SóProvas



Questões de HTTP ( Hypertext Transfer Protocol )


ID
4981
Banca
CESGRANRIO
Órgão
TCE-RO
Ano
2007
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Sobre Tecnologias Internet, é INCORRETO afirmar que o:

Alternativas
Comentários
  • O SMTP utiliza o TCP como protocolo de transporte de mensagens de correio eletrônico.
  • A) Como se sabe, o SMTP eh um servidor usado para encaminhar emails aos destiantarios. Se usasse UDP, ele apenas repassaria o email q recebesse do usuario e, se nesse intervalo, os pacotes de emails nao encontrassem o destino, simplesmente o email nao seria enviado ao cliente.
    Assim, eh mais indicado o uso do TCP, em q o recurso de conexao, em ordem, controle de erro etc, garante q o destino receba a mensagem pela confirmação q ele envia à origem.
    B) No HTTP 1.0, cada objeto q a pagina acessava necessitava uma nova conexao ao servidor para puxa-las(se vc tivesse uma página com 100 objetos - raro praquela epoca), vc necessitava realizar 100 conexoes. A versao 1.1 introduziu a conexao persistente, em q isso fica transparente ao usuario.
    C) IMAP, emails sao transferidos ao computador local, com uma copia no servidor, na porta 143; POP, os email sao baixados do servidor pela porta 110, sem deixar copias.
    D) correto.
    E) Correto.

  • O Servidor IMAP escuta na porta 143. p_q

  • A) Incorreto. Como se sabe, o SMTP é um servidor usado para encaminhar emails aos destinatários. Se usasse UDP, ele apenas repassaria o e-mail que recebesse do usuário e, se nesse intervalo, os pacotes de emails não encontrassem o destino, simplesmente o e-mail não seria enviado ao cliente. Assim, o SMTP utiliza o TCP como protocolo de transporte de mensagens de correio eletrônico.

    B) Correto. No HTTP 1.0, cada objeto que a pagina acessava necessitava de uma nova conexão ao servidor para puxa-las, ou seja, se tivesse uma página com 100 objetos, necessitaria realizar 100 conexões. A versão 1.1 introduziu a conexão persistente, a fim de solucionar esse problema.

    C) Correto. no IMAP, emails são transferidos ao computador local com uma copia no servidor na porta 143; no POP, todos os e-mail são baixados do servidor sem deixar copias pela porta 110.

    D) Correto.

    E) Correto.

  • a-

    registro MX em sistema DNS serve para encontrar qual email server aceita os emails destinados a certo dominio

  • SMTP (cliente de email) utiliza TCP para envio de correio eletrônico, e não mensagens de voz.

    Protocolo de mensagens de voz é o RTP (Realtime Transport Protocol), utilizado em Voip.


ID
15796
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2006
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

No que se refere às tecnologias usadas na Internet, julgue os seguintes itens.

O HTTP transporta solicitações, tais como GET, HEAD e POST, e respostas usando o TCP. O HTTP mantém informações de estado entre transações. Cada transação resulta em uma conexão que só pode ser estabelecida pelo cliente e encerrada pelo servidor.

Alternativas
Comentários
  • O HTTP não mantem informações de estados. A introdução desta característica é feita através de cookies.
  • No final quando ele cita que a conexão sõ pode ser estabelecida pelo cliente e encerrada pelo servidor ai sim existem 2 erros.
    A conexão pode ser estabelecidade pelo servidor (ex. FTP) e o cliente pode também encerrar a conexão ao enviar uma mensagem FIN para o servidor.
  • O HTTP é considerado um protocolo sem estado. Um exemplo dado por Kurose é que se um cliente solicita um mesmo objeto duas vezes em um pequeno intervalo de tempo, o servidor não responde dizendo que acabou de enviar o objeto, em vez disso, ele simplesmente envia o objeto novamente, pois ele não memorizou o que fez antes.
  • O HTTP transporta solicitações, tais como GET, HEAD e POST, e respostas usando o TCP. O HTTP mantém informações de estado entre transações (ERRADO - HTTP é  STATELESS, ou seja, não mantém informações de estado). Cada transação resulta em uma conexão que só pode ser estabelecida pelo cliente e encerrada pelo servidor.
    Bons Estudos!
  • HTTP faz solicitações POST, PUT, GET e DELETE

  • Gabarito E

    Embora o HTTP use os serviços TCP, o HTTP é, fundamentalmente, um protocolo sem estados (stateless).

    O cliente inicializa uma transação enviando uma mensagem de solicitação. O servidor responde enviando uma mensagem de resposta.

    Fonte: Kurose

  • Gabarito: Errado.

     O HTTP é STATELESS, ou seja, não mantém informações de estado. Isso significa que, quando você clica em um link na home de   www.google.com, que você acabou de baixar na requisição anterior, esta nova requisição em NADA se relaciona com a anterior.

  • gab e!

    stateless, sem estado. cada clique uma nova requisição.

    ps.

    GET, os dados são enviados na URL, existe um limite de 2048 caracteres para a requisição. Quando você utiliza o POST, os dados não ficam expostos na URL,


ID
17827
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Observe as afirmativas abaixo sobre o protocolo HTTP.

I - O campo CRC (Cyclic Redundancy Check), disponível no cabeçalho HTTP, é responsável por detecção de erros em pacotes IP.
II - Caso exista uma conexão HTTP 1.1 entre as máquinas X e Y e a primeira seja reiniciada, a conexão HTTP será restabelecida, automaticamente, tão logo X esteja no ar novamente, graças ao mecanismo de keepalive.
III - Senhas de usuários que trafegam via HTTP podem ser interceptadas por usuários mal-intencionados.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Comentários
  • A camada de Enlace é responsável por dar acesso ao meio físico de comunicação. Como é uma camada bem próxima à transferência de bits, ela também fornece correção de erros, através da Checagem Cíclica de Redunância (CRC - Cyclic Redundancy Checksum). Também é responsável por fazer o controle do fluxo de bits, de forma que o receptor possa receber os dados a uma velocidade que possa processar. Essa camada trata as topologias de rede e engloba dispositivos como Switch, placas de rede, interfaces, etc. Os pacotes de dados, nessa camada, são denominados quadros. Exemplos de protocolos da camada de enlace são o Ethernet e o PPP, e é nessa camada onde são adicionados cabeçalhos e trailers MAC. Isso permite que seja feita a análise do MAC Address em um dado aplicativo.
  • Vamos então a um conjunto de parâmetros de configuração que permitem estabilizar a VPN, fazendo com que o OpenVPN passe a monitorar a conexão e restabelecê-la automaticamente sempre que necessário.O primeiro, e mais importante, é o parâmetro "keepalive", que faz com que o servidor e o cliente monitorem a conexão, enviando pings periódicos um para o outro e reiniciem a VPN automaticamente caso não recebam resposta dentro de um período determinado. Esta opção é especialmente importante em VPNs usadas através de links ADSL ou qualquer outro tipo de conexão que não seja completamente estável. Um exemplo de uso seria:keepalive 10 120O primeiro número especifica o intervalo dos pings e o segundo o timeout, depois do qual a VPN é reiniciada. Nesse caso, o ping é enviado a cada 10 segundos sem atividade e a VPN é reiniciada depois de 120 segundos sem respostas. Caso o link seja interrompido, o cliente tenta restabelecer a VPN periodicamente, até que tenha sucesso. Esta linha deve ser incluída tanto na configuração do servidor quanto na do cliente.Opcionalmente, você pode incluir a linha "inactive", para especificar um tempo máximo para as tentativas de reconexão. Se quiser que o cliente desista depois de uma hora, por exemplo, inclua a linha:inactive 3600
  • Não existe tal coisa como CRC no header HTTP...http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_HTTP_headers
  • O mecanismo de Keeplive, por questões de performance, considera um período de timeout de poucos segundos (tipicamente 15 segundos em servidores apache).

    http://en.wikipedia.org/wiki/HTTP_persistent_connection

    Portanto, se a estação se conectar após este período, esta comunicação não será reestabelecida automaticamente.
  • O CRC é utilizado pela camada de enlace, nada tem a ver com a cabeçalho do protocolo http, o qual atua na camada de aplicação.

    O componente do cabeçalho krep alive proporciona que multiplas requisições sejam realizadas numa mesma conexão, pois antes deste recurso, era estabelecida uma nova conexão para cada requisição. Portanto, o keep alive não garante que a conexão dure após uma reinicialização, pois nesta situação pode ocorrer troca de IP. O que o keep alive permite é que uma vez aberta uma conexão, multiplas requisiçoes poderão ser realizadas através dela. 

    O protocolo http não possui mecanismo para verificação de identidade do receptor da mensagem nem criptografia dos dados, portanto as informações podem ser interceptadas.


ID
27505
Banca
FCC
Órgão
TRE-SE
Ano
2004
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O Protocolo HTTP

Alternativas
Comentários
  • o http é um protocolo usado no www para a distribuição e recuperaçao de informaçao entre servidor e cliente
  • O HyperText Transfer Protocol (HTTP) é um protocolo de aplicação responsável pelo tratamento de pedidos/respostas entre cliente e servidor na World Wide Web.
    Um sistema de comunicação em rede possui diversos protocolos que trabalham em conjunto para o fornecimento de serviços. Para que o protocolo HTTP consiga transferir seus dados pela Web, é necessário que os protocolos TCP e IP (Internet Protocol, Protocolo de Internet) tornem possível a conexão entre clientes e servidores através de sockets TCP/IP.
    O protocolo HTTP faz a comunicação entre o cliente e o servidor através de mensagens. O cliente envia uma mensagem de requisição de um recurso e o servidor envia uma mensagem de resposta ao cliente com a solicitação.
    O cabeçalho da mensagem (header) é utilizado para transmitir informações adicionais entre o cliente e o servidor. O cabeçalho é especificado imediatamente após a linha inicial da transação (método), tanto para a requisição do cliente quanto para a resposta do servidor, seguido de dois pontos (:) e um valor.
  • HTTP (acrônimo para Hypertext Transfer Protocol, que significa Protocolo de Transferência de Hipertexto) é um protocolo de comunicação (na camada de aplicação segundo o Modelo OSI) utilizado para transferir dados por intranets e pela World Wide Web.

  • a) Protocolo SSH (Secure Shell): este protocolo permite uma conexão segura entre cliente e servidor por meio de comunicação codificada chamada túnel.
    b) Errado. O HTTP geralmente usa o FTP e SMTP.
    c) O pedido no HTTP utiliza: uma linha de pedido; os campos do CABEÇALHO do pedido e o corpo do pedido; já a resposta compeende: uma linha de status, os campos de rubrica da resposta e o corpo da resposta.
    d) HTTPS é apenas o HTTP com um camada adicional de segurança e que utiliza não a porta 80 mas a 443.
    e) Correto. Também chamado PEDIDO e RESPOSTA. Vale a pena dizer que no modelo cliente-servidor do HTTP o servidor é totalmente passivo, ou seja, apenas responde aos pedidos (requisições) diferente do que ocorre no protocolo TELNET em que o servidor também interage.
  • Um comentário em relação ao comentário de Janete Lacerda :P

    Na opção B, você falou que HTTP geralmente usa FTP e SMTP, e isso não procede. FTP e SMTP não possuem ligação direta com HTTP. O HTTP usa, por exemplo, o TCP como protocolo de transporte.


ID
28963
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CAPES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O link Internet de uma determinada empresa está sobrecarregado, especificamente o tráfego de entrada, que é caracterizado, em uma sua maioria, por resultados de solicitações HTTP para um pequeno grupo de sites. Uma ação válida para aliviar consideravelmente tal sobrecarga é

Alternativas
Comentários
  • Habilitando um servidor proxy, há uma grande redução no número de requisições HTTP e uma grande redução no tempo de resposta.
  • Um dos motivos para a utilização de um proxy reverso é exatamente aliviar a carga de servidores web cacheando o conteúdo estático como figuras, e outros gráficos.
  • O servidor proxy Squid tem como função principa ser proxy http e cache.


ID
32662
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O protocolo HTTP (Hypertext Transfer Protocol) é utilizado em conjunto com o Secure Socket Layer (SSL) para troca de mensagens entre o cliente e o servidor Web, quando se deseja garantir a segurança das informações trafegadas. No entanto, a maioria dos sistemas executa a fase de autenticação do servidor e não executa a fase de autenticação do cliente durante o processo de handshake do SSL. Isso acontece porque a fase de autenticação do cliente

Alternativas
Comentários
  • O HTTP garante que os dados sejam transferidos de forma segura.Significa a pagina que possui certificado digital.

  • HTTPS (HyperText Transfer Protocol Secure), é uma implementação do protocolo HTTP sobre uma camada SSL ou do TLS. Essa camada adicional permite que os dados sejam transmitidos através de uma conexão criptografada e que se verifique a autenticidade do servidor e do cliente através de certificados digitais, evitando que a informação transmitida entre o cliente e o servidor seja visualizada por terceiros. A porta TCP usada por norma para o protocolo HTTPS é a 443. São usados dois tipos de certificados na autenticação HTTPS: * Certificados de servidor. Este certificado contém informações sobre o servidor que permite que um cliente identifique o servidor antes de compartilhar informações confidenciais. * Certificados de cliente. Este certificado contém informações pessoais sobre o usuário e identifica o cliente SSL (o remetente) para o servidor.Sendo necessário para a autenticação, certificados emitidos por AC confiáveis.
  • A autenticação do cliente pode ser feita por instação de software ou hardware que representam o certificado e tenham como autoridade ICP-Brasil. Os certificados gerados no cliente são incluídas em duas sérias:
    - Série A : Reúne os certificados de assinatura digital, utilizados na confirmação de identidade na Web, em e-mail, em redes privadas virtuais (VPN) e em documentos eletrônicos com verificação da integridade de suas informações
    - Série S : Reúne os certificados de sigilo, que são utilizados na codificação de documentos, de bases de dados, de mensagens e de outras informações eletrônicas sigilosas


ID
62521
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca do funcionamento de programas em plataformas
como Java, PHP ou Ajax e sua relação com o ambiente
de execução e sistema operacional, julgue os itens
seguintes.

Considere um ambiente no qual um servidor web esteja recebendo dezenas de requisições http simultâneas, vindas de vários clientes na Internet que usam navegadores web. Nesse caso, o atendimento a cada novo cliente implicará a abertura de uma nova conexão de socket.

Alternativas
Comentários
  • Certo!

    Considere um ambiente no qual um servidor web esteja recebendo dezenas de requisições http simultâneas, vindas de vários clientes na Internet que usam navegadores web. Nesse caso, o atendimento a cada novo cliente implicará a abertura de uma nova conexão de socket. 

    Para cada cliente http que solicitar a página uma nova conexão tcp será aberta. 

    Bons estudos!

  • HTTP é do modelo CLIENTE-SERVIDOR. Cada transação é tratada de forma independente pelo servidor

  • embriagueZ


ID
92245
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A respeito dos conceitos de tecnologias e protocolos utilizados na Web,
julgue os itens a seguir

O uso de HTTPS (HTTP seguro) permite que as informações enviadas e recebidas em uma conexão na Internet estejam protegidas por meio de certificados digitais.

Alternativas
Comentários
  • O protocolo HTTPSHTTPS (Hyper Text Transfer Protocol Secure) é a versão segura do HTTP (Hyper Text Transfer Protocol). Meios seguros de transferência de dados usando o protocolo https na internet são necessários para efetuar transações online seguras, como os serviços bancários ou compras online. Em outras palavras, o HTTPS criptografa a sessão com um certificado digital, utilizando o HTTP sobre SSL (Secure Sockets Layer) utilizado pelos navegadores. Então, se o website começa com https:// ao invés de http://, ele é um website seguro. Praticamente 99% dos navegadores são capazes de se conectar a um servidor web uitlizando http ou https. Os principais navegadores como o Internet Explorer ou o Firefox mostram um cadeado dourado para indicar que você está acessando um website seguro. Esse cadeado só aparece quando um certificado digital está instalado no servidor web.
  • Acho que a questão está errada, já que o certificado digital é usado para garantir a autenticidade de uma chave pública. Tal chave será usada para proteção da negociação da chave simétrica, e essa sim, será usada para proteger as informações trocadas entre servidor/cliente.

  • Resposta: Item CORRETO.

    HTTPS=HTTP+SSL

    O SSL permite que os dados sejam transmitidos através de uma conexão criptografada e que se verifique a autenticidade do servidor e do cliente através de certificados digitais.
  • caberoa recurso, concordo exatamente com o Rafael Avelar Alves Belém 
  • Também concordo que a questão deixa dúvidas. 
     Sabemos que a chave pública nesse tipo de comunicação é usada apenas para criptografar a cahve de sessão enviada pelo cliente para para o banco.
     Esuquema para ver se fica mais claro:

     cliente                                                                                 Banco
               www.banco.com.br - - - - - - - - - - -> http
                https <---------------- chave_pub ------------------ (criptografia assimétrica) (o banco envia sua chave pública - certificado)
    gera chave de sessão --------- chve_sess-----------> (criptografia simética) -  (o cliente gera uma chave de sessão e a criptografa com a chave pub. do banco.)
                                              <--------- chve_sess-----------  (a partir daqui todo processo é por criptografia simétrica - não faz mais uso do certificado)
                                              --------- chve_sess----------->
                                              <--------- chve_sess-----------
                      Fim na conexão 

    Assim, o certificado digital, enviado pelo banco para o cliente, servirá apenas para que o cliente possa criptografar a chave se sessão que ele msmo gera e envia para o banco (proscesso seguro de compartilhar uma chave simétrica), pois as comunicações https se dão com uso de chave de sessão que é uma chave simétrica (devido a sua melhor performance, frente a assimétrica).

    ACHO, que pelo o exposto, essa questão não etsá totalmente certa.
  • Concordo com alguns colegas.
    Pra mim, o certificado digital sozinho não garante que a conexão protegida e errei a questão por pensar assim.
    O que garante a proteção é a criptografia. O certificado em si garante a autenticidade de determinada entidade baseado na confiança que as duas têm numa mesma CA.
  • Fui consultar o Tanenbaum(minha referencia), e tudo o q ele fala sobre certificados eh q ele garante a autenticidade; se garante autenticidade, garante q a informação provem de Bob e não do falso Trudy, para a Alice.
    Resumindo, de forma (muito) indireta, o certificado protege as informações, por garantir q ela provem de determinado ator.
    Com mencionaram, a questao realmente não está toda certa(lembram do termo "meio gravida"?). Pois eh: acho q caberia recurso.
    Seria bom alguem q tem outro autor como referencia, citar aqui a opiniao dele, pq o CESPE nao deve ter inventado essa questao.
  • Amigos devemos prestar atenção no que a questão está pedindo. O X da questão é saber se o HTTPS "permite" proteção usando certificados digitais. Permite ou não permite? SIM, permite! Vejam o que diz Kurose.

    Segundo Kurose(2010,p.510),"Uma aplicação importante das assinaturas digitais é a certificação de chaves públicas, ou seja, certificar que uma chave pública pertence a uma entidade específica. A certificação de chaves públicas é usada em muitos protocolos de rede seguros, incluindo o IPsec e o SSL."

    ** Lembrando que quando o HTTP é usado acima do SSL, ele é chamado de HTTPS. Portanto, o HTTPS realmente pode prover proteção através de certificados digitais.

    Bibliografia:

    KUROSE, J. F.; ROSS, K. W. Redes de Computadores e a Internet: Uma Abordagem Top-Down. 5. ed. São Paulo: Pearson, 2010.

  • o certificado digital pode até proteger por meio de chave, mas as chaves criptografam, não o certificado digital. Se tirarmos a chave que criptografa, será que os dados estariam protegidos só com o certificado digital que possui o intuito de comprovação? NÃO, porém, a CESPE considerou, por possui um chave que criptografa, o certificado digital tem a função de proteção. A proposição fala em proteção e não em criptografia que estaria mais ligado ao conceito das chaves ou dos protocolos SSL ou TSL.

  • Com base nos meus resumos(contados no estorinha abaixo), eu entendo que esta questão tá errada, pois não é o certificado que protege as informações enviadas. A única função do certificado é dar a certeza a quem requisitou a página de que o servidor é confiável, pois ele tem o endosso de uma terceira parte confiável, que é a CA. Além do mais, o certificado também carrega a chave pública do servidor, mas esta poderia ser obtida de outra forma. Quem realmente protegem as informações é a chave simétrica, de posse do cliente e do servidor. A base de funcionamento do HTTPS é a seguinte(Berlin é o cliente e ProfessorSalvador é o servidor):

    1) Berlin <------Estabelece-se conexão TCP---------> ProfessorSalvador

    2) Berlin <----------Troca de informações--------------->ProfessorSalvador

    3) Berlin <---------Envio de Certificado------------------ ProfessorSalvador

    4) Berlin <---------Troca de Chave Compartilhada---> ProfessorSalvador

    5) Berlin <----------------Testa Chave---------------------->ProfessorSalvador

    6) Berlin <-------------------Dados--------------------------->ProfessorSalvador

    |

    7) Raquel

    -------------------------------------------

    1) Quando Berlin digita o endereço https://professorsalvador.com no seu browser, a fim de falar reservadamente com ProfessorSalvador, primeiro ocorre uma tentativa de conexão TCP na porta 443 do ProfessorSalvador.

    2) Estabelecida a conexão, Berlin e ProfessorSalvador trocam informações de controle;

    3) Finalizada a etapa anterior, ProfessorSalvador envia o seu certificado para Berlin. Quando este o recebe, ele tem certeza que ProfessorSalvador é realmente ProfessorSalvador, pois o certificado recebido tem o endosso de uma CA.

    4) Sabendo a identidade de ProfessorSalvador, Berlin criptografa sua chave simétrica com a chave pública obtida no certificado de ProfessorSalvador. Apenas ProfessorSalvador pode descriptografar esta mensagem recebida de Berlin, pois apenas ele tem a chave privada.

    5) Antes de enviar qualquer dado importante, Berlin e ProfessorSalvador trocam pequenos dados criptografados, pra ter certeza que as chaves realmente funcionam(tipo, um manda um Olá para o outro. Se o outro entender a mensagem, eh pq possui a chave simetrica igual e estaõ prontos para a comunicação secreta).

    6) Após o teste, os dados podem ser trafegados com segurança

    7) Se um intruso, digamos, Raquel, tentar snifar a conexão, não verá nada útil, apenas textos embaralhados e sem sentido.

  • Correto, Https utiliza certificado digital, pois:

    Prova a sua identidade para um computador remoto

    Garante a identidade de um computador remoto

  • gab c

    O uso de HTTPS (HTTP seguro) permite que as informações enviadas e recebidas em uma conexão na Internet estejam protegidas por meio de certificados digital

    HTTPS: atuação a porta 443

    SSL Secure soket layer - camada de aplicação.

    TSL: é SSL melhorado.

    Usados em:

    protocolo de email: SMTPs / POPs

    Protocolo de dowload e upload: FTPs

    ps camada aplicação

    Tradução

    Criptografia

    compressão de dados:


ID
101971
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação aos sistemas de gerenciamento de rede, julgue os
próximos itens.

O Nagios é um programa open source de monitoramento de redes que verifica constantemente a disponibilidade do serviço. O Nagios permite, entre outras coisas, monitorar os serviços de rede, tais como SMTP, POP3 e HTTP, e pode ser configurado para reportar, por meio de e-mail ou até mesmo celular (SMS), sobre o problema ocorrido.

Alternativas
Comentários
  • FONTE http://pt.wikipedia.org/wiki/NagiosNagios é uma popular aplicação de monitoração de rede de código aberto distribuída sob a licença GPL. Ele pode monitorar tanto hosts quanto serviços, alertando-o quando ocorrerem problemas e também quando os problemas forem resolvidos.O Nagios foi originalmente criado sob o nome de Netsaint, foi escrito e é atualmente mantido por Ethan Galstad, junto com um exército de desenvolvedores que ativamente mantém plugins oficiais e não-oficiais.Nagios primeiramente foi escrito para o sistema operacional Linux, mas pode rodar em outros Unixes também.[editar] Visão GeralMonitora serviços de rede (SMTP, POP3, HTTP, NNTP, ICMP, SNMP) Monitora recursos de computadores ou equipamentos de rede (carga do processador, uso de disco, logs do sistema) na maioria dos sistemas operacionais com suporte a rede, mesmo o Microsoft Windows com o plugin NRPE_NT. Monitoração remota suportada através de túneis criptografados SSH ou SSL. Desenvolvimento simples de plugins que permite aos usuários facilmente criar seus próprios modos de monitoração dependendo de suas necessidades, usando a ferramenta de desenvolvimento da sua escolha (Bash, C, Perl, Python, PHP, C#, etc.) Checagem dos serviços paralelizadas, ou seja, se você tiver muitos ítens monitorados não há risco de alguns deles não serem checados por falta de tempo. Capacidade de definir a rede hierarquicamente definindo equipamentos "pai", permitindo distinção dos equipamentos que estão indisponíveis daqueles que estão inalcançáveis. Capacidade de notificar quando um serviço ou equipamento apresenta problemas e quando o problema é resolvido (via email, pager, SMS, ou qualquer outro meio definido pelo usuário por plugin). Capacidade de definir tratadores de eventos que executam tarefas em situações pré-determinadas ou para a resolução pró-ativas de problemas. Rotação automática de log.
  • Gabarito Certo

    O Nagios é uma ferramenta ( aplicativo ) para monitorar serviços na Rede para o S.O Linux. O que ele pode fazer:


    Monitor Infra-Estrutura de TI.

