- ID
- 2320
- Banca
- NCE-UFRJ
- Órgão
- TRE-RJ
- Ano
- 2001
- Provas
- Disciplina
- Engenharia de Software
- Assuntos
Generalização / Especialização é um tipo de relacionamento possível de ser aplicado ao(s) seguinte(s) elemento(s) de modelo na UML:
Generalização / Especialização é um tipo de relacionamento possível de ser aplicado ao(s) seguinte(s) elemento(s) de modelo na UML:
Um processo administrativo numa repartição pública poderá estar nos seguintes estados: aberto, na carga de um determinado funcionário, em trâmite ou arquivado. A ferramenta de modelagem que representa de modo mais adequado as regras de passagem de um estado para outro é:
Na UML, que símbolo classifica como privada a visibilidade de um atributo?
Fazendo uma comparação entre os recursos disponíveis na UML 1.4 e UML 2.0, conclui-se que a UML 2.0:
Para os diagramas utilizados na UML 2.0 são feitas as afirmativas abaixo.
I - No Diagrama de Classes é possível modelar o estereótipo das classes, o nível de visibilidade de seus atributos e a navegabilidade das associações entre as classes.
II - O Diagrama de Tempo unifica em um único diagrama os Diagramas de Seqüência e Interação da UML 1.4, sendo utilizado para especificar as restrições de tempo sobre mensagens enviadas e recebidas no decorrer de uma interação.
III - O Diagrama de Atividades permite definir pré e pós-condições associadas a ações do diagrama. As pré-condições definem o estado exigido do sistema quando a ação é invocada e as pós-condições especificam o estado exigido do sistema no término da ação.
IV - Juntos, os diagramas de Objetos e Comunicação descrevem como um sistema de software é instalado e executado no ambiente de processamento identificando as partes físicas do software e o ambiente necessário para execução.
V - Em um diagrama de Caso de Uso a generalização define os relacionamentos de herança entre os casos de uso ou entre os atores, enquanto que as associações indicam quais atores interagirão com os casos de uso do sistema.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):
Na modelagem com UML, o Diagrama de Casos de Uso fornece
Na modelagem com UML, um Diagrama de Seqüência mostra interações de objetos organizados em uma seqüência de tempo,
Analise as seguintes afirmações relativas à UML:
I. A identidade de objeto é a propriedade pela qual cada objeto, dependendo apenas de sua classe ou estado, pode ser identificado e tratado como uma entidade distinta de software. Este princípio de dependência entre a identidade de um objeto e seu estado viabiliza a herança nas linguagens orientadas a objetos.
II. Na UML, a construção da generalização é representada como uma seta com uma ponta "aberta" e permite ao desenho indicar tanto a herança simples quanto a herança múltipla.
III. Um atributo será considerado de estado quando puder assumir valores infinitos com transições ilimitadas entre eles.
IV. Uma associação na UML representa um conjunto de vínculos de relacionamento entre instâncias de classe.
Estão corretos os itens:
O modo para descrever os vários aspectos de modelagem pela UML é por meio do uso da notação definida pelos seus vários tipos de diagramas. Segundo as características desses diagramas, é correto afirmar que um diagrama de classe
Segundo as características dos diagramas utilizados na modelagem pela UML, o diagrama que mostra os elementos de confi guração de processamento run time, e os componentes de software, processos e objetos que neles se mantêm, é denominado diagrama de
Quanto ao uso de diagramas na UML para a modelagem de objetos é correto afirmar que o Diagrama de Seqüência
Na UML o diagrama que mostra elementos de configuração de processamento runtime e os componentes de software, processos e objetos, que neles se mantêm, é denominado diagrama de
Considere que se deseja desenvolver um sistema para controle
de caixa de supermercado tendo como base um computador
que registra os produtos vendidos, interagindo com
dispositivos de entrada e saída tais como impressora, teclado
e leitora de código de barras. Esse sistema deve interagir
também com o operador do caixa e com um banco de dados do
estabelecimento. A partir dessas informações, julgue os itens
que se seguem.
Em uma análise orientada a objetos, é comum o uso de UML para modelar o sistema. A descrição do processo de compra de uma mercadoria do supermercado, por meio de uma seqüência de eventos entre os objetos do sistema, é realizada mediante diagramas de casos de uso em UML.
A respeito da orientação a objetos, que é uma das técnicas mais
utilizadas para concepção e desenvolvimento de programas,
julgue os itens seguintes.
No contexto da UML (unified modelling language), a visão
do modelo comportamental representa os aspectos dinâmicos
do comportamento dos usuários do sistema.
