SóProvas



Questões de Geografia Física


ID
32170
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2006
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O geógrafo Milton Santos define espaço como
acumulação desigual de tempos. Conforme sejam
compatíveis com essa definição, julgue (C ou E) os
itens a seguir.

O espaço é fixo e permanente.

Alternativas
Comentários
  • Não achava que um espaço poderia mudar de um lado para o outro?rsrs
  • Segundo Milton Santos, "O espaço é o resultado da soma e da síntese, sempre refeita, da paisagem com a sociedade através da espacialidade". Ver o livro "Metamorfoses do Espaço Habitado"
  • Espaço pode ser compreendido como a a cumulação desigual de tempos, e tempo é movimento.

  • Espaço é diferente de paisagem!
  • O espaço é dinâmico.
  • Gabarito: Errado

     

    Em seu livro “Metamorfoses do espaço habitado”, Milton Santos fala sobre a “remodelagem” do planeta no período que ele denomina “técnico-científco”, em que o espaço vai se transformando de acordo com alterações comandadas pela natureza e especialmente pela sociedade.

     

    Fonte: 7000 Questões da CESPE
     

  • No conceito de espaço, Milton Santos revela a noção de paisagem, onde sua forma está em objetos naturais correlacionados com objetos fabricados pelo homem. Santos aponta que espaço e paisagem não são conceitos dicotômicos, onde os processos de mudança social, econômico e político da sociedade resultam na transformação do espaço, que concatenado a paisagem se adaptam para as novas necessidades do homem naquele dado período. Milton Santos revela o conceito de paisagem como algo não estanque no espaço, e sim que a cada período histórico altera, renova e adapta para atender os novos paradigmas do modo de produção social.

    São ideias apontadas na obra "Pensando o espaço do homem" (São Paulo: Hucitec, 1982).

  • Gabarito: ERRADO

     

    Outra questão para complementar o entendimento:

     

    Ano: 2006 Banca: CESPE Órgão: Instituto Rio Branco Prova: Diplomata

     

    O espaço atual não revela o passado - só o presente. ERRADO


ID
32173
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2006
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O geógrafo Milton Santos define espaço como
acumulação desigual de tempos. Conforme sejam
compatíveis com essa definição, julgue (C ou E) os
itens a seguir.

O espaço atual não revela o passado - só o presente.

Alternativas
Comentários
  • ...o espaço atual revela mais o passado do que o presente..
  • O Espaço é a acumulação desigual de tempo é só pensar as rugosidades.

  • Revela diversos momentos do passado, como também o presente vivido pela sociedade. Por exemplo, Paris, uma cidade com mais de dois mil anos de existência tem acumulado diversos momentos históricos desiguais.

  • É só pensar também que um período é consequência do outro. O futuro e o presente, depende dos aspectos do passado.
  • Presente é reflexo e consequencia do passado!!!!! 
  • Gabarito: Errado

     

    Ainda em seu livro “Metamorfoses do espaço habitado”, Milton Santos dedica o segundo capítulo à procura do objeto de estudo da Geografa: o espaço. Entre as inúmeras considerações feitas pelo geógrafo baiano, ressalta-se a afrmação de que o espaço pode ser considerado de três modos: em sentido absoluto; como espaço relativo; e como espaço relacional, percebido como conteúdo que revela outros tipos de relação, como a de tempo passado e presente.

     

    Fonte: 7000 Questões Comentadas do CESPE
     


ID
32179
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2006
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O geógrafo Milton Santos define espaço como
acumulação desigual de tempos. Conforme sejam
compatíveis com essa definição, julgue (C ou E) os
itens a seguir.

A cada momento da história, há um espaço diferente.

Alternativas
Comentários
  • São diferentes configurações desiguais de tempo

  • Gabarito: Certo

     

    Para Milton Santos, o espaço é formado por um conjunto de objetos, naturais e sociais, e pela vida que anima tais objetos. Desse modo, o espaço muda ao longo da história, dependendo dos objetos existentes (por exemplo, as construções que os homens erguem) e das atividades exercidas nele e nas demais localidades naturais (por exemplo, um campo com fm recreativo ou com fm produtivo)
     

    Fonte: 7000 Questões Comentadas do CESPE
     


ID
49216
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Parece-nos também muito útil que se levante uma cidade central no interior do Brasil, para assento da Corte ou da Regência, que poderá ser na latitude pouco mais ou menos de 15°, em sítio sadio, ameno, fértil, e rega do por um rio navegável. Desse modo, fica a Corte ou a Regência livre de qualquer assalto e surpresa externa; e se chama para as províncias centrais o excesso de população vadia das cidades marítimas e mercantis. Dessa Corte central dever- se-ão logo abrir estradas para as províncias e portos do mar, para que se comuniquem e circulem com toda a prontidão as ordens do governo e se favoreça por ela o comércio interno do vasto império do Brasil.

José Bonifácio de Andrada e Silva. "Lembranças e apontamentos do governo provisório para os senhores deputados da Província de São Paulo". In: Demetrio Magnoli e Regina Araujo. Projeto de Ensino de Geografia. São Paulo: Moderna, 2005, p. 94.

Utilizando-se do texto apenas como referencial e recorrendo a seus conhecimentos acerca do processo de ocupação do Distrito Federal e assuntos correlatos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Que propaganda descarada do governo do DF! Será que ninguém reclamou com relação a essa excrescência?Emerson
  • Banca independente!Rs...Voltando a questão....redução SIGNIFICANTE ?Isso sim é uma excrescência.O jeito é voltarmos ao estudos.
  • O projeto anunciado pelo governo contaria,  na Linha 1, com 25 estações em 3 trechos: AEROPORTO - TERMINAL DA ASA SUL - 6,5 km TERMINAL DA ASA SUL - 502 NORTE - 8,7 km 502 NORTE - TERMINAL DA ASA NORTE - 7,4 km A proposta era diminuir em 30% o fluxo de veículos de passeio na via W3 (Sul e Norte). Portanto, o trajeto seria até o final da Asa Norte de Brasília.
  • Estamos em 2019, 10 anos depois, e nem sinal do VLT.

  • ERROS:

    A) "Deverá enfrentar...". DF vive todos esses problemas desde a década de 90 com a conurbacão de cidades e falta de planejamento pelos governadores em melhorias na capital do Brasil. Ressalta-se que possui o melhor IDH do país (0,82), apesar do alto IDH o DF possui: alta taxa de desempregados, alta taxa no índice de Gini e alta taxa em crimes violentos.

    B) Solo infértil. Geralmente é corrigido pelo processo de calagem.

    C) Chuvas sazonais. Verão quente e chuvoso. Inverno frio e seco.

    E) "Exclusivamente...". Aqui há uma pequena ferrovia, mas para transporte de cargas, mas existe de qualquer forma.

    Item D é o menos errado podemos dizer na época da prova, 2009. Ainda não existe o VLT em Brasília, temos o BRT.

  • A questão aparenta ter sido criada mais para atualidades que para RIDE, pois leva em conta datas e projetos contemporâneos ao então governo. E levando em conta a data da prova, além do não andamento do projeto, acredito que possa ser tida como desatualizada.


ID
49219
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Acerca dos aspectos físicos do Distrito Federal (DF), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Questão repetida!.Caiu na prova pra agente!
  • Gab. C

    Aspectos físicos do DF:


    O relevo do Distrito Federal possui altitude média de 1,1 mil metros. O terreno, situado no Planalto Central Brasileiro, é marcado por um planalto de topografias suaves. O ponto mais elevado é o pico do Roncador, localizado na serra do Sobradinho, com 1.341 metros acima do nível do mar.


    No Distrito Federal predomina o clima tropical de altitude, com duas estações bem definidas: uma seca (de maio a setembro) e outra chuvosa (de outubro a abril). Durante o período de estiagem, a umidade relativa do ar pode atingir menos de 20%. A temperatura média anual é de 21 °C.


    cerrado é o principal bioma do Distrito Federal. Sua vegetação é marcada por pequenos arbustos e árvores com troncos retorcidos, raízes profundas, cascas grossas e folhas recobertas de pelugem. Existem, ainda, regiões de gramíneas e de árvores de grande porte (cerradão). O revestimento do solo é feito, em sua quase totalidade, por gramíneas que podem ultrapassar a altura de um metro (em Campo sujo) e os campos limpos usualmente se situam sobre solos arenosos, rasos e duros, nos quais ocorre uma real deficiência de água durante os meses secos.


    A hidrografia é composta pelos seguintes rios: Descoberto, Maranhão, Paranoá, Preto, São Bartolomeu e Sobradinho. Com o intuito de armazenar água para suprir a demanda local, o rio Paranoá foi represado, sendo construído o Lago Paranoá, que possui cerca de 40 quilômetros quadrados de extensão.


    Fontes: https://www.achetudoeregiao.com.br/df/brasilia/meio_ambiente.htm  e  https://www.achetudoeregiao.com.br/df/brasilia/meio_ambiente.htm

  • Arrumem o Gabarito da Questão! Está dizendo que é a alternativa "E".

  • A) Erro é dizer que a distância entre o Equador e o Polo Sul são iguais. Outro erro está no horário de verão, que sua principal justificativa é a REDUÇÃO da ENERGIA elétrica.

    B) Conforme a altitude, Köppen Subdivide Clima do DF em:

    Tropical _ Ocorre nos locais com até 1000 m.

    Tropical de Altitude I _ Entre 1000 e 1200 m.

    Tropical de Altitude II _ A partir de 1200 m.

    Ou seja, não existe tal altitude (2000 m) como diz a alternativa.

    D) O Rio descoberto tem um baixo potencial turístico. O ponto forte desse rio é: principal fonte de abastecimento de água para a população do DF. E sua água é utilizada para irrigação de lavouras. Ou seja, possui significância econômica e social.

    E) Existe dois erros: primeiro → É dizer que as árvores são de grande porte, pois, na verdade, são de pequeno e médio porte.

    Segundo erro → Dizer que Latossolo é rico em matéria orgânica. Quando, na verdade, é um solo de baixa fertilidade natural, com pouca matéria orgânica.

    #PCDF2020

    Fonte: Estratégia Concurso

  • a) Não há a equidistância citada no item. ITEM INCORRETO.

    b) O relevo do Distrito Federal possui altitude média de 1,1 mil metros – e não acima de 2 mil, como informado. Além disso, o seu terreno está situado no Planalto Central Brasileiro e é marcado por um planalto de topografias suaves. O seu ponto mais elevado é o pico do Roncador (ou Pico do Rodeador), localizado na serra do Sobradinho, com 1.341 metros acima do nível do mar. ITEM INCORRETO.

    c) ITEM CORRETO.

    d) Uma parte do rio Descoberto é represado e forma o lago Descoberto, que é responsável por aproximadamente 66% da água utilizada para abastecimento do Distrito Federal. Ou seja, tem importância tanto econômica quanto social. ITEM INCORRETO.

    e) Este bioma, que é o principal do Distrito Federal, tem uma vegetação constituída por pequenos arbustos e árvores de porte médio com troncos retorcidos, raízes profundas, cascas grossas e folhas recobertas de pelugem – apesar disso, há também regiões de gramíneas e de árvores de grande porte (cerradão). O revestimento do solo é feito, em sua quase totalidade, por gramíneas que podem ultrapassar a altura de um metro (em Campo sujo) e os campos limpos usualmente se situam sobre solos arenosos, rasos e duros, nos quais ocorre uma real deficiência de água durante os meses secos. ITEM INCORRETO.

    Resposta: C

  • cerrado rico em matéria orgânica? não né, só isso já matava a questão alternativa E

  • Alguém sabe me dizer se o clima do DF é mais ameno que outras regiões do Centro Oeste?


ID
83848
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2004
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Considerando q u e o desenvolvimento capitalista no Brasil
tem promovido a reordenação territ o r ial no campo, julgue
os itens que se seguem.

O crescimento agrícola do país se deu não só pela modernização t e cn o lógica, mas também em função do aumento das terras cultivadas, com a instauração de processos erosivos acelerados e perda de solo.

Alternativas
Comentários
  • Como poderei ter um crescimento agrícola com perda de solo?
  • Eu também tive esta dúvida, Mas notei que o final da questão trata-se das consequências do aumento de terras cultivadas. Então questão CETA.
  • Continuo achando bizarra a questão ter o gabarito "certo". "O crescimento agrícola ... de deu... em função ... da instauração de processos erosivos acelerados e perda de solo". Ok. onde eu vou ter crescimento agrícola em uma área erodida, meu deus?? sem solo? o.O Eu que não iria querer plantar aí. 
  • A questão está certa sim. A CESPE adora formular enunciados complicadíssimos de se interpretar.
  • Vejamos o Cerrado. A agricultura teve um papel crescente em tal ambiente ( diga de passagem, extremamente importante a alguns setores brasileiro). Contudo, acarretou o processo de erosão e mais algumas coisas.

    Óbvio? Pois bem, é isso que a questão colocou.

    Caudilhos chegaram e falaram:

    "Vamos produzir aqui! Soja é a melhor opção para o meu bolso, o solo será prejudicado, mas para mim tudo bem."

    Questão: Certa

  • "O crescimento agrícola do Brasil está intimamente ligado ao desenvolvimento de novas tecnologias modernizadoras da agricultura, mas esses avanços dependiam da necessidade de buscar novos solos cultiváveis, como os do cerrado, uma vez que os processos erosivos ameaçavam o uso das terras férteis do país". (Comentário Prof. Felipe Ferreira Ramos - Como passar no concurso da Diplomacia) Questão 2004. 

  • CORRETO

    Aumento das terras cultivadas, de que fala o enunciado é dado pelo processo de desmatamento, observado o que ocorreu com o bioba do cerrado, que atualmente encontra-se com apenas 20% do que já foi.

    A instauração de processos erosivos acelerados e perda de solo se da pelo processo de monocultura intensiva, cultural da agricultura brasileira que degrada o solo, sem contar o fato da retirada da vegetação original do local, que também influencia para a potencialização dos processos descritos na questão

  • esta questão é digna de receber uma contestação, principalmente quando falamos acerca da correção do solo e de altos investimentos com laboratório (tecnologia) para manejo e cultivo.


ID
86947
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2003
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A consciência ecológica desenvolvida nas últimas décadas trouxe
novos desafios para as políticas e medidas a serem estabelecidas
no Brasil. O desempenho ambiental do país tem fortes
implicações em suas relações internacionais. Acerca desse tema,
julgue os itens que se seguem.

Bacias hidrográficas no Brasil são temas de gestão ambiental e de planejamento em nível internacional, isto é, envolvendo países vizinhos.

Alternativas
Comentários
  • Certissimo, A Amazônia é questão internacional. Afinal, a destruição dela, acabaria com o equilibrio do mundo
  • LEI Nº 9.433, DE 8 DE JANEIRO DE 1997 (Lei Nacional de Recursos Hídricos)

    Art. 38 § 2º Nos Comitês de Bacia Hidrográfica de bacias de rios fronteiriços e transfronteiriços de gestão compartilhada, a representação da União deverá incluir um representante do Ministério das Relações Exteriores.
  • Vale salientar que o rio amazonas tem uma das suas nascentes, nos andes da Colômbia.

  • A integração da bacia Amazônica com a do Prata é bastante discutida.Essa grande hidrovia promoveria uma integração regional e proporcionaria benefícios econômicos a todos os países da América Sul, com exceção do Chile.

  • Só achei a questão um pouco ampla, dando a entender que todas as bacias hidrograficas brasileiras envolvem paises vizinhos.

  • correta pq nao foi especifica a parte internacional... temos mais de 5 bacias que são 100% BR.

  • Inclusive há a previsão, no Art. 38, § 2º, da Lei 9.433 (Lei das Águas), que Nos Comitês de Bacia Hidrográfica de bacias de rios fronteiriços e transfronteiriços de gestão compartilhada, a representação da União deverá incluir um representante do Ministério das Relações Exteriores.

    Resposta: Certo


ID
86950
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2003
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A consciência ecológica desenvolvida nas últimas décadas trouxe
novos desafios para as políticas e medidas a serem estabelecidas
no Brasil. O desempenho ambiental do país tem fortes
implicações em suas relações internacionais. Acerca desse tema,
julgue os itens que se seguem.

A erosão no Brasil, entendida como um problema ambiental apenas pertinente ao espaço rural, tem-se agravado em razão de técnicas empregadas na agricultura de larga escala.

Alternativas
Comentários
  • A erosão é um problema ambiental pertinente também ao espaço urbano.

  • Erosão no ambiente urbano:
    Deslizamentos de terra em morros durante períodos continuados de chuva em várias cidades brasileiras. Geralmente deixando pessoas desabrigadas
  • Erosão Impacto ambiental A erosão do solo é um dos graves problemas causados pelo desmatamento intensivo para a abertura de novas áreas de plantio, principalmente para a soja.

    Neste caso, as principais causas da erosão são o desmatamento de encostas e margens de rios, as queimadas e o uso inadequado de maquinários e implementos agrícolas, que aceleram o processo erosivo.

    Segundo o Instituto Agronômico de Campinas (IAC), cada hectare cultivado no país perde, em média, 25 toneladas de solo por hectare. Isso significa perda anual de cerca de um bilhão de toneladas ou cerca de um centímetro da camada superficial do solo de todo o País. 

  • O erro da alternativa esta quando ela diz que apenas na área da zona rural, quando na verdade e em todo o território, já que, devido a poluição pode ser característica de chuvas ácidas .


    Fé em Deus!

  • não li o APENAS 

  • ALGUNS PROBLEMAS AMBIENTAIS

    - Erosão ➔ Solo com perda de nutrientes e fertilidade por causa do cultivo da cana de açúcar e soja.

    - Desmatamento ➔ Litoral (Mata-Atlântica) / Floresta Amazônica.

    - Desertificação ➔ Queimadas / processo de savanização. As agroflorestas seriam uma das soluções para esse problema.

    - Práticas Agrícolas ➔ Agrotóxicos, fertilizantes em excesso.

    - Poluição do solo ➔ Lixo urbano/ nuclear

    - Poluição do ar ➔ Emissão de CO2 com a urbanização e o crescimento vertical das cidades com construções de prédios.

    Danos à biodiversidade ➔ Desmatamentos, queimadas e erosão.

     


ID
92920
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2004
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Uma das importantes regiões que avançaram no cenário nordestino foi o Vale do São Francisco. Sobre essa importante região, considere as afirmativas abaixo como V se verdadeira e F se falsa:
I. está dividida em quatro regiões:
II. o alto São Francisco, o médio São Francisco, o submédio São Francisco e o baixo São Francisco; o São Francisco banha as seguintes zonas agro-climáticas do Nordeste: Zona da Mata, Sertões (Árido e Semi-árido); Agreste (zona semi-úmida) e Cerrados;
III. localiza-se no submédio São Francisco o principal pólo de agricultura irrigada do Nordeste;
IV. o São Francisco é o maior rio perene que passa pelo Nordeste.

Marque a alternativa com a sequência CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Entre os municípios de Juazeiro, na Bahia, e Petrolina, em Pernambuco, desenvolve-se o mais importante pólo da agricultura irrigada do Nordeste. Nesta área são cultivados legumes como o tomate e frutas como uva, melão e manga, parte dessa produção de frutas é exportada para a Europa. A região faz parte do chamado Polígono das Secas do Nordeste brasileiro e a agricultura ali só se tornou viável com a irrigação. Nessa região também denominada sub-médio do São Francisco é desenvolvida a agricultura irrigada com a água deste rio, no pólo agro industrial de Juazeiro e Petrolina.
  • O rio São Francisco ele banha a zona da mata já quando vem desaguar entre Alagoas e Sergipe.

  • Letra C é a resposta correta.