    Detectar problemas antes, ou quando acabam de ocorrer.

    Compartilhar dados com os interessados.

    Detectar falhas de segurança.

    Reduzir tempo de inatividade e de negócios.


    Quando falamos de monitoramento, não estamos apenas em verificar se um serviço está ativo ou parado, através de um simples ping ou telnet, mas sim de monitoramento dos serviços, clientes, carga do sistema, usam de disco, processador, monitoramento através de ssh ou ssl, suporte a monitoramento redundante entre outros.


    Vamos na fé !



    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
101974
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

No que se refere a arquitetura e protocolos para redes de
transmissão de dados, julgue os itens seguintes.

O protocolo HTTP, definido nas RFCs 1945 e 2616, não permite a utilização de conexões persistentes.

Alternativas
Comentários
  • A RFC 2616 define que o HTTP permite sim conexões persistentes.
  • HTTP 1.0 definido na RFC 1945 - Não suporta conexões PERSISTENTES

    HTTP 1.1 definido na RFC 2616 - Suporta conexões PERSISTENTE E NÃO PERSISTENTE.

     

     

  • No HTTP/1.1 (RFC 2916), foi desenvolvido um conjunto de implementações adicionais ao HTTP/1.0 (RFC 1945), como por exemplo: o uso de conexões persistentes; o uso de servidores proxy que permitem uma melhor organização da cache; novos métodos de requisições; entre outros.

    fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hypertext_Transfer_Protocol 
  • Tipos de conexões HTTP

    HTTP não persistente A conexão TCP é desfeita ao final da entrega de cada objeto. A conexão NÃO PERSISTE para outros objetos. O browser pode abrir várias conexões TCP simultâneas (paralelismo). Pode sobrecarregar o Servidor (administração de mais buffers e variáveis TCP no lado Cliente e Servidor) e tem maior tempo de resposta (requisição de conexão a cada objeto solicitado). O HTTP/1.0 utiliza HTTP não persistente.

    HTTP persistente Múltiplos objetos podem ser enviados sobre uma mesma conexão TCP (com paralelismo ou sem paralelismo). Sem paralelismo, o Servidor fica ocioso entre o final do envio do objeto e a recepção da requisição de envio do próximo objeto (desperdício de recurso) e maior tempo de reposta para montar a página WEB. O HTTP/1.1 utiliza conexões persistentes em seu modo padrão.



    Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Conex%C3%B5es_http
  • O protocolo HTTP, definido nas RFCs 1945 (HTTP 1.0 não permite conexões persistentes CERTO) e 2616 (ERRADO -  2616 -> HTTP 1.1 o qual permite conexões persistentes), não permite a utilização de conexões persistentes.
    Questão Errada!
    Bons Estudos
  • VERSÃO 1.1 TROUXE ESSE INTERMÉDIO.

  • CESPE 2013

    A primeira versão do serviço HTTP utiliza conexões não persistentes; a persistência foi acrescentada na versão subsequente desse serviço. CERTO

    HTTP

    • stateless
    • conexões não persistentes E persistentes

ID
113620
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Sobre protocolos de correio eletrônico, considere:

I. O HTTP recupera mensagens no servidor.

II. O POP3 permite a manipulação de mensagens armazenadas no Servidor.

III. O SMTP cuida da entrega e armazenamento no Servidor de destino.

Está correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • Pessoal, na assertiva II, o correto não seria IMAP ?Como o POP3 transfere as mensagens do servido para o cliente de e-mail, como é possível a manipulação de mensagens armazenadas no Servidor?:|
  • Servidor pop3 é um servidor de email, ondem ficam armazenadas as mensagens, ATÉ o momento em que você se conecta, por exemplo, com o outlook express, e baixa as mensagens em seu micro; a partir deste momento fica possibilitada a manipulação destas informações.Um servidor imap funciona parecido com o servidor pop3, mas opera de um jeito diferente; é como se você visualizasse as mensagens sem elas serem baixadas no seu micro, mas dentro de um software de email(como por exemplo WEBMAIL).
  • I - O http é um servidor de requisição e resposta, não sendo responsável por recuperar as mensagens do correio eletrônico. II - O Post Office Protocol (POP3) é um protocolo utilizado no acesso remoto a uma caixa de correio eletrônico. É possível ler as mensagens recebidas, apagá-las, responde-las, armazená-las. III - Simple Mail Transfer Protocol (SMTP) é o protocolo padrão para envio de e-mails através da Internet. Esse protocolo roda sobre a porta 25 numa rede TCP. A resolução DNS de um servidor SMTP de um dado domínio é possibilitada por sua entrada MX (Mail eXchange).
  • Estou totalmente de acordo com o colega Paulo. Na assertiva II, o correto seria o protocolo IMAP. O POP não permite manipular a mensagem no servidor, destina-se somente a "retirar" a mensagem do servidor e trazê-la ao software de correio eletrônico. A resposta correta seria a (E).
  • A resposta correta é a letra "E".

    "Post Office Protocol (POP3) é um protocolo utilizado no acesso remoto a uma caixa de correio eletrônico. Ele está definido no RFC 1225 e permite que todas as mensagens contidas numa caixa de correio eletrônico possam ser transferidas sequencialmente para um computador local. Aí, o utilizador pode ler as mensagens recebidas, apagá-las, responder-lhes, armazená-las, etc..."

     

  • HTTP: hipertextos. Não é para recuperar msg no servidor.

    POP3 - recebimento de mdg (transferencia), ou seja, permite a manipulação de msg armazenadas no servidor.

    SMTP: envia msg

    Então, apenas II e III estão corretas.

     

  • O protocolo POP3 permite a recuperação das mensagens no servidor, e não a manipulação das mesmas.

    Neste caso, o correto seria o protocolo IMAP.

    Para mim a opção correta seria a letra E.

  • Lógico que ele manipula. Como ele vai pegar seus email na sua webmail então?

    Comentários errados.

     

    A diferença para o IMAP é que o IMAP além dessas funções tem outras mais.

    vou citar uma tarefa do IMPA que POP3 não faz, ele pega suas menssagens e deixa uma copia na sua webmail.

  • IMAP
    "Seu funcionamento típico se assemellha bastante com o funcionamento do POP3.
    Contudo, há alguns novos recursos bastante interessantes para o usuário.
    A principal diferença é com relação à possibilidade do usuário poder criar pastas, mover/copiar mensagens de uma pasta para outra e também realizar procura por palavras chaves. No POP3 todas essas funcionalidades só podem ser executadas com as mensagens na máquina local do cliente. Enquanto que o IMAP implementa comandos que permitem fazer essas manipulações com as mensagens no Servidor de Correio, o que trouxe um avanço considerável."


    HandBook de TI.
    Logo, resposta letra E.
  • A única manipulação, se é assim que posso chamar, que o pop3 faz, é fazer o download das mensagens do servidor. O protocolo também permite apagar as mensagens, caso esta opção estiver habilitada. Não creio que o gabarito esteja correto, basta fazer uma comparação com o protocolo IMAP, logo veremos que ele permite manipulação das mensagens.
  • 93

    Exemplo de uma sessão POP3:

    C:    LIST   S:    +OK 2 messages (320 octets)   S:    1 120   S:    2 200   S:    .   C:    RETR 1   S:    +OK 120 octets   S:    (BLÁ BLÁ BLÁ.........BLÁ)   S:    .   C:    DELE 1   S:    +OK message 1 deleted   C:    RETR 2   S:    +OK 200 octets   S:    (BLÉ BLÉ BLÉ..........BLÉ)   S:    .   C:    DELE 2   S:    +OK message 2 deleted   C:    QUIT
    Os dois trechos abaixo são exemplos de manipulações de mensagens armazenadas no servidor(notem que o cliente envia o comando DELE e o servidor o executa!):
    S:    +OK message 1 deleted   S:    +OK message 2 deleted

     

    Logo, II também está correto!

    93,93/93
  • Como ele copia e apaga as mensagens do servidor, eu entendi isso como manipulação também.
  • A resposta correta é a letra E. Pois quem efetua a manipulação com o Servidor é o IMAP.
  • Questão Tipica de ser anulada...

    II. O POP3 permite a manipulação de mensagens armazenadas no Servidor. ????

    Faço uma pergunta para a bancada.
     
    Uma mensagem que está no LIXO ELETRÔNICO, o POP3 consegue manipula-la ??? RESP. NÃO CORRETO ->. IMAP
    Uma sub-pasta dentro da CAIXA DE ENTRADA, o POP3 conseguirá manipula-la ???  RESP. NÃO CORRETO ->. IMAP


  • Segundo o livro do professor Kurose, Redes de Computadores e a Internet - Uma Abordagem Top-down - 5ª Ed, página 94, sobre o protocolo POP3:
    "[..] Esse protocolo não provê nenhum meio para o usuário criar pastas remotas e designar menssagens as pastas ". Ou seja, não é que ele não possa manipular mensagens, o que ele não pode manipular são as PASTAS. Como diria Silvio Santos: Bem bolado. 
  • O http é utilizado por webmails para recuperar as informações, pois estes operam sobre a web, então não entendi o erro do primeiro item.

  • Bem complicado essa questão, Tb fiquei pensado pop3 -> manipulação?? Acertei pq considerei baixar e excluir (não usual) como manipulação. Pode-se dizer q foi sorte mesmo. Bom q disso aprendemos que para a FCC  POP3 manipula msg no servidor.


    Kaio ele pode até ser usado, porém na questão fala "Sobre protocolos de correio eletrônico", http não é protocolo de correio.
  • Amigos,

    Definam o verbo manipular e verão que, tanto IMAP quanto POP3, cada um a seu modo e para cumprir seus objetivos específicos, MANIPULAM. Portanto, o gabarito está CORRETO: Alternativa A.

    Abs,

    MRB


ID
121183
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Na pilha de protocolos TCP/IP, o HTTP opera

Alternativas
Comentários
  • Letra C.
    Hypertext Transfer Protocol (ou o acrônimo HTTP; do inglês, Protocolo de Transferência de Hipertexto) é um protocolo de comunicação (na camada de aplicação segundo o Modelo OSI) utilizado para sistemas de informação de hipermedia distribuídos e colaborativos.[1] Seu uso para a obtenção de recursos interligados levou ao estabelecimento da World Wide Web.
    Normalmente, este protocolo utiliza a porta 80 e é usado para a comunicação de sítios web, comunicando na linguagem HTML. Contudo, para haver comunicação com o servidor do sítio é necessário utilizar comandos adequados, que não estão em linguagem HTML.Normalmente, este protocolo utiliza a porta 80 e é usado para a comunicação de sítios web, comunicando na linguagem HTML. Contudo, para haver comunicação com o servidor do sítio é necessário utilizar comandos adequados, que não estão em linguagem HTML. Normalmente, este protocolo utiliza a porta 80 e é usado para a comunicação de sítios web, comunicando na linguagem HTML. Contudo, para haver comunicação com o servidor do sítio é necessário utilizar comandos adequados, que não estão em linguagem HTML. 
  • Pilha de protocolo da Internet e alguns exemplos:

    Aplicação: HTTP, FTP, DNS, TELNET, SMTP.

    Transporte: TCP, UDP.

    Rede: IP

    Enlace: Ethenet, PPP.

    Física: Bit

  • HTTP encontra-se na camada de aplicação.

    • Transmite páginas servidor cliente;
    • Utiliza o protocolo TCP na camada de transporte;
    • Porta: 80

ID
121186
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Considere:

(I) A transferência de documentos hipermídia é feita por meio do protocolo HTTP.

(II) No servidor, a transferência de documentos hiper-mídia é feita por meio da porta 80 do protocolo TCP.

(III) O CGI (Common Gateway Interface) é um recurso do HTTP.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Atenção quanto a essa afirmativa:
       "(III) O CGI (Common Gateway Interface) é um recurso do HTTP. "

    Não há referência nas especificações HTTP e CGI que sustentem dizer que CGI é um recurso do HTTP.  O que a [RFC3875], que trata a versão 1.1 do CGI, é considerá-lo uma interface para execução de programas externos em IS's, Information System, que na época eram tipicamente HTTP Servers. Por outro lado o protoculo HTTP v1.1 trata transferência de hiper-mídia entre IS's, [RFC2616], mas sequer cita CGI como um de seus recursos. Aparentemente a questão mistura conceitos de IS com Servidor HTTP e sem fundamento confunde recursos do HTTP com o CGI.

    Abstract RFC3875
       "
    The Common Gateway Interface (CGI) is a simple interface for running   external programs, software or gateways under an information server   in a platform-independent manner.  Currently, the supported   information servers are HTTP servers.
    "

    Refer?ncias:
    [RFC3875] = http://tools.ietf.org/html/rfc3875
    [RFC2616] = http://www.w3.org/Protocols/rfc2616/rfc2616.html

ID
126658
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O SIP (Session Initiation Protocol) é um protocolo, que utiliza o modelo requisição-resposta, similar ao HTTP, para iniciar sessões de comunicação interativa entre utilizadores. No contexto deste protocolo, o método ACK é utilizado para

Alternativas
Comentários
  • Requisições SIP:

    Há seis requerimentos básicos / tipos de métodos:

    INVITE (convidar) = Estabelece uma sessão
    ACK (confirmar) = Confirma o comando CONVIDAR
    BYE (tchau) = Finaliza uma sessão
    CANCEL (cancelar) = Cancela a sessão ainda não respondida
    REGISTER (registro) = Informa a localização do usuário (nome do usuário, IP)
    OPTIONS (opções) = Informa a capacidade e disponibilidade dos telefones de chamada e recebimento SIP

  • ACK - Confirm that an entity has received a final response to an INVITE request.

    https://en.wikipedia.org/wiki/Session_Initiation_Protocol#Network_elements


ID
128446
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

As características:

I. Protocolo sem estado e cliente-servidor orientado à transação;

II. Uso típico na comunicação entre o navegador e o servidor Web;

III. Utiliza o TCP para garantir a confiabilidade;

são pertinentes ao

Alternativas
Comentários
  • HTTP (Hyper Text Transfer Protocol – Protocolo de Transferência de Hiper Texto): É o protocolo usado para realizar a transferência das páginas da Web para nossos computadores. O HTTP é usado para trazer o conteúdo das páginas (documentos feitos com a linguagem HTML) para nossos programas navegadores (Browsers). O protocolo HTTP utiliza a porta 80 do protocolo de transporte TCP;HTM ou HTML: Páginas da Web (documentos que formam os sites da Internet);URL: Todos os recursos presentes na Internet (arquivos, páginas, impressoras,caixas postais, etc.) são localizados por meio de um endereço único conhecidocomo URL (Localizador Uniforme de Recursos).Dados retirados do livro do João Antonio.
  • questão desatualizada pq o HTTP 1.1 é persistente, statefull


ID
131383
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca dos protocolos da camada de aplicação e serviços de rede,
julgue os itens que se seguem.

O protocolo HTTP é considerado um protocolo stateless, pois o mesmo não mantém informações sobre conexões.

Alternativas
Comentários
  • HTTP1.0: Stateless, Não Persistente

    HTTP1.1: Stateless, Persistente e Não Persistente. Sendo Persistente o padrão.

  • O protocolo HTTP é um protocolo stateless, ao contrário de diversos outros protocolos Internet que são stateful. Isto significa que o cliente Web envia o pedido de uma operação ao servidor Web, este atende o pedido e logo em seguida é encerrada a conexão, mas nenhuma informação sobre a solicitação do usuário é mantida no servidor Web.
  • "O servidor envia ao cliente os arquivos solicitados sem armazenar nehuma informação de estado sobre este. Se um determinado cliente solicita um mesmo objeto duas vezes em um período de poucos segundos, o servidor não responde dizendo que acabou de enviar o objeto ao cliente; em vez disso, envia novamente o objeto, pois já esqueceu completamente o que fez antes. Como o servidor HTTP não antém nenhuma informação sobre clientes, o HTTP é denominado um PROTOCOLO SEM ESTADO [stateless]."

    KUROSE, James F.; ROSS, Keit W. Redes de computadores uma abordagem top-down. 5 ed. São Paulo: Addison Wesley, 2010; pg 74)

  • HTTP é considera um protocolo sem estado (stateless), pois não armazena informações do usuário.


    COOKIES - podem ser armazenados no browser do cliente - o servidor pode enviar informações ao usuário com vistas a manter a sessão entre eles aberta, além de poder recuperar certas informações futuramente. Assim tem-se um ambiente statefull, porém, vale lembrar que isso é um recurso complementar. O HTTP nativamente é stateless.


    Fonte: estratégia concursos.

  • c-

    In computing, a stateless protocol is a communications protocol in which no session information is retained by the receiver, usually a server. A stateless protocol does not require the server to retain session information or status about each communicating partner for the duration of multiple requests. In contrast, a protocol that requires keeping of the internal state on the server is known as a stateful protocol. A TCP connection-oriented session is a stateful connection because both systems maintain information about the session itself during its life. Examples of stateless protocols include the Internet Protocol (IP), which is the foundation for the Internet, and the Hypertext Transfer Protocol (HTTP), which is the foundation of data communication for the World Wide Web.

    https://en.wikipedia.org/wiki/Stateless_protocol

  • Além do HTTP, o HTTPS também é stateless.


ID
131386
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca dos protocolos da camada de aplicação e serviços de rede,
julgue os itens que se seguem.

O protocolo HTTP tem dois mecanismos de autenticação: basic e digest. No basic, a senha não é criptografada, apenas codificada em base64.

Alternativas
Comentários
  • CERTO - RFC 2617 - HTTP Authentication: Basic and Digest Access Authentication [1]

    No contexto de um HTTP, a autenticação de acesso básico é um método projetado para permitir que um navegador web ou o programa de outro cliente, para fornecer credenciais - sob a forma de um nome de usuário e senha - ao fazer um pedido.

    Antes da transmissão, nome do usuário é acrescentada com dois pontos e concatenado com a senha. O resultado string é codificada com o algoritmo Base64.

    [1] http://www.faqs.org/rfcs/rfc2617.html
  • Certo.

    Basic (veja , credenciais codificadas em base64. Veja abaixo mais informações.),

    Bearer (veja , tokens bearer (de portador) para acessar recursos protegidos por OAuth 2.0),

    Digest (veja , apenas hash md5 é suportado no Firefox, veja  para o suporte de encriptação SHA),

    HOBA (veja  (esboço), HTTP Origin-Bound Authentication (Autenticação Vinculada à Origem HTTP), baseado em assinatura digital),

    Mutual (veja ),

    AWS4-HMAC-SHA256 (veja ).


ID
148033
Banca
FCC
Órgão
TRT - 16ª REGIÃO (MA)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A camada de aplicação da arquitetura TCP/IP contém, entre outros, os protocolos

Alternativas
Comentários
  • TCP (Transfer Control Protocol) - TransporteIP (Internet Protocol) - RedePPP (Point-to-Point Protocol) - EnlaceIPSec (IP Security Protocol) - RedePOP3, SMTP, HTTP - Aplicaçãoem http://pt.wikipedia.org/wiki/Modelo_OSI tem uma tabela bacana de todas as camadas e seus protocolos
  • Um comentário que talvez seja útil, se tiver porta é da camada de aplicação.

  • SMTP (Aplicação)
    POP3 (Aplicação)
    HTTP (Aplicação)
    DNS (Aplicação)
    TCP (Transporte)
    ICMP (Rede) 
    IP (Rede) 
    IPSec (Rede)
    PPP (Enlace)
    RDIS (Física) 


ID
148786
Banca
FCC
Órgão
TJ-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Das três partes componentes do formato de uma resposta HTTP do servidor para o navegador,

Alternativas
Comentários
  • Há mensagens sem corpo, como respostas de erro, etc.

ID
153184
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Julgue os itens seguintes, acerca de tecnologias, protocolos e
aplicações de redes de computadores.

O protocolo HTTP (hypertext transfer protocol) utiliza o serviço de transporte do protocolo UDP (user datagram protocol) para trazer o conteúdo das páginas do servidor ao cliente.

Alternativas
Comentários
  • O protocolo HTTP utiliza o TCP como protocolo de transporte através das portas 80 e 81 para transferir páginas.
  • "O HTTP usa o TCP como seu protocolo de transporte subjacente (em vez de rodar em UDP)... Assim que o cliente envia uma mensagem para sua interface de socket, a mensagem sai de suas mãos e "passa para as mãos do TCP"".

    KUROSE, James F.; ROSS, Keit W. Redes de computadores uma abordagem top-down. 5 ed. São Paulo: Addison Wesley, 2010; pg 73)

  • Gabarito Errado

    O HTTP utiliza o TCP.

     

    Vamos na fé !

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • GAB:E

    Outra:

    (CESPE/TJ) Em um equipamento de firewall que utilize filtro de pacotes, para que seja possível bloquear tráfego HTTP que acesse páginas na Internet, é necessário restringir o tráfego no protocolo UDP (User Datagram Protocol) na porta 80. ERRADA 

    HTTP: UTILIZA TCP E N UDP; 

  • Gab ERRADO, pois ele utiliza o TCP.


ID
155803
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

No que concerne aos protocolos e serviços de rede, julgue os
itens que se seguem.

O protocolo HTTPS prevê o uso de pelo menos um certificado digital no lado do servidor.

Alternativas
Comentários
  • É possível que o HTTPS utilize dois certificados: um no lado cliente e outro no lado do servidor. Entretanto, o certificado no lado do cliente não é obrigatório.
  • Gabarito:certo

    HTTPS (Hyper Text Transfer Protocol Secure) é a versão segura do HTTP (Hyper Text Transfer Protocol). Meios seguros de transferência de dados usando o protocolo https na internet são necessários para efetuar transações online seguras, como os serviços bancários ou compras online. Em outras palavras, o HTTPS criptografa a sessão com um certificado digital, utilizando o HTTP sobre SSL (Secure Sockets Layer) utilizado pelos navegadores. Então, se o website começa com https:// ao invés de http://, ele é um website seguro. Praticamente 99% dos navegadores são capazes de se conectar a um servidor web uitlizando http ou https. Os principais navegadores como o Internet Explorer ou o Firefox mostram um cadeado dourado para indicar que você está acessando um website seguro. Esse cadeado só aparece quando um certificado digital está instalado no servidor web.

    O SSL (Secure Sockets Layer) usa um sistema de criptografia que utiliza duas chaves para criptografar os dados, uma chave pública conhecida por todos e uma chave privada conhecida apenas pelo destinatário. O SSL é a única e eficaz maneira de obter segurança de dados em comércio eletrônico. Quando um SSL – Certificado Digital está instalado no website, um icone de um cadeado aparece no navegador e o endereço começa com https:// ao invés de http:// informando que os dados serão criptografados.

    Fonte:http://www.comodobr.com/ssl_como_funciona.php

  • Esta questão é base para outras do Cespe que vieram em anos posteriores. Afirmam que o HTTPS assegura a utilização de certificado digital tanto no lado servidor quanto no lado cliente. Estão erradas.

  • (CESPE 2013) - Se o endereço de página inicia com HTTPS, então os dados serão transmitidos por meio de uma conexão cifrada e a autenticidade do servidor e do cliente será verificada com o uso de certificados digitais. Gab CERTO.


ID
155833
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em relação à rede de computadores mundial, suas características e conceitos, julgue os itens que se seguem.

HTTPS (hyper text transfer protocol secure), que verifica um certificado digital por meio de criptografia simétrica, é uma implementação do protocolo HTTP sobre uma camada SSL ou TLS.

Alternativas
Comentários
  • Um certificado digital usa criptografia ASSIMÉTRICA por necessitar do par de chaves(publica e privada) o que não é oferecido pela criptografia SIMÉTRICA que utiliza uma chave única(compartilhada entre as partes)
  • Este questão pode induzir ao erro, pois o HTTPS utiliza criptografia assimétrica para estabelecer os parâmetros de criptografia e em seguida utiliza criptografia simétrica cifrar o conteúdo útil propriamente dito.
  • Não concordo com Winicius, quando fala "pode induzir ao erro"... (achei meio vago)
    Ao meu ver a questão deveria ser formulada da seguinte forma:
    HTTPS (hyper text transfer protocol secure), que verifica um certificado digital por meio de uma AC (Autoridade Certificadora) usando criptografia ASSIMÉTRICA, é uma implementação do protocolo HTTP sobre uma camada SSL ou TLS.
  • Senhores segue o trecho que está errado nesta questão  "que verifica um certificado digital por meio de criptografia simétrica". O resto está correto. Vou falar do erro.