A respeito da orientação a objetos, que é uma das técnicas mais
utilizadas para concepção e desenvolvimento de programas,
julgue os itens seguintes.
Na UML, um diagrama de estados mostra os vários estados
pelos quais passa um objeto e as transições de um estado
para outro.
O diagrama UML mais indicado para representar o passo a passo do fluxo de eventos principal de um caso de uso de um software orientado a objetos é o diagrama de
Instruções: Para responder as questões de números 53 a 55,
considere a versão mais atual da UML e o texto
abaixo.
Pretende-se criar um controle de processos jurídicos. As
situações nas quais estes possam vir a ser enquadrados, bem
como os eventos que mudam essas situações devem ser
diagramados. Os processos possuem identidades únicas e
devem ser relacionados aos interessados, sendo estes últimos
subclassificados em processos de pessoas físicas ou jurídicas.
Portanto, ao classificar os processos, o atributo "interessado"
deve ser integrante dessa classe.
Em relação à situação dos processos, é correto afirmar que a melhor a representação é feita por meio do diagrama de
Instruções: Para responder as questões de números 53 a 55,
considere a versão mais atual da UML e o texto
abaixo.
Pretende-se criar um controle de processos jurídicos. As
situações nas quais estes possam vir a ser enquadrados, bem
como os eventos que mudam essas situações devem ser
diagramados. Os processos possuem identidades únicas e
devem ser relacionados aos interessados, sendo estes últimos
subclassificados em processos de pessoas físicas ou jurídicas.
Portanto, ao classificar os processos, o atributo "interessado"
deve ser integrante dessa classe.
O relacionamento criado entre interessados e processos é de
Instruções: Para responder as questões de números 53 a 55,
considere a versão mais atual da UML e o texto
abaixo.
Pretende-se criar um controle de processos jurídicos. As
situações nas quais estes possam vir a ser enquadrados, bem
como os eventos que mudam essas situações devem ser
diagramados. Os processos possuem identidades únicas e
devem ser relacionados aos interessados, sendo estes últimos
subclassificados em processos de pessoas físicas ou jurídicas.
Portanto, ao classificar os processos, o atributo "interessado"
deve ser integrante dessa classe.
O conceito subentendido na subclassificação de interessados físicos ou jurídicos é o de
Na versão mais atual da UML, a "linha de vida" de um objeto é representada no diagrama de
Durante o projeto ocorre que na assinatura da operação "alocar" da classe "Urna" é observada a existência do atributo "zona eleitoral" que é outra classe identificada no mesmo projeto, indicando a existência de
Ampliam o vocabulário da UML permitindo a criação de novos tipos de blocos de construção que são derivados dos já existentes, mas específicos a determinados problemas,
De acordo com os criadores da UML, na modelagem da arquitetura de um sistema, a visão que abrange as classes, interfaces e colaborações que formam o vocabulário do problema e de sua solução é a de
Sobre os diagramas da UML 2.0 e as extensões que têm sido aplicadas à ela, são feitas as seguintes afirmativas.
I - Na modelagem de negócios são utilizados os seguintes diagramas da UML: de classes, de processos de negócio, de atividades e estados.
II - Extensões na UML referem-se à inclusões de elementos nos diagramas existentes que representem os objetivos de um processo, suas entradas e saídas, os eventos que direcionam o processo, os recursos consumidos e a ordem de execução de suas atividades.
III - A UML possibilita a implementação de extensões à linguagem através do uso de estereótipos.
IV - A descrição de regras de negócios na UML é feita de modo textual e, para implementar regras entre casos de uso podem ser utilizadas constraints, que podem ser expressas via OCL (Object Constraint Language).
Estão corretas apenas as afirmativas:
Fazendo uma comparação entre os recursos disponíveis na UML 1.4 e UML 2.0, conclui-se que a UML 2.0:
Na UML, que diagrama retrata estados e as transições permitidas entre esses estados?
Na UML, a representação gráfica de uma classe contém as seguintes informações:
Em UML, qual símbolo é utilizado para atribuir visibilidade pública a determinado atributo?
