pode-se considerar que profissional capacitado pode ser um profissional leigo em eletricidade, porém adequadamente instruído por um profissional habilitado e que trabalha sob a sua responsabilidade.

    Na minha interpretação esta assertiva é incorreta, pois, conforme a NR-10:

    “10.8.3 É considerado trabalhador capacitado aquele que atenda às seguintes condições, simultaneamente:

    a) receba capacitação sob orientação e responsabilidade de profissional habilitado e autorizado; e

    b) trabalhe sob a responsabilidade de profissional habilitado e autorizado.”

    III. Os trabalhadores expostos em áreas de risco de explosão e incêndio devem realizar o curso adicional de Sistema Elétrico de Potência (SEP).

    Na minha interpretação esta assertiva é incorreta, pois, conforme a NR-10:

    “10.7.1 Os trabalhadores que intervenham em instalações elétricas energizadas com alta tensão, que exerçam suas atividades dentro dos limites estabelecidos como zonas controladas e de risco, conforme Anexo II, devem atender ao disposto no item 10.8 desta NR.

    10.7.2 Os trabalhadores de que trata o item 10.7.1 devem receber treinamento de segurança, específico em segurança no Sistema Elétrico de Potência (SEP) e em suas proximidades, com currículo mínimo, carga horária e demais determinações estabelecidas no Anexo III desta NR.

    10.8.8.4 Os trabalhos em áreas classificadas devem ser precedidos de treinamento especifico de acordo com risco envolvido.”

    Deverão realizar o treinamento complementar da NR-10 os trabalhadores que intervenham em instalações elétricas energizadas com alta tensão e os que atuam no Sistema Elétrico de Potência (SEP).

  • Gab: D

     

    10.8.3.1 A capacitação só terá validade para a empresa que o capacitou e nas condições estabelecidas pelo profissional habilitado e autorizado responsável pela capacitação. 

  • Caberia recurso esta questão!


ID
1040086
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Segundo a NR6, considera-se Equipamento de Proteção Individual (EPI) todo dispositivo ou produto de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho, só podendo ser comercializado e utilizado com a indicação do Certificado de Aprovação (CA), legalmente expedido sob a forma da lei. Assinale a alternativa que não apresenta apenas EPI, na forma da lei.

Alternativas
Comentários
  • LETRA E

    Não há previsão de palmilha de aço para proteção contra materiais cortantes na NR 6, o que pode ser encontrado é calçado para proteção dos pés contra agentes cortantes e perfurantes. Quanto a luvas para proteção das mãos contra radiações pode ser visualizado no Anexo 1, item F.1, letra i.

  • Gab. E

    Muito bem explicado pela colega Volya. 

  • Grupo G da NR 6

    EPI para proteção dos membros inferiores- Por eliminação, embora essa palmilha de aço não se usa, e sím ponteira de aço em calçados fechados contra agentes cortantes e perfurantes. Passível de anulação.


ID
1040089
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Segundo a NR11, que versa sobre transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais, um trabalhador pode transportar manualmente um saco. Assinale a alternativa que identifica o limite máximo para este tipo de transporte, conforme a norma.

Alternativas
Comentários
  • NR 11


    11.2.1 Denomina-se, para fins de aplicação da presente regulamentação a expressão "Transporte manual de sacos" toda atividade realizada de maneira contínua ou descontínua, essencial ao transporte manual de sacos, na qual o peso da carga é suportado, integralmente, por um só trabalhador, compreendendo também o levantamento e sua deposição.


     11.2.2 Fica estabelecida a distância máxima de 60,00m (sessenta metros) para o transporte manual de um saco. 

  • A questão exige conhecimento sobre as atividade de transporte de sacas, de acordo com as disposições da NR-11 - Transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais.

    Segundo a NR-11, a expressão "Transporte manual de sacos" da seguinte forma: "Atividade realizada de maneira contínua ou descontínua, essencial ao transporte manual de sacos, na qual o peso da carga é suportado, integralmente, por um só trabalhador, compreendendo também o levantamento e sua deposição".

    Em relação a essas atividades, a NR-11 traz as seguintes normas de segurança, entre outras.

    "11.2 Normas de segurança do trabalho em atividades de transporte de sacas.

    11.2.2 Fica estabelecida a distância máxima de 60,00m (sessenta metros) para o transporte manual de um saco.

    11.2.2.1 Além do limite previsto nesta norma, o transporte descarga deverá ser realizado mediante impulsão de vagonetes, carros, carretas, carros de mão apropriados, ou qualquer tipo de tração mecanizada.

    11.2.3 É vedado o transporte manual de sacos, através de pranchas, sobre vãos superiores a 1,00m (um metro) ou mais de extensão.

    11.2.3.1 As pranchas de que trata o item 11.2.3 deverão ter a largura mínima de 0,50m (cinquenta centímetros). (...)"

    Portanto, verifica-se que tanto a definição quanto a distância máxima para o transporte manual de sacos estão devidamente descritas na alternativa "d".

    GABARITO: LETRA D


ID
1040092
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Segundo a NR20, que versa sobre segurança e saúde no trabalho com inflamáveis e combustíveis, as instalações podem ser divididas em classes. Acerca dessa classificação, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta B

    TABELA 1 - NR 20

    Classe I

    a) Quanto à atividade:

    a.1 - postos de serviço com inflamáveis e/ou líquidos combustíveis.

    b) Quanto à capacidade de armazenamento, de forma permanente e/ou transitória:

    b.1 - gases inflamáveis: acima de 2 ton até 60 ton;

    b.2 - líquidos inflamáveis e/ou combustíveis: acima de 10 m³

    até 5.000 m³

    .

    Classe II

    a) Quanto à atividade:

    a.1 - engarrafadoras de gases inflamáveis;

    a.2 - atividades de transporte dutoviário de gases e líquidos inflamáveis e/ou combustíveis.

    b) Quanto à capacidade de armazenamento, de forma permanente e/ou transitória:

    b.1 - gases inflamáveis: acima de 60 ton até 600 ton;

    b.2 - líquidos inflamáveis e/ou combustíveis: acima de 5.000 m³

    até 50.000 m³

    .

    Classe III

    a) Quanto à atividade:

    a.1 - refinarias;

    a.2 - unidades de processamento de gás natural;

    a.3 - instalações petroquímicas;

    a.4 - usinas de fabricação de etanol e/ou unidades de fabricação de álcool.

    b) Quanto à capacidade de armazenamento, de forma permanente e/ou transitória:

    b.1 - gases inflamáveis: acima de 600 ton;

    b.2 - líquidos inflamáveis e/ou combustíveis: acima de 50.000 m³

    .

  • A questão solicita a alternativa correta em relação às classes da NR-20 - SST com inflamáveis e combustíveis.

    De acordo com a NR-20, há três classes: I, II e III.

