SóProvas


ID
1043677
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A oposição síria acusou o regime de Bashar al- Assad da morte de centenas de pessoas - os números variam entre 500 e 1.300 - em ataques com armas químicas nos arredores de Damasco. O governo negou, e a Rússia acusou os rebeldes pela ofensiva. A Organização das Nações Unidas (ONU) pediu investigação independente para confirmar o que seria o maior ataque com uso de gás desde a década de 80 do século passado.

O Globo, 22/8/2013, capa (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a amplitude do tema nele tratado, julgue os itens que se seguem.


O texto sugere que, independentemente de eventuais interesses econômicos conflitantes, a Rússia acompanha os Estados Unidos da América no apoio ao regime de Bashar al- Assad.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    A Rússia apoia a Síria por seram aliados, mas os EUA estão compeltamente contra esse apoio:

    "Para EUA, Rússia 'nada contra a corrente' em questão da Síria
    Russos acusam rebeldes por ataque com armas químicas em Damasco.
    EUA e França culpam governo de Bashar al-Assad.
     
    A Rússia manteve nesta terça-feira (17) a sua postura de acusar os rebeldes pelo ataque com armas químicas realizado no dia 21 de agosto, e recebeu fortes críticas do governo dos Estados Unidos nesta terça-feira.
    O ministro das Relações Exteriores russo, Serguei Lavrov, "está nadando contra a corrente da opinião pública internacional, mas o mais importante, (contra a corrente) dos fatos", disse a porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, Jennifer Psaki."

     
    O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergei Lavrov, afirmou hoje que as provas que os Estados Unidos apresentaram sobre o alegado uso de armas químicas pelo regime sírio não são concretas e não convenceram Moscovo."

    http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=3399000&seccao=M%E9dio%20Oriente

  • NEGATIVO, RETIFICANDO O COMENTÁRIO DO COLEGA ACIMA, NA PATE EM QUE DIZ QUE A RÚSSIA CONCORDA COM O REGIME SÍRIO, OU SEJA, DAR APOIO!


    Acordo entre EUA e Rússia prevê destruição de arsenal químico sírio.

    FONTE BBC BRASIL

  • A Rússia apoia o regime síria, ao contrário dos Estados Unidos. Essa questão tem a ver com os interesses geopolíticos e econômicos contraditórios destes países na região, situação que possui raiz na Guerra Fria. Questão errada.

  • Bashar al-Assad continua ainda no poder porque a Rússia e a China são suas fiéis aliadas, podemos dizer que a Síria tem as costas quentes. Já o Estados Unidos sempre quis avançar nos países que possuíam armamentos nucleares e que não participam do TNP (Tratado de não proliferação de armas nucleares). Ao atravessarem a linha vermelha, os Estados Unidos ameaçou atacar a Síria. Com a intervenção política de Vladimir Putin (Rússia), conseguiram um acordo para evitar a ação militar. E a OPAQ, Certificou que os armamentos foram destruídos (menos os estoques). A OPAQ ganhou o prêmio Nobel em Outubro de 2013.

  • A Rússia é histórica aliada da Síria, enquanto os Estados Unidos não têm nenhum tipo de relação especial com a Síria. Pelo contrário, os Estados Unidos são tradicionais parceiros de Israel, que tem a Síria como inimiga. No episódio do uso de armas químicas, os Estados Unidos queriam intervir militarmente na Síria mesmo sem o aval do Conselho de Segurança, sendo que a Rússia se posicionou contra essa intervenção. Os Estados Unidos acusaram o governo sírio de ter usado as armas químicas contra a população civil, mas, embora o uso desse tipo de arma tenha sido confirmado posteriormente, é impossível definir inequivocamente quem foi o autor do ataque. Ao fim dessa questão, chegou-se a um acordo em que a Síria se comprometeu a extinguir todo seu arsenal de armas químicas, o qual foi articulado pela Rússia.

    A questão está errada.


  • Os EUA não é a favor do governo de Bashar al- Assad, muito pelo contrário!