SóProvas



Questões de Política


ID
20287
Banca
FCC
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2006
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Várias publicações e uma mini-série apresentada por uma rede de TV têm mostrado a vida política de Juscelino Kubitschek de Oliveira, no cinqüentenário de sua posse, como Presidente da República. O slogan de sua campanha, que marcou seu governo, foi:

Alternativas
Comentários
  • Juscelino Kubitscheck ou JK venceu as eleições com o slogan “Crescer 50 anos em cinco” e promoveu no governo um Plano de metas com características nacional- desenvolvimentista, a qual melhorou as indústrias de base como à construção de estradas, hidrelétricas e a extração de petróleo. Para melhorar o Brasil JK observou que precisaria mudar a capital do Brasil do Rio de Janeiro e assim nesse novo empreendimento construiu Brasília. O governo de JK baseou-se na teoria desenvolvimentista, mas pouco fez para melhorar a distribuição de renda e no final de seu governo a inflação havia subido e também a dívida externa.
  • A)Criado pela banca
    B)Washington Luís na campanha de 1920
    C)Criado pela banca
    D)JK em 1950
    E)Criado pela banca
  • Juscelino Kubitschek empolgou o país com seu reclame: "Cinquenta anos em cinco", conseguiu encetar um processo de rápida industrialização, tendo como carro-chefe a indústria automobilística. Houve, no seu governo, um forte crescimento econômico, porém também um significativo aumento da dívida pública interna e da dívida externa e da inflação nos governos seguintes de Jânio Quadros e João Goulart. Os anos de seu governo são lembrados como "Os Anos Dourados", que coincidiu com a fase de prosperidade norte-americana, conhecida como "The Great American Celebration", que se caracterizava pela baixa inflação e pelas elevadas taxas de crescimento da economia e do padrão de vida dos norte-americanos. wiki
  • Uma correção do comentário do Rodrigo Holanda. O slogan "Vamos repartir o bolo", referente a alternativa d) não foi criada pela banca, mas sim pelo, então ministro Delfim Neto, durante o período chamado "milagre econômico", entre 1968 e 1973, onde tivemos crescimento do PIB em 11,1%, e a queda da inflação de 19,2%. Por outro lado, a nossa dívida externa triplicou durante o período.


ID
20293
Banca
FCC
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2006
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Depois que 1,4 milhão de palestinos foram às urnas e elegeram seu novo Parlamento, a comunidade internacional mostra-se surpresa e preocupada com o resultado das eleições. Essa preocupação é motivada pela vitória do grupo radical Hamas que

Alternativas
Comentários
  • Esta questão pode ser facilmente resolvida por lógica. No próprio enunciado ele diz "grupo radical Hamas", lógico é de ser esperar acordos não pacíficos como nas alternativas: A, B e C. Sobraria então as alternativas D e E e, sabendo um pouco de atualidade, chegaria a conclusão de que a palestina, que nem tem mesmo um território defindo, não poderia expadir seu território para o Egito, sobrando então a alternativa E.
  • prefeita observação Sérgio!
  • O Hamas é uma organização islâmica palestina, de orientação sunita, que inclui uma entidade filantrópica, um partido político e um braço armado, as Brigadas Izz ad-Din al-Qassam.Desde junho de 2007, quando obteve larga maioria durante as eleições para o Parlamento Palestino, derrotando o partido rival Fatah (de Yasser Arafat), e após violentos confrontos entre ambas as facções, o Hamas governa a parte dos Territórios Palestinos correspondente à Faixa de Gaza.Atualmente o mais importante movimento islamista palestino, o Hamas é listado como organização terrorista pelo Canadá[4],União Européia, Israel , Japão e Estados Unidos e banido pela Jordânia. Austrália e Reino Unido listam somente a ala militar do Hamas - as Brigadas Izz ad-Din al-Qassam - como organização terrorista. Outros países, como é o caso da África do Sul, a Rússia, a Noruega e o Brasil não adotam a designação "organização terrorista", embora tenham condenado publicamente os atos de terrorismo cometidos pela organização.http://pt.wikipedia.org/wiki/Hamas
  • O Hamas se define como um movimento de resistência palestino, cujos princípios se baseiam no Corão. Seu programa político tem como ponto fundamental a instauração de um Estado palestino abrangendo toda a Palestina histórica. O Hamas não reconhece o Estado de Israel, e a este se refere como "entidade sionista". Nesse aspecto, opõe-se ao Fatah. Em sua carta de princípios, publicada em 1988,[24] o Hamas prega a criação de um Estado palestino islâmico.http://pt.wikipedia.org/wiki/Hamas
  • Em 2006, o grupo radical Hamas, que significa Movimento de Resistência Islâmica, elegeu a maioria no Parlamento palestino e indicou um novo primeiro-ministro para comandar a Autoridade Nacional Palestina, que é responsável por administrar as áreas sob domínio palestino. O Hamas é mais conhecido pelo seu braço armado, que realiza ações terroristas e operações suicidas contra Israel, porém possui também uma organização política que desenvolve programas sociais no território. Na carta de fundação do movimento, o Hamas defende a destruição do Estado de Israel e o estabelecimento de um Estado teocrático na palestina histórica.
    A resposta correta é a letra E.



ID
20527
Banca
FCC
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2006
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Observa-se, nos nossos dias, um confronto entre os valores culturais do Ocidente e do Oriente, que gerou graves incidentes no Oriente Médio. O fato diz respeito à

Alternativas
Comentários
  • 06/02/2006 Cresce onda de violência árabe motivada por charges de Maomé

    Os países europeus, sobretudo os nórdicos, temem que os ataques a suas representações diplomáticas se espalhem rapidamente pelo Oriente Médio, depois que milhares de manifestantes incendiaram ontem o consulado dinamarquês em Beirute (Líbano), em protesto às controversas caricaturas do profeta Maomé publicadas na imprensa. A Dinamarca exortou líderes religiosos e políticos árabes a frearem a atual onda de violência.

    FONTE: SITE UOL NOTÍCIAS
  • E para complementar... tais caricaturas que geraram polêmica no mundo islâmico acabaram impulsionando o massacre no Charlie Hebdo na França, no início de 2015.


ID
20725
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2007
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Texto para os itens de 15 a 24

1 Não foi por falta de aviso. Desde 2004, a
Aeronáutica vem advertindo dos riscos do desinvestimento
no controle do tráfego aéreo. Ao apresentar suas propostas
4 orçamentárias de 2004, 2005 e 2006, o Departamento de
Controle do Espaço Aéreo (DECEA) informou, por escrito,
que a não liberação integral dos recursos pedidos levaria
7 à situação vivida agora no país. Mesmo assim, as verbas
foram cortadas ano após ano pelo governo, em dois
momentos: primeiro no orçamento, depois na liberação
10 efetiva do dinheiro.
As advertências do DECEA foram feitas à
Secretaria de Orçamento Federal do Ministério do
13 Planejamento, na oportunidade em que foram solicitadas
verbas para “operação, manutenção, desenvolvimento e
modernização do Sistema de Controle do Espaço Aéreo
16 Brasileiro (SISCEAB)”. Elas são citadas em relatório do
Tribunal de Contas da União (TCU).

O Estado de S.Paulo, 25/3/2007, p. C6 (com adaptações).

Com referência às estruturas e às idéias do texto, bem como a aspectos associados aos temas nele tratados, julgue os próximos itens.

Algumas CPIs exerceram grande impacto na opinião pública brasileira e, graças a uma delas, em princípios da década passada, um presidente da República viu-se na contingência de ser afastado do cargo que ocupava.

Alternativas
Comentários
  • a questão está correta. Só não entendi onde está a matéria português, acho que tá mais para história ou memória do candidato!
  • O que é isso? É isso mesmo? Então, tá!

  • Está mais pra questão de atualidades...


ID
25897
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-PA
Ano
2007
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Processos eleitorais consagraram, no ano de 2006, uma certa onda de governos com caráter mais à esquerda no espectro político na América Latina. A respeito desse tema, assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • O erro está em dizer que é explícita a irresponsabilidade comercial e fiscal.
  • Concordo plenamente, o Brasil e outros tem mostrado exatamante o contrário. Superavit fiscal de toda ordem.
  • A questão levanta uma assertiva duvidosa quando fala que Hugo Chavez quer retirar do papel projetos de integração. Bem se vê que uma das características desse eixo da américa do sul é em parte a questão social, com um estado responsável e exercendo poder relativo de estado social e do outro lado, nitidamente, e ainda mais num governo pouco bem visto no ocidente hegemônico, o Governo Chavez. Atenção, portanto, na letra "c". Aproveito tal oportunidade para levantar uma crítica às bancas de concurso principalmente em questões dessa natureza, política, econômica, pois é sabido, como instituição social, a naturalidade com que as diferentes interpretações manifestam-se. É sempre bom ter um pé atrás em concursos que trazem esses tipos de abordagem em matérias como "atualidades" e principalmente as relativas às redações de correção subjetiva, quase um crime para aquele candidato que tanto se esforça e tem que ser submetido a um processo de avaliação completamente alheio a esse esforço de estudo e dedicação.
  • Essa questão deixa claro o viés ideológico o qual nossas universidades federais e por conseguinte as bancas examinadoras de concursos públicos estão submetidas, é bem sabido por qualquer pessoa que tenha senso crítico(e não ideológico) que governos como o da Venezuela, Equador e Bolívia são governos que se dizem de esquerda e pregam distribuição de renda, mas na verdade são governos de grande irresponsabilidade fiscal e econômica, "sim" ,e que sufocam a população economicamente ativa e suas instituições democráticas, e o pior, usam essas instituições para se perpetuar no poder.Nós que que nos matamos de estudar gastando tempo e dinheiro, deveríamos ter o respeito das bancas em não nos submeter a questões de cartilha ideológica e sim se ater aos conhecimentos que devem ser exigidos às funções do cargo em disputa.Resta-nos quando aparecer uma questão desse tipo, achar que Hugo Chaves é um benfeitor dos povos e o MST é um movimento de paz social. E viva la revolución !!!
  • Governo de Hugo Chavez: tentação populista e de explícita irresponsabilidade fiscal e comercial.

    Governo do Rafael Correa: Nao se enquadra em praticas de irresponsabilidade fiscal e comercial.

    Na realidade, apesar de esquerdista, Rafael Correa conseguiu ser eleito com maioria esmagadora pois alem de ser da esquerda e um economista, PhD pela Universidade de Illinois e prometia ser um elemento tanto popular quanto fiscal e economicamente responsavel.

    Foi Ministro de Financas antes de ser presidente. Ele e anti-imperialista. Nao irresponsavel.

    Um outro detalhe: o orientador de Doutorado dele, Weber Baer, foi O MESMO ORIENTADOR do nosso atual Presidente do Banco Central, Alexandre Tombini.

    Segue um artigo do Washington Post revelando a opiniao de Weber Baer:

    According to The Washington Post, Correa's adviser at the University of Illinois, Werner Baer, supports his former student. "He appreciates the market to a certain point, but he knows that the market left alone concentrates wealth", he said. "He is not going to do anything foolish... because he is a fairly open-minded person."

ID
28687
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Caixa
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O exercício da cidadania, no Brasil, vem sendo favorecido pela criação de leis que regulamentam diretrizes da Constituição Federal de 1988. Uma lei criada em 2001, visando a amparar o ordenamento territorial do País, por meio de Planos Diretores e outros instrumentos, é denominada Estatuto da(o)

Alternativas
Comentários
  • O Estatuto da Cidade (também conhecido como Estatuto das cidades) é a denominação oficial e consagrada da lei 10.257 de 10 de julho de 2001, responsável pela regulamentação do desenvolvimento urbano no Brasil. O Estatuto da Cidade é responsável por regulamentar e definir instrumentos propícios à efetivação das diretrizes encontradas no capítulo sobre Política urbana da mais recente Constituição brasileira (de 1988). O Estatuto da Cidade surgiu como projeto de lei em 1990, proposto pelo então senador Pompeu de Souza, tendo sido aprovado apenas em 2001, onze anos depois.

    As principais características do Estatuto da Cidade estão na atribuição aos municípios da implementação de planos diretores participativos para as suas cidades, definindo uma série de instrumentos urbanísticos que têm no combate à especulação imobiliária e na regularização fundiária dos imóveis urbanos seus principais objetivos.

    FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Estatuto_das_Cidades
  • "visando a amparar o ordenamento territorial do País, por meio de Planos Diretores e outros instrumentos"
    a questão ao trazer os objetivos da lei acabou por entregar o ouro deixando claro tratar-se do Estatudo das Cidades.
  • O Estatuto da Terra é de 1964 e “regula os direitos e obrigações concernentes aos bens imóveis rurais, para os fins de execução da Reforma Agrária e promoção da Política Agrícola”. A alternativa (A) está incorreta. 
    O Estatuto do idoso é de 1997 e não se relaciona com o ordenamento territorial do país, mas com a proteção dos direitos dos idosos. A alternativa (B) está incorreta. 
    O estatuto da cidade, de 2001, “estabelece normas de ordem pública e interesse social que regulam o uso da propriedade urbana em prol do bem coletivo, da segurança e do bem-estar dos cidadãos, bem como do equilíbrio ambiental”. A alternativa (C) está correta. 
    O estatuto do desarmamento, de 2003, ”dispõe sobre registro, posse e comercialização de armas de fogo e munição, sobre o Sistema Nacional de Armas – Sinarm, define crimes e dá outras providências”, e não sobre o ordenamento territorial do país. A alternativa (D) está incorreta. 
    O Estatuto da Criança e do Adolescente, de 1990, é uma lei que dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente, de modo que também não se relaciona com o ordenamento territorial do país. A alternativa (E) está incorreta.
  • Art. 1o Na execução da política urbana, de que tratam os arts. 182 e 183 da Constituição Federal, será aplicado o previsto nesta Lei.

    Parágrafo único. Para todos os efeitos, esta Lei, denominada Estatuto da Cidade, estabelece normas de ordem pública e interesse social que regulam o uso da propriedade urbana em prol do bem coletivo, da segurança e do bem-estar dos cidadãos, bem como do equilíbrio ambiental.


ID
28693
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Caixa
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A política brasileira nas áreas rurais é caracterizada por enfrentamentos que se expressam, dentre outros, por organizações da sociedade civil, em associações, sindicatos, movimentos sociais etc. O par de entidades da sociedade civil que representam distintas classes sociais e interesses conflitantes quanto à questão da terra é

Alternativas
Comentários
  • Essa questão caiu na prova do Acre 2008.

  • *Liga camponesa*: importante movimento de reforma agrária no Brasil, formada por camponeses pernambucanos, exerceram intensa atividade no período que se estendeu de 1955 até a queda de João Goulart em 1964.

    *Via campesina*: movimento internacional dos pequenos e médios produtores, criado em 1992. Está organizada em 8 regiões: Europa do Leste, Europa do Oeste, Nordeste e Sudeste da Ásia, Sul da Ásia, América do Norte, Caribe, América Central e América do Sul. Em breve serão constituídas outras regiões na África.

    *Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra*: movimento criado em prol da reforma agrária no Brasil. Tendo como principal objetivo: a distribuição de terras improdutivas aos trabalhadores rurais.

    *Movimento dos Atingidos por Barragens*: movimento social que discute a construção danosa de barragens que interfiram no meio ambiente e na vida daqueles que moram em áreas a serem atingidas pela construção destas.

    *União Democrática Ruralista*: movimento de classe que defende a propriedade rural, organizado em 1985, possui sede em Brasília, tendo grande expressão no Congresso Nacional através da bancada ruralista, que defende seus interesses.

    *Sindicato dos Proprietários Rurais*: organização sindical de proprietários rurais, que possui em cada Estado uma representação.
  • Letra E

    União Democrática Ruralista/Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra.

  • As ligas camponesas foram movimentos de camponeses que lutavam pela melhora das condições no campo nas décadas de 1940, 1950 e 1960. Com o advento da ditadura militar, elas forma reprimidas. Já a via campesina se constitui em uma organização internacional de camponeses, surgida na década de 1990. A alternativa (A) está incorreta.


    Embora o Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra seja uma entidade da sociedade civil que representa uma classe social na luta pela terra, ela não se opõe à Via campesina, que é uma organização internacional e tem objetivos compatíveis com os do MST. A alternativa (B) está incorreta. 

    O movimento dos atingidos por barragens não se relaciona à questão rural, sendo um movimento que objetiva defender os direitos das populações atingidas pela construção de barragens. Dessa forma, esse não é um movimento que representa uma classe social com interesses rurais, nem se opõe às ligas camponesas, que nem sequer existem mais. A alternativa (C) está incorreta. 

    A União Democrática Ruralista e os sindicatos dos proprietários rurais, embora sejam entidades que representam classes sociais relacionadas à questão da terra, defendem interesses similares. Eles não têm, portanto, interesses conflitantes. A alternativa (D) está incorreta. 

    O MST, de um lado, teve origem na década de 1980 e objetiva a reforma agrária por meio da redistribuição de terras improdutivas. Já a União Democrática Ruralista também foi criada na década de 1980, mas defende os direitos dos proprietários rurais, de modo que são contrários à reforma agrária. Ambas as entidades são atuantes nos dias de hoje e representam interesses antagônicos de classes sociais distintas no âmbito da questão fundiária. 

    A alternativa (E) está correta.


ID
28696
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Caixa
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Fidel Castro, como figura política latino-americana, chamou a atenção da opinião pública internacional, no início de 2008, por ter tomado a decisão de

Alternativas
Comentários
  • Boa noite

    Fidel Castro renunciou e agora quem está no poder é seu irmão Raúl Castro.

    "Jesus é o caminho"
  • Fidel Castro renuncia após 49 anos à frente do poder em Cuba.

    O ditador cubano, Fidel Castro, 81, anunciou nesta terça-feira sua renúncia após 49 anos à frente do poder em Cuba. Fidel, que não aparece em público desde que foi submetido a uma cirurgia intestinal, há cerca de um ano e meio, disse que não aceitará cumprir um novo mandato na Presidência após a reunião do Parlamento cubano, prevista para o próximo domingo (24).


    A ERA FIDEL
    Castro assumiu o poder em Cuba em 1959, e transformou o país em um Estado comunista.

    Durante os 49 anos à frente do poder, ele sobreviveu a tentativas de assassinato e a uma invasão da ilha apoiada pela CIA [inteligência americana]. Dez administrações americanas tentaram derrubá-lo. A mais famosa tentativa foi a invasão da Baía dos Porcos, em 1961.

    Os partidários de Fidel o admiravam pela habilidade de garantir alto nível nos serviços de educação e saúde para os cidadãos, embora permanecesse independente dos EUA. Já seus opositores o chamavam de ditador cujo governo totalitário negava as liberdades civis.

    Em 16 de abril de 1961, Fidel declarou sua revolução socialista. Um dia depois, ele derrotou a tentativa de invasão da Baía dos Porcos, apoiada pela CIA.

    Os EUA embargaram a economia de Cuba, e a inteligência americana planejou matá-lo.

    A hostilidade chegou ao seu auge em 1962, com a crise em torno dos mísseis cubanos.

    Com o colapso da ex-União Soviética, a Cuba entrou em crise econômica, mas se recuperou durante a década de 90, com o boom do turismo.

    Publicidade da Folha Online: 19/02/2008 - 13h22
  • Após 50 anos de revolução Cuba, o país parece abrir suas portas para um novo caminho, sobre tudo para o capitalismo esse processo vai ser lento, contudo ja está acontecendo!
  • Gente!!! que td mudno sabe que o homem era o chefe isso é notario!!! que as relaçoes estão se abrino para o muno Capitalista é o que esta apreciando abertura diplomatica de Cub,agora inserçõ do sistema não faz parte dos Planos de Cuba,pois o Proprio Fidel já tinha fechdo com o Chavez(Venezuela) a liderança da Revoluçõ Bolivariana que acontece na América Latina!!! a sua saída foi justamente por cansaço e problemas de Saúde!!! é no Entanto que quem assumiu foi seu Irmão Raul Castro!!!!
  • O anúncio feito por Fidel em 2008 se referia a deixar o posto de chefe de Estado de Cuba. O anúncio foi feito para o partido comunista de Cuba por meio do jornal Granma. No lugar de Fidel, seu irmão Raul Castro assumiu o cargo de presidente do país, o qual ocupa até os dias atuais, já no segundo mandato. Na última posse como presidente, em 2013, ele anunciou que esse seria seu último mandato. Desde que assumiu a presidência, Raul tem feito algumas reformas no sentido de abrir o país economicamente.

     A alternativa correta é a letra (B).


ID
33646
Banca
FCC
Órgão
TRE-AP
Ano
2006
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em dezembro de 2005, foi eleito o primeiro presidente indígena da América do Sul. De origem aimara, Evo Morales traz esperança para a maioria pobre, mas assusta as elites, os investidores estrangeiros e os Estados Unidos. Trata-se de um político

Alternativas
Comentários
  • Juan Evo Morales Ayma é presidente da BOLÍVIA e líder do MOVIMENTO ESQUERDISTA BOLIVIANO COCALERO(um grupo formado por agrcultores que cultivam a coca para manter a tradição de muitas pessoas naquela nação, que é mascar folhas de coca). Morales resistiu os esforços que os EUA tiveram para tentar substituir o cultivo de coca na província de Chapare por bananas originárias do Brasil e com esta resistência, ele se tornou "celebridade".
  • Acredito que a importancia deEvo Moralez na atual conjuntura politica,como uma consequencia do que vem acontecendo com uma nova esquerda que surge principalmente na América Latina...Desde a entrada de Hugo Chavez(Venezuela) e Lula(Brasil) em seus respectivos governos veio trazendo tmb a outras naçoes pra um bloco esquerdista,inclusive incomodando país poderosos como os EUA,enfim o interessante deste fenomoeno esquerdita da América Latina é que uma caracteristica da maioria destes governos é que seu líderes são oriundo de movimentos sociais(sindicatos,inigenas,petroleiros...)eclodindo inclusive a chamada Revolução Bolivariana liderada por Chavez eque espera somente a adesão do governo Brasileiro,pra fechar o mercosul um grande bloco economico esquerdista,investindo e fornecendo a mercados perifericos do globo,liderados pelos investimentos chineses!
  • Juan Evo Morales Ayma (Orinoca, Oruro, 26 de Outubro de 1959) é o atual presidente da Bolívia e líder do movimento de esquerdaboliviano cocalero, uma federação de agricultores que tem por tradição o cultivo de coca para atender um costume milenar da nação que é mascar folhas de coca. Evo Morales notabilizou-se ao resistir os esforços desenvolvidos pelo governo dos Estados Unidos da América na substituição do cultivo de coca na província de Chapare por bananas originárias do Brasil, embora seja sabido que grande parte da produção de cocaína mundial advenha das plantações bolivianas.Morales é também líder do partido Movimento para o Socialismo (MAS em língua castelhana) - IPSP (Instrumento Político pela Soberania dos Povos). De origem ameríndia, da etnia aymará, é, junto com Felipe Quispe, um dos indígenas mais famosos da história atual do seu país.[carece de fontes?]Nas eleições presidenciais bolivianas de 2002 Morales ficou em segundo lugar, colocação surpreendente face ao panorama político do país, dominado pelos partidos tradicionais. Nas eleições de Dezembro de 2005 porém, venceu com maioria absoluta, tornando-se o primeiro presidente de origem indígena. Assumiu o poder em 22 de Janeiro de 2006 como o primeiro mandatário boliviano a ser eleito Presidente da República em primeiro turno em mais de trinta anos, e sendo reeleito em 6 de Dezembro de 2009.[1]Morales é um admirador da ativista indígena guatemalteca Rigoberta Menchú(prêmio nobel da paz em 1992) e de Fidel Castro, este último pela oposição à política norte-americana. Morales propõe que o problema da cocaína seja resolvido do lado do consumo, pois o cultivo da Coca seria "um patrimônio cultural dos povos andinos e parte inseparável da cultura boliviana e sua proibição não poderia ser feita através de uma simples regulação estabelecida por uma convenção externa".http://pt.wikipedia.org/wiki/Evo_Morales
  • Presidente do Perú, Alan García.
    Presidente do Chile, Sebastián Piñera.
    Presidente do Equador, Rafael Correa.
    Presidente do Paraguai, Fernando Lugo.

ID
46000
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2009
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Com relação à Usina Hidrelétrica de Itaipu e ao acordo firmado
entre Brasil e Paraguai, em julho de 2009, no qual são revistas
cláusulas do Tratado de Itaipu, julgue os itens que se seguem.

Segundo o acordo, o Paraguai pode vender parte da energia gerada por Itaipu diretamente no mercado de energia brasileiro.

Alternativas
Comentários

ID
46006
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2009
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Com relação à Usina Hidrelétrica de Itaipu e ao acordo firmado
entre Brasil e Paraguai, em julho de 2009, no qual são revistas
cláusulas do Tratado de Itaipu, julgue os itens que se seguem.

