SóProvas


ID
10417
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2006
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Analise as seguintes afirmações relacionadas aos conceitos básicos de clusters, gerência de recursos e sistema operacional Linux com Kernel 2.4:

I. No Linux, os processos denominados "zumbis" são aqueles cujas execuções foram interrompidas, podendo voltar a atividade através de um comando. Esses processos podem estar "travados", inativos ou, em alguns casos, executando em segundo plano.

II. Um cluster de máquinas Linux é composto por um conjunto de PCs heterogêneos que atuam compartilhando entre si seus recursos computacionais. Por exemplo, se um usuário executar uma aplicação que exige um uso extraordinário de CPU, todas as máquinas envolvidas no cluster irão iniciar a aplicação e aquela que terminar primeiro irá avisar às outras máquinas do cluster que podem abandonar a execução da tarefa em questão. Todos os procedimentos para o uso do cluster são transparentes à aplicação e ao usuário final.

III. O Linux com Kernel 2.4 suporta quase todos os sistemas de arquivos existentes. Uma exceção é o sistema NTFS do Windows 2000, que é suportado apenas em modo de "somente leitura".

IV. Ao utilizar uma máquina que tenha dual-boot entre o Linux com Kernel 2.4 e o Windows XP, uma forma de se manter uma partição que possa ser utilizada para escrita e leitura pelos dois sistemas operacionais é por meio da criação de uma partição FAT 32 que sirva como uma "área de transferência" para troca de arquivos, já que o Windows não é capaz de escrever nas partições Linux.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

Alternativas
Comentários
  • Só para conhecimento: os kernels mais recentes já aceitam escrita NTFS. Atualmente estamos na versão 2.6.28.7.
  • I - Processos Zumbis: são raros de acontecer, mas podem ser processos que estavam ativos mas que pararam a muito tempo de enviar/receber dados, ou que simplesmente não respondem. Esses processos podem tanto estar travados, como simplesmente estar parado por não ter nenhum dado para processar. Z – (Zombie) é um processo zumbi, onde é um processo que já morreu, mas que ainda está consumindo memóriaOrigem: http://4newbies.com.br/?artigo&ver=115II - Cluster é um conjunto de máquinas (no caso de cluster Linux, especificamente, PC's) interligadas via rede que trabalham em conjunto trocando informações entre si. A tecnologia de cluster é mais antiga do que se pensa. Ela começou nas máquinas de alto desempenho (supercomputadores). O desenvolvimento dessa tecnologia em PC's foi motivada devido ao alto preço dos supercomputadores, começando em 1994 com o desenvolvimento do cluster Beowulf pela NASA.Cluster de processamento paralelo: cada vez que o cluster recebe uma tarefa para executar (por exemplo, a renderização de um filme), já previamente preparada para rodar em processamento paralelo, o cluster divide os pedaços da tarefa para cada uma das máquinas realizar. Dessa forma, com várias máquinas trabalhando ao mesmo tempo em uma única tarefa, o tempo necessário para executá-la torna-se consideravelmente menor. Caso esse cluster possua um sistema de fila de espera, cada tarefa poderá contar com toda a capacidade de processamento do cluster. Se não há sistema de fila, cada vez que chega uma tarefa nova, os processadores dividem a sua capacidade de trabalho entre as tarefas. Um cluster paralelo é ideal para executar poucas tarefas, mas que exigem grande quantidade de processamento. Cluster de disponibilidade: esse tipo de cluster funciona como um gerenciador de tarefas, ou seja, cada máquina trabalha sozinha...Origem: http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Funcionamento-de-um-cluster-Linux
  • Questão boa, mas acho que está muito desatualizada para as provas de concursos de  TI. O ideal seria em torno de 2 a 3 anos, no máximo. A questão é de 2006 (7 anos atrás), e fala do kernel 2.4, sendo que já estamos no 2.6... Sabendo que em TI as coisas mudam com rapidez, e em alguns casos a quantidade de modificações que ocorrem em 7 anos (mudança completa de versão), eu acho perigoso estudar por este tipo de questão. Podiam atualizar o filtro para esta questão, colocando na categoria desatualizadas. Para quem está acompanhando beleza, vai desconsiderar a questão, mas pra quem está chegando agora...
  • Interessante questao.

    Acredito que ainda hoje o kernel do Linux tem apenas função de leitura no sistema de arquivos NTFS, uma maneira de encontrar as informações mais atualizadas, não tem jeito, é na wikipedia mesmo. E essas diz que apenas existem soluções de leitura e escrita para drivers proprietários devido a complexidade do NTFS, não nativos do kernel do Linux. 
    http://en.wikipedia.org/wiki/NTFS#Interoperability

    Fiquei na duvida em relação à última, agora sei que Linux tem drivers no kernel que são compatíveis com todas as versões do FAT.
    Esses drivers são: msdosvfat, e umsdos. Utilizados juntamente com o comando mount.

    http://en.wikipedia.org/wiki/FAT_filesystem_and_Linux