    Segundo Nakamura(2010,p.303),"Os algoritmos de chave simétrica têm como característica a rapidez na execução, porém eles não permitem a assinatura e a certificação digitais."

    Vou mencionar somente as etapas necessárias para a compreensão da questão, contudo abram o livro para entenderem o procedimento corretamente.

    Segundo Kurose(2010,p.524),"As etapas da verdadeira apresentação SSL são:

    1. O cliente envia uma lista de algoritmos criptográficos que ele suporta, junto com um nonce do cliente.

    2. A partir da lista, o servidor escolhe um algoritmo simétrico(por exemplo, AES), um algoritmo de chave pública(por exemplo, RSA com um comprimento de chave específico) e um algoritmo MAC. Ele devolve ao cliente suas escolhas, bem como um certificado e um nonce do servidor.

    3. O cliente verifica o certificado, extrai a chave pública do servidor, gera um Segredo Pré-Mestre(PMS), cifra o PMS com a chave pública do servidor e envia o PMS cifrado ao servidor.

    4. [....]

    5.[...]

    6.[....]"

    **Portanto senhores, o erro está em afirmar que o certificado é verificado através de criptografia simétrica, quando na verdade, trata-se de criptografia ASSIMÉTRICA.

    Bibliografia:

    1)KUROSE, J. F.; ROSS, K. W. Redes de Computadores e a Internet: Uma Abordagem Top-Down. 5. ed. São Paulo: Pearson, 2010.

    2) NAKAMURA,E. T.; GEUS, P. L. Segurança de Redes em Ambientes Cooperativos. 1. ed. São Paulo




  • Único erro da questão é afirmar que certificação digital utiliza criptografia simétrica. Na verdade é assimétrica.

    Bons estudos.

  • O Protocolo HTTPS utiliza chave ASSIMÉTRICA (Pública e privada)

    O protocolo TLS e SSL combinam as criptografias simétrica e assimétrica, para contornar o problema do segredo. A criptografia assimétrica é usada para negociar a chave secreta da criptografia simétrica. Essa chave secreta é a que será usada no decorrer da conexão.

    Hachid Targino

  • Decorei assim:

    aSSLmétrica

    Logo, questão errou ao falar que é simétrica.


ID
157567
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação a TCP/IP, julgue os itens subseqüentes.

No TCP/IP, o protocolo HTTP tem uma função básica de garantir a execução da janela deslizante de um datagrama IP.

Alternativas
Comentários
  • O protocolo HTTP, Hypertext Transfer Protocol ou Protocolo de Transferência de Hipertexto, é um protocolo da camada de aplicação do TCP/IP cuja função é de proporcionar a transferência de hipertexto. Este protocolo é usado desde 1990, atualmente está na versão 1.1Fonte:http://pt.wikiversity.org/wiki/Introdu%C3%A7%C3%A3o_%C3%A0s_Redes_de_Computadores/WWW_e_HTTP
  • Complementando sobre o assunto da questão:

    Janela deslizante é uma característica de alguns protocolos que permite que o remetente transmita mais que um pacote de dados antes de receber uma confirmação. Depois de recebê-lo para o primeiro pacote enviado, o remetente desliza a janela do pacote e manda outra confirmação. O número de pacotes transmitidos sem confirmação é conhecido como o tamanho da janela; aumentando o tamanho da janela melhora-se a vazão.

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Janela_deslizante

    De acordo com o Livro Redes e Internet - Kurose:
    O TCP é um protocolo que utiliza a janela deslizante.

  • TCP – Transmission Control Protocol
    Orientado à conexão – Troca de mensagens entre as transferências de dados e estabelece sessão (three way handshake – SYN (seq=x) / SYN (seq = y ACK= x+1) / ACK (ack = y+1).Inicializam variáveis de estado de sessão e buffers env/rec, negociam tamanho da janela, campo sequência. Ordem na entrega de mensagens.
    Multiplexação – Qual aplicação deve receber os dados com base na porta (Soquete = IP, Protocolo e porta) . Sai acima de 1024
    Recuperação de erros - Confiável – ACK ou temporizadores – recebe confirmações. Reenvia tudo que não foi recebido.
    Controle de fluxo – Janela deslizante (O tamanho da janela determina a quantidade de dados que pode ser transmitida de uma vez antes de receber a confirmação). Coordena a Velocidade evitando o descarte de pacotes.
    Transferência ordenada de dados – Pacotes são numerados (evita pacotes duplicados) e reordenados no destino.
    Cabeçalho possui 20 bytes (Maior overhead que o UDP)
    Portas Origem/Destino: 65535 portas; Número de sequência: número usado para garantir a seqüência correta dos dados que estão chegando ; Número de confirmação: Próximo octeto TCP esperado; HLEN: especifica o início da porção de dados do segmento. Este campo é necessário já que o campo Options varia em comprimento dependendo de quais opções tenham sido incluídas; Reservado: Definido como zero; Bits de código(Flags): Funções de controle, como a configuração e término de uma sessão (URG, ACK, SYN, FIN, PSH, RST);

  • "O HTTP é um protocolo Internet semelhante ao FTP. Ele utiliza uma conexão TCP para cada transferência de objeto. A conexão só é mantida enquanto durar a transferência.!
    SOARES

    Além do mais, o HTTP utiliza o TCP sem estados - mas é orientado a conexão. É mais simples que o FTP!!!
    Quem garante a execução da janela deslizante é o protocolo TCP - utilizado pelo HTTP.
  • Acredito que a questão esteja errada porque o protocolo de janela deslizante esteja mais associado a camada de enlace e transporte e NÃO com a camada de aplicação(HTTP).

  • GABARITO: E

     

     

    No TCP/IP, o protocolo TCP tem uma função básica de garantir a execução da janela deslizante de um datagrama IP.

  • É o TCP que garante a janela deslizante, não o HTTP.

  • gab.: errado.

    A questão fala do protocolo HTTP da camada de aplicação.

    Janela deslizante é um recurso que pode ser utilizado pela camada de enlace como na camada de transporte com o protocolo TCP.

  • e-

    A sliding window protocol is a feature of packet-based data transmission protocols. Sliding window protocols are used where reliable in-order delivery of packets is required, such as in the data link layer (OSI layer 2) as well as in the Transmission Control Protocol (TCP). They are also used to improve efficiency when the channel may include high latency.

    https://en.wikipedia.org/wiki/Sliding_window_protocol


ID
157573
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos a arquiteturas, protocolos e serviços em uma rede de computadores.

Uma conexão HTTP realizada para o host prova.com.br primeiro deve ser resolvida no DNS (Domain Name System).

Alternativas
Comentários
  • O DNS (Domain Name System - Sistema de Nomes de Domínios) é um sistema de gerenciamento de nomes hierárquico e distribuído operando segundo duas definições:

    Examinar e atualizar seu banco de dados. Resolver nomes de domínios em endereços de rede (IPs).
  • QUESTÃO MUITO VAGA,

    ÚNICA RESPOSTA QUE ENCONTREI,
    FOI O FATO DE COMO NA TRANSMISSÃO DE DADOS UTILIZAR ENDEREÇOS LOGICOS,
    E APÓS INICIADA A CONEXÃO DEVE MONTAR OS PACOTES COM OS ENDEREÇO, ACREDITO
    QUE POR ESSE MOTIVO QUE PRIMEIRO FAZ A RESOLUCÃO DO NOME E OUTRA É NECESSARIO
    FAZER A RESOLUÇÃO PARA VERIFICAR SE HÁ CONECTIVIDADE ENTRE OS HOSTS...
  • Segundo a apostila do Gleyson do Dominando TI, a sequencia de consultas DNS seria

    1- Cache DNS

    2 - Arquivo Host

    3 - Servidor de DNS.  

    Para mim essa questão estaria como errada. 


ID
161845
Banca
FCC
Órgão
TRF - 5ª REGIÃO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Para os serviços File Transfer e HTTP da World Wide Web, o TCP utiliza comum e respectivamente as portas

Alternativas
Comentários
  • Resposta CORRETA letra

    Hypertext Transfer Protocol (ou o acrônimo HTTP; do inglês, Protocolo de Transferência de Hipertexto) é um protocolo de comunicação (na camada de aplicação segundo o Modelo OSI) utilizado para sistemas de informação de hipermedia distribuídos e colaborativos. Seu uso para a obtenção de recursos interligados levou ao estabelecimento da World Wide Web.Normalmente, este protocolo utiliza o porta 80 e é usado para a comunicação de sítios web, comunicando na linguagem HTML. Contudo, para haver comunicação com o servidor do sítio é necessário utilizar comandos adequados, que não estão em linguagem HTML. 

    FTP significa File Transfer Protocol (Protocolo de Transferência de Arquivos),criada por Davi Augusto M. P e Erick G.Pazeto e é uma forma bastante rápida e versátil de transferir arquivos (também conhecidos como ficheiros), sendo uma das mais usadas na internet.Pode referir-se tanto ao protocolo quanto ao programa que implementa este protocolo (Servidor FTP, neste caso, tradicionalmente aparece em letras minúsculas, por influência do programa de transferência de arquivos do Unix).A transferência de arquivos dá-se entre um computador chamado "cliente" (aquele que solicita a conexão para a transferência de dados) e um servidor (aquele que recebe a solicitação de transferência). O utilizador, através de software específico, pode selecionar quais arquivos enviar ou receber do servidor. Para existir uma conexão ao servidor,caso o servidor exija,o utilizador informa um nome de utilizador (ou username, em inglês) e uma senha (password), bem como o nome correcto do servidor ou seu endereço IP. Se os dados foram informados corretamente, a conexão pode ser estabelecida, utilizando-se dois canais de comunicação, chamados de portas (ports). Tais portas são conexões no qual é possível trocar dados. No caso da comunicação FTP, são utilizadas duas portas. Uma de controle (porta 21) e outra para tranferência de arquivos(porta 20).
  • Barbada... observar também que o ftp utiliza as portas 20 e 21 NO LADO SERVIDOR...no lado cliente as portas utilizadas na realidade são apenas as portas acima de 1023, que são escolhidas aleatóriamente. Esse processo acontece no momento do estabelecimento da conexão, onde o cliente e o servidor negociam as portas que serão utilizadas. Por este motivo pode ocorrer de o cliente "mandar" na conexão, estabelecendo qual porta será utilizada (controle), sendo que o servidor irá aceitar uma porta superior a 1023. A porta para o fluxo de dados, neste caso, será a próxima, como no exemplo: Porta para controle 1023, porta para dados 1024.Gabriel Torres (2009)
  • HTTP - porta 80FTP - 20 - dados / 21 - controle
  • Lista de portas TCP/UDP

    http://www.portalchapeco.com.br/jackson/portas.htm
  • b-

    portas mais comuns:

    FTP - 21
    Telnet - 23
    SMTP - 25
    HTTP - 80
    POP3 - 110
    SNMP - 161
    HTTPS - 443
    DHCP client/server - 546/547

  • Gabarito: Letra B

    O FTP usa a porta 20 (conexão full duplex, para dados) e usa a porta 21 (half duplex, para controle).

    Já o HTTP usa a porta 80.


ID
163573
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O HTTP é um dos protocolos de comunicação mais comumente usados em aplicações cliente-servidor na Internet. Sobre a versão 1.1 desse protocolo, tem-se que

Alternativas
Comentários
  • SHTTP criptografa na camada de aplicacaoHTTPS = Usa ssl/tls na camada de sessao
  • Porque não colocaram HTTPS na resposta... fico indignado com essas bancas.
  • Na verdade HTTPS e S-HTTP são protocolos diferentes, mas que têm o mesmo propósito.

  • Para mim a letra D também está correta, pois a questão se refere ao HTTP 1.1 que possui conexão persistente.
    "A conexão persistente, implementada como conexão padrão no protocolo HTTP/1.1, possibilita que uma conexão seja estabelecida para enviar várias requisições em seqüência sem a necessidade de esperar por cada resposta, no qual serão recebidas na mesma ordem em que as solicitações foram enviadas, um processo chamado de pipelining"

    Fonte: 
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Hypertext_Transfer_Protocol
  • Só gostaria de saber por que a letra d está incorreta?
    Pelo que vi nas estatísticas da questão muita gente errou esta questão...
  • o erro da letra D é que o http é stateless e nao stateful
  • "É importante salientar que o servidor envia as respostas ao cliente sem armazenar nenhuma informação de estado sobre este. (...)
    Em outras palavras, o HTTP é um PROTOCOLO SEM ESTADO."

    Handbook de TI.
  • O HTTP é stateless. O que confunde é pensar que, com as melhorias do HTTP 1.1, tais como persistência e pipeline, ele mude para stateful.
    Ser persistente (enviar várias requisições e receber os dados na mesma conexão) e usar pipelining (poder enviar várias requisições sem que tenha ainda recebido a resposta) não o muda de stateless para stateful.

    Continuando...

    A - Uma mensagem de requisição HTTP:

    Uma linha de início, que indica o método do HTTP sendo usado (GET, POST, DELETE, PUT...), o URI desejado (a informação desejada) e a versão do HTTP (HTTP 0.9, 1.0 ou 1.1).
    Depois, vem o URL do servidor.

    Abaixo, tem o cabeçalho, com algumas informações adicionais da requisição.

    Um linha obrigatoriamente em branco.

    O corpo, que é opcional e pode conter informações a serem processadas pelo servidor.

    C - "o componente obrigatório User-Agent corresponde ao identificador do usuário (cliente) da aplicação em uma mensagem de requisição HTTP."

    User-Agent é o navegador que está fazendo a conexão, portanto, é o cliente.


    E - "o servidor (cliente) HTTP registra um URI, a ser usado pelo cliente (servidor) para resgatar o recurso previamente solicitado, no cabeçalho (Request-Line) de  uma mensagem de requisição desse servidor."
  • Segundo a RFC 2616 -  Hypertext Transfer Protocol -- HTTP/1.1

    The Hypertext Transfer Protocol (HTTP) is an application-level protocol for distributed, collaborative, hypermedia information systems. It is a generic, stateless, protocol which can be used for many tasks beyond its use for hypertext, such as name servers and distributed object management systems, through extension of its request methods, error codes and headers. A feature of HTTP is the typing and negotiation of data representation, allowing systems to be built independently of the data being transferred.
  • O significado de persistente eu entendi.

    Mas o que seria exatamente "guardar/manter o estado"? E o que significa exatamente um estado de uma conexão?
  • Sem estado significa que o servidor não guarda informações sobre o estado da conexão, por exemplo se uma pagina já foi requisitada antes ou não, se um usuário selecionou um item de um formulário anteriormente e por ai vai, ou seja dados da navegação do usuário não são guardados pelo http, o que obriga o uso de cookies para conseguir esse tipo de informação.

  • O que é o Secure Hypertext Transfer Protocol

    O S-HTTP (Hyper Text Transfer Protocol Secure - protocolo de transferência de hipertexto seguro) é um método de segurança das transações HTTP, que é uma melhoria do protocolo HTTP (Hypertext Transfer Protocol) criada em 1994 pelo EIT (Enterprise Integration Technologies). Ele permite fornecer a segurança das trocas durante as transações do comércio eletrônico, criptografando as mensagens para garantir aos clientes a confidencialidade do seu número de cartão bancário ou qualquer outra informação pessoal. Um aplicativo S-HTTP foi desenvolvido pela empresa Terisa Systems para incluir uma segurança anos servidores web e dos navegadores.

    .

    Como funciona o S-HTTP

    Contrariamente ao SSL que trabalha na camada de transporte, o S-HTTP oferece uma segurança baseada em mensagens do protocolo HTTP, marcando individualmente os documentos HTML com a ajuda de certificados. Enquanto que o SSL é independente do aplicativo utilizada e calcula a integralidade da comunicação, o S-HTTP está muito fortemente ligado ao protocolo HTTP e codifica individualmente cada mensagem.

    As mensagens S-HTTP baseiam-se em três componente: a mensagem HTTP, as preferências criptográficas do remetente e as preferências do destinatário.

    Assim, para decifrar uma mensagem S-HTTP, o destinatário da mensagem analisa as rubricas da mensagem a fim de determinar o método foi utilizado para criptografar a mensagem. Depois, graças às suas preferências criptográficas atuais e precedentes, e às preferências criptográficas precedentes do remetente, é capaz de decifrar a mensagem.

    .

    http://br.ccm.net/contents/139-criptografia-s-http


ID
173296
Banca
FGV
Órgão
MEC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O principal objetivo do HTTPS é criar um canal seguro sobre uma rede insegura. Na comunicação com os demais protocolos do modelo em camadas, o HTTPS utiliza, por default a porta identificada pelo número:

Alternativas
Comentários

ID
187435
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Protocolos de rede podem ser classificados como "sem estados" (stateless) ou "com estado" (stateful). Um exemplo de protocolo "sem estados" é o protocolo

Alternativas
Comentários
  •  O NFS assim como o HTTP sao stateless.  Questao deve deser anulada.

     

     

  • * a) HTTP.

    CORRETO. O HTTP 1.1 é persistente (mantem a conexão aberta) mas não mantém estado. Cada requisição é tratada como uma nova requisição. Para superar essa limitação usa-se cookies.

    * b) FTP.

    ERRADO. Você permanece conectado durate a sessão e seus comandos anteriores são sempre lembrados na mesma sessão

    * c) SMTP.

    ERRADO. Quando você permanece conectado ao servidor de email, suas ações são lembradas na mesma sessão.

    * d) DHCP.

    ERRADO. O DHCP lembra para quem foi feito leasings de IPs e a cada nova solicitação ele tem como verificar o estado atual de sua base.

    * e) NFS.
    CORRETO. Concordo com o colega abaixo. Vejam:

    The NFS protocol was intended to be as stateless as possible. That is, a server should not need to maintain any protocol state information about any of its clients in order to function correctly.

    Fonte: http://www.ietf.org/rfc/rfc1094.txt

    Mas eu ainda assim iria de HTTP. Praticando questões vocês verão que esse bizu de HTTP persistente/stateless é frequente em várias provas de todas as bancas. Portanto, "Don't Blame the Player Blame the Game "
     

  • Na realidade, a partir da versão 4 do protocolo NFS, o mesmo passou a ser stateful também.
  • O protocolo HTTP é stateless, ou seja, ele não é capaz por si só de reter informações entre requisições diferentes. Para persistir informações você precisa utilizar cookies, sessões, campos de formulário ou variáveis na própria URL.

  • Cuidado: As versões 2 e 3 do DNS são STATELESS, já a versão 4 é STATEFULL.

    Gabarito A.

     

    Bons estudos!

  • a-

    In computing, a stateless protocol is a communications protocol in which no session information is retained by the receiver, usually a server. A stateless protocol does not require the server to retain session information or status about each communicating partner for the duration of multiple requests. In contrast, a protocol that requires keeping of the internal state on the server is known as a stateful protocol. A TCP connection-oriented session is a stateful connection because both systems maintain information about the session itself during its life. Examples of stateless protocols include the Internet Protocol (IP), which is the foundation for the Internet, and the Hypertext Transfer Protocol (HTTP), which is the foundation of data communication for the World Wide Web.

    https://en.wikipedia.org/wiki/Stateless_protocol


ID
204760
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

No que concerne aos serviços de Internet, julgue os itens de 96 a
100.

O protocolo HTTP pode usar conexões persistentes e não persistentes, sendo as primeiras utilizadas por default.

Alternativas
Comentários
  •  A primeira parte da questão está certa. O protocolo HTTP pode usar conexões persistentes e não persistentes.

    Em uma conexão não persistente, é aberta uma conexão TCP a cada requisição ou resposta. Por exemplo, para a transferência de uma página com vários objetos, a transferência de cada objeto demandaria uma nova conexão TCP.

    Já em uma conexão persistente, é possível enviar diversos objetos pela mesma conexão TCP.

    Creio que o item está errado porque a versão 1.0 do HTTP não admite conexões persistentes e, por isso, esse tipo de conexão não pode ser utilizada por default.

    Para mais informações:

    http://en.wikipedia.org/wiki/HTTP_persistent_connection

  • Não concordo com o gabarito.

    Direntamente da fonte (RFC que criou o HTTP/1.1)

    RFC 2616 - Hypertext Transfer Protocol -- HTTP/1.1

    8.1.2 Overall Operation   A significant difference between HTTP/1.1 and earlier versions of   HTTP is that persistent connections are the default behavior of any   HTTP connection. That is, unless otherwise indicated, the client   SHOULD assume that the server will maintain a persistent connection,   even after error responses from the server.
  • Sim, mas não foi dito que era HTTP/1.1
  • Na época da aplicação da questão(2010), a versão do HTTP 1.1 já era a dominante sobre a 1.0 a muito tempo. A RFC 2616, que a definiu inicialmente, é de 1999, ou seja, mais de 10 anos! Assim, a questão, ao meu ver, está com o gabarito incorreto! O default são conexões persistentes a mais de 10 anos!
  • RFC 2616:
    "...A significant difference between HTTP/1.1 and earlier versions of HTTP is that persistent connections are the default behavior of any HTTP connection..."

    Repetindo...a questão não informa a versão do HTTP, logo não se pode dizer que o comportamento padrão é o persistente.
  • Capitulo 2 do livro kurose, item 2.2.2.

    " o HTTP pode utilizar os dois tipos de conexão persistente ou não persistente, embora em seu modo padrão utilize conexões persistentes, os clientes e servidores HTTP podem ser configurados para utilizar conexões não persistente. Ou seja no minimo cabe recurso da questão. 
  • Segundo Kurose (Página 72) "O modo default do HTTP usa conexões persistentes com paralelismo."
    Não concordo com a questão!
  • Esse tipo de questão é um absurdo. Como a CESPE pode considerar o HTTP 1.0 como referência quando não explicita a versão?
    O HTTP 1.0 deixou de ser implementado pelos browsers (Explorer e Netscape!) em 1997, dando lugar ao HTTP 1.1. Desde então, a versão 1.1, que utiliza conexões persistentes, é a padrão em TODOS os browsers.

    A CESPE parou no tempo literalmente e quem se prejudica, somos nós que estudamos...
  • Acredito que foi um erro realmente, e não engano com versão, pois as conexões persistentes (Keep-Alive) foram implementadas no HTTP/1.1, não existiam antes disso.
  • Kurose como citado acima diz que usa conexões persistentes com paralelismo, muito estranho esse gabarito, olhei no site do CESPE e o definitivo ficou como errado mesmo.
  • Segundo o livro do professor Kurose, Redes de Computadores e a Internet - Uma Abordagem Top-down - 5ª Ed, página 72, por defalt os browsers utilizam conecção persistente e com parelismo. Se essa questão não foi anulada, ou tida como certa no gabarito oficial do Cespe, foi descuido .
  • Creio que o embasamento técnico da questão esteja desatualizado pois atualmente a operação do protocolo http prevê o funcionamento "Não Persistente" e "Persistente".
  • O protocolo HTTP usa dois formatos de mensagem: requisições e respostas.

  • Analisamos a persistência ou não persistência no protocolo HTTP sob a ótica de duas versões, isto é, a versão 1.0 e a versão 1.1

    • HTTPv.1.0 -> Utiliza conexões não persistentes (uma conexão TCP é estabelecida para cada solicitação/resposta.)

    • HTTPv.1.1 -> Especifica, por default, conexões persistentes (não necessito estabelecer uma nova conexão TCP a cada nova requisição/resposta). No entanto, há a possibilidade de usar o HTTP com conexões não persistentes.

    Acredito que o erro da questão 'mora' no default. Pois a conexão persistente foi especificada como padrão a partir do HTTP.v.1.1, sendo assim, o HTTPv.1.0 não utiliza ela por default/padrão. A generalização no emprego do HTTP não acarreta erro pois realmente podemos ter conexões persistentes e não persistentes, mas a especificação de uma das versões sendo colocada para a generalização ocasionou o erro.


ID
204763
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

No que concerne aos serviços de Internet, julgue os itens de 96 a
100.

O protocolo HTTP usa três formatos de mensagem: requisições, respostas e erros.

Alternativas
Comentários
  •  O item está errado porque erros são representados por meio dos códigos de estado neste protocolo, e não por uma mensagem específica.

  • O protocolo HTTP faz a comunicação entre o cliente e o servidor através de mensagens. O cliente envia uma mensagem de requisição de um recurso e o servidor envia uma mensagem de resposta ao cliente com a solicitação. Segundo Foscarini (2001, p. 13), os dois tipos de mensagens existentes no protocolo utilizam um formato genérico, definido na RFC 822, para a transferência de entidades. Desta forma há apenas dois formatos de mensagens.