    Classe I

    "a) Quanto à atividade:

    • a.1 - postos de serviço com inflamáveis e/ou líquidos combustíveis. 
    • a.2 - atividades de distribuição canalizada de gases inflamáveis em instalações com Pressão Máxima de Trabalho Admissível - PMTA limitada a 18,0 kgf/cm2 .

    b) Quanto à capacidade de armazenamento, de forma permanente e/ou transitória:

    • b.1 - gases inflamáveis: acima de 2 ton até 60 ton;
    • b.2 - líquidos inflamáveis e/ou combustíveis: acima de 10 m³ até 5.000 m ³ "

    Classe II

    a) Quanto à atividade:

    • a.1 - engarrafadoras de gases inflamáveis;
    • a.2 - atividades de transporte dutoviário de gases e líquidos inflamáveis e/ou combustíveis.
    • a.3 - atividades de distribuição canalizada de gases inflamáveis em instalações com Pressão Máxima de Trabalho Admissível - PMTA acima de 18,0 kgf/cm².

    b) Quanto à capacidade de armazenamento, de forma permanente e/ou transitória:

    • b.1 - gases inflamáveis: acima de 60 ton até 600 ton;
    • b.2 - líquidos inflamáveis e/ou combustíveis: acima de 5.000 m³ até 50.000 m ³ .

    Classe III

    a) Quanto à atividade:

    • a.1 - refinarias; 
    • a.2 - unidades de processamento de gás natural; 
    • a.3 - instalações petroquímicas; 
    • a.4 - usinas de fabricação de etanol. 

    b) Quanto à capacidade de armazenamento, de forma permanente e/ou transitória:

    • b.1 - gases inflamáveis: acima de 600 ton;
    • b.2 - líquidos inflamáveis e/ou combustíveis: acima de 50.000 m ³ .

    Esquematizando as classes x capacidade de armazenamento:

    ______________Gases Inflamáveis ______._ Líquidos Combustíveis

    Classe 1 _____De 2 a 60 ton ______________De 10 a 5000 m³

    Classe 2 _____De 60 a 600 ton  ___________De 5000 a 50000 m³             

    Classe 3 _____Mais de 600 ton ___________ Mais de 50000 m³

    Vamos analisar as alternativas:

    A- Errado. Pertencem à classe II.

    B- Certo. De fato, as refinarias de combustíveis pertencem à classe III.

    C- Errado. Pertencem à classe III. Detalhe: não há classe 4 na NR-20.

    D- Errado. Pertencem à classe I.

    E- Errado. Pertencem à classe III. Como já citamos, não há classe 4.

    GABARITO DA MONITORA: LETRA B


ID
1040095
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A empresa Quente Ltda. possui 60 funcionários expostos a calor intenso. Considerando esse dado e o que diz a NR24, que versa sobre as Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho (CSCLT), assinale a alternativa que melhor expressa a quantidade de chuveiros que a empresa deve possuir para esse grupo de trabalhadores.

Alternativas
Comentários
  • 24.1.12 Será exigido 1 um chuveiro para cada 10 (dez) trabalhadores nas atividades ou operações insalubres, ou nos

    trabalhos com exposição a substâncias tóxicas, irritantes, infectantes, alergizantes, poeiras ou substâncias que provoquem

    sujidade, e nos casos em que estejam expostos a calor intenso. 

  • 1 CHUVEIRO PAR 10 TRABALHADORES 

    60 TRABALHADORES / 10 = 6 CHUVEIROS 

    ALTERNATIVA D) 


ID
1040098
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

De acordo com a NR24, assinale a alternativa que melhor expressa a quantidade de água prevista para o consumo nas instalações sanitárias em uma organização com 25 funcionários.

Alternativas
Comentários
  • Conforme a NR 24(item 24.1.24.1 Serão previstos 60 litros diários de água por trabalhador para o consumo nas instalações sanitárias.)

    Portanto.

       25 x 60=1.500




ID
1040101
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Considerando o que diz o Ministério da Saúde a respeito das doenças infecciosas e parasitárias relacionadas ao trabalho, analise as assertivas abaixo.

I. Tuberculose, carbúnculo e brucelose podem ser considerados doenças relacionadas ao trabalho.

II. Dengue, hepatites virais e malária não podem ser consideradas doenças relacionadas ao trabalho.

III. Tétano, febre amarela e leishmaniose cutânea não podem ser consideradas doenças relacionadas ao trabalho.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta: a)

    I  - CERTO

    II - ERRADO. Dengue, hepatites virais e malária PODEM ser consideradas doenças relacionadas ao trabalho. 

    III - ERRADO. Tétano, febre amarela e leishmaniose cutânea PODEM ser consideradas doenças relacionadas ao trabalho. 

  • A questão versa sobre as doenças infecciosas que podem ser relacionadas ao trabalho.

    O Manual de Procedimentos para saúde do MS (2001) traz a lista das doenças infecciosas e parasitárias que podem estar relacionadas ao trabalho, nos termos da Portaria do mesmo órgão nº 1.339/1999:

    • Tuberculose (A15- e A19.-)
    • Carbúnculo (Antraz) (A22.-)
    • Brucelose (A23.-)
    • Leptospirose (A27.-)
    • Tétano (A35.-)
    • Psitacose, ornitose, doença dos tratadores de aves (A70.-)
    • Dengue (dengue clássico) (A90.-)
    • Febre amarela (A95.-)
    • Hepatites virais (B15- e B19.-)
    • Doença pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) (B20- e B24.-)
    • Dermatofitose (B35.-) e outras micoses superficiais (B36.-)
    • Candidíase (B37.-)
    • Paracoccidioidomicose (blastomicose sul americana, blastomicose brasileira, Doença de Lutz) (B41.-)
    • Malária (B50- e B54.-)
    • Leishmaniose cutânea (B55.1) ou leishmaniose cutâneo-mucosa (B55.2)

    Analisando os três itens:

    I. Tuberculose, carbúnculo e brucelose podem ser considerados doenças relacionadas ao trabalho.

    Certo. Vide lista de doenças infecciosas associadas ao trabalho acima.

    II. Dengue, hepatites virais e malária não podem ser consideradas doenças relacionadas ao trabalho.

    Errado. Podem, vide lista acima.

    III. Tétano, febre amarela e leishmaniose cutânea não podem ser consideradas doenças relacionadas ao trabalho.

    Errado. Podem, vide lista acima.

    Fonte: MINISTÉRIO DA SAÚDE. Doenças Relacionadas ao Trabalho. Manual de Procedimentos para Serviços de Saúde. Brasília. 2001.

    Portanto, apenas o item I está correto.

    GABARITO: LETRA A


ID
1040104
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A ataxia cerebelosa é considerada uma doença do sistema nervoso relacionada ao trabalho. Assinale a alternativa que apresenta os agentes causadores dessa doença.

Alternativas

ID
1040107
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Existem vários tipos de doenças relacionadas a estressores emocionais e interpessoais crônicos do trabalho. A síndrome que envolve a atitude e conduta negativa com relação aos usuários, aos clientes, à organização e ao trabalho, sendo uma experiência subjetiva que acarreta prejuízos emocionais ao trabalhador e à organização, é denominada Síndrome.