  •  Resposta: E

  • O alto Sao Fransisco localiza-se no Estado de Minas Gerais. A resposta deveria ser a letra C


ID
99916
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-PB
Ano
2006
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Considere as seguintes afirmações sobre o espaço físico paraibano.

I. A maior parte do território é constituída por rochas antigas, muito resistentes, que fazem parte do Complexo cristalino do pré-Cambriano.

II. Na frente escarpada oriental da Borborema são freqüentes as chuvas denominadas frontais, resultantes do forte aquecimento diurno que promove intensa evaporação.

III. Em inúmeros trechos do litoral sul paraibano são encontrados altos paredões escarpados ? as falésias ? que sofrem intenso ataque das águas marinhas.

IV. Nas áreas sertanejas, os solos são resultantes de forte intemperismo químico e, em decorrência, muito profundos.

V. Na porção centro-oeste da Paraíba, a vegetação predominante é da caatinga cujo aspecto varia conforme o grau de aridez do clima.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Fiquei igual a alternativa III, assim ~~> ? ? kkk

  • Águas marinhas atacando falésias... é difícil até imaginar. 


ID
124954
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Acerca dos aspectos geográficos do RN, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • INTERPRETAÇÃO

  •  

    a) O cerrado domina a paisagem do interior.

    O Agreste é que domina a paisagem do interior do RN.

     

    b) Semiárido é o clima predominante no litoral.

    O clima Tropical Úmido (ou Tropical Atlêntico) é que predomina no litoral.

     

    c) Inexistem depressões no relevo do estado.

    Entre o Planalto da Borborema e o litoral encontram-se depressões.

     

    e) Florestas de araucárias situam-se ao sul do estado.

    Araucárias são coníferas típicas do clima subtropical da região sul do Brasil.

  • Letra D, o litoral apresenta areas de  mangue  , resposta correta.


ID
124960
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Alguns dos principais rios que cortam o território do RN são

Alternativas
Comentários
  • letra A

     

  • Resposta A

    analisando as questões: B) Parnamirim, Macaíba e Ceará-Mirim. são cidades do RN

    C) Natal é a capital, Mossoró tanto tem a cidade quanto o rio e  São Gonçalo do Amarante é uma cidade

    D) Coqueiro nem rio nem cidade, Currais Novos e Macau são cidades.

    E) Angicos e Canguaretama são cidades e Guajiru nem rio nem cidade.

  • PRINCIPAIS RIOS:

    O RIO PIRANHAS-AÇU nasce na Serra do Bongá, na Paraíba, com o nome de Rio Piranhas, recebe as águas dos rios paraibanos Piancó e do Peixe e entra no Rio Grande do Norte pelo município de Jardim de Piranhas, passando a receber as águas de todos os rios que formam a bacia hidrográfica da região do Seridó. O rio Piranhas-Açu é o mais importante rio do Estado, represado pela Barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves, passou a formar um grande lago, que, através de adutoras, abastece de água várias cidades do nosso Estado além de irrigar a área de cultivo de frutas tropicais, principalmente o melão.

    O RIO APODI-MOSSORÓ é o segundo rio de maior importância do Estado, em extensão. Com nascente localizada na Serra de Luís Gomes, passa pelos municípios localizados na Chapada do Apodi e, depois de banhar a cidade de Mossoró, despeja suas águas no Oceano Atlântico entre os municípios de Grossos e Areia Branca, onde estão localizadas as salinas produtoras de sal.

    O RIO POTENGI nasce na Serra de Santana e banha os municípios de Cerro Corá, São Tomé, São Paulo do Potengi, Ielmo Marinho, Macaíba, São Gonçalo do Amarante e Natal. Na Barra do Rio Potengi, também chamada de desembocadura, lugar onde as águas do rio encontram com as águas do mar, está localizado o Porto de Natal.

     O RIO CEARÁ-MIRIM nasce na Serra de Feiticeiro no município de Lages, percorre cerca de 120 km até desaguar no Oceano Atlântico, na localidade de Barra do Rio. No seu caminho é represado pela Barragem de Poço Branco. Ao se aproximar do município de Ceará-Mirim, o rio forma um vale, cujos solos são de boa fertilidade para as atividades agrícolas.

    O RIO TRAIRI tem suas nascentes na Serra do Doutor em terras dos municípios de Campo Redondo e Coronel Ezequiel. Banha vários municípios do nosso Estado. No seu baixo curso, que abrange terras dos municípios de Monte Alegre, São José de Mipibu e Nísia Floresta, o solo das várzeas é favorável à agricultura. No seu caminho em direção ao litoral, o Rio Trairi forma as lagoas de Nísia Floresta, Papeba, desaguando no oceano através da lagoa de Guaraíra.

    O RIO SERIDÓ nasce em Cubati, na Paraíba, entra no Rio Grande do Norte pelo município de Parelhas, onde é represado pela Barragem do Boqueirão. Banhas as cidades de Jardim do Seridó, São José do Seridó, Caicó e São Fernando, onde deságua para dentro do rio Piranhas-Açu. Em seu leito, nas imediações de São José do Seridó, foi construída a Barragem Passagem das Traíras.

     

    FONTE: http://tudodorn.blogspot.com.br/2014/11/hidrografia-do-rn.html


ID
124969
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Com seus 868 m de altitude, o ponto mais elevado do RN é a

Alternativas
Comentários
  • Letra e)
    O Ponto mais elevado do estado é serra do Coqueiro (868 m).

    Fonte:
    http://www.portalbrasil.net/estados_rn.htm
  • De acordo com o Atlas Escolar do Rio Grande do Norte, de Felipe, Rocha e Pereira (3ª edição, página 31, Ed. Grafset, 2011), o ponto culminante do Estado é a Serra de São José, com 831 metros de altitude.  
    No entanto, na internet, no Wikipedia, consta a seguinte informação:  
    Serra do Coqueiro é uma formação montanhosa situada no estado brasileiro Rio Grande do Norte, onde está localizado o ponto mais alto do estado. Localiza-se no município de Venha-Ver, na tríplice-fronteira com o Ceará e a Paraíba. O ponto culminante possui 868 metros de altitude acima do nível do mar.
    Assim, temos duas informações. Como professor, sempre prefiro ficar com a informação dos livros, do que as de sites da internet. Se aparecer uma questão destas na sua prova, preste atenção nas alternativas apresentadas e veja qual é a resposta mais adequada.

    Profº Leandro Signori, Estratégia Concursos.


ID
204100
Banca
TJ-SC
Órgão
TJ-SC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre o território brasileiro, sua localização geográfica e sua organização política-territorial, todas as alternativas estão corretas, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • 1.O Brasil é considerado um país continental, se encaixa entre os cinco maiores países do mundo.

    2.Sendo um país sul-americano, o Brasil ocupa a porção centro-oriental do continente.

    3.Fazendo fronteira com quase todos os países sul-americanos (exceção do Chile e do Equador).

     

  • É centro-oriental porque está do lado direito (oriente=japão:) do continente e não porque está no hemisfério sul. E só pra constar, a outra nomenclatura de Sul é Meridional e de Norte (setentrional).
    Bons estudos e boa sorte!

  • Questão fácil, mas também confusa. Talvez até passível de anulação. As referências aos territórios federais são imprecisas, porque ainda EXISTE a denominação Território Federal na CF. Utilizar o verbo no passado me parece inadequado. De todo modo, como o item "e" está explicitamente errado deve ser marcado como o gabarito.
  • e) O Brasil ocupa a porção centro-ocidental da América do Sul, portanto, apresenta fronteiras com quase todos os países sul-americanos exceto, o Chile e Equador.

     

    Localizado na América do Sul, o Brasil ocupa a porção centro-oriental do continente. Apresenta uma extensa faixa de fronteiras terrestres, limitando-se com quase todos os países sul-americanos (exceção do Chile e do Equador).

  • Na América do sul o Brasil faz parte da porção CENTRO ORIENTAL.

    GAB: E

  • a)   ITEM CORRETO.

    b)  ITEM CORRETO.

    c)   ITEM CORRETO.

    d)  ITEM CORRETO.

    e)    Brasil ocupa a porção centro-ORIENTAL da América do Sul, portanto, apresenta fronteiras com quase todos os países sul-americanos exceto, o Chile e Equador. ITEM INCORRETO

    Resposta: E

  • A controvérsia gira entorno do fato de o examinador não ter se valido das balizas impostas pelo Meridiano de Greenwich ao referir que o Brasil ocupa a parte "centro-ocidental", já que utilizou como paradigma o Continente Americano e não o globo todo. Assim, conclui-se que, em relação ao planeta e se considerado o referido meridiano, o Brasil em verdade ocupa a parte Ocidental da Terra.

  • Tendo como referência o meridiano de greenwich o Brasil está a sua esquerda não estaria correta a alternativa E?

  • e)    Brasil ocupa a porção centro-ORIENTAL da América do Sul, portanto, apresenta fronteiras com quase todos os países sul-americanos exceto, o Chile e Equador. ITEM INCORRETO

    Resposta: E

  • O Brasil ocupa a região centro-oriental da América do Sul.

    Gabarito: item E

  • Apesar da letra "E" ser descaradamente incorreta, essa alternativa "B" é muito mal formulada. Não tem essa de "assim até a Constituição de 1988 existia no Brasil a denominação de Território Federal", ainda existe a denominação de Território Federal disciplinado na Constituição Federal. Não existem atualmente, mas é óbvio que ainda existe sua denominação.

  • Brasil é centro-oriental

  • (C) O Brasil é uma república federativa formada por 27 unidades sendo, 26 estados e um Distrito Federal.

    (C) A divisão política do território brasileiro tem mudado no decorrer do tempo, assim até a Constituição de 1988 existia no Brasil a denominação de Território Federal.

    Até 1988 existiam 3 territórios federais: Amapá, Roraima, Fernando de Noronha. Não temos mais territorios federais, mas a CF preve a possibilidade de criação deles.

    (C) Os Territórios Federais eram divisões internas do país administradas diretamente pelo governo federal.

    (C) Na divisão política-administrativa do Brasil, em 1988 é extinto o Território Federal de Fernando de Noronha, que passa a fazer parte do Estado de Pernambuco.

    (E) O Brasil ocupa a porção centro-ocidental da América do Sul, portanto, apresenta fronteiras com quase todos os países sul-americanos exceto, o Chile e Equador

    Quem é banhado pelo oceano Pacífico pertence a porção centro-ocidental e quem é banhado pelo oceano Atlântico pertence à porção centro-oriental.

    Gabarito letra E.✅


ID
229567
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A Gruta de Maquiné, em Cordisburgo, Minas Gerais, é um grande atrativo turístico brasileiro. Nela encontram-se vários salões repletos de estalactites. A rocha citada pode ser classificada quanto ao tipo e à origem, respectivamente, em:

Alternativas
Comentários
  • c) sedimentar / química;



    Rochas sedimentares - formam- se a partir da compactação de sedimentos oriundos da erosão, do transporte e da deposição de minerais - atividades realizadas pela água, pelo vento, por reações físicas e químicas e pela ação dos seres vivos. As rochas sedimentares derivam, portanto, de rochas que sofrem a ação de processos erosivos. Elas se subdividem em Detríticas, Químicas e Orgânicas  em função dos materiais que constituem os depósitos sedimentares.



    * Químicas: originam- se por processos químicos, seja por precipitação dos sais ou por evaporação da água do mar, ou seja, a decantação de material oriundos do intemperismo químico ocorrido em ambiente continental, que agora se encontra dissolvido em águas de rios, lagos e mares. Ex: Calcários e Dolomitos.



    >>> O Estalactite é uma formação rochosa, sedimentar, que se originou no teto da gruta, se desenvolvendo para baixo, em direção ao solo, pela deposição (precipitação) do carbonato de cálcio, arrastado pela água que goteja do teto.


ID
229573
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A exploração do manganês na Serra do Navio, no Amapá, é exemplo de um afloramento do tipo:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

    • Afloramentos naturais são as exposições da rocha devidas à ação de processos naturais, como erosão e deslizamentos de solos, em rios, cachoeiras, escarpas;
    • Já os afloramentos artificiais são devidos à ação do Homem: cortes de estradas, túneis, poços, extração de minérios etc

ID
229579
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Entre as forças internas e externas que modificam a superfície terrestre, há algumas que o fazem num curto período do tempo (1) e outras que podem alterá-la ao longo de milhares de anos (2). São exemplos da situação (1) e (2), respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Vulcanismo, terremotos, tectonismo... todos esses têm efeitos relativamente rápidos num ambiente;

     

    Ventos, água, seres vivos... suas ações sobre o ambiente são de resultado mais lento.

  • uma ressalva quanto a ação dos seres vivos no relevo, tem origem erosiva-antrópica ou acelerada (acelera a erosão), assim como a ação humana.

  • Lembre de água mole em pedra dura tanto bate até que fura


ID
229612
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As bacias de drenagem, de acordo com o escoamento, podem ser classificadas em diferentes tipos. A exorreica é aquela cujas águas se dirigem para:

Alternativas
Comentários
  • b) o mar;




    Exorreica -  quando o escoamento das águas se faz de modo contínuo até o mar ou oceano, isto é, quando as bacias desembocam diretamente no nível marinho. Exemplo: Rio Uruguai. 



    Endorreica - quando as drenagens são internas e não possuem escoamento até o mar, desembocado em lagos ou dissipando-se nas areias do deserto, ou perdendo-se nas depressões cársticas. Exemplo: Rio Jacuí. 



    Criptorreica - quando as bacias são subterrâneas, como nas áreas cártsicas. A drenagem subterrânea acaba por surgir em fontes ou integrar-se em rios subterrâneos. 



    Arreica - quando não há nenhuma estruturação em bacias hidrográficas, como nas áreas desérticas onde a precipitação é negligenciável e a atividade eólica nas dunas é intensa, obscurecendo as linhas e os padrões de drenagem.


ID
229615
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os rios exibem ao longo de seu perfil longitudinal várias fisionomias. Dentre elas, existe a meândrica, que se caracteriza por apresentar:

Alternativas
Comentários
  • meândrico

    adjetivo

    1.

    que forma meandros, cheio de sinuosidades.

    2.

    fig. tortuoso, complexo, rebuscado ou de difícil compreensão

     

    GAB. D

  • bacias hidrográficas que nada mais é que um conjunto de rios formados pelo conjunto de rios principal e pelos seus afluentes.

    tem seu regime de formação em:

    Nival. ( formado pelo derretimento de uma geleira)

    pluvial: (formado pelas chuvas) todas as bacias brasileiras..... execeto a bacia amazônica.


ID
229618
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os rios são agentes modeladores do relevo. Eles podem erodir, transportar e depositar sedimentos. A capacidade de um rio alterar a paisagem é maior no(a):

Alternativas
Comentários
  • Escoamento superficial tem maiores declives e velocidade de fluxo, maior erosão.

    Curvas de nível e terraceamento criam obstáculos gerando menor velocidade, menor erosão.


ID
229621
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Quando um rio exerce uma ação erosiva, constroi um vale; quando realiza uma deposição, forma um(a):

Alternativas
Comentários
  • Planície - Toda sedimentação depositada pelos rio formam as planícies


  • A característica mais marcante das planícies aluvionares é o fato de essas áreas serem naturalmente suscetíveis a inundações. Em épocas de cheia, o canal fluvial extravasa e inunda a região da planície. Com o transbordamento, formam-se diques nas margens dos rios e depósitos de várzea que se espalham pela planície.

     

    http://geografianovest.blogspot.com.br/2009/02/planicies-aluviais.html


ID
229627
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Para o cálculo do índice pluviométrico, além da superfície da bacia hidrográfica, deve-se considerar o(a):

Alternativas
Comentários
  • letra A

     

  • Letra A, acertei no chute. d  e   E não poderia ser.

  • Índice pluviométrico ou intensidade pluviométrica é a altura da chuva dividida pela sua respectiva duração

  • O índice pluviométrico refere-se à quantidade de chuva por metro quadrado em determinado local e em determinado período. O índice é calculado em milímetros. Se dissermos que o índice pluviométrico de um dia, em um certo local, foi de 2mm, significa que, se tivéssemos nesse local uma caixa aberta, com 1 metro quadrado de base, o nível da água dentro dela teria atingido 2 mm de altura naquele dia. Para chegar a esse índice, as centenas de estações meteorológicas espalhadas pelo país utilizam um aparelho conhecido como pluviômetro. Há vários modelos diferentes, mas o instrumento constitui-se, basicamente, do funil de captação e básculas que enviam sinais elétricos para uma estação meteorológica (veja a ilustração ao lado). Com base em todos os aparelhos instalados na cidade, é possível chegar à média da precipitação observada na área total. Quando escutamos que choveu 7 milímetros na cidade, por exemplo, significa que essa seria a altura média alcançada pela água a partir do chão, na área total da cidade em determinado período de tempo.

    Por fim, os diagnósticos que permitem afirmar que choveu mais ou menos do que o esperado para a semana ou o mês estão relacionados com gráficos elaborados com base na média de chuva em cada período.

  • Para calcular o índice de uma determinada área, são utilizados equipamentos denominados pluviômetros. "É improtante que esses instrumentos estejam espalhados em vários pontos estratégicos", explica o professor.

    Depois de coletada a água entre os pluviômetros, é calculada uma média entre os aparelhos para identificar a quantidade de chuva coletada em uma cidade, por exemplo. "Dependendo do modelo matemático que irá se utilizar, a média pode ser aritmética simples ou ponderada",


ID
229645
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As rochas apresentam diferenças quanto à resistência e à permeabilidade. Em relação à permeabilidade, é correto afirmar que ela é:

Alternativas
Comentários
  • Na geologia, a permeabilidade é a medida da capacidade de um material (tipicamente uma rocha) para transmitir fluídos.
  • bem legal ... rsrsrs


  • A facilidade de escoamento da água através de um meio contínuo é avaliada através do coeficiente de permeabilidade (k).Maior ou menor facilidade que a rocha oferece à percolação da água;

  • Desculpem a ignorancia mas continuei sem entender qual resposta será a correta :(

  • Gabarito: C

    Leandro Pimenta


ID
229648
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os solos se diferenciam por vários aspectos, dentre eles pela granulometria, que determina a(s):

Alternativas
Comentários
  • Granulometria ou Análise Granulométrica dos solos é o processo que visa definir, para determinadas faixas pré-estabelecidas de tamanho de grãos, a percentagem em peso que cada fração possui em relação à massa total da amostra em análise.

  • Granulometria é a distribuição, em porcentagem, dos diversos tamanhos de grãos. É a determinação das dimensões das partículas do agregado e de suas respectivas porcentagens de ocorrência.

                               http://docente.ifrn.edu.br/marciovarela/disciplinas/materiais-de-construcao/granulometria

    Não seria a letra "a" a correta?

  • A granulometria de um solo é determinada pela porcentagem da fração Areia, Silte e Argila; em função das variações destes três componentes teremos solos que variam de textura arenosa a extremamente argilosa; sua origem remete ao material de origem de formação do solo (rocha de origem), a fatores climáticos dentre outros que integram o intemperismo; 

    a) - não está de toda errada uma vez que as partículas de solo devem em grande parte sua formação as porcentagem de argila (material agregante).

    b) - Considerada como correta, para mim essa alternativa está errada, uma vez que a natureza dos sedimentos não é determinada pela granulometria de um solo, mas sim o contrário, a citar os luvissolos, que são formados pela deposição de sedimentos.

    c) - a atividade microbiana está relacionada com os teores de matéria orgânica no solo.

    d) - a quantidade de húmus é resultado da decomposição da matéria orgânica.

    e) - para mim a correta, pois as variações granulométricas determinam as propriedades físicas e quimicas do solo; um soo arenoso possui elevada permeabilidade e baixa retenção de água, é facilmente trabalhado, apresenta baixos índices de fertilidade ao passo que, um solo argiloso, possui baixa permeabilidade, elevada capacidade de retenção de água, maiores índices de fertilidade (CTC) e é mais difícil de ser trabalhado (mecanicamente) do que o solo arenoso; em sumo, as frações granulométricas determinam as propriedades físicas e químicas de um solo.