  • Concordo com Erika, o erro da questão está em "erros". O HTTP possue apenas dois formatos de mensagem: Requisição e Resposta. E os erros são enviados como uma mensagem de resposta...
  • De acordo com Tanenbaum (Redes de computadores 5ª ed): "HTTP é um protocolo simples, do tipo solicitação-resposta, que roda sobre TCP. Ele especifica quais mensagens os clientes podem enviar para o servidor e quais repostas recebem de volta." Isso reforça o que a colega afirmou.
  • Essa questão é uma pegadinha, se não for lida com atenção ela induz ao erro (meu caso...rsrsr). "...o HTTP, que pode utilizar essas duas conexões [persistente e não persitente]. Embora o HTTP utilize conexões persistentes em seu modo padrão, os clientes e servidores HTTP podem ser configurados para utilizar a conexão não persistente" 

    KUROSE, James F.; ROSS, Keit W. Redes de computadores uma abordagem top-down. 5 ed. São Paulo: Addison Wesley, 2010; pg 74)

  • Gab. Errado, o HTTP usa apenas Requisições e Respostas.

    A mensagem de Resposta HTTP possui três seções: uma linha de estado, seis linhas de cabeçalho e em seguida o corpo da entidade. Na linha de estado encontra-se três campos: Versão do protocolo, codigo de estado e uma mensgem de estado correpondente.
    Eis alguns códigos de estados e frases associadas:

    200 OK: Requisição bem-sucedida e a informação entregue com a resposta.
    301 Moved Permanently: Objeto foi removido permanentemente.
    404 Bad Request: Código genérico de erro que indica que a requisição não pode ser entendida pelo servidor.
    404 Not Found: Documento requisitado não existe no servidor.
    505 Http Version Not Supported: A versão do Http requisitada não é suportada pelo servidor.
  • COMPLEMENTO

    Segundo Kurose (2010,p.76),"As especificações do HTTP definem os formatos das mensagens HTTP. Há dois tipos de mensagens HTTP: de requisição e de resposta."


    Portanto, a forma correta da questão é :  
    O protocolo HTTP usa dois formatos de mensagem: requisições e respostas.


    KUROSE, J. F.; ROSS, K. W. Redes de Computadores e a Internet: Uma Abordagem Top-Down. 5. ed. São Paulo: Pearson, 2010.
  • Gab.: Errado.

    2 tipos de mensagens: requisição e resposta. Erro não.


ID
229912
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

No tocante ao protocolo de transferência de hipertexto (HTTP), esse protocolo da categoria "solicitação e resposta" possui três métodos de solicitação. São eles:

Alternativas
Comentários
  • GET- Solicita algum recurso como um arquivo ou um script CGI (qualquer dado que estiver identificado pelo URI).

    HEAD - Variação do GET em que o recurso não é retornado. É usado para obter metainformações por meio do cabeçalho da resposta, sem ter que recuperar todo o conteúdo.

    POST - Envia dados para serem processados (por exemplo, dados de um formulário HTML) para o recurso especificado.

    FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hypertext_Transfer_Protocol
  • Para fins de estudos, seguem outros métodos que podem ser utilizados pelo protocolo HTTP:

    - PUT: Envia certo recurso.
    - DELETE: Exclui o recurso.
    - TRACE: Ecoa o pedido, de maneira que o cliente possa saber o que os servidores intermediários estão mudando em seu pedido.
    - OPTIONS: Recupera os métodos HTTP que o servidor aceita.
    - CONNECT: Serve para uso com um proxy que possa se tornar um túnel SSL (um túnel pode ser usado, por exemplo, para criar uma conexão segura).

    Alternativa: C

ID
236893
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em determinado local, existe, disponível para um conjunto
de usuários, acesso à Internet por meio de um proxy HTTP, além de
acesso à intranet que dispensa o proxy. O sistema utiliza o
protocolo TCP/IP na versão 4 e todos os serviços de rede
funcionam em suas portas padrões com os respectivos protocolos
padrões.

Com base nessas informações, julgue os seguintes itens.

Se forem utilizadas portas padrões para HTTPS, qualquer servidor HTTPS responderá na porta TCP 443.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

    HTTPS (HyperText Transfer Protocol secure ), é uma implementação do protocolo HTTP sobre uma camada SSL ou do TLS. Essa camada adicional permite que os dados sejam transmitidos através de uma conexão criptografada e que se verifique a autenticidade do servidor e do cliente através de certificados digitais. A porta TCP usada por norma para o protocolo HTTPS é a 443.
  • default 443

  • Gabarito Certo

    A porta padrão do HTTPS é a 443.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Prezados,

    O protocolo HTTPS é o protocolo HTTP rodando com SSL, o qual por padrão, responde na porta 443 e não na porta 80.

    Portanto a questão está correta.
  • Gabarito: Certo

    HTTP: 80 ou 8080

    HTTPS: 443

    FTP: 20 e 21

    DNS: 53

    TELNET: 22 (segura) e 23 (insegura)

    SMTP: 25

    POP3: 110

    IMAP: 143

  • GABARITO CORRETO!

    .

    .

    ACRESCENTANDO:

    Os protocolos HTTP e HTTPS são stateless, ou seja, as conexões entre cliente e servidor são finalizadas após o envio de cada requisição ou resposta.


ID
237067
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Julgue os próximos itens com relação a SMTP (simple mail transfer
protocol
), HTTP (hypertext transfer protocol), DHCP (dynamic
host configuration protocol
) e DNS (domain name system).

O HTTP, um protocolo da Internet, utiliza uma conexão TCP para cada transferência de objeto: concluída a transferência, a conexão é desfeita.

Alternativas
Comentários
  • Apesar do gabarito estar como CERTO, o item esta ERRADO porque o item não leva em consideração à existência de conexões persistentes na versão 1.1 do HTTP, que é a mais usada. Conexões persistentes permitem que um ou mais objetos sejam transmitidos usando a mesma conexão.

    Dessa forma, não há como garantir que as conexões serão fechadas após a transmissão de um objeto.

  • O gabarito definitivo manteve a questão como certa.

  • é briguar com a banca, quando o cespe fala de protocolos e/ou aplicações e nào refere-se a versão procure uma caracteristica comum entre as versoes, procure as caracteristicas entre as versoes.
    Isso vai lhe dar algumas questoes. 
  • Não há o que discutir nessa questão. Se a banca pedisse o HTTP 1.1 , deixaria explicito isso.
  • Quando o Cespe não restringe, deve-se considerar todas as possibilidades dentro de um grupo como corretas. Nesse caso, se existe o HTTP persistente e também o não-persistente, a questão está correta. Se a questão dissesse que existe APENAS o comportamento não-persistente (citado na questão) ou especificasse a versão do HTTP, aí sim a questão estaria errada.
  • Para a questão estar certa, basta não estar errada.
  • Ora se a questão diz que a conexão é fechada ela está afirmando que é isso que acontece e ponto, não ta abrindo margem para a possibilidade de ela ser persistente, o que para mim é um erro. Outra coisa se ela não especificava a versão em 2010 ela deveria esta se referindo ao http 1.1 pois já era o mais utilizado naquela época, portanto é o http padrão. Questão muito questionável, tipica de quando a banca quer eliminar e não selecionar.

  • Ora se a questão diz que a conexão é fechada ela está afirmando que é isso que acontece e ponto, não ta abrindo margem para a possibilidade de ela ser persistente, o que para mim é um erro. Outra coisa se ela não especificava a versão do http em 2010 ela deveria esta se referindo ao http 1.1 pois já era a mais utilizado naquela época, portanto o http padrão deveria ser a versão 1.1. Questão muito questionável, tipica de quando a banca quer eliminar e não avaliar.

  • Ate por que em uma prova futura se ela fizesse uma questão igual e marcasse o gabarito como errado ela poderia dizer que estava se referindo ao http 1.1 e ninguém poderia reclamar, ou seja, a resposta da questão varia com a conveniência para a banca. É o tipo de questão desonesta que não avalia nada.

  • versao 1.0 não era persistente

     

    acho que o examinador usou isso

     

  • Concordo com o Mr. Robot que o Cespe quis usar a diferença entre versões 10. e 1.1 do HTTP.

     

    Kaio, a banca não quer saber se vc sabe o conteúdo: quer eliminar o máximo de concorrentes.

  • Prezados,

    Em linhas gerais, o funcionamento do HTTP é : 
    Primeiro o cliente estabelece uma conexão TCP com o servidor e envia uma requisição .
    Essa requisição contém a URL desejada, alguns modificadores de requisição, informações sobre o cliente ( versão do navegador , tamanho da janela , SO , essas coisas ).
    O servidor por sua vez responde com um código de mensagem bem sucedida ou não, seguido pelo conteúdo em si. 
    Após o envio da resposta pelo servidor a conexão é encerrada.

    Portanto a questão está correta.
  • Outra questão da banca do mesmo ano que corrobora com o gabarito adotado à época:

    O protocolo HTTP pode usar conexões persistentes e não persistentes, sendo as primeiras utilizadas por default. ERRADO

  • HTTP 1.0 é o famoso pente rala

  • O HTTP, um protocolo da Internet, utiliza uma conexão TCP para cada transferência de objeto: concluída a transferência, a conexão é desfeita.

    O HTTP, no transporte, opera com o TCP.


ID
239605
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca dos princípios de sistemas operacionais e sua relação com o
suporte a aplicações web, especialmente na tecnologia PHP, julgue os
seguintes itens.

Para cada pedido HTTP recebido pelo daemon HTTP, é produzido um novo processo computacional no nível de sistema operacional, o qual é escalonado, encaminhado para a fila de processos em estado bloqueado (blocked) e, em seguida, fica aguardando o seu momento de usar o processador para que o daemon processe o pedido e gere uma resposta HTTP.

Alternativas
Comentários
  • Cada deamon HTTP poderá disparar divesas threads. Na configuração do servidor web (apache por exemplo) definimos quantos processos HTTP ficaram sempre ativos. Cada processo pode disparar várias outras threads.
  • Esta parte "para a fila de processos em estado bloqueado (blocked)" também não está errada?
  • "para a fila de processos em estado bloqueado (blocked)"

    O certo é estado de pronto.

  • Essa é uma questão que, apesar de usar o daemon HTTP para exemplificar, se relaciona mais com gerência de processos na disciplina de sistemas operacionais.
    Para cada pedido HTTP recebido pelo daemon HTTP, é produzida uma nova thread em estado pronto no nível de processo do daemon e não tendo influência no nível de sistema operacional. Ou seja, uma nova requisição HTTP não gera um novo processo para o sistema operacional e sim uma thread no já existente processo do daemon.
  • Numa prova CESPE eu não marco uma questão dessa mais nem se tivesse certeza da resposta kkk

  • Prezados,

    A cada pedido HTTP é produzido uma nova Thread, e não um novo processo.

    Portanto a questão está errada.
  • Daemon... é isso.... exatamente ele, o Daemon, quem fez essa questão...

    CESPE é o Daemeon...

  • Deamon é o primo do demo kk


ID
240592
Banca
FCC
Órgão
TRT - 22ª Região (PI)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Considerando o modelo TCP/IP em cinco camadas, ou seja, aplicação, transporte, rede, enlace e física, os protocolos HTTP e TCP, pertencem, respectivamente, às camadas

Alternativas
Comentários
  • Hypertext Transfer Protocol (ou o acrônimo HTTP; do inglês, Protocolo de Transferência de Hipertexto) é um protocolo de comunicação (na camada de aplicação segundo o Modelo OSI) utilizado para sistemas de informação de hipermedia distribuídos e colaborativos. Seu uso para a obtenção de recursos interligados levou ao estabelecimento da World Wide Web.

    O TCP (acrônimo para o inglês Transmission Control Protocol) é um dos protocolos sob os quais assenta o núcleo da Internet. A versatilidade e robustez deste protocolo tornou-o adequado a redes globais, já que este verifica se os dados são enviados de forma correta, na sequência apropriada e sem erros, pela rede.

    O TCP é um protocolo do nível da camada de transporte (camada 4) do Modelo OSI e é sobre o qual assentam a maioria das aplicações cibernéticas, como o SSH, FTP, HTTP — portanto, a World Wide Web.

     

    ALTERNATIVA C

  • O legal dessa questão é que ela deixa claro com todas as letras que está considerando o TCP/IP com 5 camadas. Em outras questões, onde isso é omitido, dá brecha pra muita discussão, como pode ser visto aqui: http://waltercunha.com/blog/index.php/2010/03/04/tcpip-afinal-de-contas-quantas-camadas/

    Tudo bem que não é o foco da questão, mas acho q vale a pena pra quem tá estudando o assunto em geral.

ID
242881
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Considere que a equipe de suporte técnico de determinada empresa
necessite fazer escolhas, configurações e procedimentos
concernentes a segurança da informação da rede de computadores
dessa empresa. Nessa situação, julgue os itens seguintes.

Se a empresa instalar um servidor proxy, este permitirá que se mantenha um registro dos sítios visitados pelos funcionários, contudo a utilização desse servidor causaria pequeno aumento do tempo de resposta a requisições HTTP de clientes.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO. O proxy possui a funcionalidade de cache o que possibilita respostas rápidas a requisições já feitas em algum momento no passado.

  • Questão maldosa, principalmente pela presença da palavra "pequeno aumento" ... O que poderia, de fato, dar possibilidades à questão estar verdadeira. Afinal, quem entende de redes de computadores sabe que adicionar mais um nó de comunicação aumenta diversos atrasos de propagação, processamento, enfim ... Por outro lado, se contarmos com o cache que alguns servidores proxy fazem, percebe-se que, para páginas já visitadas por outros clientes, a velocidade de recebimento do documento é acelerada. Enfim, questão mal feita.
  • Questão cavernosa.

    Se a funcionalidade do cache não estiver implementada, claro que haverá atrasos, mesmo que muito pequenos.

    Gabarito: ERRADO, contudo, discordo.

     

     

     

  • Questão controversa, me corrija se estiver errado. No teoria, o servidor proxy não causa o aumento do tempo de respostas das requisições e sim a diminuição do tempo de resposta(isso torna essa questão errada de acordo com a banca).

    Mas na prática, dependendo da situação, pricipalmente quando a pagina executa algum tipo de script, a requisição pode ficar mais lenta com o uso do servidor proxy. Sem contar que, atualmente, a maioria das paginas são dinâmicas tornando o numero de "cache hits" muito baixo.

  • Mas é lógico que o proxy aumenta o tempo de requisição.

  • Aumenta o tempo, desde q seja a primeira requisição.

    Nas proximas, as paginas estarao em cache e ocorrerar o contrario - havera diminuição.

    Questao passivel de recurso!!!

  • A questao fala de modo geral, ela nao especifica. De modo geral reduz sim, pois fica salvo no Cahce

  • Proxy melhora o tempo de respostas HTTP


ID
260875
Banca
FCC
Órgão
TRF - 1ª REGIÃO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

No contexto da comunicação de dados em rede de computadores, a maioria dos protocolos executa diferentes tarefas em níveis especializados da pilha. Nesse sentido é correto afirmar que o

Alternativas
Comentários
  • Imagine um cenário onde um usuário clica em um botão de uma página web afim de obter uma resposta qualquer.

    Neste momento o browser pega todo o conteúdo do formulário com os possíveis valores de controles preenchidos pelo usuário e envia para o servidor. Este processo é chamado de REQUEST. A informação chega ao servidor é processada e devolvida para o cliente. Este retorno é chamado de RESPONSE.
    Por isso a letra E

    As demais estão erradas porque:
    - Questões A e B estão invertidas ou seja, IP oferece servido de datagrama não confiável e TCP faz verificação de envio de dados.
    - Questão C está errada por que login não é a única finalidade. Telnet é utilizado para comunicação entre dois computadores oferecendo diversas ferramentas para operações entre os computadores.
    - Questão D está errada, pois, SMTP é o protocolo utilizado para envio de email.

  • questão passível de anulação:

    pois, o item não é claro ao afirmar, "cliente e servidor" de que ? posso ter troca de informações entre clientes e servidores na internet através de vários protocolos e não apenas pelo http ! Questão com falta de informação, se fosse um item C ou E seria anulado certamente.
  • a) Errado: TCP é um protocolo orientado a conexão (confiável), ponto a ponto e cujos serviços oferecidos são: CONTROLE DE ERROS, CONTROLE DE FLUXO, SEQUENCIAÇÃO E MULTIPLEXAÇÃO DO ACESSO AO NÍVEL INTER-REDE. Vale a pena lembrar que um SERVIÇO der rede pode ser visto como uma aplicação distribuída, que executa em dois ou mais computadores conectados por uma rede. Cada serviço de rede é composto pelo menos por quatro elementos:Servidor, Cliente, Protocolo, Middleware
    b) Errado: esta é a função do TCP. A função do IP é receber o datagrama TCP, sendo que um datagrama nada tem a ver com o outro, e enviá-lo na forma de pacotes, do outro lado será também o TCP que vai organizar a sequência. Grosso modo, o IP é só o entregador, ele não se importa com o conteúdo, só entrega o pacote e acabou, se o pacote estiver vazio, com defeito, quebrado, isso será problema do TCP.
    c) Errado: O serviço de rede do TELNET é o Acesso Remoto, já a finalidade pode ser diversa, já que, basicamente seria a execução de tarefas.
    d) Errado: O SMTP é um protocolo para gestão da rede que permite aos administradores gerir os equipamentos da rede e diagnosticar os seus problemas. Quem permite uma conexão criptografada é o HTTPS.
    e) Correto: O objetivo do HTTP é permitir uma transferência de ficheiros (essencialmente no formato HTML) localizados graças a uma cadeia de caracteres chamada URL entre um navegador (o cliente) e um servidor web. Ele é um protocolo cliente e servidor na essência pois, diferente do TELNET em que o servidor é ativo e passivo, no HTTP o servidor é totalmente passivo, apenas respondendo as solicitações do cliente, sem intervir de maneira nenhuma na conexão.
    OBS: A colega diz que a questão poderia ser anulada pois outros protocolos tem função cliente/servidor. Na verdade todos os protocolos operam no modo cliente/servidor na execução de serviços de rede mas têm outras funções. Já o HTTP só faz isso, pedidos e respostas, e na internet. Também o conceito de Cliente/Servidor aqui empregado é com relação a serviços de rede, tais serviços são oferecidos entre cada uma das camadas de rede seja no modelo OSI ou TCP/IP. Assim a camada inferior oferece serviços a camada superior, exemplo seria o serviço de entrega que o IP oferece ao TCP, ou o serviço controle de erros que o TCP oferece ao FTP. Creio que a colega está confundido com servidores de rede (servidor web, servidor de firewall, etc) que é outra coisa.
  • Apenas corrigindo um detalhe no comentário da Janete.

    Na letra (D) vc confundiu SMTP com SNMP que é a característica que vc citou.

    A letra (D) tb está errada sim, mas porque SMTP é um protocolo para envio de mensagens, o SNMP que é o responsável pela administração de roteadores e outros dispositivos de redes.

    abç e bons estudos !!
  • Mais correto:

    HTTP tem como função o tratamento de pedidos e respostas entre cliente e servidor na WEB WEB WEB WEB WEB WEB WEB WEB WEB WEB WEB WEB WEB WEB WEB WEB.

  • Gabarito E

    O protocolo HTTP, Hypertext Transfer Protocol ou Protocolo de Transferência de Hipertexto, é um protocolo da camada de aplicação do TCP/IP cuja função é de proporcionar a transferência de hipertexto. Este protocolo é usado desde 1990, atualmente está na versão 1.1.

    É um protocolo de camada de aplicação da WEB

    É implementado em dois programas: Cliente e Servidor

    O HTTP é quem define a estrutura da mensagem que o cliente vai trocar com o servidor e utiliza TCP como seu protocolo de transporte

    Protocolo sem estado. O que significa que ele não mantém memória sobre suas ações. Ou seja se um cliente fizer uma requisição idêntica a uma anterior a qualquer momento, o HTTP não sabe informar sobre esse histórico.

     

    É estabelecida uma conexão TCP entre o programa cliente e o servidor.

    O cliente envia uma requisição HTTP para sua interface socket.

    O TCP leva essa mensagem para a interface socket do servidor.

    O servidor envia uma resposta HTTP para sua interface socket.

    O TCP leva essa resposta para a interface socket do cliente.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
315688
Banca
FCC
Órgão
TRE-RN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O protocolo padrão para comunicação entre um navegador da Web e um servidor Web, ou seja, aquele empacotado especial em cuja solicitação estão contidos o URL e outras informações sobre a página da Web solicitada, é o

Alternativas
Comentários
  • FTP (File Transference Protocol) é um protocolo de Camada de Aplicação, que opera nas portas 20 ( dados) e 21 (comandos )

    UDP (User Datagram Protocol ) é um protocolo de Camada de Transporte não-confiável.

    DNS ( Domain Name Service ) é um protocolo de camada de aplicação responsável por resolver um nome de domínio ( www.google.com ) para um dado IP.

    Um dos ataques a servidores de DNS é chamado Pharming, quando um caba safado coloca um domínio para apontar para outro  IP e constrói uma página falsa.

    o DNS opera na porta 53. (53 é também o tamanho de bytes de uma célula ATM , sendo 5 para o cabeçalho e 48 para dados )

    HTML ( HyperText Markup Language) é uma linguagem de marcação, semelhante ao XML, para a construção de páginas WEB.

    HTTP ( HyperText Transference Protocol ) é um protocolo de camada de aplicação que opera na porta 80, e o HTTPS na porta 443, responsável pela comunicação dos serviços web, inclusive envio de mensagens HTML.
  • Como sempre a FCC confunde as coisas.

    A resposta menos errada é o HTTP, mas no HTTP (pelo menos no cabeçalho) não está contida a URL, a URL é traduzida para endereço IP pelo DNS. No HTTP temos o IP do cliente e o IP do servidor, entre outros.
  • Página 73 do Kurose, sobre a mensagem de requisição do cliente(browser) ao servidor HTTP:

    A primeira linha sempre é denominada Linha de Requisição. As subsequentes são denominadas Linhas de Cabeçalho.
    A linha de requisição é composta por três campos: o campo do Método; o da URL e o da Versão do HTTP.

ID
319144
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação a segurança, protocolos, ferramentas e procedimentos utilizados na Internet, julgue os próximos itens.

No acesso a uma página da Internet, é comum a utilização do protocolo HTTP, que, no Internet Explorer, pode ser visualizado no canto esquerdo da barra de endereços. Em sítios seguros, normalmente ocorre a substituição desse protocolo pelo HTTPS, que utiliza, por padrão, criptografia e protocolo TCP na porta 80.

Alternativas
Comentários
  • No acesso a uma página da Internet, é comum a utilização do protocolo HTTP, que, no Internet Explorer, pode ser visualizado no canto esquerdo da barra de endereços. Em sítios seguros, normalmente ocorre a substituição desse protocolo pelo HTTPS, que utiliza, por padrão, criptografia por meio do algoritmo SSL e TLS na porta 443. 
  • O HTTPS utiliza a porta 443 e não a porta 80. Quem utiliza a porta 80 é o HTTP.
  • Vale Lembrar que o HTTPS não é um novo protocolo, é simplesmente o protocolo HTTP encapsulado em SSL/TLS.
  • HTTP 80

    HTTPS 443 - CRIPTOGRAFIA

    glee

  • 143 IMAP4

    443 HTTPS

    confunde um número e vc toma no c

  • O protocolo HTTPS criptografado , não é uma versão do HTTP mas sim uma extensão e estes operam em portas diferentes sempre.

    HTTPS: atende na porta 443

    HTTP: atende na porta 80

    ambos utilizam o protocolo TCP por padrão, direcionado para conexão fim a fim, orientado à conexão.

    Gaba: ERRADO

  • e!

    HTTP: baseado em texto, statelwss (baseado em novas requisições) porta 80

    HTTPS: http+ TLS/SSL (Mudança de porta, 443)

    código de erros:

    1xx informativo (solicitação em processamento)

    2xx sucesso

    3xx redireção

    4xx erro cliente

    5xx erro servidor

    (p/ gravar: de 5 a redireção fica no MEIO.)

    Get:; solicitação pela ULR

    post: solicitação pela requisição.

  • HTTPS- porta 443


ID
332887
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos aos protocolos e serviços.

Para acessar páginas no formato HTML em servidores disponíveis na Internet, os clientes devem possuir um navegador que suporte o protocolo HTTP.