No diagrama de sequência da UML, cada objeto participante é representado por uma caixa e uma linha vertical denominada linha de
No diagrama de classes da UML uma superclasse, com uma ou mais subclasses, representa um relacionamento do tipo
Alguns ambientes de modelagem UML oferecem uma funcionalidade chamada descoberta ou identificação de dependências, que cria dependências explícitas entre pacotes com base nas dependências entre seus elementos, e podem também gerar diagramas de pacotes que facilitam a visualização das mesmas. Considerando que uma aplicação OO seja modelada em camadas, correspondentes a diferentes níveis de abstração, e que cada camada contenha um ou mais pacotes, são considerados(as) indesejáveis, por causarem problemas de acoplamento e manutenibilidade,
Um exemplo de diagrama previsto na UML é o Diagrama de
Em engenharia de software, o processo de
desenvolvimento de software designa uma sequência de
atividades, agrupadas em fases e tarefas, executadas de forma
sistemática e uniformizada, realizadas por pessoas com
responsabilidades bem definidas e que, a partir de um conjunto
de entradas (inputs) produzem um conjunto de saídas (outputs).
Como objetivos, o processo de desenvolvimento de software deve
prover orientação sobre as sequências das atividades envolvidas,
especificar os modelos descritivos do sistema, gerenciar as tarefas
e definir métricas para os modelos e atividades.
R. A. Ramos. Treinamento em UML (com adaptações).
Quanto às fases e tarefas no processo de desenvolvimento de
software, julgue os itens de 64 a 67.
A fase de projeto define o que o software deve fazer, enquanto a fase de eliciação de requisitos define como o software deve atingir seus requisitos.
Em engenharia de software, o processo de
desenvolvimento de software designa uma sequência de
atividades, agrupadas em fases e tarefas, executadas de forma
sistemática e uniformizada, realizadas por pessoas com
responsabilidades bem definidas e que, a partir de um conjunto
de entradas (inputs) produzem um conjunto de saídas (outputs).
Como objetivos, o processo de desenvolvimento de software deve
prover orientação sobre as sequências das atividades envolvidas,
especificar os modelos descritivos do sistema, gerenciar as tarefas
e definir métricas para os modelos e atividades.
R. A. Ramos. Treinamento em UML (com adaptações).
Quanto às fases e tarefas no processo de desenvolvimento de
software, julgue os itens de 64 a 67.
A UMLT - Unified Modeling Language é um conjunto de especificações do OMG - Object Management Group. O conjunto completo da UML, em sua versão 2.0, está distribuída em três especificações: a Especificação de Intercâmbio de Diagramas, a Infraestrutura UML, e a Linguagem de Restrição de Objeto - OCL. A Especificação de Intercâmbio de Diagramas possibilita o compartilhamento de modelos entre diferentes ferramentas de modelagem. A infraestrutura define os conceitos fundamentais, sendo considerada um metamodelo, é utilizada para construir as demais especificações da UML. Por isto a infraestrutura UML é tipicamente utilizada pelo usuário final.
Como extensão do vocabulário UML, a representação gráfica de um nome entre ângulos (<< >>), colocado acima do nome de outro elemento, representa
Considere os diagramas da UML 2:
I. Classe.
II. Sequência.
III. Atividade.
IV. Máquina de Estado.
V. Pacote.
Considere os tipos C = Comportamental e E = Estrutural. A correta associação dos diagramas I, II, III, IV e V com seus tipos é, respectivamente,
Em UML, é a fase na qual classes, tais como, interface do usuário e de periféricos, são adicionadas para prover uma infraestrutura técnica. Trata-se da fase de
Estereótipos podem ser utilizados para categorizar classes durante a fase de análise em um projeto de desenvolvimento de sistemas orientados a objetos e utilizando-se a notação UML (Unified Modeling Language). No RUP (Rational Unified Process), por exemplo, podem-se confeccionar modelos utilizando-se os seguintes estereótipos:
I - limite (boundary);
II - entidade (entity);
III - controle (control).
Na UML, essas classes podem ser representadas de forma visual, respectivamente, pelos símbolos
Duas classes estabelecem uma relação todo/parte entre si, em que a parte pode existir sem o todo. Que símbolo deve ser utilizado em um diagrama de classes UML para expressar esse tipo de relacionamento?