  • não entendi. pois para mim a letra A que é a correta. pois, A Granulometria ou Análise Granulométrica dos solos é um estudo da distribuição das dimensões dos grãos de um solo. Ou seja, É a determinação das dimensões das partículas do agregado e de suas respectivas percentagens de ocorrência.

  • A forma de organização das partículas está relacionada à estrutura e não à granulometria. No que se refere a essa estrutura, de acordo com a forma, podemos classificar em granular, em blocos, prismática ou laminar. 

  • Eu também marquei a letra A, pois sempre soube que a granulometria é um estudo da distribuição das dimensões dos grãos de um solo. Inclusive já fiz ensaio de granulometria na faculdade



ID
229651
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A queimada é uma técnica amplamente usada nos pastos, campos e roças do Brasil. Sobre a aplicação dessa técnica reiteradas vezes, pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • O solo que sofre uma queimada perde todos seus nutrientes para o desenvolvimento de uma planta, assim enfraquecendo o mesmo.


ID
229654
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Para melhorar o solo, o homem pode fazer uso de diversos recursos e técnicas, como:

Alternativas
Comentários
  • A adubação é a prática agrícola que consiste no fornecimento de adubos ou fertilizantes ao solo, de modo a recuperar ou conservar a sua fertilidade, suprindo a carência de nutrientes e proporcionando o pleno desenvolvimento das culturas vegetais.A adubação correta aumenta a produtividade agrícola. Deve, entretanto, ser usada com moderação. É preciso ter sempre em mente que os adubos são extraídos de rochas, que são recursos naturais não renováveis, ou produzidos em indústrias químicas com riscos para o meio ambiente.

    A adubação pode também ser feita com adubos orgânicos. Estes adubos são obtidos a partir da decomposição de restos de plantas ou de esterco de animais (bovinos,aves, etc.), pela ação dos microrganismos e também das minhocas. Há também os chamados adubos verdes que são plantas (geralmente leguminosas) que são cultivadas antes ou junto com a cultura principal. As folhas e palhada dos adubos verdes contém nutrientes que lentamente vão sendo mineralizados e utilizados por outras culturas como por exemplo, fruteiras, café, e até mesmo o milho. A adubação pode ser classificada:

    Quanto ao tipo de fertilizante:

      • mineral (ex.: NPK, sulfato de amônio, superfosfato simples) ou
      • orgânica (ex.: esterco de curral, vermicomposto, vinhaça, adubos verdes);
    • Quanto à via de aplicação:
      • diretamente no solo,
      • foliar, e
      • via água de irrigação ou fertirrigação.

ID
229657
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Vasto, extenso, diverso e excessivamente rico em recursos ambientais e paisagísticos, o litoral brasileiro pode ser dividido em cinco regiões, de acordo com suas estruturas paisagísticas e geomorfológicas dominantes. Correlacione, abaixo, as regiões litorâneas com suas respectivas características.

1 Litoral Norte
2 Litoral Nordestino
3 Litoral Oriental
4 Litoral das Escarpas
5 Litoral Sul

( ) Região de terras planas com praias extensas e falésias. O sistema de drenagem é modesto, pois muitos rios são intermitentes. Há dunas, manguezais e formação de lagoas.
( ) Região com um importante complexo lagunar de grande valor ambiental. Praias extensas, retilíneas, interrompidas pelos afloramentos basálticos.
( ) Região na qual localizam-se as mais importantes formações de corais do país. Apresenta terras baixas e restingas.
( ) Região constituída por estuários de grandes rios. Apresenta muitos golfões e extensos manguezais.
( ) Região que margeia importantes serras em cujas reentrâncias configura-se uma planície confinada em pequenos arcos. Possui também uma série de ilhas e ilhotas.

A correlação correta, de cima para baixo é:

Alternativas
Comentários
  • Questão mal elaborada, apenas sabendo a primeira acertiva já da pra saber a resposta, prescisa nem ler o resto.

  • Felipe Farias

    Na hora H ninguém pensa assim e se essa "questão mal elaborada" aparecer lá pela segunda, terceira hora de prova você ainda pode errar!

  • Vcs falam, falam, mas a alternativa correta ninguem fala. 

  • A palavra-chave que entregou a questão foi: "O sistema de drenagem é modesto, pois muitos rios são intermitentes." Sabendo que no Nordeste a maioria dos rios são, de fato, intermitentes, a questão já foi resolvida!

  • ta fácil por que nos estudamos o assunto.

ID
231811
Banca
FCC
Órgão
TCE-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A chapada dos Parecis, em Rondônia,

Alternativas
Comentários
  • A Chapada dos Parecis é uma formação do relevo brasileiro, localizada no noroeste do estado de Mato Grosso, próximo à fronteira com a Bolívia. Situando-se em região central da América do Sul. De suas nascentes duas grandes bacias hidrográficas se formam: a Amazônica, dos rios Guaporé, Culuene, Papagaio e outros; e a Platina já que ali nasce o rio Paraguai, que se integrará depois ao Paraná, formando assim o sistema platino. Sua região é banhada por inúmeras cachoeiras e águas cristalinas, as quais podem ser acessadas a partir de Tangará da Serra, cidade média regional. Grande parte destas cachoeiras e rios situam-se Terras Indígenas que, demarcadas pela Funai, representam em muitos casos, as poucas áreas ainda não desmatadas para o cultivo de soja ou cana em escala industrial da região. Todavia, apesar das antigas relações com o Estado Brasileiro - muitos indígenas foram incorporados à Comissão das Linhas Telegráficas, comandadas por Rondon desde fins do século XIX -, mesmo os indígenas, em alguns casos, tem sido levado a fazer "parcerias agrícolas", utilizando parte de suas áreas assim, para o cultivo de soja. A toponímia "Parecis" deve-se à ocupação original dos índios Paresis, de língua Aruak, aos quais se referia como portadores de "muitos princípios de civilidade", em 1748, quando da criação e nomeação do governador da Província de Cuiabá e Mato Grosso.

    A região é também habitada por vários outros povos originários, aos quais se referia já o rei, como os Irantxe, Myky, Nambikwara, Umutina e RickBatsa, e desde as décadas de 1960 e 1970 tem sido "ocupadas" (territorializadas) por colonos de diferentes regiões do Brasil, com incentivo do Governo brasileiro,para desenvolvimento da regiao.


  • Letra E, questão  difícil  acertei por dedução.

  • As nascentes da bacia do São Francisco vem de Minas, haja vista q, a bacia platina composto por: barcia do paraná, paraguai e uruguai, tbm são beneficiadas pela drenagem dessa nascente localizada no sudeste.


ID
231823
Banca
FCC
Órgão
TCE-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre a geografia física de Rondônia, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A única alternativa que se encaixa corretamente na pergunta é a “e”, porque a principal bacia hidrográfica do Estado de Rondônia é formada pelo rio madeira, afluente do rio amazonas. 


  • album sabe o erro da C?


ID
232102
Banca
FCC
Órgão
TCE-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Considere as seguintes afirmações sobre Porto Velho:

I. É o maior município do Estado de Rondônia, tanto em extensão territorial quanto em população.

II. É uma das mais antigas cidades da região Norte, e sua fundação está relacionada às missões jesuíticas do século XVII.

III. Era município do Estado do Amazonas e se transformou em capital do território do Guaporé por volta de 1907, durante a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.

IV. A cidade nasceu e cresceu das instalações ferroviárias da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, através da exploração de borracha e posteriormente de cassiterita e de ouro.

Está correto SOMENTE o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C

    I - CERTO: PVH é o maior município do Estado de Rondônia, tanto em extensão territorial quanto em população

    II - Errado, é uma das cidades mais antigas de RO, mas não do norte

    III - Errado, PVH Tornou-se município em 1914, quando ainda pertencia ao Estado do Mato Grosso. Em 1943, com o município de Guajará-Mirim passou a constituir o Território Federal do Guaporé, que em 1956 passou a ser denominado Rondônia, e veio a ser elevado à categoria de Estado em 4 de janeiro de 1982.

    IV - CERTO: PVH nasceu e cresceu das instalações ferroviárias da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (porto de Santo Antônio, no rio Madeira), através da exploração de borracha e posteriormente de cassiterita (mineral do estanho) e de ouro (extração do ouro ocorreu entre a cachoeira de Santo Antônio até a cachoeira de RibeirãoAriquemes e Porto Velho tiveram destaque na extração)

    bons estudos


ID
232120
Banca
FCC
Órgão
TCE-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre as condições climáticas de Rondônia é correto afirmar que predominam

Alternativas
Comentários
  • Para os não assinantes.Gab: B

    Massa polar atlântica leva o clima seco para o Norte e acontece o fenômeno da friagem.

     


ID
234898
Banca
INSTITUTO CIDADES
Órgão
AGECOM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Segundo estudo da Universidade Federal de Goiás, enquanto a Amazônia perdeu 735 mil quilômetros quadrados nos últimos sete anos, o cerrado perdeu 835 mil quilômetros quadrados. A diferença equivale a uma área do tamanho de Santa Catarina. Acerca do bioma brasileiro do cerrado, assinale a única opção correta:

Alternativas
Comentários
  • Com base na L 9.985/2000 - http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9985.htm Art. 1º, I - unidade de conservação: espaço territorial e seus recursos ambientais, incluindo as águas jurisdicionais, com características naturais relevantes, legalmente instituído pelo Poder Público, com objetivos de conservação e limites definidos, sob regime especial de administração, ao qual se aplicam garantias adequadas de proteção;

ID
242557
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Com relação ao emprego de sistemas de coordenadas e ao
georreferenciamento de elementos sobre a superfície terrestre,
julgue o próximos item.

Não é possível construir, sem deformações, superfícies esféricas ou elipsoidais sobre um plano. Contudo, é possível construir, sobre um plano, projeções dessas superfícies em que são preservados, por exemplo, ângulos ou dimensões lineares dos elementos gráficos contidos na superfície original.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

    A construção de uma projeção em superfícies esféricas sempre apresentará deformidades, pois a terra possui três dimensões não sendo possível a representação em um plano que não suporta esse número de dimensões. A preservação em ângulos, formas ou proporções tem relação com o tipo de projeção escolhido.

    GRAN CURSOS


ID
242578
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Julgue o item seguinte, quanto à influência do clima nos
ecossistemas brasileiros.

No domínio das pradarias, a distribuição anual da pluviometria e da temperatura do ar apresenta elevada regularidade em função da posição geográfica da área, seu relevo, e a atuação dos sistemas atmosféricos intertropicais e polares.

Alternativas
Comentários
  • A pluviometria nas pradarias,não apresenta regularidade,ao contrário,são baixas.


    "São regiões muito amplas e oferecem pastagens naturais para animais de pastoreio e as principais espécies agrícolas alimentares foram obtidas das gramíneas naturais através de seleção artificial. Ocorre em regiões onde a queda pluviométrica é muito baixa para suportar a forma de vida da floresta ou em regiões de floresta onde as questões edaficas favoreçam o desenvolvimento de gramíneas e desfavoreça o de plantas lenhosas"
  • O clima da região é ameno devido a sua posição subtropical, e o regime de chuvas é constante e há ocorrências de geadas nos meses mais frios. O clima da região é denominado subtropical úmido.

    As pradarias tropicais são quentes durante o ano, mas as pradarias temperadas têm estações quentes e frias.

    Sua amplitude térmica alcança índices elevados, como em Uruguaiana, considera a mais alta do Brasil, com 7° a/a.

  • No domínio das pradarias, (Região Sul) a distribuição anual da pluviometria e da temperatura do ar apresenta elevada regularidade (Elevada IRREGULARIDADE/variação de chuvas e temperatura)  em função da posição geográfica da área, (subtropical) seu relevo, e a atuação dos sistemas atmosféricos intertropicais e polares. (massa de ar Polar)

  • Discordo de quem disse que a pluviometria nas pradarias é baixa ou irregular. O ERRO NÃO ESTÁ AQUI. As pradarias apresentam distribuição regular de chuvas durante o ano, porém não é tão alta (até +/- 1200mm), mas também não é tão baixa. O erro é pelo fato de afirmar que as temperaturas apresentam regularidade, sendo que é a região com maior variação/amplitude de temperatura do Brasil, podendo atingir de 0 a 35°C e, inclusive, nevar em alguns locais.


    Dica de ouro: Isso que foi dito é fato porque quanto mais distante da linha do Equador, ou seja, quanto maior a latitude do lugar, MAIOR será sua amplitude térmica (posição geográfica).


    Fontes:

    - http://portaldomeioambiente-pampasgaucho.blogspot.com.br/2010/06/o-clima.html

    - http://www.todamateria.com.br/tipos-de-clima/

    - Disciplina de agrometereologia na universidade.

  • O bioma das pradarias encontra-se espalhado por diversas partes do planeta, como as áreas centrais dos Estados Unidos, Canadá, sul do Brasil, Argentina e Uruguai. Pode ser encontrado perto de desertos, em climas tropicais e climas temperados. Devido a sua posição geográfica, a distribuição anual de pluviometria e de temperatura do ar não é regular, apresentando elevada amplitude. 
    A afirmativa está incorreta.

  • Pradarias = pampas = Sul do Rio Grande do Sul = Subtropical = grande amplitude térmica e incidência da mCe no verão e mTa e mPa no inverno.

    Portanto,regularidade na temperatuda, ERRADO; regularidade na distribuição pluviométrica anual, CERTO.


  • "Típicos de regiões de clima subtropical e com chuvas regulares, é a vegetação típica do Sul do Brasil e de regiões da Argentina e Uruguai."

    http://www.infoescola.com/geografia/campos/

     

    No verão a temperatura nos pampas pode chegar a 35ºC e no inverno pode chegar abaixo de zero, em algumas regiões acontecem geadas. A precipitação anual é por volta de 1.200 mm. Para você ter uma ideia, a precipitaçãos média anual do semiárido é inferior a 800 mm.

    O erro do enunciado foi afirmar que a distribuição anual da temperatura do ar apresenta elevada regularidade.

    "Barbaridade tche!"

    Um salve para nossos amigos gaúchos

  • Os pampas (pradaria brasileira) estão no Sul do Brasil, onde o clima é o subtropical.

    Nesta região, no inverno, há a penetração de frente polar da mPa, o que dá origem a chuvas frontais, geadas e BAIXAS TEMPERATURAS, contribuindo para a grande amplitude térmica da região, que não conta com regularidade da temperatura do ar.

    As médias anuais de pluviosidade são elevadas e há boa distribuição das chuvas durante todo o ano.

    Resposta: Errado

  • QUESTÃO DE GEOGRÁFIA das brabas...

  • As pradarias (ou relvados) indicam um tipo de vegetação herbácea fechada semelhante aos estepes, ou seja, coberta de vegetação rasteira (grama, capim) em vastas planícies desprovidas de árvores e arbustos, geralmente formada próxima aos desertos. A diferença essencial entre as pradarias e os estepes é determinada pelo clima, ou seja, as pradarias ocorrem em climas mais úmidos, enquanto os estepes em climas mais secos. Devido a sua posição geográfica, a distribuição anual de pluviometria e de temperatura do ar não é regular, apresentando elevada amplitude. 

    A afirmativa está incorreta.

    fonte;https://www.todamateria.com.br/geografia


ID
242581
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Julgue o item seguinte, quanto à influência do clima nos
ecossistemas brasileiros.

O aspecto xeromórfico das árvores do cerrado denota a existência de escassez de água na estação seca.

Alternativas
Comentários
  • Olá, pessoal!

    O gabarito foi atualizado para "C", após recursos, conforme edital publicado pela banca, e postado no site.

    Justificativa da Banca: O xeromorfismo é característica das plantas do cerrado. Por essa razão, opta-se pela alteração do gabarito de ERRADO para CERTO.

    Bons estudos!

  • A resposta dessa questão é ERRADO.

    Isso porque o aspecto xerofítico da vegetação do cerrado NÃO denota a escassez de água, mas, outrossim, trata-se de escleromorfismo oligotrófico decorrente das baixas concentrações de nutrientes e das altas taxas de alumínio no solo. (Mais detalhes em Ab'Saber - Domínios de natureza no Brasil)
  • Essa questão está ERRADA!

    O aspecto das arvores do cerrado não se dá pela falta de agua,mas sim pela falta de alguns nutrientes no solo.




    Cespe hein...
  • As raízes de árvores do cerrado são profundas, exatamente pra ter onde buscar água na estação seca. Portanto, se por um lado há pouca pluviosidade, por outro a água acumulada no subsolo provê a umidade necessária. Gabarito ERRADO.
  • As Árvores se adaptaram ao período seco criando raízes profundas (Xeromorfismo) questão CERTA. OBS: A escassez de água que a questão está se referindo é no solo devido ao longo período sem chuvas e não no subsolo onde sempre tem água até mesmo em regiões áridas.


    O xeromorfismo é o estudo das plantas xerófilas.Estas são adaptadas à sobrevivência em regiões secas e com pouca água. As plantas xerófilas possuem tecido aquífero desenvolvido, folhas transformadas em espinhos e cutícula espessa (uma película protetora das folhas que tem como objetivo evitar a desidratação). Há também a presença de raízes profundas que buscam água em lençóis freáticos.Essas plantas têm estômatos em cristas, localizados na epiderme inferior que faz diminuir a transpiração da planta. Os estômatos são adaptados para fechar durante o dia e abrir durante a noite


  • Metodo que resolvi essa questão foi de que, o cerrado se localiza na região tropical, logo seu inverno é seco sem chuvas.

  • Xeromorfismo é a aparente adaptação das plantas a condições de falta de água, mas pode também ser devida à falta de nutrientes no solo. No caso do cerrado, as árvores xeromórficas apresentam aspecto tortuoso, com troncos de cortiça espessa e folhagem coriácea (que lembra couro) e pilosa (revestida de pelos).
    A resposta está correta.

  • Boa resposta Luciano costa. Creio que por essa característica (raízes profundas) a banca alterou o gabarito.

  • O xeromorfismo é característica das plantas do cerrado
    R: CERTO

  • GAB C

     

  • Certo

     

     

     

    Xeromorfismo é a aparente adaptação das plantas às condições de falta de água, mas pode também ser devida à falta de nutrientes no solo. Assim pode-se encontrar xeromorfismo aparente na mata amazônica, na mata atlântica, e no cerrado.

  • Segundo maior bioma do Brasil (atrás apenas do amazônico), o cerrado conta com a presença de vegetação caducifólia, principalmente arbustiva, e árvores xeromórficas (adaptadas ao clima seco), de raízes profundas, galhos retorcidos e casca grossa, a fim de dificultar a perda de água. O aspecto xeromórfico das árvores do bioma denota a existência de escassez de água na estação seca.

    Resposta: Certo


ID
242584
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Julgue o item seguinte, quanto à influência do clima nos
ecossistemas brasileiros.

A caatinga se desenvolve em uma área de baixa pluviosidade. As causas da pouca chuva e sua distribuição irregular estão associadas aos fortes ventos alísios, que não trazem umidade para a região.

Alternativas
Comentários
  • Olá, pessoal!

    O gabarito foi atualizado para "E", após recursos, conforme edital publicado pela banca, e postado no site.

    Justificativa da Banca:  A causa da escassez de chuva se deve à presença de um ramo descendente da célula de Walker que impede a formação de nuvens de chuva. Por essa razão, opta-se pela alteração do gabarito de CERTO para ERRADO.

