SóProvas



Questões de UML


ID
2320
Banca
NCE-UFRJ
Órgão
TRE-RJ
Ano
2001
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Generalização / Especialização é um tipo de relacionamento possível de ser aplicado ao(s) seguinte(s) elemento(s) de modelo na UML:

Alternativas
Comentários
  • Pode ser aplicado a casos de uso, que também recebem includes, como se fosse uma chamada à um método ou função, e extends, que seria um caso opcional, sob alguma situação especial.

    Os atores também podem ser especializados, porém não há include nem extend para atores.

    As classes também podem ser especializadas.
  • A pegadinha da questão era apenas Diagramas x Elementos da UML.
  • Relacionamentos entre casos de uso:

    1) Include: Um relacionamento include de um caso de uso A para B indica que B é essencial para o comportamento de A.

    2) Extend: Ponto de extensão em um caso de uso é uma indicação de que outros casos de uso poderão ser adicionados a ele.

    3) Generalização ou Especialização: Um relacionamento entre um caso de uso genérico para um mais específico, que herda todas as características de seu pai.

  • Vídeo repetido ....igual posterior .:(

  • Resposta A:  Casos de uso, classes e atores;

  • Generezalicao agrupa itens com atributos comuns. Esse tipo de relacao é associação entre casos de uso com caracteristicas parecidas com poucas diferencas entre si. Quando isso ocorre, define-se 1 caso de uso geral que descrevev as caracteristicas comuns a todos casos de uso e relaciona eles com outros casos de uso envolvidos. É parecido com conceito de heranca em OOP


ID
5125
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2007
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Um processo administrativo numa repartição pública poderá estar nos seguintes estados: aberto, na carga de um determinado funcionário, em trâmite ou arquivado. A ferramenta de modelagem que representa de modo mais adequado as regras de passagem de um estado para outro é:

Alternativas
Comentários
  • É o diagrama de transição de estados, que junto com o diagrama de fluxo de dados e o dicionário de dados, diagrama de entidade-relacionamento e especificação de processos compõem o modelo comportamental da análise estruturada, em complemento ao modelo ambiental, que detalha questões que estão externas ao software.

    No modelo ambiental o software é enxergado como um único processo com suas entradas e saídas, esse diagrama é chamado de Diagrama de Contexto, ou então, Diagrama de Modelo Fundamental.
  • Na UML 2.0  o diagrama de transições de estado é chamado de Diagrama de Máquina de Estados

  • Isto mesmo, a ferramenta de modelagem que representa a passagem de um modelo de um estado para o outro é o Diagrama de Transição, e este faz parte do UML.

    Resposta: B


ID
5251
Banca
CESGRANRIO
Órgão
REFAP SA
Ano
2007
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Na UML, que símbolo classifica como privada a visibilidade de um atributo?

Alternativas
Comentários
  • A UML tenta abordar o tema sem entrar em uma terrível confusão. Basicamente, dentro da UML, você pode rotular qualquer atributo ou operação com um indicador de visibilidade. Você pode usar o marcador que quiser, e seu significado é dependente da linguagem. Entretanto, a UML fornece quatro abreviações para visibilidade:
    + (público)
    - (privado)
    ~ (pacote)
    # (protegido)

    [Livro UML Essencial]

ID
5428
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2006
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Fazendo uma comparação entre os recursos disponíveis na UML 1.4 e UML 2.0, conclui-se que a UML 2.0:

Alternativas
Comentários
  • Segundo o livro UML Essencial (pág. 148), as grandes alterações da versão 1.x para 2.x da UML foram:

    - Diagrama de objeto e pacotes se tornaram oficiais;

    - Diagrama de Visão Geral da Interação, Temporização e Estrutura Composta foram os novos diagramas criados;

    - Diagrama de Colaboração passou a ser chamado de Comunicação.


ID
5737
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2006
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Para os diagramas utilizados na UML 2.0 são feitas as afirmativas abaixo.

I - No Diagrama de Classes é possível modelar o estereótipo das classes, o nível de visibilidade de seus atributos e a navegabilidade das associações entre as classes.

II - O Diagrama de Tempo unifica em um único diagrama os Diagramas de Seqüência e Interação da UML 1.4, sendo utilizado para especificar as restrições de tempo sobre mensagens enviadas e recebidas no decorrer de uma interação.

III - O Diagrama de Atividades permite definir pré e pós-condições associadas a ações do diagrama. As pré-condições definem o estado exigido do sistema quando a ação é invocada e as pós-condições especificam o estado exigido do sistema no término da ação.

IV - Juntos, os diagramas de Objetos e Comunicação descrevem como um sistema de software é instalado e executado no ambiente de processamento identificando as partes físicas do software e o ambiente necessário para execução.

V - Em um diagrama de Caso de Uso a generalização define os relacionamentos de herança entre os casos de uso ou entre os atores, enquanto que as associações indicam quais atores interagirão com os casos de uso do sistema.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):

Alternativas
Comentários
  • II - O Diagrama de Tempo Diagrama de visão geral da interação unifica em um único diagrama os Diagramas de Seqüência e Interação da UML 1.4, sendo utilizado para especificar as restrições de tempo sobre mensagens enviadas e recebidas no decorrer de uma interação.

    IV - Juntos, os diagramas de Objetos e Comunicação Diagrama de instalação descrevem como um sistema de software é instalado e executado no ambiente de processamento identificando as partes físicas do software e o ambiente necessário para execução.
  • A assertiva V na minha opnião está errada, pois nos Diagramas de Casos de Uso não é a generalização que define o relacionamento de herança e sim a Generalização/Especialização ou somente a Especializalção.


ID
7312
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2004
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Na modelagem com UML, o Diagrama de Casos de Uso fornece

Alternativas
Comentários
  • O diagrama de casos de uso fornece um modo de descrever a visão externa do sistema e suas interações com o mundo exterior, representando uma visão de alto nível da funcionalidade do sistema mediante uma requisição do usuário.
  • Parabéns aos que chegaram ao fim dessa bateria de questões, nos vemos no dia 16.06.2012 na prova da CGU.
    Que Deus nos abençoe!
    Abs

ID
7315
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2004
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Na modelagem com UML, um Diagrama de Seqüência mostra interações de objetos organizados em uma seqüência de tempo,

Alternativas
Comentários
  • Caí nessa:

    o diagrama de seq não trata de associações entre objetos.

    Ele trata de troca de mensagens entre os objetos. Trata da sequencia de ações dos objetos para se realizar os processos.

    Não define todos estados possíveis do sistema, ficando isso para o diagrama de estados.

    Abraços

  • A ESAF gosta de fazer enunciados rebuscados, para parecer que elabora provas difíceis e sofisticadas, mas em muitos casos acaba fazendo questões conceitualmente incorretas, inúteis e mal elaboradas e que medem pouco conhecimento, veja o próprio enunciado da questão:

    "um Diagrama de Seqüência mostra interações de objetos organizados em uma seqüência de tempo"

    da forma como foi escrita parece que são os objetos que são organizados em uma sequência de tempo, o que não é verdade, o que está organizado numa sequência de tempo são as interações, faltou um cuidado elementar com a concordância nominal:

    "um Diagrama de Seqüência mostra interações de objetos organizadas em uma seqüência de tempo"

    somente erro de concordância ...

  • a) mas quando utilizado para representar a autodelegação ou mensagem de autochamada assíncrona, não trata o tempo como uma dimensão separada. (ele pode tratar sim, visto que objetos podem estar em diferentes posições de tempo)

    b) definindo todos os possíveis estados de um sistema. (quem faz isso é o Diagrama de Estados)

    d) mas não trata a autodelegação ou mensagem de autochamada (existe autochamada em diagrama de sequencia)

    e) sendo largamente utilizado de forma individualizada para cada classe, com o objetivo de tornar o estudo simples o bastante para se ter um diagrama compreensível. ( O diagrama de sequencia mostra justamente como cada item é chamado, logo não é individualizado


ID
7321
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2004
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Analise as seguintes afirmações relativas à UML:

I. A identidade de objeto é a propriedade pela qual cada objeto, dependendo apenas de sua classe ou estado, pode ser identificado e tratado como uma entidade distinta de software. Este princípio de dependência entre a identidade de um objeto e seu estado viabiliza a herança nas linguagens orientadas a objetos.

II. Na UML, a construção da generalização é representada como uma seta com uma ponta "aberta" e permite ao desenho indicar tanto a herança simples quanto a herança múltipla.

III. Um atributo será considerado de estado quando puder assumir valores infinitos com transições ilimitadas entre eles.

IV. Uma associação na UML representa um conjunto de vínculos de relacionamento entre instâncias de classe.

Estão corretos os itens:

Alternativas
Comentários
  • Pra quem usa o JUDE Community até mesmo em sua última versão 5.2.1 poderá errar ou não concorda com esta questão, pois a seta com ponta "aberta" só pode ser Realização que no caso também será tracejada, Associação de navegabilidade que seria a mais provável ou Agregação com losango vazio ou Composição com o losango cheio.

    Pra mim esta questão esta incorreta, ou o Jude esta e eu aprendi errado na faculdade.

    Se eu falei algo errado, por favor, proceda com a correção.

    Deus Nos Abençoe!
  • Se depende do jude vc so manda menssagem sincrona(configuarada por padrão) do diagrama de sequencia.... e metodos geralmente são menssagem assincronas. Com relação ao item II "ponta aberta" pode lembrar um diagrama de sequencia. como não foi especificado o diagrama.... fica dificil de atribuir o significado de "ponta aberta"
  • Questão mal feita!Achei que seta aberta fosse assim "->" e não um triângulo vazado ( que é a representação de generalização).
  • Como sair de qustoes absurdas
    1- Mantenha a clama e lembre-se que muitas vezes o examinador nao sabe qual colega da zona 'e a mae dele
    2-procure reler e ja eliminar as que sao falsas com 100% certeza
    3- depois de eliminar as que estao com 100% de certeza erradas verifique as que voce tem 100% de certeza estarem certas
    4- Se restou mais de uma no final marque a menos absurda
    Nao e' 100% garantido mas geralmetne ajuda  agarimpar pontos em provas
    Li a opcao I e falei .. .ta errado viajou
    Lia II e quando chegou em seta aberta ja descatei
    Li a III e quando chegou em "infinitas" parei de ler
    Sobrou a IV... nao tem essa opcao na resposta, somente a IV certa, mas a IV eu tenho certeza que esta certa. entao ja elimino a "A", "B" e "D"
    O que sobrou ? "C" e "E"
    A "C" e' aquela das "infinitas" essa eu tenho certeza que esta errada
    A "E" e' aquela das "setas abertas" tenho certeza que esta errada tbm....ou seja, me fu..., mas calma... po das duas qual e' a menos absurda? As duas sao um absurdo. Mas pera ai... "infinitas" eu tenho certeza que nao 'e... e "seta aberta"? O que esse examinador cabecao quis dizer? ENTENDI! Ele quis dizer  "NAO PREENCHIDA" seta aberta 'e outra coisa.... so pode ser letra E, a MENOS ABSURDA
    Sai dessa e levei a questao. Meio que um "chute logico" mas nessa hora para acertar vale tudo.
    Bons Estudos
  • A banca não sabe o que é uma seta aberta. Agora teremos que adivinhar se na próxima prova já terão aprendido.


ID
8224
Banca
ESAF
Órgão
Receita Federal
Ano
2005
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O modo para descrever os vários aspectos de modelagem pela UML é por meio do uso da notação definida pelos seus vários tipos de diagramas. Segundo as características desses diagramas, é correto afirmar que um diagrama de classe

Alternativas
Comentários
  • Comentários às alternativas:

    a) diagrama de seqüência

       O Diagrama de Sequência é uma das ferramentas UML usadas para representar interações entre objetos de um cenário, realizadas através de métodos.
       Este diagrama é construído a partir do Diagrama de Casos de Usos. O diagrama de sequência dá ênfase a ordenação temporal em que as mensagens são trocadas entre os objetos de um sistema.
     
    b) diagrama de classes
       O Diagrama de Classes é uma representação da estrutura estática e relações das classes que servem de modelo para objetos.
     
    c) diagrama de caso de uso
       O Diagrama de Caso de Uso descreve a funcionalidade proposta para um novo sistema, que será projetado.
     
    d) diagrama de sequência
       Apresenta a interação de seqüência de tempo dos objetos que participam na interação
     
    e) diagrama de estados
       Diagrama de transição de estados é uma representação do estado ou situação em que um objeto pode se encontrar no decorrer da execução de processos de um sistema.
  • Só complementando...

    "mostra a interação de um caso de uso organizada em torno de objetos e classes e seus vínculos mútuos, evidenciando a seqüência de mensagens."

    Acho que refere-se ao diagrama de Colaboração, que é equivalente ao Diagrama de Sequência, porém no diagrama de colaboração preocupa-se com a perspectiva estrutural da colaboração e o de sequência com a temporal.

    Note que a letra d) fala de tempo:

    "descreve a interação de seqüência de tempo dos objetos e classes percebida por atores externos"

    Já a letra a) fala de organização e vínculos:

    "mostra a interação de um caso de uso organizada em torno de objetos e classes e seus vínculos mútuos, evidenciando a seqüência de mensagens."

    No Diagrama de Colaboração, a ordem das mensagens trocadas entre os objetos são enumeradas.
  • De acordo com o manual da UML 4º edição, dos criadores da linguagem a características:  
    Diagrama de caso de uso é "Organizar os comportamentos do sistema" 
    Diagrama de sequência é para "expor a ordem temporal das mensagens" 
    Diagrama de estados: "enfatizar o estado de mudança de um sistema orientado por eventos" 
    Diagramas de classe e objetos não são diagramas comportamentais e sim estruturais.
  • diagrama de classe é um diagrama estrurual (estatico).

    eles sao diagramas de classe, objetos, componentes, package e implantacao.

    a unica opcao que descreve essa caracteristica é 'b', as demais sao caracteristicas de diagramas dinamicos.


ID
8227
Banca
ESAF
Órgão
Receita Federal
Ano
2005
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Segundo as características dos diagramas utilizados na modelagem pela UML, o diagrama que mostra os elementos de confi guração de processamento run time, e os componentes de software, processos e objetos que neles se mantêm, é denominado diagrama de

Alternativas
Comentários
  • Diagrama de interação mostra a configuração dos elementos de processamento run-time e dos processos que rodam dentro deles
  • vide questão Q3479 (http://www.questoesdeconcursos.com.br/questoes/ba9ab3d6-9abr/questoes/ba9ab3d6-9a).
  • b-

    Se for levar uma coisa ao túmulo, que seja que o diagrama de implantação mostra sistema durante runtime, isto é, em funcionamento. A outra é que o diagrama de componente foca na linguagem utilizada

  • O diagrama de implantação demonstra a arquitetura run-time de processadores, componentes físicos (devices), e de software que rodam no ambiente onde o sistema desenvolvido será utilizado. É a última descrição física da topologia do sistema, descrevendo a estrutura de hardware e software que executam em cada unidade.


ID
10441
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2006
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Quanto ao uso de diagramas na UML para a modelagem de objetos é correto afirmar que o Diagrama de Seqüência

Alternativas
Comentários
  • "o diagrama de sequência é utilizado para indicar as comunicações dinâmicas entre objetos durante a execução de uma tarefa. Ele mostra a ordem temporal na qual as mensagens são enviadas entre os objetos para executar aquela tarefa."

    ou seja, LETRA B

    Pressman, 7 ed, pg 733

ID
10444
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2006
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Na UML o diagrama que mostra elementos de configuração de processamento runtime e os componentes de software, processos e objetos, que neles se mantêm, é denominado diagrama de

Alternativas
Comentários
  • O diagrama de distribuição ou implantação demonstra a arquitetura runtimede processadores, dispositivos físicos e de software que executam no ambiente onde o sistema desenvolvido será utilizado. É o último diagrama da topologia do sistema, descrevendo a estrutura de hardware e software que executam em cada unidade.O diagrama de distribuição é composto por componentes, que possuem a mesma simbologia dos componentes do diagrama de componentes, nodes, que significam objetos físicos que fazem parte do sistema, podendo ser uma computador cliente em uma Rede, um computador Servidor, uma impressora, um roteador, etc., e conexões entre estes nodese componentes que juntos compõem toda a arquitetura física do sistema.
  • Acho que nessa questão a dificuldade é escolher entre os dois: Diagrama de Componentes e Implantação.