Alternativas
Comentários
  • Síndrome de Burnout é um distúrbio psíquico de caráter depressivo, precedido de esgotamento físico e mental intenso, definido por Herbert J. Freudenberger como "(…) um estado de esgotamento físico e mental cuja causa está intimamente ligada à vida profissional".

  • " A atitude e conduta negativa com relação aos usuários, aos clientes" - exemplo de despersonalização.

    " Sendo uma experiência subjetiva que acarreta prejuízos emocionais ao trabalhador" - exemplo de exaustão emocional

     

    Para designar burnout não há uma definição única. No entanto, È consenso entre estudiosos como Codo (1999), Benevides-Pereira (2002) e Gil-Monte (2002) que pesquisas realizadas até o momento definem burnout como uma resposta ao estresse laboral crônico, quando os métodos de enfrentamento falham ou são insuficientes. Segundo Schaufeli e Buunk (2003) a definição proposta por Schaufeli e Enzman (1988) explica burnout como um persistente e negativo estado caracterizado por exaustão fÌsica e emocional, acompanhado de sensação de redução da eficácia, diminuição da motivação e desenvolvimento disfuncionais no trabalho. Não deve, no entanto, ser confundido com estresse, pois, segundo França e Rodrigues (1999), o termo estresse tem origem na física e seu significado original é o de força-pressão de cargas sobre  estruturas, cujas energias vão sendo roubadas pelo atrito de um corpo em relação aos outros. Esse desgaste energético é entendido como um esgotamento pessoal com interferência na vida do indivÌduo e não, necessariamente, na sua relação com o trabalho.

    Sintomas:

    - Exaustão emocional

    - Falta de realização pessoal no trabalho

    - Despersonalização

    - Sentimento de tristeza e desapontamento

     

    Em: "CARACTERÍSTICAS DA INCIDÊNCIA DE BURNOUT EM PEDIATRAS DE UMA ORGANIZAÇÃO HOSPITALAR PÚBLICA" - Dissertação para obtenção de título de mestre de FLAVIA DUTRA LIMA MENEGAZ


ID
1040110
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Existem diversos tipos de agentes patogênicos, entre eles os de transmissão sanguínea. Segundo as normas de biossegurança e precauções universais, deve-se evitar o contato direto com alguns fluidos orgânicos para não proporcionar a transmissão. Assinale a alternativa que melhor representa os fluidos que devem ser evitados para não ocorrer a transmissão do agente patogênico mencionado.

Alternativas

ID
1040116
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O posicionamento de indicadores como manômetros, termômetros, indicadores de velocidades e outros demanda certo conhecimento ergonômico. Considerando um operador em pé, em posição estática e apenas com a possibilidade de movimentação dos olhos, assinale a alternativa que apresenta a inclinação máxima, para cima, dos olhos em relação à linha horizontal da visão.

Alternativas

ID
1040119
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Para monitoramento de vibração do corpo inteiro é necessário utilizar equipamentos que conseguem medir algumas grandezas, entre elas a aceleração do sensor. Considerando a medição obtida de 0,4m/s2, assinale a alternativa que apresenta a consideração técnica correta.

Alternativas
Comentários
  • Segundo o Anexo I da NR 09


    4.2.2 O nível de ação para a avaliação da exposição ocupacional diária à vibração em mãos e braços corresponde a

    um valor de aceleração resultante de exposição normalizada (aren) de 2,5 m/s2.

    4.2.3 O limite de exposição ocupacional diária à vibração em mãos e braços corresponde a um valor de aceleração

    resultante de exposição normalizada (aren) de 5 m/s2.


  • Segundo o anexo 1 da NR 9 (PPRA, para a prevenção de riscos ambientais, o foco é a saúde do trabalhador) o AREN para mãos e braços é de 2,5 m/s². Aqui a norma fala em nível de ação, lembrando que esse é metade do valor total. 

     

    Já no anexo 8 da NR 15 (aqui teremos um valor referencial que a norma estabelece para efeito de pagamento de adicional de insalubridade) ao invés do nível de ação temos o valor total, já com outro nome: limite de tolerância, que será, para mãos e braços, de 5,0 m/s². 

     

    Fonte: Flávio Nunes. 

  • a pergunta cita VIBRAÇÃO CORPO INTEIRO (VCI) e não mãos e braços, para isso temos:

    NR15, anexo 8 - item 2.2 Caracteriza-se a condição insalubre caso sejam superados quaisquer dos limites de exposição ocupacional diária a VCI: a) valor da aceleração resultante de exposição normalizada (aren) de 1,1 m/s2;

    Portanto 0,4 está abaixo de 1,1 e a situação é aceitável, .Também abaixo do nível de ação.

    RESPOSTA A

  • Para não confundir quem procurar explicação nos comentários.

     

    A resposta do colega Lúcio Gualiato é a mais coerente, visto que o enunciado esta pedindo a VCI (Vibração de Corpo Inteiro).

     

    As demais explicações são referentes a VMB (Vibrações de Mãos e Braços) que não se remetem ao enunciado mas agregam conhecimento.

  • aren (m/s2) VDVR (m/s1,75) Consideração técnica Atuação recomendada

    0 a 0,5 0 a 9,1 aceitável No mínimo manutenção da condição existente. 


ID
1040122
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Na avaliação gravimétrica de aerodispersoides, podem ser utilizados diversos filtros. Entre eles está um com aplicação exclusivamente laboratorial, com o objetivo de se obter o branco analítico. Assinale a alternativa que apresenta o filtro que desempenha essa função.

Alternativas

ID
1040128
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A geometria da chama pode ser considerada um cilindro com altura e diâmetro da base, e essas dimensões podem ser obtidas pelas equações propostas por Hustad e Sonju. Considerando as mesmas condições de alimentação (diâmetro do orifício de saída do gás, velocidade do gás e aceleração da gravidade) de dois fluidos gasosos (metano e propano), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Wtf????

  • covardia uma questão dessa

  • Ridículo, isso é um desrespeito.


ID
1040131
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Assinale a alternativa correspondente ao tipo de contrato de obras de engenharia em que a remuneração do construtor é calculada através da aplicação de um percentual sobre o valor dos gastos da obra.

Alternativas
Comentários
  • Modalidades de contrato

    Todo projeto tem uma dose de risco que pode ser dobrado caso o contrato seja mal elaborado. Não existe um modelo melhor ou pior, mas sim contratos mais adequados para determinados tipos de obra. Veja abaixo as principais modalidades de contrato segundo as construtoras consultadas:

    Empreitada global ou preço fechado
    É como o segmento público contrata quase a totalidade dos serviços. O contratado assume o valor total, independentemente das quantidades e preços unitários envolvidos. Se o valor previsto para a execução de um serviço ou obra é ultrapassado, a construtora se responsabiliza pelo custo excedente, mesmo que a causa seja o aumento de preço dos insumos. O consultor de desenvolvimento gerencial Francisco de Assis Lara destaca em seu livro "Manual de Propostas Técnicas" que a adoção do critério dessa modalidade pressupõe que o escopo dos serviços seja plenamente conhecido. Para isso, deve-se analisar com atenção se os documentos existentes - desenhos, folhas de dados, cronogramas e fluxogramas - permitem quantificar e custear os serviços com precisão. 