    Bons estudos!

  • ERRADA.

    Correto a justificativa abaixo. 

    Célula de Walker são movimentos atmosféricos na circulação oeste-leste (vertical zonal).  

    A Célula de Walker é formada por ventos paralelos à linha do Equador que sopram, normalmente, sobre o oceano Pacífico partindo da América do Sul em direção à Oceania. Essa corrente de ventos espalha as águas frias da corrente de Humboldt que vem da Antártica e banha a costa sulamericana. Na altura da Oceania, esses ventos sobem e retornam (em altitude) em direção à América do Sul. Na Costa Sulamericana, os ventos descem e estabelece-se uma célula convectiva de ventos (a de Walker).

    As de Haldley são sul-norte (vertical-meridional)
  • REPASSANDO:

    A célula de Walker e a seca do Nordeste
    Em anos de El Niño há uma mudança de posição do ramo ascendente da célula de Walker no Pacífico Equatorial que se desloca para o Pacífico Equatorial Leste. Formam-se então dois ramos descendentes: um na região que compreende o Nordeste Brasileiro e parte da Amazônia e outro na região da Indonésia.
    O ar que desce dos altos níveis da troposfera inibe a formação de nuvens, esta é uma das explicações para as secas que ocorrem na região da Indonésia e no norte e leste da Amazônia e norte do Nordeste em anos de El Niño. Não é somente o El Niño que pode provocar seca no norte da Região Nordeste do Brasil, o Oceano Atlântico tem papel fundamental no regime de chuvas da região. Porém, em anos de El Niño, em geral, é observada seca nesta região.
  • sempre achei que a serra na borborema era a grande causadora do clima semi arido devido ao barramento que ela faz da umidade que vem do oceano, causando até as famosas chuvas orograficas
  • Também pensava desta forma.
  • Na verdade existem um conjunto de fatores que justifica a causa do clima semi árido no Nordeste brasileiro que passa pela célula de Walker a estrutura do relevo da área e o efeito El Nino.

  • Isso nao cai pra tecnico do IBGE ne?

  • A baixa pluviosidade e a distribuição irregular da chuva no bioma Caatinga podem ser explicadas pela ação dos ventos contra-alísios, que nascem na região equatorial e são responsáveis por levar ar seco para as zonas tropicais.
    A afirmativa está incorreta. 


  • Os ventos alísios provém de regiões temperadas provocando chuvas na região equatorial.

  • Olha bismark, cai sim, no edital vem especificado como GRANDES DOMINIOS CLIMATICOS

    Os ventos alísios ocorrem no sentido dos tropicos para o equador, os ventos sopram no sentido de uma região de alta pressão para a de baixa pressão. É um assunto importante para a prova pois os ventos alisios influenciam nosso clima.  Porem eles não são responsáveis pelo clima da região semiárida (onde se encontra a caatinga). Esse tipo de clima esta ligado a massa de ar e não aos ventos alísios (Alguns autores não a consideram porem especialistas brasileiros e a NASA perceberam a influencia de uma massa de ar proveniente do deserto Kalahari na Africa (fenomeno esse conhecido como tépida Kalaariana) massa de ar quente e seca que atravessa todo o oceano e influencia o clima nordestino.
  • Não quero nem acreditar que o CESPE já tenha considerado essa questão como certa, e somente após recursos é que mudara o gabarito.

  • O certo seria: ventos contra-alísios 

    Os ventos contra-alísios fazem o sentido contrário, ou seja, sopram do Equador para os trópicos, de oeste para leste. São ventos secos que tem incidência em altitudes mais elevadas e atuam das zonas equatoriais de baixa pressão para as zonas subtropicais de alta pressão.

    fonte:

    Toda Matéria - Geografia

    https://www.todamateria.com.br/ventos-alisios/#:~:text=Os%20ventos%20contra%2Dal%C3%ADsios%20fazem,zonas%20subtropicais%20de%20alta%20press%C3%A3o.


ID
242587
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Julgue o item seguinte, quanto à influência do clima nos
ecossistemas brasileiros.

Em termos de pluviosidade, a Amazônia, embora considerada bastante úmida, apresenta os mais expressivos totais pluviométricos mas uma distribuição heterogênea, tanto espacial quanto temporal.

Alternativas
Comentários
  • A questão requer uma leitura um pouco mais cuidadosa. Está correta, pelo fato de estar havendo períodos de seca na Amazônia Ocidental, há vários anos.
  • A distribuição de precipitação na bacia é sensivelmente menos uniforme. O movimento meridional do Sol entre os paralelos 23o27’ cruzando a linha do Equador duas vezes por ano em intervalos de seis meses conjuntamente com a fonte de água e ar quente que é o Oceano Atlântico, são os principais fatores que determinam os padrões de clima e conseqüentemente a pluviosidade da região Amazônica. A quantidade média de vapor de água armazenado na atmosfera (água precipitável) é da ordem de 35 mm, enquanto a media mundial é de 28 mm, conferindo à região condições isotérmicas, com alta pluviosidade. A pluviosidade anual é maior na costa Norte com valores acima de 3.250 mm, sendo que esse valor decresce em direção a Amazônia Central atingindo um mínimo de 1.750 mm., a partir da Amazônia Central, a quantidade anual de precipitação começa a aumentar, desta feita em direções Nordeste e Sudeste. Na direção Nordeste, encontraram-se os maiores índices, ficando em torno de 3.500 mm e a Sudeste, esses valores são menores alcançando 2.250 a 2.500 mm. Porem, esses índices pode chegar a 5.000 mm.ano-1, na região Andina.

    QUESTÃO CORRETA.

  • Fazendo vista que a Amazônia possui clima do tipo equatorial, a amplitude favorece a formação pluviométrica por quase todo o ano.

  • Não seria HOMOGÊNEA? A chuva é bem distribuída durante o ano (temporal) no clima equatorial que é característico da Amazônia. Na questão espacial pode até ser. Essa questão me gerou grandes dúvidas.

  • Pelo fato que as arvores absorve a agua do solo e faz com que possa chegar aos mais altos galhos das arvores, fazendo com o que a produção de chuva seja bem distribuida em toda sua localização e periodp do ano.

  • Estudante concursos, também penso que deve ser Homogênea.

  • A distribuição das chuvas na Amazônia é bastante irregular, apresentando variabilidade espacial e temporal. As médias anuais de precipitações variam de mais de 6000 mm nas encostas dos Andes a aproximadamente 1600 mm na interface da Amazônia com o cerrado do Planalto Central Brasileiro sendo a média geral da ordem de 2300 mm anuais.
    A afirmativa está correta. 


  • Não entendi!! AMAZÔNIA( clima equatorial) a chuva bem distribuida ao longo do ano.

  • Galera, a distribuição pluviométrica não é homogênea, pois não ocorre o mesmo índice pluviométrico em toda a região. Questão certa!

    "Na foz do rio Amazonas, no litoral do Pará e no setor ocidental da região, o total pluviométrico anual geralmente excede os 3.000 mm. De Roraima até o leste do Pará as chuvas ocorrem com menor freqüência, ficando em torno de 1.500 a 1.700 mm anuais. O período chuvoso da região ocorre nos meses de verão/outono, com exceção de Roraima e parte do Amazonas, onde as chuvas ocorrem mais no inverno."


    FONTE: http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Clima/?pg=3

  • Vale a pena conferir a matéria sobre a seca na Amazônia Ocidental: https://www.ana.gov.br/noticias-antigas/seca-na-amazania-inflaciona-o-dia-a-dia.2019-03-15.5225785209

  • A floresta não possui uma grande homogeneidade, como costuma-se acreditar. A heterogeneidade é refletida inclusive no regime de chuvas.

    A diversidade da floresta amazônica já foi objeto de apontamento de Aziz Ab´Saber, como podemos notar no trecho a seguir:

    Os ecossistemas ocorrentes no domínio morfoclimático e fitogeográfico da Amazônia brasileira guardam interesses científicos e didáticos. O fato de a região ter sido apresentada sempre como o império das florestas equatoriais, de disposição zonal, acarretou distorções sérias nos estudos dos ecossistemas regionais. É certo que, em termos do espaço total amazônico, predominam esmagadoramente os ecossistemas de florestas dotadas de alta biodiversidade. Entretanto, se levarmos em conta o conceito original de ecossistema, independentemente das disparidades espaciais de sua ocorrência, chegaremos a um número bem maior de padrões ecológicos locais ou subregionais. - Ab'Sáber (2002)

    Resposta: Errado


ID
242599
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No que diz respeito à ecologia de paisagem, julgue o item a seguir.

Um dos princípios da análise da paisagem rege que conclusões obtidas em uma dada escala espacial não são necessariamente aplicáveis em outras escalas.

Alternativas
Comentários
  • Para Melazzo e Castro (2007, p. 137), “mudando a escala, mudamos também a ótica e o nível da informação."

    Para Castro (1995, p. 123), “a escala é, na realidade, a medida que confere visibilidade ao fenômeno. Ela não define portanto, o nível de análise, nem pode ser confundida com ele, estas são noções independentes conceitual e empiricamente.”


ID
242602
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A respeito dos ecossistemas aquáticos, julgue o próximo item.

A área terrestre adjacente a uma região de ressurgência marinha muitas vezes constitui-se em um deserto costeiro, pois os ventos ali predominantes afastam a umidade da terra.

Alternativas

ID
242605
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A respeito dos ecossistemas aquáticos, julgue o próximo item.

As águas subterrâneas constituem um habitat de água doce com importância estratégica para o homem.

Alternativas
Comentários
  • Olá, pessoal!

    O gabarito foi atualizado para "E", após recursos, conforme edital publicado pela banca, e postado no site.

    Justificativa da Banca:  As águas subterrâneas se tornam importantes para o homem enquanto recurso natural, mas não enquanto habitat, como afirma o item. Por essa razão, opta-se pela alteração do gabarito de CERTO para ERRADO.

    Bons estudos!

  • O CESPE errou na correção do gabarito; deveria ter anulado o item (ou ter deixado como certo, mas jamais considerá-lo errado). 

    Na verdade, o item está integralmente CERTO: as águas subterrâneas são sim um habitat de água doce. Habitado por quem? Por  micro-organismos diversos, especialmente bactérias. São micro-organismos de ocorrência natural, não-patogênicos, que sempre viveram ali, indepente de qualquer contaminação por ação humana (claro que essas mesmas águas podem também ser contaminadas por micro-organismos patogênicos, provenientes de lixões, esgoto, etc). 
    Tudo bem, as águas subterrâneas não são habitat para seres humanos. Mas isso não é motivo para considerar a assertiva errada, pois a definição de habitat não requer que os habitantes sejam humanos, nem que sejam seres visíveis a olho nu. 
    Como alguns poderiam considerar, forçando um pouco a barra, que a assertiva fala em "habitat para o homem", o mais prudente seria anular o item. 

    (Veja como divulgar a Campanha Nota Justa)
  • ERRADA

    A água subterrânea é a parcela da água que permanece no subsolo, onde flui lentamente até descarregar em corpos de água de superfície, ser interceptada por raízes de plantas ou ser extraída em poços. Tem papel essencial na manutenção da umidade do solo, do fluxo dos rios, lagos e brejos. A água subterrânea é também responsável pelo fluxo de base dos rios, sendo responsável pela sua perenização durante os períodos de estiagem. 

    Em determinadas áreas, como regiões áridas e certas ilhas, a água subterrânea pode ser o único recurso hídrico disponível para uso humano. Geralmente ela dispensa tratamento, economizando na execução de grandes obras como barragens e adutoras. Mais da metade da população do mundo depende da água subterrânea para suprimento de suas necessidades de água potável.

    Ou seja, utilizada estrategicamente pelo homem como recurso hídrico e não como habitat.

  • As reservas de água doce subterrâneas têm, de fato, importância estratégica para o homem, assim como todos outros tipos de reserva de água doce, como rios e geleiras. Água é fundamental para a vida na terra, de modo que sempre terá importância estratégica. Entretanto, é errado falar que as reservas subterrâneas constituem um habitat. Tecnicamente, o termo habitat significa um local onde habita uma espécie ou população, e as águas subterrâneas não são propícias para o desenvolvimento de seres vivos mais complexos. Portanto, a questão está errada. 
  • As águas subterrâneas não constituem um habitat para o homem ....

  • O que é Habitat:

    Habitat significa o espaço onde seres vivos vivem, e se desenvolvem. É um ambiente natural onde nasce e cresce qualquer ser organizado. 

    Habitat é um termo utilizado na ecologia, que compreende o espaço e oecossistema onde os animais se desenvolvem, dentro de uma comunidade. No caso de espécies vegetais e animais, quando se descreve o habitat, é importante mencionar outros animais ou plantas que pertencem a essa comunidade.

    Habitat não se limita somente a uma espécie de animal, podem ser várias espécies convivendo em um mesmo habitat, e isso inclui os fatores onde os animais, como aves, peixes, mamíferos etc., vivem, se reproduzem e morrem, como terra, água, mar etc.

    Existem também os habitats artificiais, que são construídos pelo homem, utilizados em zoológicos, ou em lugares para promover o desenvolvimento de uma espécie que esteja em extinção, por exemplo, e então é necessário que a espécie se sinta em seu próprio habitat.

    O habitat é o local que oferece as condições climáticas, físicas e alimentares ideais para o desenvolvimento de uma determinada espécie. As atividades e o modo como cada espécie vive, se desenvolve e se reproduz é chamado de nicho ecológico.             http://www.significados.com.br/habitat/

  • Ricardo Souza

    Vejo que seu comentário levou várias curtidas e por aqui no QC quem leva muitas delas tende a virar "centro das atenções", ser considerado "fonte de informação" etc. Só que vamos combinar: a assertiva não fala sobre micro-organismos. O tipo de conteúdo que você postou PODE NÃO SER RELEVANTE pra quem está estudando essa matéria.

    O comentário da professora é bem mais elucidativo.

  • Questão muito mal formulada. Se não havia um texto associado que contextualizasse o fato do habitat se referir apenas ao Homem, cabia uma interpretação, já comentada, de que as águas subterrâneas são sim habitats para outros organismos. Se trocarmos águas subterrâneas por praticamente qualquer outro recurso natural, da forma como está redigida a questão, ela estaria certa (lagos, rios, montanhas, etc). 


ID
242608
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A respeito dos ecossistemas aquáticos, julgue o próximo item.

Nos ecossistemas lênticos, a produção primária está inversamente relacionada à profundidade dos mesmos.

Alternativas
Comentários
  • Olá pessoal,
    Sistemas ou ecossistemas lênticos são ambientes aquáticos de água parada que correspondem, por exemplo, às lagoas, lagos, pântanos, etc. Ou seja, ambientes onde a água é parada em sua maior parte do tempo.

    LÊNTICOS (LAGOS), LÓTICOS (RIOS E RIACHOS) 
  • e o q é a produção primária?

  • Em ecologia, chama-se produção primária a síntese de matéria orgânica a partir de compostos inorgânicos

    H2O + CO2 + luz + minerais → carboidratos + O2

    Ou seja, é necessário luz para produzir e quanto mais profundo menor a produção.

  • Os ecossistemas lênticos são ambientes aquáticos de água parada, como por exemplo, lagoas, lagos e pântanos. Neles, a produção primária, que consiste na síntese da matéria orgânica por organismos autotróficos ( fitoplâncton, microfitobentos, bactérias etc.) é maior na zona profunda.
    A resposta está correta.

  • Acredito que a professora se confundiu na resposta. O gabarito está correto, mas a explicação está errada, pois quanto mais profundo o ambiente, menos luz, e menos produção.


ID
242611
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A respeito dos ecossistemas aquáticos, julgue o próximo item.

Assim como as águas costeiras e os estuários, grande parte do oceano aberto possui elevado teor de nutrientes na zona fótica.

Alternativas
Comentários
  • Zona fótica (ou efótica) é o corpo da água onde recebe a luz. A zona é bastante variada pois depende de sua turbidez. Um indício de poucos nutrientes é o fato que lá somente existe, em maioria (com excessçies) uma produtividade primária (algas).

    A profundidade da Zona Fótica  é medida pelo Disco de Secchi onde é quanto é observável o objeto a olho nú.
  • A zona eufótica ou fótica corresponde a parte do ecossistema marinho que recebe luz solar suficiente para realizar a fotossíntese. Como a radiação diminui rapidamente com a profundidade, a zona fótica restringe-se principalmente aos 100 metros superiores. Os nutrientes encontrados nesta área não podem ser comparados aos das águas costeiras e dos estuários, concentrando-se basicamente em microorganismos fotossintetizantes.
    A resposta está errada.


  • Gab. ERRADO


    O comportamento dos nutrientes nos estuários envolve uma intima relação entre sedimentos particulados e dissolvidos de fundo e os processos de adsorção, desorção, transporte e transformações biológicas (CORRELL, 1981; JORDAN et al., 1991).


    O nível elevado de matéria orgânica encontrado em regiões costeiras se deve a drenagem continental que transporta nutrientes encontrados naturalmente nos cursos d'água e os contidos em efluentes. Entre eles são encontrados nitrogênio inorgânico dissolvido de três formas químicas: nitrato, nitrito e amônia.


    Próximo à costa, a zona fótica normalmente se estende até cerca de 100 metros de profundidade. No oceano aberto, em águas claras tropicais, a zona fótica pode atingir 590 metros de profundidade. Na zona eufótica a incidência de luz solar é muito intensa e suficiente para inibir o aparato químico fotossintético de alguns organismos fitoplanctônicos. Porém, na zona disfótica, localizada logo abaixo da zona eufótica, a luz não é tão intensa, mas suficiente para permitir a ocorrência de produção primária a partir da fotossíntese.Portanto, a produção primária no oceano está limitada às primeiras centenas de metros de profundidade. Os principais nutrientes necessários à produção primária marinha são o nitrogênio e o fósforo. Ambos são escassos na maior parte da zona fótica marinha, assim como o silício e o ferro.


ID
242623
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No que concerne à zoogeografia e à fitogeografia, julgue o item
seguinte.

Segundo a classificação de Ab'Saber para a vegetação brasileira, os domínios morfoclimáticos apresentam uma distribuição zonal.

Alternativas
Comentários
  • Olá, pessoal!

    O gabarito foi atualizado para "C", após recursos, conforme edital publicado pela banca, e postado no site.

    Justificativa da Banca:  A afirmação do item está correta, o que enseja a alteração de seu gabarito de ERRADO para CERTO.

    Bons estudos!

  • Conheço o termo como regional!


  • Exato. A classificação de Aziz Ab´Saber mostra que os domínios morfoclimáticos apresentam uma distribuição zonal. Ou seja, limitadas em determinadas zonas.

    Resposta: Certo


ID
242677
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Acerca dos impactos gerados pela construção de grandes
hidrelétricas, julgue o item a seguir.

Os grandes projetos como grandes ferrovias ou grandes barragens, são apresentados como essenciais ao desenvolvimento da nação, beneficiando as regiões receptoras e, consequentemente, amenizando os impactos causados com a implantação desses empreendimentos.

Alternativas
Comentários
  • "Os grandes projetos como grandes ferrovias ou grandes barragens, são apresentados como essenciais ao desenvolvimento da nação, beneficiando as regiões receptoras e, consequentemente, amenizando os impactos causados com a implantação desses empreendimentos."

    Embora grandes projetos de infraestrutura beneficiem as regiões receptoras sob o aspecto econômico, os impactos por eles causados são de ordem ambiental. Portanto, a natureza dos impactos (ambiental) e dos benefícios (econômica) é diferente, de modo que não há como falar em amenização dos impactos causados.

  • Não entendi esta questão!!!  Alguém poderia explicar, pf.?

