SóProvas


ID
1044772
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito de conceitos e paradigmas das principais teorias da comunicação, julgue os itens que se seguem.

Na transmissão de uma mensagem entre emissor e receptor, dada a possibilidade de ruído no canal, certo grau de redundância é fundamental para garantir a recuperação do sentido pela audiência, conforme a teoria matemática da comunicação.

Alternativas
Comentários
  • Questão correta. Para Teoria Matemática , a repetição da mensagem ajudaria o receptor a captá-la melhor, haja vista os ruídos porque passam pelo canal no momento da transmissão, então a redundância se faz como ponto positivo para esta teoria.

  • Nunca ouvi falar desta teoria da matemática da comunicação.

  • Eu imaginei que a questão falasse da Teoria da Entropia e Redundância e não da Matemática. Ainda que a constatação de ruídos é a principal preocupação dos estudiosos desta Teoria, não cheguei a ver, explicitamente, o fator da redundância como pediu a questão. 

    Ao menos já sabemos o ponto de vista do Cespe

  • Os conceitos de entropia e redundância são trabalhados na Teoria Matemática da Comunicação, assim como ruído, informação e código.

     

    Referência: Carlos Alberto Araújo, no livro Teorias da Comunicação: conceitos, escolas e tendências.

  • Theo, a Teoria Cibernética e a Teoria da Entropia e Redundância são destroncamentos da Teoria Matemática.

  • Confesso que fiquei em dúvida por causa do trecho "recuperação do sentido pela audiência". Isso não seria feedback? Que no caso deixaria a questão errada porque na Teoria Matemática não existe esse retorno.

  • Gabarito: C

    "Para garantir a transmissão de uma mensagem, e principalmente para assegurá-la contra possíveis ruídos que possam atravessá-las, é preciso que elas tragam certo grau de repetição. O excesso de redundância cai novamente na queda da informação - donde se conclui pela necessidade do equilíbrio, de um grau adequado de informação" (FRANÇA e SIMÕES p. 76)

    Fonte: Curso básico de Teorias da Comunicação, Vera V. França e Paula G. Simões

  • Quanto à questão do feedback, que a colega Isabela levantou: tenho dúvida sobre esse assunto pois já vi alguns autores afirmando que a Teoria Matemática apresenta sim a presença de feedback. Porém em algumas provas de concursos, já vi bancas afirmando que não há feedback. Acho que é uma questão que há discordância entre as referências. Segundo França:

    "Por último, é importante falar também de um novo elemento - ou movimento - previsto pelo modelo, que é o feedback ou retroalimentação, referindo-se ao “retorno” proporcionado pelo destinatário. Após o recebimento, o destinatário envia sinais à fonte que indicam a forma de sua recepção. Esse retorno realimenta a fonte, mantendo a cadeia. É importante, no entanto, não identificar o feedback com uma nova emissão - pois falta-lhe a autonomia da fonte. Ele tem uma natureza de resposta e não chega a caracterizar um lugar de escolha. Nesse modelo, o feedback atende à necessidade de um maior controle da eficácia do processo" (FRANÇA. p. 72)

    Fonte: Curso básico de Teorias da Comunicação, Vera V. França e Paula G. Simões