    O Diagrama de Componentes foca mais na estrutura do software, no relacionamente de dependência entre os componentes que podem ser  executáveis, bibliotecas, tabelas, documentos e arquivos.

    Já o diagrama de Implantação mostra mais o ambiente onde o software vai rodar ( elementos de configuração ),  e os nós onde serão executados os componentes do software (processos e objetos, que nele se matêm )

    É  importante mencionar que geralmente esses diagramas são representados juntamente, mostrando os componentes em cada nó.



  • Excelente comentário.
    Sem ter decorado bem a cara deles, o raciocínio mais próximo é a abrangência deles, o "processos e objetos, que neles se mantêm".
    Para exemplificar:

     Diagrama de Implantação


    Diagrama de Componentes: 
  • c-

    Os diagramas de componentes e implantação podem ser confundidos por ambos lidam com componentes, os quais sao modulos substitiuveis. O diagrama de componentes mostra a dependencia entre os componenetes. As dependências mostram como mudanças em um componente causam mudanças em outro(s). Se eu mudar tal coisa, como outros modulos serao afetados (um problema que é reduzido com baixo acoplamento e alta coesao)Este diagrama exibe a relação entre código-fonte, bibliotecas e formulários, arquivos de banco de dados e demais arquivos de sistema.

     

    Os Diagramas de Implantação- topologia em runtime, representa a configuração e a arquitetura em relação aos seus componentes.
    Expressa hardware e demais tecnologias físicas. Também especificam os módulos que deverão ser instalados. Têm nós e associações, (
    relacionamentos de comunicação). Os nós podem ser computador, uma rede, um HD. Diagramas de Implantação são utilizados por equipes de desenvolvimento, integração e testes (DIT). Também mapeam os programas que são executados em cada computador.

  • ESAF repetindo questão https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/ba86350a-9a


ID
11977
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2004
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Considere que se deseja desenvolver um sistema para controle
de caixa de supermercado tendo como base um computador
que registra os produtos vendidos, interagindo com
dispositivos de entrada e saída tais como impressora, teclado
e leitora de código de barras. Esse sistema deve interagir
também com o operador do caixa e com um banco de dados do
estabelecimento. A partir dessas informações, julgue os itens
que se seguem.

Em uma análise orientada a objetos, é comum o uso de UML para modelar o sistema. A descrição do processo de compra de uma mercadoria do supermercado, por meio de uma seqüência de eventos entre os objetos do sistema, é realizada mediante diagramas de casos de uso em UML.

Alternativas
Comentários
  • " entre os objetos do sistema", o casos de uso antecede a criação de objetos do sistema, portanto errado
  • Isso é realizado por meio do diagrama de sequência e não de caso de uso
  • Acrescento que o objetivo dos diagramas de seqüência é descrever as comunicações necessárias entre objetos para a realização dos processos em um sistema. Neste caso a questão se encaixa perfeitamente a este conceito, ja que o diagrama de sequencia iria descrever a sequencia de eventos (torca de menssagens, funções, etc) entre os OBJETOS do sistema para realização do processo do sistema (processo de compra de uma mercadoria).

    Abraços

  • Seria incorreto dizer que a descrição do processo ocorre no diagrama de casos de uso. A descrição de um caso de uso ocorre em um modelo de caso de uso e não no diagrama em si. O diagrama apenas representa a modelagem gráfica.

    Modelo de Caso de Uso ≠ Diagrama de Caso de Uso

  •  A questão troca conceitos. Na verdade, essa "seqüência de eventos entre os objetos do sistema" é realizada por um Diagrama de Sequência. O diagrama de caso de uso faria a especificação dos casos de uso e do limite do sistema. O caso de uso em si é realizado por diagramas de interação.

  • errado-

    UML atualmente esta na versao 2.4.1 e uma das novidades é a abordagem em 4 camadas e a possibilidade de desenvolver "perfis" particulares a apartir de notacoes UML


ID
16885
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-AL
Ano
2004
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A respeito da orientação a objetos, que é uma das técnicas mais
utilizadas para concepção e desenvolvimento de programas,
julgue os itens seguintes.

No contexto da UML (unified modelling language), a visão
do modelo comportamental representa os aspectos dinâmicos
do comportamento dos usuários do sistema.

Alternativas
Comentários
  • Para a questão ficar correta, basta tirar "dos usuário"
  • o comportamento é do sistema e não dos usuários do sistema!

ID
16888
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-AL
Ano
2004
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A respeito da orientação a objetos, que é uma das técnicas mais
utilizadas para concepção e desenvolvimento de programas,
julgue os itens seguintes.

Na UML, um diagrama de estados mostra os vários estados
pelos quais passa um objeto e as transições de um estado
para outro.

Alternativas
Comentários
  • Um diagrama de transição de estados é uma representação do estado ou situação em que um objeto pode se encontrar no decorrer da execução de processos de um sistema. Com isso, o objeto pode passar de um estado A (estado inicial) para um estado B (estado final) através de uma transição.
  • http://content.screencast.com/users/sabiotriste/folders/UML/media/75231361-56c3-4355-9e13-9b5c4a71d93c/4g1dgf5ll9ugmhdaufno432ul8.png estado inicial


    http://content.screencast.com/users/sabiotriste/folders/UML/media/95c2bbc8-9135-4dfd-81de-11c184438b53/5ug7s0r92eeqf82o0oopo1kuit.png estado final


    http://content.screencast.com/users/sabiotriste/folders/UML/media/f3f31a4b-2dc9-4338-bbd9-d3009cc21784/4anp58nbb6gr9un0m23poh2n0k.png Outros estados

    Transições ( os arcos que ligam os estados )

    http://content.screencast.com/users/sabiotriste/folders/UML/media/40153ff9-c154-447b-bf85-40d42db03e3c/661va06gktogpm46lnatlv7cll.png

    Eventos que geram a transição.
    Podem ter listas de parâmetros

    podem ser eventos de tempo ( after )
    after ( 30 segundos )

    ou eventos de mudança ( when )
    when ( data = 09/02/2011 ) , when ( saldo < 0 )

    E podem executar uma ação, que é considerada instatânea, não pode ser interrompida.

    Os estados podem executar internamente atividades que podem ser interrompidas.

    Os estados compostos são os estados que apresentam subestados internos
    http://content.screencast.com/users/sabiotriste/folders/UML/media/78aba921-12c0-4720-9103-a401ffcaf7db/5kqaqmue97tbtq65kfitqtemmh.gif




ID
17767
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O diagrama UML mais indicado para representar o passo a passo do fluxo de eventos principal de um caso de uso de um software orientado a objetos é o diagrama de

Alternativas
Comentários
  • O diagrama de atividades é um diagrama de estados e ilustra o fluxo de eventos de um caso de uso, pussui um fluxo básico e um ou vários fluxos alternativos, melhor explicação pode ser encontrada aqui:

    http://www.wthreex.com/rup/process/modguide/md_actd.htm

  • b´-

    Este diagrama é bom para comportamentos paralelos. Um Diagrama de Atividades é um fluxograma que destaca atividade ao longo do tempo.


    Um Diagrama de Atividades tem:


    - Início: círculo preenchido.


    -Estado de Atividade ou Atividade: retângulo com bordas arredondadas.


    -Transição: linha orientada.atividade termina e o fluxo de controle passa para a atividade seguinte.


    -Desvio: losango.


    -Intercalação: Também losango, marca o final de um comportamento condicional iniciado por um desvio: múltiplas entradas e
    uma única saída.


    -Separação: traço horizontal, quando ha comportamento paralel: uma entrada e várias de saída em paralelo.


    -Junção: traço horizontal, completa a separação. Sincorinza comportamento paralelo


    swimlanes: retângulos dos objetos. Entidades responsáveis pela atividade


ID
19162
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2007
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Instruções: Para responder as questões de números 53 a 55,
considere a versão mais atual da UML e o texto
abaixo.
Pretende-se criar um controle de processos jurídicos. As
situações nas quais estes possam vir a ser enquadrados, bem
como os eventos que mudam essas situações devem ser
diagramados. Os processos possuem identidades únicas e
devem ser relacionados aos interessados, sendo estes últimos
subclassificados em processos de pessoas físicas ou jurídicas.
Portanto, ao classificar os processos, o atributo "interessado"
deve ser integrante dessa classe.

Em relação à situação dos processos, é correto afirmar que a melhor a representação é feita por meio do diagrama de

Alternativas
Comentários
  • http://www.brasiltech.net/developez/2008/02/22/mini-tutorial-de-maquina-de-estado-state-machine-parte-1/
  • A questão fala de SITUAÇÃO dos processo:

    Situação remete a Estado, ou seja qual q situação (estado) dos processos?

    A máquina de estados compreende todas situações que os objetos podem pertencer (estados dos objetos). Também mostra as possibilidades de troca de situação (estado)

    Abraços

     

  • Pessoal, pelo amor de Deus pessoal. A questão deixa claro o substântivo EVENTOS com relação aos processos. Falou em eventos é Máquina de Estados. Não há dupla interpretação. Abraços e bons estudos.

ID
19165
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2007
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Instruções: Para responder as questões de números 53 a 55,
considere a versão mais atual da UML e o texto
abaixo.
Pretende-se criar um controle de processos jurídicos. As
situações nas quais estes possam vir a ser enquadrados, bem
como os eventos que mudam essas situações devem ser
diagramados. Os processos possuem identidades únicas e
devem ser relacionados aos interessados, sendo estes últimos
subclassificados em processos de pessoas físicas ou jurídicas.
Portanto, ao classificar os processos, o atributo "interessado"
deve ser integrante dessa classe.

O relacionamento criado entre interessados e processos é de

Alternativas
Comentários
  • Ao ter "interessado" como atributo da classe "processo", podemos dizer que interessado é outra classe do sistema. Quando temos uma classe como atributo de outra é definido um relacionamento de dependência entre as mesmas, pois ao se alterar o comportamento(métodos e atributos) ou serviços oferecidos da classe passada por parâmetro implica diretamente na mudança da classe que a tem como parâmetro.Classe passada como parâmetro indica uma relação de dependência.
  • "o atributo "interessado" deve ser integrante dessa classe."

    Então temos uma dependência

    Uma dependência pode ser:

    - Por atributo  ( A possui um atributo cujo tipo é B)

    - Por variável global ( utiliza uma variável global cujo tipo é B)

    - Por variável local ( Possui alguma operação que usa uma variável do tipo B)

    - Por parâmetro ( Recebe algum parâmetro de operação cujo tipo é B)
  • Alguém poderia me explicar porque a resposta não é Agregação?

    Grtao desde já.
  • Da mesma forma que o colega Tássio, gostaria de saber por que não pode ser classificado como Agregação.
  • Também não vejo o por que de não poder ser uma agregação.

  • Acho que está mais para Composição do que para Agregação, já que o enunciado diz que o processo deve está relacionado a um interessado. Eu poderia interpretar que o interessado compõe, necessariamente, o processo, não podendo viver fora dele. 

    Muito subjetiva essa questão. Deixou margem para várias interpretações :/

  • O relacionamento criado do interessado e processo entendi o relacionamento de foto não existia ainda, ele foi criado a partir do interesse por exemplo pai e dependente


ID
19168
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2007
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Instruções: Para responder as questões de números 53 a 55,
considere a versão mais atual da UML e o texto
abaixo.
Pretende-se criar um controle de processos jurídicos. As
situações nas quais estes possam vir a ser enquadrados, bem
como os eventos que mudam essas situações devem ser
diagramados. Os processos possuem identidades únicas e
devem ser relacionados aos interessados, sendo estes últimos
subclassificados em processos de pessoas físicas ou jurídicas.
Portanto, ao classificar os processos, o atributo "interessado"
deve ser integrante dessa classe.

O conceito subentendido na subclassificação de interessados físicos ou jurídicos é o de

Alternativas
Comentários
  • D) Herança. PQ?

    Processos de pessoas físicas ou jurídicas. São uma especialização de processo ou seja todos os tipos de processos compartilham alguns atributos e metodos e as particularidades são tradas(adicionadas/modificadas) nas subclasses.
  • Eles herdam as caracteristicas de interessado
  • Ex(hipótese):

           Interessado -> Nome, Telefone...

           Interessado_Fisica -> CPF, além dos atributos de Interessado
           Interessado_Juridica -> CNPJ, além dos atributos de Interessado
  • Pessoal. O negócio é o seguinte: processos são de pessoas físicas ou pessoas jurídicas. Ou seja, relacionamento de herança "È UM". Processo de Pessoa Física e Pessoa Jurídica "É UM" Processo. Implícito está o relacionamento de HERANÇA.

    Abraços e bons estudos.

ID
19174
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2007
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Na versão mais atual da UML, a "linha de vida" de um objeto é representada no diagrama de

Alternativas
Comentários
  • A linha de vida, é uma reta de formato pontilhado que é traçada na vertical.

  • DIAGRAMA SEQUENCIAL:
    • Linha de vida: As linhas de vida compõem a dimensão vertical. 
    • Exemplo:
      Exemplo seq.jpg

ID
27271
Banca
FCC
Órgão
TRE-SE
Ano
2007
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Durante o projeto ocorre que na assinatura da operação "alocar" da classe "Urna" é observada a existência do atributo "zona eleitoral" que é outra classe identificada no mesmo projeto, indicando a existência de

Alternativas
Comentários
  • se urna é uma classe e zona eleitoral é outra classe então existe uma relacionamento de dependência entre elas. Se podemos aloca ruma urna em uma zona eleitoral, poderíamos pensagem em um relacionamento do tipo 1 -> N, "uma zona eleitoral pode ter N urnas".

ID
27274
Banca
FCC
Órgão
TRE-SE
Ano
2007
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Ampliam o vocabulário da UML permitindo a criação de novos tipos de blocos de construção que são derivados dos já existentes, mas específicos a determinados problemas,

Alternativas
Comentários
  • Metatipo ou tipo que descreve um tipo.

    Serve para definir novos tipos de elementos.

    O seu nome deve ser representado entre os caracteres ">".

    Para um estereótipo pode ser definido:

    Propriedades;
    Semântica;
    Notação (Icones próprios);
    Classe base do metamodelo estendido

    Na UML podemos citar 2 tipos de Esteriótipos, são eles:

    - Extend (Extensão)
    - Include (Inclusão)
    Onde ao utilizar o esteriótipo >, estamos estendendo os atributos de uma classe (informando comportamento adicional ao caso de uso), por exemplo: em um sistema de Faturamento, onde o Financeiro possui as classes "Contas a Pagar" e "Contas a Receber" . Tendo o "Contas a Pagar" com seus respectivos atributos, a classe "Saldos Disponíveis" seria uma extensão da classe Contas a Pagar. Ela complementaria o Caso de Uso do Contas a Pagar.

    Ao utilizar o esteriótipo >, estamos utilizando funcionalidades já citadas em outro Caso de Uso (Use Case), por exemplo: no sistema de Faturamento, existe a classe "Saldos Disponíveis", sempre que for preciso efetuar a verificação de saldos, não será preciso criar uma outra classe que faça isso, basta utilizar o esteriótipo >, informando que as classes "Contas a Pagar" e "Contas a Receber" possui um comportamento similar da classe "Saldos Disponíveis".

ID
27277
Banca
FCC
Órgão
TRE-SE
Ano
2007
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

De acordo com os criadores da UML, na modelagem da arquitetura de um sistema, a visão que abrange as classes, interfaces e colaborações que formam o vocabulário do problema e de sua solução é a de

Alternativas
Comentários
  • Visão de caso de uso: focaliza os comportamentos de um sistema devendo ser transparente a todos os envolvidos: gerentes, analistas, programadores e usuários finais.

    Visão de Projeto: focaliza a estrutura de um sistema através da definição de classes, colaborações e as interfaces do sistema.

    Visão de Processo: focaliza as questões de desempenho e escalabilidade do sistema.

    Visão de Implementação: focaliza os artefatos físicos (programas, bibliotecas, banco de dados) para a efetiva montagem do sistema.