Alternativas
Comentários
  • Certo.
    O suporte ao protocolo HTTP é ncessário para acesso a páginas codificadas em HTML.
  • Como browsers Web também implementam o lado cliente do HTTP, podemos usar as palavras browser e cliente indiferentemente no contexto da Web. Kurose 3ª ed. Pag 69.
  • Discordo do gabarito apenas por um ponto: "os clientes devem possuir um navegador que suporte o protocolo HTTP". Um navegador não é necessário. É possível o acesso sem um navegador, por exemplo, em Linux, utilizando o wget para obter a página e visualizando o HTML com qualquer editor de HTML.
  • Como é possível realizar um HTTP GET na página via telnet, então não necessariamente os clientes devem possuir um navegador para acessar páginas no formato HTML. Portanto, a resposta deveria ser 'Errado'.
  • Pessoal, vocês estão "elocubrando". Sabemos que podemos acessar de várias outras formas. Entretanto, em regra, deve-se ter um navegador. Portanto, sem elocubrar, podemos deduzir que a questão está CERTA.
  • errei fácil essa

    http://jsoup.org/

  • Acho que a banca generalizou a palavra "navegador" com tudo que acessa http.

    Errei a questão e erraria de novo se aparecesse em outra prova.

  • Usando o FTP não consigo acessar páginas no formato HTML então?


ID
392125
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Sobre os métodos do protocolo http, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo e depois assinale a alternativa correta.

( ) O método HEAD define o cabeçalho de uma página. Normalmente é utilizado para adicionar o título a uma página web.
( ) O método POST é muito utilizado para enviar dados do cliente para o servidor.
( ) O método CONNECT é definido para criar uma conexão com o servidor http.
( ) O método OPTIONS fornece um meio para que o cliente consulte o servidor sobre as propriedades de um arquivo específico.

Alternativas
Comentários
  • São 8 Métodos do HTTP:

    GET - Solicita algum recurso como um arquivo ou um script CGI (qualquer dado que estiver identificado pelo URI) por meio do protocolo HTTP. 

    HEAD - Variação do GET em que o recurso não é retornado. É usado para obter metainformações por meio do cabeçalho da resposta, sem ter que recuperar todo o conteúdo.

    POST - Envia dados para serem processados (por exemplo, dados de um formulário HTML) para o recurso especificado.

    PUT - Envia certo recurso.

    DELETE - Exclui o recurso.

    TRACE - Ecoa o pedido, de maneira que o cliente possa saber o que os servidores intermediários estão mudando em seu pedido.

    OPTIONS - Recupera os métodos HTTP que o servidor aceita.

    CONNECT - Serve para uso com um proxy que possa se tornar um túnel SSL (um túnel pode ser usado, por exemplo, para criar uma conexão segura).


    Gabarito = d

  • Vamos aos comentários.

    (F) O método HEAD define o cabeçalho de uma página. Normalmente é utilizado para adicionar o título a uma página web. 

    O método HEAD solicita apenas o cabeçalho da mensagem, sem a página propriamente dita. Esse método pode ser usado para reunir informações destinadas à indexação ou apenas para testar a validade de um URL.

    (V) O método POST é muito utilizado para enviar dados do cliente para o servidor. 

    O método POST é usado quando os formulários são enviados.

    (F) O método CONNECT é definido para criar uma conexão com o servidor http. 

    O método CONNECT permite que um usuário faça uma conexão com um servidor Web por meio de um dispositivo intermediário, como um cache Web.

    (V) O método OPTIONS fornece um meio para que o cliente consulte o servidor sobre as propriedades de um arquivo específico.

    O método OPTIONS fornece um meio para que o cliente consulte o servidor sobre uma página e obtenha os métodos e cabeçalhos que podem ser usados com essa página.

    Fonte: Tanenbaum (2011) pg. 432

    #SóNinja

    #CursoAdonai


ID
463549
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação à Internet, julgue os itens subseqüentes.

O protocolo HTTP provê mecanismos de autenticação da mensagem, o que permite proteger o conteúdo contra acesso e ataques na Internet.

Alternativas
Comentários
  • Errado.
    Os "dinossauros da internet" como diz o prof. Rafael Barão são todos inseguros por natureza: HTTP, SNMP, FTP, TELNET, SMTP etc.
    Soluções vieram depois para mitigar os problemas relacionados à segurança.

  • Gabarito Errado

    O protocolo HTTP provê mecanismos de autenticação da mensagem.... parei por aí....

     

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
533920
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Nas questões de n. 13 a 16, assinale a assertiva correta.

Alternativas
Comentários
  • O SMTP restringe o corpo (e não apenas o cabeçalho) de todas as mensagens de correio ao simples formato ASCII de 7 bits
    • a) O protocolo SMTP restringe apenas o cabeçalho de todas as mensagens de correio ao simples formato ASCII de 7 bits.
      • O SMTP exige que cada mensagem, inclusive o corpo, esteja no formato ASCII de 7 bits. Kurose 3ª ed. Pag 89.
    • b) O protocolo HTTP é implementado em três programas: um programa cliente, um programa servidor e um programa misto.
      • O HTTP é implementado em dois programas: um cliente e outro servidor. Kurose 3ª ed. Pag 68.
    • c) O protocolo SMTP restringe o corpo de todas as mensagens de correio ao simples formato ASCII de 15 bits.
      • O SMTP exige que cada mensagem, inclusive o corpo, esteja no formato ASCII de 7 bits. Kurose 3ª ed. Pag 89.
    • d) O protocolo STP2 implementa mensagens de correio no formato HEXA de 7 bits.
      • Uma outra abordagempara o fornecimento de broadcast é os nós da rede construírem uma spaning tree. Kurose 3ª ed. Pag 305.
      • STP2 é um protocolo para broadcast.
    • e) O protocolo HTTP é implementado em dois programas: um programa cliente e outro servidor.
      • O HTTP é implementado em dois programas: um cliente e outro servidor. Kurose 3ª ed. Pag 68.
  • Cliente - browser
    Servidor - web
  • (Só organizando a resposta do colega abaixo)

    a) O protocolo SMTP restringe apenas o cabeçalho de todas as mensagens de correio ao simples formato ASCII de 7 bits.

    O SMTP exige que cada mensagem, inclusive o corpo, esteja no formato ASCII de 7 bits. Kurose 3ª ed. Pag 89.

    b) O protocolo HTTP é implementado em três programas: um programa cliente, um programa servidor e um programa misto.

    O HTTP é implementado em dois programas: um cliente e outro servidor. Kurose 3ª ed. Pag 68.

    c) O protocolo SMTP restringe o corpo de todas as mensagens de correio ao simples formato ASCII de 15 bits.

    O SMTP exige que cada mensagem, inclusive o corpo, esteja no formato ASCII de 7 bits. Kurose 3ª ed. Pag 89.

    d) O protocolo STP2 implementa mensagens de correio no formato HEXA de 7 bits.

    Uma outra abordagem para o fornecimento de broadcast é os nós da rede construírem uma spaning tree. Kurose 3ª ed. Pag 305. STP2 é um protocolo para broadcast.

    e) O protocolo HTTP é implementado em dois programas: um programa cliente e outro servidor.

    O HTTP é implementado em dois programas: um cliente e outro servidor. Kurose 3ª ed. Pag 68.


ID
569176
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação às aplicações e protocolos usados na Internet, é INCORRETO afirmar que o

Alternativas
Comentários
  • a)  protocolo HTTP pode usar conexões persistentes e não persistentes, usando conexões não persistentes em seu modo default.

    O HTTP utiliza as conexões persistentes e não persistentes. O padrão de uso do HTTP é a conexão PERSISTENTE.


ID
595870
Banca
FESMIP-BA
Órgão
MPE-BA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

No acesso a uma página WEB, uma estação-cliente utiliza o protocolo HTTP e conexões persistentes. O uso de conexões persistentes tipicamente apresenta vantagens em relação às conexões não persistentes.

A característica que representa uma dessas vantagens é a indicada na alternativa

Alternativas

ID
595873
Banca
FESMIP-BA
Órgão
MPE-BA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O uso de um cache WEB pode acelerar o processo de recuperação de objetos componentes de páginas WEB pelas estações-cliente. Isso porque estas não precisarão aguardar os tempos envolvidos com o tráfego até o servidor WEB de origem, nem o tempo de resposta deste último. Para tanto, o cache WEB armazena cópias de objetos recentemente requisitados. No entanto, a cópia de um objeto existente no cache pode estar desatualizada.

O mecanismo que o protocolo HTTP utiliza está indicado na alternativa

Alternativas

ID
595876
Banca
FESMIP-BA
Órgão
MPE-BA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Tanto o protocolo HTTP quanto o FTP permitem a transferência de arquivos. Ambos possuem características em comum e também características diferentes.

Uma característica que realmente diferencia os dois protocolos é a explicitada em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra B

    O FTP usa a porta 20 (conexão full duplex, para dados) e usa a porta 21 (half duplex, para controle).

    Já o HTTP usa a porta 80.


ID
607105
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A utilização das tecnologias de serviços Internet, tais como, WWW e o protocolo HTTP, fomentou o aparecimento de soluções corporativas como as intranets e extranets. Sobre essas tecnologias, tem-se que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E.

     

    Internet - rede mundial

     

    Intranet - rede local que utiliza os programas, protocolos e serviços da internet, mas para disponibilizar acesso a informações somente para pessoas autorizadas.

     

    Extranet - canal de comunicação externo que permite aos usuários interagirem com a empresa (normalmente parceiros, fornecedores e vendedores).

     

    Quando as alternativas são longas, comece analisando a última e vá subindo, pois a chance de uma das últimas ser o gabarito é grande.


ID
608839
Banca
CONSULPLAN
Órgão
SDS-SC
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em que camada do modelo OSI é utilizado o protocolo HTTP?

Alternativas
Comentários

ID
616744
Banca
FCC
Órgão
MPE-SE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O protocolo HTTPS comunica-se, por norma, com a porta TCP

Alternativas
Comentários
  • gab d

    ___________

    Questões, artigos mais cobrados e suas frequências e resumos (área da saúde, veterinária, nutrição, alimentos, vigilância sanitária e ambiental) de R$ 1,00 a R$10,00. Veja informações no meu perfil.


ID
645280
Banca
AOCP
Órgão
BRDE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O HTTP é um protocolo de nível de aplicativo utilizado para executar todas as comunicações entre os navegadores e o servidor da web. A comunicação entre o navegador e o servidor da web acontece por vários comandos de HTTP. Assinale a alternativa que apresenta apenas comandos de HTTP.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - B (questão decoreba, não avalia nada)

    Comando Descrição GET Pedido do recurso situado na URL especificada HEAD Pedido do cabeçalho do recurso situado na URL especificada POST Envio de dados ao programa situado na URL especificada PUT Envio de dados à URL especificada DELETE Supressão do recurso situado na URL especificada
  •  

     

    Comandos

     

    1. GET=

    Pedido do recurso situado na URL especificada
    2. HEAD= Pedido do cabeçalho do recurso situado na URL especificada
    3. POST= Envio de dados ao programa situado na URL especificada
    4. PUT= Envio de dados à URL especificada
    5. DELETE= Supressão do recurso situado na URL especificada
  • E mais um CTRL+ C ---> CTRL+V do comentário anterior !
  • OLÁ,
    alguém poderia me tirar uma dúvida sobre a letra "A", porque eles também não são considerados protocolos da web, ou seja, protocolos HTTP. alguém poderia me responder
  • Cátia, porque a letra A: SMTP, IMAP, POP3 são protocolos de envio e recebimento de emails e a questão está pedindo a comunicação entre o navegador e o servidor da Web. 
  • pergunta: Como copiar e colar um arquivo?
    reposta: ver 2° comentário, ele é bastante explicativo.
  • Olá, pessoal!
    Essa questão foi anulada pela organizadora.

    Bons estudos!
  • E o motivo da anulação qual foi?
  • por que anularam a questçao?

ID
659890
Banca
FCC
Órgão
TRE-CE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Os protocolos SMTP e HTTP, no lado servidor, utilizam, respectivamente, as portas TCP

Alternativas
Comentários
  • Conforme link Porta 25 SMTP e Porta 80 HTTP: Letra b)

    http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_TCP_and_UDP_port_numbers

  • SMTP - Simple Mail Transfer Protocol
    É um protocolo da camada de aplicação. Este é protocolo do correio eletrônico da internet. O SMTP usa o TCP como seu protocolo de transporte, ou seja, as trocas de mensagens são realizadas de forma orientada a conexão. A porta utilizada é 25.

    HTTP - Hyper Text Transfer Protocol
    É um protocolo da camada de aplicação da web. Ele é calssificado como cliente -servidor, pois é implementado em dois programas: cliente e servidor. O HTTP utiliza o TCP como protocolode transporte e as portas são a 80 (primária) e 8080 (Alternativa). 

    Resposta Letra B
  • lista
    http://www.portalchapeco.com.br/jackson/portas.htm
  • Server administrators: TCP port 25 (SMTP) or port 587 (Submission),

    HTTP: port 80
  • As outras portas são:

    23 Telnet
    53 DNS
    110 POP3
    143 IMAP
  • SMTP - Protocolo para transferência de e-mails numa conexão ponto a ponto, ou seja, necessita dos serviços confiáveis do TCP especificamente na porta 25. Uma mensagem SMTP é composta de cabeçalho e corpo da mensagem.
    HTTP - Protocolo cujo objetivo é permitir uma transferência de ficheiros (geralmente no formato HTML) localizados graças a uma cadeia de caracteres chamada URL entre um navegador (cliente) e um servidor web (chamado de resto HTTPD nas máquina UNIX). É um protocolo basicamente cliente/servidor, composto de linhas de pedido e linhas de respostas. O servidor HTTP diferente do servidor TELNET é totalmente passivo, só responde as solicitações não interferindo de modo algum na conexão. Protocolo orientado a conexão e que exige os serviços do TCP na porta 80.
    HTTPS é o HTTP com uma camada adicional de segurança e que utiliza não a porta 80 mas a 443.

    As portas são utilizadas pelos protocolos:
    23 - TELNET
    53 - DNS (habitualmente usa a 53 UDP) mas também pode usar a 53 TCP
    110 - POP3
    143 - IMAP
  • 8080 não é porta alternativa do HTTP.
    A porta alternativa do HTTP é 81.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_portas_de_protocolos
  • Segue lista de algumas portas:
    20     Servidor FTP – Canal de dados
    21     Servidor FTP – Canal de controle
    22     SSH
    23     Servidor Telnet
    25     SMTP
    53     DNS
    80     HTTP
    110    POP3
    143    IMAP
    161    SNMP
    162    MENSAGEM TRAP(snmp)
    443    HTTPS
    Alternativa: B
  •  a) 23 e 25: Telnet e SMTP

     b) 25 e 80: SMTP e HTTP

     c) 53 e 80: DNS e HTTP

     d) 80 e 110: HTTP e POP3

     e) 110 e 143: POP3 e IMAP


ID
661582
Banca
FCC
Órgão
TRE-CE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O protocolo HTTPS é uma implementação do protocolo HTTP utilizando um meio de comunicação seguro entre dois computadores, como por exemplo TLS/SSL. Por padrão, a porta TCP utilizada para a comunicação HTTPS é a porta

Alternativas
Comentários
  • Letra B.
    A porta 80 é HTTP, a 443 é HTTPS.
    Em http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_padr%C3%A3o_de_servi%C3%A7os_e_portas_associadas poderão consultar todas disponíveis.
  • HTTPS URLs = "https://"  port: 443

    HTTP URLs = with "http://"  port: 80
  • Segue lista de algumas portas:
    20     Servidor FTP – Canal de dados
    21     Servidor FTP – Canal de controle
    22     SSH
    23     Servidor Telnet
    25     SMTP
    53     DNS
    80     HTTP
    110    POP3
    143    IMAP
    161    SNMP
    162    MENSAGEM TRAP(snmp)
    443    HTTPS
    Alternativa: B

ID
671266
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Sobre o protocolo HTTP, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  •     a) Se um cliente solicita ao servidor o mesmo objeto duas vezes em um período de poucos segundos, o servidor responde dizendo que acabou de enviar o objeto ao cliente e não envia novamente o objeto. Errado o servidor retorna o objeto quantas vezes este for solicitado, pois o HTTP é um protocolo stateless

        b) É implementado em dois programas: um programa cliente e outro servidor. Os dois programas, implementados em sistemas finais diferentes, conversam um com o outro por meio da troca de mensagens HTTP. O HTTP não define a estrutura dessas mensagens, e mas define o modo como cliente e servidor as trocam.

        c) O HTTP usa o TCP como seu protocolo de transporte subjacente. O cliente HTTP primeiramente inicia uma conexão TCP com o servidor. Uma vez estabelecida a conexão, os processos do browser e do servidor acessam o TCP por meio de suas interfaces socket. Correto

        d) Os servidores web implementam apenas o lado servidor cliente do HTTP e abrigam objetos web, cada um endereçado por um URL. O Apache e o IIS são servidores web populares.

        e) O HTTP define como clientes web requisitam páginas web aos servidores, e mas não define como eles as transferem aos clientes. Por exemplo: devem utilizar TCP/IP, pode persistir as conexões TCP (HTTP 1.1), etc...
  • Letra C. Para a resposta ficar ainda mais completa, "os processos do browser e do servidor acessam o TCP por meio de suas interfaces socket, enviando mensagens de requisição, no caso do cliente (browser), e mensagens de resposta, no caso do servidor".

  • GAB: LETRA C

    Complementando!

    Fonte:  Prof. Diego Carvalho

    (a) Errado. Cada solicitação tem uma resposta correspondente. Não é trabalho do servidor web o controle  de  recursos  já  solicitados;  

    (b)  Errado.  O  HTTP  define  a  estrutura/formatação  das mensagens; 

    (c) Correto. De fato, o Protocolo HTTP utiliza o Protocolo TCP como Protocolo de Transporte.  Como  sabemos,  TCP  realiza  uma  conexão  entre  cliente  e  servidor  antes  da comunicação em si se iniciar. Interfaces Socket são apenas interfaces entre uma camada e outra; 

    (d)  Errado.  Vejam  o  nome:  Servidor  Web!    implementam  o  lado  do  Servidor;  

    (e)  Errado.  Ele  é responsável pela requisição, pela resposta e pela transferência de páginas web.

  • Comentários do prof. Diego do Estratégia (@professordiegocarvalho):

    (a) Errado. Cada solicitação tem uma resposta correspondente. Não é trabalho do servidor web o controle de recursos já solicitados;

    (b) Errado. O HTTP define a estrutura/formatação das mensagens;

    (c) Correto. De fato, o Protocolo HTTP utiliza o Protocolo TCP como Protocolo de Transporte. Como sabemos, TCP realiza uma conexão entre cliente e servidor antes da 63 96 comunicação em si se iniciar. Interfaces Socket são apenas interfaces entre uma camada e outra;

    (d) Errado. Vejam o nome: Servidor Web! implementam o lado do Servidor;

    (e) Errado. Ele é responsável pela requisição, pela resposta e pela transferência de páginas web.

    Gabarito: Letra C 


ID
695233
Banca
FCC
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Sobre o protocolo HTTP, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Letra B.
    O UDP é usado em redes locais, nas transações onde caso ocorra erro na transmissão, os computadores re-enviam os pacotes.
  • Segue uma mensagem de reguisição HTTP:
    GET /somedir/page.html HTTP1.1 =>Linha de  requisição. Outros valores como HEAD e POST é possível serem assumidos aqui.
    Host: www.google.com =>Linhas de cabeçalho especifica o site desejado
    Connecction: Close => Não há uso de conexões persistentes
    User-agent: Mozilla/4.0 => Browser utilizado
    Accept-language: Eng => linguagem preferida do usuário.

    Espero ter ajudado!

    • ERRADO Usa o TCP e o UDP como seus protocolos de transporte e presta serviço por default na porta 80. 
    • Correto Em uma mensagem de requisição HTTP, a linha de cabeçalho User-agent: especifica o agente de usuário, isto é, o browser que está fazendo a requisição ao servidor.
    • ERRADO Quando utiliza conexões persistentes, cada conexão TCP  é  (não) encerrada após o servidor enviar o objeto resposta ao cliente que fez a requisição. Cada conexão TCP transporta exatamente uma mensagem de requisição e uma mensagem de resposta.
    •  ERRADO A resposta do servidor a uma requisição HTTP é dividida em três seções. A primeira é denominada cabeçalho (header) e contém informações do servidor sobre o recurso solicitado. A segunda seção é denominada corpo (body) e contém o recurso propriamente dito. A terceira seção, denominada rodapé (footer), contém informações de status da requisição e o relatório de erros, quando houver. ( Linha de estado, linhas de cabeçalho e corpo da entidade)
    •  ERRADOOs únicos métodos (comandos) de requisição do protocolo HTTP são GET POST. O status de retorno de número 404 do método HTTP indica que o serviço está indisponível. ( Pode ter como método de requisição o HEAD que funciona como o GET porém não envia o objeto de volta, utilizado para depuração)
  • a) Incorreto. HTTP trabalha somente sobre TCP.
    b) Correto.
    c) Incorreto. Esse é o comportamente de conexões não persistente de versões anteriores ao HTTP/1.1.
    d) Incorreto. Linha de estado, linhas de cabeçalho e corpo da entidade.
    e) Incorreto. Além de GET e POST há os métodos HEAD, PUT, DELETE, TRACE, OPTIONS e CONNECT.


ID
703090
Banca
AOCP
Órgão
BRDE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Sobre HTTP, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. HTTP é um simples protocolo, do tipo solicitação-resposta, que roda sob TCP.

II. O protocolo HTTP especifica quais mensagens os clientes podem enviar para os servidores e quais respostas recebem de volta.

III. Os cabeçalhos de solicitação e respostas são dados em UTF-8 neste protocolo.

IV. O HTTP é um protocolo da camada de aplicação.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi por que o ítem 1 está errado.
  • astrometa , Creio que o erro está na afirmação "SOB" o TCP. Isto é. abaixo da camada de transporte. E sabemos que não é verdade. Ele é um protocolo da camada de aplicação que roda SOBRE o TCP.
  • Sinceramente, também não entendi por que o primeiro item foi dado como errado.
  • Porque a alternativa III está errada? Em um documento html você não pode configurar o charset como sendo utf-8? A sobre a alternativa I, é porque o HTTP está sobre o TCP e não sob.
  • a alternativa III (Os cabeçalhos de solicitação e respostas são dados em UTF-8 neste protocolo) Está incorreta porque as mensagens são enviadas no formato ASCIII.
    Fonte: Livro: Redes de Computadores - Uma abordagem TOP-DOWN - KUROSE ROSS
  • Questão que exige muita atenção. O fato de não haver a resposta I, II e IV parece que confirma a ideia do nosso amigo Isaú Medeiros.
  • Triste quando uma questão técnica vira questão de português. 

  • LETRA C. Essa questão foi retirada do Tanenbaum.

    Segundo Tanenbaum(2011,p.430),"I)HTTP é um protocolo simples, do tipo solicitação-resposta,que roda sobre TCP. II)Ele especifica quais mensagens os clientes podem enviar para os servidores e quais respostas recebem de volta. III)Os cabeçalhos de solicitação e resposta são dados em ASCII, assim como no SMTP.[...] IV)O HTTP é um protocolo da camada de aplicação,pois roda em cima do TCP e está bastante associado à Web."

    Bibliografia:

     TANENBAUM, A. S.; WETHERALL, D. Redes de Computadores. 5. ed. São Paulo: Pearson, 2011.


ID
723586
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Protocolos de rede podem ser classificados como "sem estados" (stateless) ou "com estado" (stateful). A este respeito é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Um protocolo stateless significa que as conexões entre um cliente e um servidor são encerradas após o envio de cada requisição ou resposta, isso quer dizer que cada conexão será nova (será carregada do zero), já um protocolo statefull guarda os estados dos objetos e conexões, tais informações servem para aumentar a velocidade de processamento de pacotes.
  • Questão retirada da wikipedia em inglês: http://en.wikipedia.org/wiki/Stateless_protocol
    "An example of a stateless protocol is HTTP.[1] The protocol provides no means of storing a user's data between requests. As a work-around, HTTP servers implement various session management methods,[2] typically utilizing a unique identifier in a cookie or parameter that allows the server to track requests originating from the same client."
  • Gabarito "D"

    O protocolo HTTP é stateless (sem estados), ou seja, ele não mantém um estado/conexão. Toda a interação que o seu cliente fizer com um servidor Web acarretará em uma nova requisição e resposta.
     
     
    As requisições são independentes e possuem um tempo de vida (conexão, envio de mensagem, resposta, encerramento da conexão). O servidor Web não é capaz de identificar se duas requisições vieram de um mesmo navegador, e o mesmo não faz nenhum gerenciamento em memória para que mensagens sejam compartilhadas entre requisições.
     
    É para suprir esta necessidade que entram os cookies, através de cookies o servidor Web é capaz de trocar informações de estado com o navegador do usuário. Desse modo, somos capazes de adicionar produtos a um carrinho de compras, sem perder estas informações ao mudar de página, sair do website ou até mesmo fechar o navegador.
     
    Tecnicamente falando, um cookie é uma pequena quantidade de informação persistida temporariamente pelo navegador. Os navegadores normalmente limitam o tamanho dos cookies em até 4KB, e apagam cookies com a data de “validade vencida”.