Em contrapartida às concessões brasileiras, o Paraguai autorizou no acordo a instalação, em seu território, do gasoduto Patagônia-São Paulo.

Alternativas
Comentários
  • No caso, não houve contrapartida paraguaia e, ademais, inexiste esse gasoduto.

  • Gabarito Errado.

    GASODUTO LIGARÁ BRASIL, VENEZUELA E ARGENTINA Integra: 91257.htm
    Equipe de Reportagem O Globo em 10/12/2005

    Os presidentes de Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, Venezuela, Hugo Chávez, e Argentina, Néstor Kirchner, assinaram ontem um acordo para a construção de um grande gasoduto na América do Sul. A princípio, a estrutura começará na Venezuela e irá até a região da Patagônia, na Argentina, passando pelo Brasil. Mas o ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, afirmou que com os gasodutos e conexões já existentes poderá haver a interligação com outros países, como Uruguai, Chile, Paraguai, Bolívia, Peru e Colômbia.

    http://infoener.iee.usp.br/scripts/infoener/hemeroteca/EmDiaComEnergia.asp?decriterio=10%2F12%2F05&buPesquisar=Pesquisar

  • GABARITO ERRADO,

    NÃO EXISTE ESSE GASODUTO INDICADO NO CORPO DO TEXTO.
  • Não faria sentido geográfico ou político, passar um gasoduto vindo da Patagônia para São Paulo, passando pelo Paraguai!
  •  A Patagônia fica na Argentina. Nada a ver.

     


ID
46009
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2009
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Com relação à Usina Hidrelétrica de Itaipu e ao acordo firmado
entre Brasil e Paraguai, em julho de 2009, no qual são revistas
cláusulas do Tratado de Itaipu, julgue os itens que se seguem.

Os diretores e os conselheiros de Itaipu são indicados, em igual número, pelo governo brasileiro e pelo paraguaio.

Alternativas
Comentários
  • Itaipu possui um Conselho de Administração composto por doze conselheiros, seis brasileiros e seis paraguaios, e dois representantes dos Ministérios das Relações Exteriores, um de cada país. O Conselho de Administração reúne-se a cada dois meses ou em convocação extraordinária.Na margem brasileira, três indicações cabem ao governo federal, duas à Eletrobrás e uma ao Ministério das Relações Exteriores. No Paraguai, três nomes são apontados pelo governo federal, dois pela Ande e um pelo Ministério das Relações Exteriores. Os conselheiros têm mandato de quatro anos, e os diretores de cinco anos.Fonte:http://www.itaipu.gov.br/index.php?q=node/436&nid=333
  • Do site Itaipu Binacional:

    Os governos do Brasil e do Paraguai têm a atribuição de nomear a Diretoria Executiva da Itaipu Binacional, por meio da Eletrobrás e da Administración Nacional de Electricidad (Ande). Para cada cargo reservado a um país, um posto equivalente destinado à outra margem.

    A Diretoria Executiva é composta pelos seguintes cargos: Diretor-Geral Brasileiro; Diretor-Geral Paraguaio; Diretor Técnico Executivo; Diretor Técnico; Diretor Financeiro Executivo; Diretor Financeiro; Diretor Jurídico Executivo; Diretor Jurídico; Diretor de Coordenação Executivo; Diretor de Coordenação; Diretor Administrativo Executivo; e Diretor Administrativo. 




ID
49222
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

(14/01/09) A decisão da Justiça brasileira de conceder ao ex-ativista italiano de extrema-esquerda Cesare Battisti refúgio político gerou duras reações por parte do governo italiano e de familiares de vítimas de terrorismo.[...] O ministério das Relações Exteriores italiano reagiu com uma nota na qual, além de condenar a decisão do ministro Tarso Genro (Justiça) [...] Além da chancelaria, representantes do governo [...] manifestaram indignação contra a decisão da Justiça brasileira. O vice-ministro do Interior, Alfredo Mantovano, considerou "grave e ofensiva" a decisão: "um insulto a nosso sistema democrático", disse.

Internet: . Acesso em 15/2/2009.

Acerca do assunto abordado no texto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Questão boa para relembrar a diferença entre asilo político e refúgio!!Constituem diferenças entre os mencionados institutos as características abaixo elencadas: Características do refúgio:a) Instituto jurídico internacional de alcance universal;b) Aplicado a casos em que a necessidade de proteção atinge a um número elevado de pessoas, onde a perseguição tem aspecto mais generalizado;c) Fundamentado em motivos religiosos, raciais, de nacionalidade, de grupo social e de opiniões políticas;) É suficiente o fundado temor de perseguição;e) Em regra, a proteção se opera fora do país;f) Existência de cláusulas de cessação, perda e exclusão (constantes da Convenção dos Refugiados);g) Efeito declaratório;h) Instituição convencional de caráter universal, aplica-se de maneira apolítica;i) Medida de caráter humanitário.Características do asilo político:a) Instituto jurídico regional (América Latina);b) Normalmente, é empregado em casos de perseguição política individualizada;c) Motivado pela perseguição por crimes políticos;d) Necessidade de efetiva perseguição;e) A proteção pode se dar no território do país estrangeiro (asilo territorial) ou na embaixada do país de destino (asilo diplomático);f) Inexistência de cláusulas de cessação, perda ou exclusão;g) Efeito constitutivo;h) Constitui exercício de um ato soberano do Estado, sendo decisão política cujo cumprimento não se sujeita a nenhum organismo internacional;i) Medida de caráter político.
  • Gostaria de saber porque a letra "a" está errada, ao meu ver está correta e responde melhor ao questionamento.

  • A letra A está incorreta pois a Itália não vivia ditadura na década de 70. Não havia ditadura, menos ainda de extrema direita. Havia extremistas, tanto de direita quanto de esquerda, que promoviam ataques terroristas contra o governo.


ID
50197
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Com relação à Usina Hidrelétrica de Itaipu e ao acordo firmado entre Brasil e Paraguai, em julho de 2009, no qual são revistas cláusulas do Tratado de Itaipu, julgue os itens que se seguem.

Segundo o acordo, o Paraguai pode vender parte da energia gerada por Itaipu diretamente no mercado de energia brasileiro.

Alternativas
Comentários
  • O item está certo. Segundo o acordo, firmado em julho de 2009, o Paraguai pode vender parte da energia gerada por Itaipu diretamenteno mercado de energia brasileiro. Até então, a parte paraguaia da energia tinha de ser vendida à Eletrobras.
  • De acordo com o Tratado de Itaipu, 50% de toda a energia  não utilizada pelo  Paraguai  deverá ser vendida ao Brasil. Esse acordo vigora até 2023.

  • A questão está CERTA!

    "Com o acordo, o Brasil praticamente triplicou a quantia que paga ao vizinho pela energia elétrica com a qual o Paraguai abastece a região sudeste brasileira. O acordo também permitirá que o governo de Assunção venda energia ao mercado brasileiro sem a mediação da estatal Eletrobrás, uma antiga reclamação paraguaia. Porém, essa medida entraria em vigor a partir de 2023".

    Fonte:
     http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u600336.shtml  




ID
50203
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Com relação à Usina Hidrelétrica de Itaipu e ao acordo firmado entre Brasil e Paraguai, em julho de 2009, no qual são revistas cláusulas do Tratado de Itaipu, julgue os itens que se seguem.

Em contrapartida às concessões brasileiras, o Paraguai autorizou no acordo a instalação, em seu território, do gasoduto Patagônia-São Paulo.

Alternativas
Comentários
  • No caso, não houve contrapartida paraguaia e, ademais, inexiste esse gasoduto.
  • O acordo trata apenas do ajuste do fator de multiplicação aplicado sobre o montante que remunera a energia cedida pelo Paraguai ao Brasil. Que segundo o Paraguai é um valor injusto comparado aos valores de mercado pagos por outros países.

ID
50206
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Com relação à Usina Hidrelétrica de Itaipu e ao acordo firmado entre Brasil e Paraguai, em julho de 2009, no qual são revistas cláusulas do Tratado de Itaipu, julgue os itens que se seguem.

Os diretores e os conselheiros de Itaipu são indicados, em igual número, pelo governo brasileiro e pelo paraguaio.

Alternativas
Comentários
  • O item está certo. Os diretores e os conselheiros de Itaipu são indicados, em igual número, entre brasileiros e paraguaios, pelos governosdos dois países.
  • Na verdade, há um número igual de funcionários brasileiros e paraguaios trabalhando na Binacional.
    Curiosidade:
    Cada funcionário, ao deixar a empresa planta uma árvore na "floresta da empresa" e deixa seu nome. 
    Vale a pena visitar quando for à Foz do Iguaçu.

ID
50500
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Com relação à Usina Hidrelétrica de Itaipu e ao acordo firmado entre Brasil e Paraguai, em julho de 2009, no qual são revistas cláusulas do Tratado de Itaipu, julgue os itens que se seguem.

Por esse acordo, o Paraguai tornou-se sócio minoritário da Usina Hidrelétrica de Itaipu, com 30% de participação nos lucros advindos da distribuição de energia elétrica, em razão de as águas da represa terem inundado parte do território paraguaio.

Alternativas
Comentários
  • Questão completamente errada! Pelo Tratado de Itaipu, assinado em 1973 pelos dois países, 50% da energia produzida pertencem ao Brasil e a outra metade, ao Paraguai. Então não possui sócio majoritário nem minoritário. O Brasil por utilizar mais da energia, paga por fora um valor altíssimo para o Paraguai. Por último não houve inundação de parte do território paraguaio.

ID
50689
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A morte do senador Edward Kennedy, aos 77 anos de
idade, encerra uma era nos EUA, marcada pela influência de uma
poderosa dinastia, sinônimo de história, idealismo, carisma e
tragédia. Ted Kennedy foi voz combativa contra ditaduras e
denunciou no Congresso norte-americano a tortura e os
assassinatos políticos no Brasil.
O Globo, 27/8/2009, capa (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o tema
a que ele se refere bem como o cenário mundial contemporâneo,
julgue os itens que se seguem.

Correligionário do presidente Barack Obama, Ted Kennedy pertencia ao Partido Republicano.

Alternativas
Comentários
  • Ted Kennedy foi um político estadunidense do Partido Democrata.

ID
50695
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A morte do senador Edward Kennedy, aos 77 anos de
idade, encerra uma era nos EUA, marcada pela influência de uma
poderosa dinastia, sinônimo de história, idealismo, carisma e
tragédia. Ted Kennedy foi voz combativa contra ditaduras e
denunciou no Congresso norte-americano a tortura e os
assassinatos políticos no Brasil.
O Globo, 27/8/2009, capa (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o tema
a que ele se refere bem como o cenário mundial contemporâneo,
julgue os itens que se seguem.

Por meio da expressão "poderosa dinastia", faz-se referência, no texto, à família Kennedy, que exerceu papel proeminente na política norte-americana e mundial em parte do século XX.

Alternativas
Comentários
  • A família Kennedy é uma proeminente família cujos membros atingiram importantes cargos na política e no governo dos Estados Unidos da América, e que descendem do casamento de Joseph P. Kennedy e Rose Fitzgerald Kennedy. A família, predominantemente apoiante ou filiada no Partido Democrata, é conhecida pelo seu liberalismo político e pela quantidade de membros que morreram em circunstâncias violentas ou acidentais. O Kennedy mais conhecido foi Presidente dos Estados Unidos da América: John F. Kennedy. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fam%C3%ADlia_Kennedy

ID
50698
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A morte do senador Edward Kennedy, aos 77 anos de
idade, encerra uma era nos EUA, marcada pela influência de uma
poderosa dinastia, sinônimo de história, idealismo, carisma e
tragédia. Ted Kennedy foi voz combativa contra ditaduras e
denunciou no Congresso norte-americano a tortura e os
assassinatos políticos no Brasil.
O Globo, 27/8/2009, capa (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o tema
a que ele se refere bem como o cenário mundial contemporâneo,
julgue os itens que se seguem.

No texto, a palavra "tragédia" remete, sobretudo, aos assassinatos de dois integrantes da família Kennedy, John e Robert, o primeiro deles morto quando ocupava a presidência da República.

Alternativas
Comentários
  • Robert Francis Kennedy (20 de novembro de 1925 – 6 de junho de 1968), apelidado de Bobby e também RFK, foi Ministro da Justiça dos Estados Unidos da América de 1961 até 1964 tendo sido um dos primeiros a combater a Máfia, e Senador por Nova Iorque de 1965 até seu assassinato em Junho de 1968.Ele foi um dos dois irmãos mais novos do presidente dos Estados Unidos da América, John F. Kennedy, e também um dos seus mais confiáveis conselheiros, Robert Kennedy acompanhou ativamente com o presidente a crise dos mísseis cubanos e fez uma importante contribuição no movimento pelos direitos civis dos afro-americanos.

ID
50704
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A morte do senador Edward Kennedy, aos 77 anos de
idade, encerra uma era nos EUA, marcada pela influência de uma
poderosa dinastia, sinônimo de história, idealismo, carisma e
tragédia. Ted Kennedy foi voz combativa contra ditaduras e
denunciou no Congresso norte-americano a tortura e os
assassinatos políticos no Brasil.
O Globo, 27/8/2009, capa (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o tema
a que ele se refere bem como o cenário mundial contemporâneo,
julgue os itens que se seguem.

Na recente atuação política de Ted Kennedy, destacava-se o combate à reforma da saúde proposta pelo governo Obama.

Alternativas
Comentários
  • Na política nacional dos Estados Unidos, o senador Ted Kennedy era o último símbolo da chamada "era Roosevelt". Para além dos seus sucessivos dramas pessoais e familiares, ele transportou até este século 21 a memória de batalhas ideológicas que ecoam, por exemplo, na atual polarização em torno da reforma do sistema de saúde proposta pelo governo do presidente Barack Obama.A reforma era há anos a principal meta legislativa do senador e uma espécie de dívida pendente dos democratas desde o programa da Grande Sociedade, no governo de Lyndon Johnson (1963-1969). O programa criou os dois sistemas de financiamento público de saúde existentes hoje no país --o Medicare, para idosos, e o Medicaid, para pobres-- sem tornar universal o acesso a tratamento médico.

ID
53578
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O dia 20 de janeiro de 2009 foi o dia O. A posse de
Barack Obama foi fato celebrado em todo o mundo. Há quase um
trator ideológico a apresentá-lo como um gestor de um novo dia
D, assemelhado simbolicamente ao ano de 1944, quando Dwight
David Eisenhower e Franklin Delano Roosevelt credenciaram-se
às páginas da história ao não terem titubeado, em dia de decisão
fundamental, apesar do frio e das névoas do Canal da Mancha.

José Flávio Sombra Saraiva. O mundo diante do dia O. In:
Correio Braziliense, 25/1/2009, p. 17 (com adaptações).

Considerando o texto acima apenas como referência inicial, julgue
os itens de 21 a 25, acerca da chegada de Barack Obama à
presidência dos Estados Unidos da América (EUA) e dos seus
impactos no mundo.

A saída de George W. Bush da presidência norte-americana e a chegada de um afro-descendente ao posto mais importante da política nos EUA tiveram valor simbólico para a sociedade daquele país.

Alternativas
Comentários
  • Correta a assertiva: O trecho:Há quase umtrator ideológico a apresentá-lo como um gestor de um novo diaD
  • Alguem se habilita a explicar melhor a questao, ja que temos que ter por base apenas o trecho citado acima?
  • O texto deu uma pista da importância simbólica ao falar em páginas da história no evento que usou como comparação ( Dia D)

  • Marquei C de acordo com o seguinte trecho: "Há quase um
    trator ideológico a apresentá-lo como um gestor de um novo dia
    D, assemelhado simbolicamente ao ano de 1944,"

    Como falou de valor simbólico para a sociedade daquele país achei bem semelhante...

  • Se analisarmos o enunciado da questão: "Considerando o texto acima apenas como referência inicial, (...)", e o trecho: "Há quase um trator ideológico..., é possível concluir que a alternativa está correta.

  • Pessoal, antigamente o CESPE elaborava questões de atualidades. Assim, o Qc classificou-as como português. Vejam o enunciado: 

    Considerando o texto acima apenas como referência inicial, julgue
    os itens de 21 a 25, acerca da chegada de Barack Obama à
    presidência dos Estados Unidos da América (EUA) e dos seus
    impactos no mundo.


ID
53581
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O dia 20 de janeiro de 2009 foi o dia O. A posse de
Barack Obama foi fato celebrado em todo o mundo. Há quase um
trator ideológico a apresentá-lo como um gestor de um novo dia
D, assemelhado simbolicamente ao ano de 1944, quando Dwight
David Eisenhower e Franklin Delano Roosevelt credenciaram-se
às páginas da história ao não terem titubeado, em dia de decisão
fundamental, apesar do frio e das névoas do Canal da Mancha.

José Flávio Sombra Saraiva. O mundo diante do dia O. In:
Correio Braziliense, 25/1/2009, p. 17 (com adaptações).

Considerando o texto acima apenas como referência inicial, julgue
os itens de 21 a 25, acerca da chegada de Barack Obama à
presidência dos Estados Unidos da América (EUA) e dos seus
impactos no mundo.

O fim imediato da presença norte-americana no Iraque, com a já realizada retirada das tropas ianques desse país do Oriente Médio, é o fato de maior impacto advindo de Obama.

Alternativas
Comentários
  • Errado, o texto não menciona sobre a presença norte-americana no iraque
  • O texto inicial deve ser usado apenas como referência. O erro da questão está em dizer que a retirada das tropas americanas do Iraque é o fato de maior impacto do governo Obama.
  • Isso é atualidades, e não português.


ID
54346
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A expectativa que se iniciou nos EUA com a posse de
Barack Obama percorre a América Latina, enquanto os países
aguardam a definição da nova política americana para a região.
Embora Obama tenha prometido uma nova era de relacionamento,
existe, nessa região, uma consciência generalizada de que as
atenções do novo presidente americano estarão mais voltadas para
a crise econômica e as guerras no Afeganistão e no Iraque.
Problemas, no entanto, como a violência e o tráfico de drogas no
vizinho México devem requerer atenção especial de Obama,
enquanto países da região temem que um maior protecionismo à
economia americana afete seus tratados comerciais.

O Globo, 15/2/2009, p. 39 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a
abrangência do tema nele tratado, julgue os itens seguintes.

No Iraque, os EUA derrubaram Saddam Hussein com relativa facilidade, mas encontraram forte resistência posterior, gerando inúmeras baixas, má repercussão internacional e crescente insatisfação da própria opinião pública norte-americana.

Alternativas
Comentários
  • A questão está certa. Saddam Hussein deixou o poder em abril de 2003, logo após o início da guerra do Iraque, em março do mesmo ano. Essa guerra não foi autorizada pelo Conselho de Segurança da ONU, não teve apoio da comunidade internacional e foi justificada pelos Estado Unidos por meio de alegações de que o Iraque tinha um arsenal de armas de destruição em massa. Essas alegações logo se provaram falsas, pois, durante a invasão do país, as forças armadas americanas jamais encontraram qualquer vestígio da existência dessas armas. A guerra causou muitas mortes dos dois lados, destruiu o Iraque social, política e economicamente e ainda contou com episódios de graves violações de direitos humanos pelas tropas americanas, como o caso de tortura sistematizada de presos na prisão de Abu Ghraib. Diante disso tudo, o conflito perdeu apoio até entre os americanos, que, a princípio, tinham apoiado a invasão como parte da guerra contra o terror declarada pelo então presidente George W Bush. 






  • ASSERTIVA CORRETA!


ID
54349
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A expectativa que se iniciou nos EUA com a posse de
Barack Obama percorre a América Latina, enquanto os países
aguardam a definição da nova política americana para a região.
Embora Obama tenha prometido uma nova era de relacionamento,
existe, nessa região, uma consciência generalizada de que as
atenções do novo presidente americano estarão mais voltadas para
a crise econômica e as guerras no Afeganistão e no Iraque.
Problemas, no entanto, como a violência e o tráfico de drogas no
vizinho México devem requerer atenção especial de Obama,
enquanto países da região temem que um maior protecionismo à
economia americana afete seus tratados comerciais.

O Globo, 15/2/2009, p. 39 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a
abrangência do tema nele tratado, julgue os itens seguintes.

O Afeganistão tornou-se alvo da ação dos EUA desde os atentados de 2001, sob a acusação de que esse país asiático servia de abrigo para terroristas.

Alternativas
Comentários
  • Invasão do Afeganistão pelos Estados Unidos
     Por Ana Lucia Santana

    Logo depois da retirada das tropas soviéticas do território afegão, em 1989, e da derrubada do regime comunista, os diálogos entre as várias facções para formar uma junta de coalizão fracassam e, aproveitando o vácuo de poder, o Taliban – ‘estudantes’, no dialeto farsi, milícia sunita da etnia dos pashtuns, maioria no país – assume o governo. Está então instaurado o fundamentalismo islâmico no Afeganistão, em 1996. Seus integrantes mais poderosos eram meros ulema, estudantes e universitários, inclusive seu líder, Mohammed Omar. Mais de um milhão de pessoas morrem neste combate fratricida, e milhões estão exilados em países próximos. Esta guerra civil já dura mais de duas décadas. O mais irônico desta situação é estes guerrilheiros, conhecidos como mujahidin, terem sido incentivados, treinados e equipados pelos Estados Unidos, Paquistão, Arábia Saudita e China na guerra contra os soviéticos. Logo depois os norte-americanos se voltam contra seus antigos aliados.

    O país também tem sofrido com as vicissitudes econômicas, que provocaram um crescente empobrecimento da população, estimulado ainda mais por escassos suprimentos naturais e pela seca que durante cerca de dois anos atingiu esta região, disseminando a fome e a miséria. A situação piorou ainda mais depois que as tentativas de alcançar a paz e a unificação do poder – através da união entre a Frente Islâmica Unida de Salvação do Afeganistão (Fiusa), grupo composto de várias etnias e tribos da oposição, e o Taliban -, promovidas pela Arábia Saudita, falharam. Neste contexto, o governo revolucionário foi duramente acusado pelos países vizinhos de incitar rebeldes e separatistas contra o poder oficial. Os EUA, responsáveis pelo poder adquirido por esta facção, passaram a pressionar os Taliban para que expatriassem Osama Bin Laden, o saudita terrorista, líder da Al Qaeda, na verdade antigo convidado dos aliados afegãos da potência norte-americana. O Afeganistão se viu isolado no Oriente Médio, e países como o Paquistão – que também apoiou os rebeldes contra a União Soviética -, encontram-se neste momento em uma situação delicada, pois indiretamente são também responsáveis pela ascensão do Taliban. 

  • É neste contexto que, no dia 11 de setembro de 2001, os Estados Unidos sofrem um atentado que entra tragicamente para a História. As Torres Gêmeas do World Trade Center, em Nova Iorque, são atingidas por dois aviões e totalmente destruídas. Uma terceira nave colide com o Pentágono, em Virgínia. O quarto avião caiu no Sul da Pensilvânia, após um conflito entre alguns passageiros e os terroristas, e tinha provavelmente como alvo a Casa Branca. Esta foi a maior ação dos inimigos contra os norte-americanos em seu próprio território. Os adversários seqüestraram quatro aviões, dois da American Airlines e os outros da United Airlines, as maiores empresas aéreas da América, e os utilizaram como armas contra os Estados Unidos. Aproximadamente três mil pessoas morreram neste ataque, o que gerou entre os americanos um terrível trauma, aliado a uma raiva ainda maior. Osama Bin Laden e seu grupo terrorista assumiram as responsabilidades pelo atentado. E então o Afeganistão, acusado de apoiar o saudita, tornou-se o alvo número um das tropas norte-americanas. Assim tem início a chamada Guerra ao Terror, instaurada pelo Presidente George Bush.

    O Congresso implanta várias leis para proteger o país e aprova a decisão do Presidente de invadir o Afeganistão, como uma represália ao atentado cometido em território americano. Assim, no dia 07 de outubro de 2001, tropas norte-americanas, apoiadas pela Aliança do Norte, revoltosos afegãos que apoiaram os EUA contra os terroristas da Al Qaeda e os Taliban, invadiram este país, aliadas também a forças internacionais do Reino Unido, do Canadá e da Austrália. A investida contra o governo foi vitoriosa, pois lograram expulsar os Taliban do poder. Mas lutas incessantes prosseguem entre a coalizão que substituiu o antigo governo e facções rivais. Durante os combates, os norte-americanos conseguiram atingir alvos estratégicos, obtendo êxito ao prender supostos terroristas no Afeganistão, que foram presos na base militar de Guantánamo, em Cuba. Bush não lhes concedeu os direitos de prisioneiros de guerra, pois ele os considerou soldados ilegítimos. Conseqüentemente, estes rebeldes não tiveram direitos básicos resguardados, e fala-se hoje de abusos e torturas inomináveis que teriam ocorrido neste local.