    Visão de Implantação: focaliza a topologia do hardware, liberação e instalação do sistema.
  • CONSIDERAÇÕES SOBRE AS VISÕES DE CASOS DE USO, PROJETO E PROCESSO. A visão do caso de uso abrange os casos de usos que descrevem o comportamento do sistema conforme é visto pelos seus usuários finais, analista e pessoal de teste. Essa visão não especifica realmente a organização do sistema de software. Porém , ela existe para especificar as forças que determinam a forma da arquitetura do Sistema. Com a UML, os aspectos estáticos dessa visão são representados em diagramas de caso de uso, enquanto os aspectos dinâmicos são representados em diagrama de interação., diagrama de gráfico de estados e diagrama de atividades•A visão de projeto de um sistema abrange as classes e colaborações que formam o vocabulário do problema e de sua solução. Essa perpectiva proporciona principalmente um suporte para os requisitos funcionais do sistema, ou seja, os serviços que o sistema deverá fornecer a seus usuários finais.Com a UML, os aspectos estáticos dessa visão são captados em diagramas de classes e de objetos; os aspectos dinâmicos são captados em diagramas de interações, de estados e de atividades.•A visão do processo abrange os threads e os processos que formam os mecanismos de concorrência e de sincronização do sistema. Essa visão tem com objetivo principal tratar questões de desempenho, à escalabilidade e ao throughput do sistema. Com a UML, os aspectos estáticos e dinâmicos dessa visão são capturados nos mesmos tipos de diagrama da visão do projeto, mas o foco voltado para as classes ativas que repesentam esses threadse processos.Threads = Linhas de execução em paralelos, estas linhs podem ser programas ou parte.
  • A visão de projeto de um sistema abrange as classes, interfaces e colaborações que formam o vocabulário do problema e de sua solução.

    Fonte: UML, Guia do usuário; 2ª Edição, autores Booch, Rumbaugh e Jacobson, pg 35, Capítulo 2 - Introdução a UML

    Texto copiado e colado do livro para elaboração da questão.


ID
27640
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2004
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Sobre os diagramas da UML 2.0 e as extensões que têm sido aplicadas à ela, são feitas as seguintes afirmativas.

I - Na modelagem de negócios são utilizados os seguintes diagramas da UML: de classes, de processos de negócio, de atividades e estados.
II - Extensões na UML referem-se à inclusões de elementos nos diagramas existentes que representem os objetivos de um processo, suas entradas e saídas, os eventos que direcionam o processo, os recursos consumidos e a ordem de execução de suas atividades.
III - A UML possibilita a implementação de extensões à linguagem através do uso de estereótipos.
IV - A descrição de regras de negócios na UML é feita de modo textual e, para implementar regras entre casos de uso podem ser utilizadas constraints, que podem ser expressas via OCL (Object Constraint Language).

Estão corretas apenas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • I - Na modelagem de negócios são utilizados os seguintes diagramas da UML: de classes, de processos de negócio, de atividades e estados.- Esta correto, porem, inexiste o "diagrama de processos de negocio" na UML. Todas as demais afirmacoes - II, II e IV estao corretas.
  • Sua interpretação está incorreta colega. Para REPRESENTAR objetivos de negócios utiliza-se sim digramas UML, porém o diagrama de classe representa a parte estrutural do sistema e não apresenta nenhum tipo de interação entre os objetos e atividades ou outras informações úteis para a representação dos objetivos de negócio.

    Abraços

  • para esta finalidade é possível utilizar o diagrama de atividades que é comportamental é quase um fluxograma... já o de classes não é utilizado pra este fim e é estrutural, não passa idéia de dinamicidade. O diagrama de processo de negocio inexiste na uml.

ID
27673
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2004
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Fazendo uma comparação entre os recursos disponíveis na UML 1.4 e UML 2.0, conclui-se que a UML 2.0:

Alternativas
Comentários
  • Diagrama Visão Geral da Interação: Mostra uma interação entre os diagramas de sequência e de atividades. Uma variação do diagrama de atividade que incorpora fragmentos de diagrama de sequência.

    Diagrama de Tempo ou diagrama de temporalidade:  Mostra a fusão dos diagramas de sequência e de estado, apresentando o estado dos objetos em relação ao tempo e as mensagens que modificam esse estado, usando para isso métrica de tempo (ex. de métrica de tempo: dia, minutos, segundos, etc.).  
  • Criei um grupo para quem quer ser aprovado em concursos rapidamente

    Aqui um ajuda o outro de graça e material de varios cursos bem selecionados

     

    Link do grupo (CopieCOLE) ---->  https://www.facebook.com/groups/ConcurseirosReciprocos/



ID
28408
Banca
CESGRANRIO
Órgão
DNPM
Ano
2006
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Na UML, a representação gráfica de uma classe contém as seguintes informações:

Alternativas
Comentários
  • Toda classe possui nome (um identificador para o método), Atributo (O conjunto de propriedades da classe), Métodos (o conjunto de funcionalidades da classe).
     

  • e-

    o diagrama de classe é um diagrama estrutural para demonstrar classes e seus relacionamentos graficamente. A classe é uma estrutura abstrata de um tipo geral de objeto, contendo por obrigacao nome, atributos e metodos.


ID
28462
Banca
CESGRANRIO
Órgão
DNPM
Ano
2006
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Em UML, qual símbolo é utilizado para atribuir visibilidade pública a determinado atributo?

Alternativas
Comentários
  • (-) privativo, nenhuma visibilidade externa;
    (+) público, visibilidade externa total;
    (#) protegido, visibilidade externa limitada.
  • Visibilidade Pública (+): o atributo ou método pode ser utilizado por qualquer objeto.

    Visibilidade Protegida (#): determina que além dos objetos da classe detentora do atributo ou método também os objetos de suas subclasses poderão ter acesso ao mesmo.

    Visibilidade Privada (-): somente os objetos da classe detentora do atributo ou método poderão enxergá-lo ou utilizá-lo.

    Visibilidade Pacote (~): o atributo ou método é visível por qualquer objeto dentro do pacote.

    Alternativa: D


ID
41677
Banca
FCC
Órgão
TRE-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

No diagrama de sequência da UML, cada objeto participante é representado por uma caixa e uma linha vertical denominada linha de

Alternativas
Comentários
  • Em um diagrama de seqüência, os seguintes elementos podem ser encontrados: * Linhas verticais representando o tempo de vida de um objeto (lifeline); * Estas linhas verticais são preenchidas por barras verticais que indicam exatamente quando um objeto passou a existir. Quando um objeto desaparece, existe um "X" na parte inferior da barra; * Linhas horizontais ou diagonais representando mensagens trocadas entre objetos. Estas linhas são acompanhadas de um rótulo que contém o nome da mensagem e, opcionalmente, os parâmetros da mesma. Observe que também podem existir mensagens enviadas para o mesmo objeto, representando uma iteração; * Uma condição é representada por uma mensagem cujo rótulo é envolvido por colchetes; * Mesagens de retorno são representadas por linhas horizontais tracejadas. Este tipo de mensagem não é freqüentemente representada nos diagramas, muitas vezes porque sua utilização leva a um grande número de setas no diagrama, atrapalhando o entendimento do mesmo. Este tipo de mensagem só deve ser mostrada quando forfundamental para a clareza do diagrama.

ID
41680
Banca
FCC
Órgão
TRE-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

No diagrama de classes da UML uma superclasse, com uma ou mais subclasses, representa um relacionamento do tipo

Alternativas
Comentários
  • a) Composição - relação entre classes do tipo parte-todo, por exemplo: um carro tem pneus e/ou pneus fazem parte do carro. Nesta relação as partes separadas não têm função utilidade.b) Agregação - relação entre classes do tipo está-contida ou é-uma-parte, por exemplo: um formulário de registro contém um formulário de matrícula e/ou um formulário de matrícula está contido em um formulário de registro. Na agregação existe uma relação de conteúdo, mas as partes existem separadamente.c) Generalização - relação entre classes semelhante a herança de OO, onde uma superclasse define uma hierarquia de subclasses que herdam comportamentos(atributos e métodos), por exemplo: Um elefante é um tipo de animal. Aqui existe uma definição de hieraquia de comportamentos comuns vindo da superclasse(animal) e subclasses(elefante, leão, cavalo)d) Associação - é uma relação de ligação entre classes, significando que elas "conhecem uma a outra", por exemplo: um cliente possui uma conta corrente. As associações podem ser do tipo: normal, recursiva, ternária, agregação, composição.e) Modularização - é uma forma de abordagem de desenvolvimento de software, a modularização tem mais a ver com coesão e acoplamento que com UML. Na modularização o software é desenvolvido por partes(módulos) que funcionam independentes um do outro(baixo acoplamento e alta coesão).
  • LETRA C

    Falou em Super Classe, falou em Generalização, mais conhecido como Herança


ID
51274
Banca
CESGRANRIO
Órgão
TJ-RO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Alguns ambientes de modelagem UML oferecem uma funcionalidade chamada descoberta ou identificação de dependências, que cria dependências explícitas entre pacotes com base nas dependências entre seus elementos, e podem também gerar diagramas de pacotes que facilitam a visualização das mesmas. Considerando que uma aplicação OO seja modelada em camadas, correspondentes a diferentes níveis de abstração, e que cada camada contenha um ou mais pacotes, são considerados(as) indesejáveis, por causarem problemas de acoplamento e manutenibilidade,

Alternativas
Comentários
  • Um pacote é uma construçao de agrupamento que permite agrupar os elemento da UML. Os diagramas de pacotes mostram os pacotes e suas dependências. Muitos autores dizem que não devem existir ciclos de dependências --> Princípio da Dependência Acíclica [Martin]. UML Essencial - Martin Fowler.
  • Entendo que dependência circular entre pacotes não é uma boa. Mas, não entendi pq a letra D está errada. Pra mim, ter pacotes sem dependência nenhuma seria muito ruim para a manutenção também

  • @Priscila

     

    Baixo acoplamento faz parte das boas práticas de desenvolvimento OO. Ausência de dependência estaria de acordo com ela.


ID
51331
Banca
CESGRANRIO
Órgão
TJ-RO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Um exemplo de diagrama previsto na UML é o Diagrama de

Alternativas
Comentários
  • No UML o objetivo do diagrama de atividades é mostrar o fluxo de atividades em um único processo. O diagrama mostra como um atividade depende uma da outra.

ID
56725
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Em engenharia de software, o processo de
desenvolvimento de software designa uma sequência de
atividades, agrupadas em fases e tarefas, executadas de forma
sistemática e uniformizada, realizadas por pessoas com
responsabilidades bem definidas e que, a partir de um conjunto
de entradas (inputs) produzem um conjunto de saídas (outputs).
Como objetivos, o processo de desenvolvimento de software deve
prover orientação sobre as sequências das atividades envolvidas,
especificar os modelos descritivos do sistema, gerenciar as tarefas
e definir métricas para os modelos e atividades.

R. A. Ramos. Treinamento em UML (com adaptações).

Quanto às fases e tarefas no processo de desenvolvimento de
software, julgue os itens de 64 a 67.

A fase de projeto define o que o software deve fazer, enquanto a fase de eliciação de requisitos define como o software deve atingir seus requisitos.

Alternativas
Comentários
  • Modelagem de negócio é que define o que o projeto deve fazer.
  • E elicitação é o levantamento dos requisitos.
  • Fase de eliciação de requisitos = análise de requisitos: Define o que o sistema deve fazer, focando apenas nas funções sem se preocupar como será implementado (tecnologia, linguagem, ambiente,...)

    Fase de projeto: Define como o sistema deve ser implementado para que melhor sejam executadas as funções que este deve fazer.

  • acredito que esteja invertido

ID
56731
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Em engenharia de software, o processo de
desenvolvimento de software designa uma sequência de
atividades, agrupadas em fases e tarefas, executadas de forma
sistemática e uniformizada, realizadas por pessoas com
responsabilidades bem definidas e que, a partir de um conjunto
de entradas (inputs) produzem um conjunto de saídas (outputs).
Como objetivos, o processo de desenvolvimento de software deve
prover orientação sobre as sequências das atividades envolvidas,
especificar os modelos descritivos do sistema, gerenciar as tarefas
e definir métricas para os modelos e atividades.

R. A. Ramos. Treinamento em UML (com adaptações).

Quanto às fases e tarefas no processo de desenvolvimento de
software, julgue os itens de 64 a 67.

A UMLT - Unified Modeling Language é um conjunto de especificações do OMG - Object Management Group. O conjunto completo da UML, em sua versão 2.0, está distribuída em três especificações: a Especificação de Intercâmbio de Diagramas, a Infraestrutura UML, e a Linguagem de Restrição de Objeto - OCL. A Especificação de Intercâmbio de Diagramas possibilita o compartilhamento de modelos entre diferentes ferramentas de modelagem. A infraestrutura define os conceitos fundamentais, sendo considerada um metamodelo, é utilizada para construir as demais especificações da UML. Por isto a infraestrutura UML é tipicamente utilizada pelo usuário final.

Alternativas
Comentários
  • A especificação de UML é composta por QUATRO documentos:Infra-estrutura de UMLSuperestrutura de UMLLinguagem para Restrições de Objetos (OCL)Intercâmbio de diagramas de UMLhttp://projetos.inf.ufsc.br/arquivos_projetos/projeto_721/artigo.tcc.pdf
  • É a superestrutura UML que é utilizada pelo usuário final.
  • A superestrutura UML é tipicamente utilizada pelo desenvolvedor e não pelo usuário final.

  • Conforme disponível em http://www.omg.org/spec/UML/2.0/:

    Beginning with UML 2.0, the UML Specification was split into two complementary specifications: Infrastructure and Superstructure. The UML infrastructure specification defines the foundational language constructs required for UML 2.0. It is complemented by UML Superstructure, which defines the user level constructs required for UML 2.0. The two complementary specifications constitute a complete specification for the UML 2 modeling language.

    Então não há menção à Especificação de Intercâmbio de Diagramas e nem a Linguagem de Restrição de Objeto - OCL


ID
70267
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Como extensão do vocabulário UML, a representação gráfica de um nome entre ângulos (<< >>), colocado acima do nome de outro elemento, representa

Alternativas
Comentários
  • Os estereótipos são um dos três mecanismos de extensibilidade da UML. Eles dão mais poder à UML, permitindo classificar elementos "com algo em comum". Por exemplo, ao modelar uma rede pode ser necessário ter símbolos para representar roteadores e hubs. Ao fazer isso você estará estereotipando um elemento, visto que todos os hubs terão o mesmo simbolo.Graficamente, um estereótipo é representado por um nome entre << >> (dois sinais de menor e dois sinas de maior). Esse símbolo geralmente vem após o elemento que esta sendo estereotipado. Por exemplo, em um diagrama de classes estereótipos podem ser utilizados para classificar o comportamento dos métodos, tais como <> e <>.
  • Só adicionando: Existem cerca de 50 estereótipos nativos em UML, dentre os quais:• become (indica uma dependência na qual um objeto se torna outro)• enumeration (especifica um tipo enumerado incluindo seus possíveis valores)• utility (uma classe na qual todos os valores e atributos pertencem à classe (e não às suas instâncias)
  • Este mecanismo é utilizado para estender o significado de um determinado elemento em um diagrama. A UML predefine diversos estereótipos. 
    Os estereótipos definidos pela própria equipe de desenvolvimento devem ser documentaods de tal forma que a sua semântica seja entendida sem ambiguidades por toda a equipe e que ele seja utilizado de forma consistente na modelagem de todo o sistema.
    Os estereótipos podem ser classificados em dois tipos: estereótipos gráficos e estereótipos de rótulo.
    Um estereótipo gráfico é representado por um ícone que lembre o significado do conceito ao qual ele está associado (Ator, por exemplo).
    Um estereotipo de rótulo é representado por um nome delimitado pelos símbolos << e >> e posicionado próximo ao simbolo.

