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a alternativa III é correta pois faz referencia a ferramentas CASE, apartir de alguns diagramas(classe por exemplo) das uml é possível gerar alguns artefatos(código fonte) ou ainda a uma ferramenta CASE pode realizar engenharia reversa em código fonte e gerar alguns diagramas.
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Sobre a alternativa II: A UML 2.2, conforme a OMG, possui 14 tipos de diagramas, divididos em duas grandes categorias: Estruturais e Comportamentais. Sete tipos de diagramas representam informações estruturais, e os outros sete representam tipos gerais de comportamento, incluindo quatro em uma sub-categoria que representam diferentes aspectos de interação.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/UML
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II - Errado. Na UML 2.0 ainda não existia o Diagrama de Perfil, logo são definidos 13 diagramas nessa versão.
Gabarito "C".
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"I. É independente das linguagens de programação e dos métodos de desenvolvimento."
A UML não é para programação orientada a objetos ?
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@Sebastiana
A UML não está restrita a Orientação a Objetos. Aliás, a UML não é restrita nem mesmo à software. Você pode usar a UML para modelar um Processo de Negócio, Projeto de Hardware, Modelo Lógico ou Conceitual de Banco de Dados, etc.
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O item III, na minha opinião, está mal escrito porque parece-me que foi tirada de alguma tábua de pedra. A expressão "manipulado por máquinas" passa-me uma ideia rústica da realidade informática. Máquinas? Que tipo de máquinas? Não poderiam ser mais claros e dizer que a UML permite que um projeto seja manipulado pelas pessoas através de sistemas (softwares etc...) ou, mais formalmente, dispositivos informáticos? Ridículo o uso desse termo. Dá a entender que o projeto (arquivo gerado) será importado (usado) por uma máquina a fim de gerar um resultado concreto. Sei lá.
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Certos:
I. É independente das linguagens de programação e dos métodos de desenvolvimento.
III. Permite que um projeto seja compreendido pelas pessoas e manipulado por máquinas.
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c-
AS VÁRIAS OPÇÕES DO UML - UML pode ser usado para estados dinamicos e estaticos:
estático:
1- definição das classes;
2- modularização;
3- as camadas e a configuração do hardware.
dinâmico: mudanças de estado que os itens na execução do software (e.g.: trocas de mensagens)
Visoes UML para processos de sw:
1- Visão de casos de uso: compreensão do problema, definindo fronteiras do sistema, usuários e funcionalidades
2- Visão de projeto: auxilia na análise da estrutura e das funcionalidades
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3- Visão de processo/ interação, fluxo de controle entre os componentes e análise de seu desempenho, a sincronização e a concorrência
4- Visão de implementação: definir a estrutura da solução .e.g.: arquivos de instalação, seu controle de versões etc
5- Visão de implantação: estrutura de hardware e software