    Empreitada global a preços unitários
    É uma modalidade pouco freqüente, em que o contratado assume os preços unitários (e suas eventuais variações). Esse caso é aplicável quando se consegue definir a qualidade e o tipo do serviço, mas sem se precisar a quantidade, que ficam para apuração in loco. 

    Obra por administração ou preço de custo
    Os preços e as quantidades são variáveis. Se houver economia nas quantidades, o contratante é favorecido com isso. Se houver uma possibilidade de negociação e redução do preço unitário, ele também é beneficiado. O contratante paga para o contratado uma taxa sobre o custo efetivo da obra. 

    Preço máximo garantido 
    O contratado apresenta proposta que será utilizada como PMG. Havendo uma superação do PMG, o contratado assume a diferença. Havendo redução de PMG, as partes compartilham o resultado.

    Leia mais
    A medida do negócio. Revista Construção Mercado no 4
    Manual de Propostas Técnicas. Francisco de Assis Lara. Pini.


ID
1040134
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Entre os elementos técnicos constituintes dos projetos básicos, o cronograma físico-financeiro corresponde ao(à) .

Alternativas
Comentários
  • Representação gráfica da previsão da execução de um trabalho (obra), na qual se indicam os prazos e os gastos a serem executados nas diversas fases do projeto.

     

    porem a altenativa (B), chega próximo mas falta citar a relação fisica juntamente. !!!

     


ID
1040137
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

É correto afirmar que o custo indireto de uma obra civil corresponde.

Alternativas

ID
1040140
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

Considerando ensaios de campo adotados na fase de investigação geotécnica complementar em uma obra civil, assinale a alternativa correspondente ao ensaio de adensamento.

Alternativas
Comentários
  • O ensaio edométrico ou ensaio de adensamento lateralmente confinado, é um tipo de ensaio utilizado para medir as propriedades mecânicas dos solos: resposta do solo a uma dada solicitação no que diz respeito a deformações verticais. Através desse ensaio é obtido o coeficiente de adensamento, com o qual é realizado, por exemplo, o dimensionamento das fundações de uma obra.

  • Segundo Terzaghi, o desenvolvimento da Teoria do Adensamento se baseia nas seguintes hipóteses: – O solo é homogêneo e completamente saturado; – A água e os grãos são incompressíveis; – O escoamento obedece à Lei de Darcy e se processa na direção vertical; – O coeficiente de permeabilidade se mantém constante durante o proceesso; – O índice de vazios varia linearmente com o aumento da tensão efetiva durante o processo do adensamento. – A compressão é unidirecional e vertical e deve‐se à saída de água dos espaços vazios; – As propriedades do solo não variam durante o adensamento.

  • Ensaio de adensamento não é ensaio de campo.
  • Analisa o solo confinado lateralmente e tem como finalidade determinar as deformações verticais.


ID
1040146
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Considerando os tipos de andaimes definidos pela legislação vigente, assinale a alternativa que apresenta o tipo de andaime cuja estrutura e dimensões permitem suportar carga de trabalho de 400kgf/m2 , respeitando-se os fatores de segurança de cada um de seus componentes.

Alternativas
Comentários
  • NBR 6494 - Segurança nos andaimes

    2.1.1.1 Andaimes suspensos, mecânicos-pesados Andaimes cuja estrutura e dimensões permitem suportar cargas de trabalho de 4 kPa(400 kgf/m2) no máximo, respeitando os fatores de segurança de cada um dos seus componentes.


ID
1040149
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Com relação ao sistema estrutural treliçado, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Para que uma treliça se comporte na prática como previsto teoricamente, precisa respeitar algumas premissas ou recomendações de cálculos:

    a) Todas as cargas precisam ser aplicadas nos nós;

    b) Os nós precisam ser perfeitamente articulados (nós ideais);

    c) Os eixos geométricos das extremidades das barras que compõem um nó precisam ser concorrentes.

  • Ótimo comentário do nosso amigo bulldog. 

    Pode-se ver mais no link abaixo:

     

     

    198.136.59.239/~abengeorg/CobengeAnteriores/2009/artigos/687.docx

  • No projeto da ligação das barras da treliça (nós), os eixos das barras devem ser concorrentes a um ponto; caso contrário, resulta, no nó, um momento que se distribui entre as barras.


ID
1040152
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Acerca das principais características e propriedades do concreto, incluindo aspectos relacionados à sua utilização, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • A fluência é o fenômeno do aumento gradual de deformação com o tempo, sob tensão constante. Pode e geralmente ocorre juntamente com a retração por secagem.

     

  • Passível de anulação!

    Essa assertiva A.

    Resistência a tração do concreto ser uma propriedade principal?oi?

  • Magnus Silva,

    Pode sim, apesar de ser menor que a resistência à compressão, o concreto tem como característica principal resistência à tração.

  • A) As principais propriedades mecânicas do concreto são: resistência à compressão, resistência à tração e módulo de elasticidade. (Apostila USP)

    B) O concreto apresenta deformações elásticas e inelásticas, no carregamento, e deformações de retração por secagem ou por resfriamento. Quando restringidas, as deformações por retração ou térmicas resultam em padrões de tensão complexos, que costumam causar fissuração.

    C) A (fluência) retração é o fenômeno de redução de volume que ocorre no concreto, mesmo na ausência de tensões mecânicas e de variações de temperatura.

    D) A expansão é o aumento de volume do concreto que ocorre em peças submersas e em peças tracionadas, devido à fluência. Nas peças submersas, no início, tem-se retração química. Porém o fluxo de água é de fora para dentro. Por causa disso, as decorrentes tensões capilares anulam a retração química e, em seguida, provocam a expansão da peça.

    E) A deformação imediata acontece por ocasião do carregamento e ocorre de acordo com a Teoria da Elasticidade. Corresponde ao comportamento do concreto como sólido verdadeiro, e é causada por uma acomodação dos cristais que formam o material.

  • As deformações diferidas do concreto, ou seja, as deformações dependentes do tempo, são convencionalmente separadas em duas: a fluência e a retração.

    • A fluência é o acréscimo contínuo das deformações que ocorre mesmo para uma tensão constante.
    • A retração é a redução de volume do material na ausência de uma carga externa.

    Tanto a fluência, quanto a retração, diminuem com a redução do fator água-cimento e do consumo de cimento. 

    http://www.editoradunas.com.br/dunas/Numero_04.pdf


ID
1040155
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

São causas físicas da deterioração do concreto:

I. desgaste superficial, ou perda de massa devida à abrasão, à erosão e à cavitação.

II. fissuração, devida a gradientes normais de temperatura e umidade, a pressões de cristalização de sais nos poros, a carregamento estrutural e à exposição a extremos de temperaturas, tais como congelamento ou fogo.