    Bezerra, 3 ed. p. 42

ID
70270
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Considere os diagramas da UML 2:

I. Classe.

II. Sequência.

III. Atividade.

IV. Máquina de Estado.

V. Pacote.

Considere os tipos C = Comportamental e E = Estrutural. A correta associação dos diagramas I, II, III, IV e V com seus tipos é, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Diagramas Estruturais * Diagrama de classes * Diagrama de objetos * Diagrama de componentes * Diagrama de instalação * Diagrama de pacotes * Diagrama de estruturaDiagramas Comportamentais * Diagrama de Caso de Uso * Diagrama de transição de estados * Diagrama de atividadeDiagramas de Interação * Diagrama de sequência * Diagrama de Interatividade * Diagrama de colaboração ou comunicação * Diagrama de tempo
  • Uma maneira rápida de decorar quais são os diagramas estruturais que eu encontrei foi essa:

    C = classes

    O = objetos

    C = componentes

    I = implantação

    P = pacotes

    E = Estrutura composta

    "C O C I P E"

    Assim, vc guarda essa palavra e o que não for estrutural é comportamental.

  • Só lembrando que na UML 2.2 temos mais 1 diagrama estrutural, que é o diagrama de perfil.
  • A estrutura implanta componentes compostos por objetos classificados em pacotes.


ID
71860
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Em UML, é a fase na qual classes, tais como, interface do usuário e de periféricos, são adicionadas para prover uma infraestrutura técnica. Trata-se da fase de

Alternativas
Comentários
  • Não sabia que UML possuia "fases"... Meio estranho isso. Alguém poderia listar tais fases?
  • Encontrei:Fases do Desenvolvimento de um Sistema em UMLEstas fases são executadas concomitantemente de forma que problemas detectados numa certa fase modifiquem e melhorem as outras fases.1. Análise de Requisitos: captura as necessidades básicas funcionais e não-funcionais do sistema que deve ser desenvolvido2. Análise: modela o problema principal (classes, objetos) e cria um modelo ideal do sistema sem levar em conta requisitos técnicos do sistema.3. Design (Projeto): expande e adapta os modelos da análise para um ambiente técnico, onde as soluções técnicas são trabalhadas em detalhes4. Programação: consiste em codificar em linguagem de programação e banco de dados os modelos criados5. Testes : devem testar o sistema em diferentes níveis, verificando se o mesmo corresponde as expectativas do usuário, testes de unidade, de integração e de aceitação.
  • Na verdade a UML não possui fases e sim o processo de desenvolvimento de software baseado no RUP.
  • Somente confundiram o processo de desenvolvimento de sistemas com a linguagem de modelagem .... somente questões como essa desmoralizam qualquer concurso ....  somente rir para não chorar.
  • Visâo de Projeto(ou Lógica):
    -Envolve os Stakeholders;
    - Descreve requisitos comportamentais e a decomposição do sistema em conjunto de abstrações;
    - Classes e objetos são os principais elementos nesta visão;
    - Diagrama de classes, sequência e colaboração mostram os relacionamentos entre esses elementos;


ID
72109
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Estereótipos podem ser utilizados para categorizar classes durante a fase de análise em um projeto de desenvolvimento de sistemas orientados a objetos e utilizando-se a notação UML (Unified Modeling Language). No RUP (Rational Unified Process), por exemplo, podem-se confeccionar modelos utilizando-se os seguintes estereótipos:

I - limite (boundary);
II - entidade (entity);
III - controle (control).

Na UML, essas classes podem ser representadas de forma visual, respectivamente, pelos símbolos

Alternativas
Comentários
  • Segundo o livro O Processo unificad explicado - Kendall Scoot. A resposta certa é a alternativa C .
    Ou seja o primeiro circulo é: limite (boundary);
    O segundo: entidade (entity);
    E o último o controle (control).
    Exemplo correto : http://www.uidesign.net/2000/opinion/rup/BCEexample.gif
  • Olhei agora no gabarito da prova (questão 49), LETRA C correta!
  • INDUBTAVELMENTE LETRAA C PESSOAL DO QC!!
  • POxa nao querer ajudar blzMas já atrapalhar é palhaçada heinNao eh C nada isso
  • Ok, pessoal!

    Gabarito corrigido.

    Correto: letra "C".

    Bons estudos!

  • Pessoal,
    o padrão Entity-Control-Boundary (ECB) é uma variação do padrão MVC. Sua notação segue abaixo:

    Fonte: http://www.cs.sjsu.edu/~pearce/modules/patterns/enterprise/ecb/ecb.htm
    B
    ons estudos!

ID
76921
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BACEN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Duas classes estabelecem uma relação todo/parte entre si, em que a parte pode existir sem o todo. Que símbolo deve ser utilizado em um diagrama de classes UML para expressar esse tipo de relacionamento?

Alternativas
Comentários
  • "em que a parte pode existir sem o todo"isso caracteriza a AGREGAÇÃO (losango aberto).
  • Letra A isso caracteriza a Agregação em que a parte pode existir sem o todo.Na Composição a parte não existe sem o todo.
  • Losango fechado significa COMPOSIÇÃO, neste caso, se o TODO for destruído a PARTE também será.Losango aberto significa AGREGAÇÃO, neste caso, se o TODO for destruído não significa que a PARTE será.
  • Agregação:

         O objeto que contém a referência a outros objetos PODE EXISTIR independentemente da existência dos objetos referenciados.

    Vamos a um exemplo:

    Temos o objeto Carro que por sua vez faz referência ao objeto Rodas, porém o objeto "Carro" pode existir mesmo que vc destrua "Rodas", ou seja "faz sentido a existência do carro mesmo sem seus pneus".

    Notação UML da agregação:

    Composição:
         O objeto que contém a referência a outros objetos NÃO FAZ SENTIDO EM EXISTIR sem a existência dos objetos referenciados.

    Vamos a um exemplo:

    Temos o objeto Pedido que por sua vez faz referência ao objeto Itens, portanto o objeto "Itens" não faz sentido sem o objeto "Pedido". Qual o principal "conteúdo" do pedido ? São seus itens certo ?

    Notação UML da composição:

  • O símbolo agregação - tipo de associação ( é parte de , todo/parte) onde o objeto parte é um atributo do todo ; onde os objetos partes somente são criados se o todo ao qual estão agregados seja criado. Pedidos é composto por itens de pedidos.

  • a-

    agregacao - losangulo branco- as classes constituentes podem existir sem a classe principal. ex.: pessoa - instituicao

    composicao - losangulo preto- nao podem exitir sem classe principal ex: cozinha - casa


ID
78433
Banca
FCC
Órgão
TRT - 18ª Região (GO)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

No contexto da máquina de estados (UML 2.0), uma ocorrência de um estímulo capaz de ativar a transição de um estado é

Alternativas
Comentários
  • "Uma transição possui um evento associado. Um evento é algo que acontece em algum ponto no tempo e que pode modificar o estado de um objeto." [Bezerra, Eduardo. Princípios de Análise e Projeto de Sistemas cm UML, 2ª Ed., pag 290]

ID
78436
Banca
FCC
Órgão
TRT - 18ª Região (GO)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Na UML 2.0, é um tipo de diagrama de interação o Diagrama de

Alternativas
Comentários
  • -Diagramas da UML 2.0 #Diagramas EstruturaisDiagrama de classesDiagrama de objetosDiagrama de componentesDiagrama de instalaçãoDiagrama de pacotesDiagrama de estrutura#Diagramas ComportamentaisDiagrama de Caso de UsoDiagrama de transição de estadosDiagrama de atividade#Diagramas de InteraçãoDiagrama de sequênciaDiagrama de InteratividadeDiagrama de colaboração ou comunicaçãoDiagrama de tempo
  • Cuidado colega,

    seu comentário não está completo:

    Diagramas de sequência e estados também são diagramas comportamentais, visto que o diagrama de sequência trata das comunicações entre os objetos para realizar um determinado processo e o digrama de estado mostra o comportamento do sistema em um determinado momento (foto do sistema). Neste ultimo caso, são identificados os possíveis estados dos objetos e as possíveis transições de estados.

    Abraços

  • Diagramas que compõe o Diagrama de Interação: Diagrama de sequência, Diagrama de Comunicação, Diagrama Interação Geral e Diagrama de Tempo

  • Dica para decorar os diagramas de Interação: ComI SeTe (Comunicação, Interação, Sequência e Tempo)


ID
79222
Banca
FCC
Órgão
TRT - 18ª Região (GO)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Em um diagrama de classes, considere que Seguridade e Imóveis herdam características de Ativos. A classe ItemSuportado é super-classe de Imóveis mas não de Ativos. Nesse cenário, o relacionamento geral em que se envolve Imóveis caracteriza-se por

Alternativas
Comentários
  • herança múltipla, devido Imóveis herda característica tanto de Ativos (classe pai) como também herda da super-classe ou classe pai ItemSuportado
  • Se Imoveis herda tanto de Ativos como ItemSuportado, houve herança multipla

  • Apesar de Java não suportar herança múltipla algumas linguagem como a C++ a suportam e é representada na UML.


ID
79228
Banca
FCC
Órgão
TRT - 18ª Região (GO)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Se em algum ponto de um Caso de Uso houver a necessidade de inserir incondicionalmente um cenário contido em outro Caso, deve-se usar o relacionamento de dependência estereotipado como

Alternativas
Comentários
  • Utiliza-se  <<EXTENDS>> apenas sob certas condições.

    Por exemplo:

    http://content.screencast.com/users/sabiotriste/folders/UML/media/b52dec7a-83cb-41ba-b93f-dc9c4e36a4b2/uml_1.PNG

    Caso a pessoa precise encerrar uma conta, se ela estiver com o saldo negativo, deve depositar um montante para zerar a conta, então <<extend>> Depósito.

    Caso ele tenha um saldo positivo, então <<extend>> Saque.
  • INcondicional = INclude;
    condicional = extend


ID
79231
Banca
FCC
Órgão
TRT - 18ª Região (GO)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Atividade, Caso de Uso e Componente são diagramas da UML 2.0 classificados, respectivamente, no âmbito

Alternativas
Comentários
  • Diagramas EstruturaisDiagrama de classes,de objetos, componentes, de instalação, de pacotes,de estrutura.
    Diagramas ComportamentaisDiagrama de Caso de Uso, de transição de estados, de atividade e os diagramas de interação.
  • Diagramas estruturais (visão estática): Classe - Estrutura composta - Componente - Objeto - Implantação - ArtefatosDiagramas comportamentais (visão dinâmica)Caso de Uso - Atividade - Sequencia - Estado - Comunicação
  • Uma maneira rápida de decorar quais são os diagramas estruturais que eu encontrei foi essa:

    C = classes

    O = objetos

    C = componentes

    I = implantação

    P = pacotes

    E = Estrutura composta

    "C O C I P E"

    Assim, vc guarda essa palavra e o que não for estrutural é comportamental.

  • c-

    DIAGRAMAS ESTRUTURAIS


    De Classe: fundamental e mais utilizado e apoia outros diagramas. O Diagrama de Classe mostra classes com atributos e métodos e os relacionamentos


    De Objeto: O relacionado com o de classes e é um complemento dele. visão dos valores em um momento da execução

     

    De Componentes: associado à linguagem de programação e organiza componentes do software e seus relacionamentos.


    De Implantação: hardware e características físicas


    De Pacotes: subsistemas de forma a determinar partes que o compõem.


    De Estrutura: estrutura interna de um classificador.


ID
79234
Banca
FCC
Órgão
TRT - 18ª Região (GO)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Na notação original da UML 2.0, os símbolos + (mais) e # (jogo da velha), antecedendo as operações de uma classe, caracterizam tais operações, respectivamente, como

Alternativas
Comentários
  • (+) Pública(-) Privada(#) Protegida(~) Pacote

ID
104755
Banca
FCC
Órgão
TCM-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Considere o caso de uso Movimentar Estoque. Se o estoque necessitar de reposição porque atingiu o limite mínimo desejável, outro caso de uso é envolvido para emitir ordem de compra. Essa situação indica o uso de

Alternativas
Comentários
  • Essa questão está classificada erroneamente, ela é da disciplina de tecnologia da informação. Não cai a disciplina de Administração de Recursos Materiais para essa prova do TCM-PA - Técnico em Informática.

  • Acredito que classificaram a questão erroneamento só porque viram as palavras 'Movimentar Estoque'. Já notifiquei o site!

  • Só se for...

    Nunca ouvi falar!

  • Relacionamento entre casos de Uso:

    1) Include: Quando o caso de uso A “inclui” o caso de uso B, significa que sempre que o caso de uso A for executado o caso de uso B também será executado.

    2) Extend: Quando o caso de uso B estende o caso de uso A, significa que quando o caso de uso A for executado o caso de uso B poderá (poderá – talvez não seja) ser executado também.

    Resposta: Letra D.

  • 1) Include: Quando o caso de uso A “inclui” o caso de uso B, significa que sempre que o caso de uso A for executado o caso de uso B também será executado.

    2) Extend: Quando o caso de uso B estende o caso de uso A, significa que quando o caso de uso A for executado o caso de uso B poderá (poderá – talvez não seja) ser executado também.

     

    Se o estoque necessitar de reposição porque atingiu o limite mínimo desejável.

    Esse SE é uma possibilidade, ou seja, o estoque poderá ou não de reposição.


ID
104758
Banca
FCC
Órgão
TCM-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

De acordo com a OMG, especifica a coordenação de execuções de comportamentos usando um modelo de fluxo de controle e de dados. Modela o comportamento do sistema denotando os caminhos lógicos que um processo pode seguir. Compõe a visão dinâmica da UML o diagrama de

Alternativas
Comentários
  • Aqui a palavra chave é FLUXO. O diagrama de atividades é como o bom e velho fluxograma.
  • b-

    O diagrama de atividades [e um fluxograma, alem de ser uma representacai dinamica do sistema funcioanando


ID
104761
Banca
FCC
Órgão
TCM-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Na UML, a linha de vida (lifeline) é parte integrante do diagrama de

Alternativas
Comentários
  • Resposta : letra B

    Diagrama de sequência (ou Diagrama de Sequência de Mensagens) é um diagrama usado em UML (Unified Modeling Language), representando a sequência de processos (mais especificamente, de mensagens passadas entre objetos) num programa de computador. Como um projeto pode ter uma grande quantidade de métodos em classes diferentes, pode ser difícil determinar a sequência global do comportamento. O diagrama de sequência representa essa informação de uma forma simples e lógica.
    • Atores: São entidades externas que interagem com o sistema e que solicitam

    serviços, gerando dessa forma eventos que iniciam processos.

    • Objetos: Representam as instâncias das classes representadas no processo. Os objetos são ilustrados como retângulos. Eles compõem a dimensão horizontal (→).
    • Gate: Indica um ponto em que a mensagem pode ser transmitida para dentro ou para fora do fragmento de interação.
    • Fragmento: Fragmentos de interação como: Alt (Alternativa), Opt (Opcional), Break (Parar), Loop (Repetição) e outras.
    • Linha de vida: As linhas de vida compõem a dimensão vertical (tempo). A dimensão vertical é a sequência onde a vida do objeto durante a interação representada.
  • mas tem linha da vida tbm no diagrama de tempo

     

    olha esta questao

     

    Descreve o comportamento de classificadores individuais e de interações de classificadores, concentrando a atenção no momento de ocorrência de eventos que causam mudanças nas condições modeladas das linhas de vida. Trata-se do diagrama de
     a) implantação.
     b) máquina de estado.
     c) evento
     d) sequência.
     e) tempo.

  • b-

    Principais itens do diagrama de sequencia? linhas vitais, atores, objetos.


ID
104770
Banca
FCC
Órgão
TCM-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O antigo diagrama de colaboração é adotado na UML 2.0 como diagrama de

Alternativas
Comentários
  • Nomes que mudam: comunicacao -> colaboracaoImplantacao -> implementacao -> instalacao
  • e-

    Ambos os diagramas de colaboração (comunicação) e sequencia mostra as mensagens entre objetos. Mas o de comunicação nao considera a dimensao temporal

  • Um Diagrama de comunicação (era conhecido como Diagrama de Colaboração até a versão 1.5 da UML) é definido pelo UML (Unified Modeling Language). O Diagrama de Comunicação dá ênfase à ordenação estrutural em que as mensagens são trocadas entre os objetos de um sistema.


ID
105550
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Em relação a orientação a objetos, o método de desenvolvimento de um sistema em UML é dividido em análise de requisitos, análise, design (projeto), implementação, e testes. Nesse contexto, considere:

I. A análise de requisitos preocupa-se em capturar unicamente as necessidades básicas funcionais do sistema que deve ser desenvolvido.

