SóProvas


ID
1043755
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

No que se refere ao protocolo TCP/IP e seus serviços, julgue os itens subsecutivos.


O serviço HTTP é implementado sem estado, enquanto o HTTPS é sua versão stateful (com estado).

Alternativas
Comentários
  • Os protocolos HTTP e HTTPS são stateless, ou seja, as conexões entre cliente e servidor são finalizadas após o envio de cada requisição ou resposta.
  • HTTPS é o protocolo de Segurança. - S ->security
  • Sendo um pouco mais chato o S vem de Secure segundo a Wikipedia http://en.wikipedia.org/wiki/HTTP_Secure. Porém consultando as RFCs não encontrei referências à esse nome.

  • ERRADO.

    Segundo Tanenbaum(2011,p.534),"Quando o HTTP é usado sobre SSL, ele se denomina HTTPS(Secure HTTP), embora seja o protocolo HTTP padrão."

    Segundo Kurose(2010,p.74),"Como o servidor HTTP não mantém nenhuma informação sobre clientes, o HTTP é denominado um protocolo SEM ESTADO."

    **Portanto senhores, cabe concluirmos que tanto o HTTP quanto o HTTPS são protocolos SEM ESTADO, visto que o HTTPS é o HTTP padrão; porém este último com uma camada de segurança na camada de transporte.

    Bibliografia:

    TANENBAUM, A. S.; WETHERALL, D. Redes de Computadores. 5. ed. São Paulo: Pearson, 2011.

    KUROSE, J. F.; ROSS, K. W. Redes de Computadores e a Internet: Uma Abordagem Top-Down. 5. ed. São Paulo: Pearson, 2010.

  • Prezados,

    A diferença entre o HTTP e o HTTPS não é que esse é uma versão stateful e aquele é uma versão sem estado. A diferença entre o HTTP e o HTTPS é que o HTTPS é uma implementação do HTTP com uma camada adicional de segurança, isso é feito utilizando o SSL/TLS. Dessa forma, os dados são transmitidos de forma criptografada entre o servidor e o cliente. Enquanto o HTTP por padrão utiliza a porta 80 , o HTTPS utiliza por padrão a porta 443.

    Portanto, questão errada.

    Fonte : http://www.w3.org/Protocols/rfc2616/rfc2616.html


  • Stateless  e Persistência são características diferentes do protocolo http.

    O protocolo ser persistente (versão 1.1 do http) significa que , numa mesma conexão (usando o TCP porta 80), pode trazer mais de um objeto da página html requerida. Quando ele é não-persistente (versão 1.0 do http), para cada objeto requerido, faz-se uma nova conexão, traz o objeto e encerra a conexão. Portanto, 100 objetos requerem 100 conexões diferentes. (nada eficiente)

    Stateless significa que o protocolo não guarda o estado da conexão e nem dos objetos requeridos. Assim, se for feita a requisição de um objeto 10 vezes, 10 vezes serão enviados o mesmo objeto. O servidor não tem consciência dos objetos que foram requeridos pelo cliente.

    Com isso, persistência trata da quantidade de conexões por elementos da página html.  Stateless trata da consciência do estado da conexão, ou seja, ele não é capaz por si só de reter informações entre requisições diferentes. Para persistir precisa utilizar cookies, sessões, campos de formulário ou variáveis na própria URL.

  • Pra memorizar: Quase todo protocolo que termina com S(ftp -> ftps / http-> https / ldap -> ldaps) tem a extensão SECURE, geralmente implementada em camada SSL/TSL. Exceções: Os de compartilhamento de arquivos: nfs, cifs...

  • Errado.

    HTTPS é uma implementação SEGURA do HTTP.

  • ERRADO.

    O HTTP é stateless (SEM ESTADO) pois não armazena memória sobre suas ações. A única diferença do HTTPS é o fator de segurança (SSL/TSL). Portanto, ambos são stateless.

  • HTTP E HTTPS SEM ESTADO.

  • Os dois (HTTP E HTTPS) são anarcos.

  • gab e!

    Ambos Stateless. (sem estado) ( cada clique uma nova requisição, vide toda as páginas https que usamos...

  • gab e!

    HTTP:

    Baseado em texto

    stateless

    forma de solicitação: get ou post

    HTTPS:

    HTTP + TLS/SSL

    (Camada de criptografia)

    SSL: secure soket layer