-
Factoring é uma atividade de fomento comercial, desenvolvida por empresas independentes e autônomas, caracterizada por:
aquisição de ativos (contas a receber) de Micros
e Pequenas Empresas, mediante um preço à vista, sem riscos de
inadimplemento, ao cedente, dos créditos transferidos, sem direito de
regresso, contra a empresa cedente.
-
Por definição e filosofia, o Factoring não é uma atividade financeira. A empresa de Factoring não pode fazer captação de recursos de terceiros, nem intermediar para emprestar estes recursos, como os bancos.
O Factoring não desconta títulos e não faz financiamentos. Na verdade, o Factoring é uma atividade comercial pois conjuga a compra de direitos de créditos com a prestação de serviços. Para isso depende exclusivamente de recursos próprios.
Espero ter ajudado. Bons estudos!
-
Por definição e filosofia, o Factoring não é uma atividade financeira. A empresa de Factoring não pode fazer captação de recursos de terceiros, nem intermediar para emprestar estes recursos, como os bancos.
O Factoring não desconta títulos e não faz financiamentos.
Na verdade, o Factoring é uma atividade comercial pois conjuga a compra de direitos de créditos com a prestação de serviços. Para isso depende exclusivamente de recursos próprios.
http://www.sinfacrj.com.br/oque_e_factoring.php
-
É a prestação continua e cumulativa de assessoria mercadológica e creditícia, de seleção de riscos, de gestão de crédito, de acompanhamento de contas a receber e de outros serviços, conjugada com a aquisição de créditos de empresas resultantes de suas vendas mercantis ou de prestação de serviços, realizadas a prazo. Esta definição foi aprovada na Convenção Diplomática de Ottawa-Maio/88 da qual o Brasil foi uma da 53 nações signatárias, consta do Art. 28 da Lei 8981/95, ratificado pela Resolução 2144/95, do Conselho Monetário Nacional |
....
Factoring é uma atividade de fomento comercial, desenvolvida por empresas independentes e autônomas, caracterizada por:
aquisição de ativos (contas a receber) de Micros e Pequenas Empresas, mediante um preço à vista, sem riscos de inadimplemento, ao cedente dos créditos transferidos, sem direito de regresso contra a empresa cedente.
http://www.pa.sebrae.com.br/sessoes/pse/tdn/tdn_fac_oque.asp
-
Vamos analisar a questão por parte, visto que, nela tem informações corretas e outras incorretas. (obs. basta ter uma errada para o gabarito esta errado)
Primeira afirmativa: "Factoring é uma operação financeira de cessão de crétido" (certo) "que está associada à prestação de serviços" (certo).
Segunda afirmativa: "Em caso de inadimplência do devedor, a empresa de factoring pode exercer o direito de regresso contra a cedente dos títulos." (errado, a empresa de factoring assume o risco no caso dos devedores dos títulos não pagarem, e neste caso só resta buscar outra alternativa como por exemplo a via judicial.
Terceira afirmativa: "Essa transferência é feita mediante o endosso em branco." (?) não sei muito bem comentar esta parte. Quando acontece a transferência dos títulos para a empresa de factoring será que o modo pelo qual acontece é o endosso em branco?
-
Factoring é uma atividade comercial, mista e atípica, que soma prestação de serviços à compra de ativos financeiros.
A operação de Factoring é um mecanismo de fomento mercantil que possibilita à empresa fomentada vender seus créditos, gerados por suas vendas à prazo, a uma empresa de Factoring. O resultado disso é o recebimento imediato desses créditos futuros, o que aumenta seu poder de negociação, por exemplo, nas compras à vista de matéria-prima, pois a empresa não se descapitaliza.
A Factoring também presta serviços à empresa - cliente, em outras áreas administrativas, deixando o empresário com mais tempo e recursos para produzir e vender.
-
o direito de regresso cabe a uma instituição financeira e factoring não é instituição financeira.
-
Factoring é uma compradora de direitos creditários, assumindo assim qualquer risco dos cheques, duplicatas, títulos e sendo remunerada por isso—MATURITY, portanto questão errada quando menciona direito de regresso. Não é instituição financeira, nem fiscalizada pelo BACEN. É uma Prestadora de serviço inclusive nas atividades gerenciais—TRUSTEE. Incide ISS, IOF e IR. Também chamada em muitos concursos de Sociedade de Fomento Mercantil.
-
O comentário mais votado aí contem uma informação errada: O Factoring NÃO É OPERAÇÃO FINANCEIRA MAS SIM COMERCIAL.
Já o Leasing é OPERAÇÃO FINANCEIRA!
-
O Factoring por definição não se caracteriza como como uma atividade financeira, pois a empresa não faz captação de recursos de terceiros; nem intermedeia para emprestar esses recursos. O Factoring é uma atividade comercial. Não desconta títulos e nem faz financiamento e tem como finalidade principal o Fomento Mercantil.
fonte: sinfacrj.com.br
-
Questão Errada. Para complementar o comentário realizado pelo JUNIO RODRIGUES tem-se o seguinte:
Quando há o desconto bancário (operação financeira - IOF) de um título, o cliente vendedor apõe 2 assinaturas, 1 de endosso e 1 de aval, é por meio do aval que o banco garante o direito de regresso. Nesta situação houve uma cessão de direito creditório COM coobrigação.
Já quando ocorre a compra de direito creditório pela factoring (operação comercial - ISS), o vendedor apõe apenas 1 assinatura no título que verifica apenas o endosso, logo é uma cessão de crédito SEM coobrigação.
Quando ocorre SEM obrigação, o endosso deverá ser apenas em preto.
Fonte: Cosif - Cessão de direitos creditórios. http://www.cosif.com.br/publica.asp?arquivo=cessaodecredito. Acesso em 17 ago 2014.
-
No Brasil, o fomento mercantil (também chamado de fomento comercial) - factoring
- é uma operação financeira pela qual uma empresa vende seus direitos
creditórios - que seriam pagos a prazo - através de títulos a um
terceiro, que compra estes à vista, mas com um desconto. É instituto do direito mercantil que tem por objetivo a prestação de serviços e o fornecimento de recursos para viabilizar a cadeia produtiva, de empresas mercantis ou prestadoras de serviços, notadamente pequenas e médias empresas. A operação é pactuada em contrato onde são partes a sociedade de fomento mercantil e a empresa-cliente.
obs: factoring não exerce direito de regresso.
gab errado
-
ERRADO
No Brasil, o fomento mercantil (também chamado de fomento comercial) - factoring - é uma operação financeira pela qual uma empresa vende seus direitos creditórios - que seriam pagos a prazo - através de títulos a um terceiro, que compra estes à vista, mas com um desconto. É instituto do direito mercantil que tem por objetivo a prestação de serviços e o fornecimento de recursos para viabilizar a cadeia produtiva, de empresas mercantis ou prestadoras de serviços, notadamente pequenas e médias empresas. A operação é pactuada em contrato onde são partes a sociedade de fomento mercantil e a empresa-cliente.
-
É prestação de serviços p... kkkkkkk