II. A análise modela o problema principal, ou seja, as classes e objetos, e cria um modelo ideal do sistema levando em conta os requisitos técnicos do sistema.

III. O design expande e adapta os modelos da análise para um ambiente técnico, onde as soluções técnicas são trabalhadas em detalhes.

IV. A implementação consiste em codificar em linguagem de programação e banco de dados os modelos criados.

É correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • creio que o erro está aqui:II. A análise modela o problema principal através dos casos de uso e, POSTERIORMENTE, OU SEJA, NA FASE IMEDIATAMENTE POSTERIOR, CRIA as classes e objetos ( QUE A QUESTÃO CITA COMO "cria um modelo ideal do sistema levando em conta os requisitos técnicos do sistema"Meu entendimento é que o erro da questão afirma que o problema principal é analisado através das classes e objetos. Isto não é verdade em orientação a objetos, pois os problemas principais são levantados, num primeiro momento, através de diagramas de caso de uso e, num momento posterior, as classes e os objetos são derivados dos requisitos, formando os diagramas de classes, de objetos, de sequencia, etc.
  • A análise modela o problemaO design desenha a soluçãoClasse, objetos e requisitos técnicos, no meu entendimento, fazem parte do desenho da solução e não da análise do problema.
  • Talvez o problema da II seja "o problema principal", pois a análise modela todos os problemas a serem implementados, não exclusivamente o principal.
  • Para mim a única coisa errada na II é que a análise não leva em conta os requisitos técnicos do sistema.

    A análise modela sim o problema principal, utilzando classes e objetos, através de seus respectivos diagramas e outros criando um modelo ideial do sistema porém não levando em conta os pormenores que serão tratados na próxima fase.
  • Correção da alternativa II.

    II - A análise modela o problema principal, ou seja, as classes e objetos, e cria um modelo ideal do sistema sem levar em conta os requisitos técnicos do sistema.

    Fonte:www.etelg.com.br/paginaete/downloads/.../apostila_uml.pdf

  • análise responde "o que" deve ser feito, se agarre em tudo que puder para fazer isso, só nunca responda "como" deve ser feito nesta fase. acredito que o erro esteja no "modelo ideal", pois análise leva em conta a realidade e não o mundo ideal. bueno, talvez um pouco ideal..

    ...What Is Object-Oriented Analysis and Design?
     
    During object-oriented analysis, there is an emphasis on finding and describ-
    ing the objects—or concepts—in the problem domain. For example, in the case
    of the library information system, some of the concepts include Book, Library,
    and Patron.
    During object-oriented design, there is an emphasis on defining software
    objects and how they collaborate to fulfill the requirements. For example, in the
    library system, a Book software object may have a title attribute and a
    getChap-ter method (see Figure 1.2).
    Finally, during implementation or object-oriented programming, design objects
    are implemented, such as a Book class in Java.

    *copia e cola no google para encontrar a referência do texto em inglês.

ID
106075
Banca
FCC
Órgão
PGE-RJ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

No âmbito da UML, é o mais importante detalhe que pode ser especificado para atributos e operações de um classificador e cuja especificidade, que pode ser de quatro níveis diferentes (ex. pacote), é utilizável por outros. Trata-se de

Alternativas
Comentários
  • Public +Protected #No modifierPrivate -
  • Trata-se da visibilidade, que pode assumir na UML:

    [ + ] Publico
    [ -  ] Privado
    [ # ] Protegido ( "#" Não parece uma cadeia? )
    [ ~ ] Pacote

  • Não seriam os modificadores de acesso do encapsulamento?


ID
106087
Banca
FCC
Órgão
PGE-RJ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Considere:

I. Ampliação de vocabulário que permite a criação de novos tipos de blocos de construção derivados dos já existentes, mas específicos a determinados problemas.

II. Extensão das propriedades dos blocos de construção que permite a criação de novas informações na especificação de um elemento.

No âmbito da UML, os conceitos I e II definem, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Esteriótipo: extensão do vocabulário da UML, permite a criação de novos tipos de blocos de construção semelhantes aos existentes, representado graficamente com um nome entre ângulos.

    Valor atribuído: extensão da propriedade de um elemento da UML, representado graficamente como uma seqüência de caracteres entre chaves.

    Restrição: extensão da semântica de um elemento da UML, representada como uma seqüência de caracteres entre chaves
  • Fonte: UML, guia do usuário, segunda edição, página 33.

    O modelo conceitual da UML é dividido em:
    1. Blocos de Contrução
    2. Regras
    3. Mecanismos Básicos:
    • Especificações
    • Adornos
    • Divisões comuns
    • Mecanismos de Extensibilidade:
      1. Estereótipos: novos blocos de construção a partir dos já existentes
      2. Valores Atribuídos: estende as propriedades dos blocos
      3. Restrições:acrescenta novas regras ou modifica as já existentes(amplia a semântica)

ID
106090
Banca
FCC
Órgão
PGE-RJ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Na UML 2.0, a configuração de nós de processamento em tempo de execução e os artefatos que neles existem são representados graficamente por intermédio do diagrama de

Alternativas
Comentários
  • O diagrama de instalação mostra o layout físico de um sistema, revelando quais parte do software serão executadas em quais partes do hardware.
    Os itens principais do diagrama são nos conectados dos caminhos de comunicação. Um nó é algo que pode conter algum software.
  • c-

    Palavras-chave do diagrama de deployment: nodes (nos), associações (conexao entre nodes) e artefatos. Modelam a topologia do ambiente e têm nós e associações (relacionamentos de comunicação).

  • Diagrama de Implantação (Instalação) - Mostra a configuração dos nós de processamento em tempo de execução e os artefatos que neles existem. Muito utilizado para mostrar a distribuição física de onde seu sistema está sendo executado. Útil para mostrar o layout físico de um sistema, revelando quais partes do software são executadas em quais partes do hardware.

     

    Fonte: Booch


ID
106099
Banca
FCC
Órgão
PGE-RJ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Na UML, uma porta

Alternativas
Comentários
  • Diagrama de estrutura composta: utilizado para modelar colaborações entre interfaces, objetos ou classes.

    Pode ser usado para descrever:
    - Estrutura de partes interconectadas
    - Estrutura de instâncias interconectadas

    Parte: representa o conjunto de uma ou mais instâncias contidas em outro elemento.

    Porta: ponto de interação entre os elementos.

  • UML User Manual (2nd Edition):

    A port is an explicit window into an encapsulated component. In an encapsulated component, all of the interactions into and out of the component pass through ports. The externally visible behavior of the component is the sum of its ports, no more and no less. In addition, a port has identity.

  • "Uma porta é uma janela específica em um componente encapsulado que aceita mensagens para e do componente que se adapta às interfaces especificadas"


    UML - Guia do Usuário - 2ª Edition (Booch, Rumbaugh, Jacobson), pág. 213.


  • c-

    Porta em UML é uma caracteristica estrutural para um tipo de objetivo especifico, geralmente servindo como ponto de comunicação entre ambientes para acesso aos classificadores internos. Basicamente é a especificação de ponto de interação entre classificadores de componentes 


ID
110473
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Em UML, ele é uma variação do diagrama de classes e utiliza quase a mesma notação, exceto que os objetos são escritos com seus nomes sublinhados e todas as instâncias num relacionamento são mostradas. Trata-se do diagrama de

Alternativas
Comentários
  • O diagrama de objetos é uma variação do diagrama de classes e utiliza quase a mesma
    notação. A diferença é que o diagrama de objetos mostra os objetos que foram instanciados
    das classes. O diagrama de objetos é como se fosse o perfil do sistema em um certo momento
    de sua execução. A mesma notação do diagrama de classes é utilizada com 2 exceções: os
    objetos são escritos com seus nomes sublinhados e todas as instâncias num relacionamento
    são mostradas. Os diagramas de objetos não são tão importantes como os diagramas de
    classes, mas eles são muito úteis para exemplificar diagramas complexos de classes ajudando
    muito em sua compreensão. Diagramas de objetos também são usados como parte dos
    diagramas de colaboração, onde a colaboração dinâmica entre os objetos do sistema são
    mostrados.
  • Diagrama de objeto é uma instância do diagrama de classe
  • ficar atento à palavra instância


ID
118642
Banca
FCC
Órgão
TRT - 20ª REGIÃO (SE)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Na UML, o diagrama que serve para organizar o comportamento do sistema é o diagrama de

Alternativas
Comentários
  • Achei esse pergunta mal formulada, pois o diagrama de sequencia e estados tbm podem mostrar caracteristicas comportamentais do sistema.
  • De acordo com o manual da UML 4º edição, dos criadores da linguagem a características do diagrama de caso de uso é "Organizar os comportamentos do sistema" enquanto que o diagrama de sequência é para "expor a ordem temporal das mensagens" e o de estados "enfatizar o estado de mudança de um sistema orientado por eventos" os diagramas de classe e objetos não são diagramas comportamentais e sim estruturais
  • Sequencia: comportamento do objeto em relação a outro.

    Estado: comportamento do objeto em um dado momento da execução do sistema.

    Casos de Uso: comportamento geral do sistema para o usuário final.


ID
118645
Banca
FCC
Órgão
TRT - 20ª REGIÃO (SE)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

São os meios utilizados para a visualização dos blocos de construção da UML e representam graficamente um conjunto de elementos, além de permitir a visualização do sistema sob diferentes perspectivas. Essa é a definição de:

Alternativas
Comentários
  • São blocos de construção da UML:

    Itens

    Relacionamentos

    Diagramas

    Dessa forma, a questão descreve os diagramas.


ID
118819
Banca
FCC
Órgão
TRT - 20ª REGIÃO (SE)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Na UML,

Alternativas
Comentários
  • Minhas considerações.

    • a) As atividades descritas são, essencialmente, pertencentes à análise de projeto, e não de requisito. (falsa)
    • b) As classes enumeradas na questão são classes gerais de sistemas, e não próprias do domínio do problema. (falsa)
    • c) Diagramas de casos de uso são usados, principalmente, durante levantamento de requisitos. (correta)
    • d) A fase em questão se refere à anlálise de requisitos, e não de projeto. (falsa)
    • e) Não existe ator interno. (falsa)

     

  • Pra mim, todas as afirmativas estão falsas.

    Na letra c, os atores não exercem papel fundamental sobre o que deverá existir no software.
    Os atores são pessoas, hardware ou software que irão interagir com o sistema que será desenvolvido.
    No meu ponto de vista, os requisitos ou casos de uso irão exercer papel fundamental sobre o que deverá existir no sistema.
  • Quando o termo entidades é utilizado ele pode referenciar qualquer entidade externa, usuários do sistema, fornecedores ao sistema, sistemas externos, e qualquer ENTIDADE que interaja com o sistema. 

  • Análise de requisitos

    O levantamento de requisitos deve ser a primeira etapa a ser desenvolvida, uma vez que reunirá os subsídios necessários para as etapas seguintes. Na análise de requisitos se verificam quais são os problemas e desejos do usuário com relação ao software que será desenvolvido. À medida que o levantamento de requisitos é realizado, pode-se fazer uma modelagem das atividades encontradas, empregando-se para isso o diagrama usecase.


    Análise sistêmica

    Durante a análise sistêmica será feito um estudo de todos os dados e processos verificados na fase anterior (levantamento de requisitos), de maneira que se façam abstrações para identificação de classes, seus atributos e métodos. As classes deverão ser apresentadas em um modelo de maneira que se visualize a estrutura e a forma em que elas deverão interoperar, para tanto, poderá ser empregado o diagrama de classes. Na análise sistêmica só serão modeladas classes que pertençam ao domínio principal do problema, ou seja, classes técnicas que gerenciem banco de dados, interface, comunicação, concorrência e outros que não estarão presentes nesse diagrama.


    Projeto

    Nesta etapa extrapola-se o domínio principal do problema do software. Outras classes podem ser adicionadas ao modelo existente para propiciar uma infraestrutura tecnológica, como a interface do usuário e dos periféricos, o gerenciamento de banco de dados, a comunicação com outros sistemas etc. Trata-se de um aprimoramento da etapa anterior, cujo resultado será um detalhamento das especificações para que seja possível a programação do software.


    Implementação

    [...]


    Testes e implantação

    [...]


    Fonte: http://www.noginfo.com.br/arquivos/LM_T_Parte_02.pdf

  • c)

    use cases são parte dos diagramas comportamentais em UML. Os diagramas comportamentais mostram como o processo reage às ou se altera com as mudanças do tempo. Além do use case diagrams temos diagramas de maquinas & diagramas de atividades.


ID
119245
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Sobre a UML e seus diagramas, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A) INCORRETA - É o Diagrama de Classes que mostra as classes e seus relacionamentos. O Diagrama de Distribuição ou Diagrama de Execução ou ainda, Diagrama de Instalação (do inglês Deployment Diagram) descreve os componentes de hardware e software do sistema e a interação entre eles.

    B) INCORRETA - Pode-se incluir diagramas de outras metodologias, linguagens, caso seja necessário.

    C) INCORRETA - O RUP, que é um processo de engenharia de software, foi elaborado baseando-se na notação UML. Podem trabalhar juntos, por assim dizer.

    D) INCORRETA - O Diagrama de Fluxo de Dados não faz parte, necessariamente, da UML, mas, pode ser usado sem problemas. Porém, visto que é expressado na alternativa que ele faz parte, então, ela torna-se errada.

    E) CORRETA
  • Apesar de concordar que a letra E é a correta, achei que a expressão "técnica da UML" deixou um pouco confuso.
  • Importante lembrar que não são apenas pessoas que interagem com o sistema.


ID
119248
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Os diagramas de atividade da UML são uma técnica para descrever lógica de procedimento, processo de negócio e fluxo de trabalho. Sobre tais diagramas, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A) CORRETAB) INCORRETA - Os fluxogramas representam normalmente processos sequenciais, enquanto que os diagramas de atividades podem trabalhar com processos paralelos.C) INCORRETA - Suportam sim comportamente paralelo.D) INCORRETA - Nós, ou nodes, estão mais relacionados ao Diagrama de Execução (ou Distribuição ou Instalação).E) INCORRETA - Ação é um processamento atômico, portanto, uma parte de um todo. Atividade é um processamento não atômico, composto de uma ou mais ações. Assim, a definição está invertida nessa alternativa.
  • Uma atividade é modelada como uma sequência estruturada de ações, controladas potencialmente por nós de decisão e sincronismo. Em
    seu aspecto mais simples, um diagrama de atividades pode ser confundido com um fluxograma. Entretanto, ao contrário de fluxogramas, os diagramas de atividades UML suportam diversos outros recursos, tais como as partições e os nós do tipo fork e merge, além da definição de regiões de
    interrupção, que permitem uma modelagem bem mais rica do que simplesmente um fluxograma.
  • a-

    ações em UML sao metodos das classes, geralmente chamadas de operações. Em diagramas dinamicos, ações sao unidades de atividade, componentes para definição de comportamento


ID
120679
Banca
FCC
Órgão
SERGAS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A UML é

Alternativas
Comentários
  • resposta: letra C
    Minha duvida é: UML usada para construir artefatos ?
  • Sim, a UML é utilizada para construir artefatos: diagrama de casos de uso, de sequência, de pacotes....

    Cada um é um artefato.
  • Negativo. Artefato é outra coisa completamente diferente.

    Artefato é utilizado no Diagrama de Implantação.
  • UML, Guia do Usuário, segunda edição, prefácio:
    • A UML, Linguagem Unificada de Modelagem, é uma linguagem gráfica para visualização, especificação, construção e documentação de artefatos de sistemas complexos de software.
  • Todo "entregável", ou seja, todo elemento onde há emprego de técnica, pode ser considerado um artefato: um diagrama, um software (ou parte deste), um aparelho celular, uma carteira de identidade, um carro etc.

    Quanto a C, sem problemas... Agora, só não vejo razão para a alternativa d estar errada. Se a UML não implementa os conceitos e propriedades da orientação a objetos, para quê ela serve?

  • @Maurício Bastos: talvez o erro seja na palavra "implementar" isolada, dando ideia de codificação?

  • c)uma linguagem visual para especificar, construir e documentar artefatos no desenvolvimento de sistemas orientados a objetos.

    conceito universao de UML (universal modelling language)- linguagem de modelagem para especificar, visualizar, construir & documentar um sistema. É a linguagem que o desenvolvedor usa para todas as fases do sistema e qualquer parte dele.