ID
733432
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-NACIONAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com referência às ferramentas de análise e extração de dados para Internet, julgue os itens subsecutivos.

Todos os dados de um sítio web acessados por meio de protocolo http podem ser extraídos, independentemente do perfil de acesso do usuário.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    As informações contidas na DOM podem ser extraídas e até modificadas.


ID
770248
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação a aspectos de intranet e de Internet, julgue os itens que
se seguem.

Ainda que um usuário solicite, uma ou mais vezes, a mesma requisição HTTP no browser IE de um formulário de hipertexto, o servidor remeterá uma única vez a página para o cliente.

Alternativas
Comentários
  • "Como o servidor HTTP não mantém nenhuma informação sobre clientes, é denominado um protocolo sem estado. Se um determinado cliente solicita o mesmo objeto (São os textos, figuras.. um arquivo HTML) duas vezes em um período de poucos segundos, o servidor não responde dizendo que acabou de enviar o objeto ao cliente; em vez disso, envia novamente o objeto, pois já esqueceu completamente o que fez antes. "

    Dessa forma a questão está errada, pois o servidor não remeterá uma única vez a página, porque já esqueceu completamente o que fez antes.


    Fonte: Redes de Computadores e a Internet / James F Kurose e Keith Ross .. Pag. 70

    Bons estudos!!!!
  • Um servidor HTTP é do tipo stateless, ou seja, não armazena estados sobre os clientes e suas comunicações com ele. Dessa forma, se um cliente requisitar o mesmo conteúdo ao servidor, este irá envia-lo quantas vezes for requisitado. Daí a assertiva está ERRADA
  • É por estas e outras razões que organizações utilizam o proxy-cache para que a página uma vez solicitada seja armazenada e não seja necessário buscá-la na Internet após a primeira solicitação.
  • Se a assertiva estivesse certa, não existiria "refresh"

  • Diogão matou a questão!


ID
776131
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com referência a protocolo TCP/IP e serviços relacionados, julgue o  item  subsecutivo.

O http e o FTP são protocolos de transferência de arquivos e têm diversas características em comum, pois ambos utilizam o TCP com duas conexões paralelas para transferir um arquivo: uma conexão de controle e uma conexão de dados.

Alternativas
Comentários
  • Tanto o HTTP quanto o FTP são protocolos para transferência de arquivos, mas apenas o FTP utiliza duas conexões TCP paralelas para transferir os arquivos. 

     

    Para quem tiver mais interesse em saber as semelhanças e diferenças, recomendo a leitura da página: https://daniel.haxx.se/docs/ftp-vs-http.html

  • Prezados.

    O HTTP e o FTP são utilizados para trocas de arquivos, entretanto apenas o FTP usa 2 conexões paralelas, uma para controle e uma para dados (portas 20 e 21).

    Portanto a questão está errada.
  • Apenas o FTP usa duas conexões paralelas (porta 20 e 21) para transferir um arquivo.

  • GABARITO ERRADO!

    .

    .

    Os protocolos HTTP e HTTPS são stateless (sem estado), ou seja, as conexões entre cliente e servidor são finalizadas após o envio de cada requisição ou resposta.

  • Gabarito: Errado.

    Definição da banca:

    Q874727 - CESPE/ABIN/2018

    O FTP (File Transfer Protocol) é um protocolo da camada de aplicação do TCP/IP que utiliza duas conexões TCP paralelas para transferir um arquivo: uma de controle e outra de dados. (CERTO)

  • Gabarito: errado

    O FTP usa a porta 20 (conexão full duplex, para dados) e usa a porta 21 (half duplex, para controle).

    Já o HTTP usa a porta 80.


ID
779197
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Julgue os itens a seguir, referentes a noções de desenvolvimento e
manutenção de sistemas e aplicações.

O HTTP e o FTP são protocolos da camada de aplicação e utilizam o protocolo de transporte TCP.

Alternativas
Comentários
  • FTP e HTTP são formas de comunicação entre computadores para troca de arquivos. HTTP - Hyper Text Transfer Protocol que é um protocolo para tranferencia de paginas de hipertexto. É o protocolo que utilizamos até hoje para ver as páginas na internet.

    FTP - File Transfer Protocol que é o protocolo de transferencia de arquivos. É utilizado para copiar e enviar arquivos como se fosse no proprio windows explorer (ex. apertando ctrl + c e ctrl + v).


    São protocolos totalmente diferentes, porque o primeiro serve para a visualização e comunicação das páginas e sites... e o segundo serve para troca de arquivos.
    A transferência de dados em redes de computadores envolve normalmente transferência de arquivos e acesso a sistemas de arquivos remotos (com a mesma interface usada nos arquivos locais). O FTP (RFC 959) é baseado no TCP, mas é anterior à pilha de protocolos TCP/IP, sendo posteriormente adaptado para o TCP/IP. É o padrão da pilha TCP/IP para transferir arquivos, é um protocolo genérico independente de hardware e do sistema operacional e transfere arquivos por livre arbítrio, tendo em conta restrições de acesso e propriedades dos mesmos.
  • Os protocolos da camada de Aplicação realizam tarefas diretamente com o usuário. Os principais são: HTTP, FTP, SMTP, DNS, POP, IMAP, NNTP, Telnet etc.
  • É sempre interessante lembrar que é muito comum que um protocolo de aplicação use determinado comportamento de transporte para algumas ações e outro para outras. Bom exemplo disso é o próprio HTTP, que ora usa TCP, ora usa UDP.



    Fonte: http://technet.microsoft.com/en-us/library/cc958821.aspx
  • HTTP, HTTPS, SMTP, POP3, IMAP, SSH, FTP, Telnet e outras variedades de protocolos são tipicamente encapsuladas com TCP.

    fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Transmission_Control_Protocol.
  • dica quando tiver na duvida.

    tudo que tem porta é camada de aplicação.

    ftp: porta 21

    ssh: porta 22

    telnet: porta 23

    dns: porta 53

    e assim por diante

  • Emmanuel , seu comentario não é valido, como explicaria por exemplo, o BGP que usa a porta TCP 179? ele é Camada de rede.

  • Gabarito Certo

    camada de aplicação é um termo utilizado em redes de computadores para designar a sétima camada do modelo OSI. É responsável por prover serviços para aplicações de modo a separar a existência de comunicação em rede entre processos de diferentes computadores. Também é a camada número cinco do modelo TCP/IP (podendo ser a número quatro dependendo do autor) que engloba também as camadas de apresentação e sessão no Modelo OSI.

    Ela contém os protocolos de nível mais alto (TELNET, FTP, SMTP, DNS, HTTP, RTP, etc.).

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • TANENBAUM, ANDREW S em seu Livro Redes de computadores:

    "Acima da camada de transporte, encontramos a camada de aplicação. Ela contém todos os protocolos de nível mais alto. Dentre eles estão o protocolo de terminal virtual (TELNET), o protocolo de transferência de arquivos (FTP) e o protocolo de correio eletrônico (SMTP)"

  • GABARITO CORRETO!

    .

    .

    HTTP - PORTA 80 / 443 - CRIPTOGRAFIA;

    FTP - 20 DOWNLOAD & UPLOAD; 21 CONTROLE.


ID
783370
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O HTTP (Hypertext Transfer Protocol) é o protocolo básico da World Wide Web (WWW) e pode ser utilizado em qualquer aplicação cliente/servidor. Os dados transferidos pelo protocolo podem ser texto puro, hipertexto, áudio, imagens ou qualquer informação acessível pela Internet. Esses dados são transferidos em texto claro, o que possibilita a sua inspeção ao longo do caminho percorrido.

Para garantir segurança das mensagens HTTP, o cliente e o servidor podem utilizar o HTTPS, que é


Alternativas
Comentários
  • O HTTP nativamente não possui criptografia, para que esse protocolo se tornasse seguro foi preciso adicionar, ou melhor, fazê-lo rodar sobre os protocolos SSL/TLS.

    Existe sim uma nova versão do HTTP que já nasceu criptografada mas ela se chama S-HTTP e foi projetado por E. Rescorla e A. Schiffman de EIT (é diferente de HTTPS), o HTTPS é o mesmo HTTP + SSL/TLS.
    TODA a mensagem é segura e não apenas parte dela.
  • LETRA E.

    Segundo Tanenbaum(2011,p.534),"Quando o HTTP é usado sobre SSL, ele se denomina HTTPS(Secure HTTP), embora seja o protocolo HTTP padrão."

    Segundo Tanenbaum(2011,p.534),"O SSL constrói uma conexão segura entre dois soquetes, incluindo: 1. negociação de parâmetros entre cliente e servidor, 2. autenticação mútua de cliente e servidor. 3. comunicação secreta. 4. proteção da integridade dos dados. "

    TANENBAUM, A. S.; WETHERALL, D. Redes de Computadores. 5. ed. São Paulo: Pearson, 2011




ID
788632
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Os protocolos HTTP e SMTP são utilizados para a transferência de informações entre dois hospedeiros, porém possuem algumas diferenças entre si.

Dentre essas diferenças, está a(o)

Alternativas
Comentários
  • O SMTP por si só, só aceita com ASCII. Para que possa transmitir dados não ascii (, audio, video e imagens)  ele faz uso do protocolo MIME (Multipurpose Internet Mail Extensions)

  • O HTTP nao estabelece nenhum tipo de formato?

    Que eu saiba, quando o MUA monta o cabeçalho do email e o entrega ao smtp para transmiti-lo atraves da rede, este ja especifica o endereço destino. 

    Enquanto na outra ponta, cabe ao pop3 ou ao imap se comunicar com o dns!

  • se estivesse escrito, NA codificação exigida...era uma coisa; mas A codificação exigida, parece que os dados trafegam pela rede no http sem nenhuma codificação!

  • Penso que o termo "codificacao" da alternativa correta esteja se referindo ao formato dos dados em si (cabecalho, corpo da msg, as tags em geral).
  • "O SMTP é muito mais antigo que o HTTP. (O RFC original do SMTP data de 1982, e ele já existia muito antes disso.) Embora tenha inúmeras qualidades maravilhosas, como evidencia sua ubiquidade na Internet, o SMTP é uma tecnologia antiga que possui certas características arcaicas. Por exemplo, restringe o corpo (e não apenas o cabeçalho) de todas as mensagens de correio ao simples formato ASCII de 7 bits. Essa restrição tinha sentido no começo da década de 1980, quando a capacidade de transmissão era escassa e ninguém enviava correio eletrônico com anexos volumosos nem arquivos grandes com imagens, áudio ou vídeo. Mas, hoje, na era da multimídia, a restrição do ASCII de 7 bits é um tanto incômoda — exige que os dados binários de multimídia sejam codificados em ASCII antes de ser enviados pelo SMTP e que a mensagem correspondente em ASCII seja decodificada novamente para o sistema binário depois do transporte pelo SMTP. Lembre-se da Seção 2.2, na qual dissemos que o HTTP não exige que os dados de multimídia sejam codificados em ASCII antes da transferência."

    Redes de Computadores e a Internet - KUROSE - página 88


ID
805588
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação aos serviços de rede, às características do protocolo de transporte e às suas funções básicas, julgue o  item  que se segue.

Tanto o protocolo HTTP quanto o protocolo HTTPS, ambos na versão 1.3, trabalham, por padrão, com o protocolo UDP, conforme especificação do W3C (World Wide Web Consortium).

Alternativas
Comentários
  • A versão atual é HTTP/1.1, e por padrão o HTTP necessita de um protocolo da camada de transporte que suporte entrega confiável, desta forma a escolha é o TCP (e não UDP como afirma a questão). Entretanto o UDP pode ser usado com o HTTP em alguns casos específicos, como junto ao protocolo Simple Service Discovery Protocol (SSDP).

    https://tools.ietf.org/html/rfc7230

    https://en.wikipedia.org/wiki/Hypertext_Transfer_Protocol


  • ERRADO.

    Por padrão, trabalham com TCP.

    HTTP: porta 80

    HTTPS: porta 443


ID
811732
Banca
COPESE - UFT
Órgão
DPE-TO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Marque a alternativa CORRETA, que apresenta os protocolos da camada de aplicação e de transporte que são necessários para um cliente HTTP que queira obter um documento WEB em um dado URL. Inicialmente, o endereço IP do servidor HTTP é desconhecido.

Alternativas

ID
814645
Banca
AOCP
Órgão
TCE-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Sobre o HTTP, é correto afirmar que

Alternativas

ID
815617
Banca
FAPERP
Órgão
TJ-PB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Considerando os protocolos HTTP (Hypertext Transfer Protocol) e FTP (File Transfer Protocol), assinale a alternativa correspondente à afirmação correta:

Alternativas
Comentários
  • O FTP (File Transfer Protocol ) faz uso de dois canaus um para dados (20/TCP) e outra para controle(21/TCP).


ID
815623
Banca
FAPERP
Órgão
TJ-PB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em relação aos métodos internos das solicitações HTTP, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Métodos implementados no HTTP 1.1

    GET - Solicita a leitura de uma página Web.

    HEAD - Solicita a leitura de um cabeçalho de uma página Web.

    PUT - Solicita o armazenamento de uma página Web.

    POST - Acrescenta alguma informação a uma requisição.

    DELETE - Remove a página Web.

    TRACE - ecoa a solicitação recebida.

    CONNECT - não é utilizado atualmente.

    OPTIONS - Permite que o cliente consulte o servidor sobre suas propriedades.


ID
817993
Banca
FAPERP
Órgão
TJ-PB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Analise as afirmativas a respeito do protocolo FTP.

I . Assim como o HTTP, o FTP utiliza o protocolo de transporte UDP.

II. O FTP utiliza duas conexões paralelas para transferir um arquivo, uma conexão de controle e uma conexão de dados.

III. Durante uma sessão, o servidor FTP mantem informaçoes de estado sobre o usuario.

Assinale a alternativa que contém todas e somente as afirmações corretas.

Alternativas
Comentários
  • LETRA D conforme Kurose.

    Segundo Kurose(2010,p.86),"I-O HTTP e o FTP são protocolos de transferência de arquivos e têm muitas características em comum;por exemplo,ambos utilizam o TCP.

    II-A mais notável é que o FTP usa duas conexões TCP paralelas para transferir um arquivo:uma conexão de controle e uma conexão de dados.

    III-Durante uma sessão,o servidor FTP deve manter informações de estado sobre o usuário."

    Bibliografia:

    KUROSE, J. F.; ROSS, K. W. Redes de Computadores e a Internet: Uma Abordagem Top-Down. 5. ed. São Paulo: Pearson, 2010.

  • "Durante uma sessão FTP o servidor mantem informações de estado do cliente, monitorando seu tráfego na árvore de diretório e associa cada sessão TCP a um cliente especifico, por este motive é considerado uma protocolo de estado"

     

    http://www.devmedia.com.br/protocolo-ftp/17493


ID
833815
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Diversos dispositivos são utilizados para interconectar redes de comunicação embasadas em comutação de pacotes. Julgue o  item  a seguir, acerca desses dispositivos e protocolos, considerando o modelo OSI como referência.

O protocolo HTTP, amplamente utilizado na Internet, situa-se na camada 4.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

    No modelo OSI o protocolo HTTP se situa na camada 7 (Aplicação). A camada 4 é a camada de transporte (TCP, UDP etc.).

  • Errado.

    O HTTP é da camada de aplicação.

    Logo, no modelo OSI está na camada 7. E no modelo TCP/IP está na camada 4.

  • considerando o modelo OSI como referência.

  • ERRADO.

    No modelo OSI o protocolo HTTP se situa na camada 7 (Aplicação). A camada 4 é a camada de transporte (TCP, UDP etc.).

  • Gabarito: E

    • Modelo/paradigma OSI (7 camadas) -> Camada de aplicação, logo, 7ª

    • Modelo/paradigma TCP/IP (4 camadas) -> Camada de aplicação, logo, 4ª

    • Híbrido TCP/IP (5 camadas) -> Camada de aplicação, logo, 5ª

ID
833851
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

As redes de computadores recebem, atualmente, ataques de diversos tipos, com os mais diversos propósitos. Acerca de tipos de ataques a redes e da segurança dessas redes, julgue o  item  a seguir.


Ataques de inserção SQL (SQL injection) podem ocorrer com o protocolo HTTP; no entanto, o protocolo HTTPS não permite ataques desse tipo.

Alternativas
Comentários
  • Pode ocorrer com o HTTPS tb?

  • É possível, por exemplo, fazer injeção de SQL em um campo de formulário que não foi devidamente validado no cliente e/ou servidor. Por isso o HTTPS não dá segurança contra esse tipo de ataque.

  • Errado.

    O SQL Injection deve ser tratado na própria aplicação e também no servidor. Pois, se o campo permitir a entrada de certos caracteres, para o interpretador java script será informação válida de texto para o campo.

  • ACRESCENTANDO:

    Web Application Firewall (WAF) são capazes de bloquear conteúdos maliciosos como injeções SQL e XXS.


ID
868702
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O elemento em que uma das partes de uma informação é armazenada como cadeia de texto na máquina do usuário e cuja função principal é a de manter a persistência de sessões HTTP é denominado

Alternativas
Comentários
  • Resposta: d

    Cookie
     (do inglês, literalmente: biscoito), testemunho de conexão, ou, simplesmente, testemunho é um grupo de dados trocados entre o navegador e o servidor de páginas, colocado num arquivo (ficheiro) de texto criado no computador do utilizador. A sua função principal é a de manter a persistência de sessões HTTP. A utilização e implementação de cookies foi um adendo ao HTTP e muito debatida na altura em que surgiu o conceito, introduzido pela Netscape, devido às consequências de guardar informações confidenciaisnum computador - já que por vezes pode não ser devidamente seguro, como o uso costumeiro em terminais públicos.
  • A questão tentou confundir o candidato com uma tradução forçada de string em vez de dizer simplesmente arquivo em texto. 


ID
868720
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com referência ao Hyper Text Transfer Protocol (HTTP) — protocolo de aplicação utilizado para o tratamento de pedidos e respostas entre cliente e servidor na Internet e com o qual, normalmente, são desenvolvidas as aplicações para a Web —, assinale a opção em que todas as expressões identificam métodos de requisição HTTP que devem ser implementados por um servidor HTTP 1.1 usado pelo cliente.

Alternativas
Comentários
  • Códigos de sucessos são os mais esperados por todos, tanto desenvolvedores como usuários não esperam que suas requisições a páginas web venham com problemas no pedido, processamento ou entrega dos dados para o cliente. Estes códigos  são representados pelo valor numerico na casa centesimal 2xx, como os estados 200, 202 etc. Vejamos abaixo os valores desta faixa e suas respectivas mensagens.

    200 – ok.
    O estados 200 ou Ok informa que uma requisiçao pelo protocolo HTTP 1.1 foi efetuada, aceita e entregue ao destinatário com sucesso. Requisições de dados utilizando GET, POST, HEAD e TRACE são métodos que são informados por este estado em caso de sucesso.
    201 – Created (Criado).
    202 – Accepted (Aceito).
    203 – Non-Authoritative Information (Informações Não Autorizadas) .
    204 – No Content (Nenhum Conteúdo).
    205 – Reset Content (Redefinir Conteúdo).
    206 – Partial Content (Conteúdo Parcial).
    fonte: http://www.nacaolivre.com.br/servidor/codigos-de-resposta-http/


     

  • Métodos

    O protocolo HTTP define oito métodos que indicam a ação a ser realizada no recurso especificado. Conforme Bastos e Ladeiras,[13] o método determina o que o servidor deve fazer com o URL fornecido no momento da requisição de um recurso. Um servidor HTTP deve implementar ao menos os métodos GET e HEAD.

    GET

    Solicita algum recurso como um arquivo ou um script CGI (qualquer dado que estiver identificado pelo URI) por meio do protocolo HTTP. Por exemplo, segue abaixo uma comunicação entre um cliente e um servidor HTTP. O servidor possui a URL www.exemplo.com, porta 80.

    O cabeçalho Host reconhece vários diferentes nomes DNS que tenham o mesmo IP.

    HEAD

    Variação do GET em que o recurso não é retornado. É usado para obter metainformações por meio do cabeçalho da resposta, sem ter que recuperar todo o conteúdo.

    POST

    Envia dados para serem processados (por exemplo, dados de um formulário HTML) para o recurso especificado. Os dados são incluídos no corpo do comando. Sua utilização em uma requisição ocorre quando é necessário enviar dados ao servidor para serem processados, geralmente por um programa script identificado no Request-URI. Uma requisição por meio desse método sempre requer que as informações submetidas sejam incluídas no corpo da mensagem e formatadas como uma query string, além de conter cabeçalhos adicionais especificando seu tamanho (Content-Lenght) e seu formato (Content-Type). Por isso, esse método oferece uma maior segurança em relação aos dados transferidos, ao contrário do método GET que os dados são anexados a URL, ficando visíveis ao usuário.

    PUT

    Envia certo recurso.

    DELETE

    Exclui o recurso.

    TRACE

    Ecoa o pedido, de maneira que o cliente possa saber o que os servidores intermediários estão mudando em seu pedido.

    OPTIONS

    Recupera os métodos HTTP que o servidor aceita.

    CONNECT

    Serve para uso com um proxy que possa se tornar um túnel SSL (um túnel pode ser usado, por exemplo, para criar uma conexão segura).

  • Em resumo:

    GET - Solicita a leitura de uma página Web
    HEAD - Solicita a leitura de um cabeçalho de página Web
    POST - Acrescenta a um recurso (por exemplo, uma página Web)
    PUT - Solicita o armazenamento de uma página Web
    DELETE - Remove a página Web
    TRACE - Ecoa a solicitação recebida
    OPTIONS - Consulta certas opções

    Fonte: TANENBAUM, Andrew S., 2003, p. 695.
  • Prezados,

    Segundo a RFC 2616 , os métodos do HTTP são :

    OPTIONS , GET , HEAD , POST , PUT , DELETE , TRACE , CONNECT

    Portanto, vemos que a alternativa correta é a letra E


    Fonte : http://www.ietf.org/rfc/rfc2616.txt



ID
869563
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Os serviços disponibilizados na internet utilizam protocolos específicos da pilha de protocolos TCP/IP. Quando se faz um acesso a uma página Web, o protocolo da camada de aplicação utilizado é o

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D.

     

    HTTP (Hyper Text Transfer Protocol) - realiza a troca de informações entre um browser e um servidor web.

  • Gabarito D

    O Hypertext Transfer Protocol, sigla HTTP (em portuguêsProtocolo de Transferência de Hipertexto) é umprotocolo de comunicação (na camada de aplicação segundo o Modelo OSI) utilizado para sistemas de informação de hipermídia, distribuídos e colaborativos. Ele é a base para a comunicação de dados da World Wide Web.



    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
872911
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em relação a firewall e segurança de perímetro, julgue os itens a seguintes.


Em um equipamento de firewall que utilize filtro de pacotes, para que seja possível bloquear tráfego HTTP que acesse páginas na Internet, é necessário restringir o tráfego no protocolo UDP (User Datagram Protocol) na porta 80.

Alternativas
Comentários
  • Protocolos que utilizam TCP, podemos citar SMTP, POP3, IMAP, HTTP, FTP, LDAP, SMB e SSH.

  • ERRADO.

    Correção.

    Em um equipamento de firewall que utilize filtro de pacotes, para que seja possível bloquear tráfego HTTP que acesse páginas na Internet, é necessário restringir o tráfego para o protocolo TCP (Transmission Control Protocol) na porta 80.

    Segundo Tanenbaum(2011,p.430),"HTTP é um protocolo simples, do tipo solicitação-resposta,que roda sobre TCP."

    Bibliografia:

    TANENBAUM, A. S.; WETHERALL, D. Redes de Computadores. 5. ed. São Paulo: Pearson, 2011.

  • O HTTP usa o TCP.

  • HTTP utiliza a porta 80 e como protocolo da camada de transporte utiliza TCP.

  • Gabarito E

    Maioria dos protocolos usam o TCP..incluindo HTTP e HTTPS

    (PS. 2 que usam o UDP: DNS e DHCP)

  • Outro erro, Firewall que utiliza filtros de pacotes não são capazes de agir na camada de APLICAÇÃO, pois estão situados nas camadas de REDE/TRANSPORTE. Para atuar na camada de aplicação deveria ser o Firewall Proxy de Aplicação


ID
872947
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em relação ao protocolo TCP/IP (Transfer Control Protocol/Internet Protocol), julgue os itens a seguir.


O HTTP é um dos protocolos que atuam na camada de transporte.

Alternativas
Comentários
  • HTTP protocolo de Aplicação.


  • Nao http eh utilizado na camada aplicacao

  • GABARITO: E

     

    O HTTP é um dos protocolos que atuam na camada de APLICAÇÃO.