    O Presidente George W. Bush, que em junho de 2003, segundo a BBC, alegou seguir os desígnios divinos ao invadir o Afeganistão e, logo depois, o Iraque, caracterizando assim um certo fundamentalismo cristão, não teve poderes extraordinários para devolver ao Afeganistão a paz tão desejada, perdida desde a invasão da União Soviética. Grupos dissidentes continuam a combater entre si e, nas províncias, os Taliban continuam a subjugar e a causar terror na população local. Por outro lado, os norte-americanos se consideram vitoriosos, mais do que no Iraque, pois no Afeganistão julgam ter desestruturado boa parte da organização terrorista Al Qaeda. 

  • A questão está certa. Os atentados de 2001 às torres gêmeas em Nova York foram o ponto de partida para a Guerra ao Terror, declarada pelo ex-presidente Americano George W Bush. A ideia era combater o terrorismo e, para isso, seria necessário atacar locais onde organizações terroristas estavam estruturadas. O Afeganistão era comandado pelos Talibãs, grupo de tradições islâmicas fundamentalistas e considerado terrorista pelos Estados Unidos e União Europeia. A radicalização do governo afegão por meio dos Talibãs permitiu que organizações terroristas tivessem apoio e se fortalecessem no país. Esse foi o caso da Al-Qaeda, grupo terrorista responsável pelos atentados de setembro de 2001 e que tinha uma base importante no Afeganistão. Dessa forma, o país foi um dos primeiros alvos da Guerra ao Terror declarada por Bush. Ainda em 2001, o país foi invadido pelos Estados Unidos, com contribuição de alguns outros países, como o Reino Unido, iniciando uma Guerra que ainda não teve fim, embora o regime talibã tenha sido deposto logo no início da ocupação. 






  • ASSERTIVA CORRETA!


ID
54352
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A expectativa que se iniciou nos EUA com a posse de
Barack Obama percorre a América Latina, enquanto os países
aguardam a definição da nova política americana para a região.
Embora Obama tenha prometido uma nova era de relacionamento,
existe, nessa região, uma consciência generalizada de que as
atenções do novo presidente americano estarão mais voltadas para
a crise econômica e as guerras no Afeganistão e no Iraque.
Problemas, no entanto, como a violência e o tráfico de drogas no
vizinho México devem requerer atenção especial de Obama,
enquanto países da região temem que um maior protecionismo à
economia americana afete seus tratados comerciais.

O Globo, 15/2/2009, p. 39 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a
abrangência do tema nele tratado, julgue os itens seguintes.

A eleição de Barack Obama suscitou grandes expectativas nos EUA e no mundo inteiro principalmente pelo fato de ele ser de grupo de oposição ao governo que se encerrava, o de George W. Bush.

Alternativas
Comentários
  • BARACK OBAMA - DEMOCRATAGEORGE W. BUSH - REPUBLICANO
  • Barack Obama foi eleito o 44º presidente dos Estados Unidos. Aos 47 anos, ele torna-se o primeiro negro a governar o país, ao derrotar o rival republicano John McCain.

    Depois de oito anos do governo republicano de George W. Bush, os norte-americanos aceitaram a proposta repetida pelo novo eleito. Bradando lemas como "Precisamos de mudança", Obama substituirá um líder que chegou a ser aclamado pelo pulso firme na guerra antiterrorismo, mas que deixou o posto desgastado por duas guerras, além da recente crise financeira (veja mais sobre o governo Bush aqui).

    Ainda com a apuração dos votos em andamento, o senador John McCain, 72, com base nos dados das projeções, admitiu a derrota em um discurso em Phoenix (Arizona), por volta das 2h15 (horário de Brasília), em que agradeceu seus eleitores e informou ter telefonado para parabenizar Obama. Ao mesmo tempo em que ele discursava, uma multidão se aglomerava à espera do discurso da vitória de Obama no Grant Park, em Chicago.

    Obama bateu McCain em Estados-chave, como Ohio, Pensilvânia, New Hampshire, Iowa e Novo México. Ele irá para a Casa Branca com o Partido Democrata no controle da Câmara e do Senado. (UOL) 

  • ASSERTIVA CORRETA!

  •  Barack Obama foi eleito pelo partido democrata depois de dois mandatos de George W Bush, que era do partido republicano. Os mandatos de Bush foram marcados por guerras bastante controversas, no Iraque e no Afeganistão, que se tornaram impopulares por diversos motivos, desde a grande mobilização de recursos humanos para lutarem as guerras até o vazamento de práticas sistematizadas de tortura pelos militares americanos, com o aval da presidência. Além de toda a repercussão negativa da guerra, o último ano do mandato de Bush coincidiu com a eclosão de uma das crises econômicas mais graves da história, que começou no setor imobiliário dos Estados Unidos, mas logo se alastrou para o mundo inteiro, surtindo efeitos até os dias atuais. Com todos esses problemas, Obama conseguiu se eleger, mostrando-se como uma alternativa a tudo de ruim que havia ocorrido nos oito anos anteriores. A expectativa e as promessa eram significativas. Quatro anos mais tarde, Obama se reelegeu, mas muitas de suas promessas ainda não foram cumpridas, como o fechamento da prisão em Guantánamo, em Cuba.  


    A alternativa correta é : CERTO.


ID
55966
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Estaríamos entrando na era dos autocratas? É certamente
tentador pensar assim depois de ver a recente surra dada pela
Rússia na Geórgia. Essa invasão marca com clareza uma nova
fase na política mundial, mas seria um erro pensar que o futuro
pertence à mão pesada do russo Vladimir Putin e aos seus colegas
déspotas.
Estou pessoalmente interessado em discernir o formato
do novo momento internacional, porque em 1989 escrevi um
ensaio intitulado O Fim da História? Nele, eu argumentava que
as idéias liberais haviam triunfado de maneira conclusiva com o
fim da Guerra Fria. Mas, hoje, o predomínio dos Estados Unidos
da América sobre o sistema mundial está fraquejando; Rússia
e China se oferecem como modelos, exibindo uma combinação
de autoritarismo e modernização que claramente desafia a
democracia liberal. Eles parecem ter grande número de
imitadores.

Francis Fukuyama. Democracia resiste a novo autoritarismo.
In: O Estado de S.Paulo, 31/8/2008, p. A24 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando
aspectos marcantes da realidade mundial contemporânea, julgue
os itens que se seguem.

A recente intervenção militar russa mencionada no texto foi justificada por Moscou como de apoio à separatista Ossétia do Sul, alvo de ataque por parte do poder central da Geórgia.

Alternativas
Comentários
  • A Guerra na Ossétia do Sul em 2008 foi um conflito armado entre a Geórgia e a Ossétia do Sul (esta apoiada pela Rússia), ocorrido em Agosto de 2008, quando forças da Geórgia invadiram a Ossétia do Sul. Como retaliação, as forças russas invadiram o território georgiano. Houve mais de mil mortos.

    Entenda:

    A Ossétia do Sul é uma região separatista da Geórgia que quer ser russa e que, assim como a Abkázia, se proclamou independente com o fim da União Soviética, no início dos anos 90.

    Legalmente ela é parte da Geórgia, pois sua auto-proclamada independência não foi reconhecida por nenhum outro país, inclusive pela Rússia.

    Mesmo assim, seu povo e seus líderes separatistas não querem ser parte do Estado georgiano em nenhuma hipótese. Eles querem reconhecimento internacional como um Estado independente ou unir-se aos integrantes de sua etnia que vivem do outro lado da fronteira, na região russa da Ossétia do Norte.


ID
55987
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Estaríamos entrando na era dos autocratas? É certamente
tentador pensar assim depois de ver a recente surra dada pela
Rússia na Geórgia. Essa invasão marca com clareza uma nova
fase na política mundial, mas seria um erro pensar que o futuro
pertence à mão pesada do russo Vladimir Putin e aos seus colegas
déspotas.
Estou pessoalmente interessado em discernir o formato
do novo momento internacional, porque em 1989 escrevi um
ensaio intitulado O Fim da História? Nele, eu argumentava que
as idéias liberais haviam triunfado de maneira conclusiva com o
fim da Guerra Fria. Mas, hoje, o predomínio dos Estados Unidos
da América sobre o sistema mundial está fraquejando; Rússia
e China se oferecem como modelos, exibindo uma combinação
de autoritarismo e modernização que claramente desafia a
democracia liberal. Eles parecem ter grande número de
imitadores.

Francis Fukuyama. Democracia resiste a novo autoritarismo.
In: O Estado de S.Paulo, 31/8/2008, p. A24 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando
aspectos marcantes da realidade mundial contemporânea, julgue
os itens que se seguem.

Ao mencionar o grande número de imitadores do modelo político autocrático, o texto se refere ao atual cenário sulamericano, caracterizado por governos fortes, alçados ao poder pela força das armas, ainda que com respaldo popular.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    A quase totalidade dos governos sulamericanos da atualidade é democrática, regida por eleições diretas.

ID
55993
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Estaríamos entrando na era dos autocratas? É certamente
tentador pensar assim depois de ver a recente surra dada pela
Rússia na Geórgia. Essa invasão marca com clareza uma nova
fase na política mundial, mas seria um erro pensar que o futuro
pertence à mão pesada do russo Vladimir Putin e aos seus colegas
déspotas.
Estou pessoalmente interessado em discernir o formato
do novo momento internacional, porque em 1989 escrevi um
ensaio intitulado O Fim da História? Nele, eu argumentava que
as idéias liberais haviam triunfado de maneira conclusiva com o
fim da Guerra Fria. Mas, hoje, o predomínio dos Estados Unidos
da América sobre o sistema mundial está fraquejando; Rússia
e China se oferecem como modelos, exibindo uma combinação
de autoritarismo e modernização que claramente desafia a
democracia liberal. Eles parecem ter grande número de
imitadores.

Francis Fukuyama. Democracia resiste a novo autoritarismo.
In: O Estado de S.Paulo, 31/8/2008, p. A24 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando
aspectos marcantes da realidade mundial contemporânea, julgue
os itens que se seguem.

Na Colômbia de hoje, a luta contra insurgentes, como as FARC, faz-se dentro dos marcos clássicos da democracia representativa, com eleições periódicas e funcionamento regular das instituições.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    A questão é uma pegadinha, basta ler com calma que veremos que o examinador não falou nada errado ao afirmar que a Colômbia luta contra os rebeldes da FARC e é um país democrático, com eleições periódicas, uma constituição rígida e com funcionamento de entidades estatais e órgãos públicos. Correto.
  • Não concordo ! A Luta contra as Farc é um problema internacional. Basta lembrar do resgate de Ingrid Betancourt :(

    Departamento de Estado dos Estados Unidos da América inclui as FARC-EP em sua Lista de Organizações Terroristas Estrangeiras, bem como a União Europeia. Ao todo, 31 países as classificam como grupo terrorista (ColômbiaPeru,4 Estados Unidos,4 Canadá33 e a União Europeia34 ). Os governos de outros países latino-americanos como Equador,8 Bolívia[carece de fontes]Brasil,9 Argentina10 , Uruguay eChile10 não lhes aplicam esta classificação. O governo da Venezuela solicitou que lhes outorgue o status de força beligerante e não lhes considerem um grupo terrorista.35

ID
88240
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BACEN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em 2009, a situação política de Honduras caracterizou-se por forte instabilidade, desencadeada, em junho, pela deposição do presidente Manuel Zelaya e posterior eleição de outro presidente, Porfírio Lobo. Para o Brasil, trata-se de assunto internacional de especial interesse, haja vista a acolhida do presidente deposto na embaixada brasileira em Tegucigalpa.
A instabilidade política do país agravou-se, no início de dezembro de 2009, em decorrência da decisão do Congresso hondurenho de

Alternativas
Comentários
  • O Congresso hondurenho rejeitou a restituição do presidente deposto Manuel Zelaya. 67 dos 128 deputados haviam votado contra e apenas nove apoiavam a restituição, formando assim a maioria simples que garante a ratificação da decisão tomada pelo Congresso em junho.fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1401316-5602,00.html

ID
88951
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PRF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Os três religiosos paraenses ameaçados de morte, segundo denúncia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) à Anistia Internacional, estão na linha de frente da luta pelos direitos humanos. Um deles, o bispo de Xingu, se destaca na luta pelos direitos indígenas e contra os grileiros que agem no sudeste do Pará, principalmente em Altamira. As ameaças ao bispo de Abaetetuba vieram após o religioso ter denunciado o caso da menina de 16 anos mantida em um cárcere masculino. Outro religioso ameaçado é um frei, advogado da Comissão Pastoral da Terra em Xinguara, no sul do Pará, há décadas engajado na luta dos trabalhadores rurais sem terra por reforma agrária

O Globo, 12/4/2008, p. 12 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a abrangência do tema por ele tratado, julgue os itens seguintes.

I A questão da terra sempre foi tema explosivo no Brasil e ganhou maior intensidade a partir de meados do século passado, quando o tema da reforma agrária entrou na agenda política do país.

II Deduz-se do texto que os três religiosos ora ameaçados defendem uma solução conciliatória, de modo que posseiros e grileiros possam ser atendidos e respeitados em seus direitos.

III O incidente de Abaetetuba ganhou visibilidade ao ser amplamente noticiado, e o fato de uma adolescente ter sido encarcerada junto a homens, que a violentaram no cárcere, gerou repulsa em amplos setores da sociedade.

IV A inexistência de assentamentos rurais na região amazônica funciona como estopim que incendeia o cenário de tensão existente em várias localidades, entre as quais estão o sul e o sudeste do Pará.

V Há consenso entre os especialistas de que o enfrentamento adequado do problema fundiário na região Norte e no país exige a criação de órgão específico da administração federal para tratar da reforma agrária.

A quantidade de itens certos é igual a

Alternativas
Comentários
  • Caso alguém saiba a solução desta questão, gentileza comentar. Na minha concepção os intens I, III e IV estão corretos.
  • II - em momento algum o texto cita que os religiosos atuam para conciliar interesse entre grileiros e índios. Lembrar que grilagem é uma atividade ilegal...IV - claro que há assentamentos rurais na Amazônia. Lá, como em todas regiões do Brasil, ocorrem desapropriações...V - Já existe o INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) pra isso
  • O item IV está errado, pois existem assentamentos rurais na Amazônia. Em meados do século passado, houve um intenso processo migratório, principalmente de nordestinos, expulsos de suas terras (Revolução Verde) para colonizar as terras da Amazônia. A propaganda veiculada na mídia era de que os migrantes encontrariam terras fertéis para plantar. Contudo, isso não era verdde. Milhares de famílias que se deslocaram para a zona rural da região amazônica, por meio da colonização oficial e particular, não conseguiram ter níveis favoráveis de produção. Com isso, tiveram que migrar para a zona urbana, gerando um crescimento populacional completamente desordena.

  • I IDeduz-se do texto que os três religiosos ora ameaçados defendem uma solução conciliatória, de modo que posseiros e grileiros possam ser atendidos e respeitados em seus direitos. ERRADA

    Os três religiosos paraenses ameaçados de morte, segundo denúncia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) à Anistia Internacional, estão na linha de frente da luta pelos direitos humanos. Um deles, o bispo de Xingu, se destaca na luta pelos direitos indígenas e contra os grileiros que agem no sudeste do Pará, principalmente em Altamira... " Portanto, não há conciliação, visto que é CONTRA os grileiros;

    V Há consenso entre os especialistas de que o enfrentamento adequado do problema fundiário na região Norte e no país exige a criação de órgão específico da administração federal para tratar da reforma agrária

    Ao meu ver, tema não abordado no texto...à medida que a questão pede..." Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a abrangência do tema por ele tratado..." por isso, ERRADO;

    IV A inexistência de assentamentos rurais na região amazônica funciona como estopim que incendeia o cenário de tensão existente em várias localidades, entre as quais estão o sul e o sudeste do Pará. 

    Existem assentamentos rurais na Amazonia... ERRADO;

     

    PS: alguém me corrija se estiver errada!

    Bons estudos..

     


     

  • I e III são as corretas na minha opinião.

     

    I A questão da terra sempre foi tema explosivo no Brasil e ganhou maior intensidade a partir de meados do século passado, quando o tema da reforma agrária entrou na agenda política do país. 

    II Deduz-se do texto que os três religiosos ora ameaçados defendem uma solução conciliatória, de modo que posseiros e grileiros possam ser atendidos e respeitados em seus direitos. 

    III O incidente de Abaetetuba ganhou visibilidade ao ser amplamente noticiado, e o fato de uma adolescente ter sido encarcerada junto a homens, que a violentaram no cárcere, gerou repulsa em amplos setores da sociedade. 

    IV A inexistência de assentamentos rurais na região amazônica funciona como estopim que incendeia o cenário de tensão existente em várias localidades, entre as quais estão o sul e o sudeste do Pará. 

    V Há consenso entre os especialistas de que o enfrentamento adequado do problema fundiário na região Norte e no país exige a criação de órgão específico da administração federal para tratar da reforma agrária. 

     

     

  • I A questão da terra sempre foi tema explosivo no Brasil e ganhou maior intensidade a partir de meados do século passado, quando o tema da reforma agrária entrou na agenda política do país.verdade

    II Deduz-se do texto que os três religiosos ora ameaçados defendem uma solução conciliatória, de modo que posseiros e grileiros possam ser atendidos e respeitados em seus direitos. Falsa eles combate na linha de frente na luta pelos direitos humanos posseiros e grileiros com forte apoio internacional

    III O incidente de Abaetetuba ganhou visibilidade ao ser amplamente noticiado, e o fato de uma adolescente ter sido encarcerada junto a homens, que a violentaram no cárcere, gerou repulsa em amplos setores da sociedade. Verdade

    IV A inexistência de assentamentos rurais na região amazônica funciona como estopim que incendeia o cenário de tensão existente em várias localidades, entre as quais estão o sul e o sudeste do Pará. Errado

    V Há consenso entre os especialistas de que o enfrentamento adequado do problema fundiário na região Norte e no país exige a criação de órgão específico da administração federal para tratar da reforma agrária. Errado já tem órgão específico Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária

  • SOMENTE I E III ESTÃO CORRETOS

  • Gabarito: B

    I A questão da terra sempre foi tema explosivo no Brasil e ganhou maior intensidade a partir de meados do século passado, quando o tema da reforma agrária entrou na agenda política do país.

    Verdadeira. Os conflitos relacionados a posse da terra são seculares no Brasil. Tornaram-se mais

    explosivos a partir da década de 50 com o surgimento de movimentos de trabalhadores camponeses,

    e mais ainda com a expansão da fronteira agrícola.

    II Deduz-se do texto que os três religiosos ora ameaçados defendem uma solução conciliatória, de modo que posseiros e grileiros possam ser atendidos e respeitados em seus direitos.

    Falsa. Os missionários lutam pelo desenvolvimento sustentável, criação de cooperativas populares

    e combatem os grileiros. Uma leitura atenta do texto permitiria facilmente a resolução desta

    proposição.

    III O incidente de Abaetetuba ganhou visibilidade ao ser amplamente noticiado, e o fato de uma adolescente ter sido encarcerada junto a homens, que a violentaram no cárcere, gerou repulsa em amplos setores da sociedade.

    Verdadeira. O caso de cárcere privado e estupro coletivo foi noticiado pela mídia, ganhou

    projeção e causou repulsa diante do crime hediondo. Muitos casos de violência contra a mulher

    ocorrem, mas poucos são tão noticiados.

    IV A inexistência de assentamentos rurais na região amazônica funciona como estopim que incendeia o cenário de tensão existente em várias localidades, entre as quais estão o sul e o sudeste do Pará.

    Falsa. A principal causa dos conflitos é a expansão da fronteira agrícola que coloca fazendeiros

    de um lado, e povos amazônicos de outro (seringueiros, quilombolas, indígenas e assentados pela

    reforma agrária, muitos deles oriundos do MST).

    V Há consenso entre os especialistas de que o enfrentamento adequado do problema fundiário na região Norte e no país exige a criação de órgão específico da administração federal para tratar da reforma agrária.

    Falsa. Já existe o INCRA (instituto nacional de colonização e reforma agrária).

    Bons estudos!

    ==============

    Materiais Gratuitos: portalp7.com/materiais

    Mapas Mentais: portalp7.com/mapas

    Organize-se: portalp7.com/planilha

    Bizu: portalp7.com/bizu


ID
90946
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A política externa dos EUA sofreu modificações profundas - e que
permanecem até hoje - a partir dos atentados terroristas às torres
do World Trade Center, em 11/9/2001. A respeito desse assunto,
julgue os itens subsequentes.

O fechamento da prisão de Guantanamo, onde acusados de terrorismo aguardam julgamento por tempo indeterminado, foi uma das promessas de campanha de Barack Obama.

Alternativas
Comentários
  • Diante dos pedidos para pôr fim ao pesadelo de Guantánamo, símbolo dos excessos da luta antiterrorista de George W. Bush, Barack Obama se dedicará a esvaziar a prisão e acabar com os tribunais de exceção a partir do primeiro dia de seu mandato, como havia prometido na campanha eleitoral.O presidente eleito, que deve assinar a ordem de fechamento no dia 20 de janeiro, segundo a imprensa americana, também deve suspender o sistema judicial criado especialmente para os prisioneiros de Guantánamo.
  • O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, confirmou o fechamento da prisão de Guantánamo, em Cuba. A base militar americana localizada na ilha foi transformada em prisão de suspeitos de terrorismo pelo governo anterior, de George W. Bush. O fechamento da prisão deve ocorrer em até um ano. Obama assinou também decreto que proíbe a tortura e métodos coercivos em interrogatórios de prisioneiros feitos pelos EUA.
  • Em janeiro de 2010, Obama anunciou que manteria em Guantánamo 50 dos detentos sem julgamento e por tempo indeterminado. Com isso, adiou de vez o fechamento da prisão por um prazo indefinido. O que ele fez foi banir a prática de tortura de prisioneiros, mas decidiu manter as comissões militares encarregadas de julgar esses presos por fora do sistema judicial dos EUA.
  • O fechamento da prisão de Guantanamo, onde acusados de terrorismo aguardam julgamento por tempo indeterminado, foi uma das promessas de campanha de Barack Obama. CORRETO!
  • Guantánamo deve ser fechada imediatamente, diz resolução da OEA

    Documento da Comissão Interamericana pede também que o governo americano permita visitação à base naval e entrevistas com detidos

    Por: Virginia Toledo, Rede Brasil Atual

    Publicado em 05/08/2011, 19:03

      A Comissão Interamericana deDireitos Humanos, entidade ligada à Organização dos Estados Americanos (OEA), aprovou nesta sexta-feira (5) uma resolução que pede ao governo dos Estados Unidos que resolvam "sem demora" a situação da Base Naval de Guantánamo, em Cuba. 
    A resolução requer o fechamento das instalações, a agilização dos julgamentos dos processos ou a liberação dos detidos no local.


    A resolução reitera que os Estados Unidos não atenderam às medidas cautelares deproteção ditadas pela Comissão Interamericana, ocasionando um dano "irreparável" aos direitos fundamentais das pessoas detidaem Guantánamo.

     

    A entidade pede que o governo norte-americano assegure o acesso às identidades dos presos, que já tiveram suas transferências aprovadas, e também que todos os detidos que estiveram na mesma situação tenham acesso a uma revisão adequada dadecisões que abordem as suas transferências a um outro país por meio de um órgão "independente e imparcial", descreve a resolução.

    No entanto, "os tribunais americanos costumam deixar o tema nas mãos do Poder Executivo, no qual este direito se torna ilusório", descreve a resolução.

    O órgão defensor da aplicação dos direitos humanos no continente considera importante que os Estados Unidos permitam visitar as instalações da prisão e entrevistar, sem restrições, a qualquer pessoa que se encontre detida.

     

    Segundo a entidade, o governo americano já havia feito convite para a visitação de Guantánamo, porém não permitiu qualquer tipo de questionamento aos presos, condição que a CIDH afirma não aceitar. Além disso, a manutenção do centro de National Geographic Channel divulga um documentário intitulado Inside Guantanamo sobre a prisão estadunidense na ilha cubana. Ex-guarda de Guantânamo detalha crimes cometidos em prisão, incluindo o transporte dos detentos em jaulas, abuso sexual cometido por médicos, variados tipos de torturas, espancamentos brutais que deixavam o chão encharcado de sangue, desrespeito às práticas religiosas (fazer o detento comer carne de porco ou assistir profanações do Alcorão) e detenção de crianças.

    fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pris%C3%A3o_de_Guant%C3%A1namo


ID
90949
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A política externa dos EUA sofreu modificações profundas - e que
permanecem até hoje - a partir dos atentados terroristas às torres
do World Trade Center, em 11/9/2001. A respeito desse assunto,
julgue os itens subsequentes.

O governo instalado no Iraque conseguiu a estabilidade política depois de conceder independência aos curdos, tal qual havia sido acordado com o governo norte-americano.