  • Para mim, o que eu pude entender e que quando ele diz que são feitas grandes barragens em favor do desenvolvimento da nação e não e causado consequentemente impactos na região ele já esta soltando uma afirmativa falsa, pois, quando se fazem essas barragens, varias vegetações morrem...causando um extremo impacto na natureza.

  • Grandes barragens aumentam os impactos ambientais. ex: barragens de minas gerais

  • A questão propositalmente ambígua ou mal redigida. Dá a entender que todo o enunciado faz parte do discurso ideológico ("Os grandes projetos... sao apresentados com essenciais ao desenvolvimento da nação..."), o que a tornaria correta, pois de fato os projetos são apresentados como maravilhosos, sustentáveis e com baixo impacto - vide os discursos governamentais sobre Belo Monte, Jirau, ferrovia Norte-Sul, etc. Mas o texto mistura o discurso "propaganda" e o enunciado da banca.

  •  amenizando os impactos , #SQN

  • No meu entender, este item está incompleto e deveria ter sido anulado.

    O item está correto quando diz que “Os grandes projetos como grandes ferrovias ou grandes barragens, são apresentados como essenciais ao desenvolvimento da nação, beneficiando as regiões receptoras”.

    O erro que o avaliador considerou, ao que tudo indica, seria em relação aos impactos AMBIENTAIS causados com a implantação desses empreendimentos.

    Resposta: Errado

  • Na verdade,os impactos decorrentes da implantação de uma grande barragem ou ferrovia é alto...

    O custo de implantação de uma ferrovia é alto.

  • #brumadinhovive o rio era doce, mas a ganância era amarga.


ID
242680
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Acerca dos impactos gerados pela construção de grandes
hidrelétricas, julgue o item a seguir.

As populações que vivem a jusante de reservatório de usina hidrelétrica não sofrem impactos com sua construção.

Alternativas
Comentários
  • QUEM MORA EM UMA DISTANCIA NÃOM UITO PROXIMA JA SOFRE
  • Jusante e montante são lugares referencias de um rio pela visão de um observador. A jusante  é o lado para onde se dirige a corrente de água e montante é a parte onde nasce o rio. Por, isso se diz que a foz de um rio é o ponto mais a jusante deste rio, e a nascente é o seu ponto mais a montante.

    O termo jusante vem do latim jusum que significa para o lado da foz, ou seja, toda água que desce para a foz do rio é a jusante e a montante e a parte acima, de onde vêm as águas. Este ponto referencial pode ser uma cidade às margens do rio, uma barragem, uma cachoeira, um afluente, uma ponte e etc.

    Na linguagem coloquial, usa-se essas mesmas expressões para se referir a acontecimentos antes (a montante) ou depois (a jusante) de uma determinada data. Estes termos são muito empregados em diversas áreas das ciências, em especial nas exatas.

  • E só lembrar de impacto ambiental ou inundações de locais vegetativos....

  • Essa, a resposta está bem evidente. Sofrem vários impactos, sobretudo os ambientais.

    gab: ERRADO

  • Jusante e montante são lugares referenciais de um rio pela visão de um observador. Jusante é o fluxo normal da água, de um ponto mais alto para um ponto mais baixoMontante é a direção de um ponto mais baixo para o mais alto.

    A jusante é o lado para onde se dirige a corrente de água e montante é a parte onde nasce o rio. Por, isso se diz que a foz de um rio é o ponto mais a jusante deste rio, e a nascente é o seu ponto mais a montante.              

    O termo jusante vem do latim “jusum” que significa vazante, para o lado da foz, ou seja, toda água que desce para a foz do rio é a jusante e a montante é a parte acima, de onde vêm as águas. Este ponto referencial pode ser uma cidade às margens do rio, uma barragem, uma cachoeira, um afluente, uma ponte etc.

    A locução adverbial  a jusante remete para o lado de baixo ou descendente: na direção da foz. É usado para fazer referência a um ponto mais baixo, estando em um ponto mais alto. Faz referência ao lado que vaza a maré.

    A locução adverbial a montante faz referência à direção da nascente, remete para o ponto mais alto (nascente).     http://www.significados.com.br/jusante-e-montante/

  • É só lembra-se da briga da usina de Belo Monte, e a degradação que ela vai trazer ao local, inundando locais proximos e extinguindo fauna e flora das localidades.


ID
305572
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2005
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Um dos principais desafios da sustentabilidade é o fato de que
o tipo de mundo que criamos, principalmente a partir do
século XX, poderá entrar em colapso. Por essa razão, há
necessidade de mudanças. Essa constatação apresenta uma
dimensão ambiental, em relação à deterioração dos sistemas
ecológicos básicos para a manutenção da vida, e dimensões
socioeconômicas, relacionadas à marginalização, já que parte
crescente da comunidade humana, cerca de um bilhão e meio de
pessoas, o equivalente a um quarto da população mundial, vive
abaixo de padrões aceitáveis de qualidade de vida. Os modelos
de consumo, os estilos de administração e o comportamento
político não são adequados para uma comunidade de seis
bilhões de pessoas. Considerando os processos de produção e
de ocupação do território brasileiro bem como problemas
relacionados ao meio ambiente, julgue os itens seguintes.

Águas subterrâneas são aquelas que, no subsolo, ocupam as zonas saturadas dos aqüíferos. No Brasil, os problemas relacionados com a superexploração dos aqüíferos, a contaminação dos recursos hídricos e o comprometimento de drenagens foram resolvidos com a aplicação dos instrumentos criados pela Política Nacional dos Recursos Hídricos.

Alternativas
Comentários
  • A contaminação dos aqüíferos é problema sério. Não só por poluentes, mas também pela água do mar. Quando os aqüíferos são litorâneos, o excesso de uso e conseqüente rebaixamento do nível das águas subterrâneas pode levar à salinização por contaminação da água do mar. É o que vem acontecendo na Tailândia e em diversas ilhas da Indonésia. A contaminação por água salgada é praticamente irreversível e, em alguns casos, atinge todo o aqüífero, afetando igualmente as cidades e consumidores localizados no interior, muito longe do mar.
    A contaminação por poluentes também é grave e bem mais difícil de reverter do que a poluição de águas superficiais. “Aqüíferos são gigantescas esponjas subterrâneas, dentro das quais a água se move muito lentamente, alguns poucos centímetros por dia”, explica William Cosgrove, diretor de uma espécie de pré-secretariado da Comissão Mundial da Água. “Uma vez que a poluição penetra ali, leva muito mais tempo para ser eliminada do que em lagos ou rios. E alguns poluentes ficam presos ao solo, persistindo por muito tempo. Limpar isso é extremamente caro e difícil”.

  • A falha foi minha, Rodrigo.
    A fonte é essa:   http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-agua/agua-subterranea.php
    Abraços e bons estudos!
  • o Brasil não faz uso significativo de águas de aquíferos , usamos mais águas de superfície.

  • Pensei sim que no Brasil se usa mais as aguas de superfície...mas nem precisava questionar....quando fala "foram resolvidos com a aplicação dos instrumentos criados pela Política Nacional dos Recursos Hídricos"...ja sabemos q esta errado...no nosso país nada é resolvido....moleza essa!!!!

  • Basta saber que no Brasil nada se resolve que ja acertava a questão.

  • ERRADO.

     

    Não se deve falar em “superexploração dos aquíferos” brasileiros, visto que os maiores aquíferos do país, o Aquífero do Guarani e o recém-descoberto Aquífero do Alter Chão, ainda não são explorados. Da mesma forma, é incorreto afirmar que a contaminação das águas subterrâneas foi resolvida, pois os fertilizantes e químicos nos solos constituem uma das principais ameaças do agronegócio.

     

    Fonte: 7000 Questões Comentadas do CESPE.


ID
305575
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2005
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Um dos principais desafios da sustentabilidade é o fato de que
o tipo de mundo que criamos, principalmente a partir do
século XX, poderá entrar em colapso. Por essa razão, há
necessidade de mudanças. Essa constatação apresenta uma
dimensão ambiental, em relação à deterioração dos sistemas
ecológicos básicos para a manutenção da vida, e dimensões
socioeconômicas, relacionadas à marginalização, já que parte
crescente da comunidade humana, cerca de um bilhão e meio de
pessoas, o equivalente a um quarto da população mundial, vive
abaixo de padrões aceitáveis de qualidade de vida. Os modelos
de consumo, os estilos de administração e o comportamento
político não são adequados para uma comunidade de seis
bilhões de pessoas. Considerando os processos de produção e
de ocupação do território brasileiro bem como problemas
relacionados ao meio ambiente, julgue os itens seguintes.

A bacia do rio São Francisco tem uma história de uso e ocupação dos seus rios e afluentes marcada pela degradação. São algumas causas dessa degradação: a existência de siderúrgicas consumidoras de carvão mineral, o avanço da fronteira agrícola para o oeste baiano, que provoca a morte de rios tributários do rio São Francisco, e a presença da pecuária extensiva.

Alternativas
Comentários
  • A degradação às margens do rio São Francisco é crescente. Lagoas marginais, criadouros de peixes, vão secando com o avanço da pecuária. E, além dessa agressão ao meio ambiente, o rio sofre também porque já teve o leito desviado no passado para o plantio de cana-de-açúcar. O curso natural era bem diferente. O São Francisco descia e entrava por um local onde atualmente é um banco de areia. Com o canal, a velocidade da água é maior. Segundo os ambientalistas, os barrancos não suportam a força do impacto, e a terra arenosa cai dentro do rio, aumentando o assoreamento. A largura que na época era de pouco mais de 40 metros, hoje é o dobro.
  • As siderurgicas em questão seriam da região de Ipatinga-MG ?
  • CERTO.

     

    A degradação da bacia do rio São Francisco é uma realidade histórica do país, relacionada quase exclusivamente ao seu uso e à sua ocupação pelo homem, desde os bandeirantes paulistas aos boiadeiros do Nordeste, bem como à presença de siderúrgicas, como indica o item.

     

    Fonte: 7000 Questões Comentadas do CESPE.


ID
355681
Banca
TJ-SC
Órgão
TJ-SC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As paisagens naturais de uma região resultam das interações entre os seus elementos como relevo, geologia, clima, hidrografia e vegetação. Com relação ao quadro climato-botânico brasileiro e sua área de ocorrência, identifique a única associação FALSA:

Alternativas
Comentários
  • Típico do interior do Nordeste, região conhecida como o Polígono das secas, que corresponde a quase todo o sertão nordestino e aos vales médios e inferiores do rio São Francisco.
  • INCORRETA LETRA B
    -
    Região localizada acima do Trópico de Capricórnio. Em teoria, para fins de pegadinha, poderia estar correto se fosse ao Sul do Trópico de Câncer.

  • b) Clima: semi-árido => vegetação: caatinga => área de ocorrência: ao sul do Trópico de Capricórnio.
    Veja a questão 31 da mesma prova, ela serve de auxílio crucial para se acertar.

    O correto seria:
    Clima: semi-árido => vegetação: caatinga => área de ocorrência: ao NORTE do Trópico de Capricórnio.
  • Localização: O Trópico de Capricórnio corta os estados de Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo a uma latitude Sul de 23°27'30".
  • Passivo de anulação. Mas dentre as alternativas essa foi a menos errada.

    O correto seria ao sul de câncer, ou, norte de capricórnio.
  • Laesse, a questão não é passiva de anulação pois o enunciado refere-se justamente á afirmativa FALSA.
  • O trópico de capricórnio localiza-se ao sul da Linha do Equador e, no Brasil, atravessa os estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná. Já o clima semi-árido no Brasil ocorre na região Nordeste e no norte de Minas Gerais. Dessa forma, a alternativa falsa é a letra (B).
  • é a letra B ,pois a áre de ocorrencia é ao norte do trópico de capicórnio.

  • O correto não seria "ao sul do trópico de câncer" ?

  • Também poderia ser, e acho que assim ficaria mais plausível: próximo à linha do Equador.

  • ao sul do equador e ao norte do trópico de capricornio

  • O clima semi-árido está ao norte (acima) do Trópico de Capricórnio e não ao sul como se refere a alternativa b. Lembrando  que os estados brasileiros cortados por esse trópico são: SP, PR e MS.

  • O clima subtropical não abrangeria todo o RS? Na questão ele se refere apenas à região sudoeste do estado.

  • Segundo um video do professor João de geografia, os Campos localizam-se no Sul do RS. Por isso a considerei como errada. 

  • Fernanda Araújo, a vegetação predominante de Campos é encontrada no Domínio das Pradarias (Pampas) situado na Região Sul e Sudoeste do Rio Grande do Sul. A questão trata nada a mais e nada a menos do que Os Domínios Morfoclimáticos do Brasil.

    Bons estudos.

  • Que venha o IBGE

    Questão tranquilíssima! 

  • Adaptando a questão para se tornar correta: Clima: semi-árido => vegetação: caatinga => área de ocorrência: centro da região nordeste do país.

  • Resposta : Clima: semi-árido => vegetação: caatinga => área de ocorrência: ao sul do Trópico de Capricórnio.

  • Ao sul da linha do Equador.


ID
359956
Banca
FEPESE
Órgão
UDESC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Leia e complete o texto abaixo:

O Estado de Santa Catarina, inteiramente localizado ao sul do Trópico de ____________, na zona ________________ meridional do planeta, possui clima subtropical. Estas condições variam de acordo com diversos fatores, como por exemplo, o relevo regional.

Assinale a alternativa que preenche correta e sequencialmente as lacunas do texto.

Alternativas
Comentários
  • Olá, pessoal!

    Essa questão foi anulada pela organizadora.


    Justificativa da banca:  As alternativas “A” e “C” são corretas.

    Bons estudos!
  • Ué, mais a única certa é a Letra A, não tem como a C está correta, pois o Trópico de Câncer nem corta o Brasil
  • "Inteiramente ao sul do trópico de Capricórnio, localizado na zona temperada meridional do planeta, o estado possui clima subtropical." (Climas do Brasil (em português). Sua pesquisa.com (2011). Página visitada em 23 de agosto de 2011.) - Wikipedia.


  • Como o Qconcursos já nos avisou, a justificativa da banca foi que as alternativas “A” e “C” são corretas.

    É claro: Santa Catarina se encontra totalmente ao Sul dos dois trópicos. No entanto, não devemos contar sempre com anulação de questões, pois é claro que o examinador quis perguntar o trópico mais próximo de SC mas que ainda assim não corta o estado e passa "por cima" dele: o trópico de Capricórnio. Se estamos inteiramente ao Sul do trópico de capricórnio, claro que estamos inteiramente ao sul do Trópico de Câncer, por uma questão lógica: meus livros estão acima da mesa e, por sua vez, acima do chão hehehe 

    Bons estudos. 


ID
366532
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-RO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“O homem chega já desfaz a natureza,
tira gente, põe represa, diz que tudo vai mudar...
...debaixo d'água lá se vai a vida inteira...”
(Sá eGuarabira)

O trecho da música acima se refere à Represa de Sobradinho no Vale do Rio São Francisco, na região Nordeste do país, mas serve para exemplificar os danos causados pela instalação da Hidrelétrica do Jirau, no município de Porto Velho, em Rondônia. As hidrelétricas do Rio Madeira foram comparadas a uma “bomba atômica” pela ambientalista Telma Monteiro, em seu blog: “as barragens produzem o efeito arrasador de uma bomba sobre o solo, enviando ondas de destruição na Amazônia, provocando um desequilíbrio ambiental. A Amazônia é frágil e basta um único mega-projeto para desencadear e propagar a destruição”. Como consequência social e ambiental, respectivamente, da instalação da Hidrelétrica do Jirau podemos citar:

Alternativas
Comentários
  • Realmente a hidroelétrica de Jirau no Rio Madeira elevou de forma assombrosa os casos de Malária. Porém a distribuição de telas de moquiteiro com inseticida fez o número de casos cair em 45% (2011).

    http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,casos-de-malaria-caem-45-com-mosquiteiro,728918,0.htm
  • Geografia é para matar

    Abraços


ID
422887
Banca
CEPERJ
Órgão
Prefeitura de Cantagalo - RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A distância entre o Município de Cantagalo e a Capital do Estado do Rio de Janeiro é de:

Alternativas
Comentários
  • Resposta b) 200 km
  • Como irei responder essa questão sem ter um mapa com as escalas cartográficas bem definidas? Questão mal formulada.
  • Questão muito especifica e decoreba, mas percebam que ele foi aplicada para cargos na Prefeitura de Cantagalo - RJ o que facilita (apesar de não acrescentar em nada) a resuloção da questão, já que, a cidade deve ser altamente influenciada pela capital e qualquer morador dela deve saber de antemão a distancia ao Rio. Moradores de outras cidades/regioes talvez só resolvessem no chute mesmo!
  • Virou RS agora? Questões extremamente territorialistas para filtrar apenas pessoas do local.


ID
422893
Banca
CEPERJ
Órgão
Prefeitura de Cantagalo - RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Um dos rios que compõem a Bacia do Paraíba do Sul, de grande importância para o município, banha o distrito de Cantagalo. Trata-se do rio:

Alternativas
Comentários
  • O rio Paraíba do Sul é um rio brasileiro que banha os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

    O rio Paraíba do Sul é formado pela confluência dos rios Paraitinga e Paraibuna.

    Considerando sua nascente mais afastada da foz, o rio Paraíba do Sul nasce na Serra da Bocaina, no Estado de São Paulo, com o nome de rio Paraitinga, recebendo o nome rio Paraíba do Sul na confluência com o Paraibuna, na Represa de Paraibuna. Perfaz um percurso total de 1.137 km[1], desde a nascente do rio Paraitinga até a foz em Atafona (São João da Barra), no Norte Fluminense.

    Os principais afluentes do rio Paraíba do Sul são o Jaguari, o Buquira, o   Paraibuna  , o Piabanha, o Pomba e o Muriaé. Esses dois últimos são os maiores e deságuam, respectivamente, a 140 e a 50 quilômetros da foz. Entre os sub-afluentes, está o rio Carangola, importante rio da bacia do rio Paraíba do Sul, posto que serve a duas unidades da federação, o Estado de Minas Gerais e o Estado do Rio de Janeiro.


    http://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Para%C3%ADba_do_Sul
  • Resposta CORRETA letra D

    A rede hidrográfica que compõe a Bacia do Paraíba do Sul é constituída pelo Rio Negro que banha Cantagalo e Euclidelândia, Ribeirão das Areias e Córrego Itaoca, Lavrinhas, Boa Vista e seus afluentes.

    Fonte: http://www.cantagalo.rj.gov.br/web/index.php/aspectos-geograficos
  • Por que a resposta é letra "d"?  Não entendi!!!!!!!!!!

  • Gente, a resposta correta não é o Rio Paraibuna?. Sinceramente, nao entendi.

  • Resposta Correta : D

    A confusão com o PAraibuna trata-se de a letra D ser um rio homonimo ao da Bacia do amazonas


ID
443200
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-ES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

É cada vez mais evidente que o homem, à medida que ocupa os
espaços na Terra, contribui para a conhecida degradação ambiental.
A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

A contaminação de alimentos por produtos químicos nocivos à saúde humana, como agrotóxicos, adubos químicos, hormônios e medicamentos aplicados comumente ao gado, é considerada problema ambiental.

Alternativas
Comentários
  • A afirmativa está CORRETA, haja vista que o gado(do qual nós nos alimentamos) é subjugado a diversos procedimentos, desde a sua alimentação (gramíneas cheias de agrotóxicos e rações cheias de hormônio).

  • Comumente = Principalmente, sobretudo


ID
477304
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Inúmeras são as relações dos elementos do clima nos processos
naturais, assim como a sua interferência na elaboração do
revestimento vegetal. A respeito dessa relação, julgue os itens
de 96 a 100.