  • Camada de aplicação: WWW, HTTP, SMTP, Telnet, FTP, SSH, NNTP, RDP, IRC, , POP3, IMAP, SIP, DNS, PING;

    Camada de transporte: TCP, UDP, RTP, DCCP, SCTP;

    Camada de rede: IPv4, , IPsec, ICMP;

    Camada de ligação física: Ethernet, Modem, PPP, FDDi.


ID
894337
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca de protocolo HTTP, julgue os itens de 75 a 79.

O protocolo HTTP, que não armazena informações sobre o estado do cliente, classifica-se como do tipo stateless.

Alternativas
Comentários
  • Ser stateless (não armazenar os estados das requisições) é uma das características básicas do protocolo HTTP.

    HTTP:

    "Protocolo sem estado. O que significa que ele não mantém memória sobre suas ações. Ou seja se um cliente fizer uma requisição idêntica a uma anterior a qualquer momento, o HTTP não sabe informar sobre esse histórico." - fonte http://pt.wikibooks.org/wiki/Redes_de_computadores/HTTP

    Bons estudos!

  • CERTO

    Segundo Kurose(2010,p.74),"Como o servidor HTTP não mantém nenhuma informação sobre clientes, o HTTP é denominado um protocolo SEM ESTADO."

    Cabe informá-los uma informação que achei pertinente: apesar do HTTP não guardar informações dos usuários, ele pode utilizar COOKIES para fazer isso. Vejam.

    Segundo Kurose(2010,p.80),"[...] No entanto, é sempre bom que um site Web identifique usuários, seja porque o servidor deseja restringir acesso de usuário, seja porque quer apresentar conteúdo em função da identidade do usuário. Para essas finalidades, o HTTP USA COOKIES." 

    Bibliografia:

    KUROSE, J. F.; ROSS, K. W. Redes de Computadores e a Internet: Uma Abordagem Top-Down. 5. ed. São Paulo: Pearson, 2010.


  • Prezados,

    O Protocolo HTTP, segundo a própria RFC 2616 , é um protocolo tipo Stateless, portanto, questão correta.

    Fonte : http://www.ietf.org/rfc/rfc2616.txt


  • O HTTP na sua versão mais recente, a 1.1, é com estado, não?

  • flashfs ', acredito que  a confusão feita seja entre protocolo com/sem estado e conexões persistentes/não persistentes.

    A versão HTTP 1.1 pode realizar conexões persistentes, mas o protocolo continua sendo, de forma nativa, sem estado.

  • naaaaaaaoooo!!!

     

    a ideia do HTTP é ser totalmente stateless flash's

     

    o que se tem no http 1.1 é conexão persistente, mas ele jamais armazena estado

  • O HTTP é um protocolo sem estado (stateless), ou seja, ele envia os arquivos solicitados para o cliente sem armazenar nenhuma informação de estado sobre o cliente.

    Não-persistente: cada par de requisição/resposta deve ser enviado por uma conexão distinta.

    Persistente: todas as requisições e suas respostas são enviadas por uma mesma conexão.

    Fonte: KUROSE.

  • HTTP é Stateless, por isso, foi criado dois mecanismos para guardar estados. A Sessão que o navegador armazena no cliente, e os cookies que são criados para armazenar no PC do cliente.

  • O HTTP é stateless, ou seja, não armazena informações da conexão, por isso ele precisa usar os cookies. Certo

  • Bizu de: HTTP , PROXY , FIREWALL e demais envolvidos ....

    Sempre que aparecer o termo Statefull = se refere à algo completo, com mais recursos. "fullrioso"

    Sempre que aparecer o termo " Stateless"= se a refere à menos recursos , "lessado"

    Gaba: ERRADO

  • Gab certo.

    Stateless.Cada requisição que é feita pelo navegador é independente. Assim que o navegador fecha a conexão TCP, toda a informação é perdida. Mesmo que várias requisições sejam enviadas pela mesma conexão TCP, uma requisição não sabe da outra. Para o servidor, cada requisição é uma requisição diferente.


ID
894340
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca de protocolo HTTP, julgue os itens de 75 a 79.

Ao receber uma requisição, o servidor procura pelo recurso requisitado e envia, ao cliente, uma resposta com um código, que pode iniciar-se por 1xx, que indica sucesso no recebimento da requisição; 2xx, que indica redirecionamento da requisição; 3xx, que informa erros acontecidos no cliente; e 4xx, que informa erros no servidor.

Alternativas
Comentários
  • wiki:

    • 1xx: Informational (Informação) – utilizada para enviar informações para o cliente de que sua requisição foi recebida e está sendo processada;
    • 2xx: Success (Sucesso) – indica que a requisição do cliente foi bem sucedida;
    • 3xx: Redirection (Redirecionamento) – informa a ação adicional que deve ser tomada para completar a requisição;
    • 4xx: Client Error (Erro no cliente) – avisa que o cliente fez uma requisição que não pode ser atendida;
    • 5xx: Server Error (Erro no servidor) – ocorreu um erro no servidor ao cumprir uma requisição válida.
  • Corrigindo a questão conforme Tanenbaum(2011,p.432).

    Ao receber uma requisição, o servidor procura pelo recurso requisitado e envia, ao cliente, uma resposta com um código, que pode iniciar-se por 2xx, que indica sucesso no recebimento da requisição; 3xx, que indica redirecionamento da requisição; 4xx, que informa erros acontecidos no cliente; e 5xx, que informa erros no servidor.

    Bibliografia:

    TANENBAUM, A. S.; WETHERALL, D. Redes de Computadores. 5. ed. São Paulo: Pearson, 2011.

  • O Protocolo HTTP, segundo a própria RFC 2616 , possui o seguinte código de definição de status :

    1xx – Informações

    2xx – Sucesso

    3xx – Redirecionamento

    4xx – Erro no cliente

    5xx – Erro no servidor.

    Portanto, a questão está errada pois inverteu os códigos com suas funções.

    Fonte : http://www.ietf.org/rfc/rfc2616.txt


  • P/ complementar os estudos:


    Códigos de retorno das mensagens

    A linha inicial de uma resposta HTTP indica ao cliente se sua requisição foi bem sucedida ou não. Essa situação é fornecida através de um código de retorno (Status-Code) e uma frase explicativa (Reason-Phrase). De acordo com Fielding, o código de status é formado por três dígitos e o primeiro dígito representa a classe que pertence. Seguem alguns códigos:

    1xx   Não utilizado. Reservado para testes.

    2xx   O pedido foi atendido corretamente.

    200   OK: o servidor fez exatamente o que o cliente queria.

    outros Geralmente usados no processamento de scripts, muito raros.

    3xx   O recurso está em algum outro lugar e o cliente deve tentar de novo em um novo endereço. Redirecionamento.

    301   Movido permanentemente.

    302   Movido temporariamente (os enlaces não necessitam ser modificados).

    304   Não modificado. Usado quando o cliente utiliza o cabeçalho "se-modificado-desde" e o recurso não foi modificado desde o tempo apontado. Significa que a versão do documento em cache deve ser exibida.

    4xx   O cliente de alguma maneira se equivocou, geralmente pedindo por algo que não deveria ter pedido. Erro no cliente.

    400   Pedido errado. O pedido não tem a sintaxe correta.

    401   Não autorizado. O cliente não está autorizado a acessar o recurso. Pode mudar se o cliente tenta de novo com um cabeçalho de autorização.

    403   Proibido. O cliente não pode acessar o recurso e uma autorização não vai ajudar em nada.

    404   Não encontrado. O mais conhecido. Significa que o servidor não tem nem ideia sobre o paradeiro deste recurso e não tem nada a informar.

    5xx   Significa que o servidor se equivocou ou que não pôde atender ao pedido do cliente. Erro no servidor.

    500   Erro interno do servidor. Alguma coisa aconteceu de errado no servidor.

    501   Não implementado. O método de pedido não é suportado pelo servidor.

    503   Serviço não disponível. Acontece algumas vezes quando o servidor está muito ocupado e não pode atender ao pedido. Geralmente a solução é esperar um tempo e tentar de novo.


    Gabarito: ERRADO

  • O Protocolo HTTP, segundo a própria RFC 2616 , possui o seguinte código de definição de status :

    1xx – Informações

    2xx – Sucesso

    3xx – Redirecionamento

    4xx – Erro no cliente

    5xx – Erro no servidor.

  • HTTP – Protocolo transferência de hipertexto.

    - 1xx – Informações – servidor concorda em atender á requisição

    - 2xx – Sucesso 200 – requisição foi bem sucedida 204 pagina sem conteúdo.

    - 3xx – Redirecionamento 301 pagina foi movida 304 pagina em cache e valida

    - 4xx- Erro do cliente 403 – pagina proibida -404 pagina não encontrada.

    - 5xx – Erro do servidor – erro interno 503 – tente novamente mais tarde.


ID
894346
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca de protocolo HTTP, julgue os itens de 75 a 79.

O código abaixo ilustra uma resposta de um servidor web.


GET /internet/index.html HTTP/1.0
User-agente: Mozilla /4.5 [en] (WinNT; I)
AcceptP: text/plain, text/html, image/gif, image/x-xbitmap,
image/jpeg, image/pjpeg, image/png, */*
Accept-Charset: isso-8859-1, *, utf-8
Accept-Enconding: gzip
Accept-Language: em


Alternativas
Comentários
  • O código acima ilustra uma requisição de um cliente web.

  • ERRADO.

    Segundo Kurose(2010,p.76),"A primeira linha de uma mensagem de requisição HTTP é denominada linha de requisição; as subsequentes são denominadas linhas de cabeçalho. A linha de requisição tem três campos: o campo do método, o do URL e o da versão do HTTP. O campo do método pode assumir vários valores diferentes, entre eles GET,POST e HEAD."

    **Portanto senhores, o código da questão em estudo trata-se de uma mensagem de requisição e não uma de resposta, pois se encaixa perfeitamente na descrição do KUROSE.

    GET- (REPRESENTA O MÉTODO)

    /internet/index.html- (IDENTIFICA A PÁGINA A SER BUSCADA)

    HTTP/1.0- (IDENTIFICA A VERSÃO DO PROTOCOLO, NO CASO 1.0. LEMBRANDO QUE TEMOS A VERSÃO 0.9 e 1.1 também)

    Bibliografia:

    KUROSE, J. F.; ROSS, K. W. Redes de Computadores e a Internet: Uma Abordagem Top-Down. 5. ed. São Paulo: Pearson, 2010.

  • Prezados

    O código apresentado pela questão apresenta uma requisição, e não uma resposta. Nessa requisição está sendo usado o método GET para obter o recurso /internet/index.html

    Portanto, questão errada.

    Fonte : http://www.ietf.org/rfc/rfc2616.txt



ID
894349
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação à aplicação e utilização de servidores web, julgue os itens seguintes.

Um servidor HTTP consiste em um servidor de aplicações.

Alternativas
Comentários
  • Http não é um servidor!
  • Neste link o Apache é chamado de servidor HTTP:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Servidor_Apache

    Talvez o problema seja o termo "servidor de aplicações". Talvez servidores como  o apache não caiam nessa categoria. Mas ainda estou na dúvida.
  • Um servidor de aplicações é um servidor que possui um container para os objetos de negócio , tais como os EJBs . Um servidor WEB é um servidor que possui um container web onde são armazenados nossas páginas web, imagens , etc.

    Portanto , um servidor HTTP consiste em um servidor WEB , e não em um servidor de aplicações , questão errada.


  • errado! http e um protocolo e não servidor!

  • Um servidor HTTP se encaixa mais como um servidor WEB.

  • A questão não entra no mérito do HTTP ser ou não um protocolo. A questão discute o conceito entre servidor HTTP (ex.: Apache), contêiner web (Tomcat) e servidor de aplicações (Glassfish/JBoss).

  • Lembrar:  um servidor HTTP consiste em um servidor WEB , e não em um servidor de aplicações.

  • Quando o DEMÔNIO aparece pra vc, no corpo de uma criança de 14 anos...

    Com cabelo estilo Chiquinha, um ursinho em uma das mãos e um balão de festa na outra.

    Vestido de rendinha e uma carinha angelical.

    -==========================-

    É , essa é a CESPE que eu conheço, FUD4ND0 a vida do concurseiro em uma frase.

  • Servidor HTTP é um computador ou software especializado no fornecimento e armazenamento de páginas web e são espalhados em todo o planeta. É um servidor Web

  • Este protocolo se localiza na camada de aplicação mas não se encaixa como um servidor de aplicação mas sim como um servidor WEB, aonde nos prove acesso à internet e não à aplicativos.

    Gaba: Errado


ID
894469
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Julgue os próximos itens, referentes ao protocolo TCP/IP.

O protocolo HTTP utiliza, por padrão, a porta 80 para tráfego seguro de dados, sendo o pacote de sincronismo da conexão o responsável por indicar o tipo de cifra que será utilizado na sessão.

Alternativas
Comentários
  • Errado, 
     
        O protocolo indicado para trafego seguro de dados é o HTTPS. Este protocolo é  uma implementação do protocolo HTTP sobre uma camada SSL ou do TLS. Essa camada adicional permite que os dados sejam transmitidos através de uma conexão criptografada e que se verifique a autenticidade do servidor e do cliente através de certificados digitais. A porta TCP usada por norma para o protocolo HTTPS é a 443.
  • Para tráfego seguro de dados o HTTP utiliza a porta 443.

  • Prezados,

    O Protocolo HTTP pode operar com tráfego seguro utilizando o HTTP sobre SSL , chamado de HTTPS, e ele por padrão roda na porta 443

    Portanto, questão errada.

    A última parte da questão está certa, podemos ver no livro do Stallings, página 387, é detalhado a troca que chaves , e ela é feita com o servidor e o cliente enviando seu certificado digital, que é validado pelo cliente, o qual envia o seu caso o possua e tenha sido solicitado pelo servidor                 (respectivamente fases 2 e 3 ).

    Fonte : Stallings , Criptografia e Segurança de redes, 4º edição 


  • Gabarito: Errado

     

     

    O Protocolo HTTP realmente utiliza a porta 80, entretanto ele NÃO É SEGURO.

    O Protocolo seguro é o HTTPS que utliza a porta 443.

     

     

     

    HTTPS (Hyper Text Transfer Protocol Secure - protocolo de transferência de hipertexto seguro) é uma implementação do protocolo HTTP sobre uma camada adicional de segurança que utiliza o protocolo SSL/TLS. Essa camada adicional permite que os dados sejam transmitidos por meio de uma conexão criptografada e que se verifique a autenticidade do servidor e do cliente por meio de certificados digitais. A porta TCP usada por norma para o protocolo HTTPS é a 443.

     

    O protocolo HTTPS é utilizado, em regra, quando se deseja evitar que a informação transmitida entre o cliente e o servidor seja visualizada por terceiros, como por exemplo no caso de compras online. A existência na barra de endereços de um cadeado (que pode ficar do lado esquerdo ou direito, dependendo do navegador utilizado) demonstra a certificação de página segura (SSL/TLS). A existência desse certificado indica o uso do protocolo HTTPS e que a comunicação entre o browser e o servidor se dará de forma segura. Para verificar a identidade do servidor é necessário um duplo clique no cadeado para exibição do certificado.

     

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Hyper_Text_Transfer_Protocol_Secure

  • GABARITO ERRADO!

    .

    .

    Quando o HTTP é usado sobre SSL, ele se denomina HTTPS (Secure HTTP), embora seja o protocolo HTTP padrão. Às vezes, ele está disponível em uma nova porta (443), em lugar da porta-padrão (80).

    .

    .

    Redes de Computadores, Andrew S. Tanenbaum, 5ª edição.

  • CIFRA ► HTTPS ► PORTA 443

  • HTTP: Porta 80 (Não é seguro)

    HTTPS: Porta 443 (Seguro)

    Gabarito: ERRADO


ID
898060
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O HTTP (HyperText Transfer Protocol) permite que o cliente envie uma requisição condicional para o servidor para otimizar a recuperação de itens, evitando, assim, transferências desnecessárias.

O cabeçalho que deve ser incluído na mensagem HTTP para evitar a transferência de um item a menos que este tenha sido atualizado é

Alternativas
Comentários
  •  If-Modified-SinceThe

     If-Modified-Since request-header field is used with a method to make it conditional: if the requested variant has not been modified since the time specified in this field, an entity will not be returned from the server; instead, a 304 (not modified) response will be returned without any message-body.

           If-Modified-Since = "If-Modified-Since" ":" HTTP-date
    

    An example of the field is:

           If-Modified-Since: Sat, 29 Oct 1994 19:43:31 GMT
  • Referência da resposta http://tools.ietf.org/html/rfc2616#section-14.25

  • Last Modified - enviado pelo servidor demonstrando a última modificação do objeto.


    If-Modified-Since - enviado pelo cliente informando a última data de alteração do arquivo que possui.

    Se não houver modificação, o servidor retorna o código de status 304 (Not Modified).

     

    Gabarito: If-Modified-Since (B)


ID
901078
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A respeito de redes de computadores, julgue os itens subsequentes.

Se o endereço de página inicia com HTTPS, então os dados serão transmitidos por meio de uma conexão cifrada e a autenticidade do servidor e do cliente será verificada com o uso de certificados digitais.

Alternativas
Comentários
  • Correto.  Trata-se do protocolo HTTP sobre uma camada de segurança que utiliza o protocolo SSL/TLS  permitindo que os dados sejam transmitidos por meio de uma conexão criptografada, verificando a autenticidade do servidor e do cliente através de certificados digitais.
  • Discordo do Cespe, não é obrigatório ter certificado, o browser vai dizer que a pagina nao é segura, mas permite o acesso.
    O fato de ser https somente não é garantia da autenticidade
  • Também discordo com o gabarito. Pelo motivo que o servidor é obrigado a se autenticar, mas o cliente não. É um recurso opcional da implementação a autenticação do cliente. Portanto, o questão na pode afirmar que  "a autenticidade do servidor e do cliente será verificada com o uso de certificados digitais".

    Ex: ao acessar https://www.google.com.br/ você estará utilizando o https e o servidor do google está autenticado por um certificado digital válido que foi conferido pelo seu navegador. Porém você não precisou se autenticar em momento algum.

     
  • SSL é especialmente adequado a HTTP porque pode fornecer proteção mesmo se apenas uma das partes comunicantes esteja autenticada. Este é o caso das transações HTTP na Internet, em que tipicamente apenas o servidor está autenticado, através da verificação de seu certificado realizada pelo cliente.
  • Discordo na parte da autenticaçãdo cliente...
    Ssl garante a autenticidade do servidor nao necessariamente a do usuario.
  • Prezados,

    O HTTPS significa que temos o HTTP rodando sobre SSL.

    O SSL funciona da seguinte forma, os dados da aplicação são fragmentados, onde cada mensagem da camada superior é fragmentada em blocos de 2^14 bytes ao menos , em seguinte, cada fragmento é compactado . A etapa seguinte é calcular um código de autenticação de mensagens ( MAC ) sobre os dados compactados, para essa finalidade, é usada uma chave secreta compartilhada entre o cliente e o servidor. Após isso o MAC e a mensagem compactada são criptografados usando criptografia simétrica , e em seguida é adicionado um cabeçalho SSL no inicio do pacote criptografado, ai ele é enviado.

    Perceba que o MAC é gerado tanto no tráfego cliente servidor, quanto servidor cliente, dessa forma a mensagem do cliente também é autenticada.

    Podemos ver no livro do Stallings, página 382 , que entre outros , 2 parâmetros da conexão SSL merecem atenção , o segredo MAC de escrita do Servidor, e o segredo MAC de escrita do cliente , onde elas são usadas para autenticar os fragmentos de mensagem para ambas as partes.

    Não obstante, na página 387 , é detalhado a troca que chaves , e ela é feita com o servidor e o cliente enviando seu certificado digital, que é validado pelo cliente, o qual envia o seu caso o possua e tenha sido solicitado pelo servidor ( respectivamente fases 2 e 3 ).

    Portanto, vimos que a questão está correta, pois o SSL trata de criptografar e autenticar o tráfego de dados tanto do cliente quanto do servidor em uma comunicação HTTPS, com o uso de certificados digitais

    Fonte : Stallings , Criptografia e Segurança de redes, 4º edição 


  • Dessa forma, é possível que os dados sejam transmitidos por meio de uma conexão criptografada e que se verifique a autenticidade do Servidor Web e do Cliente Web por meio de certificados digitais. Se você entrar em um site de Internet Banking, você visualizará o endereço começando com https:// e um pequeno cadeado do lado esquerdo da barra de endereço indicando que a conexão a essa página é segura.

    Quando uma URL (Uniform Resource Locator) começa com HTTPS (HyperText Transfer Protocol Secure), significa que o protocolo que está sendo utilizado é seguro, ou seja, existe uma camada de criptografia nos dados que são enviados e recebidos, como nomes de usuário e senhas, assim como certificados digitais para garantia de autenticidade.

     

    Gabarito: Correto

    Daniel Carvalho

  • Se o endereço de página inicia com HTTPS, então os dados serão transmitidos por meio de uma conexão cifrada e a autenticidade do servidor e do cliente será verificada com o uso de certificados digitais.

    entendi a cespe, quando ela diz será, ela não fechou a questão, se acaso um cliente entrar como o colega a cima colocou, e pedir para entrar com a sua conta ele realmente vai ter que colocar login e senha, utilizando os certificados digitais do Google.

    Infelizmente, o cara que estuda muito ou trabalha na área, acaba errando.

    mas o gabarito é correto.

  • Gabarito: Certo

    Comentário dos professores do Estratégia Concursos:

    Quando uma URL (Uniform Resource Locator) começa com HTTPS (HyperText Transfer Protocol Secure), significa que o protocolo que está sendo utilizado é seguro, ou seja, existe uma camada de criptografia nos dados que são enviados e recebidos, como nomes de usuário e senhas, assim como certificados digitais para garantia de autenticidade. No entanto, apenas a autenticidade do servidor é verificada por meio de um certificado digital. Logo, discordo do gabarito!

    Agora o meu ponto de vista:

    Eu marquei correto por um único motivo: em outras questões (do mesmo assunto), a banca explorou essa parte de certificados digitais. O que eu preciso para me classificar em um concurso? Saber resolver questões. Se eu concordo ou discordo da banca é algo completamente irrelevante para a minha preparação. Acredito que devemos entender o método de cobrança dela e não gastar energia brigando com a banca. #foisóumdesabafo

  • gab.: CERTO.

    A questão diz exatamente sobre o funcionamento do protocolo HTTP sobre o SSL.

    Uma das principais características da conexão SSL:

    1 - Integridade dos dados;

    2 - Autenticação bilateral de cliente e servidor; 

    3 - Negociação entre cliente e servidor; 

    4 - Comunicação criptografada (secreta).

     


ID
913342
Banca
FMP Concursos
Órgão
MPE-AC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Qual das estratégias a seguir, aplicada ao roteador de borda de uma rede com conexão ADSL à Internet, é mais bem adequada para provimento de QOS para pacotes de voz VoIP que utilizam o protocolo SIP se um grande número de downloads através do protocolo HTTP é efetuado simultaneamente pelos usuários desta rede?

Alternativas
Comentários
  • Se eu limitar os ACKs de saída(gabarito), eu vou gerar retransmissões. Em último caso, como o TCP vai acionar o controle de congestionamento e vai entrar na partida lenta, diminuindo a TAXA de cada download. Porém, isso não necessariamente para prover QoS ao VoIP pois se esse GRANDE numero de downloads solictar uma banda(ainda que pequena), pode ser que não se possa atender aos requisitos de QoS da rede.

    Por outro lado, se eu der pioridade aos pacotes UDP, seria comop "reservar" uma banda para o VoIP...

    Alguém concorda?

  • @Turetto, também acho isso. Fora que no SIP também existe um 200 ACK para confirmação da sessão, ou seja, bloquear o ACK iria eliminar o uso de VoiP da rede interna para externa ou vice e versa.


ID
923698
Banca
FUNCAB
Órgão
CODATA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em uma solicitação do navegador ao servidor utilizando o protocolo http, ocorreu uma resposta com o código 404. Esse código tem como significado:

Alternativas
Comentários
  • Código de erros de Cliente Error # Error Code 400 Bad Request 401 Unauthorized 402 Payment Required 403 Forbidden 404 Not Found 405 Method Not Allowed 406 Not Acceptable 407 Proxy 408 Request Timeout 409 Conflict 410 Gone 411 Length Required 412 Precondition Failed 413 Request Entity Too Large 414 Request-URI Too Large 415 Unsupported Media Type 416 Requested Range Not Satisfiable 417 Expectation Failed Código de erros de Servidor  Error # Error Code 500 Internal Server Error 501 Not Implemented 502 Bad Gateway 503 Service Unavailable 504 Gateway Timeout 505 HTTP Version not supported
  • Para quem não tem muita familiaridade com o inglês (esses códigos são suficientes para responder a maioria das questões nesse sentido)...


