Esta questão está desatualizada. Pela 8º edição do MCASP, acréscimos de reavaliação não transitam pelo resultado e são creditadas diretamente na conta Reserva de Reavaliação. No caso de decréscimo de reavaliação, transita pelo resultado apenas se não houver saldo na conta de reserva.
MCASP (8º Edição)
5.4.1.Registro Contábil da Reavaliação de Ativos
Em consonância com o previsto nas normas brasileiras de contabilidade do setor público, se o valor contábil da classe do ativo aumentar em virtude da reavaliação, esse aumento deve ser creditado diretamente à conta de reserva de reavaliação. Entretanto, o aumento deve ser reconhecido no resultado do período quando se tratar da reversão de decréscimo por reavaliação da classe do ativo anteriormente reconhecido no resultado.
Se o valor contábil de uma classe do ativo diminuir em virtude da reavaliação, essa diminuição deve ser reconhecida no resultado do período. Porém, se houver saldo de reserva de reavaliação, a diminuição do ativo deve ser debitada diretamente à reserva de reavaliação até o limite de qualquer saldo existente na reserva de reavaliação referente àquela classe de ativo.
A NBC T 16.10 foi revogada pela NBC TSP 07