  • a) UML não é um método, é uma linguagem.

    b)UML não é um processo.

    c) Ok. "Pela definição de seu nome, vemos que a UML é uma linguagem que define uma série de artefatos que nos ajuda na tarefa de modelar e documentar os sistemas orientados a objetos que desenvolvemos." (http://www.devmedia.com.br/o-que-e-uml-e-diagramas-de-caso-de-uso-introducao-pratica-a-uml/23408)

    d) Implementação se faz com Java, C++...

    e) UML não é um método.

     


ID
120685
Banca
FCC
Órgão
SERGAS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Em UML, são diagramas feitos para facilitar a comunicação com os futuros usuários do sistema, e com o cliente, sendo especialmente úteis para determinar os recursos necessários que o sistema deve ter, mas não são adequados para representar o desenho e não podem descrever os mecanismos internos de um sistema. São diagramas de

Alternativas
Comentários
  • Sobre UML:a) O Diagrama de Sequencia expressa a colaboração entre classes para realizar determinadas tarefas. Somente o pessoal da área de programação teria este entendimento. É muito técnico para tratar com usuário final, logo ERRADO.b) O Diagrama de Colaboração é um complemento do Diagrama de Sequência. Diferencia-se deste por possuir uma estrutura menos rigida e estar preocupado apenas em como as classes estão sendo tratados entre si. É fácil observar este tipo de Diagrama quando se deseja entender as relações entre as diversas classes de Framework para realização de uma tarefa. Neste caso a preocupação está no contexto e não numa sequência TEMPORAL de troca de mensagens. Logo ERRADO.c) Não há este diagrama na UML. Logo ERRADO.d) O caso de uso expressa os cenários em que os usuários estarão envolvidos com a utilização do sistema, dele pode-se entender quais os requisitos estão envolvidos, logo pode-se extrair quais são as necessidades de recursos para um sistema. Não podem representar o desenho do sistema, pois faltaria, por exemplo explicar como o sistema deveria ser estruturado, dessa forma, muito menos pode descrever mecanismos internos de um sistema. Logo CORRETOe) Este representa os passos que devem ser dados um sistema, uma operação ou mesmo uma tarefa de implantação para que consiga-se realizar uma determinada atividade. Podem até ser tratados e apresentados usuários e clientes, pois possuem fácil entendimento, mas não determinam recursos necessários do sistema, muito menos representa o desenho do software ou qualquer mecanismo interno do mesmo. Logo ERRADO.
  • d-

     A questao descreve diagramas de caso de uso, os quais devem ser mantidos simples para comunicação com usuarios, sendo tb usado para elicitar requisitos.


ID
121132
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Na UML 2.0, o Diagrama de Comunicação e o de Sequência são dois tipos de diagrama de

Alternativas
Comentários
  • Resposta : letra C
    Diagramas de Interação
      . Diagrama de Sequência
      . Diagrama de Interatividade
      . Diagrama de colaboração ou comunicação
      . Diagrama de Tempo
  • Os diagamas de interação modelam interações entre os elementos do sistema e são usados para modelar aspectos sobre a dinâmica do sistema. Em geral a interação é iniciada por um ator e envolve instâncias(objetos) das classes. Os diagramas de interação capturam a semântica do fluxo de eventos do caso de uso e, por isso, auxiliam a identificar classes, responsabilidades e relacionamentos.

    https://pt.slideshare.net/alvarofpinheiro/alvarofpinheirouml

  • c-

    Diagarmas de intere;'ao mostram o fluxo de mensagens e processos do sistema, os diagramas estruturais sao estaticos por mostrarem somente o esbo;o do sistema sem movimenta;'ao do fluxo. Diagramas de Interacao? sequencia,  comunicacao,interatividade, tempo


ID
121135
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Classificando-se os diagramas da UML 2.0 em Estruturais (E) e Comportamentais (C), Deployment, Package, Activity e Use Case são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • UML 2.0Estruturais: pacotes, instalação ou implantação, classes, componentes, estrutura composta, objetos e profile diagram(uml 2.2)Comportamentais: máquina de estados, sequência , atividades, tempo, casos de uso, comunicação e interação geral
  • Uma maneira rápida de decorar quais são os diagramas estruturais que eu encontrei foi essa:

    C = classes

    O = objetos

    C = componentes

    I = implantação

    P = pacotes

    E = Estrutura composta

    "C O C I P E"

    Assim, vc guarda essa palavra e o que não for estrutural é comportamental.

  • Diagramas de Deployment

    A linguagem UML prevê os assim chamados diagramas de deployment para representar uma estrutura física (normalmente de hardware), onde um conjunto de artefatos de software são instalados para compor uma configuração de um sistema. 

    fonte: https://www.dca.fee.unicamp.br/~gudwin/ftp/ea976/CompDepl.pdf

    Letra D.


ID
121141
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Um relacionamento estendido entre dois casos de uso é um relacionamento de

Alternativas
Comentários
  • Os relacionamentos ligam as classes/objetos entre si criando relações lógicas entre estas
    entidades. Os relacionamentos podem ser dos seguintes tipos:
    · Associação: É uma conexão entre classes, e também significa que é uma conexão
    entre objetos daquelas classes. Em UML, uma associação é definida com um
    relacionamento que descreve uma série de ligações, onde a ligação é definida como a
    semântica entre as duplas de objetos ligados.
    · Generalização: É um relacionamento de um elemento mais geral e outro mais
    específico. O elemento mais específico pode conter apenas informações adicionais.
    Uma instância (um objeto é uma instância de uma classe) do elemento mais específico
    pode ser usada onde o elemento mais geral seja permitido.
    · Dependência e Refinamentos: Dependência é um relacionamento entre elementos, um
    independente e outro dependente. Uma modificação é um elemento independente
    afetará diretamente elementos dependentes do anterior. Refinamento é um
    relacionamento entre duas descrições de uma mesma entidade, mas em níveis
    diferentes de abstração.
  • estendido nao tem haver com extend nao???? deveria ser generalizacao!!!
  • Na minha opnião seria letra A (Associação), entendi essa questão como (caso A extende <> caso B)
    Os relacionamentos entre casos de uso são: Associação (include, extend) e generalização.
  • Relacionamentos entre dois casos de uso existem em duas situações:
    1 - Generalização (herança)
    2 - Dependência (Include e Extend)

    OBS.: Include e Extend são relacionamentos de dependência e não de associação, como disse nosso amigo logo acima.

ID
122662
Banca
ESAF
Órgão
SUSEP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Em UML o diagrama de

Alternativas
Comentários
  • (a) ERRADO. Navegação de janelas entenda-se "diagrama de colaboração"(agora
    chamado de diagrama de comunicação). O diagrama de fluxo de dados tem uma
    característica que o diagrama de comunicação não implementa: o repositório
    de dados.

    (b) ERRADO. Transição de janelas entenda-se "diagrama de estados" e não tem
    nada a ver com tecnologias selecionadas. Um diagrama que faria isso é
    diagrama de implentação onde são elencados nós de processamento.

    (c) ERRADO. Bom, aqui eu entendo que essas decisões estratégicas seriam as
    "regras de negócio" (interpretação subjetiva minha, claro). De certa forma,
    essas regras estarias espalhadas em diversos diagramas (notadamente,
    diagrama de classes (nos papéis e relacionamentos) e diagramas de casos de
    uso).

    (d) ERRADO. Ver item (a) e (b).

    (e) CERTO.


    Copiado do link: http://groups.google.com/group/timasters/browse_thread/thread/83f67400f595c564
  • Em UML não há esses diagramas.
    "7.2 Depicting the Human Interface
    This section covers two additional diagrams, for window layout and window layout navigation. Although these two diagram types are not part of traditional UML, they're indispensable for a building a typical modern system whith a GUI ful of windows.
    ...
    7.2.1 The window-layout diagram
    7.2.2 The window-navigation diagram"

    Além disso o diagrama de navegação não é o diagrama de comunicação(colaboração) como dito acima.
    "7.2.2 The window-navigation diagram
    ... is a straightfoward adaptation of the screen-transition diagram (see, for example, [Yourdon, 1989, p. 392]), which is itsel an adaptation of the state diagram structure I described in Chapter 6."

     Questão passível de anulação por estrapolar o escopo do edital.

    [Fundamentals of Object-Oriented Design in UML, pag. 198]
    http://books.google.com.br/books?id=iNAezyMExBkC&pg=PA198&lpg=PA198&dq=uml+%22navigation+diagram%22&source=bl&ots=BKq474Haxm&sig=7H8aVn2vskMGaEb8V9pOBwYgrVE&hl=pt-BR&sa=X&ei=K_qoT4aABaWe0QXT-72QBg&ved=0CJcBEOgBMA0#v=onepage&q&f=false
  • Pelo amor do pai...de onde a banca tirou esses diagramas kkk. Desculpa gente. Vamos voltar a estudar.

    Gab: e


ID
122665
Banca
ESAF
Órgão
SUSEP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Em relação à UML, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Analisemos:

     a) utilitário é um grupo de procedimentos acessados por unidades de dados privados e públicos.
    Falso. Um utilitário é um agrupador de variáveis e procedimentos globais representados em forma de classe. (Fonte: ANA CRISTINA MELO, DESENVOLVENDO APLICAÇOES COM UML).
     
     b) incorpora um sufixo a um nome de classe ou nome de utilitário para indicar a visibilidade da transação.
    Falso. Isso ocorre por incorporação de um prefixo. Vide próximo item.
     
     c) incorpora um prefixo a um nome de atributo ou nome de operação para indicar a visibilidade da propriedade.
    Correto. Antes de um atributo ou operação, adiciona-se um prefixo para determinar sua visibilidade. O prefixo é um sinal, que pode ser + para público, - para privado, # para protegido e ~ para pacote.

    Não consegui encontrar o erro nas outras alternativas. Se alguém souber, favor complementar.
  • c-

    O uso de UML é indicado para todas as fases do desenvolvimento de sw. É otimizado para orientacao a objetos, cujo objetivo é aproximar o processo de softeware da realidade. UML possui 4 divisoes: nome da classe, atributos, métodos e responsabilidades


ID
126205
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Na UML os diagramas servem para capturar diferentes visões do sistema. NÂO é um diagrama UML:

Alternativas
Comentários
  • Lista dos diagramas suportados pela versão 2.0 da UML:- DIAGRAMA DE CASO DE USO- DIAGRAMA DE ATIVIDADE- DIAGRAMA DE CLASSES- DIAGRAMA DE PACOTES- DIAGRAMA DE COLABORAÇÃO- DRIAGRAMA DE ESTADO- DIAGRAMA DE TEMPO- DIAGRAMA DE OBJETOS- DIAGRAMA DE INTERAÇÃO- DIAGRAMA DE COMUNICAÇÃO- DIAGRAMA DE SEQUÊNCIA- DIAGRAMA DE COMPONENTES- DIAGRAMA DE IMPLANTAÇÃO- DIAGRAMA DE ESTRUTURA COMPOSTASMétodos e atributos são características especiais das CLASSES.Em orientação a objetos, uma classe (por exemplo, Livro), pode ter vários métodos, tais como: abrir o livro, fechar o livro, imprimir o livro, saltar uma página, etc.)Atributos são características que definem o objeto. Exemplo: número de páginas do livro, preço do livro, autor do livro, assunto do livro, etc.Este é o conceito fundamental na programação orientada a objetos: pensar na "coisa" do mundo real (o objeto). Suas características são os "atributos", e as ações que poderemos fazer com aquela "coisa" são os "métodos".
  •  a)Diagrama de Métodos.

    Nao ha diagrama de métodos; eles são tratados nos diagramas de classe por meio de operaçoes. Uma classe tambem tem um nome e atributos


ID
126484
Banca
ESAF
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Na Orientação a Objetos, um diagrama que retrata uma série de elementos estáticos, suas associações, estruturas de superclasse e outros inter-relacionamentos estáticos é denominado diagrama de

Alternativas
Comentários
  • Provavelmente esta resposta encontra-se errada pois o Diagrama de Sequência NÃO retrata inter-relacionamentos estáticos.
  • Sem dúvida se trata de questão errada, sequência é um diagrama de aspecto dinâmico.
  • Gabarito foi corrigido: D.


ID
128467
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Na UML, a visibilidade declarada aos atributos e operações de classificadores define que quando a um deles antecede o símbolo - (sinal de menos) este é somente

Alternativas
Comentários
  • - (privativo), nenhuma visibilidade externa;+ (público), visibilidade externa total; e# (protegido), visibilidade externa limitada.

ID
128482
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Cobre um conjunto de instâncias dos itens encontrados nos diagramas de classe, expressa a parte estática de uma interação composta pelos objetos que colaboram entre si, mas sem qualquer uma das mensagens passadas entre eles e, também, congela um momento no tempo. Na UML, trata-se do diagrama de

Alternativas
Comentários
  • resposta letra E
    Diagrama de objetos apresenta objetos e valores de dados. Corresponde a uma instancia do diagrama de classes,mostrando o estado de um sistema em um determinado ponto do tempo.
  • Diagrama de objetos é como se fosse uma fotografia do diagrama de classes em determinado momento, mostrando seus objetos, com seus valores correntes. Vale ressaltar que não mostra as operações (métodos) dos objetos.

     

  • e-

    Mantendo a natural estrutural do diagrama de objetos, ele é uma visao estatica do sistema em dado momento de sua execução

     

  • Diagrama de Objetos (Estrutural) – Instância do diagrama de classes. Também chamado de diagrama de instâncias por mostrar instâncias em vez de classes. Exibem um conjunto de objetos e seus relacionamentos. Retratos estáticos de instâncias dos itens em um diagrama de classes. Abrangem uma visão estática da estrutura ou processo de um sistema. Representa um determinado PONTO NO TEMPO!

  • Dica> Falou instância, pensa em objetos.


ID
128485
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Duas características distinguem os diagramas de sequência dos de comunicação:

Alternativas
Comentários
  • C) CORRETO - No diagrama de sequência, linha de vida é uma linha tracejada vertical que representa o tempo de vida de um objeto. Foco de controle é um retângulo fino vertical sobreposto à linha de vida que mostra o período durante o qual um objeto está realizando uma ação. Os dois não existem no diagrama de comunicação.
  • c-

    Algo observavel nos diagramas de sequencia- somente os objetos t"em linhas vitais. Os atores n'ao t"em por serem entidades externas ao sistema.


ID
128488
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Os operadores de controle estruturados, aplicados aos diagramas de sequência (região retangular que circunscreve o diagrama e que serve para mostrar modos de execução), NÃO têm o objetivo de mostrar execução

Alternativas
Comentários
  • E) CORRETOA questão trata dos chamados "fragmentosde interação" no diagrama de sequência, através dos controles estruturados.Normalmente o diagrama de seqüência é linear, mas freqüentemente precisamos mostrar condicionais e loops. Às vezes, é preciso mostrar a execução concorrente de várias seqüências. Para isso usamos operadores de controle estruturado nos diagramas de seqüência, chamados também de "fragmentos de interação".Tipos de Fragmento de interação mais utilizados: Alt (Alternativa),Opt (Opcional), Break (Parar), Loop (Repetição).
  • a) iterativa. [quadro loop]
    b) condicional. [quadro alt]
    c) paralela. [quadro par]
    d) opcional. [quadro opt]
    e) comunicacional. [Não existe]


ID
128653
Banca
FCC
Órgão
MPE-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Uma instância de classe em um determinado momento é

Alternativas
Comentários
  • Um diagrama de objeto é frequentemente chamado de diagrama de instância.
  • d-

    Um objeto é uma instãncia de um certo tipo de dado ou classe, sendo exemplares concretos de uma abstração e sao produzidos durante runtime (instanciação). Eles podem nao ser so compativeis com sua propria classe, mas tb com classes-base correspondentes. 

     

    Definição de objeto consoante linguagem C:

    object
    region of data storage in the execution environment, the contents of which can represent values
    Note: When referenced, an object may be interpreted as having a particular type.

    – ISO/IEC 9899:1999: §3.14


ID
128656
Banca
FCC
Órgão
MPE-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

"É possível que ocorram distintas implementações de uma operação de classe e que, no entanto, o nome e os parâmetros dessa operação sejam os mesmos."

