A) As principais propriedades mecânicas do concreto são: resistência à compressão, resistência à tração e módulo de elasticidade. (Apostila USP)
B) O concreto apresenta deformações elásticas e inelásticas, no carregamento, e deformações de retração por secagem ou por resfriamento. Quando restringidas, as deformações por retração ou térmicas resultam em padrões de tensão complexos, que costumam causar fissuração.
C) A (fluência) retração é o fenômeno de redução de volume que ocorre no concreto, mesmo na ausência de tensões mecânicas e de variações de temperatura.
D) A expansão é o aumento de volume do concreto que ocorre em peças submersas e em peças tracionadas, devido à fluência. Nas peças submersas, no início, tem-se retração química. Porém o fluxo de água é de fora para dentro. Por causa disso, as decorrentes tensões capilares anulam a retração química e, em seguida, provocam a expansão da peça.
E) A deformação imediata acontece por ocasião do carregamento e ocorre de acordo com a Teoria da Elasticidade. Corresponde ao comportamento do concreto como sólido verdadeiro, e é causada por uma acomodação dos cristais que formam o material.
As deformações diferidas do concreto, ou seja, as deformações dependentes do tempo, são convencionalmente separadas em duas: a fluência e a retração.
- A fluência é o acréscimo contínuo das deformações que ocorre mesmo para uma tensão constante.
- A retração é a redução de volume do material na ausência de uma carga externa.
Tanto a fluência, quanto a retração, diminuem com a redução do fator água-cimento e do consumo de cimento.
http://www.editoradunas.com.br/dunas/Numero_04.pdf