Alternativas
Comentários
  • Ainda não foi concedido a independência dos Curdos.
  • e quanto a estabilidade política?
  • sem a independência, não há autonomia, nem estabilidade política..
  • O governo instalado no Iraque conseguiu a estabilidade política depois de conceder independência aos curdos, tal qual havia sido acordado com o governo norte-americano. ERRADO!
  • GABARITO: ERRADO

    Os EUA não concederam a independência do território curdo, mas sim convidaram a etnia (curda) a compor o atual governo do país como forma de retribuição ao apoio que lhes foi dado quando da invasão ao Iraque.
  • Curdos: maior etnia sem Estado do mundo. São duramente perseguidos pelo Estado Islâmico. O principal grupo separatista é o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK). 


ID
90952
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A política externa dos EUA sofreu modificações profundas - e que
permanecem até hoje - a partir dos atentados terroristas às torres
do World Trade Center, em 11/9/2001. A respeito desse assunto,
julgue os itens subsequentes.

No Afeganistão, os americanos foram bem-sucedidos na tarefa de derrubar a milícia Taleban do poder, porém, o país ainda se encontra longe de ser pacificado.

Alternativas
Comentários
  • os americanos foram sucedidos em parte, já que o país ainda não restituiu a paz.
  • Diversos filmes americanos retratando a realidade atual da ocupação americana no afeganistão podem ajudar a entender melhor essas questão.Entre irmãos e guerra ao terror são exemplos.Neles podemos ver que milícias fortemente armadas e bem organizadas ainda dão trabalho ao exército americano e ameaçam voltar ao poder.
  • Quanto contribuição Gaspar!! Esclarecedores seus comentários,pra não dizer o contrário!!  kkkkkkkkk

    Tem cada figura nesse site,tenhamos fé!!
  • GABARITO: CERTO

    Os EUA lograram êxito na derrubada da milícia Taleban, no poder há décadas no Afeganistão. Hoje, o país é governado pelo presidente Hamid Karzi, reeleito em um processo eleitoral contubardo em 2009. Infelizmente, o Afeganistão parece estar longe de um cenário de estabilidade e controle social, como demonstrado com  o aumento da tropa norte-americana no país desde a posse do presente Barack Obama.

ID
91249
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em fevereiro de 1999, Hugo Chávez iniciou o seu primeiro
mandato como presidente venezuelano. A respeito de seus
onze anos de governo, julgue os itens a seguir.

Chávez defende novas formas de cooperação internacional entre os países latino-americanos, destacando-se a criação da Aliança Bolivariana para as Américas, em oposição ao Tratado de Livre Comércio das Américas.

Alternativas
Comentários
  • A Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América – Tratado de Comércio dos Povos (do espanhol Alianza Bolivariana para los Pueblos de Nuestra América – Tratado de Comercio de los Pueblos) ou simplesmente ALBA (antiga Alternativa Bolivariana para as Américas) é uma plataforma de cooperação internacional baseada na ideia da integração social, política e econômica entre os países da América Latina e do Caribe.Fortemente influênciada por doutrinas de esquerda, e ao contrário de acordos de comércio livre como a Área de Livre Comércio das Américas (ou ALCA, uma proposta de mercado comum para as Américas que foi defendida pelos Estados Unidos durante a década de 1990), a ALBA-TCP representa uma tentativa de integração económica regional que não se baseia essencialmente na liberalização comercial, mas em uma visão de bem-estar social, troca e de mútuo auxílio econômico. Os países membros da ALBA-TCP discutem a introdução de uma nova moeda regional, o SUCRE.Em 24 de junho de 2009, o bloco foi rebatizado para Aliança Bolivariana para as Américas, em substituição ao Alternativa original.

ID
91252
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em fevereiro de 1999, Hugo Chávez iniciou o seu primeiro
mandato como presidente venezuelano. A respeito de seus
onze anos de governo, julgue os itens a seguir.

A nacionalização de empresas estrangeiras de diversos setores e o maior controle estatal da economia têm sido marcas do governo de Hugo Chávez.

Alternativas
Comentários
  • Observa-se que, em alguns pontos, Cháves está na contramão do neoliberalismo.
  • Hugo Chávez já foi desta pra uma melhor...

  • O que é a nacionalização de empresas estrangeiras?

    nacionalização ou estatização significa tornar público ou estatal, empresas privadas. As nacionalizações na América Latina mais recentes ocorreram na Venezuela, Argentina e Bolívia


ID
91255
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em fevereiro de 1999, Hugo Chávez iniciou o seu primeiro
mandato como presidente venezuelano. A respeito de seus
onze anos de governo, julgue os itens a seguir.

A política externa de Hugo Chávez é marcada pela criação de fortes laços com a Colômbia, base de seu projeto de bolivarianismo do século XXI.

Alternativas
Comentários
  • Ao contrário, esses dois países recentemente quase entraram em guerra.
  • Nas últimas semanas, Chávez elevou o tom das críticas a Bogotá e a Washington, em meio a reportagens sobre o assassinato de pelo menos uma dezena de homens no lado venezuelano da fronteira, entre eles nove colombianos. No começo de novembro, dois guardas nacionais venezuelanos foram baleados por desconhecidos em um posto de controle na fronteira. Caracas acusou que os autores das mortes dos guardas seriam paramilitares colombianos, mas não forneceu mais detalhes. A Colômbia afirmou que as acusações eram graves.Após as mortes dos dois guardas em 2 de novembro, a Venezuela ordenou o fechamento da fronteira por 36 horas.Fonte: http://www.atarde.com.br/mundo/noticia.jsf?id=1274992
  • Acrescentando...Um acordo para a utilização de sete bases militares colombianas pelos EUA foi duramente criticado por governos de esquerda na América Latina. Para o presidente venezuelano Hugo Chávez, trata-se de uma ameaça a todos os países vizinhos. A justificativa oficial para o aumento da presença militar dos EUA é o combate ao narcotráfico e à guerrilha. Teme-se, entretanto, que as bases sejam utilizadas em operações mais amplas na região.Por essa razão a questão está errada.

ID
97747
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

No dia 24 de novembro de 2009, o Correio Brasiliense informava que em breve coletiva à imprensa, o presidente Mahmud Ahmadinejad disse que os dois países procuram resolver os problemas do mundo, combater as injustiças e buscam um mundo livre de armas de destruição em massa, particularmente armas nucleares. Aproveitou para defender, diante do anfitrião, o ingresso do Brasil como membro permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Indique o trecho de matéria que tem nexo político e geográfico com a notícia acima.

Alternativas
Comentários
  • Letra E

    Essa questão é de atualidades...
    Pra quem conhece o "presidente Mahmud Ahmadinejad", sabe que a notícia tem a ver com o Irã e seu plano investimentos no setor energético nuclear, o que é visto com maus olhos pela opinião pública internacional.

ID
108823
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A sigla BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) reúne o grupo de países com elevado potencial econômico. O bloco fez a sua primeira reunião oficial em junho de 2009. A partir dessa reunião, é correto afirmar que esses países têm, como posição comum,

Alternativas
Comentários
  • Brick em inglês significa tijolo, mas a sigla BRIC é a soma das iniciais de Brasil, Rússia, Índia e China, criada para designar - segundo os economistas da Goldman Sachs - o bloco dos novos gigantes da economia, que cimentariam uma nova ordem mundial. Cada um deles superar ou vai superar os "brits", isto é, os britânicos, que há 60 anos foram o maior império ultramarino da história. A China é o mercado que mais cresce no mundo e vai enviar uma nave à Lua. Com a Índia possui 40% da população mundial e se desenvolve como líder em manufaturas e serviços. O Brasil e a Rússia são grandes exportadores de matérias-primas (o primeiro de carnes, soja, açúcar, café e laranja; o segundo de gás, trigo e minerais.)A Rússia não faz muito tempo se constituiu como o oitavo membro do G8, grupo dos países mais ricos. No entanto o Brasil tende a ultrapassar economicamente a alguns detes membros: a Itália em 2025, a França em 2031 e o Reino Unido em 2036, segundo previsões confiáveis.FONTE: http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20061102045045AA6sqS9
  • Apenas complementando a alternativa D está incorreta acerca da reformulação da ONU basicamente porque a China não concorda com a entrada do Japão no conselho de segurança da ONU nem existe uma postura conjunta dos BRICS sobre o assunto.

  • Por ser formado por países em desenvolvimento, este bloco busca uma adaptação do cenário internacional às novas forças políticas e econômicas que surgiram nas últimas décadas, ampliando a participação de novas potências em locais de decisão. Para tanto, o BRICs tem expandido suas atividades em duas principais vertentes: i) coordenação em reuniões e organismos internacionais; ii) construção de uma agenda de cooperação multissetorial entre seus membros. 

      Com relação à coordenação no âmbito internacional, o BRICS segue atuando tanto na esfera da governança econômico-financeira como na política. Na primeira, a agenda do BRICS confere prioridade à coordenação no âmbito do G-20 e na reforma do FMI. Na vertente política, o BRICS defende a reforma das Nações Unidas e de seu Conselho de Segurança, de forma a melhorar sua representatividade, em prol da democratização da governança internacional.

    Resposta: C 



ID
109027
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

No Brasil, uma experiência democrática relevante permitiu que, a partir do começo dos anos 1990, segmentos da sociedade tivessem acesso às decisões de alocação de recursos das prefeituras municipais. Houve destaque para o caso de Porto Alegre, mas também para outras administrações como Belo Horizonte (1993-2008), São Paulo (2001-2004) e Recife (2001-2008).

A experiência política e social descrita acima refere-se, especificamente, ao

Alternativas
Comentários
  • Orçamento Participativo (OP) é um mecanismo governamental de democracia participativa que permite aos cidadãos influenciar ou decidir sobre os orçamentos públicos, geralmente o orçamento de investimentos de prefeituras municipais, através de processos de participação cidadã. Esses processos costumam contar com assembléias abertas e periódicas e etapas de negociação direta com o governo. No Orçamento Participativo retira-se poder de uma elite burocrática repassando-o diretamente para a sociedade. Com isso a sociedade civil passa a ocupar espaços que antes lhe eram "furtados".[1] Muitas prefeituras adotaram a participação popular.Neste contexto, várias experiências de gestão participativa de planejamento e execução do orçamento público, foram sendo testadas, em várias cidades, como Diadema (São Paulo) ou Vila Velha (Espírito Santo). Em ambos os casos, foram constituídos órgãos com a presença de moradores para discutir o uso do orçamento municipal. Normalmente, valorizavam-se as associações de moradores como órgãos legítimos de representação dos moradores, e deste modo, tais associações eram convidadas a integrar tais órgãos consultivos em que as prefeituras tomavam conhecimento das necessidades e demandas da população.A experiência de orçamento participativo surgiu na cidade de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul, na gestão de Olívio Dutra, do Partido dos Trabalhadores (PT), em 1989, como resultado da pressão de movimentos populares por participar das decisões governamentais. Desde 1986, a UAMPA - União das Associações de Moradores de Porto Alegre, havia participado de discussões para o planejamento do orçamento municipal, ainda sob a liderança do prefeito Alceu Collares, do PDT. Entretanto, a diferença destes processos em relação ao Orçamento Participativo, que se implantou com a gestão do Partido dos Trabalhadores, é que foi criada uma metodologia por meio de qual, cada cidadão que se fizesse presente às "Plenárias Regionais" podia votar sobre quais os tipos de necessidades o governo municipal deveria atender. Esta metodologia, na sua totalização dos votos, considerava a localização do voto, atribuindo pesos maiores às regiões da cidade, em função da carência da prestação dos serviços públicos, dentre outros critérios.
  • O orçamento participativo foi uma grande ideia do PT.

    Que Deus nos abencoe sempre.
  • O orçamento participativo, funciona em pais subdesenvolvidos aqui não funciona e muito roubalheira


ID
109240
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2004
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez o discurso
inaugural da 59.ª Assembléia-Geral da Organização das Nações
Unidas (ONU), insistindo na defesa de uma nova ordem
econômica internacional. "A humanidade está perdendo a batalha
pela paz", afirmou o presidente. É preciso, disse, lutar pela
"construção da paz", com garantia de oportunidades de progresso
econômico e social. "Se fracassarmos na luta contra a pobreza e
a fome, o que mais poderá nos unir?", perguntou à platéia de
estadistas. Ele criticou a "rigidez" do Fundo Monetário
Internacional (FMI) e disse que as instituições multilaterais
precisam "ajustar o foco", resgatando seu objetivo inicial. Pregou
ainda a reforma da ONU e de seu Conselho de Segurança.

Lula diz na ONU que fracasso contra a pobreza compromete a paz.
In: O Estado de S. Paulo, 22/9/2004, "capa" (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando suas
diversas implicações, julgue os itens seguintes.

Quando o presidente Lula afirma que o mundo está perdendo a batalha pela paz, ele poderia usar, em favor de sua argumentação, a inquietante onda de terrorismo que atinge várias regiões do mundo contemporâneo.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    Ainda hoje o problema da violência é global pelos mais variados motivos - econômicos, culturais, históricos. E parece não ter fim.


ID
109243
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2004
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez o discurso
inaugural da 59.ª Assembléia-Geral da Organização das Nações
Unidas (ONU), insistindo na defesa de uma nova ordem
econômica internacional. "A humanidade está perdendo a batalha
pela paz", afirmou o presidente. É preciso, disse, lutar pela
"construção da paz", com garantia de oportunidades de progresso
econômico e social. "Se fracassarmos na luta contra a pobreza e
a fome, o que mais poderá nos unir?", perguntou à platéia de
estadistas. Ele criticou a "rigidez" do Fundo Monetário
Internacional (FMI) e disse que as instituições multilaterais
precisam "ajustar o foco", resgatando seu objetivo inicial. Pregou
ainda a reforma da ONU e de seu Conselho de Segurança.

Lula diz na ONU que fracasso contra a pobreza compromete a paz.
In: O Estado de S. Paulo, 22/9/2004, "capa" (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando suas
diversas implicações, julgue os itens seguintes.

Na ONU, cuja sede está na capital norte-americana, o presidente brasileiro dirigiu-se a um público majoritariamente formado por economistas e banqueiros, como se deduz da leitura do texto.

Alternativas
Comentários
  • Questão Errada.Pois, a ONU fica em Nova York e não em Washington.Também acho que a expressão "platéia de estadistas" usada no texto, não se refere necessariamente a banqueiros e economistas.
  • Complementando...o texto deixa claro que Lula está na inauguração da 59ª ONU, e não na sede.

    "O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez o discurso
    inaugural da 59.ª Assembléia-Geral da Organização das Nações
    Unidas (ONU), insistindo na defesa de uma nova ordem
    econômica internacional."

  • Errado

    A Organização das Nações Unidas (ONU), ou simplesmente Nações Unidas, é uma organização intergovernamental criada para promover a cooperação internacional. Uma substituição à ineficiente Liga das Nações, a organização foi estabelecida em 24 de outubro de 1945, após o término da Segunda Guerra Mundial, com a intenção de impedir outro conflito como aquele. Na altura de sua fundação, a ONU tinha 51 estados-membros; hoje são 193. A sua sede está localizada em Manhattan, Nova York, e possui extraterritorialidade. Outros escritórios situam-se em Genebra, Nairóbi e Viena. A organização é financiada com contribuições avaliadas e voluntárias dos países-membros. Seus objetivos incluem manter a segurança e a paz mundial, promover os direitos humanos, auxiliar no desenvolvimento econômico e no progresso social, proteger o meio ambiente e prover ajuda humanitária em casos de fome, desastres naturais e conflitos armados.


ID
109246
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2004
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez o discurso
inaugural da 59.ª Assembléia-Geral da Organização das Nações
Unidas (ONU), insistindo na defesa de uma nova ordem
econômica internacional. "A humanidade está perdendo a batalha
pela paz", afirmou o presidente. É preciso, disse, lutar pela
"construção da paz", com garantia de oportunidades de progresso
econômico e social. "Se fracassarmos na luta contra a pobreza e
a fome, o que mais poderá nos unir?", perguntou à platéia de
estadistas. Ele criticou a "rigidez" do Fundo Monetário
Internacional (FMI) e disse que as instituições multilaterais
precisam "ajustar o foco", resgatando seu objetivo inicial. Pregou
ainda a reforma da ONU e de seu Conselho de Segurança.

Lula diz na ONU que fracasso contra a pobreza compromete a paz.
In: O Estado de S. Paulo, 22/9/2004, "capa" (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando suas
diversas implicações, julgue os itens seguintes.

Ao lembrar ao mundo que o grande desafio é vencer a pobreza e a fome, o presidente do Brasil dá a entender que a luta contra o terrorismo internacional deve ser conduzida apenas em termos militares.

Alternativas
Comentários
  • Errado, pois embora não explicitamente contido no texto, podemos tirar a ideia de que no trecho - É preciso, disse, lutar pela "construção da paz", com garantia de oportunidades de progresso econômico e social. - temos trabalhado o entendimento que a problemática do terrorismo também se encaixa na questão político-econônica mundial.

ID
109249
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2004
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez o discurso
inaugural da 59.ª Assembléia-Geral da Organização das Nações
Unidas (ONU), insistindo na defesa de uma nova ordem
econômica internacional. "A humanidade está perdendo a batalha
pela paz", afirmou o presidente. É preciso, disse, lutar pela
"construção da paz", com garantia de oportunidades de progresso
econômico e social. "Se fracassarmos na luta contra a pobreza e
a fome, o que mais poderá nos unir?", perguntou à platéia de
estadistas. Ele criticou a "rigidez" do Fundo Monetário
Internacional (FMI) e disse que as instituições multilaterais
precisam "ajustar o foco", resgatando seu objetivo inicial. Pregou
ainda a reforma da ONU e de seu Conselho de Segurança.

Lula diz na ONU que fracasso contra a pobreza compromete a paz.
In: O Estado de S. Paulo, 22/9/2004, "capa" (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando suas
diversas implicações, julgue os itens seguintes.

O Brasil pleiteia uma vaga de membro permanente do Conselho de Segurança da ONU, o que explica o recente pedido de reformulação desse órgão feito pelo presidente Lula.

Alternativas
Comentários
  • Questão certa, como podemos depreender do trecho: Pregou ainda a reforma da ONU e de seu Conselho de Segurança.
  • Certo

    O Conselho de Segurança é o responsável por manter a paz e a segurança entre os países do mundo. Enquanto outros órgãos das Nações Unidas só podem fazer "recomendações" para os governos membros, o Conselho de Segurança tem o poder de tomar decisões vinculativas que os governos-membros acordaram em realizar, nos termos do artigo 25 da Carta. As decisões do Conselho são conhecidas como Resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

    O Conselho de Segurança é composto por 15 Estados-membros, sendo 5 membros permanentes - China, França, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos. O Brasil não faz parte dos membros permanentes.



ID
109252
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2004
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez o discurso
inaugural da 59.ª Assembléia-Geral da Organização das Nações
Unidas (ONU), insistindo na defesa de uma nova ordem
econômica internacional. "A humanidade está perdendo a batalha
pela paz", afirmou o presidente. É preciso, disse, lutar pela
"construção da paz", com garantia de oportunidades de progresso
econômico e social. "Se fracassarmos na luta contra a pobreza e
a fome, o que mais poderá nos unir?", perguntou à platéia de
estadistas. Ele criticou a "rigidez" do Fundo Monetário
Internacional (FMI) e disse que as instituições multilaterais
precisam "ajustar o foco", resgatando seu objetivo inicial. Pregou
ainda a reforma da ONU e de seu Conselho de Segurança.

Lula diz na ONU que fracasso contra a pobreza compromete a paz.
In: O Estado de S. Paulo, 22/9/2004, "capa" (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando suas
diversas implicações, julgue os itens seguintes.

A dependência que o Brasil ainda mantém em relação ao FMI deve ter sido a razão pela qual o presidente Lula se absteve de falar qualquer coisa que pudesse parecer contestação à forma de agir desse organismo multilateral.

Alternativas
Comentários
  • Questão errada.Pois além do presidente Lula criticar a referida entida, como no trecho - Ele criticou a "rigidez" do Fundo Monetário Internacional (FMI) - atualmente a economia brasileira não se encontra mais dependente do FMI, como outrora já se encontrou.
  • Atenção pessoal, vamos nos atentar às datas das provas. Na época, em 2004, me parece que o Brasil tinha laços de dívidas com o FMI. Hoje, graças a Deus, não temos mais.
  • Da condição de eterno devedor de antigamente,
    Hoje passamos a credor desse orgãozinho!!!!  (FMI nunca mais!!)
  • Só acertei porque sei que lula não fica de boca fechada kkkk

  • Lula nunca mais. ✌️

ID
117571
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2004
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em meio a tanta notícia ruim, acaba de aparecer uma que
ainda consegue ser pior, porque ameaça não apenas o presente,
mas o futuro de nosso futuro, ou seja, as crianças e os
adolescentes. Se hoje suas vidas já são o que são, a perspectiva
para os próximos anos é de aumento da violência e da
desnutrição, e de queda na qualidade da educação. No relatório
divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU), essa
talvez seja a revelação mais inquietante. O que será o amanhã em
que meninos e meninas estarão mais desnutridos, menos educados
e mais violentos?
O diagnóstico foi elaborado por 27 ONGs que
monitoram políticas públicas nessa área - entre as quais
UNESCO, UNICEF, fundações ORSA e ABRINQ - depois de
analisarem o cumprimento das 21 metas do plano Um Mundo
para Crianças, ratificadas pelo Brasil e por mais 188 países.
Quanto à educação, há pelo menos duas previsões desanimadoras:
taxa de escolarização no ensino médio 15,73% abaixo do
prometido e atendimento na primeira infância aquém do
esperado. Em relação à violência, o quadro é até previsível.
De 1992 a 2002, os homicídios de pessoas de até 17 anos de
idade aumentaram 136% - de 3 para 7,1 mortes por 100 mil
habitantes.

Zuenir Ventura. O que será o amanhã? In: O Globo, 11/8/2004, p. 7 (com adaptações).
A partir do texto acima e considerando as múltiplas implicações
do tema por ele abordado, julgue os itens subseqüentes.

Entre as ações do poder público consideradas importantes instrumentos para enfrentar situações de acentuada carência material de milhões de brasileiros, o Programa Bolsa Família apresenta enorme capilaridade e, ao contrário de programas semelhantes, tem no vigoroso controle social de suas ações - com o pleno envolvimento das comunidades e dos governos municipais e estaduais - a principal razão de seu êxito.

Alternativas
Comentários
  • não há envolvimento dos governos estaduais e municipais no programa bolsa familia.
  • Há participação dos governos estaduais e municipais sim! O erro está no "ao contrário de programas semelhantes".

    A pobreza no Brasil é resultado de um legado histórico e requer ações continuadas e  integradas em diferentes áreas para o seu enfrentamento. Nos últimos anos, o Programa Bolsa Família, em parceria com os governos estaduais, municipais, as Instâncias de Controle  Social do PBF (ICS) e a sociedade civil, tem investido na gestão coordenada de políticas para  atuar na superação da pobreza e promover a inclusão social.  

    Fonte: http://www.mds.gov.br/bolsafamilia/informes/informe-controle-social/Informe%2020.pdf
  • Considerando a Lei 10.836/2004, art 8º "A execução e gestão do Programa Bolsa Família são públicas e governamentais e dar-se-ão de forma descentralizada, por meio da conjugação de esforços entre os entes federados, observada a intersetorialidade, a participação comunitária e o controle social. § 1º A execução e a gestão descentralizadas referidas no caput serão implementadas mediante adesão voluntária dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios ao Programa Bolsa Família." A mesma Lei prevê controle dos resultados.

    Porém, o próprio site oficial do governo diz que "Os entes federados trabalham em conjunto para aperfeiçoar, ampliar e fiscalizar a execução." A meu ver, a afirmação contraria a questão quando esta enuncia "tem no vigoroso controle social de suas ações - (...) -  a principal razão de seu êxito."

    Afora isso, há várias denúncias de irregularidades. O Estadão publicou em seu site em 31/12/2013 um artigo afirmando: "Uma auditoria da Controladoria-Geral da União (CGU) mostrou que os desvios e o mau uso de recursos públicos destinados ao pagamento do Bolsa Família e a outros programas federais no interior do País são uma prática generalizada e persistente. Graças às informações contundentes recolhidas pelos auditores, desfaz-se o mito segundo o qual essas irregularidades seriam apenas pontuais.(...) Mas é no Bolsa Família que o descontrole do dinheiro público é mais evidente. Dos 60 municípios sorteados na última fiscalização, nada menos que 59 apresentaram irregularidades na administração do dinheiro destinado à transferência de renda. Tal proporção indica que se está diante de uma situação comum e recorrente - na verificação anterior, constataram-se irregularidades em 58 das 60 cidades.

