SóProvas


ID
1042912
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MJSP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Acerca dos modelos de análise macroeconômica, julgue os itens de 71 a 76.

Em comparação à situação de fixação da taxa de juros, quando o Banco Central mantém inalterada a quantidade de moeda, há menos choques reais na volatilidade da renda.

Alternativas
Comentários
  • GAB: CERTO

  • A fixação da quantidade de moeda torna a Curva LM vertical, como demonstrado abaixo:




    O objetivo deste tipo de política econômica é manter a economia na quantidade demandada de equilíbrio (QD*). Para tanto, a taxa de juros varia a fim de manter em equilíbrio o modelo econômico.

    Caso os itens de absorção doméstica (C, I, G) se encontrem abaixo do esperado, ou mesmo acima, o único reflexo será na taxa de juros, que irá variar para manter equilibrado os dois mercados (como a oferta de moeda é fixa, a elevação dos juros desestimula a elevação da absorção interna e mantém a igualdade demanda e oferta de moeda).

    No entanto, a demanda agregada permanece no mesmo nível em todos os momentos. Ou seja, há menos choques reais na volatilidade da renda.

    GABARITO: CERTO

  • É isso!

              Vimos uma questão assim antes.

              Se o Banco Central determina a oferta de moeda e não fixa os juros (deixa os juros variarem), então temos uma LM positivamente inclinada (ascendente), de forma que isso acomoda um pouco as variações da IS sobre a renda.

              Se o BC fixasse a taxa de juros, teríamos uma LM horizontal, e os choques reais (deslocamentos da IS) provocariam alterações mais fortes na renda.

    Resposta: C

  • Oferta de moeda fixa (LM vertical) ajuda a renda a ficar menos volátil do que taxa de juros fixa (LM horizontal). O cenário de LM inclinada traz uma volatilidade intermediária à renda.