As regiões do Brasil pouco favorecidas pela precipitação pluvial anual são aquelas que apresentam arbustos e pequenas árvores, com copas distanciadas entre si, galhos tortuosos e cascas grossas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E
    Errei a questão. Alguém poderia comentar o gabarito? Se o fizer, por favor me avise. Obrigado. 
  • o nordeste é que não chove , e não o cerrado
  • É isso aí.... A definição da questão refere-se ao cerrado o qual tem como característica marcante
    o verão chuvoso e inverno seco...
  • questão mal elaborada, pois no nordeste ocorre essa caracteristica!!
  •  

    As regiões do Brasil pouco favorecidas pela precipitação pluvial anual são aquelas que apresentam arbustos e pequenas árvores, com copas distanciadas entre si, galhos tortuosos e cascas grossas.

     

    Em negrito -> semiário - caatinga

    Sublinhado -> características do cerrado

     

    Cerrado -> "A formação da vegetação de cerrado deve-se à
    alternância de períodos chuvosos e secos, respectivamente no verão e no
    inverno."

     

  • O domínio a qual o texto relaciona é o domínio de pradarias ou camos, neste caso os Pampas....

  • Questão mal elaborada, pois o Cerrado incluí-se nas regiões do Brasil pouco favorecida pela precipitação. Este fato é constatado na característica fitofisionomica da sua vegeteção como bem expõe a questão. Regiões favorecidas pela precipitação possui vegetação densa, heterogêne, latifoliada e arbórea. 

    O Cerrado e a Caatinga estão localizados nas áras menos privilegiadas pela precipitação. 

  • Errado !

    Está se referindo à vegetação do serrado.

    Menores Índices pluviométricos ocorrem na caatinga, vegetabilidade ligada ao meio semiárido.


  • Pelo que sei, o cerrado prevalece em áreas de pouca precipitação anual, parece que quem elaborou essa prova nunca colocou os pés p fora de uma cidade. Teoricão, bitola.

  • As características citadas referem-se ao cerrado: arbustos e pequenas árvores, com copas distanciadas entre si, galhos tortuosos e cascas grossas.

    Influenciada pelo clima semiárido, é na caatinga, porém, que estão as regiões menos favorecidas pela precipitação pluvial anual.

    Resposta: Errado

  • Fonte: estratégia concursos

    Tanto no cerrado, como na caatinga, a vegetação apresenta arbustos e pequenas árvores, com copas distanciadas entre si, galhos tortuosos e cascas grossas. O cerrado não é pouco favorecido pela precipitação fluvial. Não é uma quantidade anual de chuvas abundantes. Mas pouco favorecido não é. Tanto que nele é praticada a cultura de grãos em grande escala, no que atualmente denomina-se o “celeiro do Brasil”. A questão se refere a “regiões do Brasil”. A única região pouco favorecida pelas chuvas é o Nordeste, em grande parte, mas não na sua totalidade. O litoral nordestino, a porção maranhense da Amazônia e porções do cerrado nordestino recebem, no mínimo, uma quantidade razoável de chuvas por ano. Os menores índices pluviométricos ocorrem na caatinga, vegetação associada ao clima semiárido, e não ao Nordeste ou outra região brasileira, eis mais um erro da questão. 


ID
477307
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Inúmeras são as relações dos elementos do clima nos processos
naturais, assim como a sua interferência na elaboração do
revestimento vegetal. A respeito dessa relação, julgue os itens
de 96 a 100.

A predominância de formações florestais está em perfeita concordância com o caráter úmido da região Sul. Somente a ocorrência de formações campestres está em discordância com as condições pluviométricas da região. Os biogeógrafos acreditam que essa discordância ocorre em função da existência de um clima mais seco no passado.

Alternativas
Comentários
  • Que louco!

    E o gab: é Correto  srsrsrsrs

  • kkkkk q questão é essa kkkkk

  • Por mim, a formação de campos se referissem a questão dos campos de altitudes, agora essa floresta úmida deve ser dá época dos dinossauros.


ID
477310
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Inúmeras são as relações dos elementos do clima nos processos
naturais, assim como a sua interferência na elaboração do
revestimento vegetal. A respeito dessa relação, julgue os itens
de 96 a 100.

A região do Brasil que recebe a maior quantidade de chuvas favorece o aparecimento e desenvolvimento de uma vegetação aciculifoliada. Essa região vem sendo intensamente ocupada desde o período colonial, razão pela qual a vegetação se apresenta, hoje, quase extinta.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    VEGETAÇÃO ACICULOFOLIADA ESTÁ RELACIONADO ÁQUELAS COM FORMATO PONTIAGUDA, TAL COMO ÀS ARAUCÁRIAS QUE NÃO RECEBE A MAIOR MÉDIA PLUVIOMÉTRICA DO PAÍS (TROPICAL DE ALTITUDE), A QUE RECEBE É O REGIME CLIMÁTICO EQUATORIAL73
  • A vegetação aciculifoliada (folhas pontiagudas) citada está presente na região Sul, mais especificamente na Mata de araucárias.  A região Sul (clima subtropical úmido) possui chuvas durante todo o ano, porém não é a que recebe a maior quantidade de chuvas no Brasil. A região norte, influenciada pelo clima equatorial é a região em que chove mais.

  • A vegetação aciculifoliada (folhas em forma de agulhas) pode ser encontrada na Mata de Araucárias. Ou seja, na região Sul do país. 

    Apesar de possuir uma boa média pluviométrica, a região Sul, caracterizada pelo clima subtropical, não é a que recebe a maior quantidade de chuvas no Brasil.

    A região Norte, influenciada pelo clima equatorial, é a que apresenta os maiores índices pluviométricos.

    Resposta: Errado


ID
477313
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Inúmeras são as relações dos elementos do clima nos processos
naturais, assim como a sua interferência na elaboração do
revestimento vegetal. A respeito dessa relação, julgue os itens
de 96 a 100.

Entre os domínios morfoclimáticos existentes no Brasil, o dos mares de morros são aqueles que recebem a menor quantidade de chuvas, conseqüentemente, são aqueles onde podem ser encontradas as plantas que desenvolvem mecanismos de adaptação à falta de chuvas.

Alternativas
Comentários
  • Entre os seis domínios morfoclimáticos de Aziz Ab'Sáber (Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mares de Morros, Araucárias e Pradarias), a caatinga é a que recebe menor quantidade de chuvas, consequentemente, é aquela onde podem ser encontradas as plantas que desenvolvem mecanismos de adaptação à falta de chuvas.
  • Dentre os seis domínios morfoclimáticos classificados pelo geógrafo Aziz Ab'Sáber (Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mares de Morros, Araucárias e Pradarias), a caatinga é a que recebe menor quantidade de chuvas, consequentemente, é o bioma onde podem ser encontradas as plantas que desenvolvem mecanismos de adaptação à falta de chuvas.

    Resposta: Errado

  • Gabarito: Errado, A Caatinga é que recebe menor quantidade de chuvas.

ID
477316
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Inúmeras são as relações dos elementos do clima nos processos
naturais, assim como a sua interferência na elaboração do
revestimento vegetal. A respeito dessa relação, julgue os itens
de 96 a 100.

O cerrado, em função do clima alternadamente úmido e seco, sustenta uma vegetação adaptada à essas condições, como raízes profundas que conseguem retirar água das reservas subterrâneas.

Alternativas
Comentários
  • Índice Pluviométrico (chuvas) e umidade
    A média de chuvas anual fica em torno de 1.300 a 1.700 mm. Grande parte da chuva concentra-se nos meses de outubro a março (nas estações da primavera e verão). Entre maio e setembro ocorre a estação seca, período em que as chuvas são raras, podendo ocorrer estiagem. Entre os meses de julho a agosto a umidade do ar cai muito (tempo seco), podendo ficar entre 15% e 30%. Este clima seco é um problema para a vegetação do cerrado, pois favorece o surgimento de incêndios.

    discordo um pouco da alternativa por falar que é altamente  úmida. me ajudem a esclarecer essa questão.

  • Veja que a questão luis cesar diz que "O cerrado, em função do clima alternadamente úmido e seco" (e não altamente úmido). Essa alternância climática é devido à mEc que se expande no verão e leva a sua umidade originada da Amazônia para o centro-oeste, porém, no inverno, a mEc retrocede e a continentalidade marcada pelo clima seco do centro-oeste fará com que prevaleça a estiagem por vários meses na região.

  • Segundo maior bioma do Brasil (atrás apenas do amazônico), o cerrado conta com a presença de vegetação caducifólia, principalmente arbustiva, e árvores xeromórficas (adaptadas ao clima seco), de raízes profundas, galhos retorcidos e casca grossa, a fim de dificultar a perda de água. O aspecto xeromórfico das árvores do bioma denota a existência de escassez de água na estação seca.

    Boa parte do cerrado é influenciado diretamente pelo Clima Tropical Quente e Úmido (Tropical Típico), apresentando verão chuvoso e inverno seco.

    Resposta: Certo


ID
499288
Banca
TJ-SC
Órgão
TJ-SC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“Paisagem, o que é isto? É tudo aquilo que a vista alcança.” - Milton Santos.

O território brasileiro devido à sua grande extensão norte-sul e leste-oeste, apresenta uma diversidade de paisagens naturais.
Sobre as paisagens naturais do Brasil e suas principais características, assinale as afirmativas corretas.

I. Dentre as características climáticas do Brasil destaca-se que nenhum clima brasileiro, com exceção do semi-árido do sertão nordestino, possui uma estação seca bem definida.

II. A Floresta Latifoliada Úmida de Encosta, também denominada Mata Atlântica, está diretamente relacionada à ocorrência de um clima mais úmido, sob influência marítima e condicionada pela presença das serras litorâneas do Brasil, onde ocorre elevada nebulosidade e chuvas orográficas.

III. Dentre as bacias hidrográficas brasileiras, a do Nordeste é a única que possui rios temporários ou intermitentes. Como exemplo de rio temporário destaca-se o rio Parnaíba, na divisa do Maranhão e Piauí.

IV. A paisagem geomorfológica brasileira é formada, predominantemente, por terrenos Cenozóicos Terciários, possuindo um perfil topográfico com reduzidos desgastes erosivos.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    ERRADA I
    . Dentre as características climáticas do Brasil destaca-se que nenhum clima brasileiro, com exceção do semi-árido do sertão nordestino, possui uma estação seca bem definida. 
    Como exemplo de estação seca no brasil, podemos citar o subtropical. Uma característica típica do clima subtropical é a presença de quatro estações bem definidas.

    CERTA II. A Floresta Latifoliada Úmida de Encosta, também denominada Mata Atlântica, está diretamente relacionada à ocorrência de um clima mais úmido, sob influência marítima e condicionada pela presença das serras litorâneas do Brasil, onde ocorre elevada nebulosidade e chuvas orográficas. 
    Pela proximidade com o oceano, o clima é diretamente afetado.
    Chuvas orográficas ou chuvas de relevo, acontecem quando uma massa de ar carregada se encontra com uma elevação do relevo, ocorrendo uma precipitação.


    ERRADA III. Dentre as bacias hidrográficas brasileiras, a do Nordeste é a única que possui rios temporários ou intermitentes. Como exemplo de rio temporário destaca-se o rio Parnaíba, na divisa do Maranhão e Piauí. 
    Não é um rio temporário, pelo contrário, ele é navegável e tem um importante papel socio-econômico, Isto se verifica, principalmente, pela potencialidade de seus recursos naturais.


  • só acrescentando

    o erro do intem IV é dizer que o perfil topográfico tem reduzidos desgastes erosivos quando na verdade a paisagem geomorfólogica por ser bastante antiga no brasil possui um grande desgate erosivo!
  • A afirmativa I está corretíssima! Só o clima semi árido no Brasil possui estação seca definida. O clima subtropical NÃO apresenta estação seca; possui chuva bem distribuída durante o ano inteiro. Basta pegar a Normal 61-90 de Porto Alegre (clima subtropical) no site do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e verificar que chove praticamente igualmente a mesma coisa em todos os meses do ano. Quem formulou esta questão não possui conhecimento meteorológico.
  • A região centro-oeste do Brasil apresenta o clima tropical semi úmido. Apesar de apresentar um nível considerável de chuvas, o inverno é caracterizado pela presença de seca. A chuva ocorre principalmente no verão. Portanto, o opção I está incorreta.
  • Dentre as quatro assertivas apresentadas no enunciado, somente a de número II está correta. Na assertiva I, o clima brasileiro que possui duas estações bem definidas, sendo uma chuvosa, no verão, e outra seca, durante o inverno, é o tropical. Ele ocorre no Brasil central e em partes do Nordeste e de Minas Gerais. No verão, a expansão da massa equatorial continental, da Amazônia, é a responsável por levar umidade para as regiões onde predomina o clima tropical. Na assertiva III, não é só a bacia do Nordeste que possui rios intermitentes. A bacia do rio São Francisco, por exemplo, possui vários rios intermitentes (temporários). Na assertiva IV, os terrenos terciários representam somente cerca de 15% do território brasileiro. Além disso, os desgastes erosivos são presentes em muitas partes do território nacional. Em termos de geologia, cerca de 35% do território são formações de escudo cristalino; aproximadamente 60% são bacias sedimentares; e aproximadamente 8% são de terrenos vulcânicos.


    A alternativa correta é a letra (B). 
  • I. Dentre as características climáticas do Brasil destaca-se que nenhum clima brasileiro, com exceção do semi-árido do sertão nordestino, possui uma estação seca bem definida. ERRADO: O clima tropical localizado no centro-oeste brasileiro é úmido no verão e seco no inverno.

    II. A Floresta Latifoliada Úmida de Encosta, também denominada Mata Atlântica, está diretamente relacionada à ocorrência de um clima mais úmido, sob influência marítima e condicionada pela presença das serras litorâneas do Brasil, onde ocorre elevada nebulosidade e chuvas orográficas. CORRETO

    III. Dentre as bacias hidrográficas brasileiras, a do Nordeste é a única que possui rios temporários ou intermitentes. Como exemplo de rio temporário destaca-se o rio Parnaíba, na divisa do Maranhão e Piauí. ERRADO: O rio Parnaíba não é intermitente. 

    IV. A paisagem geomorfológica brasileira é formada, predominantemente, por terrenos Cenozóicos Terciários, possuindo um perfil topográfico com reduzidos desgastes erosivos. ERRADO: A maior parte do relevo brasileiro é de Planaltos, e os planaltos do Brasil são muito mais antigos que o período cenozoico, datam do período mesozoico e pré-cambriano.

  • questão mal elaborada,apenas sabendo apenas o item 1 ja eliminaria todo resto.

  • Povo reclamando da questão ser fácil kkkkk "Óh, deuses do intelecto, tenham compaixão por nós meros mortais!"


ID
516046
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta o clima que ocorre em latitudes de 45° a 55°, aproximadamente, e que se caracteriza por apresentar elevadas amplitudes térmicas anuais, invernos rigorosos e precipitações anuais que variam de 500 a 1.200 milímetros.

Alternativas
Comentários
  • Latitude de 45°-55°- Ou seja, bem distante da linha do Equador e "próximo" ao polo, logo, pode-se excluir a opção C (já que fica próximo ao trópico)

    Invernos rigorosos- Elimina a opção E

    Não existe TEMPERADO MEDITERRÂNEO, opção D

    Precipitação de 500 a 1200 mm- Não chove tanto, logo, exclui-se a opção B (próximo ao mar chove bastante)

    LETRA A

  • Clima Temperado Continental: é encontrado no interior dos continentes, com chuvas mais escassas e amplitude térmica alta, tendo um inverno rigoroso e um verão quente. Este tipo de clima ocorre nas regiões da Europa, América do Norte e Ásia.

  •  Sempre abrir.

    clima temperado pode ser encontrado nas regiões entre os trópicos e os polos. São regiões com temperaturas que podem variar de -3ºC a 18ºC, tendo  bem definidas. Sua precipitação é mais igualmente distribuída durante o ano, exceto no interior dos continentes. O clima e o tempo são dominados por sistemas de pressão que controlam a variabilidade diária e sazonal, mas algumas variações no clima ocorrem devido à posição geográfica e a  ou grau de influência das correntes oceânicas. Pode ser encontrado nas  e , quase todo o , Austrália e Ásia.

    Contudo o clima temperado pode ser diferenciado em algumas áreas como Temperado Oceânico e Temperado Continental.

    Sua vegetação são as , sendo plantas caducifólias, ou seja, que perdem as folhas no  e . Esta vegetação já sofreu forte desmatamento, sendo encontrada em áreas menores e muito protegidas, como parques e reservas.

  • Cabe acrescentar aos colegas o que poderia diferenciar um clima temperado marítimo de um continental. A proximidade com o oceano gera um efeito chamado maritimidade, pois a água, de alto calor específico (física), precisa ceder/receber muita energia para variar de temperatura, ou seja, isso acontece lentamente. Assim, ela influencia no clima regional na medida em que mantém as temperaturas mais constantes e as pluviosidade mais alta. O temperado continental é justamente o contrário, pois a distância dos corpos d'água agrava a continentalidade, tornando um clima mais seco e mais sucetível a variações térmicas.

    Particularmente, essa foi a chave para diferenciar a frase "apresentar elevadas amplitudes térmicas anuais, invernos rigorosos e precipitações anuais que variam de 500 a 1.200 milímetros".

    Força, guerreiros! Brasil!

  • Se levarmos em conta que a Latitude está longe da Linha do Equador e que em regiões maritimas, por conta da Maritimidade, as amplitudes térmicas são irrisórias, veremos que só pode ser um clima continental, pois o fator da continentalidade faz com que se tenha grandes amplitudes térmicas

    LETRA A

    APMBB

  • Cai na pegadinha !


ID
516058
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Na configuração do deserto do Atacama, na costa do Chile e do Peru, é crucial a ação do seguinte fator climático:

Alternativas
Comentários
  • A) Certa .  A falta de chuva nessa região é devida às correntes marinhas do Pacífico. A corrente marinha de Humboldt, deixa o ar muito frio, que ao se chocar com as correntes quentes do Pacífico geram condensação e consequentemente chuva. Porém, até chegar no deserto, as nuvens se descarregam chegando lá já vazias, fazendo com que não chova lá. Já foi registrado como o menor índice pluviométrico do planeta.

    B) errada. Tem elevada temperatura pelo dia. porém baixa temperatura a noite.

    C) errada. Amplitude = variação de temperatura. Possui clima quente durante o dia e frio à noite, mas ao longo do ano é seco, apresentando variações de temperatura que vão de 0 °C a 40 °C.

    D)errada. Climas continentais são caracterizados pelas grandes variações de temperatura. E quanto mais perto você está do centro do continente menos maritimidade ira ocorrer.  Atacama fica no litoral, portanto não sofrerá efeito da continentalidade.

    E)errada.  Baixa latitude estão próximas ao Equador.





  • Corrente Fria de Humboldt

  • Deserto do Atacama é seco por conta das correntes marítimas que fazem precipitar no litoral e , ao chegar no deserto, as massas de ar estão secas, sem contar que a cordilheira dos andes impede a passagem do ar úmido que vêm da amazônia

    LETRA A

    APMBB


ID
516067
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As consequências do fenômeno El Niño ocorrem de forma diferenciada sobre o espaço brasileiro. Em algumas áreas, ocorrem chuvas acima da média histórica, enquanto em outras a quantidade de chuvas diminui. Há outras áreas, entretanto, que não sofrem os efeitos desse fenômeno, mantendo as mesmas médias históricas.

Sobre os efeitos do El Niño nas chuvas sobre o território brasileiro, podemos afirmar que esse fenômeno

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta: C

    No Brasil a variação no volume de chuvas depende de cada região e da intensidade do fenômeno. A temperatura aumenta na maioria das regiões.