    Os problemas resultam basicamente do desvio de dinheiro por parte das prefeituras, que são responsáveis pela aplicação dos recursos e que devem prestar contas ao governo federal. A auditoria mostra que esses problemas são múltiplos, relacionados principalmente à corrupção e ao grave despreparo técnico por parte dos municípios.

    Há casos escandalosos. Em Cipó, interior da Bahia, a CGU constatou que diversos servidores municipais com renda superior ao teto do Bolsa Família recebiam o benefício. Além deles, a própria filha do prefeito ganhava R$ 102 mensais do programa federal."

  • Essa questão é uma piada.


ID
117574
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2004
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em meio a tanta notícia ruim, acaba de aparecer uma que
ainda consegue ser pior, porque ameaça não apenas o presente,
mas o futuro de nosso futuro, ou seja, as crianças e os
adolescentes. Se hoje suas vidas já são o que são, a perspectiva
para os próximos anos é de aumento da violência e da
desnutrição, e de queda na qualidade da educação. No relatório
divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU), essa
talvez seja a revelação mais inquietante. O que será o amanhã em
que meninos e meninas estarão mais desnutridos, menos educados
e mais violentos?
O diagnóstico foi elaborado por 27 ONGs que
monitoram políticas públicas nessa área - entre as quais
UNESCO, UNICEF, fundações ORSA e ABRINQ - depois de
analisarem o cumprimento das 21 metas do plano Um Mundo
para Crianças, ratificadas pelo Brasil e por mais 188 países.
Quanto à educação, há pelo menos duas previsões desanimadoras:
taxa de escolarização no ensino médio 15,73% abaixo do
prometido e atendimento na primeira infância aquém do
esperado. Em relação à violência, o quadro é até previsível.
De 1992 a 2002, os homicídios de pessoas de até 17 anos de
idade aumentaram 136% - de 3 para 7,1 mortes por 100 mil
habitantes.

Zuenir Ventura. O que será o amanhã? In: O Globo, 11/8/2004, p. 7 (com adaptações).
A partir do texto acima e considerando as múltiplas implicações
do tema por ele abordado, julgue os itens subseqüentes.

A existência de um plano assinado por quase duas centenas de países, como o citado no texto, independentemente do grau de êxito ou de insucesso que possa apresentar, configura um cenário mundial relativamente novo, em que temas eminentemente sociais são alçados ao primeiro plano da agenda política internacional contemporânea.

Alternativas
Comentários
  • mantido. O item aborda um aspecto inovador das relações e da política internacional contemporâneas. Trata-se da emergência de um novo tipo de agenda, a qual, afastando-se da tradicional prevalência da “alta política” e dos assuntos meramente econômicos, introduz questões como, entre outras, a educação, a cultura, a ciência e o meio ambiente. Essa inovação é relativamente recente, particularmente visível a partir dos anos 1970. 


ID
118291
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2004
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Nos últimos 13 anos, a América Latina cumpriu grande
parte de suas tarefas econômicas. Mesmo assim, a desigualdade e
a pobreza aumentaram na região. O diagnóstico é da Comissão
Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), que propõe
para a região uma nova estratégia de desenvolvimento produtivo.
Para o secretário executivo do órgão das Nações Unidas, a maior
integração da região foi um ganho dos últimos anos. Sua aposta
para reduzir a forte desigualdade que ainda existe é a união de
crescimento econômico com proteção social. Ele propôs a
substituição do conceito de mais mercado e menos Estado por uma
visão que aponta para "mercados que funcionem bem e governos
de melhor qualidade".

América Latina cresceu sem dividir. In: Jornal
do Brasil, 25/6/2004, p. 19A (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a
amplitude do tema por ele abordado, julgue os itens subseqüentes.

Ao relatar que os países latino-americanos cumpriram "grande parte de suas tarefas econômicas" nos últimos anos, o texto permite supor a existência de algum tipo de receituário que a região deveria seguir para se modernizar e se desenvolver.

Alternativas
Comentários
  • O receituario do FMI e do BIRD


ID
118294
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2004
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Nos últimos 13 anos, a América Latina cumpriu grande
parte de suas tarefas econômicas. Mesmo assim, a desigualdade e
a pobreza aumentaram na região. O diagnóstico é da Comissão
Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), que propõe
para a região uma nova estratégia de desenvolvimento produtivo.
Para o secretário executivo do órgão das Nações Unidas, a maior
integração da região foi um ganho dos últimos anos. Sua aposta
para reduzir a forte desigualdade que ainda existe é a união de
crescimento econômico com proteção social. Ele propôs a
substituição do conceito de mais mercado e menos Estado por uma
visão que aponta para "mercados que funcionem bem e governos
de melhor qualidade".

América Latina cresceu sem dividir. In: Jornal
do Brasil, 25/6/2004, p. 19A (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a
amplitude do tema por ele abordado, julgue os itens subseqüentes.

No período aludido pelo texto, ainda que possa ter ostentado números positivos de crescimento econômico, a América Latina fracassou quanto aos índices sociais, de modo a não conseguir romper com a histórica concentração de renda, matriz da enorme desigualdade existente na região.

Alternativas
Comentários
  • Analisando a história do capitalismo, podemos identificar como um dos pontos cruciais desse sistema contraditório por natureza é a não relação entre crescimento econômico de um país com o desenvolvimento social e a redução da concentração de renda.
  • Certo

    O problema da concentração de renda é histórico e ocorre não somente no Brasil, mas também em outros países em desenvolvimento da América Latina.

ID
118297
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2004
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Nos últimos 13 anos, a América Latina cumpriu grande
parte de suas tarefas econômicas. Mesmo assim, a desigualdade e
a pobreza aumentaram na região. O diagnóstico é da Comissão
Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), que propõe
para a região uma nova estratégia de desenvolvimento produtivo.
Para o secretário executivo do órgão das Nações Unidas, a maior
integração da região foi um ganho dos últimos anos. Sua aposta
para reduzir a forte desigualdade que ainda existe é a união de
crescimento econômico com proteção social. Ele propôs a
substituição do conceito de mais mercado e menos Estado por uma
visão que aponta para "mercados que funcionem bem e governos
de melhor qualidade".

América Latina cresceu sem dividir. In: Jornal
do Brasil, 25/6/2004, p. 19A (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a
amplitude do tema por ele abordado, julgue os itens subseqüentes.

Ao propor uma nova estratégia de desenvolvimento produtivo para a região, a CEPAL implicitamente reconhece os equívocos da política econômica que, de maneira praticamente generalizada, a América Latina adotou especialmente na última década do século passado.

Alternativas
Comentários

ID
118300
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2004
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Nos últimos 13 anos, a América Latina cumpriu grande
parte de suas tarefas econômicas. Mesmo assim, a desigualdade e
a pobreza aumentaram na região. O diagnóstico é da Comissão
Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), que propõe
para a região uma nova estratégia de desenvolvimento produtivo.
Para o secretário executivo do órgão das Nações Unidas, a maior
integração da região foi um ganho dos últimos anos. Sua aposta
para reduzir a forte desigualdade que ainda existe é a união de
crescimento econômico com proteção social. Ele propôs a
substituição do conceito de mais mercado e menos Estado por uma
visão que aponta para "mercados que funcionem bem e governos
de melhor qualidade".

América Latina cresceu sem dividir. In: Jornal
do Brasil, 25/6/2004, p. 19A (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a
amplitude do tema por ele abordado, julgue os itens subseqüentes.

O Brasil foi uma exceção no cenário latino-americano retratado pelo texto. Particularmente nos dois períodos governamentais de Fernando Henrique Cardoso, o país optou por um modelo autônomo de desenvolvimento que prescindia da inserção internacional de sua economia.

Alternativas
Comentários
  • Alguns exemplos: Política de privatizações e forte desvalorização cambial da moeda para fomentar as exportações.
  • Cuidado pessoal, mais uma vez o famigerado verbo PRESCINDIR está nosso caminho, eis um verbo que cansa de cair em provas, por causar confusão em muita gente. 

    Por isso lembrem-se: prescindir é sinônimo de dispensar.

    Uma boa dica é pensar no oposto todos sabem, ou seja, algo IMPRESCINDÍVEL é algo INDISPENSÁVEL.





    A maior de todas as sabedorias consiste em buscar a Deus.

ID
118303
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2004
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Nos últimos 13 anos, a América Latina cumpriu grande
parte de suas tarefas econômicas. Mesmo assim, a desigualdade e
a pobreza aumentaram na região. O diagnóstico é da Comissão
Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), que propõe
para a região uma nova estratégia de desenvolvimento produtivo.
Para o secretário executivo do órgão das Nações Unidas, a maior
integração da região foi um ganho dos últimos anos. Sua aposta
para reduzir a forte desigualdade que ainda existe é a união de
crescimento econômico com proteção social. Ele propôs a
substituição do conceito de mais mercado e menos Estado por uma
visão que aponta para "mercados que funcionem bem e governos
de melhor qualidade".

América Latina cresceu sem dividir. In: Jornal
do Brasil, 25/6/2004, p. 19A (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a
amplitude do tema por ele abordado, julgue os itens subseqüentes.

É provável ter sido o Chile o exemplo mais notório - e dramático - de fracasso da adoção da política econômica preconizada pelo neoliberalismo: além de ter crescimento quase nulo, o país sucumbiu ante a dimensão de uma crise social sem precedentes em sua história.

Alternativas
Comentários
  • O Chile, com GENERAL PINOCHET, foi o primeiro na América Latina a adotar práticas neoliberais. Porém, ele não foi o país que mais sofreu socialmente os danos do neoliberalismo. Na América Latina, penso que o que mais sofreu foi a ARGENTINA.
  • Filipe está correto. Um dos países que mais sofreram com o neoliberalismo foi a Argentina. Esse processo se deu após o fim da ditadura, em 1976. A desvalorização do peso, a intervenção do FMI, entre outros desastres ainda pesam muito no governo argentino atual. O ocorrido é bem recente, século passado.

ID
118306
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2004
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Nos últimos 13 anos, a América Latina cumpriu grande
parte de suas tarefas econômicas. Mesmo assim, a desigualdade e
a pobreza aumentaram na região. O diagnóstico é da Comissão
Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), que propõe
para a região uma nova estratégia de desenvolvimento produtivo.
Para o secretário executivo do órgão das Nações Unidas, a maior
integração da região foi um ganho dos últimos anos. Sua aposta
para reduzir a forte desigualdade que ainda existe é a união de
crescimento econômico com proteção social. Ele propôs a
substituição do conceito de mais mercado e menos Estado por uma
visão que aponta para "mercados que funcionem bem e governos
de melhor qualidade".

América Latina cresceu sem dividir. In: Jornal
do Brasil, 25/6/2004, p. 19A (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a
amplitude do tema por ele abordado, julgue os itens subseqüentes.

A expressão "mais mercado e menos Estado", citada no texto, traduz à perfeição o espírito que norteou a trajetória econômica do mundo pós-Segunda Guerra e caiu em desuso ao final do século XX, fustigada pelo ideário nascido do chamado Consenso de Washington.

Alternativas
Comentários
  • Algumas propostas do Consenso de Washington:

    - definir políticas públicas para desenvolvimento da América Latina

    - Criar reformas neoliberais, políticas e econômicas

    - Diminuir Gastos Públicos

    - Privatização das Empresas Estatais

    - Afrouxamento (Desregulamentação) das leis trabalhistas

    - Abertura Comercial

    - Disciplina Fiscal

    - Cãmbio e juros de mercado


    Do exposto, percebe-se que  no C.W. há maior preocupação em ampliar a participação do Mercado nos governos. Na globalização atual, este fenõmeno não caiu em desuso.
  • O erro da questão está em "caiu em desuso ao final do século XX". Sabemos que ainda há muitos paises que utilizam de práticas neoliberais. Sobre o Consenso de Washington, vale lembrar que foi um plano de medidas propostas pelo FMI e Banco Mundial para resolver os ditos "problemas latino-americanos" de economia. Para esses estudiosos neoliberais que elaboraram o plano, a América Latina era um bloco homogêneo, com economias e problemas idênticos. Assim, se esses países seguissem esse plano, os problemas seriam resolvidos.

ID
118309
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2004
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Nos últimos 13 anos, a América Latina cumpriu grande
parte de suas tarefas econômicas. Mesmo assim, a desigualdade e
a pobreza aumentaram na região. O diagnóstico é da Comissão
Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), que propõe
para a região uma nova estratégia de desenvolvimento produtivo.
Para o secretário executivo do órgão das Nações Unidas, a maior
integração da região foi um ganho dos últimos anos. Sua aposta
para reduzir a forte desigualdade que ainda existe é a união de
crescimento econômico com proteção social. Ele propôs a
substituição do conceito de mais mercado e menos Estado por uma
visão que aponta para "mercados que funcionem bem e governos
de melhor qualidade".

América Latina cresceu sem dividir. In: Jornal
do Brasil, 25/6/2004, p. 19A (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a
amplitude do tema por ele abordado, julgue os itens subseqüentes.

O esforço integracionista verificado na América Latina contemporânea, que o texto reconhece, tem no Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) - constituído por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai - um de seus mais expressivos símbolos, apesar das indiscutíveis dificuldades para a sua efetiva consolidação.

Alternativas
Comentários
  • O Mercado Comum do Sul realmente é um ponto forte para o esforço integracionista da América Latina, porém devido a discrepâncias, como o exemplo de econonomias maduras no bloco (Brasil e Argentina) e economias economicamente mais fracas e vulneráveis (Paraguai), dificultam a consolidação do bloco.  

  • No seu processo de integração regional, o Mercosul tem ainda diversos obstáculos a serem superados como, por exemplo, as ações protecionistas de alguns países ou a bitributação dos produtos. Entretanto, ele deve ser compreendido como um projeto de integração a longo prazo, com foco não apenas comercial, mas de integração inclusiva e multifuncional. O comércio intramercosul, as negociações entre blocos e outras diversas ações coordenadas pelo Mercosul, como o FOCEM, por exemplo, um fundo de convergência estrutural, que ajuda na integração física dos países mercosulinos, demonstram o esforço dos países do bloco em se tornarem mais competitivos no espaço econômico internacional, por meio do desenvolvimento econômico regional.
    A resposta está correta. 


  • O esforço integracionista verificado na América Latina contemporânea, que o texto reconhece, tem no Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) - constituído por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai - um de seus mais expressivos símbolos, apesar das indiscutíveis dificuldades para a sua efetiva consolidação.

    Gab. Certo


ID
118312
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2004
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Mais de 340 pessoas - entre elas 155 crianças -
morreram no desfecho trágico da tomada de reféns na escola de
Beslan. Funcionários dos hospitais da região indicam que pelo
menos 531 pessoas foram hospitalizadas, das quais 336 eram
crianças. O presidente russo Vladimir Putin culpou o terror
internacional pelo ataque, após visitar o local do massacre e
ordenar o fechamento das fronteiras da região da Ossétia do
Norte, para evitar a fuga de um número indefinido de terroristas
que escapou. Para especialistas ocidentais, a operação das
forças de segurança russas foi um fiasco total.

Mortos no massacre passam de 340. In:
O Estado de S. Paulo, 5/9/2004, capa (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando
algumas características marcantes do mundo contemporâneo,
julgue os itens que se seguem.

A hipotética presença de terroristas árabes - anunciada pelo governo russo - no episódio focalizado no texto indica que, pela primeira vez depois do 11 de setembro de 2001, esses terroristas resolveram atacar no Ocidente, escolhendo um alvo estratégico e de grande visibilidade internacional.

Alternativas
Comentários
  • Não atacaram o Ocidente

  • Beslan fica na Ossétia do Norte – Alania, Russia na Ásia (oriente e não no ocidente).


ID
118318
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2004
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Mais de 340 pessoas - entre elas 155 crianças -
morreram no desfecho trágico da tomada de reféns na escola de
Beslan. Funcionários dos hospitais da região indicam que pelo
menos 531 pessoas foram hospitalizadas, das quais 336 eram
crianças. O presidente russo Vladimir Putin culpou o terror
internacional pelo ataque, após visitar o local do massacre e
ordenar o fechamento das fronteiras da região da Ossétia do
Norte, para evitar a fuga de um número indefinido de terroristas
que escapou. Para especialistas ocidentais, a operação das
forças de segurança russas foi um fiasco total.

Mortos no massacre passam de 340. In:
O Estado de S. Paulo, 5/9/2004, capa (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando
algumas características marcantes do mundo contemporâneo,
julgue os itens que se seguem.

Um dos graves problemas com que se depara a Rússia dos dias de hoje é a dificuldade de manter intacta uma federação de acentuada diversidade entre seus integrantes, alguns dos quais lutam por autonomia.

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO CORRETA

    As lutas separatistas que ocorreram na Federação Russa são oriundas de grandes diversidades religiosas (Cristianismo Ortodoxo, Islamismo), linguísticas (russo, dialetos diversos) e étnicas (eslavos caucasóides, mongolóides asiáticos). Essas diferenças acentuaram-se após a queda do socialismo real, em 1989, quando se acirraram os conflitos nacionalistas.

ID
118321
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2004
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Mais de 340 pessoas - entre elas 155 crianças -
morreram no desfecho trágico da tomada de reféns na escola de
Beslan. Funcionários dos hospitais da região indicam que pelo
menos 531 pessoas foram hospitalizadas, das quais 336 eram
crianças. O presidente russo Vladimir Putin culpou o terror
internacional pelo ataque, após visitar o local do massacre e
ordenar o fechamento das fronteiras da região da Ossétia do
Norte, para evitar a fuga de um número indefinido de terroristas
que escapou. Para especialistas ocidentais, a operação das
forças de segurança russas foi um fiasco total.

Mortos no massacre passam de 340. In:
O Estado de S. Paulo, 5/9/2004, capa (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando
algumas características marcantes do mundo contemporâneo,
julgue os itens que se seguem.

A maior fragilidade da atual Rússia, claramente percebida por terroristas e pelos que lutam por autonomia em relação a Moscou, é a perda de seu arsenal bélico, sobretudo nuclear, resultante da desintegração da URSS.

Alternativas
Comentários
  • A Rússia até hoje é uma potência nuclear!
  • QUESTÃO ERRADA

    A Rússia ainda possui  o SEGUNDO maior poder bélico do mundo, com diversos artefatos de ataques sofisticados e mísseis nucleares de diversos alcances e tipos (terra-terra; terra-ar).

  • A Rússia possui forte capacidade bélica.

  • 2022: Rússia invade a Ucrânia e toma Chernobyl


ID
118324
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2004
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Mais de 340 pessoas - entre elas 155 crianças -
morreram no desfecho trágico da tomada de reféns na escola de
Beslan. Funcionários dos hospitais da região indicam que pelo
menos 531 pessoas foram hospitalizadas, das quais 336 eram
crianças. O presidente russo Vladimir Putin culpou o terror
internacional pelo ataque, após visitar o local do massacre e
ordenar o fechamento das fronteiras da região da Ossétia do
Norte, para evitar a fuga de um número indefinido de terroristas
que escapou. Para especialistas ocidentais, a operação das
forças de segurança russas foi um fiasco total.

Mortos no massacre passam de 340. In:
O Estado de S. Paulo, 5/9/2004, capa (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando
algumas características marcantes do mundo contemporâneo,
julgue os itens que se seguem.

A ação do terrorismo internacional, na atualidade, assusta a opinião pública mundial, eleva consideravelmente os gastos governamentais com segurança e dissemina o temor ante a expectativa de ataques a qualquer tempo e lugar.

Alternativas
Comentários
  • Questão que caberia recurso!

    Mesmo no ano de 2004, data próxima do atentado das torres gemeas, não se poderia considerar que havia temor e expectativas de ataques a qualquer tempo e lugar. Por exemplo. Não havia temores de ataques a oceania ou antártica, etc.

ID
120877
Banca
FCC
Órgão
Casa Civil-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Entre os dias 25 e 27 de outubro de 2009, incidentes no Iraque e no Afeganistão contribuíram para piorar a situação dos Estados Unidos com tropas nos dois países. No caso mais grave, um duplo atentado terrorista matou 155 pessoas, incluindo 24 crianças e deixou centenas de feridos na explosão de carros-bomba em Bagdá. Nos dias seguintes, 22 americanos morreram.

Sobre a situação descrita pode-se afirmar que

Alternativas
Comentários
  • b) essas mortes no Iraque e no Afeganistão conturbaram os processos eleitorais em curso nos dois países; as eleições são consideradas peças-chave para estabilizar os territórios e permitir a retirada das tropas.

  • a)  Não podemos dizer que a rede Al Qaeda tenha sido desmantelada; ao contrário, alguns atentados tem sido a ela atribuídos. Em 25 de dezembro de 2009, por exemplo, um nigeriano ligado à Al Qaeda foi preso durante um voo entre Amsterdã e Detroit, carregando explosivos junto ao corpo.

    b)  Os incidentes ocorridos no Iraque (25/10/2009) e Afeganistão (27/10/2009) abalaram os pleitos eleitorais que ocorreram nesses países. As eleições podem sim ser consideradas como pontos-chave para a estabilização política desses Estados. De qualquer forma, em março de 2010 ocorreram eleições no Iraque (que não transcorreram em clima de tranquilidade!) e em novembro de 2009 ocorreram eleições no Afeganistão.

    c)   Os objetivos dos atentados foram macular o processo eleitoral a ocorrer nesses dois países.

    d)  Há previsão de que os EUA irão iniciar sua retirada do Afeganistão até julho de 2011; em relação ao Iraque, a retirada das tropas de combate estava prevista para 31 de agosto de 2010. No entanto, ainda permanecem tropas de combate naquele país (em número bem mais reduzido!)

    e) A guerra no Iraque teve início em 2003 (ou seja, há aproximadamente 9 anos); no Afeganistão em 2001 (ou seja, há aproximadamente 9 anos)

    Comentário professor Ricardo Vale Ponto dos Concuros.


ID
120880
Banca
FCC
Órgão
Casa Civil-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em termos de política externa brasileira, uma atuação do Brasil, bastante criticada pelas imprensas nacionais e in- ternacionais, no ano de 2009, ocorreu em

Alternativas
Comentários
  • b) novembro, quando o presidente Mahmoud Ahmadinejad, do Irã, visitou o Brasil.

    • d) outubro, quando foi determinada a extradição do italiano Cesare Battisti.
    A letra "D" tem uma pegadinha: Cesare Battisti não foi extraditado para a Itália. Inclusive isso está sendo motivo até de conflito diplomático entre os dois países. Lula no último dia de governo não concedeu a extradição ao suposto terrorista italiano.

ID
121324
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Na véspera do Natal de 2009, um grupo de brasileiros foi atacado na cidade de Albina, no Suriname. O ataque resultou em incêndios, saques e pelo menos 25 feridos. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • O ataque teria sido uma retaliação à morte de um morador local. Um brasileiro teria assassinado na véspera de Natal, dia 24, um "marrom", como são conhecidos os surinameses quilombolas. O brasileiro está foragido. De acordo com o embaixador, as autoridades surinamesas estimam que entre 100 e 500 marrons tenham atacado os brasileiros em retaliação. De acordo com a embaixada, os brasileiros que vivem em Albina trabalham no garimpo de ouro, atividade proibida no Suriname, e vivem, em sua maioria, ilegalmente no país. Albina tem cerca de 10 mil habitantes e fica na fronteira do Suriname com a Guiana Francesa.fonte: globo g1
  •  Resposta: Letra d

    Hoje, há 18 000 brasileiros vivendo no Suriname. São, basicamente, prostitutas e garimpeiros que tentam a sorte em lavras de ouro mais produtivas que as existentes do lado de cá da fronteira. Depois da selvageria em Albina, a FAB mobilizou-se para retirar os brasileiros que querem sair do Suriname.

    Fonte: http://veja.abril.com.br/060110/terror-suriname-p-054.shtml


ID
121330
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

As relações diplomáticas entre Brasil e Colômbia foram afetadas pela influência americana nos assuntos desse país vizinho ao Brasil. Com relação a esse mal-estar diplomático, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Colômbia e Estados Unidos assinaram nesta sexta (30) o polêmico acordo que permite o acesso de militares norte-americanos a sete bases colombianas para realização de operações contra o narcotráfico e terrorismo.

    O pacto foi firmado entre o chanceler colombiano, Jaime Bermúdez, e o embaixador norte-americano em Bogotá, William Brownfield.

    A decisão da Colômbia de assinar o convênio com Washington gerou polêmica na região e crítica dos presidentes Hugo Chávez, da Venezuela, Evo Morales, da Bolívia, e Daniel Ortega, da Nicarágua.

    Atualmente 800 militares e 600 contratados norte-americanos possuem autorização para permanecer na Colômbia apoiando as operações contra o narcotráfico e a guerrilha esquerdista, número que se manterá com o convênio.

    Os Estados Unidos são o principal aliado da Colômbia na luta contra o narcotráfico e os grupos armados ilegais vinculados a essa atividade e desde o ano 2000 forneceu mais de US$ 6 bilhões (R$ 10,4 bilhões) a Bogotá.

