SóProvas


ID
1046170
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MME
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Entre as várias formas de atuação do Estado, a mais comum no mundo ocidental é a forma federativa, adotada também no Brasil. Considerando a realidade federativa brasileira, assinale a opção que contém uma vantagem efetiva dessa forma de governo.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA C.

     

    Entre as várias formas de atuação do Estado, a mais comum no mundo ocidental é a forma federativa, adotada também no Brasil. Uma vantagem efetiva dessa forma de governo é:

     

    enumeração de funções e a atribuição de competência legal para o desempenho do governo refletem a configuração de forças políticas existentes na sociedade.

  • Na Federação são enumeradas as funções e atribuições legais para o exercício de cada ente federado. Isso é um reflexo da existência de várias forças políticas na sociedade.

  • Qual o erro da letra E??

  • queria saber o erro da letra E

  • Erro da Letra E: A divisão de competências entre as diversas esferas governamentais é bastante nítida, (NÃO É BASTANTE NÍTIDA, OS ESTADOS MEMBROS DISPÕEM DA MESMAS COMPETÊNCIAS, RESPONSABILIDADES E REPRESENTATIVIDADE) o que NÃO evita duplicação de esforços e de prestação de serviços.

    O Brasil adota o Modelo Simétrico de Federalismo:

    • Existe homogeneidade de cultura, desenvolvimento e língua.

    Exemplos: Brasil e EUA.

    No federalismo simétrico, os Estados-Membros gozam das mesmas competências, responsabilidades e representatividade na Federação.

    Um exemplo é o praticado nos Estados Unidos da América e no Brasil em que os Estados-Membros, independentemente do número de habitantes e do desenvolvimento socioeconômico, dispõem das mesmas competências, responsabilidades e representatividade junto ao Senado Federal.

    FONTE ENAP:

    repositorio.enap.gov.br/bitstream/1/3182/1/M%C3%B3dulo%201%20-%20Conceitos%20introdut%C3%B3rios%20sobre%20federalismo%

    20e%20federalismo%20fiscal.pdf

  • Entendo que a D também esteja correta. Isso, inclusive, é evidenciado pelo próprio sistema tributário brasileiro na CF, que atribui aos entes federativos competências para prestar serviços, como também competência para arrecadar receitas.

    Mais uma questão com alto índice de erros e nenhum comentário dos professores...