SóProvas


ID
1042822
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A respeito dos biomas brasileiros, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Agradeço se alguém analisar item por item.

  • a) No cerrado, o lençol freático é profundo, o que explica as raízes profundas das árvores.
    b) Vegetação caduca, isto é, perde as folhas durante a seca.
    c) A umidade é garantida pela evotranspiração e pelo ciclo da chuva, não só pelo rio.
    d) O Pantanal é um bioma, não uma área de transição. As áreas de transição fazem parte da classificação de domínios morfoclimáticos de Aziz Ab'Saber, enquanto a classificação em biomas é feita pelo IBGE.
    e) O bioma araucária foi intensamente desmatado devido à indústria moveleira.

  • Justificativas de alteração do gabarito de questões/itens (com base nos modelos de provas disponíveis no sítio do CESPE/UnB)
    Questão: 25
    Parecer: ANULAR
    Justificativa: a opção divulgada como correta pelo gabarito preliminar apresenta divergência conceitual e terminológica, acerca da classificação de biomas brasileiros pelo IBGE, e a classificação de domínios morfoclimáticos de Aziz AB’Saber, por esse motivo, opta-se pela anulação da questão.

  • Não existe bioma araucária. As araucárias pertencem ao bioma mata atlântica

  • Ambas as classificações, tanto do IBGE como de Aziz Ab Saber, compreendem os cinco principais biomas/domínios morfológicos existentes no Brasil. São eles a Amazônia, a Mata Atlântica, o Cerrado, a Caatinga e o Pampa, assim denominados na Classificação do IBGE. Para Ab Saber, tais biomas passam a chamar-se domínios morfológicos e recebem, respectivamente os seguintes nomes: Amazônia, Mares de Morros, Cerrado, Caatingas e Pradarias. Vale lembrar que ainda na concepção de Ab Saber, há entre os domínios morfológicos uma faixa de transição. Em ambas as concepções, surge uma sexta paisagem territorial, no caso do IBGE, o Cerrado subdivide-se para dar origem ao Pantanal, (que neste caso é um bioma e não uma zona de transição) e para Ab Saber, os Mares de Morros (ou Mata Atlântica) se subdividem para dar origem às Araucárias ou mata de pinhais. A metodologia usada por Ab Saber envolve questões de relevo e de clima, além da fauna e flora encontradas nos locais. Devido a isso, sua análise, mesmo considerando mais elementos, tem muito em comum com a do IBGE, pois ambas consideram a biologia dos lugares.

    Como bem explicou o Bruno, todas as alternativas estavam erradas, por isso a questão foi anulada.

  • Tudo errado esses comentários.

    A classificação de ab saber não tem nada a ver com a dos Biomas. Por isso a questão foi anulada. O pantanal é um bioma, mas não é um domínio morfoclimático, e sim apenas uma paisagem tampão para ab saber.

    Creio que a C está errada porque um talvegue profundo evitaria alagamentos, e não o contrário, como a questão propõe. De outro modo, é óbvio que a bacia amazonica, maior bacia do mundo, contribui para a umidade.

  • Pessoal, cuidado... Araucária ñ existe conforme classificação do IBGE, mas existe na classificação de Aziz Ab Saber.

    Em suma:

    Biomas conforme IBGE

    * Amazônia

    * Mata Atlântica

    * Cerrado

    * Caatinga

    * Pampas

    * Pantanal

    Biomas conforme Aziz Ab Saber

    * Equatorial Amazônico

    * Cerrado

    * Caatinga

    * Pradárias

    * Araucárias

    * Mares e morros.