     

    fonte:

    http://noticias.r7.com/internacional/noticias/colombia-e-eua-assinam-acordo-sobre-bases-militares-20091030-1.html


ID
121339
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Lançado no último dia 21/12/2009, o 3.º Plano Nacional de Direitos Humanos (PNDH) é a terceira versão de um programa de direitos humanos do governo federal, sendo precedido pelo 1.º PNDH, de 1996, e pelo 2.º PNDH, de 2002. O lançamento do PNDH gerou polêmicas dentro e fora do governo.

Internet: (com adaptações).

A respeito desse documento e das reações provocadas nos diversos segmentos da sociedade, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    A sugestão da criação de uma comissão da verdade para investigar abusos cometidos durante a ditadura causou desconforto aos integrantes das Forças Armadas.

  • "Após a publicação do decreto, os comandantes do Exército, general Enzo Martins Peri, e da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, ameaçaram pedir demissão caso o Lula não revogue alguns trechos do programa que cria a "Comissão da Verdade" para apurar torturas e desaparecimentos durante o regime militar (1964-1985)".

    Fonte

  • A alternativa “a” está errada. O 3º PNDH foi instituído pelo Decreto nº 7.037/09 ( e não por lei). A alternativa “b” é CORRETA, pois a sugestão da criação de uma comissão da verdade para investigar abusos cometidos durante a ditadura causou, segundo os meios de comunicação, desconforto aos integrantes das Forças Armadas. A alternativa “c” está errada, pois não existe sugestão no 3º PNDH de que as invasões de terra no campo deveriam ser criminalizadas. As alternativas “c” e “d” estão erradas, por não guardarem pertinência com o 3º PNDH.

    Resposta: Letra B


ID
121354
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Quanto ao envolvimento do Brasil, e em particular do Rio Grande do Norte, na Segunda Guerra Mundial, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a cidade também foi cedida aos estados unidos para ser instalado um posto de observação.



    E) PEGADINHA( SOMENTE)
  • Nessa época meu bisavô trabalhou na Base Aérea de Natal, período muito bom em termos financeiros para ele kkk. Apesar de todo o sofrimento europeu na Guerra, no Brasil a 2ª Guerra trouxe muitas vantagens, especialmente para os nordestinos!

    Meu avô conta que o meu bisavô recebia baralhos seminovos constantemente! Que os estadunidenses quando abriam o baralho jogavam uma única vez e depois jogavam fora. Meu bisavô - esperto -, ao ver isso, pedia para ficar com os baralhos usados e depois os vendia na cidade, ganhou um dinheiro muito bom nisso!

  • Natal possui uma posição estratégica geográfica global muito importante. Fato este, fez a cidade receber as duas principais bases militares americanas durante a Segunda Guerrra Mundial: a Base Naval e Parnamirim Field - a época era a maior base da Força Aérea norte-americana em território estrangeiro.

    A cidade recebeu um contigente de 10.000 soldados norte-americanos para lutarem durante o conflito mundial.Este fato mudou radicalmente a até então pequena capital, que à época possuía 55.000 habitantes. Mais do que uma importante participação durante o conflito armado mundial, a influência cultural dos americanos marcaram para a sempre a cidade brasileira.

    Ao servir de apoio às tropas americanas que se dirigiam aos combates na Europa e África, Natal contribuiu, de forma, significativa, para o sucesso dos aliados. 

    O filme For All - O Trampolim da Vitória (1997) retrata a história de vários natalenses sob o contexto da chegada dos soldados americanos a Natal. 

    https://www.youtube.com/watch?v=T1IN3_aBIL0


ID
121375
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

No que se refere à organização político-administrativa e a aspectos geográficos do Rio Grande do Norte, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • São Símbolos do Estado do Rio Grande do Norte:

    A Bandeira do Estado do Rio Grande do Norte foi criada pela Lei 2.160/1957, sancionada pelo então governador Dinarte de Medeiros Mariz. A idéia de sua criação partiu de um grupo de pessoas ligadas à cultura potiguar, cabendo ao historiador Luís da Câmara Cascudo a missão de estudar a forma da bandeira.

    A Bandeira do RN é constituída de um retângulo com 1,5m por 1m dividido em duas partes iguais no sentido horizontal, sendo a parte superior de cor verde, idêntica à da Bandeira Nacional e a parte inferior branca. Ao centro do retângulo, um campo amarelo em forma de escudo, servindo de fundo ao Brasão do Estado, instituído pelo Decreto nº 201/1909.

    Brasão
    O Brasão de Armas do Rio Grande do Norte foi criado pelo Decreto nº 201/1909, durante a gestão do governador Alberto Maranhão. Ele foi organizado e desenhado pelo escultor Corbiniano Vilaça. O Decreto de oficialização determinou que o original fosse arquivado no Instituto Histórico e Geográfico do RN. Durante o governo de Dinarte de Medeiros Mariz, em 1957, foi criada a Flor do Algodoeiro como Emblema Floral do Estado (Lei 2.160/1957).

    Hino

    O Hino do Estado foi declarado oficial pela Lei 2.161/1957, no governo de Dinarte Mariz. Ele é de autoria do senador José Augusto Meira Dantas, com música de José Domingos Brandão, ambos de Ceará Mirim. O Hino é constituído de três estrofes de doze versos cada uma e um estribilho. Ex-chefe da Casa Civil durante a gestão Mariz, o professor Antônio Soares Filho registra que o Hino foi composto em 1918 quando Meira Dantas exercia mandato legislativo pelo estado do Pará. A solenidade de oficialização aconteceu em frente ao Palácio Potengi com uma apresentação da Banda de Música da Polícia Militar.

    Espero ter ajudado.

ID
122992
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-SP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em janeiro, os jornais noticiaram a rejeição da Cisjordânia a uma nova intifada, embora o país tenha sido, antes, palco principal de outras duas intifadas na disputa pela Faixa de Gaza. Por intifada deve-se entender

Alternativas
Comentários
  • Intifada (em árabe: ???????) é um termo que pode ser traduzido como "revolta" . É freqüentemente empregado para designar uma insurreição contra um regime opressor ou um inimigo estrangeiro, mas tem sido especialmente utilizado para designar dois fortes movimentos da população civil da palestina contra a presença israelense nos territórios ocupados e em certas áreas teoricamente devolvidas à Autoridade Palestina (Faixa de Gaza e Cisjordânia).

    O termo surgiu após o levante espontâneo que rebentou a partir de 9 de dezembro de 1987, com a população civil palestina atirando paus e pedras contra os militares israelenses. Este levante seria conhecido mais tarde como "Primeira Intifada" ou "guerra das pedras".

    Com a recusa de Arafat em aceitar a proposta de paz de Israel, a "Segunda Intifada" palestina, também conhecida como a intifada de Al-Aqsa (em árabe:: ??????? ??????), teve início em 29 de setembro de 2000, no dia seguinte à caminhada de Ariel Sharon pela Esplanada das Mesquitas e no Monte do Templo, nas cercanias da mesquita de Al-Aqsa, em Jerusalém - área considerada sagrada tanto por muçulmanos quanto por judeus.

    Apesar de ter surgido no contexto do conflito israelo-palestiniano, o termo foi utilizado para designar outras ocasiões:

    • O levante dos clérigos xiitas contra a ocupação americana no Iraque, em 2003, foi chamado de "Intifada iraquiana" .
    • Uma intifada ocorreu entre maio e junho de 2005 no Saara Ocidental, território com um governo no exílio e governado pelo Marrocos.
    • Os protestos de rua em relação à morte do ex-primeiro-ministro libanês Rafik Hariri e consequente expulsão das tropas sírias do Líbano foi denominado "Intifada da independência" pela média/mídia local e Revolução de Cedro pela média/mídia internacional.


    FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Intifada (em 11-01-2013)

    RESPOSTA = D
     


ID
122995
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-SP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O texto da Reforma Tributária que tramita no Congresso Nacional NÃO inclui a proposta de

Alternativas
Comentários
  • Questão anulada pela banca!

    "Os objetivos principais da Proposta são: simplificar o sistema tributário nacional, avançar no processo de desoneração tributária e eliminar distorções que prejudicam o crescimento da economia brasileira e a competitividade de nossas empresas, principalmente no que diz respeito à chamada “guerra fiscal” entre os Estados.
    .....
    O § 4o do art. 155-A determina que as isenções ou quaisquer incentivos ou benefícios fiscais vinculados ao imposto (ICMS) serão definidos pelo novo Confaz e deverão ser uniformes em todo território nacional, salvo no caso de hipóteses relacionadas aos regimes especiais de micro e pequenas empresas e a regimes aduaneiros especiais, as quais poderão ser definidas em lei complementar. A alteração no § 6o do art. 150 da Constituição estabelece a exceção da edição de tais benefícios fiscais pelo novo Confaz, tornando desnecessária a edição de norma autônoma do Estado para tratar dessa matéria."

    http://www.concursosfcc.com.br/concursos/fazsp109/Edital_DRH_n_24_2009_AFR_Result_Final_Convocacao_Curso_Especial.pdf
  • Olá, pessoal!

    Essa questão foi anulada pela organizadora.


    Bons estudos!
  • Questão anulada pela banca organizadora...
    Bons estudos...

ID
123004
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-SP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em julho, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou sua posição de defesa à substituição do G8, o foro das economias mais bem-sucedidas do mundo, pelo G20, na discussão de temas globais. Além de Alemanha, Estados Unidos, França, Japão e Itália, fazem parte do G8 os seguintes países:

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    O Grupo dos Sete e a Rússia (antigo G7), mais conhecido como G8, é um grupo internacional que reúne os sete países mais industrializados e desenvolvidos economicamente do mundo, mais a Rússia. Todos os países se dizem nações democráticas: Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e o Canadá (antigo G7), mais a Rússia - esta última não participando de todas as reuniões do grupo. Durante as reuniões, os dirigentes máximos de cada Estado membro discutem questões de alcance internacional.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/G8

  • Esse grupo não faz mais sentido nenhum.

    No Critério de PIB Nominal,  a China é agora a 2° maior economia do mundo e o Brasil será a 7° maior em 2011, superando a Itália.

    Até 2016 o Brasil deverá ultrapassar também França e Inglaterra, porém poderá possivelmente ser ultrapassado por Índia e Russia.

ID
123007
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-SP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O ministro brasileiro da Justiça decidiu, em janeiro de 2009, conceder asilo político a Cesare Battisti, criando um impasse diplomático com a Itália. Desde 2007, Battisti estava preso no Brasil e aguardava decisão do governo brasileiro quanto à sua extradição. O asilado foi condenado na Itália por

Alternativas
Comentários

ID
124918
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O Poder Judiciário brasileiro está em transformação. Criado em 2004, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) começa a vencer a resistência da toga e, em 2009, abriu cento e treze sindicâncias contra magistrados, ante as quinze de 2008. Para o aumento de 653%, o órgão adotou até expedientes de polícia, como a análise de patrimônio e movimentação financeira. "Foi proclamada a República no Judiciário", declara o corregedor nacional, Gilson Dipp, mentor desse novo modus operandi do CNJ.

O Estado de S.Paulo Online, 18/10/2009 (com adaptações).

Considerando o texto acima, assinale a opção correta a respeito do CNJ e sua atuação.

Alternativas
Comentários
  • O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) puniu com a pena máxima de aposentadoria compulsória a bem do serviço público, 10 magistrados do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) envolvidos em esquema de desvio de recursos superiores a R$ 1,4 milhão. A decisão foi tomada por unanimidade, nesta terça-feira (23/02), em sessão plenária, realizada em Brasília. Na mesma decisão, o CNJ determinou que o processo seja encaminhado ao Ministério Público para abertura de ação para a devolução do dinheiro desviado ao erário público. "Aqueles que tiveram participação ativa nesse esquema poderão até ter cassada a aposentadoria em processo de perda de cargo", explicou o ministro Ives Gandra Martins da Silva Filho, conselheiro e relator do Processo Administrativo Disciplinar (PDA 200910000019225). Os magistrados respondem por desviar R$ 1,4 milhão do TJMT para cobrir os prejuízos com a quebra da cooperativa de crédito (Sicoob Pantanal), criada por maçons, de 2003 a 2005, época em que o desembargador José Ferreira Leite era presidente da Corte. "O que nos preocupa é a confusão que se faz entre o público e privado. Está claro nesse processo que o TJMT se transformou em uma filial da Loja Maçônica do estado", declarou o presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcanti, que participou da sessão plenária.Fonte: http://www.cnj.jus.br/index.php?option=com_content&view=article&id=10113:cnj-pune-10-magistrados-do-tribunal-de-justica-de-mato-grosso-&catid=1:notas&Itemid=169
  •  

    Matérias a respeito das questões a, b e d. Vale a pena Ler!

    a) http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1522563-5598,00-CNJ+APROVA+DEPOIMENTO+DE+PRESOS+POR+VIDEOCONFERENCIA.html

    b) http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,justica-reduziu-estoque-de-processos-antigos-em-60,516797,0.htm

    d) http://www.cnj.jus.br/index.php?option=com_content&view=article&id=9781:publicada-resolucao-que-regulamenta-portal-da-transparencia-nos-tribunais&catid=1:notas&Itemid=169

    Bons Estudos Pra nós!

  • Pra quem ficou em dúvida na alternativa do Conselho Nacional de Justiça, os comentários desta questão são bem interessantes: http://www.questoesdeconcursos.com.br/questoes/c3680fd6-b7


ID
124930
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Desde que foi deflagrada a Operação Caixa de Pandora, da Polícia Federal, o ex-governador do Distrito Federal (DF), José Roberto Arruda, estabeleceu um paradigma inédito na história da corrupção na política brasileira. Arruda foi o primeiro governador flagrado em vídeo ao receber dinheiro supostamente sujo de um exassessor. Arruda também se tornou o primeiro governador a ser preso no exercício do cargo, desde a redemocratização, em 1985, por decisão do Superior Tribunal de Justiça.

Época, 12/2/2010 (com adaptações).

A partir do texto acima, assinale a opção correta a respeito da crise política no DF.

Alternativas
Comentários
  • O Superior Tribunal de Justiça (STJ) está reunido na tarde desta quinta-feira (11) para decidir sobre pedido de prisão preventiva do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (sem partido, ex-DEM). O motivo é a tentativa de suborno ao jornalista Edmilson Edson dos Santos, conhecido como Sombra.Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,MUL1486720-5601,00.html
  • José Roberto Arruda NÃO PERTENCE AO PSB.
  • O governador em exercício do Distrito Federal, Paulo Octávio, renunciou ao mandato nesta terça-feira, 23, e responsabilizou o DEM, partido do qual pediu desfiliação antes de deixar o cargo, pela sua decisão. Segundo ele, o pedido da Executiva da legenda para que todos seus filiados deixassem o governo do DF após a prisão do governador, José Roberto Arruda, somado a indisposição dos outros partidos em fazer parte de um governo de "coalizão" foram determinantes para sua renúncia. 

    Ed Ferreira/AE - 18/02/2010
    Ed Ferreira/AE - 18/02/2010
    O governador em exercício do DF, Paulo Octávio

     

    Acuado por denúncias de envolvimento no escândalo de arrecadação e distribuição de propinas a aliados do governo do DF que ficou conhecido como "mensalão do DEM", ele vinha sendo pressionado pela cúpula da legenda para desligar-se do partido ou renunciar. De acordo com sua assessoria, Paulo Octávio não atenderá a imprensa.

  • Letra C.

    c) Certo. Na época, segundo a Justiça, José Roberto Arruda tentou subornar o jornalista Edson Sombra para que ele mentisse em depoimento à PF, o que acabou levando-o à prisão, depois que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) acatou um pedido da Polícia Federal em 2010.

    A PF chegou ao esquema após um depoimento do próprio jornalista Edmilson Edson dos Santos, conhecido como Edson Sombra. Ele afirmou à Polícia Federal que recebeu, das mãos de Geraldo Naves (famoso jornalista em Brasília), um bilhete supostamente escrito por Arruda em que o então governador afastado "pedia ajuda".

    O bilhete dizia que Naves estava autorizado a intermediar uma negociação de suborno para que o depoimento à PF fosse forjado. A pedido de Sombra, o ex-parlamentar foi substituído pelo então secretário de governo, Wellington Moraes. Depois, a interlocução foi assumida pelo ex-funcionário da CEB Antonio Bento da Silva.

    A operação Caixa de Pandora foi deflagrada no ano de 2009, após delação premiada do ex-secretário de Relações Institucionais do governo do DF, Durval Barbosa. Segundo ele, deputados da base aliada, empresários e integrantes da gestão de José Roberto Arruda (então filiado ao DEM, hoje no PR) montaram um esquema de propina para garantir apoio às decisões do governo.

    Para denunciar o esquema, Barbosa gravou reuniões da equipe de campanha de Arruda e de outros citados, ainda em 2006, quando os acordos teriam sido firmados.

    Atualmente, passados 12 (doze) anos, os réus das ações penais seguem questionando a validade e a autenticidade dos áudios produzidos.

    Questão comentada pelo Profª. Rebecca Guimarães


ID
124936
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Hillary Clinton riscou seis dias de sua agenda para fazer uma excursão pela América Latina. No meio do caminho, dedicou 29 horas ao Brasil. A secretária de Estado chegou a Brasília na noite de terça e deixou o Brasil por São Paulo na madrugada de quarta. Foi a primeira vez que um representante graduado do governo Obama esteve no país. O primeiro encontro foi fugaz e chocho, o que se nota pelas declarações mornas de ambas as partes, restritas à polidez protocolar do discurso diplomático. A questão de como lidar com o Irã, aquele mistério teocrático envolto em um enigma nuclear, divide Brasil e Estados Unidos da América (EUA).

Veja, 10/3/2010, p. 84 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, assinale a opção correta acerca das relações entre o Brasil e os EUA.

Alternativas
Comentários
  • A: IMPONHA SANÇÕESB:E FAVOR DESDE QUE SEJA PARA FINS PACIFICOS.C: AUTORIZOUD: CORRETAE:NÃO E O ÚNICO

ID
124939
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O STF deve finalmente encerrar o julgamento da extradição do ex-militante de esquerda italiano Cesare Battisti. A votação, que teve início em 9 de setembro, foi adiada duas vezes e esteve empatada em quatro votos para cada lado. O presidente do STF, Gilmar Mendes, deu o voto decisivo.

Época, 17/11/2009 (com adaptações).

A partir do texto apresentado acima, assinale a opção correta relativa ao caso Cesare Battisti.

Alternativas
Comentários

ID
124942
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, afirmou que a entrada do presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, na embaixada do Brasil em Tegucigalpa não significa que o governo brasileiro tenha dado incentivo para o gesto. Zelaya, deposto e expulso de Honduras em junho de 2009, retornou a seu país e ficou abrigado na embaixada brasileira na capital hondurenha.

O Globo Online, 22/9/2009 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários

ID
124945
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O Conselho de Segurança da ONU manifestou satisfação com as últimas eleições legislativas realizadas no Iraque, que chamou de passo importante à unidade do país. Os quinze países-membros do Conselho de Segurança elogiam, em um comunicado, os iraquianos pela demonstração de "compromisso com um processo político pacífico, completo e democrático". "A votação representa uma etapa importante no processo político, que busca estabelecer a unidade nacional do Iraque, soberania e independência", afirma o comunicado.

Veja Online, 9/3/2010 (com adaptações).

A respeito das eleições no Iraque, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Após a ocupação do Iraque pelos EUA,  foram realizadas duas eleições no país: uma em 2005 e a última em março de 2010. As eleições de 2010 foram marcadas por explosões, mortes e feridos.

    Fonte: Ricardo Vale e Virgínia Guimarães - Ponto dos Concursos
  • A eleição parlamentar no Iraque, ocorrida no último dia 7 de março, foi a segunda e a mais importante realizada desde a queda da ditadura de Saddam Hussein em 2003. O desafio é garantir a estabilidade política do país após a saída das tropas americanas, ano que vem, e manter a paz com os vizinhos no Oriente Médio. 

    Há duas dificuldades nessa empreitada: primeiro, conciliar uma sociedade dividida em grupos étnicos (árabes e curdos) e religiosos (xiitas e sunitas); e, segundo, a tradição de regimes ditatoriais e teocráticos no Oriente Médio, que desconhecem a prática da democracia. 

    Os Estados Unidos invadiram o Iraque em 20 de março de 2003, após os ataques do 11 de Setembro. Desde então, enfrentam uma das guerras mais caras, sangrentas e duradouras de sua história. Por isso, o presidente Barack Obama, eleito ano passado, assumiu o compromisso de retirada gradual das tropas até o final de 2011. Quando isso acontecer, os iraquianos ficarão por conta própria. 

    As eleições ocorreram em meio a atentados terroristas que mataram 38 pessoas. Serão eleitos 325 novos integrantes do Parlamento e, possivelmente, um primeiro ministro e presidente. Os resultados não devem diferir do governo atual, de xiitas governando com apoio dos curdos e, talvez, uma maior participação da minoria sunita, equilibrando o poder.

ID
125122
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Vale se debruçar sobre a relação entre as dificuldades na
reforma da ONU, e seus métodos antiquados de tomada de
decisões, especialmente nos temas energéticos, climáticos e no
nevrálgico capítulo das migrações internacionais. São todos
exemplos que expõem, em carne e osso, novas estruturas
duradouras das relações internacionais do século XXI.

José Flávio Sombra Saraiva. Entre egoísmos e frustrações. In:
Correio Braziliense, "Opinião", 2/8/2008, p. 29 (com adaptações).

Tendo o texto acima apenas como referência inicial, julgue os
itens que se seguem, acerca das relações internacionais do fim do
século passado e início do século XXI.

O declínio relativo dos Estados hegemônicos do Atlântico Norte e a transferência do eixo de poder para países do Pacífico e do Índico vêm promovendo mudanças, no início do século XXI, na geografia política das relações internacionais.

Alternativas
Comentários
  • Haja vista o crescimento econômico da China e da Índia, dois dos principais países no mundo que vem deslocando gradualmente o poder das decisões de questões globais do Atlântico-norte para o Pacífico e Índico. O declínio é relativo dos EUA, pois em termos absolutos ainda é uma nação com o "maior poder de fogo" nas negociações mundiais. A Rússia também tem tentado aumentar sua influência na medida em que se utiliza do seu aparato bélico para demonstrar poder. 


ID
125128
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A respeito do conceito de terrorismo e de suas implicações nos
cenários internacional e nacional, julgue os itens de 31 a 36.

A definição do fenômeno atual do terrorismo, que é consensual, está vinculada aos resultados da ação violenta empreendida por grupos insatisfeitos com seus governantes.

Alternativas
Comentários
  • A definição do fenômeno atual do terrorismo não é consensual.
  • Brasil não considera Farc como grupo terrorista. O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, rejeitou o pedido do presidente venezuelano Hugo Chávez de classificar as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) como força insurgente...

    Correio do Brasil.com.br
  •  “(...)O terrorismo é uma forma de propaganda armada. É definido pela natureza do ato praticado e não pela identidade de seus autores ou pela natureza de sua causa. Suas ações são realizadas de forma a alcançar publicidade máxima, pois têm como objetivo produzir efeitos além dos danos físicos imediatos. Em toda a sua existência, a ONU não conseguiu obter um consenso para uma definição do que é terrorismo.(...)”
    http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2008/07/424043.shtml

    “Terrorismo é uma "estratégia-política, por excelência", que consiste no uso de violência, física e psicológica, em "tempos de paz(ou guerra não - declarada)"; sendo questionado esse momento-político, se o período é de "guerra-intestina e/ou estado de sítio e/ou guerra civil", se é ou não legítimo(ou seja, aprovado pelas autoridades-constituidas, daquele Estado), ...”
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Terrorismo

  • Falso, O conceito de terrorismo não é consensual. Exemplo: os guerrilheiros que lutam

    no Iraque, são terroristas ou uma resistência nacionalista que não aceita o exercito

    invasor (EUA) e lutam com as unicas armas que possuem, até mesmo porque a ONU

    não foi capaz de impedir a ação deliberante dos EUA.



    fonte: http://www.cpcrs.com.br/download/provacomentadaagente.pdf
  • Na verdade.O terrorismo atual é uma insatisfação de outros governos como o governo dos EUA.
  • O ponto chave que ninguém citou ainda é de que, apesar das divergências nas definições, o conceito de terrorismo não é vinculado ao resultado das ações, mas sim à intenção/finalidade do ato.

    Ele é caracterizado por atos pretendidos a causar um estado de terror num público geral ou específico e essencialmente com fins políticos injustificáveis.


ID
125131
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A respeito do conceito de terrorismo e de suas implicações nos
cenários internacional e nacional, julgue os itens de 31 a 36.

O Brasil considera oficialmente como terroristas os grupos guerrilheiros das FARC, na Bolívia.

