SóProvas


ID
104074
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Uma mulher de cinquenta anos de idade relatou durante
consulta médica que, há três semanas, após a separação conjugal,
vem apresentando, ao longo de quase todo o dia, humor deprimido,
perda de energia, capacidade de pensar reduzida, vontade de dormir
por várias horas (inclusive no período diurno) e sensação de culpa
excessiva pelo processo de separação. Negou ter outras doenças. O
exame clínico realizado não revelou alterações fisiológicas
relevantes.

Considerando essa situação clínica, julgue os itens que se seguem.

O uso de medicamento inibidor seletivo da recaptação de serotonina, como citalopram, é uma opção terapêutica nesse caso, apesar de esses medicamentos causarem efeitos colaterais associados a alterações em algumas propriedades elementares do coração, a exemplo de automatismo, condutibilidade e contratilidade.

Alternativas
Comentários
  •  Ao contrário dos antidepressivos tricíclicos ou tetracíclicos sua interferência sobre o ritmo cardíaco é pouco relatada, sendo assim recomendado para pacientes com este tipo de distúrbio cardíaco.

  • GABARITO ERRADO. O citalopram é dentre os ISRS que menos apresenta efeito cardiotóxico, justamente por isso é muito indicado para pacientes hipertensos e obesos. Apresenta alguma ação anti-histamínica e por isso causa sedação, também está indicada para pacientes diabéticos.

  • A ciência, incluindo medicina e farmacologia, avança. Citalopram não é mais considerado seguro em cardiopatias. O FDA reduziu a dose máxima recomendada de 60mg para 40mg, visto que aquela dose tem potencial cardiotóxico.