-
A segunda forma normal (2FN) está embasada no conceito de dependência funcional. A 3FN considera a dependência transitiva.
-
O comentário anterior está corretíssimo! Apenas adicionando o fato que a questão descreveu uma dependência transitiva. Apenas para confundir o candidato!
-
Questão 116)
A terceira forma normal (3FN) está embasada no conceito de
dependência funcional. Em um esquema de relação R, X -> Y
será uma dependência funcional se existir um conjunto de
atributos Z que não seja nem uma chave candidata nem um
subconjunto de qualquer chave de R, e X -> Z e Z -> Y forem,
ambas, asseguradas.
-
O conceito e dependência funcional diz que se uma coluna C2 depende funcionalmente de uma coluna C1 (ou que a coluna C1 determina C2) quando, em todas as linhas da tabela, para cada valor de C1 que aparece na tabela, aparece o mesmo valor de C2.
A segunda forma normal está embasada no conceito de dependência funcional parcial, que é aquela onde uma determinada coluna depende de apenas parte da chave primária composta. Diz-se que um banco está na segunda forma normal se não há esse tipo de dependência.
Já a terceira forma normal está embasada no conceito de dependência funcional transitiva que é aquela onde uma coluna depende não só da chave primária, como também de outra coluna ou conjunto de colunas não chaves. (A > B e B > C, onde apenas a coluna A é chave primária, ou seja C dependênde de um atributo não chave). Também temos o detalhe que para estar na 3FN as entidades não podem conter atributos que sejam resultado de algum cálculo sobre algum outro atributo (ex. uma entidade possuir uma coluna data_nascimento e outra idade. A idade é calculada a partir da coluna data_nascimento).
Geralmente nas questões os termos dependência funcional (2FN) e dependência transitiva (3FN) estão associados, respectivamente, a 2FN e 3FN.
Analisando a questão: o primeiro erro está o primeiro trecho, onde ela diz que a 3FN está embasada no conceito de DF, quando o certo seria DF transitiva, o segundo erro está na definição de dependência funcional, onde na verdade ele explica o conceito de DF transitiva.
-
Para mim Dependência funcional transitiva é um tipo de dependência funcional, portando a questão deveria estar correta.
By timasters:
Agora vejam o que diz o Navathe:
"A terceira forma normal (3FN) é baseada no conceito de
dependência transitiva. Uma dependência funcional X -> Y em um
esquema de relação R é uma dependência transitiva se houver um conjunto
de atributos Z em R que nem sejam uma chave candidata nem um subconjunto
de qualquer chave de R, e tanto X -> Z e Z -> Y se mantiverem".
A única diferença entre o que a questão afirmou e o que está
no Navathe é a citação (no Navathe) do termo dependência transitiva
especificamente.
Ocorre que a dependência transitiva é uma espécie de dependência funcional o que torna a questão totalmente correta, por partes:
1 - "A terceira forma normal (3FN) está embasada no conceito de
dependência funcional", obviamente está, pois a dependência transitiva é
uma dependência funcional.
2 - "Em um esquema de relação R, X
-> Y será uma dependência funcional se
existir um conjunto de atributos Z que não seja nem uma chave candidata
nem um subconjunto de qualquer chave de R, e X -> Z e Z -> Y
forem, ambas, asseguradas", basta ler a citação do Navathe. É a
definição de dependência transitiva que (mais uma vez) é uma espécie de
dependência funcional.
Para reforçar o Navathe diz ainda:
"Um esquema de relação R está na 3FN se toda vez que uma dependência funcional não trivial X -> A se mantiver em R, ou X for uma superchave de R ou A for um atributo principal de R".
O que enfatiza que a 3FN está sim embasada no conceito de dependência funcional.
-
NAVATH, 6 EDIÇÃO, PAG 352.
-
Estamos esquecendo que estamos no Mundo Encantado do Cespe ¬¬'
Dependencia transitiva é uma dependencia funcional.. não entendi o erro.
-
As formas 2FN e 3FN são embasadas em dependência funcional.
-
A terceira forma normal (3FN) está embasada no conceito de dependência funcional. Em um esquema de relação R, X -> Y será uma dependência funcional se existir um conjunto de atributos Z que não seja nem uma chave candidata nem um subconjunto de qualquer chave de R, e X -> Z e Z -> Y forem, ambas, asseguradas.
quando a questão deixa "dependencia funcional" pode causar uma certa desconfiança, mas o X da questão está em vermelho aí. Percebemos que existe uma dependencia funcional transitiva entre X (Z) Y sendo Y dependendo de Z e parcialmente de X e isso viola a 3FN. Dessa forma, a 3FN não assegura isso, pelo contrário, ela visa eliminar dependencia funcional transitiva.
-
A 3FN está sim baseada no conceito de dependência funcional, mais especificamente na ocorrência de dependências transitivas. O problema da questão é que na segunda frase (“Em um esquema de relação R, X -> Y será uma dependência funcional se...”) o examinador utiliza a definição de dependência transitiva ao descrever uma dependência funcional, o que está incorreto. A dependência transitiva é um caso específico que envolve dependências funcionais, mas elas não são a mesma coisa.
-
A meu ver, o erro está por não terem garantido a atomicidade dos atributos... (1FN)