SóProvas


ID
1041544
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Cárie dental é a doença infecciosa de maior prevalência e incidência na espécie humana. No que se refere à cárie dental humana, julgue os itens a seguir.

A lesão de cárie de dentina é determinada por fatores enzimáticos das metaloproteinases, que são responsáveis por degradar várias matrizes de proteínas, incluindo diferentes formas de colágeno.

Alternativas
Comentários
  • : Metaloproteinases da Matriz (MMPs) são um importante grupo de enzimas 

    proteolíticas zinco-dependentes responsáveis pela degradação de matriz extracelular e membranas 

    basais. As enzimas são secretadas em uma forma latente e se tornam ativadas no ambiente 

    pericelular, sendo relacionadas a processos fisiológicos e patológicos na área odontológica

  • Entendo que a lesão de cárie de dentina seja DETERMINADA pela produção de ácido que leva a desmineralização. Aliás, apenas 20% da dentina é de composição orgânica, juntamente com água 10% e com a parte inorgânica 70%. 

  • Enzimas bacterianas foram consideradas as principais responsáveis pela degradação da matriz dentinária durante o processo de lesão de cárie dentária. No entanto, a literatura emergente sugere que enzimas derivadas do hospedeiro, e, em particular, as metaloproteinases da matriz (MMPs) contidas na dentina e na saliva podem desempenhar um papel importante neste processo, pela sua capacidade em degradar a matriz orgânica dentinária. Estes fatos possibilitam o estudo de novas opções terapêuticas para a prevenção e tratamento da lesão de cárie dentária. Certa.

    http://repositorio.ufpel.edu.br:8080/bitstream/prefix/3468/1/Metaloproteinases%20da%20Matriz%20Extracelular%20e%20C%C3%A1rie%20Dent%C3%A1ria%20avalia%C3%A7%C3%A3o%20dos%20fluoretos.pdf