III. hidrólise dos componentes da pasta de cimento por água pura e trocas iônicas entre fluidos agressivos e a pasta de cimento.

IV. reações causadoras de produtos expansíveis, tais como expansão por sulfatos, reação álcali-agregado e corrosão da armadura no concreto.

É correto o que está contido em:

Alternativas
Comentários
  • As causas físicas da deterioração do concreto podem ser agrupadas em duas categorias:

    a) desgaste Superficial, ou perda de massa devida à abrasão, à erosão e à cavitação;

    b) fissuração, devidas a gradientes normais de temperatura e umidade, a pressões de cristalização de sais nos poros, a carregamento estrutural e á exposição a extremos de temperaturas, tais como congelamento ou fogo.

     

    As causas químicas da deterioração do concreto podem ser agrupadas em três categorias:

    a) hidrólise dos componentes da pasta de cimento por água pura;

    b) trocas iônicas entre fluidos agressivos e a pasta de cimento;

    c) reações causadoras de produtos expansíveis, tais como expansão por sulfatos, reação álcali-agregado e corrosão da armadura no concreto.

     

     

     

     

     

     

     

  • Essas causa foram tiradas de que norma?

     

  • I. CORRETO.

    II. CORRETO

    III. INCORRETO, deterioração química.


    IV-INCORRETO, deterioração química.

  • no meu humilde ponto de vista fogo é uma deterioração química. Eu errei a questão marquei 'somente I'


ID
1040158
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

Sobre o concreto de alto desempenho, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • "Superplantifcantes - Uma das vantagens: Reduz a água de amassamento e promove aumento das resistências mecânicas (em caso de índice de consistência constante), permitindo uma possível redução do consumo de cimento para uma certa resistência"

  • Os concretos de alto desempenho (CAD) têm diversas características que o diferenciam dos concretos comuns: atingem resistências mecânicas muito maiores, chegando até mesmo a superar a casa dos 100 MPa, e apresentam maior durabilidade/ melhor desempenho frente a meios potencialmente agressivos. Dessa forma, como primeira aplicação ocorre quase que de imediato seu emprego em obras ou elementos que necessitam de elevada resistência mecânica do concreto e/ou seções mais reduzidas dos elementos estruturais, incluindo edifícios muito altos, pontes ou viadutos com extensão acentuada, monotrilhos, obras hidráulicas, estruturas off-shores etc.

    FONTE: http://techne17.pini.com.br/engenharia-civil/232/o-que-caracteriza-o-concreto-de-alto-desempenho-qual-e-371817-1.aspx

     

    CAD- Características após endurecimento:

    •Baixa Permeabilidade

    •Resistência a meios agressivos

    •Resistência a tração

    •Elevado Módulo de Deformação

    •Durabilidade

    •Resistência elevada a Abrasão

    •Deformação lenta reduzida ( Fluência )

    •Excelente aderência ao substrato

    •Carbonatação Reduzida

    •Elevadas Resistências a compressão iniciais e finais.

     

    Características no estado plástico:

    •Trabalhabilidade

    •Retração Plástica isenta

    •Exsudação inexistente

    •Ausência de Segregação

    •Elevada coesão ( efeito chiclete )

     

    COMPOSIÇÃO:

    Cimento -->   ( CP V ARI, CP II classe 40 )

    Adições  --> ( Sílica ativa, Escória, Fly ash ), Gelo, Pigmentos

    Areias -->  Isentas de impurezas e  materiais pulverulentos.

    Britas -->  Rochas densas ( Basaltos,   diabásio, calcário )

    Aditivos --> Superplastificantes de policarboxilato e Estabilizantes de pega

     

    Necessidades do Cliente:

    Carga Elevada em Elementos Estruturais

    Restrição de Espaço físico arquitetônico

    Leveza da estrutura - Fundações

    Ambientes Agressivos

    Elevadas resistências iniciais

    Elevado Módulo - Pequenas deformações

    Elevada resistência ao desgaste (abrasão)

     

    FONTE: http://www.concrebras.com.br/solucoes-em-concreto/concreto-de-alto-desempenho-cad/

  • Depende oras, o termo concreto de alto desempenho é extrememante subjetivo, depende da funçao que voce quer que ele desempenhe, na minha pós graduaçao por exemplo estudamos bastante  o concreto auto adensável, o qual pode ser considerado um concreto de alto desempenho dependendo da necessidade da obra em questao, e se encaixa perfeitamente na descriçao da letra C. Questao passível de anulaçao


ID
1040161
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta a fase denominada de levantamento dos detalhes, realizada pelo método de caminhamento, utilizado em áreas de grandes superfícies e de relevo acidentado.

Alternativas
Comentários
  • "Reconhecimento da área a ser levantada: Partindo-se de um ponto tomado como origem (0=PP), percorre-se a área, caminhando sobre as divisas ou o mais próximo possível delas, materializando os vértices da poligonal com piquetes, os quais deverão se intervisíveis na ordem que seguem, ou na necessidade procede-se abertura de picadas na mata, para a visibilidade entre eles. "


ID
1040164
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Considerando um projeto de sistema de rebaixamento de lençol freático, assinale a alternativa que apresenta o conceito de drenagem a céu aberto.

Alternativas

ID
1040167
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

Com relação ao tipo de sistema estrutural com elementos mistos, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) A construção em sistema misto é competitiva para estruturas de vãos médios a elevados, grandes balanços, locais de difícil acesso e solos de baixa capacidade resistente, caracterizando-se pela rapidez de execução e pela significativa redução do peso total da estrutura quando comparado aos sistemas convencionais de concreto armado.

( ) Denomina-se estrutura mista aço-concreto os sistemas estruturais formados por elementos de diferentes matérias, por exemplo, vigas de concreto pré-moldado, pilares de aço e lajes em concreto moldado in loco. Esses sistemas são normalmente empregados na construção de pontes e edificações.

( ) O sistema de lajes mistas consiste na utilização de uma forma permanente, nervurada, de aço estrutural, como suporte para o concreto antes da cura e da atuação das ações de utilização. Após a cura do concreto, os dois materiais solidarizam-se estruturalmente, formando o sistema misto. A forma de aço substitui então a armadura positiva da laje. Assim, o comportamento misto é alcançado após a cura do concreto da laje, quando a forma de aço transmite as tensões cisalhantes horizontais na interface com o concreto através de ligações mecânicas fornecidas por saliências e reentrâncias existentes na forma.

