-
A questão foi retirada do artigo “A gestão da informação e a modelagem de processos” de Silvânia Vieira de Miranda (Revista do Serviço Público, 2010, p. 100):
“A representação do ciclo de vida da informação, (…), é uma das mais utilizadas, mas mostra apenas as fases e sua natureza circular. A informação expressa interações de pessoas e grupos em um contexto histórico. Suas condições de produção, intermediação e uso não são iguais e essa desigualdade se reproduz em termos de oportunidades de acesso e uso.” (grifos nossos)
-
Ciclo de vida dos documentos e o modelo MOREQ 2
O ciclo de vida dos dos documentos pressupõe as seguintes fases:
Fig. 1 - Modelo de Ciclo de Vida de Documentos
- Criação / Aquisição / Selecção: o documento surge no sistema de informação organizacional seja através da criação de novo documento, seja através da aquisição desse documento a partir de uma fonte externa ( o documento é recebido) o ou seja através da selecção dessa informação a partir de uma fonte externa ( o documento é identificado como tendo potencial interesse e portanto é integrada no sistema).
- Armazenamento: o documento é armazenado no sistema, garantindo-se assim o seu arquivo (físico e/ou electrónico) para posterior organização / recuperação.
- Organização: o documento é classificado de acordo com um plano de classificação e descrita. A classificação poderá ter implicações no seu arquivo (físico e/ou electrónico), pelo que a fase de armazenamento e organização poderão ocorrer paralelamente, e não sequencialmente.
- Recuperação: seja através de browsing (navegação) seja através de pesquisa, os documentos são passíveis de recuperação para posterior utilização.
- Eliminação / Preservação: dependendo dos resultados da avaliação de informação deverá ser tomada adecisão relativamente à preservaçãodesses documentos e prazos de retenção ou eliminação imediata.
As tarefas de Armazenamento e Organização podem ser encaradas como a mesma fase, designada por alguns autores "captura". Ainda de acrescentar que a fase de recuperação, é por vezes designada de "Uso" ou "Acesso" por alguns autores. Considero que esta versão revê a simplifica os processos chave identificados pela MOREQ 2( p. 227):Fig. 2 - Modelo de processos MoReq 2
Podemos então fazer o paralelismo entre os dois modelos: - Create= Criação / Aquisição / Selecção
- Capture = Organização
- Use = Recuperação
- Preserve = Eliminação / Preservação
- Transfer = Armazenamento
- Manage = não tem uma representação directa no modelo, questões relacionadas com controlo de acessos estão no ponto de Criação/Aquisição/Selecção e as questões de retenção estão no ponto Eliminação/Preservação.
- Store = Armazenamento
- Destroy =Eliminação / Preservação
A MoREQ 2 define como processos principais: Create, Capture, Use, Preserve, Manage. Podemos aproveitar esses processos para definir os estados de um documento e portanto o seu ciclo de vida. Os processos provocam alterações no estado dos seus outputs / input, isto é transformam os objectos que são consumidos. Desta forma, conseguimos aferir através do modelo MOREQ 2 as fases do ciclo de vida de um documento propostos no modelo da fig. 1. Fonte: http://gestaoinformacao.blogspot.com.br/2009/06/ciclo-de-vida-dos-documentos-e-o-modelo.html
-
Ciclo de Vida da Informação
Manuseio - Refere-se ao instante em que a informação é criada e/ou passa a ser manipulada;
Armazenamento - Como / onde armazenar determinados tipos de informações;
Transporte - Abrange todo o tipo de transporte possível para uma informação (fax, email, entrega via transportadora, etc.)
Descarte - Procedimentos a serem adotados no momento da exclusão de um informação e quando o descarte deve ocorrer
Uma informação pode ser classificada com base em diversos critérios, entre eles: sigilo, valor e criticidade.
Realizando um paralelo, as informações sigilosas, por exemplo, devem ter condições de intermediação diferente das demais.
-
Errado
“condições de produção e intermediação devem ser iguais para todos”.
-
AS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO E INTERMEDIAÇÃO DO CICLO DE VIDA DA INFORMAÇÃO NÃO SÃO IGUAIS PARA TODOS.
O DEPARTAMENTO DE PRODUÇÃO DIZ QUE A DEMANDA ESTÁ EM AUMENTO E PRECISA DE MAIS FUNCIONÁRIOS. PORÉM, O DEPARTAMENTO FINANCEIRO DIZ QUE NÃO HÁ RECURSOS SUFICIENTES PARA O AUMENTO DA GRADE DE FUNCIONÁRIOS. AGORA EU LHE DIGO: A INFORMAÇÃO DE QUE A ORGANIZAÇÃO NÃO POSSUI VERBA TEM POUCA RELEVÂNCIA PARA O DEPARTAMENTO DE PRODUÇÃO. LOGO, O CICLO DE VIDA DESTA INFORMAÇÃO SERÁ DIFERÊNTE PARA O DEPARTAMENTO FINANCEIRO, QUE TERÁ QUE SOLUCIONAR O PROBLEMA DE VERBA A QUALQUER CUSTO, POIS O AUMENTO DA DEMANTA É COMO SINAL DE CHUVA NO NORDESTE: INVESTE QUE O LUCRO É CERTO.
GABARITO ERRADO
-
Compare o ciclo de vida de uma informação contida num código de conduta com o ciclo de vida contido numa demonstração financeira. NÃO SÃO IGUAIS!!!!
GAB E