    Códigos de retorno das mensagens
    A linha inicial de uma resposta HTTP indica ao cliente se sua requisição foi bem sucedida ou não. Essa situação é fornecida através de um código de retorno (Status-Code) e uma frase explicativa (Reason-Phrase). De acordo com Fielding, o código de status é formado por três dígitos e o primeiro dígito representa a classe que pertence. Seguem alguns códigos:

    1xx        Não utilizado. Reservado para testes.
    2xx        O pedido foi atendido corretamente.
    200        OK: o servidor fez exatamente o que o cliente queria.
    outrosGeralmente usados no processamento de scripts, muito raros.
    3xx        O recurso está em algum outro lugar e o cliente deve tentar de novo em um novo endereço.
    301        Movido permanentemente.
    302        Movido temporariamente (os enlaces não necessitam ser modificados).
    304        Não modificado. Usado quando o cliente utiliza o cabeçalho "se-modificado-desde" e o recurso não foi modificado desde o tempo apontado. Significa que a versão do documento em cache deve ser exibida.
    4xx        O cliente de alguma maneira se equivocou, geralmente pedindo por algo que não deveria ter pedido.
    400        Pedido errado. O pedido não tem a sintaxe correta.
    401        Não autorizado. O cliente não está autorizado a acessar o recurso. Pode mudar se o cliente tenta de novo com um cabeçalho de autorização.
    403        Proibido. O cliente não pode acessar o recurso e uma autorização não vai ajudar em nada.
    404        Não encontrado. O mais conhecido. Significa que o servidor não tem nem ideia sobre o paradeiro deste recurso e não tem nada a informar.
    5xx        Significa que o servidor se equivocou ou que não pôde atender ao pedido do cliente.
    500        Erro interno do servidor. Alguma coisa aconteceu de errado no servidor.
    501        Não implementado. O método de pedido não é suportado pelo servidor.
    503        Serviço não disponível. Acontece algumas vezes quando o servidor está muito ocupado e não pode atender ao pedido. Geralmente a solução é esperar um tempo e tentar de novo.

    Alternativa: C
  • Só complementando o ultimo comentario tem ainda o código 505 que quer dizer que a versão do http da requisição não é suportada


ID
973234
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O protocolo HTTP está presente no nível de aplicação do modelo de referência TCP/IP e utiliza o TCP como protocolo no nível de transporte, escutando as requisições na porta

Alternativas
Comentários
  • Letra B. HTTP é na porta 80. HTTPS é na porta 443.

  • Portas são para comunicação de determinada ferramenta. 
    A porta 80 é a padrão de internet, mas nada impede que os administrador criem outras portas para essa comunicacao. 
    as portas 8080 e 3128 pode conter uma liberacao expecifica. 

    Ex: a porta 3128 esta liberado somente com o ip: xxx.xxx.xxx.xxx que é do Banco do Brasil e voce utiliza na sua estacao para comunicar em um determinado aplicativo. 

    Ex2: voce envia relatorios ou visualiza alguma pagina expecifica de determinado site, para isso eles liberaram na porta 3128 esse acesso que é monitorado e seguro. se voce tentar acessar esse site somente com a porta 80 o site nao abre, precisa da porta 3128 cadastrada. 


ID
977395
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Leia o parágrafo abaixo, relacionado à segurança da informação; em seguida,assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.

Quando o ____ é usado sobre____,ele é denominado HTTPS,embora seja o protocolo-padrão; às vezes está disponível na porta ____,em lugar da porta ____.


Alternativas
Comentários
  • Essa questão foi tirada da página 864 do livro Redes de Computadores, Tanenbaum, 2003.
    "Quando o HTTP é usado sobre a SSL, ele se denomina HTTPS (Secure HTTP), embora seja o protcolo HTTP padrão. Às vezes, ele está disponível em uma nova porta (443), em lugar da porta padrão (80)."

    Portanto, letra B.

    http://books.google.com.br/books?id=0tjB8FbV590C&pg=PA864&dq=ssl+tanenbaum[&hl=pt-BR&sa=X&ei=ThYhUsTGJYrU8wStsoHoAw&ved=0CDcQ6AEwAQ#v=onepage&q&f=false
  • Acertei a questão, mas o enunciado da questão da a entender que o HTTP é usado na porta 443.

  • Acredito que a questão esteja desatualizada, de qualquer forma pra mim ambos B e C estão corretos.

     

    TLS veio a substituir o SSL. O HTTPS funcionar tanto com TLS quanto com SSL, mas se for pra ser o mais atual possível, TLS seria o mais correto.

     

    https://en.wikipedia.org/wiki/HTTPS

    The HTTPS uniform resource identifier (URI) scheme has identical syntax to the standard HTTP scheme, aside from its scheme token. However, HTTPS signals the browser to use an added encryption layer of SSL/TLS to protect the traffic. SSL/TLS is especially suited for HTTP since it can provide some protection even if only one side of the communication isauthenticated. This is the case with HTTP transactions over the Internet, where typically only the server is authenticated (by the client examining the server's certificate).

     


ID
977779
Banca
FUNRIO
Órgão
MPOG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Sobre o protocolo HTTP, é ERRADO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Se um cliente solicita ao servidor HTTP o mesmo objeto mais de uma vez em poucos segundos, o servidor responde à requisição do cliente com um código de erro avisando que já enviou aquele objeto e cancela o envio

    O Protocolo HTTP (1.0) é stateless, isto é, não guarda os estados das conexões. Cada requisição é tratada como nova requisição, portanto o protocolo não tem como distinguir se já recebeu ou não determinado objeto. 
  • FUNLIXO! A letra A também está incorreta.


    A mensagem de requisição também é formada por 3 partes, as duas citadas (requisição e cabeçalho) pela banca e o corpo que é opcional, O corpo é utilizado nas requisições do tipo POST para transportar os dados do formulário:

    Por exemplo:

    POST /formulario.php HTTP/1.1
    Content-lenght: 31

    login=nomedousuario&senha=12345

  • Letra A está CERTA conforme KUROSE.

    Segundo Kurose(2010,p.76),"As especificações do HTTP [RFC 2616] definem os formatos das mensagens HTTP. Há dois tipos de mensagens HTTP: de requisição e resposta. [...] A primeira linha de uma mensagem de requisição HTTP é denominada linha de requisição;as subsequentes  são denominadas linhas de cabeçalho."

    Segundo Kurose(2010,p.78),"Vamos examinar cuidadosamente essa mensagem de resposta. Ela tem três seções: uma linha inicial ou linha de estado, seis linhas de cabeçalho e, em seguida, o corpo da entidade, [...]"

    Bibliografia:

    KUROSE, J. F.; ROSS, K. W. Redes de Computadores e a Internet: Uma Abordagem Top-Down. 5. ed. São Paulo: Pearson, 2010.


ID
1041349
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A respeito de informática para bibliotecas, julgue os itens subsequentes.

O protocolo HTTP é utilizado para a transferência de hipertextos, enquanto o protocolo FTP é utilizado para transferência de arquivos.

Alternativas
Comentários
  • gabarito: certo


    Hypertext Transfer Protocol (HTTP), em português Protocolo de Transferência de Hipertexto, é um protocolo de comunicação (na camada de aplicação segundo o Modelo OSI) utilizado para sistemas de informação dehipermídia, distribuídos e colaborativos.1 Ele é a base para a comunicação de dados da World Wide Web.

    Hipertexto é o texto estruturado que utiliza ligações lógicas (hiperlinks) entrenós contendo texto. O HTTP é o protocolo para a troca ou transferência de hipertexto.

    fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hypertext_Transfer_Protocol


    FTP significa File Transfer Protocol (Protocolo de Transferência de Arquivos), e é uma forma bastante rápida e versátil de transferir arquivos (Portugal: conhecidos como ficheiros), sendo uma das mais usadas na Internet.

    Pode referir-se tanto ao protocolo quanto ao programa que implementa este protocolo (Servidor FTP, neste caso, tradicionalmente aparece em letras minúsculas, por influência do programa de transferência de arquivos do Unix).

    A transferência de dados em redes de computadores envolve normalmente transferência de arquivos e acesso a sistemas de arquivos remotos (com a mesma interface usada nos arquivos locais). O FTP (RFC 959) é baseado no TCP, mas é anterior à pilha de protocolos TCP/IP, sendo posteriormente adaptado para o TCP/IP. É o padrão da pilha TCP/IP para transferir arquivos, é um protocolo genérico independente de hardware e do sistema operacionale transfere arquivos por livre arbítrio, tendo em conta restrições de acesso e propriedades dos mesmos.

    fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/File_Transfer_Protocol

  • QUESTÃO CONCEITUAL. ANOTE-A.


ID
1043755
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

No que se refere ao protocolo TCP/IP e seus serviços, julgue os itens subsecutivos.


O serviço HTTP é implementado sem estado, enquanto o HTTPS é sua versão stateful (com estado).

Alternativas
Comentários
  • Os protocolos HTTP e HTTPS são stateless, ou seja, as conexões entre cliente e servidor são finalizadas após o envio de cada requisição ou resposta.
  • HTTPS é o protocolo de Segurança. - S ->security
  • Sendo um pouco mais chato o S vem de Secure segundo a Wikipedia http://en.wikipedia.org/wiki/HTTP_Secure. Porém consultando as RFCs não encontrei referências à esse nome.

  • ERRADO.

    Segundo Tanenbaum(2011,p.534),"Quando o HTTP é usado sobre SSL, ele se denomina HTTPS(Secure HTTP), embora seja o protocolo HTTP padrão."

    Segundo Kurose(2010,p.74),"Como o servidor HTTP não mantém nenhuma informação sobre clientes, o HTTP é denominado um protocolo SEM ESTADO."

    **Portanto senhores, cabe concluirmos que tanto o HTTP quanto o HTTPS são protocolos SEM ESTADO, visto que o HTTPS é o HTTP padrão; porém este último com uma camada de segurança na camada de transporte.

    Bibliografia:

    TANENBAUM, A. S.; WETHERALL, D. Redes de Computadores. 5. ed. São Paulo: Pearson, 2011.

    KUROSE, J. F.; ROSS, K. W. Redes de Computadores e a Internet: Uma Abordagem Top-Down. 5. ed. São Paulo: Pearson, 2010.

  • Prezados,

    A diferença entre o HTTP e o HTTPS não é que esse é uma versão stateful e aquele é uma versão sem estado. A diferença entre o HTTP e o HTTPS é que o HTTPS é uma implementação do HTTP com uma camada adicional de segurança, isso é feito utilizando o SSL/TLS. Dessa forma, os dados são transmitidos de forma criptografada entre o servidor e o cliente. Enquanto o HTTP por padrão utiliza a porta 80 , o HTTPS utiliza por padrão a porta 443.

    Portanto, questão errada.

    Fonte : http://www.w3.org/Protocols/rfc2616/rfc2616.html


  • Stateless  e Persistência são características diferentes do protocolo http.

    O protocolo ser persistente (versão 1.1 do http) significa que , numa mesma conexão (usando o TCP porta 80), pode trazer mais de um objeto da página html requerida. Quando ele é não-persistente (versão 1.0 do http), para cada objeto requerido, faz-se uma nova conexão, traz o objeto e encerra a conexão. Portanto, 100 objetos requerem 100 conexões diferentes. (nada eficiente)

    Stateless significa que o protocolo não guarda o estado da conexão e nem dos objetos requeridos. Assim, se for feita a requisição de um objeto 10 vezes, 10 vezes serão enviados o mesmo objeto. O servidor não tem consciência dos objetos que foram requeridos pelo cliente.

    Com isso, persistência trata da quantidade de conexões por elementos da página html.  Stateless trata da consciência do estado da conexão, ou seja, ele não é capaz por si só de reter informações entre requisições diferentes. Para persistir precisa utilizar cookies, sessões, campos de formulário ou variáveis na própria URL.

  • Pra memorizar: Quase todo protocolo que termina com S(ftp -> ftps / http-> https / ldap -> ldaps) tem a extensão SECURE, geralmente implementada em camada SSL/TSL. Exceções: Os de compartilhamento de arquivos: nfs, cifs...

  • Errado.

    HTTPS é uma implementação SEGURA do HTTP.

  • ERRADO.

    O HTTP é stateless (SEM ESTADO) pois não armazena memória sobre suas ações. A única diferença do HTTPS é o fator de segurança (SSL/TSL). Portanto, ambos são stateless.

  • HTTP E HTTPS SEM ESTADO.

  • Os dois (HTTP E HTTPS) são anarcos.

  • gab e!

    Ambos Stateless. (sem estado) ( cada clique uma nova requisição, vide toda as páginas https que usamos...

  • gab e!

    HTTP:

    Baseado em texto

    stateless

    forma de solicitação: get ou post

    HTTPS:

    HTTP + TLS/SSL

    (Camada de criptografia)

    SSL: secure soket layer


ID
1044199
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

É correto afirmar que a camada que contém o protocolo HTTP é denominada camada:

Alternativas
Comentários
  • 7.Aplicação - HTTP, RTP, SMTP,FTP, SSH, Telnet, SIP,RDP, IRC, SNMP,NNTP, POP3, IMAP,BitTorrent, DNS, Ping ...

    6.Apresentação - XDR, TLS ...

    5.Sessão - NetBIOS ...

    4.Transporte - NetBEUI, TCP, UDP,SCTP, DCCP, RIP ...

    3.Rede - IP (IPv4, IPv6), IPsec,ICMP, ARP, RARP, NAT...

    2.Enlace - Ethernet, IEEE 802.1Q,HDLC, Token ring,FDDI, PPP, Switch,Frame relay, ATM ...

    1.Física - Modem, , 802.11 Wi-FiRDIS, RS-232, EIA-422,RS-449, Bluetooth, USB,10BASE-T, 100BASE-TX, ISDN, SONET, DSL


ID
1044268
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Sobre o protocolo HTTP, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Conexões Persistentes
    A persistência é caracterizada pelo fato da conexão TCP permanecer aberta após o envio da resposta. A requisição e a resposta utilizam-se da mesma conexão. A conexão é fechada quando não usada por um tempo configurável.
    Existem duas versões de conexões persistentes: sem paralelismo e com paralelismo. Na primeira, uma nova requisição só é feita após a resposta da anterior, portanto, requer um RTT para cada objeto e pode ficar ociosa aguardando outra requisição. Naquelas com paralelismo, o cliente emite requisições assim que encontra referências, ou seja, não aguarda respostas das requisiçãoes anteriores. Nesse caso, necessita apenas um RTT para todos os objetos e fica ociosa uma fração de tempo.

    fonte: https://marcosllf.wordpress.com/2008/10/14/conexoes-persistentes/

  • HTTP 1.1 tem a característica por ser um protocolo persistente e admitindo paralelismo, pois quando se carrega uma página, além do conteúdo, é criado várias threads em paralelo para carregar as imagens contidas nessa página de forma independente


ID
1045249
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

No que diz respeito a serviços de Internet, TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol) e rede, julgue os itens de 31 a 46. Nesse sentido, considere que a sigla DNS sempre que empregada refere-se à Domain Name System.

Para proteger a comunicação entre um servidor web e seu cliente, pode-se usar o protocolo HTTPS instalado no provedor do serviço web.

Alternativas
Comentários
  • questão mal formulada...

    HTTPS não é instalado no "provedor do serviço web"

    Se utiliza HTTPS após a instalação de certificados no servidor web.

  • Protocolo agora é software? Oxi

  • Se fosse num simulado do Estratégia ia marcar Errado com toda a certeza. Mas já vi que o cespe faz isso em muitas questões, colocar um termo que não é o ideal e a alternativa continuar certa

  • Na prova deixaria em branco. Dependendo do dia do examinador a resposta pode ser "C" ou "E".

  • não é instalado, é implantado.

  • HTTPS é o protocolo sobre uma camada SSL ou TSL (segurança). A porta padrão é a 443. O HTTPS é uma implementação do protocolo HTTP sobre uma camada SSL (Secure Sockets Layer) ou TLS (Transport Layer Security), essa camada adicional permite que os dados sejam transmitidos através de uma conexão criptografada com o uso de certificação digital.

    ALFACON

  • Instalado???? Meu Deus.

  • Questão mal instalada kkkkkk


ID
1047298
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação aos serviços relativos à arquitetura TCP/IP, julgue os itens subsecutivos.

A primeira versão do serviço HTTP utiliza conexões não persistentes; a persistência foi acrescentada na versão subsequente desse serviço.

Alternativas
Comentários
  • CORRETA, 

    A versão HTTP/1.0 utiliza conexões TCP não persistentes na comunicação cliente-servidor. Já a versão 1.1 deste protocolo utiliza conexões persistentes.

    fonte: 
    http://pt.wikibooks.org/wiki/Redes_de_computadores/HTTP
  • O procotolo HTTP é um protocolo do tipo requisção-resposta, cliente-servidor, utiliza porta 80 do protocolo TCP.

    A versão 1.0 - RFC 1945 -  usava conexões não persistentes, assim para cada par solicitação-resposta conexão precisava ser inciada e encerrada - todo o processo 3 passos para abrir e 4 para fechar a conexão , este procedimento onera os servidores e as redes com dados administrativos - de controle;

    A versão 1.1 - RFC 2126 - implementou por meio do recurso keep-alive, conexões persistentes, permitindo, assim a realização de vários pares requisição-resposta em uma mesma conexão, com a óbvia redução de abertura e encerramento de conexões, é interessante observar que esta versão permite ser configurada para funciona também como não persistente, da mesma forma que a versão 1.0. 

    Aí a pergunta: para que serve este tipo de serviços com apenas uma requisição por conexão?
    Em conexões que usem um canal muito lento ou ruidoso com grande número de falhas, que no TCP vai gerar muita retransmissão de pacote, pode ser mais vantajoso assim.


    fonte: Curso Provas de TI -  Redes de computadores, módulo 6 - Camada de Aplicação 

  • Só complementando... Para quem ficou na dúvida se a primeira versão do HTTP foi a 0.9 e não a 1.0, a RFC 1945 trata das duas versões ao mesmo tempo, portanto a primeira versão é considerada a 1.0.

  • "Embora o HTTP utilize conexões persistentes em seu modo padrão, os clientes e servidores HTTP podem ser configurados para utilizar a não persistente."

    HTTP v.1.0: Não persistente

    HTTP v.1.1: Persistente

    Fonte: CESPE, em outra questão.

  • Persistente sou eu de tentar entender esse assunto de REDES!!! afffffffffffff

  • EXAAAAATAMENTE!

    VERSÕES DO HTTP:

    HTTP 1.0 – Não persistente, para cada mensagem uma nova conexão. Caso seja necessário enviar uma nova mensagem, estabelece-se uma nova conexão;

    HTTP 1.1 – Persistente, estabelece-se uma conexão e pode trocar várias mensagens;

    HTTP 2.0 – Compatível com as novas demandas da WEB; Grande volume de dados, segurança e responsividade para dispositivos móveis

    gab.: CERTO.


ID
1055617
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca das características e dos processos de mitigação de um ataque de negação de serviço distribuído, julgue os itens subsequentes.

Ataques de negação de serviço distribuído com base em HTTP devem ser mitigados em firewall de camada de aplicação. Nesse caso, se for utilizado o protocolo HTTPS, a mitigação não será possível porque os dados trafegados são cifrados.

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode comentar?

  • Acho que o erro está em "devem ser mitigados em firewall de camada de aplicação". 

    Um ataque desse tipo é muito difícil de ser detectado na camada de aplicação, pois é tido como tráfego legítimo. O que os hosts costumam fazer é bloquear a faixa de IPs que estão consumindo demasiadamente os recursos.

  • Concordo com o Bruno, acho que não é possível bloquear ataques ddos com firewall não. Na verdade é um tipo de ataque muito difícil de ser detectado.

  • Neste caso acredito que o firewall de aplicação possa sim fazer o bloqueio, uma vez que os dados criptografados estejam encapsulando apenas o payload, mas não o cabeçalho, será possível verificar ataques de determinadas origens através dos cabeçalhos e então efetuar o bloqueio.

  • A resposta da questão é ERRADO.

    Na camada de aplicação a criptografia já foi desfeita, portanto já seria possível a visualização do payload.
    A partir do momento que os dados chegam na "aplicação" o processo reverso é realizado (descriptografa o dado), deste modo, por ser um terminador do tráfego SSL, o firewall de camada de aplicação, pode avaliar hipertextos criptografados (HTTPS) que originalmente passariam despercebidos ou não analisados por firewalls tradicionais de rede.

    Espero ter ajudado.
  • Excelente post Helton Carlos Lima Godoy, é isso mesmo.

  • Acredito q há dois erros na questão:

    (1) Ataques de negação de serviço distribuído com base em HTTP devem(podem) ser mitigados em firewall de camada de aplicação. Nesse caso, se for utilizado o protocolo HTTPS, a mitigação não será possível porque os dados trafegados são cifrados.

    Conforme essa fonte[1] apesar de um firewall de aplicação Web (Web Application Firewall – WAF) ajudar a proteger as aplicações ele deve ser usado como uma camada a mais e não como solução única de segurança, pois qualquer falha que apresente pode colocar em risco toda a aplicação.

    O outro erro foi o apontado pelo Helton.

    Fonte:

    [1] https://www.brdefender.com.br/noticias/2016/05/11/saiba-como-reduzir-risco-de-ataque-distribuido-de-negacao-de-servico.html

  • Bruno Soares e Algum Concurseiro,

    É possível sim mitigar os efeitos de um ataque DDoS com firewall. Existe um tal de WAF (Web Application Firewall) que atua na camada de aplicação e funciona como um proxy reverso para proteger o servidor

    FONTE: https://www.cloudflare.com/pt-br/learning/ddos/glossary/web-application-firewall-waf/

  • O Firewall de Aplicação é normalmente instalado junto à plataforma da aplicação, atuando como uma espécie de Proxy. Esta tecnologia é capaz de mapear todas as transações que acontecem na camada de aplicação web, além de poder avaliar HTTPS criptografadas que não seriam analisadas por firewalls tradicionais.


ID
1100959
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A respeito de requisições HTTP a objetos de uma página web através do protocolo HTTP/1.1 persistente com paralelismo, é CORRETO afirmar que :

Alternativas
Comentários
  • Característica de pipelining

     

    O pipeline HTTP é uma técnica na qual várias solicitações HTTP são enviadas em uma única conexão TCP sem aguardar as respostas correspondentes.

    Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/HTTP_pipelining


ID
1101298
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

As opções abaixo contêm exemplos de protocolos seguros, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • Letra B, pois WAP não se trata de um protocolo sobre segurança.

     


ID
1101982
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

No acesso a uma página web, cujas requisições HTTP a seus objetos utiliza o protocolo HTTP/1.1 persistente com paralelismo, pode-se dizer que

Alternativas

ID
1105669
Banca
EXATUS
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Podemos citar como protocolos comumente utilizados na Internet: FTP, HTTP, TELNET e POP3. Assinale a alternativa que apresenta as respectivas portas reservadas para estes protocolos:

Alternativas
Comentários
  • SSH (Secure Shell - Shell seguro) - Usada para logins seguros, transferência de arquivos e redirecionamento de porta - Porta 22

    Skype protocol - Porta 81

    POP (Post Office Protocol): Protocolo de Correio Eletrônico, versão 2 - Porta 109

    ident - antigo identificador de servidores, ainda usada em servidores IRC para identificar seus usuários - Porta 113

    HTTP Alternate (http_alt) - normalmente usado para proxy da Web e servidor de armazenamento em cache, ou para executar um servidor da Web como um usuário não raiz - Porta 8080


ID
1120822
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A respeito do uso dos protocolos HTTP e HTTPS, julgue os próximos itens.

Como maneira de se evitar o desenvolvimento de novos protocolos de camada de aplicação, diversas aplicações usam o HTTP como forma de transferir dados fim a fim na camada de aplicação.

Alternativas
Comentários
  • HTTP – HyperText Transfer Protocol (TCP 80 / 8080 alternativa) Transferência de hipermídia em toda a WWW.

  • O protocolo HTTP rodando sobre a pilha de protocolos TCP já é muito bem consolidado nos cenários de comunicação de dados. Devido a sua facilidade e simplicidade de implementação e de comando, este protocolo torna-se muito útil para diversas aplicações que dependem de transmissão de dados de forma ágil e confiável. Dessa forma, evita-se o retrabalho de desenvolvimento de toda uma plataforma ou protocolo para exercer as mesmas funções. O que acontece é o desenvolvimento de protocolos e aplicações auxiliares que complementam com novos recursos e funcionalidades.

    Um exemplo clássico, são as aplicações de email que se utilizam do protocolo HTTP e HTTPS em conjunto com outros protocolos para acesso dos clientes de email aos servidores. 

    Portanto, item correto.

    Fonte: Professor André Castro - Tec concursos.

  • HTTP - porta 80

    HTTPS - porta 443

  • Se utiliza o protocolo TCP da camada de transporte então a conexão será fim a fim .