( ) Os pilares mistos, de maneira geral, são constituídos por um ou mais perfis de aço, preenchidos ou revestidos de concreto. A combinação dos dois materiais em pilares mistos propicia, além da proteção ao fogo e à corrosão, o aumento da resistência do pilar. Essa combinação contribui para o aumento na rigidez da estrutura aos carregamentos horizontais. A maior ductilidade é outro ponto que diferencia os pilares mistos quando comparados aos pilares de concreto armado.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B

    a 2a á falsa pois alguém já viu pilar de aço e laje em concreto moldado in loco?

  • Denomina-se sistema misto aço-concreto aquele no qual um perfil de aço (laminado, soldado ou formado a frio) trabalha em conjunto com o concreto (geralmente armado) formando um pilar misto, uma viga mista, uma laje mista ou uma ligação mista.

    Além do uso em edificações, as soluções mistas de aço e concreto também têm sido usadas há aproximadamente 50 anos, em pontes, viadutos e passarelas.

    A variedade das soluções construtivas oferece mais opções ao mercado e permite que numa mesma construção possam ser utilizadas componentes de aço ou mistos de aço e concreto em associações com componentes de concreto armado pré-moldado ou moldados in loco, gerando as chamadas estruturas híbridas


ID
1040170
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sobre as diretrizes básicas para a execução de serviços de terraplenagem, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Manual do SEAP >> fonte para a elaboração dessa questão.

    2.3.3.2 Controle geométrico
    O controle geométrico da execução dos aterros será topográfico e deverá ser feito com cuidado especial, para
    que seja atingida a conformação prevista no projeto de terraplenagem.
    O acabamento, quanto à declividade transversal e inclinação dos taludes será verificado e deverá estar de acordo
    com o previsto no projeto de terraplenagem.

    Prefiro acreditar que o gabarito está errado, pois se a banca considerou que o termo " será topográfico" é diferente de " deverá ser topografico", e que por isso tenha invalidado a questão, eu desejo que vá para a casa do caralho.

    Para mim, a incorreta é a letra C, pois esses ensaios não são feitos no controle tecnológico do corte.

  • O gabarito com certeza está errado, pois o controle tecnológico é feito nos ATERROS (corpo do aterro e camada final).

  • tambem marquei incorreta a letra C questao estranha

  • materiais provenientes do desmatamento, destocamento e limpeza serão queimados, removidos ou estocados.

    QUEIMADOS?


ID
1040173
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Quanto aos procedimentos recomendados que propiciam uma abordagem ambiental integrada, e considerando as atividades tratadas na etapa de bota-fora, relacionadas com a disposição dos resíduos sólidos excedentes das escavações e entulhos gerados pelas obras, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • NBR 10004/2004: Resíduos são divididos em 2 classes:

    Classe I - Resíduos perigosos

    Classe II - Resíduos não perigosos que se dividem em 2

    Classe II A - Resíduos não-inertes (ex: materiais orgânicos)

    Classe II B - Resíduos inertes (ex: vidro, plástico, etc)

    Resíduo classe I não vai pra aterro sanitário.


    http://www.aslaa.com.br/legislacoes/NBR%20n%2010004-2004.pdf


  • - Resíduos Classe I – Perigosos
    - Resíduos Classe II – Não Perigosos
    - Resíduos Classe II A – Não Inertes
    - Resíduos Classe II B – Inertes.

  • Mania de procurar a certa. --'


ID
1040176
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sobre os princípios básicos para condições de segurança contra incêndio em edifícios públicos, analise as assertivas abaixo.

I. A compartimentação é a divisão de um edifício em setores de incêndio, sendo cada área limitada por paredes, forros e pisos capazes de resistir às chamas que comecem dentro do compartimento. Adicionalmente, essa divisão deve prevenir a entrada do fogo originário de compartimentos adjacentes. A compartimentação é a criação de volumes construtivos estanques ao fogo impedindo sua propagação horizontal e vertical.

II. O deslocamento da fumaça produzida por um incêndio deve ser controlado. A ventilação natural, a extração mecânica e a pressurização de dutos são instrumentos desse controle. Entretanto todas estas medidas têm baixa confiabilidade. As condições climáticas adversas podem evitar, por exemplo, a extração de gases. Desta forma as soluções de projeto que inibam o efeito chaminé são muito mais valiosas. Entre elas está o fechamento automático de dutos por sensores de fumaça.

III. A sinalização de segurança tem caráter de emergência, advertência, mandatário, de proibição e indicação de uso. Devem levar às rotas de escape, mostrar os riscos potenciais, requerer ações ou atividades que contribuam para segurança, evitar ações perigosas e indicar a localização e uso de equipamentos de alarme, comunicação e combate ao fogo. As edificações devem possuir indicadores de localização para os usuários que garantam sua orientação e a noção de sua posição no prédio.

É correto o que se afirma em:

Alternativas

ID
1040179
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Considerando um projeto de instalações elétricas, assinale a alternativa correspondente à Resistência de Aterramento (Rt).

Alternativas
Comentários
  • A quantificação do valor da resistência de aterramento pode ser traduzida através da relação entre o valor da tensão resultante no eletrodo e o valor da corrente injetada no solo através do mesmo.

  • R=U/I

  • Bastava lembrar do famoso mnemônico do ensino médio "U que ri". U = r.i


ID
1040185
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Com relação à estaticidade e estabilidade de uma estrutura, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Uma estrutura isostática é uma estrutura restringida, e o número de incógnitas é igual ao número de equações de equilíbrio.

( ) Uma estrutura hiperestática é uma estrutura restringida, e o número de incógnitas é maior que o número de equações de equilíbrio.

( ) Uma estrutura hipostática não é uma estrutura restringida ou o número de incógnitas é menor que o número de equações de equilíbrio.

( ) Uma estrutura está restringida quando possui vínculos para restringir todos os movimentos possíveis dela (translação e rotação), como um corpo rígido.

Alternativas
Comentários
  • Tb acho que cabe anulação na questão. Não por erro gramatical, mas na 1º e 2º alternativas.

    Justificativa:

    A relação do número de incógnitas e número de equações de equilíbrio nem sempre poderá ser usada para isostáticas e hiperestáticas. Existem diversos casos em que o número de incógnitas é igual ao número de equações, mas não se trata de uma estrutura isostática, mas sim, hipostática... e tb há casos para a hiperstática. Por isso, é fundamental analisar toda a estrutura e verificar se todos os vínculos são restringidos e não apenas comparar o número de eq. e incógnitas...

    Eu marcaria a 1º e a 2º questões como falsas, pois não foi falado das exceções.

  • Flávia, concordo. Além do cálculo do grau hiperestático, precisamos analisar a configuração da estrutura (temos diversos casos em que a estrutura apresenta grau 0, mas pode ser considerada como hipostático por falta de estabilidade).

     

    De qualquer maneira, na hora da prova, para esta banca, eu marcaria as alternativas como corretas.

     

    (aquele velho dilema: vou pela cabeça da banca ou vou pelo certo e correr atrás do recurso? rsrs)

  • Perfeito o posicionamento dos colegas, também concordo!


ID
1040188
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.