Dentro do contexto da frase, relacione os textos apresentados nessas questões com a respectiva definição, significado ou conceito.

...o nome e os parâmetros dessa operação...

Alternativas
Comentários
  • Assinatura de método é composta pelo nome, quantidade, tipo e ordem dos parâmetros. Exemplo:
    public void Metodo(String st, int qtd){
    Assinatura -> Metodo(String, int);
    }
    public void Metodo(String st){
    Assinatura -> Metodo(String);
    }
  • b-

    Conceitos OO:

    Construtor: reserva o espaço em memória para objeto da classe.

    Destrutor: liberando espaço de memória alocado para objeto
    Assinatura: é a primeira linha da definição de um método, com sua visibilidade, nome, parâmetros de entrada e return.
    Responsabilidades: obrigações das classes. É possível representar uma classe apenas com seu nome ou com nome dos principais
    atributos e principais métodos


ID
128662
Banca
FCC
Órgão
MPE-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

"É possível que ocorram distintas implementações de uma operação de classe e que, no entanto, o nome e os parâmetros dessa operação sejam os mesmos."

Dentro do contexto da frase, relacione os textos apresentados nessas questões com a respectiva definição, significado ou conceito.

...implementações de uma operação...

Alternativas
Comentários
  • MÉTODO
    As mensagens são formas de executar métodos.
    São implementações de uma operação.

  • e- 

    Métodos, operações, comportamentos etc. Métodos sao definidos para trocas de mensagens entre classes


ID
128665
Banca
FCC
Órgão
MPE-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Considerando os tipos COM = comportamental e EST = estrutural na UML 2.0, classifique correta e respectivamente os seguintes diagramas UML:

I. State Machine Diagram
II. Sequence Diagram
III. Composite Structure Diagram

Alternativas
Comentários
  • Uma maneira rápida de decorar quais são os diagramas estruturais que eu encontrei foi essa:

    C = classes

    O = objetos

    C = componentes

    I = implantação

    P = pacotes

    E = Estrutura composta

    "C O C I P E"

    Assim, vc guarda essa palavra e o que não for estrutural é comportamental.

  • c-

    DIAGRAMAS COMPORTAMENTAIS


    De Caso de Uso (Use Case): Geral e informal para levantamento e análise de Requisitos


    De Máquina de Estados: acompanhar as mudanças dentro de um processo.


    De Atividades: passos para a conclusão de uma atividade.é um fluxograma


    De Interação: Dividem-se em:
    o De Sequência: ordem temporal das mensagens entre os objetos.
    o Geral interação: Variação dos diagramas de atividades que fornece visão geral.
    o De comunicação: Associado ao diagrama de Sequência, complementando-o como os objetos estão vinculados.
    o De tempo: mudança de estado ou condição de objeto


ID
128668
Banca
FCC
Órgão
MPE-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Uma página Web pode ser composta de gráficos sendo que estes gráficos também são componentes de uma pasta do site. O relacionamento de associação do tipo todo-parte aí estabelecido entre página Web e gráfico é de

Alternativas
Comentários
  • No caso de uma agregação por composição, as partes não podem ser compartilhadas com outros objetos. No texto acima, ele diz que os gráficos também são cimponentes de uma pasta do site, além de ser d apagina web. logo, trata-se de uma agregação.

  • Há uma questão até mais granular.

    Em uma página da web, as imagens são apenas referenciadas pelo HTML, ou seja, não estão realmente contidas no documento.

    Se você deleta um arquivo .html, .htm ou .xhtml, você estará deletando apenas (inclusive) as referências para aquelas imagens, diferente de um documento PDF. Se você deletar um pdf você deletará todas as imagens contidas dentro dele. Neste caso o relacionamento entre um PDF e suas imagens é de composição, todo/parte.
  • Letra B.
    Questão pegadinha essa.
  • Se tu deletas a página HTML, as imagens não são deletadas. Daí não ser composição.
  • Muito bons os comentários.

    Agregação
    Um objeto contém uma lista de outros objetos.
    Os objetos contidos podem existir sem serem parte do objeto que os contém.
    Exemplo: Carro -> Rodas. Você pode tirar as rodas do carro antes de destruí-lo e elas podem ser colocadas em outro carro.

    Composição
    Um objeto contém uma lista de outros objetos.
    Os objetos contidos não fazem sentido fora do contexto do objeto que os contém.
    Exemplo: Pedido -> Itens. Se você destruir o pedido, os itens são destruidos junto, eles não tem sentido fora do pedido.

     
  • b-

    agregação - existe independente. ex.: se a empresa acaba, cada empregado continua existindo, talvez indo a outras empresas. 

    composição - existe dependente.ex.: se uma casa for destruida, os seus cômodos tambem deixam de existir. 

     

    A questao informa que as imagens estao em uma pasta, sendo possivel apagar a pagina sem afetar a existencia delas.


ID
128671
Banca
FCC
Órgão
MPE-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Na representação da UML 2.0, um caso de uso incluído em outro caso de uso, estabelecido estereotipadamente como <<include>>, é um relacionamento

Alternativas
Comentários
  • resposta: letra bporem nao concordo com esse gabarito. Segundo o livro "desenvolvendo aplicações com UML" de Ana Cristina Melo, o relcionamento de inclusao indica queum dos casos de uso tera seu procedimento copiado num local especificado no outro, identificado como base.isso evita cópia de trechos identicos.De onde tiraram a dependência????
  • A dependência vem do seguinte aspecto:
    quando vc inclui um caso de uso em outro, sempre que o primeiro for acionado, o segundo também será acionado. Ex: Caso de uso base: "Incluir nota fiscal" e caso de uso incluído "Incluir itens nota fiscal". Itens da nota fiscal sempre serão dependentes de uma nota fiscal.

    Este conceito é diferente do extends, onde um caso de uso pode utilizar funcionalidades de outro, mas mesmo assim ainda existe uma dependência, pois um caso de uso extendido também só pode existir com um caso de uso base.

    No caso da exclusão do caso de uso base, tanto os casos de uso extendidos como os caso de usos incluídos deverão ser excluídos também. Esse é outro aspecto que denota dependência.

    Abraços
  • Tenho visto em várias questões aqui mesmo no QC, por exemplo, Q80261, Q53867, Q64299, pedindo os possíveis tipos de relacionamentos presentes nos casos de uso:

    - ASSOCIAÇÃO
      ocorre associação entre os ATORES e os CASOS DE USO

    - GENERALIZAÇÃO
      pode ocorrer generalização de ATORES ou  generalização de CASOS DE USO

    - DEPENDÊNCIA
      a relação de dependência entre casos de uso abrange tanto os casos de INCLUSÃO ("INCLUDE") quanto os de EXTENSÃO ("EXTENDS"); para exemplificar este conceito transcrevo a seguinte frase, retirada da obra "The UML Reference Manual - Second edition " (Rumbaugh, Jacobson, Booch): "Classes may have interfaces, which describe their externally-visible behaviour. Other relationships are include ande extend dependencies of use cases."
  • Vc é o cara!!
  • b-

    Conceitualmente dependencia é o nome da relação estabelecida quando houver 1 ou + casos de uso contidos em outro caso de uso. É indicado com <> por uma flecha de traços indicando o caso de uso base em direção ao caso de uso contido.


ID
128677
Banca
FCC
Órgão
MPE-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Dentre os diagramas de interação da UML 2.0, linha de vida e foco de controle são duas as características que distinguem os diagramas de

Alternativas
Comentários
  • Diagrama de Sequência:Objetos trocam mensagens entre si. Cada objeto tem sua LINHA DE VIDA durante a interação.Diagrama de Comunicação:Parecido com o anterior porém no lugar da linha de vida, ele FOCA NO CONTROLE.
  • Letra A
    Questão maliciosa esta. Vi que assim como eu, a maioria marcou letra B.
  • pq maliciosa? 

    o diagrama de atividade não é de interação. Aliás questão fácil, basta ver quais respostas possuem dois diagramas de interação. No caso a única que tem é a letra a
  •  Diagrama de Interação (4)
    1.  Diagrama de Sequência
    2.  Diagrama de Comunicação (antigo Colaboração)
    3.  Diagrama de Interação Geral
    4.  Diagrama de Tempo
  • a-

    DIAGRAMA DE COMUNICAÇÃO - Antes da versão 2.0 era o Diagrama de Colaboração. Mesma informaçao que o Diagrama de Sequência, mas sem considerar tempo


ID
130087
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Ainda com relação às linguagens, julgue os próximos itens.

UML (universal modelling language) é uma linguagem de modelagem proprietária que pode ser utilizada no desenvolvimento de sistemas de maneira intuitiva para visualização de objetos.

Alternativas
Comentários
  • A Unified Modeling Language (UML) é uma linguagem de modelagem não proprietária de terceira geração. A UML não é uma metodologia de desenvolvimento, o que significa que ela não diz para você o que fazer primeiro e em seguida ou como projetar seu sistema, mas ela lhe auxilia a visualizar seu desenho e a comunicação entre objetos...
  • e-

    é uma linguagem para modelagem visual. Nao é proprietario, podendo ser usado para projetos de software para levantamento de requisitos e arquitetura.

     

    Quatro princípios da modelagem visual:

     

    1- O modelo influencia como o problema é abordado.


    2- Todo modelo tem vários níveis de precisão.


    3-  Os melhores modelos melhor refletem a situação na prática.


    4- Nenhum modelo único é suficiente.


ID
133993
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CEHAP-PB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Com relação ao CASE (Computer-Aided Software Engineering) e à UML (Unified Modeling Language), assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode comentar qual o erro na letra A? Obrigado.

  • Não é que ela esteja 100% errada, acontece que a letra D é a mais certinha veja.

    Diagrama de casos de uso: aqui eu posso visualizar as funcionalidades que vão conter no meu sistema e ainda posso visualizar quem são as pessoas, máquinas, softwares que vão interagir com cada funcionalidade.

    Diagrama de Classes: aqui eu posso ter um visão estática das classes que irão compor o meu sistema, junto com seus relacionamentos, atributos e métodos

    Diagrama de objetos: aqui eu posso verificar as instancias que podem ser criadas em cada classe, mostrando alguns estados possíveis que cada objeto pode assumir em um determinado instante do tempo.

    Diagrama de Sequencia: aqui eu vou ter uma visão mais interna do software, aonde eu tenho a possibilidade de visualizar os objetos que irão participar da interação de um determinado caso de uso

    Enfim são vários diagramas, mas pode ver que eu posso ter várias partes do meu sistema representados em vários diagramas da UML 

  • Segundo livro do Pressman, o Computer-Aided Software Engineering (CASE) faz parte da camada de ferramentas e não de processos.


ID
135436
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMBASA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Com relação aos conceitos e às disciplinas considerados no
processo unificado, julgue os itens de 76 a 80.

No processo unificado, os modelos de caso de uso encontramse na disciplina de requisitos, enquanto plano de desenvolvimento de software e especificações suplementares são partes da disciplina gerenciamento de projeto.

Alternativas
Comentários
  • Especificações suplementares fazem parte da disciplina de requisitos e não de gerenciamento de projeto, como fala a questão.

ID
135487
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMBASA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A respeiro dos diagramas da UML, julgue os itens subsequentes.

Os diagramas em UML podem ser estáticos ou dinâmicos. O diagrama de classes é um exemplo de um diagrama dinâmico.

Alternativas
Comentários
  •  Errado.

    A UML divide os diagramas em:

    • Estruturais( estáticos ):
    1. Diagrama de Objeto
    2. Diagrama de Classe
    3. Diagrama de Pacote
    4. Diagrama de Componente
    5. Diagrama de Implementação
    6. Diagrama de Estrutura Composta
    • Comportamentais ( dinâmicos )
    1. Diagrama de Caso de Uso
    2. Diagrama de Maquina de Estado
    3. Diagrama de Atividade
    4. Diagrama de Sequência
    5. Diagrama de Comunicação
    6. Diagrama de Interação Geral
    7. Diagrama de Tempo

     

  • ERRADO

     

    A UML divide os diagramas em:

     

    Estruturais (Estáticos):

     

    Diagrama de Objeto

    Diagrama de Classe

    Diagrama de Pacote

    Diagrama de Componente

    Diagrama de Implementação

    Diagrama de Estrutura Composta

    ---------------------------------------------------------------------

     

    Comportamentais (Dinâmicos):

     

    Diagrama de Caso de Uso

    Diagrama de Maquina de Estado

    Diagrama de Atividade

    Diagrama de Sequência

    Diagrama de Comunicação

    Diagrama de Interação Geral

    Diagrama de Tempo


ID
135490
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMBASA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A respeiro dos diagramas da UML, julgue os itens subsequentes.

Um diagrama de casos de uso descreve um cenário que mostra as funcionalidades do sistema do ponto de vista do usuário. É comum o uso de atores nesse diagrama.

Alternativas
Comentários
  • Alguém já viu um caso de uso sem ator???

    Marquei errado justamente com base na pergunta acima. Isso porque na parte da questão ele diz que "É comum o uso de atores nesse diagrama", Ora, se não existe caso de uso sem ator, não é só comum, é obrigatório.

    O caso de uso é justamente para descrever como se dará as funcionalidades do sistema e suas interações com o usuário (Ator).

    Se eu estiver errado, peço pelo amor de deus que me corrijam, pq to muito puto com essa questão.

    Obrigado.
  • Sim, existe caso de uso sem ator. Imagina uma rotina que é executada automaticamente no sistema. Ela não precisa de nenhum ator para ativá-la.
    Um sistema de backup que é executado todo dia às 12:00, por exemplo.
  • Acho que nesse caso você consideraria o relógio como sendo um ator.

    O ator não é necessáriamente uma pessoa, pode ser uma máquina ou outro sistema.

    Também fiquei com medo de marcar Certo, mas preferi ser um pouco tolerante com a banca. No mais se algo acontece sempre, não deixa de ser comum para se tornar incomum.

     

     


ID
135493
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMBASA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A respeiro dos diagramas da UML, julgue os itens subsequentes.

O objetivo principal de um diagrama de pacotes é agrupar os pacotes em classes. Esse tipo de diagrama pode usar dependências.

Alternativas
Comentários
  • O correto seria "agrupar classes em pacotes".
  • O correto é agrupar elementos dentro dos pacotes e não o contrário


ID
135496
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMBASA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A respeiro dos diagramas da UML, julgue os itens subsequentes.

Um diagrama de estado é capaz de mostrar os estados possíveis de um objeto. Além disso, pode mostrar as transações responsáveis pelas suas mudanças de estado.

Alternativas
Comentários
  • quando ele fala "Além disso, pode mostrar as transações responsáveis pelas suas mudanças de estado." não seria transições não?
  • Considerando se a palavra fosse transição, estaria corretíssima.

    Contudo, continuo achando a questão correta pois transação remete à ação, que por sua vez pode ser representada no diagrama de estados. Portanto, considero item certo como transações = ações.

    Boch, Jacobson, Rumbaugh; UML – Guia do Usuário; Editora: Elsevier; Ano: 2006
  • Com os elementos básicos do diagrama de máquina de estados o conceito de transações. Para descrever seria necessário fazer uso dos elementos de extensão, como notas, restrições etc.
    Ou o examinador se enganou ou forçou uma barra. De qualquer forma é difícil considerar errada esta questão.


ID
135499
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMBASA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A respeiro dos diagramas da UML, julgue os itens subsequentes.

O diagrama de atividades tem por objetivo mostrar o fluxo de atividades em um único processo; entretanto, esse diagrama não mostra como as atividades dependem umas das outras, porque isso é responsabilidade do diagrama de dependências.

Alternativas
Comentários
  • Primeiramente não existe diagrama de dependência, e o diagrama de atividades mostra as dependências das atividades, ja que a transição de uma atividade para outra se dá apenas quando da conclusão da atividade anterior.

