INFORMAÇÕES DO TEXTO: INDEXAÇÃO AUTOMÁTICA E MANUAL: REVISÃO DE LITERATURA*
A comparação entre os dois tipos de indexação, automática e manual, é realizada para se verificar as diferenças e semelhanças entre os termos selecionados por programas de um computador e pelo homem. [...] A grande maioria de testes comparativos entre descritores atribuídos manual e automaticamente, segundo Salton19, 20 , chega a um resultado aproximado de 60% de compatibilidade entre uma linguagem e outra.
[RESULTADOS DE ALGUNS ESTUDOS:]
"Seus resultados demonstram que a indexação automática foi mais consistente na revocacão com perguntas gerais e específicas. A indexação manual obteve melhores resultados de precisão com perguntas utilizando termos específicos, e a automática com termos gerais. A indexação automática é tão eficiente quanto a manual, concluíram ao final."
Klíngbiel& Rinker25 compararam a eficiência da indexação manual e da automática realizada em títulos e resumos pelo programa Machine-Aided Indexing (MAI). A indexação manual e a automática obtiveram os mesmos índices de revocação, mas a manual mostrou-se inferior na precisão.
Barnes, Costantini & Perschke26 compararam a indexação manual e a automática em títulos e resumos do sistema SLC-II. O teste foi realizado em 5 000 documentos do INIS Atomindex. Na recuperação a indexação automática mostrou-se mais eficiente do que a manual, e os termos existentes em uma estavam compatíveis com os termos da outra.
A maioria dos testes revela que a indexação automática produz resultados de recuperação, no mínimo, equivalentes aos obtidos pela manual.