Dentre os principais tipos de elemento estrutural, ________________ é um elemento linear sujeito a esforços longitudinais, sejam de tração ou de compressão, segundo o seu sentido, de flexão, torção e esforço transverso, atuando estes isoladamente ou combinados.

Alternativas

ID
1040191
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta o método de demolição que consiste em desmantelar o edifício pela ordem inversa do processo construtivo, ou seja, por níveis horizontais sucessivos, começando pela parte superior da construção, com escoramento das paredes mestras das construções adjacentes. A demolição efetua-se com o auxílio de ferramentas manuais e ferramentas mecânicas portáteis.

Alternativas

ID
1040194
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sobre a NR18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção –, que estabelece o uso de sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na indústria da construção, analise as assertivas abaixo.

I. É obrigatória, na periferia da edificação, a instalação de proteção contra queda de trabalhadores e projeção de materiais, a partir do início dos serviços necessários à construção de edifícios com mais de 4 pavimentos ou altura equivalente.

II. O Sistema de Proteção Limitador de Quedas em Altura deve ser utilizado até a conclusão dos serviços de estrutura e vedação periférica.

III. A transposição de pisos com diferença de nível superior a 0,40m (quarenta centímetros) deve ser feita por meio de escadas ou rampas.

IV. Nos elevadores do tipo cremalheira, o último elemento da torre do elevador deve ser mantido estaiado pelos montantes posteriores, de modo a evitar o tombamento da torre no sentido contrário à edificação.


É correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • 18.13.4 É obrigatória, na periferia da edificação, a instalação de proteção contra queda de trabalhadores e projeção
    de materiais a partir do início dos serviços necessários à concretagem da primeira laje.

    18.13.12.22 O Sistema de Proteção Limitador de Quedas em Altura deve ser utilizado até a conclusão dos serviços
    de estrutura e vedação periférica.

    18.12.3 A transposição de pisos com diferença de nível superior a 0,40m (quarenta centímetros) deve ser feita por
    meio de escadas ou rampas.

     

     c)  II e III, apenas.  

     

     

     

     

  • Complementando...

    18.14.21.11.1 Nos elevadores do tipo cremalheira o último elemento da torre do elevador deve ser montado com a régua invertida ou sem cremalheira, de modo a evitar o tracionamento da cabina. 

  • 18.14.21.11 O trecho da torre do elevador acima da última laje deve ser mantido estaiado observando-se o seguinte:
    a) nos elevadores tracionados a cabo, pelos montantes posteriores, de modo a evitar o tombamento da torre no 
    sentido contrário à edificação;
    b) nos elevadores do tipo cremalheira, conforme especificações do fabricante.

     


ID
1040197
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Com relação aos procedimentos avaliatórios usuais, com a finalidade de identificar o valor de um bem, de seus frutos e direitos, o seu custo, bem como aqueles para determinar indicadores de viabilidade, assinale a alternativa que apresenta o método que identifica o custo do bem ou de suas partes por meio de orçamentos sintéticos ou analíticos, a partir das quantidades de serviços e respectivos custos diretos e indiretos.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E

     

     

    8.3 Métodos para identificar o custo de um bem


    8.3.1 Método comparativo direto de custo
    Identifica o custo do bem por meio de tratamento técnico dos atributos dos elementos comparáveis, constituintes da amostra.


    8.3.2 Método da quantificação de custo
    Identifica o custo do bem ou de suas partes por meio de orçamentos sintéticos ou analíticos, a partir das quantidades de serviços e respectivos custos diretos e indiretos.

  • Método Comparativo Direto: identifica o valor de mercado do bem por meio de tratamento técnico dos atributos dos elementos comparáveis, constituintes da amostra.

     

    Método Involutivo: identifica o valor de mercado do bem, alicerçado no seu aproveitamento eficiente, baseado em modelo de estudo de viabilidade técnico-econômica, mediante hipotético empreendimento compatível com as características do bem e com as condições do mercado no qual está inserido, considerando-se cenários viáveis para execução e comercialização do produto.

     

    Método Evolutivo: identifica o valor do bem pelo somatório dos valores de seus componentes. Caso a finalidade seja a identificação do valor de mercado, deve ser considerado o fator de comercialização.

     

    Método da Capitalização das Rendas: identifica o valor do bem, com base na capitalização presente da sua renda líquida prevista, considerando-se cenários viáveis. 

     

    Método da Quantificação de Custo: identifica o custo do bem ou de suas partes por meio de orçamentos sintéticos ou analíticos, a partir das quantidades de serviços e respectivos custos diretos e indiretos.

     

     

    Calma, calma! Eu estou aqui!


ID
1040200
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Segundo o Estatuto da Cidade (Lei nº 10.257/2001), é incorreto afirmar que o plano diretor é obrigatório para cidades.

Alternativas
Comentários
  • Art. 41. O plano diretor é obrigatório para cidades:

    I – com mais de vinte mil habitantes;

    II – integrantes de regiões metropolitanas e aglomerações urbanas;

    III – onde o Poder Público municipal pretenda utilizar os instrumentos

    previstos no 4o do art. 182 da Constituição Federal;

    IV – integrantes de áreas de especial interesse turístico;

    V – inseridas na área de influência de empreendimentos ou atividades

    com significativo impacto ambiental de âmbito regional ou nacional.


  • Se uma cidade tem sessenta mil habitantes é correto afirmar também que ela tem vinte mil habitantes (por mais que tenha mais que isso), por isso discordo desta alternativa ser incorreta e acredito que esta questão é passível de anulação.

  • É pq na inteligência do estagiário examinador, 60 é menor que 20.

  • Quem formulou essa questão é, no mínimo, imbecil. Se é obrigatório para cidades com mais de 20 mil habitantes, pela lógica, é obrigatório para cidades com mais de 60 mil habitantes.

  • Esse tonto nunca estudou RLM, se maior de 20 é obrigatório, logo 60 é maior de 20, então é obrigatório. pakaba. 

  • Vixe! Aconselho quem elaborou esta questão a estudar um pouco kk


ID
1040203
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Por definição da NBR 13752, uma vistoria aplicada nas perícias de engenharia corresponde .

Alternativas
Comentários
  • A NBR 13.752 da ABNT conceitua vistoria como "constatação de um fato, mediante exame circunstanciado e descrição minuciosa dos elementos que a constituem".

  • 3.77 Vistoria
    Constatação de um fato, mediante exame circunstanciado e descrição minuciosa dos elementos que o constituem

  • NBR 13.752 

    3.77 Vistoria

    Constatação de um fato, mediante exame circunstanciado e descrição minuciosa dos elementos que o constituem.

    Bons Estudos

  • Algumas definições... DESPEEEEEEEEEENCAAAAAAAAAAA!

     

    NBR 13752

     

    3.59 Parecer técnico: Opinião, conselho ou esclarecimento técnico emitido por um profissional legalmente habilitado sobre assunto de sua especialidade.

