SóProvas


ID
1040185
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Com relação à estaticidade e estabilidade de uma estrutura, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Uma estrutura isostática é uma estrutura restringida, e o número de incógnitas é igual ao número de equações de equilíbrio.

( ) Uma estrutura hiperestática é uma estrutura restringida, e o número de incógnitas é maior que o número de equações de equilíbrio.

( ) Uma estrutura hipostática não é uma estrutura restringida ou o número de incógnitas é menor que o número de equações de equilíbrio.

( ) Uma estrutura está restringida quando possui vínculos para restringir todos os movimentos possíveis dela (translação e rotação), como um corpo rígido.

Alternativas
Comentários
  • Tb acho que cabe anulação na questão. Não por erro gramatical, mas na 1º e 2º alternativas.

    Justificativa:

    A relação do número de incógnitas e número de equações de equilíbrio nem sempre poderá ser usada para isostáticas e hiperestáticas. Existem diversos casos em que o número de incógnitas é igual ao número de equações, mas não se trata de uma estrutura isostática, mas sim, hipostática... e tb há casos para a hiperstática. Por isso, é fundamental analisar toda a estrutura e verificar se todos os vínculos são restringidos e não apenas comparar o número de eq. e incógnitas...

    Eu marcaria a 1º e a 2º questões como falsas, pois não foi falado das exceções.

  • Flávia, concordo. Além do cálculo do grau hiperestático, precisamos analisar a configuração da estrutura (temos diversos casos em que a estrutura apresenta grau 0, mas pode ser considerada como hipostático por falta de estabilidade).

     

    De qualquer maneira, na hora da prova, para esta banca, eu marcaria as alternativas como corretas.

     

    (aquele velho dilema: vou pela cabeça da banca ou vou pelo certo e correr atrás do recurso? rsrs)

  • Perfeito o posicionamento dos colegas, também concordo!