Alternativas
Para trabalho pesado exposto a céu aberto deve ser assegurado aos trabalhadores água e sais suficientes para compensar as perdas devidas ao suor. Recomenda-se que o trabalhador faça uma grande ingestão de líquidos antes e após o trabalho para repor as perdas hídricas.
O organismo se adapta quando trabalha em ambiente quente, por exemplo, a céu aberto com carga solar. Este é o processo de aclimatação que aumenta e prolonga a atividade das glândulas sudoríparas, assim como, aumenta as concentrações de cloreto de sódio no suor.
Entre as doenças causadas pelo calor, as câimbras afetam mais frequentemente a musculatura do abdome e das pernas, e são controladas se utilizada, preventivamente, administrar- se cloreto de potássio.
Para o cálculo do IBUTG de ambientes externos com carga solar são utilizadas as temperaturas do termômetro de globo e de bulbo úmido natural. Para ambientes internos, sem carga solar, também adiciona- se a temperatura do termômetro de bulbo seco.
O metabolismo produz energia que apenas em parte será utilizada na forma de trabalho muscular. Quando a temperatura do ar é superior à temperatura da pele, acima de 33 °C, o calor produzido pelo metabolismo somado ao calor recebido por condução, convecção e radiação deverá ser dissipado por evaporação da água produzida através da sudorese.