    Abraços


ID
136267
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Na UML - Unifi ed Modelling Language

Alternativas
Comentários
  • a) um atributo (método) representa operações entre objetos.

     b) um atributo representa informações sobre um objeto. (CORRETO)

     c) um atributo possui várias classes. (Um atributo não possui várias classes, mas um atributo pode ser uma lista de objetos)

     d) não existem atributos não numéricos. (existem atributos dos mais diferentes tipos: int, string, object, etc)

     e) atributos são classes abstratas. (Não, mas atributos podem ser objetos)

  • b-

    Entidade - classes

    instancia entidade - objetos

    atributos - propriedades/variaveis do objeto

    metodos - operações

    relacionamento - herança, associação etc


ID
141205
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Em UML, o relacionamento utilizado para expressar herança entre classes e interfaces é a

Alternativas
Comentários
  • trecho tirado do site: http://www.macoratti.net/net_uml1.htm

    • Generalização (herança : simples ou composta) - Relacionamento entre um elemento mais geral e um mais específico. Onde o elemento mais específico herda as propriedades e métodos do elemento mais geral. A relação de generalização também é conhecida como herança no modelo a objetos. Como a relação de dependência, ela existe só entre as classes. Um objeto particular não é um caso geral de um outro objeto, só conceitos (classes no modelo a objetos) são generalização de outros conceitos.
    • Agregação Regular - tipo de associação ( é parte de , todo/parte) onde o objeto parte é um atributo do todo ; onde os objetos partes somente são criados se o todo ao qual estão agregados seja criado. Pedidos é composto por itens de pedidos.

     

    • Composição - Relacionamento entre um elemento ( o todo) e outros elementos (as partes) onde as parte só podem pertencer ao todo e são criadas e destruídas com ele.

     

    • Associação : São relacionamentos estruturais entre instâncias e especificam que objetos de uma classe estão ligados a objetos de outras classes. Podemos ter associação uniária , binária , etc. A associação pode existir entre classes ou entre objetos. Uma associação entre a classe Professor e a classe disciplina (um professor ministra uma disciplina) significa que uma instância de Professor (um professor específico) vai ter uma associação com uma instância de Disciplina. Esta relação significa que as instâncias das classes são conectadas, seja fisicamente ou conceitualmente.[Nicolas Anquetil]

     

    • Dependência - São relacionamentos de utilização no qual uma mudança na especificação de um elemento pode alterar a especificação do elemento dependente. A dependência entre classes indica que os objetos de uma classe usam serviços dos objetos de outra classe.

    Obs.: Talvez esteja enganado mas o enunciado da questão é ambiguo, pois da a entender que a herança ocorre entre uma classe e uma interface, ou que a herança ocorre entre uma classe e outra classe e entre uma interface e outra interface.

     

  • Negativo ESAF.

    Herança = Generalização

    Uma interface ou é requerida (dependencia) ou é provida (realização).

    A única resposta aceitável nesta questão é a letra B.

    Não existe Herança entre classes e interfaces, mas sim uma realização!

    Uma classe herda de outra, mas ela IMPLEMENTA uma interface.

    Interfaces podem herdar de outras.

  • Penso que o examinador pecou no português.

     

    Acredito que o enunciado ficaria correto assim:

    Em UML, o relacionamento utilizado para expressar herança entre classes e herança entre interfaces é a

     

    Segue exemplo:

     

    Herança entre classes

    public class Animal {}

    public class Arara extends Animal {}

     

    Herança entre interfaces

    public interface Motor {}

    public interface Direcao {}

    public interface Roda {}

    public interface Carro extends Motor, Direcao, Roda {}


ID
141217
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O diagrama UML, que é considerado semanticamente equivalente ao diagrama de sequências, uma vez que pode ser convertido para este sem perda de informação, é o diagrama de

Alternativas
Comentários
  • Diagrama de colaboração:  Exibe uma interação consistindo de um conjunto de objetos e seus relacionamentos, incluindo as mensagens que podem ser trocadas entre eles. O diagrama de sequencia e o de colaboração são isomorficos.

    O diagrama de colaboração mostra, de maneira semelhante ao diagrama de sequencia, a colaboração dinâmica entre os objetos. Se a ênfase do diagrama for o decorrer do tempo, é melhor escolher o diagrama de sequencia, mas se ênfase for o contexto do sistema, é melhor dar prioridade ao diagrama de colaboração. O diagrama de colaboração é desenhado como um diagrama de objetos, onde os diversos objetos são mostrados, juntamento com os seus relacionamentos.

    Dâ ênfase à ordenação estrutural em que as mensgaens são trocadas entre os objetos do sistema.
  • Diagramas de Colaboração são também chamados de diagramas de Comunicação, muito parecidos com diagramas de sequência, mas com a ênfase colocada nas mensagens trocadas entre os objetos, não na sua sequência.
    Ex:

    Notação: sequenceNumber loopIndicator: returnValue := methodName(parameters)
     
  • Tá cheio de autores de livros/manuais de UML aqui. Vamos citar a fonte!!!
  • Lembrando que os diagramas de colaboração passaram a ser chamados de diagramas de COMUNICAÇÃO a partir da UML 2.2
  • o único que é diagrama de interação, tal como o digrama de sequência, é o diagrama de colaboração(ou comunicação)

  • colaboração (atualmente diagrama de comunicacao)

  • Diagrama de Colaboração ou comunicação-É uma simplificação sem apctos temporais do diagrama de Sequênciua.


ID
141232
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A restrição UML aplicada a um conjunto de generalizações, especificando que uma instância pode ter apenas um dos subtipos determinados como tipo daquela instância, é conhecida como

Alternativas
Comentários
  • Fonte:http://www.macoratti.net/vb_uml2.htm

    Generalização Restrita

    Uma restrição aplicada a uma generalização especifica informações mais precisas sobre como a generalização deve ser usada e estendida no futuro. As restrições a seguir definem as generalizações restritas com mais de uma subclasse:

    Generalizações de Sobreposição e Disjuntiva: Generalização de sobreposição significa que quando subclasses herdam de uma superclasse por sobreposição, novas subclasses destas podem herdar de mais de uma subclasse. A generalização disjuntiva é exatamente o contrário da sobreposição e a generalização é utilizada como padrão

    Exemplo de uma generalização de sobreposição

    • Generalizações Completa e Incompleta: Uma restrição simbolizando que uma generalização é completa significa que todas as subclasses já foram especificadas, e não existe mais possibilidade de outra generalização a partir daquele ponto. A generalização incompleta é exatamente o contrário da completa e é assumida como padrão da linguagem.



     

  • Na especialização disjunção indica que a entidade pode ser membro de no máximo uma das subclasses da especialização.
    Exemplo: Uma superclasse Pessoa, e uma subclasse Homem e Mulher.


ID
142054
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Em relação a conceitos gerais de UML (Unified Modeling Language), assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Diagramas estáticos(estruturais) UML 2.0 - Classe, objeto, pacote, componentes, estrura composta e implantação
    Diagramas dinâmicos (comportamentais) UML 2.0 - Caso de Uso, Atividade, sequência, comunicação, interação geral, tempo e Maquina de Estado.
    Alternativas A e B erradas. Pois Diagrama de Atividades expressa partes dinâmicas e diagrama de implantação expressa partes estáticas.
    A UML não é linguagem de programação e sim de modelagem -> Letra E errada
    O diagrama que enfatiza a ordem temporal das mensagens é de sequência e não o de comunicação (UML 2 - Guia Prático, página 21)-> Letra D errada.


  • Embora portas tenham sido introduzidas com o Diagrama de Estrutura Composta, elas também aparecem em Diagramas de Componente e até de Implantação.

    (Via de regra, portas se aplicam a "classifiers", então são bem genéricas...)

ID
142057
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Acerca de diagramas de casos de uso da UML, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  •  Os estereótipos estão incompletos. Enquanto não ajeitam...

    O estereótipo da alternativa B é "includes", e o da alternativa C é "extends".

  • a) Os diagramas de casos de uso são diagramas UML para modelagem de aspectos estáticos dinâmico de sistemas.

    b) O relacionamento de dependência que usa o estereótipo <include> <extends>especifica que um caso de uso incorpora recursos opcionais, ou seja, o sistema pode ser utilizado com ou sem os recursos adicionais.

     c) O relacionamento de dependência que usa o estereótipo <extends> <include > especifica que o caso de uso de origem incorpora explicitamente outro caso de uso, que representa uma atividade significativa.

    d) Em diagramas de casos de uso, não é possível utilizar relacionamento de generalização entre atores nem e entre casos de uso.
  • a) é um diagrama dinâmico

    b) include é obrigatório

    c) extends é opcional e não incorpora outro caso, mas o estende, aumenta seu escopo. Ex. "ver histórico detalhado" ESTENDE ver "informações da conta"

    d) é difícil dizer que algo não é permitido na UML, é uma linguagem muito flexível

    e) correto.


ID
142060
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Com relação a diagramas de classe da UML, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Similar a BD quando existe um relacionamento N para N. 
  • As classes associativas são produzidas a partir de ocorrências de associações que tenham multiplicidade muitos(*) em suas extremidades. As classes associativas são necessárias nos casos que existem atributos relacionadas à associação que não podem ser armazenados em nenhuma das classes envolvidas. [1]




    [1] UML 2 : Uma Abordagem Prática 2ed
  • e) A agregação (composição) é uma forma especial de composição (agregação) com tempo de vida coincidente das partes pelo todo, ou seja, o objeto composto é responsável pela criação e destruição de suas partes.
  • Alguem poderia me ajudar em esclarecer por que a letra B esta errada?

  • Gustavo, as associações também são herdadas pelas subclasses.

  • a) errada. Um associação pode ser bidirecional ou unidirecional, se nenhuma seta é explicitada a associação é bidirecional.
    b) errada. Todas as associações das superclasses são herdadas pelas subclasses.
    c) certa.
    d) errada. A agregação é um tipo particular de associação que representa uma relação do tipo todo-parte.
    e) errada. A composição é uma forma especial (mais forte) de agregação.

  • Existem quatro tipos de relacionamentos entre classes: associação, generalização, dependência e realização.

    Associação pode ser simples, agregação e composição.

    Agregação é um tipo especial de relacionamento onde existe uma relação todo-parte, também chamada de agregação por associação.

    Composição é um tipo especial de agregação onde existe uma relação muito forte todo-parte, também chamada de agregação por composição.

     

    Fonte: http://paginapessoal.utfpr.edu.br/lalucas/disciplinas/uml/transparencia/pdf/04%20Relacionamentos%20entre%20classes.pdf

     


ID
142063
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Com relação a diagramas de estados da UML, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  •  Magno, vc vê os checkbox acima? Vc deve marcá-lo p/ responder sua questão. É muito difícil p/ vc compreender? Quer q eu desenhe, quer uma animação em flash?

    a) É justamente o contrário, a condição de guarda precisa ser verdadeira

    b) Podem sim. Existem 3 tipos de diagramas de estado: simples, compostos (aninhados) e de submáquina. Inclusive os diagramas de estado que são compostos podem especificar regiões concorrentes internas conhecidas como regiões ortogonais. Isso da origem tb aos estados ortogonais

    c) sim, existe. Através de barra de bifurcação\união ou de estados ortogonais

    d)ok

    e) Claro que podem

  • 1.Uma condição de guarda é uma expressão booleana que precisa ser falsa verdadeira para que uma transição ocorra.As condições de guarda são representadas sempre entre colchetes, nas transições.http://content.screencast.com/users/sabiotriste/folders/UML/media/40153ff9-c154-447b-bf85-40d42db03e3c/661va06gktogpm46lnatlv7cll.pngNão deve-se confundir transições de guarda ( entre colchetes ) com eventos de transição ativados por condição ativados por tempo ou mudança, representados pelas funções:after ( tempo ) e when ( condição )2.Diagramas de estados não podem ser aninhados e, portanto, não são capazes de expressar situações complexas.Os estados que possuem estados aninhados são chamados de estados compostos.http://content.screencast.com/users/sabiotriste/folders/UML/media/78aba921-12c0-4720-9103-a401ffcaf7db/5kqaqmue97tbtq65kfitqtemmh.gifNote que o diagrama acima tem um estado composto, ATIVO, com subestados.3.Não há como expressar a concorrência entre objetos por meio de diagramas de estados.Podemos ter uma concorrência utilizando um fork:http://content.screencast.com/users/sabiotriste/folders/UML/media/82d5586e-20c0-4a8c-b6d4-4c2dc60be133/estado_concorrente_2.PNGOu intra-estado, vários subestrados em um estado compostohttp://content.screencast.com/users/sabiotriste/folders/UML/media/17e257d5-2373-4c3c-86c3-ce3aa2c2a7b9/estado_concorrente.PNGNesse caso uma geladeira pode estar com a porta aberta ou fechada, independente de o motor estar ligado ou desligado4.Um estado é uma condição ou situação na vida de um objeto durante a qual o objeto satisfaz alguma condição, realiza alguma atividade ou aguarda um evento.5 .As combinações de eventos, estados e transições de estado para determinada classe não podem ser representadas em um único diagrama de estados.Na verdade, esse é o principal propósito de um diagrama de transição de estados, mostrar os estados de um único objeto.

ID
142246
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Na modelagem de determinado sistema de informação, um objeto remetente X deve ficar bloqueado até que o objeto destinatário Y termine de atender à requisição. Na UML, que tipo de mensagem é indicada para representar a situação descrita?

Alternativas
Comentários
  • Letra B

     Mensagens Síncronas

     

     

    Mensagens síncronas são mensagens que implicam um sincronismo rígido entre os estados do objeto que envia a mensagem e os do objeto de destino da mensagem. Um sincronismo entre objetos pode ser entendido, de uma forma geral, como uma dependência na evolução de estado de um objeto sobre o estado de um segundo objeto. De uma forma mais direta, pode-se dizer que uma mensagem síncrona implica que o objeto que enviou a mensagem aguarde a conclusão do processamento da mensagem (entendida como um sinal de sincronismo) feito pelo objeto destino, para então prosseguir seu fluxo de execução. 

     

    Mensagens Assíncronas

     

    Mensagens assíncronas são mensagens enviadas de um objeto a outro sem que haja uma dependência de estado entre os dois objetos. O objeto de origem envia a mensagem e prossegue seu processamento independentemente do tratamento da mensagem feita no objeto destino.

     

  • Mensagem síncrona -  objeto remetente X não executada nada e não segue seu fluxo até que o objeto destinatário Y responda à mensagem
    Mensagem assíncrona -  objeto remetente X segue seu fluxo/executa outras atividades e não aguarda até que o objeto destinatário Y responda à mensagem

ID
142255
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Considere as informações a seguir, referentes à modelagem de um sistema de informação.

1. Classe Pessoa é generalização das classes Aluno e Professor.
2. Classe ProfessorMestre é especialização da classe Professor.

Que diagrama de classes UML representa corretamente a situação em questão?

Alternativas
Comentários
  • Generalização e especialização indicam um mesmo relacionamento, mas com sentido inverso: Se A é generalização de B, então B é especialização de A.

    Portanto, generalização e especialização são representados pela mesma figura de relacionamento: seta com cabeça branca e linha cheia (não-pontilhada).

ID
142831
Banca
FIP
Órgão
Câmara Municipal de São José dos Campos - SP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Considere os itens abaixo:

(1) Cadastrar passageiro.
(2) Avião.
(3) Decolagem autorizada.

Eles podem ser representados, em diagramas da UML 2.0, como:

Alternativas
Comentários
  • A alternativa E está correta:

    Cadastrar passageiro -> caso de uso
    Avião -> classe
    Decolagem autorizada -> estado  (diagrama de estado)

    Porém como não foi informado nada a respeito do sistema a ser modelado, considerando apenas pelos nomes, temos várias possibilidades, p. ex. um estado "cadastrar passageiro", uma classe "decolagem autorizada" (apesar de estranho é possível). Creio que o motivo da anulação foi esse.

ID
142855
Banca
FIP
Órgão
Câmara Municipal de São José dos Campos - SP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Um diagrama de casos de uso na UML 2.0 descreve:

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta é a letra "B", como visto abaixo:

    Os clientes utilizarão os casos de uso para entenderem o comportamento do sistema e, como eles precisam aprovar o fluxo de eventos do caso de uso, também o utilizarão para aprovarem o resultado da modelagem de casos de uso.

    Fonte: http://www.wthreex.com/rup/portugues/process/artifact/ar_uc.htm


  • b-

    use case diagrams é um diagrama comportamental alto nivel usado para coleta de requisitos. por isso é considerado do ponto de vista do usuario.