SóProvas


ID
1044109
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Quanto aos sistemas de gerenciamento de banco de dados, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra A. Um SGBD fornece uma interface de formulários para execução de comandos sobre as tabelas de um banco de dados.

  • Julgando as alternativas erradas:


    b) Sempre tem um gerenciador de transações. 

    Um SGBD pode não ter gerenciador de transações, sendo assim não suportará transações.


    c) O dicionário de dados impõe certos controles sobre a recuperação e concorrência do banco de dados. 

    O dicionário de dados armazena os metadados relativos à estrutura do banco de dados (esquema do Banco de Dados, suas tabelas e índices, forma de acesso e relacionamentos existentes). Quem impõe controles sobre a concorrência do banco de dados é o Gerenciador de Transações.


    d) A verificação da integridade dos dados deve ser feita somente no tempo de compilação.

    A verificação da integridade dos dados deve ser feita em tempo de execução.


    e) Não incluem compiladores de DML.
    Incluem compiladores de DML (Data Manipulation Language).


  • Letra A, correta.

    Um SGBD é um SOFTWARE (conjunto de programas) de caráter geral, que executa os processos de definição, construção, manipulação e compartilhamento de bancos de dados entre vários usuários e aplicações, incluindo módulos para consulta, atualização e as interfaces entre o sistema e o usuário.

  • Se o Sistema de BD é formado pelo BD e pelo SGBD, não faz sentido o SGBD ser a interface para o sistema. É como a parte fosse a interface para o todo...

  • a) Certo.

    b) Errada. Os SGBDs mais simples não possuem um gerenciador de transações.

    c) Errada. Essa não é uma atribuição do dicionário de dados, que representa uma coleção de metadados que contêm definições e representações de elementos de dados.

    d) Errada. A verificação da integridade dos dados é obtida pelas restrições impostas (chaves primárias, chaves estrangeiras e demais restrições de integridade). Elas são implementadas no momento da definição do esquema de dados, sendo checadas em tempo de execução.

    e) Errada. Na arquitetura de um SGBD existe um pré-compilador de DML (Data Manipulation Language) e um compilador DDL (Data Definition Language).

    Assim, precisam ao menos interpretar a linguagem DDL (Data Definition Language ou Linguagem de Definição de Dados), que serve para a definição do esquema do banco de dados, e a DML (Data Manipulation Language ou Linguagem de Manipulação de Dados), que visa à manipulação de dados (incluir, alterar, excluir e consultar) por meio do usuário.

    Fonte: Grancursos, Professora Patrícia Quintão.