    · Região Norte e Nordeste: Diminuição de chuvas causando secas, se agrava a situação no Sertão nordestino e aumentam as chances de incêndios florestais na Amazônia;

    ·  Região Sudeste: Aumento da temperatura média.

    · Região Sul: Aumento da temperatura média e da precipitação, principalmente na primavera e no período entre Maio e Julho.

ID
516352
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2008
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os movimentos tectônicos (tectonismo), importantes agentes internos modeladores da superfície terrestre, são resultantes de forças que atuam na crosta terrestre. Quando o tectonismo é causado por uma pressão horizontal exercida pelo choque de placas tectônicas, produzindo dobras, ele é denominado

Alternativas
Comentários
  • Lembrando que orogênese é o movimento horizontal das placas.

  • Orogenêse = movimentos horizontais

    Epirogênese = movimentos verticais

  • Orogênese de hOrizontal rs

  • OROGÊNESE -> movimento horizontal, de curta duração e grande energia dissipada. Ocorre em rochas com maior plasticidade. É um movimento mais recente, caracterizando os dobramentos modernos como a cordilheira dos Andes, Himalaia, Alpes, Atlas, etc. Forma flexões nas rochas chamadas de anticlinais e sinclinais.

    EPIROGÊNESE -> movimento vertical, de maior duração. Ocorre em rochas com maior rigidez e com o soerguimento das porções de terra, favorece o fenômeno da transgressão e regressão marinha. Alguns exemplos são o Rift Valley (Africa), assim evidências de rebaixamento das terras da Holanda (os países baixos ficam ainda mais baixos kk), soerguimento da península escandinava. Aqui no Brasil vale citar epirogênese relativos a Serra do Mar e o Vale do Paraíba.

    Demétrio Magnoli e Lygia Terra

    Força, guerreiros! Brasil!

  • Orogênese: Formada pela pressão sofrida de maneira horizontal, tendo em vista a plasticidade das rochas presentes, o que causa pouca resistência e tende a formar dobramentos, cordilheiras...

    Epirogênese: Formada a partir da pressão vertical do magma, tendo em vista a alta resistência das rochas do local (pouca plasticidade), o que tende a formar fraturas ou falhas, onde costuma agir o vulcanismo (penetração do Magma por meio das fissuras presentes na listosfera)


ID
516361
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2008
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em encostas montanhosas, para a proteção dos solos contra a erosão pluvial, são construídos patamares aplainados, em curva de nível, que possibilitam a retenção de água e de sedimentos. A técnica descrita acima, empregada na agricultura, é o (a)

Alternativas
Comentários
  • a) terraceamento.

     

     

    Terraceamento: correponde a uma técnica em que são construídos terraços em regiões de topografia inclinada como forma de evitar processos erosivos nas áreas de encostas. São comuns na paisagem de países do sul e sudeste da Ásia, e são utilizados principalmente na rizicultura.

  • A calagem é a adição de calcário ou cal virgem ao solo com o objetivo de diminuir a acidez e fornecer nutrientes para as plantas, como os íons cálcio e magnésio.

  • Terraceamento: corresponde a uma técnica em que são construídos terraços em regiões de topografia inclinada como forma de evitar processos erosivos nas áreas de encostas. São comuns na paisagem de países do sul e sudeste da Ásia, e são utilizados principalmente na rizicultura.

    Calagem: essa técnica consiste em adicionar calcário a solos considerados ácidos como forma de torná-los propensos à agricultura.

    Coivara é uma técnica agrícola tradicional utilizada em comunidades tradicionais como quilombolas, indígenas, caiçaras e ribeirinhas no Brasil. É também chamada de agricultura itinerante e define-se, em geral, por poucos anos de cultivo, seguidos de muitos anos de repouso.

    Plantation ou plantação é um tipo de sistema agrícola baseado em uma monocultura de exportação mediante a utilização de latifúndios e mão-de-obra escrava.

    Rotação de culturas: pode ser utilizada para evitar o uso de adubação química e também para evitar a exaustão do solo. Isso é feito trocando as culturas a cada novo plantio de forma que as necessidades de adubação sejam diferentes a cada ciclo, ou seja, alternando espécies vegetais numa mesma área agrícola.

  • Terraceamento é utilizado para terrenos muito inclinados e para controlar a erosão hídrica, esta técnica consiste em fazer cortes na superfícies íngreme, a fim de formar degraus.

    LETRA A

    APMBB

  • Terraceamento: consiste em fazer cortes nas superfícies íngremes para formar degraus – terraços. Esse procedimento possibilita a expansão das áreas agrícolas em regiões montanhosas e populosas, por isso é muito comum em países asiáticos, como China, Japão, Tailândia e Filipinas.


ID
516532
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2007
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A água é um recurso natural indispensável e tem sido objeto de disputas entre diferentes povos. Atualmente, cresceu em importância, em face do considerável aumento da demanda. Em relação aos recursos hídricos no Brasil, leia atentamente as afirmativas abaixo.

I – Encontram-se bem distribuídos pelo território, porém não são bem utilizados.

II – O Aqüífero Guarani, maior reservatório de águas subterrâneas do mundo, está integralmente situado em território brasileiro, o que facilita a gestão dessa reserva.

III – A grande quantidade de água doce existente no Brasil deve-se a um clima que assegura chuvas abundantes e regulares em quase todo o território.

IV – Duas das maiores bacias hidrográficas do País, a do rio Tocantins e a do rio São Francisco, encontram-se integralmente em território brasileiro.

Com relação às afirmativas acima, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • LETRA C

  • I – Encontram-se bem distribuídos pelo território, porém não são bem utilizados. 

    II – O Aqüífero Guarani, maior reservatório de águas subterrâneas do mundo, está integralmente situado em território brasileiro, o que facilita a gestão dessa reserva. 

    III – A grande quantidade de água doce existente no Brasil deve-se a um clima que assegura chuvas abundantes e regulares em quase todo o território. 

    IV – Duas das maiores bacias hidrográficas do País, a do rio Tocantins e a do rio São Francisco, encontram-se integralmente em território brasileiro.

    Letra C

    BRASIL!!

  • QUESTAO DESATUALIZADA

    RIO PARANA E A MAIOR ATUALMENTE

  • O Aqüífero Guarani Brasil Paraguai Uruguai Argentina Bolivia


ID
516550
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2007
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Um grande empresário chinês do ramo de produtos de “1,99”, chamado Xhuv- I- Iang, decidiu exportar guarda-chuvas para o Brasil alguns anos atrás. Recentemente, esse empresário pediu um relatório sobre suas vendas em nosso País e, após uma breve leitura do documento, observou que poderia aumentar suas vendas em algumas cidades durante o inverno brasileiro.
Considerando exclusivamente o regime de chuvas típico de cada cidade apresentada abaixo, é correto afirmar que a cidade brasileira mais promissora para o empresário investir durante o inverno é:

Alternativas
Comentários
  • C está correta

    a)juazeiro do norte fica dentro do clima semiarrido,ou seja,poucas chuvas.

    b)goiânia está dentro do clima tropical,durante o inverno chove pouco sendo durante o verão a maioria das chuvas.

    c) a bahia faz parte do clima tropical umido,apresenta altas precipitações de chuva entre 1500mm e 2000mm,no inverno ocorre também a influência da massa polar atlatica,fria e umida,orinda do sul do continente,esta se choca com o a massa tropical atlântica gerando as chamas chuvas frontais,por isso chove muito no inverno

    d)cuiaba fica no clima tropical

    e)bagé esta dentro do clima subtropical que possui uma média de chuva em torno de 500 a 1000mm de chuva.

  • Goiana anula cuiabá pois tropical central - moderado e seco; Juazeiro semiárido não chove quase nunca, só com padrinho cícero, Bagé subtropical: frio e seco; Salvador tropical - moderado úmido.

  • Durante o inverno, a mPa (Massa polar atlântica) é responsável pelo aumento da pluviosidade na região nordeste.

    A mPa, ao se encontrar com a mTa (Massa Tropical Atlântica), provoca as chuvas frontais nessa região.

  • No Litoral do Nordeste, no inverno as chuvas são mais intensas, devido o encontro da mTa com a mPa, massa quente + massa fria = chuvas frontais.

  • Para quem não morava no nordeste como EU a questão era para torar meu irmão, pois esse fator de ter mais chuvas no inverno é do Nordeste, porém isso se restringe ao litoral.

    A Juazeiro do Norte (CE). Nordeste, porém é no interior no litoral é Fortaleza.

    C Salvador (BA),porém é no Litoral. GABARITO

    Esse fenômeno de chuvas no inverno acontece devido o encontro da MPA(FRIA) e da MTA (QUENTE) provocando as formosas chuvas frontais.

  • mPa + mTa = CHUVAS FRONTAIS


ID
517504
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Relacione as diferentes massas de ar com as suas respectivas características e, a seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

MASSAS DE AR

1 Tropical Continental .

2 Equatorial Continental .

3 Equatorial Atlântica .

4 Tropical Atlântica .

5 Polar Atlântica


CARACTERÍSTICAS 

( ) É quente e úmida e vem do Atlântico Norte. Forma os ventos alíseos de nordeste. Sua principal atuação é no litoral das Regiões Norte e Nordeste.

( ) É fria, úmida e originária do Atlântico Sul. Durante o inverno encontra-se bastante fortalecida.

( ) É quente e úmida e vem do Atlântico Sul. Forma os ventos alíseos de sudeste. Atua principalmente na faixa atlântica leste do Brasil.

( ) É quente e seca, surge na Depressão do Chaco. Sua área de influência é parte da Região Sul e Sudeste, e a Região Centro-Oeste. 

Alternativas
Comentários
  • B

  • Questão linda para se revisar.

    Outra muito boa pra quem estuda pra ESA, CN e PREP é a Q1697054 mas essa é pra história.

    GAB B

    Massas de AR

     

    MEA = Massa Equatorial Atlântica = Quente e úmida, Massa de ar quente e úmido. Origina- se próximo do arquipélago português dos Açores, na África. Formadora dos ventos alísios de nordeste, atua, principalmente, durante a primavera e o verão no litoral das regiões Norte e Nordeste. Causas chuvas significativas na porção norte do litoral nordestino.

    MTA = Massa Tropical Atlântica = Quente e úmida, que possui seu centro de formação próximo ao Trópico de Capricórnio, além de atuar em extensas faixas do litoral brasileiro, na Região Sudeste contribui para a formação de chuvas orográficas durante o verão,  essa massa atua na faixa litorânea e se estende do Nordeste ao Sul do país. = Forma os ventos alíseos de sudeste. Atua principalmente na faixa atlântica leste do Brasil.

     

    MTC = Massa Tropical Continental = Quente e seca, Por ter origem na depressão do Chaco (Paraguai), isto é, em uma zona de altas temperaturas e pouca umidade, é uma massa de ar quente e seco.

    MEC = Massa Equatorial Continental = Quente e úmida, Originária da Amazônia ocidental - área de baixa latitude e muitos rios. É uma massa de ar quente, úmido e instável. É a que exerce maior influência no Brasil: atinge praticamente todas as regiões durante o verão no hemisfério sul, provocando chuvas.

     

    MPA = Massa Polar Atlântica = Fria e úmida, Contribui com a CHUVA FRONTAL, Friagem , Por se originar no oceano Atlântico, ao sul da Argentina, em uma zona de média latitude (de 30º a 60º), a mPa tem ar frio e úmido. Atua principalmente no inverno. No nordeste oriental (litoral) ocorre o encontro da mPa (ar frio e úmido) com a mTa (ar quente e úmido) provocando as chuvas frontais durante o inverno.


ID
517507
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Quais são as três grandes macroestruturas geológicas que desempenham importante papel na configuração do relevo brasileiro?

Alternativas
Comentários
  • D- Bacias sedimentares, áreas cratônicas e dobramentos antigos.

  • No Brasil, os crátons ocupam cerca de 36% do território e são divididos em duas grandes estruturas, o Amazônico e o do São Francisco, que recobrem boa parte da região Norte, além de quase todo o litoral brasileiro e algumas áreas da região Centro-Oeste. Essas áreas possuem uma grande importância, pois, além de abrigarem uma grande quantidade de minerais utilizados como recursos naturais, possuem informações relevantes sobre o passado geológico da Terra, haja vista que são estruturas extremamente antigas e com um relativo grau de conservação de suas composições originais.

    Referência:

    PENA, Rodolfo F. Alves. "Crátons"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/cratons.htm. Acesso em 15 de novembro de 2019.


ID
546265
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O emprego de sistemas de gerenciamento de bancos de dados com potencialidades espaciais permite realizar consultas de interesse dos Sistemas de Informação Geográfica. Uma consulta que somente pode ser realizada com a extensão espacial do banco de dados é a seleção de

Alternativas
Comentários
  • B) municípios banhados pelo Rio São Francisco.

    Resposta para os não assinantes.

    Bons estudos.


ID
561472
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Analise o processo de intemperização do solo apresentado abaixo.


1 - Decomposição das partículas de argila;

                  ↓

2 - Lixiviação da sílica do solo;

                 ↓

3 - Predomínio do óxido de ferro e do alumínio no perfil. 


Esse processo é denominado

Alternativas
Comentários
  • Este processo de alteração do solo é designado por laterização e caracteriza-se pela ocorrência de lixiviação, que ocorre pelo excesso de chuvas ou irrigação, podendo vir a formar uma crosta constituída por nutrientes do solo, como Fe e Al, impedindo assim a penetração de água até níveis de profundidade superiores ao do laterito formado. Os solos originados por este processo são também chamados solos lateríticos. . A laterização é um problema típico de solos ligado às regiões de clima úmido e quente (entre os trópicos de Câncer e Capricórnio). É um tipo de rocha rica em ferro e alumínio formado na presença de águas ácidas e grande flutuação do lençol freático.


ID
594070
Banca
FUNCAB
Órgão
IDAF-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

"Conjunto de formas que, num dado momento, exprimem as heranças que representam as sucessivas relações localizadas entre o homem e a natureza (...) A rigor é apenas a porção da configuração territorial que é possível abarcar com a visão"
O texto acima considera um dos conceitos fundamentais para a análise do espaço geográfico.Trata-se de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

     

     

    Principais categorias de análise da Geografia:

    Lugar: Porção do espaço na qual um grupo social possui relações afetivas de identidade e familiaridade. É, portanto, subjetivo e extremamente relativo.

    Região: Área relativamente homogênea delimitada de acordo com critérios elaborados pelo pesquisador. Uma região, para ser definida como tal, deve ter pelo menos um aspecto em comum. Por exemplo, região canavieira de São Paulo (produto agrícola), região norte do Brasil (bioma e demografia), ou região subtropical (clima).

    Território: Porção do espaço delimitada por relações de poder, que pode ser estatal (território de um país, por exemplo), ou de grupos específicos da sociedade (por exemplo, território dos flanelinhas em estacionamentos).

    Paisagem: Porção do espaço apreendida pela visão, ou para alguns autores, também pelos outros sentidos. Por ser perceptível somente pelos sentidos (sobretudo a visão), a paisagem é a porção concreta e visível do espaço geográfico.

    Espaço: Conjunto de objetos (materiais) e ações (imateriais). Só é possível entendê-lo, portanto, olhando para os fluxos e processos para além dos elementos concretos. Trata-se, portanto, de um conceito de alto grau de complexidade.

     

     


ID
595801
Banca
FUNCAB
Órgão
SEE-AC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Na década de 70, o governo brasileiro organizou o Projeto RADAM – Radar na Amazônia, através do Ministério de Minas e Energia, com o objetivo de pesquisar e localizar recursos naturais. Na época, o uso do radar side- looking airborne radar – SLAR – representou um avanço tecnológico, pois sendo um sensor ativo, a imagem podia ser obtida tanto durante o dia como à noite e em condições de nebulosidade. O RADAM priorizou a coleta de dados sobre recursos minerais, uso da terra, solos, vegetação e cartografia da Amazônia e áreas adjacentes da região Nordeste. O Projeto RADAM possibilitou novas identificações das macrounidades do relevo brasileiro elaboradas pelo professor e pesquisador Jurandyr L. Sanches Ross. O estado do Acre sofreu modificações na sua identificação geral. Assinale a alternativa correta que apresenta, respectivamente, a antiga e a atual denominação geral do estado do Acre em relação ao relevo.

Alternativas
Comentários
  • Antes do projeto RADAM a amazônia inteira era considerada uma planície, o conceito de depressão ainda não havia sido introduzido nas análises de mapas brasileiros. Após o projeto o conceito de depressão foi introduzido e por tanto, o Acre acabou sendo abarcado por esta formação. 

  • questão muito específica e pouco estudada já que diz respeito à geografia local do Acre

  • Marque a E só pela certeza do Acre estar na regão da Amazônia Ocidental. O resto foi chute.

  • A prova é do Acre... normal pedir especificidades

  • Na verdade a questão não é tão específica quanto parece. Se levarmos em conta as diferenças entre o mapeamento anterior de Aziz Ab'saber (Planícies e Planaltos) e o "novo" de Jurandyr Ross (Planícies Planaltos e Depressões) daria pra matar a questão.

  • A questão é relativamente características do geógrafo Aziz, como a prova é do Acre, somente contextualizou sobre o Estado.
  • Questão muito específica!!!


ID
636742
Banca
FUMARC
Órgão
PC-MG
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os biomas brasileiros, como o CERRADO, apresentam aspectos fsionômicos diferenciados. Assinale a opção que NÃO representa uma característica fundamental do cerrado, um dos mais afetados pelo processo de substituição da vegetação nativa.

Alternativas
Comentários
  • Errada Letra D:

    O solo é do tipo latossolo, lixiviado, laterizado.
  • A semi-aridez é um traço típico da caatinga.
  • https://pt.wikipedia.org/wiki/Cerrado#Vegeta.C3.A7.C3.A3o

     

    Durante os meses quentes de verão, quando as chuvas se concentram e os dias são mais longos, tudo ali é muito verde. No inverno, ao contrário, o capim amarelece e seca; quase todas as árvores e arbustos, por sua vez, trocam a folhagem senescente por outra totalmente nova. Mas não o fazem todos os indivíduos a um só tempo, como nas caatingas nordestinas. Enquanto alguns ainda mantém suas folhas verdes, outros já as apresentam amarelas ou pardacentas, e outros já se despiram totalmente delas.

     

    Assim, o cerrado não se comporta como uma vegetação caducifólia, embora cada um de seus indivíduos arbóreos e arbustivos o sejam, porém independentemente uns dos outros. Mesmo no auge da seca, o cerrado apresenta algum verde no seu estrato arbóreo-arbustivo. Suas espécies lenhosas são caducifólias, mas a vegetação como um todo não.


ID
636748
Banca
FUMARC
Órgão
PC-MG
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As afrmativas abaixo estão relacionadas aos cursos d`água como veículos transportadores de partículas:
I. Os processos fuviais de erosão, transporte e deposição de sedimentos são defnidos pela distribuição da velocidade e da turbulência do fuxo e estão em constantes mudanças.

II. As questões que incorporam a dimensão socioespacial e a problemática ambiental priorizam a potenciali- dade dos recursos hídricos.

III. Ao longo do perfl longitudinal, ao contrário do período chuvoso e de fuxos caudalosos, quanto mais lenta e uniforme é a velocidade do fuxo, menores os processos erosivos e a capacidade de trabalho.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários

ID
636763
Banca
FUMARC
Órgão
PC-MG
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As fronteiras tendem a ajustar-se à complexidade do mundo que as sociedades desejam compreender e transformar. Considerando as particularidades de seus limites, assinale a afrmativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gab B Incorreto

    Não são os aspectos físicos de uma região que definem os limites , mas os interesses políticos.