No contexto da máquina de estados (UML 2.0), uma ocorrência de um estímulo capaz de ativar a transição de um estado é
Na UML 2.0, é um tipo de diagrama de interação o Diagrama de
Em um diagrama de classes, considere que Seguridade e Imóveis herdam características de Ativos. A classe ItemSuportado é super-classe de Imóveis mas não de Ativos. Nesse cenário, o relacionamento geral em que se envolve Imóveis caracteriza-se por
Se em algum ponto de um Caso de Uso houver a necessidade de inserir incondicionalmente um cenário contido em outro Caso, deve-se usar o relacionamento de dependência estereotipado como
Atividade, Caso de Uso e Componente são diagramas da UML 2.0 classificados, respectivamente, no âmbito
Na notação original da UML 2.0, os símbolos + (mais) e # (jogo da velha), antecedendo as operações de uma classe, caracterizam tais operações, respectivamente, como
Considere o caso de uso Movimentar Estoque. Se o estoque necessitar de reposição porque atingiu o limite mínimo desejável, outro caso de uso é envolvido para emitir ordem de compra. Essa situação indica o uso de
De acordo com a OMG, especifica a coordenação de execuções de comportamentos usando um modelo de fluxo de controle e de dados. Modela o comportamento do sistema denotando os caminhos lógicos que um processo pode seguir. Compõe a visão dinâmica da UML o diagrama de
Na UML, a linha de vida (lifeline) é parte integrante do diagrama de
O antigo diagrama de colaboração é adotado na UML 2.0 como diagrama de
Em relação a orientação a objetos, o método de desenvolvimento de um sistema em UML é dividido em análise de requisitos, análise, design (projeto), implementação, e testes. Nesse contexto, considere:
I. A análise de requisitos preocupa-se em capturar unicamente as necessidades básicas funcionais do sistema que deve ser desenvolvido.
II. A análise modela o problema principal, ou seja, as classes e objetos, e cria um modelo ideal do sistema levando em conta os requisitos técnicos do sistema.
III. O design expande e adapta os modelos da análise para um ambiente técnico, onde as soluções técnicas são trabalhadas em detalhes.
IV. A implementação consiste em codificar em linguagem de programação e banco de dados os modelos criados.
É correto o que se afirma em
No âmbito da UML, é o mais importante detalhe que pode ser especificado para atributos e operações de um classificador e cuja especificidade, que pode ser de quatro níveis diferentes (ex. pacote), é utilizável por outros. Trata-se de
Considere:
I. Ampliação de vocabulário que permite a criação de novos tipos de blocos de construção derivados dos já existentes, mas específicos a determinados problemas.
II. Extensão das propriedades dos blocos de construção que permite a criação de novas informações na especificação de um elemento.
No âmbito da UML, os conceitos I e II definem, respectivamente,
Na UML 2.0, a configuração de nós de processamento em tempo de execução e os artefatos que neles existem são representados graficamente por intermédio do diagrama de
Na UML, uma porta
Em UML, ele é uma variação do diagrama de classes e utiliza quase a mesma notação, exceto que os objetos são escritos com seus nomes sublinhados e todas as instâncias num relacionamento são mostradas. Trata-se do diagrama de
Na UML, o diagrama que serve para organizar o comportamento do sistema é o diagrama de
São os meios utilizados para a visualização dos blocos de construção da UML e representam graficamente um conjunto de elementos, além de permitir a visualização do sistema sob diferentes perspectivas. Essa é a definição de:
Na UML,
Sobre a UML e seus diagramas, é correto afirmar:
Os diagramas de atividade da UML são uma técnica para descrever lógica de procedimento, processo de negócio e fluxo de trabalho. Sobre tais diagramas, é correto afirmar:
A UML é
Em UML, são diagramas feitos para facilitar a comunicação com os futuros usuários do sistema, e com o cliente, sendo especialmente úteis para determinar os recursos necessários que o sistema deve ter, mas não são adequados para representar o desenho e não podem descrever os mecanismos internos de um sistema. São diagramas de
Na UML 2.0, o Diagrama de Comunicação e o de Sequência são dois tipos de diagrama de
Classificando-se os diagramas da UML 2.0 em Estruturais (E) e Comportamentais (C), Deployment, Package, Activity e Use Case são, respectivamente,
Um relacionamento estendido entre dois casos de uso é um relacionamento de
Em UML o diagrama de
Em relação à UML, é correto afirmar que
Na UML os diagramas servem para capturar diferentes visões do sistema. NÂO é um diagrama UML:
Na Orientação a Objetos, um diagrama que retrata uma série de elementos estáticos, suas associações, estruturas de superclasse e outros inter-relacionamentos estáticos é denominado diagrama de
Na UML, a visibilidade declarada aos atributos e operações de classificadores define que quando a um deles antecede o símbolo - (sinal de menos) este é somente
Cobre um conjunto de instâncias dos itens encontrados nos diagramas de classe, expressa a parte estática de uma interação composta pelos objetos que colaboram entre si, mas sem qualquer uma das mensagens passadas entre eles e, também, congela um momento no tempo. Na UML, trata-se do diagrama de
Duas características distinguem os diagramas de sequência dos de comunicação:
Os operadores de controle estruturados, aplicados aos diagramas de sequência (região retangular que circunscreve o diagrama e que serve para mostrar modos de execução), NÃO têm o objetivo de mostrar execução
Uma instância de classe em um determinado momento é
"É possível que ocorram distintas implementações de uma operação de classe e que, no entanto, o nome e os parâmetros dessa operação sejam os mesmos."
