-
CPC 00 R1
Passivos são obrigações presentes da entidade, derivadas de eventos passados, cujos pagamentos se esperam que resultem para a entidade saídas de recursos capazes de gerar benefícios econômicos ou potencial de serviços.
-
Mais uma questão tipo "pegadinha", como infelizmente têm se caracterizado as provas elaboradas pelo CESPE. Assim fica abandonada uma excelente recomendação didática: as provas devem aferir conhecimento, através de questionamento claro.
-
Que enunciado confuso ! Será assim redigido de propósito, fazendo estilo "pegadinha" (contrariando o principal objetivo de prova de concurso, que é avaliar conhecimentos e não se o candidato é "espertinho", pois os cargos públicos para esses é preenchido por eleição) ou quem sabe é incompetência do examinador?
-
Aí eu fico "P" da vida. Ainda vem alguns professores dizer que questão incompleta não é questão errada.
Aff!
-
ERRADO.
O erro da questão reside no fato da questão afirmar: "(...)que RESULTARÁ em saída de recursos da entidade." Quando na verdade o CPC diz: "b) Passivo é uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos já ocorridos, cuja liquidação se ESPERA que resulte em saída de recursos capazes de gerar benefícios econômicos".
-
Ou seja, nem sempre para liquidar um passivo será através da saída de recursos. Pode ser através de um devolução de uma mercadoria que apresentou um defeito de fabricação.
Tenho dúvidas, mas acho que o raciocínio é parecido com esse.
-
CPC 00: Passivo é uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos já ocorridos, cuja liquidação se espera que resulte em saída de recursos capazes de gerar benfícios econômicos.
-
Questão fdp
O erro foi na afirmativa não constar a expressão "se espera" e sim "resultará".
Como exemplo, vamos considerar que a liquidação de um tributo foi dada através de uma anistia fiscal
A princípio deveríamos pagar a obrigação com valor em dinheiro, dessa forma estávamos esperando a retirada de recursos que poderiam gerarem benefícios econômicos, porém, como houve a anistia, o passivo foi quitado sem a saída de tais recursos.
Espero ter ajudado
-
Eu fico imaginando como deve ser a cara do tipo de gente que elabora uma questão dessas. PQP!
-
Cometário do Professor Gabriel Rabelo:
"O erro da questão está, pois, em afirmar que a liquidação resultará em saída de recursos da entidade que poderiam gerar benefícios futuros. O CPC diz que se espera que resulte.
Imagine-se a seguinte situação. A empresa KLS tem uma dívida no valor de R$ 2.000.000,00 com a Fazenda fluminense, decorrente de uma auto de infração lavrado por auditor fiscal. Contudo, surpreende-se com a publicação de uma lei mais benéfica e consegue reduzir a dívida para zero.
O passivo restará liquidado. Contudo, não teremos neste hipótese a saída de recursos que seriam capazes de gerar benefícios econômicos futuros."
-
Literalidade: "SE ESPERA QUE RESULTE" e não "RESULTARÁ".
GAB.: ERRADO.
-
perdão de dívida não sai recurso...
-
DANADINHA! As características dos passivos exigíveis incluem constituir obrigação líquida e certa, mensurável monetariamente e com fato gerador passado.
Questão cespe, surreal
-
Galera,
cuja liquidação resultará em saída de recursos da entidade. ERRADO
cuja liquidação espera-se que resulte na saída de recursos da entidade. CERTO
Apesar de quase sempre ser necessário que recursos saiam da entidade para que uma obrigação seja liquidada, pode acontecer de uma dívida ser perdoada, por exemplo. Por esse motivo é que a saída de recursos para liquidação é ESPERADA e não CERTA.
-
PASSIVO: Obrigação PRESENTE da entidade de TRANSFERIR um recurso como resultados de eventos passados.
-
❌Gabarito errado.
Percebemos que a palavra-chave é “ESPERA-SE QUE RESULTE EM SAÍDA DE RECURSOS DA ENTIDADE”. Nesse contexto, o problema da questão está em afirmar que a liquidação resultará em saída de recursos da entidade que poderiam gerar benefícios futuros.
Autor: Professor Gilson Nogueira.
Bons estudos!
-
PASSIVOS (liquidação)
Contabilidade Privada OU Empresarial = baixa do Passivo "PODE" resultar em saída de recursos
Contabilidade PÚBLICA = baixa do Passivo "DEVE" resultar em saída de recursos
Bons estudos.
-
Para mim essa questão é no mínimo polêmica, pois alguma coisa vai ter de sair da empresa, nem que for o suor deum de seus funcionários na prestação de um serviço para liquidar uma obrigação. Cespe fazendo cespice.
-
CPC 00 R2:
4.26 Passivo é uma obrigação presente da entidade de transferir um recurso econômico como
resultado de eventos passados.
4.27 Para que exista passivo, três critérios devem ser satisfeitos:
(a) a entidade tem uma obrigação
(b) a obrigação é de transferir um recurso econômico
(c) a obrigação é uma obrigação presente que existe como resultado de eventos passados
Obrigação:
4.29 A obrigação é o dever ou responsabilidade que a entidade não tem a capacidade prática de
evitar. A obrigação é sempre devida à outra parte (ou partes).
Transferência de recurso econômico:
4.37 Para satisfazer a esse critério, a obrigação deve ter o potencial de exigir que a entidade transfira um recurso econômico para outra parte (ou partes). Para que esse potencial exista, não é necessário que seja certo, ou mesmo provável, que a entidade será obrigada a transferir um recurso econômico – a transferência pode, por exemplo, ser obrigada somente se ocorrer evento futuro incerto especificado. É necessário somente que a obrigação já exista e que, em pelo menos uma circunstância, exigirá que a entidade transfira um recursoeconômico
-
passivo é uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos passados, cuja liquidação se espera que resulte na saída de recursos da entidade capazes de gerar benefícios econômicos.
-
GABARITO: ERRADO.
Segue uma parecida:
(CESPE/MPU/ANALISTA ATUARIAL/2015) Um passivo é uma obrigação presente advinda de eventos passados. Sua liquidação resulta, necessariamente, na saída de recursos financeiros capazes de gerar benefícios econômicos. ERRADO
-
Passivo é uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos passados, cuja liquidação resultará em saída de recursos da entidade.
O correto é: "...espera-se que resulte saída de recursos..."
.
.
.
..
Fonte: NBC TSP Estrutura conceitual