    Prof Ana Cátia


ID
637339
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Congonhas - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre as paisagens naturais brasileiras, em específico as unidades de depressões, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • O erro da questão está em tempo geológico, as atividades erosivas ocorreram no Quartenário durante a Era Fanerozoica.


ID
637348
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Congonhas - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As unidades de conservação são áreas delimitadas e demarcadas com a finalidade de protegê-las oficialmente da ação destruidora do ser humano. Entre seus objetivos destacam-se, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Proteção apenas das florestas nacionais.

    É só essa que importa então?

    ele está pedindo EXCETO:

    Letra E


ID
637360
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Congonhas - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os rios que apresentam desnível acentuado em seu percurso tendem a apresentar potencial hidrelétrico aproveitável, principalmente quando o suprimento de água for garantido por clima ou hidrografia favoráveis. Não é necessária a ocorrência de quedas de água, mas de desníveis que possibilitem a construção de barragens que formem uma represa e criem uma queda artificial. Pode-se considerar como aspecto positivo nas construções de barragens:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: alternativa d

     

    Como se controla a quantidade de água que passa pela barragem e vai à jusante, controla-se, então, a possibilidade de enchentes (até certo ponto).

  • Gabarito: Letra D.

    Observando as estatísticas de acerto desta questão, muitas pessoas que erraram, acabaram assinalando a alternativa A. Porém, devemos levar em consideração que a "Mudanças no fluxo de sedimentos", por exemplo, não é considerada como positiva, tendo em vista que modifica toda a dinâmica sedimentar de um sistema natural, podendo provocar um verdadeiro desequilíbrio ecológico. Se há desequilíbrio ecológico, não há que se falar em aspecto positivo. Logo, alternativa incorreta. Bons Estudos!


ID
650623
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No dia 19 de junho de 2010, a cidade do Rio de Janeiro amanheceu sob a influência de um forte nevoeiro, que dificultava a visibilidade, interferindo no ritmo das atividades urbanas. O ar quente permaneceu acima da camada de ar frio, que ficou retida nas proximidades da superfície, favorecendo a concentração de poluentes. O que foi vivenciado nesta cidade é um fenômeno climático que pode ocor rer em qualquer época do ano, sendo mais comum no inverno. Nessa época, as chuvas são mais raras, dificultando, ainda mais, a dispersão dos poluentes, o que causa um problema ambiental.

O fenômeno climático descrito no texto é conhecido como,

Alternativas

ID
650635
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os aspectos físicos como clima e relevo, podem apresentar -se associados às atividades econômicas, potencializando o seu desenvolvimento.

No Rio Grande do Norte, um exemplo dessa correlação pode ser observado na Mesorr egião Leste, através

Alternativas

ID
655072
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2008
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O clima é influenciado pelo movimento das massas de ar que atuam sobre as diferentes áreas do planeta.

A respeito das massas de ar, pode-se afirmar:

Alternativas
Comentários

  • CORRETA LETRA A


    Justificativa de erro na alternativa C:
    As correntes marítimas frias ,em latitudes quentes,faz com que as massas de ar precipitem sobre o oceano,então essas chegarão secas no continente,formando assim um deserto.
    Justificativa de erro na alternativa D:
    Foi invertido as afirmações. Em altas latitudes são frias e baixas latitudes (+ próximas do equador) são quentes.
  • É só pensar da seguinte maneira: o ar não gosta de ficar preso!

    Simples, a área de baixa pressão são áreas quentes, a área de alta pressão são áreas frias.
    A área fria dispersa o ar, e área quente é receptora do ar.
    SEMPRE o ar vai se deslocar do frio para o quente, então o ar vai se deslocar da zona de alta pressão (
    área fria) para a zona de baixa pressão (área quente).

    Alternativa A
  • a) correto
    b) errado, pois "No deslocamento das massas de ar alteram sua formação, muitas vezes dissipando-se ao entrar em contato com outras ou absorvendo massas menores"
    c) errado, pois "As correntes marítimas frias ,em latitudes quentes,faz com que as massas de ar precipitem sobre o oceano,então essas chegarão secas no continente,formando assim um deserto" / "São as corrente quente que tendem a elevar a pluviosidade e a temperatura"   
    d) errado, é alcontrario: "ao se formarem próximo às altas latitudes são frias, e em áreas de baixas latitudes são quentes" 

ID
655096
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2008
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O clima do Brasil é influenciado pela atuação de diferentes massas de ar. A respeito das massas de ar que interferem nas condições climáticas do país pode-se afirmar que

Alternativas
Comentários
    • CORRETA LETRA B
      Passagens em vermelho estão incorretas.

    •  a) A massa polar atlântica (mPa) é fria e úmida, forma-se no Atlântico Norte e no inverno sua atuação limita-se ao litoral nordestino e a Amazônia Ocidental.

    •  c) A massa tropical continental (mTc) é quente e úmida, origina-se na Depressão do Chaco e sua influência no Brasil abrange o sul das regiões Norte e Nordeste.   
      Sua abrangência é muito limitada, fica restrita em parte (ou extremo) do Sul,Sudeste Centro Oeste). Além disso é seca.

    •  d) A massa tropical continental (mTc) é quente e úmida, origina-se na Amazônia e sua influência no Brasil restringe-se as regiões Norte e Centro-Oeste.

  • a) A massa polar atlântica (mPa) é fria e úmida, forma-se no Atlântico Norte e no inverno sua atuação limita-se ao litoral nordestino e a Amazônia Ocidental.
    Errado. A questão está correta ao afirmar que a mPa “é fria e úmida”; e peca quando afirma que “forma-se no Atlântico Norte e no inverno sua atuação limita-se ao litoral nordestino”. O correto é: formam-se no Atlântico Sul (atua essencialmente no inverno); na região sul provoca geada e até neve; no sudeste provoca a diminuição de temperaturas e chuvas e até atinge a Amazônia, mas em partes, gerando o fenômeno da friagem.
    b) A massa polar atlântica (mPa) é fria e úmida, forma-se no Atlântico Sul e no inverno atua sobre o litoral nordestino, a Amazônia Ocidental e as regiões Sul e Sudeste.
    Correto.
    c) A massa tropical continental (mTc) é quente e úmida, origina-se na Depressão do Chaco e sua influência no Brasil abrange o sul das regiões Norte e Nordeste.
    Errado. As massas tropicais são massas muito quentes. A mTc se diferencia da mTa, porque ela é formada em uma zona de altas temperaturas e pouca umidade, e a mTa é formada no Atlântico Sul, uma massa de ar quente e úmida, e a mTc é uma massa de ar quente e seca. A questão está correta quanto a origem, é uma massa de ar que tem sua origem na depressão de Chaco (Paraguai).
    d) A massa tropical continental (mTc) é quente e úmida, origina-se na Amazônia e sua influência no Brasil restringe-se as regiões Norte e Centro-Oeste.
    Errado. Origina-se na depressão de Chaco. Atua no sul do país e no pantanal mato-grossense. 
  • Logo de cara, podemos eliminar as alternativas C e D por tratarem a mTc como quente e úmida, quando na verdade é uma massa seca. Restando A e B, matamos a questão quando a letra A diz que a mPa forma-se no atlântico norte. 

  • lembre-se a mTc é a única massa de ar seca.

    já elimina a C e a D das questões.


ID
655105
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2008
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os recursos hídricos do Rio Grande do Norte são representados por oceano, lagoas, rios, barragens e águas subterrâneas, que vêm sendo usados para atender às diversas necessidades da população.

Em relação aos recursos hídricos do Rio Grande do Norte, pode-se afirmar

Alternativas

ID
655234
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFESP
Ano
2007
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Durante o inverno, pode ocorrer a chamada friagem, por meio da ação da

Alternativas
Comentários
  •  A "friagem" consiste na queda brusca da temperatura, na região amazônica. O relevo baixo, de planície, facilita a incursão de massas de ar frio que atingem a Amazônia.A friagem ocorre no inverno.
  • Fenômeno comum no INVERNO, a Massa de Ar Polar Atlântico ( MPA) avança sobre a Massa de Ar Tropical Continental, ocorrendo uma queda da temperatura.

    LETRA E

    APMBB


ID
663280
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A água como componente natural essencial à vida no planeta tem se tornado um assunto da política e da gestão dos territórios, o que a insere como objeto de análise a partir da relação entre o seu uso e o meio ambiente. Nessa perspectiva, os problemas advindos da escassez da água decorrem

Alternativas

ID
667015
Banca
UFAC
Órgão
UFAC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O carvão mineral é uma rocha sedimentar de origem orgânica, resultante da transformação de antigos vegetais submetidos a certas condições, no decorrer do tempo geológico. No Brasil, o consumo de carvão mineral representa apenas 0,5% do mundial. Sobre o carvão mineral no Brasil, pode-se dizer:

Alternativas
Comentários
  • sobre nosso carvão: pouco, de má qualidade, encontra-se no sul


ID
667018
Banca
UFAC
Órgão
UFAC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Com relação à Hidrografia Brasileira, é incorreto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    A Bacia Amazônica, além do regime pluvial, possui regime nival, decorrente do derretimento da neve na Cordilheira dos Andes.

  • A bacia amazônica tem um regime MISTO


ID
667033
Banca
UFAC
Órgão
UFAC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Ele já foi um dos países mais prósperos da região, possui solos férteis, clima favorável e excelente posição geográfica para o comércio mundial. O Líbano é um pequeno país, em geral montanhoso, com 10.452 km² e de aproximadamente 4 milhões de habitantes. Em relação ao Líbano, não podemos afirmar:

Alternativas

ID
667261
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As bacias hidrográficas são unidades físicas, formadas por uma porção de terra, delimitadas pelas partes mais altas do relevo, drenadas por um curso d'água principal e seus afluentes. Os processos ambientais, decorrentes da ação da precipitação, responsáveis pela modelagem do relevo na bacia hidrográfica, são:

Alternativas

ID
668575
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Na atual classificação do relevo brasileiro, elaborada pelo geógrafo Jurandyr Ross (1996), destacam-se três unida­des principais: planalto, planície e depressão. Nessa clas­sificação, utilizou-se como critério a atuação de processos morfogenéticos (associados à ocorrência de bacias sedi­mentares, intrusões e coberturas residuais de plataforma, cinturões orogênicos, núcleos cristalinos, planícies e de­pressões) e processos morfodinâmicos (erosão e sedi­mentação).

Com base nos conhecimentos sobre a classificação de Ju­randyr Ross, a relação entre as unidades de relevo, pro­cessos morfogenéticos e morfodinâmicos pode ser exemplificada respectivamente por:

Alternativas

ID
674014
Banca
UFAC
Órgão
UFAC
Ano
2008
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre o relevo do Acre, é correto afirmar que sua formação é predominantemente composta de rochas do tipo:

Alternativas

ID
674671
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Entende-se por “intemperismo” o conjunto de diversas ações pelas quais o resultado final é a formação do solo. As alternativas abaixo indicam os diversos processos que formam o solo, EXCETO:

Alternativas

ID
674674
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A relação entre a massa de ar atuante no Brasil e suas características está CORRETA na alternativa:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A) mTa é úmida.

    Alternativa B) correta.

    Alternativa C) mTc é seca.

    Alternativa D) mEa é úmida.


ID
675640
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2007
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Considerando-se sua localização e sua dimensão, é INCORRETO afrmar que o território brasileiro

Alternativas

ID
679021
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2006
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Considerando-se a tropicalidade dos climas – e suas conseqüentes repercussões na vida humana – em vastas extensões do território brasileiro, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A incidência de verão chuvoso e inverno seco se verifica em grande parte do Brasil, com destaque para partes do Sudeste, e, sobretudo, Centro-Oeste. Essas regiões são grandes produtoras agrícolas, de modo que o regime de chuvas é levado em conta pelos agricultores, mesmo que alguns utilizem a técnica da irrigação artificial. A alternativa (A) está correta. 

    Em um país majoritariamente tropical, como o Brasil, a variação da duração do dia é muito pequena de uma estação para outra e o sol é sempre uma alternativa energética viável. A alternativa (B) está incorreta. 

    A cidade de Brasília, que tem problemas de umidade do ar todo inverno, que é o período de seca. Nessa época, quando a umidade do ar fica muito baixa, a população tende a ter mais problemas respiratórios. Quando a situação fica crítica, determinadas atividades, como o funcionamento de escolas, são suspensas para minimizar os efeitos da baixa umidade do ar. A alternativa (C) está correta. 

    Quanto maior a latitude (o ponto de referência é a linha do Equador, que tem latitude 0), menor tende a ser a temperatura do local e, obviamente, isso influencia a agricultura. No Brasil, como nenhuma parte do território se encontra em latitude extrema, a agricultura é possível em todos os estados do país durante o ano inteiro. A alternativa (D) está correta.

ID
679024
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2006
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Leia este trecho:

As caatingas

“Então, a travessia das veredas sertanejas é mais exaustiva que a de uma estepe nua.

Nesta, ao menos, o viajante tem o desafogo de um horizonte largo e a perspectiva das planuras francas.
Ao passo que a caatinga o afoga; abrevia-lhe o olhar; agride-o e estonteia-o; enlaça-o na trama espinescente e não o atrai; repulsa-o com as folhas urticantes, com o espinho, com os gravetos estalados em lanças; e desdobra-se-lhe na frente léguas, imutável no aspecto desolado: árvores sem folhas, de galhos estorcidos e secos, revoltos, entrecruzados, apontando rijamente no espaço ou estirando-se flexuosos pelo solo, lembrando um bracejar imenso, de tortura, da flora agonizante.
Embora esta não tenha as espécies reduzidas dos desertos – mimosas tolhiças ou eufórbias ásperas sobre o tapete de gramíneas murchas – e se afigure farta de vegetais distintos, as suas árvores, vistas em conjunto, semelham uma só família de poucos gêneros, quase reduzida a uma espécie invariável, divergindo apenas no tamanho, tendo todas a mesma conformação, a mesma aparência de vegetais morrendo, quase sem troncos, em esgalhos logo ao irromper do chão.”

CUNHA, Euclides da. Os sertões. São Paulo: Francisco Alves/Publifolha, 2000. p. 37-8.

A partir dessa leitura, é INCORRETO afirmar que, no trecho transcrito, o autor

Alternativas
Comentários
  • Além de a caatinga não ser um bioma pobre em biodiversidade, isso também não está retratado no texto de Euclides da Cunha. No segundo parágrafo, por exemplo, ele afirma que a caatinga não tem espécies reduzidas do deserto e que o bioma é farto de vegetais distintos, embora as árvores sejam semelhantes visualmente. Já as alternativas (B), (C) e (D) estão corretas, uma vez que o autor caracteriza a caatinga como repulsiva e agressiva (linhas 4, 5 e 6); deixa entrever o caráter decidual da vegetação (linha 7); e descreve a vegetação no período das secas, o que pode ser percebido em todo o texto. 

    A alternativa incorreta é a letra (A).
  • "Embora esta não tenha as espécies reduzidas dos desertos..." Gab A


ID
682837
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFESP
Ano
2006
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No Brasil, anomalias climáticas, como o aumento exagerado da incidência pluviométrica combinado à ausência de precipitação nos meses de setembro e outubro, ocorrem, respectivamente, nas regiões

Alternativas
Comentários

ID
682858
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFESP
Ano
2006
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Na zona costeira e litorânea cearense, a dinâmica atual é caracterizada pela ocorrência de precipitações elevadas, em torno de 800 e 1500 mm anuais na faixa litorânea, e entre 750 e 1000 mm na área costeira mais interiorizada. (...) A penetração de massas de ar úmidas no estado (...) concentra-se largamente no primeiro semestre do ano. Tal fato confere a muitos setores costeiros e litorâneos um comporta- mento tendendo a aridez durante o segundo semestre do ano.
(Sales, 2006.)

A oscilação pluvial a que se refere o texto está relacionada à Zona de Convergência Intertropical que, no segundo semestre,

Alternativas
Comentários
  • ZCIT = A área que recebe os ventos alísios é chamada de Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Caracteriza-se pela baixa pressão e por convergir os alísios na superfície terrestre ao longo da Linha do Equador. No Brasil, ela é responsável pela maior parte da pluviosidade na Região Norte e Nordeste em março e abril.


ID
686269
Banca
COPESE - UFT
Órgão
UFT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

El Niño é um fenômeno oceânico caracterizado pelo aquecimento incomum das águas superficiais nas porções central e leste do oceano pacífico, nas proximidades da América do Sul, mais particularmente na costa do Peru. A corrente de águas quentes que ali circula, em geral, na direção sul no início do verão, somente recebe o nome de El Niño quando a anomalia térmica atinge proporções elevadas (1ºC) ou muito elevadas (de 4 a 6ºC) acima da média térmica, que é de 23ºC. Este fenômeno se faz notar com maior evidência nas costas peruanas, pois as águas provenientes do fundo oceânico (fenômeno conhecido como ressurgência) e da corrente marinha de Humboldt são interceptadas por águas quentes oriundas do norte e oeste. Essa alteração regional assume dimensões continentais e planetárias à medida que provoca desarranjos de toda a ordem em vários climas da Terra. (Mendonça e Danni-Oliveira, 2007)

Ainda sobre a influência do fenômeno El Niño na dinâmica climática mundial pode-se afirmar que:

I. Afetando a dinâmica climática em escala global, a ocorrência do fenômeno gera bruscas alterações climáticas no mundo.

II. Influenciando a dinâmica climática em escala global, o fenômeno gera impactos generalizados sobre as atividades humanas causados por inúmeras catástrofes ligadas a severas secas, inundações e ciclones.

III. Mesmo com maior influência nas costas peruanas, o fenômeno não interfere na dinâmica climática local e regional.

IV. Além de atuar na costa pacífica da América do Sul, o El Niño provoca graves perturbações climáticas (secas anormais ou, ao contrário, ciclones e chuvas com totais pluviométricos extremamente elevados em relação às normais locais e regionais) em regiões isentas de tais eventos.

V. Apesar de atuar na costa pacífica da América do Sul este fenômeno não traz mudanças climáticas significativas para a região.

Com base no texto, as assertativas verdadeiras são:

Alternativas

ID
686272
Banca
COPESE - UFT
Órgão
UFT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os Cerrados arbóreos têm a fisionomia característica marcada pelas árvores e arbustos, lembrando regiões semi áridas, não há escassez de água nos cerrados, mesmo nas estações mais secas. Os cerrados brasileiros, em contraste com as savanas africanas, são úmidos, apesar da sazonalidade da umidade. (Ross, 1995)

Ainda sobre as características do Cerrado analise as assertativas abaixo

I. As estações chuvosas e secas são bem marcadas, e as precipitações anuais estão acima de 1000 mm.

II. As espécies de plantas arbóreas estão adaptadas para retirar água de grandes profundidades do solo, com raízes que atingem mais de 15 m.

III. A água não é limitante para o desenvolvimento arbóreo.

IV. A sazonalidade climática expressa-se claramente na estrutura e no funcionamento dos cerrados, que apresentam diferentes fenofases dos grupos de espécies que neles se desenvolvem.

V. De acordo com as diferentes condições geológicas, geomorfológicas e climáticas, os solos dos cerrados variam em textura, estrutura, perfil e profundidade.

São verdadeiras as assertativas

Alternativas
Comentários
  • VILELA, Danilo Vieira. Direito Financeiro. Coleção Sinopses para Concursos. 3. ed. Salvador: Juspodivm, 2021. p. 259.

  • VILELA, Danilo Vieira. Direito Financeiro. Coleção Sinopses para Concursos. 3. ed. Salvador: Juspodivm, 2021. p. 259.