     

    3.61 Perícia: Atividade que envolve apuração das causas que motivaram determinado evento ou da asserção de direitos.

     

    3.77 Vistoria: Constatação de um fato, mediante exame circunstanciado e descrição minuciosa dos elementos que o constituem.

     

    3.50 Laudo: Peça na qual o perito, profissional habilitado, relata o que observou e dá as suas conclusões ou avalia, fundamentadamente, o valor de coisas ou direitos.

     

    3.44 Exame: InspEção, por meio de perito, sobre pessoa, coisas, móveis e semoventes, para verificação de fatos ou circunstâncias que interessem à causa.


ID
1040206
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Acerca da classificação dos esforços solicitantes, assinale a alternativa que apresenta o componente do binário de forças que tende a girar a seção transversal em torno do eixo longitudinal.

Alternativas
Comentários
  • MOMENTO TORÇOR

  • . Os esforços solicitantes são classificados em:

    ·     Força Normal (N) – é a componente da força que age perpendicular à seção transversal. Se for dirigida para fora do corpo, provocando alongamento no sentido da aplicação da força, produz esforços de tração. Se for dirigida para dentro do corpo, provocando encurtamento no sentido de aplicação da força, produz esforços de compressão. As forças normais são equilibradas por esforços internos resistentes e se manifestam sob a forma de tensões normais (força por unidade de área), representadas pela letra grega σ (sigma), que serão de tração ou de compressão segundo a força normal N seja de tração ou compressão;

    ·     Força Cortante (V) – é a componente da força, contida no plano da seção transversal que tende a deslizar uma porção do corpo em relação à outra, provocando corte (deslizamento da seção em seu plano). As tensões desenvolvidas internamente que opõem resistência às forças cortantes são denominadas tensões de cisalhamento ou tensões tangenciais (força por unidade de área), representadas pela letra grega τ (thau).

    ·     Momento Fletor (M) – um corpo é submetido a esforços de flexão, quando solicitado por forças que tendem a dobrá-lo, fleti-lo ou mudar sua curvatura. O momento fletor age no plano contém o eixo longitudinal, ou seja, perpendicular à seção transversal.

    ·     Momento de Torção (T) – a componente do binário de forças que tende a girar a seção transversal em torno de eixo longitudinal é chamado momento de torção.


ID
1040209
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta os critérios que são recomendados para a medição de estacas do tipo Franki®, nas obras de fundações e estruturas.

Alternativas
Comentários
  • 03.01.422 Tipo “Franki”
    Este preço deverá compreender todas as despesas
    decorrentes do fornecimento dos materiais, equipamentos
    e mão-de-obra necessários à execução das estacas, incluindo
    locação, cravação do tubo, execução do bulbo, colocação da
    armadura, concretagem do fuste e conseqüente recuperação
    do tubo, eventuais emendas e demais serviços
    complementares.
    A medição será efetuada por comprimento de estaca
    efetivamente executada, em m, obtido pela soma dos
    comprimentos dos tubos de revestimento.


ID
1040212
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A elaboração de orçamento analítico deverá basear-se em

I. coleta de preços realizada no mercado local ou região de execução dos serviços e avaliação dos custos horários de equipamentos, considerando as condições locais de operação e a taxa legal de juros.

II. pesquisa dos índices de aplicação de materiais e mão de obra, considerando as condições locais ou regionais de execução.

III. avaliação da Taxa de Leis Sociais (LS) em função das características do local de execução dos serviços e avaliação da Taxa de Benefícios e Despesas Indiretas (BDI) em função do volume ou porte dos serviços e do local de execução.

IV. estimativa de áreas e quantidades de componentes, fundamentada em dimensões e índices médios de consumo ou aplicação referentes a edificações similares; utilização de coeficientes de correlação referentes a edificações similares.

É correto o que está contido em:

Alternativas
Comentários
  • Orçamento analítico ou detalhado: elaborado com composição de custos e extensa pesquisa de preços dos insumos. Procura chegar a um valor bem próximo do custo "real", com uma reduzida margem de incerteza.

    Essa simples descrição já nos indica qual será a resposta certa.

  • O ORçamento ANALÍTICO OU DETALHADO CONTEMPLA:

    -> coleta de preços realizada no mercado local ou região de execução dos serviços e avaliação dos custos horários de equipamentos, considerando as condições locais de operação e a taxa legal de juros. 

    -> pesquisa dos índices de aplicação de materiais e mão de obra, considerando as condições locais ou regionais de execução

    -> avaliação da Taxa de Leis Sociais (LS) em função das características do local de execução dos serviços e avaliação da Taxa de Benefícios e Despesas Indiretas (BDI) em função do volume ou porte dos serviços e do local de execução. 


ID
1040215
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Considerando as recomendações específicas para o projeto dos reservatórios nas instalações hidráulicas e sanitárias de água fria, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • A extravasão deve "avisar" que está transbordando. Se for direto pro esgoto, como a pessoa vai saber que tá o reservatório ta transbordando?

  • Se conectar o extravasor ao esgoto, o reservatorio estara recebendo diretamente os gases da tubulação primaria,

     

    Sem contar a retrosifonagem.

  • NBR 8.160/1999: Generalidades

    A instalação predial de água fria deve ser projetada e executada de modo que não haja possibilidade, dentro dos limites da previsibilidade, de a água potável deixar de atender ao padrão de potabilidade, constituindo-se em risco para a saúde humana, ou de ela ficar inadequada para o uso pretendido. Entre o conjunto de cuidados a serem observados, a instalação predial de água fria não deve especificamente afetar a qualidade da água através de:

    a) contato com materiais inadequados;

    b) refluxo de água usada para a fonte de abastecimento ou para a própria instalação predial de água fria;

    c) interligação entre a tubulação conduzindo água potável e a tubulação conduzindo água não potável.

    Alternativa d

  • Pessoal, cuidado com o cometário de Igor, que tem uma galera curtindo..

    O erro dessa afirmativa consiste em conectar o extravasor à rede de esgoto, a tubulação que Igor se refere é a tubulação de aviso. Cuidado, apesar de parecidas, tubulação de aviso é diferente de tubulação de extravasão..

    Norma 5625

    3.44 tubulação de aviso: Tubulação destinada a alertar os usuários que o nível da água no interior do reservatório alcançou um nível superior ao máximo previsto. Deve ser dirigida para desaguar em local habitualmente observável.

    3.45 tubulação de extravasão: Tubulação destinada a escoar o eventual excesso de água de reservatórios onde foi superado o nível de transbordamento

  • Não se despeja nada do reservatório em tubulações de esgoto.

    As águas do reservatório que não as de consumo na rede - estravasão, a de limpeza ... vão para o subsistema de drenagem pluvial!

    - - - - - - - -

    E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê ~ Marcos 9:23.

    @ocivilengenheiro

  •  

    NBR 5626 -2020 DIZ QUE:

    É vedada a interligação direta das tubulações de extravasão, limpeza e aviso com tubulações dos sistemas prediais de esgoto sanitário e de águas pluviais