A compra é o principal método de aquisição de documentos em uma biblioteca. A biblioteca pode adquirir mais documentos, por comprá-los diretamente dos editores ou agentes se não houver nenhuma outra maneira para adquirir as
coleções.
Doação é outra forma de desenvolver coleções de bibliotecas e é uma adição bem vinda ao acervo da biblioteca. Nenhuma biblioteca tem recursos para adquirir todos os materiais de leitura necessários aos usuários da biblioteca, por isso muitas bibliotecas contam com este método. Alguns editores fornecem cópias dos documentos, como „amostras‟ para as bibliotecas. Estas cópias vêm sob a categoria de presente ou doação.
A afiliação institucional é outra maneira que a biblioteca pode usar para adquirir documentos. A partir da associação institucional à várias sociedades científicas e instituições a biblioteca passa a ter o direito de receber materiais e recursos publicados pelas instituições ao qual são afiliadas.
O sistema de depósito dá direito a uma biblioteca especialmente designada, receber cópias gratuitas de documentos publicados pelo governo, organizações nacionais e internacionais e de outros tipos.
A permuta é outro método importante para construir um acervo de biblioteca. A permuta de materiais entre bibliotecas, sociedades científicas, instituições e governos servem a inúmeros propósitos:
1. Aquisição de livros raros e esgotados que não podem ser adquiridos em nenhuma outra fonte.
2. Aquisição de publicações que não estão à venda ou que não são distribuídas nos canais usuais de comércio, o que ocorre geralmente no caso dos documentos governamentais nacionais e estrangeiros, bem como relatórios.
3. Obtenção de publicações governamentais regularmente.
4. Usar da melhor forma as duplicatas existentes em uma biblioteca, bem como suas próprias publicações ou aquelas publicados pela organização ao qual a biblioteca pertence, oferecendo-as como permuta para publicações não existentes no acervo da biblioteca.