Alternativas
Comentários
  • FARC = Forças Armadas Revolucionárias da COLÔMBIA.
  • FARC - Forças Armadas Revolucionárias da COLÔMBIAe o Brasil também não considera as Farc como grupo terrorista.
  • Brasil não considera Farc como grupo terrorista

    Fonte: Correio do Brasil

    O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, rejeitou o pedido do presidente venezuelano Hugo Chávez de classificar as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) como força insurgente, em vez de grupo terrorista, como define o governo colombiano. Amorim disse que o Brasil não faz classificação de quais organizações são terroristas e, por isso, não iria discutir se as Farc entram ou não nesta categoria.

    - Agora, isso não implica também dar às Farc um status político que torne até difícil este diálogo do ponto de vista do governo colombiano - afirmou Amorim na Cidade da Guatemala, onde acompanhou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na cerimônia de posse do novo presidente do país, Álvaro Colom.

    O ministro afirmou, ainda, que “no momento, não se trata de encontrar nenhum outro status”, referindo-se ao pedido do presidente venezuelano.
    - A única organização classificada pelo governo brasileiro como terrorista é a Al-Qaeda - disse Amorim, porque é o único grupo definido desta maneira pela Organização das Nações Unidas (ONU).

    No programa Café com o Presidente, veiculado por emissoras de rádio na manhã de segunda-feira, Lula disse que fazia um apelo ao presidente colombiano Álvaro Uribe e às Farc para que negociem a libertação de mais reféns.

    - O apelo que eu faço é que o governo colombiano e o meu amigo, o presidente Uribe, mais os dirigentes das Farc se coloquem de acordo para que se possa libertar mais pessoas que estão seqüestradas - afirmou Lula.

    disponível em: http://correiodobrasil.com.br/brasil-nao-considera-farc-como-grupo-terrorista/130362/
     
  • PROFESSORES: RICARDO VALE E VIRGINIA GUIMARÃES - pontodosconcursos:

    O Brasil não considera as FARC uma organização terrorista, mas sim um movimento guerrilheiro. Isso porque as FARC possuem uma estrutura, área de atuação e um histórico próprio. No que diz respeito à estrutura, as guerrilhas se constituem na forma de milícias organizadas, com hierarquia e cadeia de comando. Já as organizações terroristas são empregadas, atualmente, na forma de células descentralizadas e independentes, sob a direção de um comando central.
    Quanto à área de atuação, as guerrilhas atuam, normalmente, contra alvos militares e dentro do país no qual vislumbram mudanças na ordem interna. Os terroristas, por sua vez, têm preferência pelo ataque à população civil, já que assim causaram maior impacto psicológico na sociedade. Além disso, sua ação é mais abrangente, podendo ter alcance internacional.
    Por fim, o histórico das guerrilhas remonta a movimentos esquerdistas revolucionários.
    Embora o Brasil não considere as FARC uma organização terrorista, ela é assim considerada por várias países, como EUA, Colômbia e União Européia. Por tudo o que dissemos, a questão está errada.
  • Basta lembrar que as FARCS faziam parte das reuniões do Foro de São Paulo do Partido do Lula, PT.


ID
125134
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A respeito do conceito de terrorismo e de suas implicações nos
cenários internacional e nacional, julgue os itens de 31 a 36.

Há certo consenso na história recente da América Latina de que houve experiências, na segunda metade do século XX, tanto de métodos terroristas de grupos políticos com caráter reivindicatório quanto de terrorismo de Estado.

Alternativas
Comentários
  •  "certo consenso" é dureza, hein?!

  • Concordo com a Gabriela......
  • Não entendi essa história de consenso ser verdadeiro, pra mim questão Errada.

    Mas gabarito CERTO

  • "certo consenso"quer dizer, por exemplo, de dez pessoas , oito concordam.


  • Eu marquei errado, mas avaliando melhor o conceito de terrorismo de Estado concluí que a questão está CERTA. A mesma refere-se aos governos ditatoriais da América Latina e à forma como ascenderam ao poder (golpe de Estado). São inúmeros os exemplos: Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, Equador (...) de "grupos políticos" que se utilizaram de "métodos terroristas" em "caráter reivindicatório" (reivindicaram o estabelecimento da ordem capitalista, o próprio poder entre outras questões) e praticaram o "Terrorismo de Estado". Concordam?

  • A questão se refere à situações como a da FARC. Está Certa.

  • "métodos terroristas de grupos políticos com caráter reivindicatório" - FARCS, guerrilha do araguaia

     

    "terrorismo de Estado" - Torturas, perseguições e ações perpetradas por ditaduras militares, como o atentado no Riocentro.

  • pessoal precisa aprender a interpretar hein ? " CERTO consenso ". quer dizer relativo consenso ou algo como " algum " consenso e não consenso total ou absoluto . Se a banca tivesse retirado a palavra " certo " e tivesse colocado apenas " consenso " a questão estaria errada pois isso indicaria consenso absoluto coisa que não há , obviamente.

  • Se formos ao "pé da letra" da expressão "certo consenso", certamente não encontraríamos um consenso na sua interpretação. Como o problema é semântico, relacionado à própria língua portuguesa, a questão deveria ser anulada. O significado de consenso desdobra-se em totalidade. O certo era ter especificado um grupo, região, em que houve o consenso. Infelizmente faremos provas cujos elaboradores não estão preocupados com o português, a não ser aqueles que confeccionam as questões dessa disciplina nos concursos.  

  • Terrorismo revolucionário: surgiu no século XX e seus praticantes ficaram conhecidos como guerrilheiros urbanos marxistas (maoístas, castristas, trotskistas e leninistas);

     

    Terrorismo nacionalista: fundado por grupos que desejavam formar um novo Estado-nação dentro de um Estado já existente (separação territorial), como no caso do grupo terrorista separatista ETA na Espanha (o povo Basco não se identifica como espanhol, mas ocupa o território espanhol e é submetido ao governo da Espanha);

     

    Terrorismo de Estado: é praticado pelos Estados nacionais e seus atos integram duas ações. A primeira seria o terrorismo praticado contra a sua própria população. Foram exemplos dessa forma de terrorismo: os Estados totalitários Fascistas e Nazistas, a ditadura militar brasileira e a ditadura de Pinochet no Chile. A segunda forma constituiu-se como a luta contra a população estrangeira (xenofobia);

     

    Terrorismo de organizações criminosas, que são atos de violência praticados por fins econômicos e religiosos, como nos casos da máfia italiana, do Cartel de Medellín, da Al-Qaeda etc.  


ID
125137
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A respeito do conceito de terrorismo e de suas implicações nos
cenários internacional e nacional, julgue os itens de 31 a 36.

Os atentados contra as torres gêmeas de Nova Iorque, embora classificados, à época, como atos terroristas, já não são assim considerados pela maioria da opinião pública norte-americana.

Alternativas
Comentários
  • Foi e sempre será. Quem já viu... seria muita coincidêndia dois aviões caírem nas torres gêmeas, um em cada torre. Além de outro avião cair no pentagono.
    Essa questão foi de "grátis", como dizia Mussum.
  • Eles não mudaram de ideia! Resposta errada


ID
125140
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A respeito do conceito de terrorismo e de suas implicações nos
cenários internacional e nacional, julgue os itens de 31 a 36.

Embora certas ações políticas de grupos religiosos radicais do Oriente Médio e da Ásia possam ser caracterizadas como ações terroristas, não se deve associar mecanicamente o Islã ao fenômeno do terror político contemporâneo.

Alternativas
Comentários
  • Muçulmano não é necessariamente terrorista!
  • Creio que em dias de hoje, 2018, com o Estado Islâmico  esta questão seria verdadeira

     


ID
125143
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A respeito do conceito de terrorismo e de suas implicações nos
cenários internacional e nacional, julgue os itens de 31 a 36.

Nos últimos anos, o continente africano tem vivido momentos de tranqüilidade no que se refere a atentados terroristas contra infra-estruturas urbanas, sem mortandade de pessoas.

Alternativas
Comentários
  •  ONU diz que conflitos na África Ocidental podem anular conquistas pela paz
    http://www.africa21digital.com/noticia.kmf?cod=10370416&indice=0&canal=401

    (...)O emissário na África Ocidental lembrou que, no início do ano, pairava sobre o Níger uma crise constitucional numa altura em que uma maior parte da população guineense estava afetada pela insegurança alimentar, pelo tráfico de droga e por outros problemas. (...)

    Mais notícias sobre a África:
    http://www.economist.com/world/africa/


ID
125173
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O mercado é a instituição central do processo de
globalização. Um dado fundamental é a evidência de que
o mercado se tornou mundial. Isso não quer dizer que
tombaram os muros das fronteiras nacionais ou dos
protecionismos, mas que nunca tantos produtos cruzaram
oceanos e continentes. As barreiras estabelecidas pelos
blocos nacionais ou pelos acordos comerciais visam mais
normatizar a competição em favor dos interesses
comerciais particulares de cada país do que bloquear
essa circulação. É, pois, no mercado e nas expectativas
de consumo que ele propicia que se materialize a
globalização.

Iná E. Castro. Bertrand do Brasil, 2006, p. 233 (com adaptações).

Tendo em vista o tema da globalização, tratado no texto
acima, julgue os itens a seguir.

Com o desenvolvimento da tecnologia da informação, um dos vetores da globalização, aumentam também as possibilidades de expansão das atividades do crime organizado, como o terrorismo, as máfias e o tráfico de drogas ilícitas.

Alternativas
Comentários
  • Os avanços da tecnologia da informação, a utilização de satélites, o sensoriamento eletrônico e inúmeros outros aperfeiçoamentos tecnológicos trouxeram maior eficiência aos sistemas administrativos e militares. Em conseqüência, criaram-se vulnerabilidades que poderão ser exploradas no intuito de praticar atividades ilícitas.

  • Segundo especialistas, o ano de 1991 é um divisor de águas na história do crime organizado. Até esse ano, ele era dominado por máfias territoriais como a Cosa Nostra, que atuava na Sicília – e por grupos especializados em um só mercado, como os cartéis colombianos. 1991 é considerado o ano do fim da Guerra Fria, da queda do mundo comunista e do início da fase atual da globalização, que derrubou barreiras para o comércio internacional.


    Com a globalização a economia mundial se enriqueceu, tanto a lícita, quanto a ilícita. Italianos se uniram a sul-americanos, africanos e balcânicos. Sofisticadas redes criminosas na África Ocidental prosperaram em meio à fragilidade das instituições em seus países. O extraordinário crescimento da China abriu espaço para a produção de falsificados numa escala inédita. O tráfico de recursos minerais alimentou conflitos sangrentos nos países mais pobres do planeta – e forneceu matéria-prima para a indústria eletrônica.


    O crime organizado se inseriu no mundo globalizado e faz uso dos seus avanços, como a tecnologia da informação, para expandir as suas atividades ilegais. Organizações como os cartéis mexicanos, a máfia italiana e as redes africanas são ricas, violentas e globalizadas.


    Prof. Leandro Signori - Estratégia Concursos

  • Ia marcar como errada, mas lembrei da Silk road. Dos videos super produzidos do estado islâmico, os leilões da deep web...

  • A tecnologia da informação como um vetor da globalização. 

    Dar como certa essa afirmação? Aí eu me pergunto sem a Tecnologia da Informação seria possível tão grande avanço da globalização? 

    A tecnologia tem sido o principal condutor da globalização. Os avanços na tecnologia de informação têm fornecido poderosas ferramentas aos agentes económicos para identificar e captar oportunidades económicas, inclusive de forma mais rápida, possibilitando análises de tendências económicas e facilitando a transferência de activos.
    Globalização? http://www.portalwebmarketing.com/Gest%C3%A3o/Oque%C3%A9aGlobaliza%C3%A7%C3%A3o/tabid/1177/Default.aspx#ixzz59IaXlL

    As  Tecnologias de Informação facilitam a expansão dos produtos, ideias e recursos entre as nações e as pessoas, independentemente da sua localização geográfica. Criando canais eficazes para o intercâmbio de informação, as  Tecnologias de Informação foram o catalizador da integração global.
    Na revolução das novas tecnologias da informação e comunicação, o conhecimento tecnológico, ao se constituir num dos principais meio da globalização, permanece, restrito ao âmbito daqueles que detém o conhecimento. O poder da informação no mundo globalizado é praticamente incalculável. Enquanto no século XVIII uma mensagem demorava meses de navio para chegar ao seu destino, hoje com um simples “ENVIAR”, você pode mandar e-mails para milhares de pessoas no mundo inteiro. Ou uma bolsa de valores pode cair vários pontos por alguma confusão que está acontecendo a milhares de quilometro dali. O principal desafio da era da informação globalizada é criar instrumentos para filtrar as milhares de informações que circulam na internet e TV’s do mundo todo, pois uma informação falsa ou mal interpretado pode acabar em grande confusão e desentendimento. Fonte:

    http://www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/informacao-em-tempos-de-globalizacao-a-transformacao-da-sociedade/14126/

  • O crime organizado também se beneficiou de alguns avanços potencializados pela globalização, como os vistos nos transportes e no setor de telecomunicações.

    Resposta: Certo


ID
125758
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A Bolívia radicalizou a tese da volubilidade do
Estado nacional até o início do século XXI, afastando-se ela
mesma da média de recomposição institucional dos demais
países da América do Sul. Os fatos bolivianos que assustam
o brasileiro médio nesses dias e as preocupações naturais
ante a iminência do corte de suprimento de gás ou dos riscos
de uma guerra civil na fronteira porosa, seca e imensa que o
Brasil compartilha com aquele país expõem as dificuldades
que permanecem para a formação de instituições do Estado
moderno de direito do outro lado da fronteira.

José Flávio Sombra Saraiva. Duas nações e um Estado imperfeito.
In: Correio Braziliense, 13/9/2008, p. 23 (com adaptações).

Tomando o texto acima como referência inicial, julgue os
itens de 26 a 30, relativos à instabilidade política na Bolívia,
suas raízes históricas e seus desdobramentos recentes, bem
como suas conseqüências para o processo de integração em
curso na América do Sul.

A Bolívia, apesar de isolada no contexto sul-americano, vem buscando desenvolver um sistema de alianças extracontinentais seguras com parceiros internacionais confiáveis e apreciados por todas as lideranças políticas da UNASUL.

Alternativas
Comentários
  • Incorreta alternativa, visto que a Unasul é referente a um continente somente.
    O que é
    : A Unasul (União das Nações Sul-Americanas) é uma comunidade formada por doze países sul-americanos. Fazem parte da Unasul os seguintes países: Argentina, Brasil, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Colômbia, Equador, Peru, Chile, Guiana, Suriname e Venezuela.

    História: Em 8 de dezembro de 2004, na cidade de Cusco (Peru) foi realizada a 3ª Reunião de Presidentes da América do Sul. Nesta ocasião, foi redigido um documento (Declaração de Cuzco) que criou as bases para a Unasul. O projeto criado nesta oportunidade ganhou o nome de Casa (Comunidade Sul-Americana de Nações). Em 2007, durante a 1ª Reunião Energética da América do Sul (realizada na Venezuela), o nome foi modificado para Unasul.

    Objetivos: O objetivo principal da Unasul é propiciar a integração entre os países da América do Sul. Esta integração ocorrerá nas áreas econômica, social e política. Dentro deste objetivo, espera-se uma coordenação e cooperação maior nos segmentos de educação, cultura, infra-estrutura, energia, ciências e finanças. 

    Fonte: http://www.suapesquisa.com/geografia/unasul.htm

  • Errado

    A Bolívia,  NÃO vem buscando desenvolver um sistema de alianças extracontinentais seguras com parceiros internacionais confiáveis e apreciados por todas as lideranças políticas da UNASUL.

    Um exemplo disso é que a Bolívia tem como principal parceiro a Venezuela de Hugo Chaves, que é desafeto de Álvaro Uribe da Colômbia (uma das lideranças políticas da UNASUL).

  • PROFESSORES: RICARDO VALE E VIRGINIA GUIMARÃES - pontodosconcursos:

    COMENTÁRIOS:
    Na Bolívia, o governo de Evo Morales tem como marca registrada uma retórica nacionalista, que tem como idéia-força a defesa da soberania nacional. Seguindo essa linha de pensamento, várias empresas bolivianas foram estatizadas. Destaca-se entre elas a controversa estatização de refinarias da Petrobrás localizadas em território boliviano. A decisão de nacionalizar a exploração de hidrocarbonetos é algo que está relacionado à pressão sofrida por movimentos populares que foram responsáveis pela eleição de Evo Morales.
    Apesar de esse episódio ter gerado um estremecimento nas relações entre esses dois países, o governo boliviano estuda o desenvolvimento de projetos conjuntos, aproveitando a experiência da Eletrobrás. Dentro da meta de dar eletricidade a todos os bolivianos, o governo desse país entende como estratégica a integração energética com o Brasil e não descarta, inclusive, a venda de energia excedente para o mercado brasileiro. A Bolívia possui um potencial de produção estimado em 40 gigawatts (GW), do qual apenas 1% está sendo utilizado atualmente, levando o governo boliviano a desenvolver uma intensa série de projetos de centrais hidrelétricas.
    A essa altura vocês devem estar se perguntando, mas o que isso tem a ver com o Brasil? Tem que parte dessas centrais está localizada próximo
    à fronteira com o Brasil, fazendo deste país o seu mercado natural. Assim, as embaixadas dos dois países já iniciaram conversações sobre a possibilidade de realização de projetos conjuntos com a Eletrobrás. Isso porque é reconhecida pelo governo boliviano a importância da experiência dessa empresa para o auxilio na reestruturação da Empresa Nacional de Eletricidade da Bolívia(Ende).
    Atualmente, o Brasil importa 24 milhões de metros cúbicos de gás natural boliviano, o que corresponde a quase 50% de todo o gás produzido naquele país. Esses dados nos permitem afirmar que a Bolívia é, portanto, fortemente dependente da exportação de gás natural, que tem no Brasil seu principal mercado consumidor. Isso porque, apesar de também fazer fronteira com a Argentina, este país é auto-suficiente no suprimento de gás natural, ou seja, não precisa do gás boliviano.
  • Vocês devem estar lembrados, mesmo que vagamente, de uma crise entre o Brasil e a Bolívia no ano de 2006, não é mesmo? Aquela crise ocorreu quando o presidente decretou a nacionalização das empresas privatizadas e das companhias que ganharam concessões para explorar blocos. Dentre essas empresas estava a Petrobras com, pelo menos, 35% de participação nos dois principais campos de gás do país, San Alberto e San Antonio.
    Essa nacionalização dos campos de petróleo e gás natural e das refinarias, decretada pelo presidente Evo Morales, se transformou num marco na história política do país. A Bolívia é o país mais pobre da América do Sul, apesar de suas ricas reservas naturais, que estão estimadas em quase 1,5 trilhões de metros cúbicos de gás.
    Apesar disso, a medida foi temporariamente suspensa, já que um eventual rompimento entre o Brasil e Bolívia, traria incontáveis prejuízos a esse país, que teria como opções de grandes consumidores apenas o Chile e os EUA. Entretanto, ambas as possibilidades apareciam como econômica e
    politicamente inviáveis para o país, afinal, como seria levado o gás boliviano até os EUA? Uma coisa é construir um gasoduto com o seu vizinho, outra é ter que levar esse gás pro lado oposto do continente, não é mesmo? Enfim, ao que tudo indica, a nacionalização do gás foi uma medida encontrada pelo governo de aumentar sua participação na receita das empresas estrangeiras que exploravam o produto de maneira pouco regulada no país. Assim, a Petrobras acabou aceitando as novas regras, que diminuíram, drasticamente, o lucro das multinacionais.
    O Brasil sentiu o baque da nacionalização porque era (e ainda é) dependente do gás boliviano, mas, por outro lado, também somos a principal fonte de riqueza da Bolívia, já que somos o principal comprador do combustível. Uma alta no preço do gás e a ameaça de desabastecimento impulsionou o governo brasileiro a buscar outras fontes de energia. Deste modo, após as descobertas do pré-sal, a expectativa existente é de que as compras de gás boliviano, no futuro, sejam cada vez menores, apesar de, atualmente, a situação já estar controlada.
  • Outro ponto fundamental quando se pensa na relação entre Brasil e Bolívia é o tamanho da fronteira existente entre esses dois países, que interfere tanto positiva quanto negativamente. Um dos fatores positivos de termos fronteira tão extensa com este país nós acabamos de ver, quando abordamos
    a questão da energia. Entretanto, é também essa região considerada uma das mais importantes portas de entrada de drogas para o Brasil, exigindo um
    trabalho permanente de desarticulação do crime organizado.
    Do mesmo modo, a exploração irregular de ouro é outro problema que atinge a fronteira entre estes dois países. Por isso, militares da Bolívia patrulham rios navegáveis na Amazônia boliviana e mobilizam homens na fronteira com o Brasil numa tentativa de ajustar a exploração ilegal de ouro. É justamente por não haver uma forte fiscalização dos Estados (Brasil e Bolívia) que as atividades ilegais de mineiros bolivianos e brasileiros são tão comuns.
    Politicamente, podemos dizer que o atual governo boliviano, embora tenha o apoio de alguns setores da sociedade, também sofre de grande oposição interna. Essa oposição vem principalmente dos governadores dos Departamentos (estados) mais ricos do país que não reconhecem a Constituição de 2007, votada sem sua participação. Em janeiro de 2009, diante de pressões oposicionistas, essa Constituição foi alterada e aprovada em referendo pela população. Apesar disso, ainda hoje persiste grande controvérsia política entre oposição e governistas na Bolívia.
    Quanto à política exterior boliviana, esta tem como foco principal o regionalismo, de forma que não podemos dizer que esse país tem buscado desenvolver alianças extracontinentais seguras. Dessa forma, a Bolívia não está isolada no contexto sul-americano, participando de organizações
    internacionais regionais, como, por exemplo, a UNASUL. Questão errada!

ID
125761
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A Bolívia radicalizou a tese da volubilidade do
Estado nacional até o início do século XXI, afastando-se ela
mesma da média de recomposição institucional dos demais
países da América do Sul. Os fatos bolivianos que assustam
o brasileiro médio nesses dias e as preocupações naturais
ante a iminência do corte de suprimento de gás ou dos riscos
de uma guerra civil na fronteira porosa, seca e imensa que o
Brasil compartilha com aquele país expõem as dificuldades
que permanecem para a formação de instituições do Estado
moderno de direito do outro lado da fronteira.

José Flávio Sombra Saraiva. Duas nações e um Estado imperfeito.
In: Correio Braziliense, 13/9/2008, p. 23 (com adaptações).

Tomando o texto acima como referência inicial, julgue os
itens de 26 a 30, relativos à instabilidade política na Bolívia,
suas raízes históricas e seus desdobramentos recentes, bem
como suas conseqüências para o processo de integração em
curso na América do Sul.

A ausência de uma saída para o mar - a Bolívia localiza-se entre os Andes e o mundo platino-brasileiro -, elites esgarçadas e uma economia em franca retração são fatores que justificam o conjunto de dificuldades que a Bolívia vem enfrentando desde 2003.

Alternativas
Comentários
  • O que torna esse item errado é o período: uma "economia em franca retração".
  • Errado

    As elites bolivianas NÃO estão esgarçadas (dilaceradas), pelo contrário são poderosas e articuladas. Um exemplo disso foi que a própria elite boliviana tentou derrubar o governo de Evo Morales.

  • 1 - A Bolívia não possu saída para o mar. Isso inclusive é uma situação crítica para a Bolívia na sua política externa. A Bolívia perdeu sua saída para o mar na Guerra do Pacífico para o Chile. Só a título de curiosidade um dos objetivos da política externa boliviana inseridos na sua nova constituição é a recuperação de sua saída para o mar.

    2 - As elites bolivianas não são esgarçadas. Muito pelo contrário, as elites são bastante fortes e provocam muitas pressões internas no governo de Evo Morales, por intermédio dos governadores dos Departamentos mais ricos do país.

    3 - A economia boliviana não está sofrendo retração. No ano de 2009 cresceu cerca de 3, 7% e no primeiro semestre de 2010 cresceu por volta de 3, 26%

  • Rafael Caminha, Apesar de seu comentário estar bastante completo, gostaria de acrescentar que a prova foi aplicada em 2008, logo o comentario do ponto III (retração da economia) poderia não condizer com a realidade da época, já que utilizou referências dos anos de 2009 e 2010.
  • "A Bolívia radicalizou a tese da volubilidade do Estado nacional até o início do século XXI, afastando-se ela mesma da média de recomposição institucional dos demais países da América do Sul."

    O que JUSTIFICA o conjunto de dificuldades que a Bolívia vem enfrentando desde 2003 é o que está no texto acima; RADICALIZAÇÃO DA VOLUBILIDADE DO ESTADO E AFASTAMENTO DA MÉDIA DE RECOMPOSIÇÃO INSTITUCIONAL - e não os fatores descritos na questão (elites esgarçadas, economia em retração).


ID
125764
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A Bolívia radicalizou a tese da volubilidade do
Estado nacional até o início do século XXI, afastando-se ela
mesma da média de recomposição institucional dos demais
países da América do Sul. Os fatos bolivianos que assustam
o brasileiro médio nesses dias e as preocupações naturais
ante a iminência do corte de suprimento de gás ou dos riscos
de uma guerra civil na fronteira porosa, seca e imensa que o
Brasil compartilha com aquele país expõem as dificuldades
que permanecem para a formação de instituições do Estado
moderno de direito do outro lado da fronteira.

José Flávio Sombra Saraiva. Duas nações e um Estado imperfeito.
In: Correio Braziliense, 13/9/2008, p. 23 (com adaptações).

Tomando o texto acima como referência inicial, julgue os
itens de 26 a 30, relativos à instabilidade política na Bolívia,
suas raízes históricas e seus desdobramentos recentes, bem
como suas conseqüências para o processo de integração em
curso na América do Sul.

A doutrina da não-intervenção, tradicional na formulação jurídica de Estados novos e revivida na América do Sul, focada na manutenção das soberanias políticas dos Estados nacionais, se traduz, na crise boliviana, no alheamento dos Estados responsáveis pelo avanço de proposições voltadas para o diálogo e no esforço de estabilidade do país mais central da América do Sul.

Alternativas

ID
125767
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A Bolívia radicalizou a tese da volubilidade do
Estado nacional até o início do século XXI, afastando-se ela
mesma da média de recomposição institucional dos demais
países da América do Sul. Os fatos bolivianos que assustam
o brasileiro médio nesses dias e as preocupações naturais
ante a iminência do corte de suprimento de gás ou dos riscos
de uma guerra civil na fronteira porosa, seca e imensa que o
Brasil compartilha com aquele país expõem as dificuldades
que permanecem para a formação de instituições do Estado
moderno de direito do outro lado da fronteira.

José Flávio Sombra Saraiva. Duas nações e um Estado imperfeito.
In: Correio Braziliense, 13/9/2008, p. 23 (com adaptações).

Tomando o texto acima como referência inicial, julgue os
itens de 26 a 30, relativos à instabilidade política na Bolívia,
suas raízes históricas e seus desdobramentos recentes, bem
como suas conseqüências para o processo de integração em
curso na América do Sul.

A dicotomia entre as elites economicamente poderosas do oriente boliviano e o governo central dos Andes pauperizado, quase artificial e inventada pelas próprias elites, não reflete plenamente a realidade boliviana, com baixos níveis de cidadania em todo o território e com migrações internas e intensas nos níveis de baixa escolaridade e elevada pobreza.

Alternativas
Comentários
  • Há uma dicotomia (duas faces de uma mesma situação opostas entre si) na Bolívia entre as elites poderosas dos Departamentos mais ricos e o governo central dos Andes, o que é motivo da crise política naquele país. Além disso, há baixos níveis de escolaridade e elevada pobreza no território boliviano.
  • Se a dicotomia é real, e não inventada, a proposição deveria estar correta, não? Além disso, reflete sim a realidade desigual do país em que, de um lado, há riqueza, e, do outro, pobreza.

  • Poderiam explicar o trecho: "quase artificial e inventada pelas próprias elites"? A dicotomia é real ou inventada pelas elites?


ID
125770
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A Bolívia radicalizou a tese da volubilidade do
Estado nacional até o início do século XXI, afastando-se ela
mesma da média de recomposição institucional dos demais
países da América do Sul. Os fatos bolivianos que assustam
o brasileiro médio nesses dias e as preocupações naturais
ante a iminência do corte de suprimento de gás ou dos riscos
de uma guerra civil na fronteira porosa, seca e imensa que o
Brasil compartilha com aquele país expõem as dificuldades
que permanecem para a formação de instituições do Estado
moderno de direito do outro lado da fronteira.

José Flávio Sombra Saraiva. Duas nações e um Estado imperfeito.
In: Correio Braziliense, 13/9/2008, p. 23 (com adaptações).

Tomando o texto acima como referência inicial, julgue os
itens de 26 a 30, relativos à instabilidade política na Bolívia,
suas raízes históricas e seus desdobramentos recentes, bem
como suas conseqüências para o processo de integração em
curso na América do Sul.

A crescente importância do Brasil e da Venezuela no cenário sulamericano, inclusive no que se refere à mediação entre partes em crises regionais, emana da modernização econômica, da tranqüilidade política e da projeção internacional de que gozam os dois países, em igual proporção e legitimidade internacional.

Alternativas
Comentários
  • Esse item tem duas partes erradas. 1- tranquilidade política - É importante lembrar que no período da realização dessa prova 2008 a Venezuela se encontrava em crescentes disputas contra a opressão do 'neoditador' Hugo Chaves e desse contra a oposição.2- Projeção Internacional em igual proporção - a Venezuela destacava-se em 2008 por essa centralização do poder, impedimento da liberdade de expressão principalmente da imprensa, aprovação de poderes quase ilimitados na Constituição Venezuelana. Enquanto o Brasil se destacava pelo baixo impacto econômico com a crise imobiliária americana, popularidade do Presidente Lula dentre outros fatores.
  • A crescente importância do Brasil SIM da Venezuela NÃO.Isso é fato, apesar de não ser uma ditadura(Visto que Hugo Chaves foi eleito pelo povo, além de referendado) Ela não esforça-se para conciliações e aberturas.

  • quando fala na tranquilidade política do brasil já da pra matar a questão kkkkk


ID
125773
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A permeabilidade das fronteiras, as modificações operadas pela
globalização e a porosidade das relações entre economia internacional
e Estado nacional geraram novos desafios para a defesa e a segurança
do Estado. A respeito desse tema, julgue os itens de 31 a 35.

Fatores que são apresentados como impulsionadores do declínio do Estado e da soberania, como o terrorismo internacional, o crime organizado, o narcotráfico e a ameaça de espionagem, são igualmente responsáveis pela ampliação e expansão de estruturas de inteligência sob comando estatal em quase todo o mundo.

Alternativas
Comentários
  • A questão está certa. Pode-se afirmar que o terrorismo, o narcotráfico e a espionagem representam, de certa forma, uma ameaça à soberania estatal porque são ações que ultrapassam as fronteiras nacionais e que não podem ser resolvidas somente por um Estado, por mais poderoso que ele seja. São ações que revelam a impotência dos Estados. Ao mesmo tempo, como essas ações representam ameaças e prejuízos sociais, econômicos e políticos para os países, eles se esforçam para combatê-las por meio do fortalecimento das estruturas de inteligência sob comando estatal. 






  • igualmente.... não concordo

  • Tbm não concordo com o "igualmente"...

  • "o terrorismo internacional, o crime organizado, o narcotráfico e a ameaça de espionagem". Ainda que o termo "igualmente" fomente dúvidas, é necessário saber que os três primeiros itens tem relações intrínsecas. O crime organizado existe em razão do narcotráfico. Já as ações de terrorismo - para além do conspiracionismo - são financiadas através de ações como as que já foram citadas pelo próprio enunciado. O que ainda se encontra fora da curva é o risco de espionagem. Contudo, esta também está intrinsecamente ligada as demais. Tomando o narcotráfico como exemplo: se o Brasil se encontra inserido no trajeto que a cocaína percorre, ele poderá ser alvo de agências externas de inteligência, sem que haja diálogo com as instituições diplomáticas, o que é uma ofensa a soberania do país.

    RESUMIDAMENTE: a situação descrita é como uma perseguição de "gato e rato". Os três primeiros são causadores do último. Fora isso, creio que seja unânime a tendência internacional de centralizar atividades de inteligência sob a égide de seu comando, e não de agentes paralelos. 

  • O igualmente, aí, não quer dizer que os fatores colaborem de forma equivalente entre si, mas antes denota a contradição entre serem fatores apontados como fragilizadores dos Estados e de suas soberanias e, igualmente (ao mesmo tempo), colaborar para um crescimento doa setores de inteligência dos Estados.
  • Igualmente?

  • MUITOS PERDEM TEMPO BRIGANDO COM A BANCA, OUTROS A ESTUDAM.

ID
125776
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A permeabilidade das fronteiras, as modificações operadas pela
globalização e a porosidade das relações entre economia internacional
e Estado nacional geraram novos desafios para a defesa e a segurança
do Estado. A respeito desse tema, julgue os itens de 31 a 35.

Nos Estados democráticos, cresce a demanda pela formação e implementação de políticas governamentais voltadas para os controles e supervisões dos serviços de inteligência.

Alternativas
Comentários
  • Correta. Nos estados democráticos os mecanismos de controle dessas "espionagens" tendem a ser cada vez maiores, para que não haja seu uso indiscriminado e para que não se atente contra os direitos individuais.
  • No Brasil, o controle externo das atividades de inteligência é realizado pelo Poder Legislativo (CCAI).

  • O próprio art. 6º da 9.883/1999, fala sobre o controle exercido pelo Poder Legislativo

    Art. 6o O controle e fiscalização externos da atividade de inteligência serão exercidos pelo Poder Legislativo na forma a ser estabelecida em ato do Congresso Nacional.

    § 1o Integrarão o órgão de controle externo da atividade de inteligência os líderes da maioria e da minoria na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, assim como os Presidentes das Comissões de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

    § 2o O ato a que se refere o caput deste artigo definirá o funcionamento do órgão de controle e a forma de desenvolvimento dos seus trabalhos com vistas ao controle e fiscalização dos atos decorrentes da execução da Política Nacional de Inteligência.

    Portanto a afirmativa é correta, uma vez que os governos democráticos controlam, fiscalizam e se utilizam da inteligência. No mundo moderno a inteligência é a principal arma de guerra. Veja o caso de Israel com a Agência Mossad

    Força e Honra!

  • Só tomar o caso do Edward Snowden como paradigma. 
    http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/07/entenda-o-caso-de-edward-snowden-que-revelou-espionagem-dos-eua.html


ID
125779
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A permeabilidade das fronteiras, as modificações operadas pela
globalização e a porosidade das relações entre economia internacional
e Estado nacional geraram novos desafios para a defesa e a segurança
do Estado. A respeito desse tema, julgue os itens de 31 a 35.

Para garantir a segurança do Estado, não importa o regime político, devendo a eficiência e a eficácia dos serviços de inteligência sobre matérias relevantes, como o terrorismo internacional, prevalecer sobre o princípio da transparência.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA

    O principio da transparência varias vezes, ou melhor na maioria das vezes é deixado de lado, basta ver as ações dos serviços secretos dos EUA.
  • ei, alguem pode explicar porque a questão está errada!!!
  • Ao contrário do que diz a questão, eu acredito que o regime político importa. O regime ditatorial age de maneira diferente do democrático não se preocupando com os limites dos serviços de inteligência. Em regimes democráticos, o sigilo é permitido apenas em questões de segurança nacional evitando abusos (o que o regime ditatorial não se preocuparia), e busca-se nesse regime, a transparência até onde fosse possível.

    Para maiores informações é interessante ler o artigo do Joanisval Brito na Revista Brasileira de inteligência:

    http://www.abin.gov.br/modules/mastop_publish/files/files_4603bccb8b6cb.pdf

  • ERRADO

    Pessoal, quando eu fiz o cursinho para a ABIN, o professor falou sobre essa questão e disse que o erro está em prevalecer sobre o princípio da transparência. Tanto é que as informações sobre a ABIN são feitas na forma de extratos, pois mesmo a ABIN deve dar transparência a seus atos, mas omitindo algumas coisas em prol da segurança nacional. Prof. Heron Duarte

  • Política Nacional de Inteligência - PNI

    2 PRESSUPOSTOS DA ATIVIDADE DE INTELIGÊNCIA

    2.1 Obediência à Constituição Federal e às Leis

    A Inteligência desenvolve suas atividades em estrita obediência ao ordenamento jurídico brasileiro, pautando-se

    pela fiel observância aos Princípios, Direitos e Garantias Fundamentais expressos na Constituição Federal, em prol

    do bem-comum e na defesa dos interesses da sociedade e do Estado Democrático de Direito.


ID
125821
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Apesar da ampliação dos mercados, a globalização da
economia e o crescimento dos fluxos de mercadorias reafirmam
a desuniformidade do espaço terrestre e dão visibilidade à sua
heterogeneidade e à sua diversificação pela ação das sociedades
que o modelam.

Iná E. Castro. Geografia política, território, escalas
de ação e instituições. Bertrand Brasil, 2006, p. 234.

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os
assuntos por ele suscitados, julgue os seguintes itens.

Para a inserção de países como o Brasil, o México e a Argentina na nova realidade econômica mundial, as organizações financeiras internacionais exigiram a reforma do Estado, para a ampliação da autonomia deste e para a garantia do crescimento econômico por meio da centralização da tomada de decisão.

Alternativas
Comentários
  • Falso, houve sim uma descentralização de tomada de decisões. Tinha?se um governo militar centralizador, que foi substituído por um neoliberal descentralizador de decisões, privatizações, etc.

  • Em 1989, houve o Consenso de Washington, onde os baluartes da globalizaçao fizeram uma série de recomendações visando ao desenvolvimento e à ampliação do neoliberalismo nos países da América Latina.

    Eram recomendações tipo abertura comercial dos países, diminuição do protecionismo; desregulamentação...

    Inclusive, os emprestimos do FMI só eram obtidos se essas medidas estivessem sendo implantadas.


ID
126154
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

No dia 24 de novembro de 2009, o Correio Brasiliense informava que em breve coletiva à imprensa, o presidente Mahmud Ahmadinejad disse que os dois países procuram resolver os problemas do mundo, combater as injustiças e buscam um mundo livre de armas de destruição em massa, particularmente armas nucleares. Aproveitou para defender, diante do anfitrião, o ingresso do Brasil como membro permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Indique o trecho de matéria que tem nexo político e geográfico com a notícia acima.

Alternativas
Comentários
  • Mahmud Ahmadinejad é o presidente do Irã
  • http://brasilnicolaci.blogspot.com/2009/11/ira-anuncia-construcao-de-10-usinas.html

  • Esta questão ficou simplesmente de graça.

ID
127177
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Honduras, país localizado na América Central, enfrenta grave
crise institucional desde a deposição de seu presidente Manuel
Zelaya, em 28 de junho de 2009. A respeito dessa crise, julgue
os itens seguintes.

Uma das causas da crise foi a intenção de Zelaya de convocar consulta acerca da possibilidade de alteração da Constituição hondurenha a fim de permitir a reeleição para presidente.

Alternativas
Comentários
  • ELE FOI AMBICIOSO E FOI PUNIDO PELA POPULAÇÃO.
  • Ok, mas eu entraria com recurso. A assertiva está um tanto incompleta.

  • Resposta : Certo

    Consulta popular
    Em 23 de março 2009, decretou a realização de uma consulta popular sobre a realização de um plebiscito concernente à convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte. A consulta deveria ocorrer até o dia 28 de junho e seria colocada nos seguintes termos:

    Você está de acordo que, nas eleições gerais de novembro de 2009, se instale uma quarta urna para decidir sobre a convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte que aprove uma nova Constituição política? [12]

    O resultado positivo da consulta popular serviria como fundamento para que o Executivo enviasse ao Congresso Nacional, um projeto de lei sobre a colocação de uma quarta urna nas seções eleitorais durante o pleito de novembro.

    A consulta foi desautorizada pelo Congresso e pelo Judiciário. Entretanto, Zelaya decidiu realizá-la, ainda que seu valor fosse meramente simbólico. Como os militares se recusaram a distribuir as urnas, o presidente demitiu o chefe do Estado Maior Conjunto, Romero Orlando Vasquez Velasquez. Este não acatou a ordem e teve o apoio dos demais comandantes, assim como do Congresso e do Judiciário.

    Golpe
    Afinal, no próprio dia 28, quando seria realizada a consulta popular, Zelaya é preso por tropas da polícia federal e do exército hondurenho, que o colocaram em um avião, com destino à Costa Rica.[13] O Judiciário hondurenho anunciou que dispunha de provas suficientes para processar Zelaya por 18 delitos, incluindo traição à pátria e descumprimento de 80 leis aprovadas pelo Congresso.[14]
     

  • A prisão de Zelaya ocorreu cerca de uma hora antes de serem abertas as urnas para uma consulta de opinião organizada por ele e considerada como "não vinculativa" (ou seja, não obrigatória). Segundo a acusação do Ministério Público de Honduras, que levou à prisão de Zelaya, ele não teria respeitado as normas constitucionais para a realização de uma consulta popular, além de não permitir sua fiscalização e organização por parte do Tribunal Eleitoral. Com isso, Zelaya teria incorrido, entre outros, no crime de "Traição à Pátria".[9]

    O Art. 5o. da Constituição de Honduras afirma que uma consulta eleitoral deve ser aprovada por 2/3 do parlamento e organizada pelo Poder Judiciário.[10] O crime de "Traição à Pátria" está contido no Código Penal de Honduras e também no artigo 4o. de sua Constituição Federal, sendo configurado quando alguém usurpa atributos de outros poderes do Estado.[9]
     


ID
131464
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CEHAP-PB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

As relações internacionais do início do século XXI não só mantiveram algumas tendências com relação à situação mundial, como também agregaram tendências novas. A propósito dessas tendências, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra C!Embora houve vários Estadistas Nacionalista no século anterior XX Ex: Getúlio Vargas e Fidel Castro.
  • Questão sem resposta correta. O séc. XX, do início ao fim, foi recheado de ditaduras centralizadoras e nacionalistas...

  • O item C está absolutamente correto,no inicio do século passado não existia paises com um nacionalismo tão exarcebado quanto o pós primeira guerra (1914-1918) e segunda guerra mundial (1939-1945). Os regimes políticos nacionalistas e com tendência ao centralismo a que se refere a questão são Bolívia,Venezuela,Colombia.

    Bons estudos!!
  • LETRA (A) = ERRADA = OS EUA ESTÃO PERDENDO SUA HEGEMONIA NO MUNDO ATUAL.

    LETRA (B) = ERRADA = A EUROPA NÃO CONSEGUIU CONSILIDAR TOTALMENTE OS PAISES DO BLOCO, E HOUVE SIM PROBLES NA CONSOLIDAÇÃO POIS ALGUNS PAISES NÃO QUISERAM ADERRIR AO EURO POR EXEMPLO, DENTRE OUTROS PROBLEMAS.

    LETRA (D) = ERRADA = A ASIA TEM GANHADO MUITA FORÇA ECONOMICA E POLITICA. EX.: CHINA, INDIA.....

ID
132016
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Nas próximas eleições, em outubro de 2010, serão escolhidos, além do novo presidente, somente

Alternativas
Comentários
  • 2010 * 03/out Presidente, Senador, Dep. Federal, Dep. Estadual e Governadorfonte: http://www.tre-ce.gov.br/tre/eleicoes/calendario.htm
  • ELEIÇÕES PROPOCIONAIS E MAJORITÁRIAS.
  • Faltaram os deputados distritais...
  • É só lmebrar que as eleições são simultâneas, salvo prefeito e vereador.
  • No Brasil, as eleições ocorrem a cada dois anos, sempre em anos pares. Os cargos eletivos são disputados em dois grupos. Em um ano, são feitas eleições federais e estaduais para os cargos de presidente da República (e vice), senador, deputado federal, governador e deputado estadual. Dois anos depois, há eleições municipais para os cargos de prefeito e vereadores. Em 2010, houve eleições federais e estaduais. Portanto, a resposta correta é a letra D.

  • No Brasil, as eleições ocorrem a cada dois anos, sempre em anos pares. Os cargos eletivos são disputados em dois grupos. Em um ano, são feitas eleições federais e estaduais para os cargos de presidente da República (e vice), senador, deputado federal, governador e deputado estadual. Dois anos depois, há eleições municipais para os cargos de prefeito e vereadores. Em 2010, houve eleições federais e estaduais. Portanto, a resposta correta é a letra D.


ID
132124
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Nesse país, ocorrem em abril de 2010 - em meio a um cenário que opõe o presidente Omar al-Bashir e o líder do sul, Silva Kiir -, as primeiras eleições pluripartidárias em 25 anos. Trata-se do(a)

Alternativas
Comentários
  • Resposta Letra "A"Sudão
  • LETRA A.
    Inclusive Omar foi reeleito. O fato curioso é que ele procurado pelo Tribunal Penal Internacional por alegados crimes de guerra em Darfur tanto que muitos líderes internacionais declinaram convites para participar na cerimónia de tomada de posse.
  • O presidente do Sudão, Omar al-Bashir, foi reeleito para um novo mandato, informou nesta segunda-feira (26) a comissão eleitoral.

    Bashir do Tribunal Penal Internacional por conta de crimes de guerra e genocídio em Darfur.

    A eleição, realizada entre 11 e 15 de abril, foi o primeiro pleito pluripartidário do país em 24 anos.

    Fonte: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/04/presidente-do-sudao-e-reeleito.html


ID
136975
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Um dos principais itens da plataforma eleitoral de Fernando Lugo, ex-bispo católico eleito presidente da República do Paraguai em abril de 2008, foi a revisão do Tratado de Itaipu, celebrado com o Brasil em 26 de abril de 1973.

Entre outras cláusulas, o tratado prevê que:

Alternativas
Comentários
  • CORRETA LETRA C

    Artigo XIII

     A energia produzida pelo aproveitamentohidrelétrico a que se refere o Artigo I será dividida em partes iguais entre osdois países, sendo reconhecido a cada um deles o direito de aquisição, na formaestabelecida no Artigo XIV, da energia que não seja utilizada pelo outro paíspara seu próprio consumo.

     Parágrafo Único - As Altas Partes Contratantesse comprometem a adquirir, conjunta ou separadamente na forma que acordarem, ototal de potência instalada.

    FOLHA ON LINE

    A empresa pertence aos dois países em partes iguais. Pelo contrato de 1973, cada um tem direito a 50% da energia produzida. Caso uma das partes não use toda a cota, vende o excedente ao parceiro a preço de custo.

    Como o Paraguai utiliza apenas cerca de 5% dessa energia --o que atende 95% da demanda do país--, o restante é vendido ao Brasil --no total, 20% da energia elétrica usada por aqui vem de Itaipu.

  • Tratado de Itaipu é o instrumento legal para o  do  pelo  e pelo , assinado em  em  de , no qual o Paraguai se obrigou a vender o excedente energético ali produzido, ao Brasil até .

    Este tratado tem sido alvo de inúmeras críticas no Paraguai, e voltou a ser questionado na imprensa paraguaia quando o presidente  visitou esse país em , pois representa, segundo estes, uma forma de  por parte do Brasil.

    Em 2007  supriu 20% das necessidades de energia elétrica do Brasil e cerca de 95% das necessidades do Paraguai. Em 2007, Itaipu por meio da energia paga pelo Brasil, contribuiu para o Paraguai com um benefício econômico de cerca de US$ 1,5 bilhão, valor correspondente a cerca de 19% do  desse país. O valor efetivamente pago ao Paraguai pela sua cessão de energia corresponde a aproximadamente US$ 42/MWh (ou R$ 71/MWh)

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Tratado_de_Itaipu


ID
136993
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Não integra o estatuto constitucional da liberdade de expressão:

Alternativas
Comentários
  • Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

    VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;

    IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;

    XVI - todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente;

    Estes são os incisos constitucionais explicitos no artigo 5 que defendem a liberdade de expressão. Sendo que o inciso XVI é o que melhor se encaixa na definição do item A - a proibição de criminalização de quaisquer manifestações expressivas. Visto que as reuniões e uma forma de manifestação expressiva devido sua coletividade.
  • * ALTERNATIVA CERTA: "a"

    ---

    * JUSTIFICATIVA: é gritante o fato de não integrar o estatuto constitucional da liberdade "a proibição de criminalização de quaisquer manifestações expressivas". Afinal, caso isto integrasse o referido estatuto, os manifestantes não iriam poder ser punidos pelo cometimento de um abuso de um direito.

    Por exemplo: numa passeata contra a corrupção pelo centro da cidade "X", as pessoas que protestam poderiam destruir lojas do comércio sem serem criminalizadas pelo cometimento do crime de dano, sob o pretexto de estarem exercendo a liberdade de expressão; o que beira o absurdo, tendo em vista que nenhum direito é absoluto, terminando quando inicia o direito do outro.

    ---

    Bons estudos.


ID
142882
Banca
FIP
Órgão
Câmara Municipal de São José dos Campos - SP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Julho foi o primeiro mês, após uma longa ocupação, em que a polícia e o exército iraquiano ficaram totalmente encarregados da segurança nas cidades, uma vez que as tropas americanas, posicionadas nos centros urbanos do país, começaram a deixar o Iraque no fim de junho. Desde quando as tropas americanas ocupavam o Iraque?

Alternativas
Comentários
  • A Invasão do Iraque em 2003 iniciou-se a 20 de Março através de uma aliança entre os Estados Unidos da América, Reino Unido e muitas outras nações, numa aliança conhecida como a Coalizão.