SóProvas


ID
1043683
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A oposição síria acusou o regime de Bashar al- Assad da morte de centenas de pessoas - os números variam entre 500 e 1.300 - em ataques com armas químicas nos arredores de Damasco. O governo negou, e a Rússia acusou os rebeldes pela ofensiva. A Organização das Nações Unidas (ONU) pediu investigação independente para confirmar o que seria o maior ataque com uso de gás desde a década de 80 do século passado.

O Globo, 22/8/2013, capa (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a amplitude do tema nele tratado, julgue os itens que se seguem.


Embora mantenha forças militares pacificadoras em diversas regiões conflagradas ou em grave risco social, como o Haiti, a ONU encontra dificuldades para impedir o início de conflitos no mundo, assim como para fazê- los cessar.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    Os propósitos da ONU :
     

    "As Nações Unidas são regidas por uma série de propósitos e princípios básicos aceitos por todos os Países-Membros da Organização.

    Os propósitos das Nações Unidas são:

    • Manter a paz e a segurança internacionais;
    • Desenvolver relações amistosas entre as nações;
    • Realizar a cooperação internacional para resolver os problemas mundiais de caráter econômico, social, cultural e humanitário, promovendo o respeito aos direitos humanos e às liberdades fundamentais;
    • Ser um centro destinado a harmonizar a ação dos povos para a consecução desses objetivos comuns."
    extraído do site: http://www.onu.org.br/conheca-a-onu/propositos-e-principios-da-onu/

    Bons estudos!
  • A ONU é neste momento uma organização em crise de credibilidade, aparentemente com muitas dificuldades para acompanhar a alteração profunda da política mundial após o fim da guerra fria e o desmantelamento dos blocos político-militares, mas é sobretudo uma organização em crise financeira, dado que os países membros protelam o pagamento das quotizações a que são obrigados (o maior devedor, ou pelo menos um dos maiores, são os Estados Unidos), sabendo-se que esta atitude de não cooperação é igualmente resultante da perda de credibilidade que afeta a organização.
    Apesar da organização enfrentar situações difíceis, todo o esforço e todo o trabalho desenvolvido nos últimos anos para a conservação da paz e dos direitos humanos proporcionaram-lhe o prémio Nobel da Paz em 2001, prémio partilhado com Kofi Annan (secretário-geral da organização de 1997 a 2007) que demonstrou sempre uma grande dedicação ao trabalho desempenhado pela organização. Esta atribuição da Academia das Ciências sueca serve não só para valorizar o desempenho como também para dar a devida importância à maior organização internacional de apelo à paz e estabilidade mundial.

    http://www.infopedia.pt/$organizacao-das-nacoes-unidas-%28onu%29;jsessionid=gX+OcGco344zjJlGVUEnOg__

  • De fato a ONU enfrenta dificuldades que vão desde o contingente militar disponível até questões políticas, como os vetos no Conselho de Segurança da ONU. Questão certa.

  • O principal objetivo da ONU é a manutenção da paz e da segurança internacional, conforme está previsto no artigo 1, parágrafo 1 da Carta das Nações Unidas. Um dos instrumentos que a ONU usa para atingir esse objetivo são as missões de paz, como, por exemplo, a do Haiti, que é comandada pelo Brasil. Entretanto, a deflagração de conflitos internacionais escapa, na maior parte das vezes, ao controle da ONU, que não consegue preveni-los nem fazer com que acabem. Atualmente, há conflitos graves em diversas partes do mundo, como na República Democrática do Congo e na Síria, e, apesar dos esforços da ONU, eles prosseguem, vitimando muitas pessoas inocentes. Uma das razões que explica as dificuldades inerentes da ONU é o fato de a organização não ter forças armadas próprias, dependendo sempre dos Estados membros para executar intervenções. Além disso, para que ações mais drásticas sejam tomadas no âmbito da ONU, é necessária a aprovação do Conselho de Segurança – instância de decisão em que cinco países possuem direito ao veto, o qual, se usado, impede o uso da força pela ONU. Por fim, é válido ressaltar que, mesmo quando a ONU emprega o uso da força, essas ações muitas vezes não são bem-sucedidas, uma vez que o fim dos conflitos frequentemente depende da resolução de questões políticas muito complexas, que não podem ser resolvidas com o simples uso da força.

    A questão está certa.