Dentro do contexto da frase, relacione os textos apresentados nessas questões com a respectiva definição, significado ou conceito.
...o nome e os parâmetros dessa operação...
"É possível que ocorram distintas implementações de uma operação de classe e que, no entanto, o nome e os parâmetros dessa operação sejam os mesmos."
Dentro do contexto da frase, relacione os textos apresentados nessas questões com a respectiva definição, significado ou conceito.
...implementações de uma operação...
Considerando os tipos COM = comportamental e EST = estrutural na UML 2.0, classifique correta e respectivamente os seguintes diagramas UML:
I. State Machine Diagram
II. Sequence Diagram
III. Composite Structure Diagram
Uma página Web pode ser composta de gráficos sendo que estes gráficos também são componentes de uma pasta do site. O relacionamento de associação do tipo todo-parte aí estabelecido entre página Web e gráfico é de
Na representação da UML 2.0, um caso de uso incluído em outro caso de uso, estabelecido estereotipadamente como <<include>>
Dentre os diagramas de interação da UML 2.0, linha de vida e foco de controle são duas as características que distinguem os diagramas de
Ainda com relação às linguagens, julgue os próximos itens.
UML (universal modelling language) é uma linguagem de modelagem proprietária que pode ser utilizada no desenvolvimento de sistemas de maneira intuitiva para visualização de objetos.
Com relação ao CASE (Computer-Aided Software Engineering) e à UML (Unified Modeling Language), assinale a opção correta.
Com relação aos conceitos e às disciplinas considerados no
processo unificado, julgue os itens de 76 a 80.
No processo unificado, os modelos de caso de uso encontramse na disciplina de requisitos, enquanto plano de desenvolvimento de software e especificações suplementares são partes da disciplina gerenciamento de projeto.
A respeiro dos diagramas da UML, julgue os itens subsequentes.
Os diagramas em UML podem ser estáticos ou dinâmicos. O diagrama de classes é um exemplo de um diagrama dinâmico.
A respeiro dos diagramas da UML, julgue os itens subsequentes.
Um diagrama de casos de uso descreve um cenário que mostra as funcionalidades do sistema do ponto de vista do usuário. É comum o uso de atores nesse diagrama.
A respeiro dos diagramas da UML, julgue os itens subsequentes.
O objetivo principal de um diagrama de pacotes é agrupar os pacotes em classes. Esse tipo de diagrama pode usar dependências.
A respeiro dos diagramas da UML, julgue os itens subsequentes.
Um diagrama de estado é capaz de mostrar os estados possíveis de um objeto. Além disso, pode mostrar as transações responsáveis pelas suas mudanças de estado.
A respeiro dos diagramas da UML, julgue os itens subsequentes.
O diagrama de atividades tem por objetivo mostrar o fluxo de atividades em um único processo; entretanto, esse diagrama não mostra como as atividades dependem umas das outras, porque isso é responsabilidade do diagrama de dependências.
Na UML - Unifi ed Modelling Language
Em UML, o relacionamento utilizado para expressar herança entre classes e interfaces é a
O diagrama UML, que é considerado semanticamente equivalente ao diagrama de sequências, uma vez que pode ser convertido para este sem perda de informação, é o diagrama de
A restrição UML aplicada a um conjunto de generalizações, especificando que uma instância pode ter apenas um dos subtipos determinados como tipo daquela instância, é conhecida como
Em relação a conceitos gerais de UML (Unified Modeling Language), assinale a opção correta.
Acerca de diagramas de casos de uso da UML, assinale a opção correta.
Com relação a diagramas de classe da UML, assinale a opção correta.
Com relação a diagramas de estados da UML, assinale a opção correta.
Na modelagem de determinado sistema de informação, um objeto remetente X deve ficar bloqueado até que o objeto destinatário Y termine de atender à requisição. Na UML, que tipo de mensagem é indicada para representar a situação descrita?
Considere as informações a seguir, referentes à modelagem de um sistema de informação.
1. Classe Pessoa é generalização das classes Aluno e Professor.
2. Classe ProfessorMestre é especialização da classe Professor.
Que diagrama de classes UML representa corretamente a situação em questão?
Considere os itens abaixo:
(1) Cadastrar passageiro.
(2) Avião.
(3) Decolagem autorizada.
Eles podem ser representados, em diagramas da UML 2.0, como:
Um diagrama de casos de uso na UML 2.0 descreve: