SóProvas


ID
1046302
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em relação às técnicas de fluxogramação, julgue os itens seguintes.

Empregando-se o fluxograma vertical, utilizado para representar um fluxo simples dentro de uma unidade organizacional, é possível agilizar o preenchimento de formulários, já que eles são padronizados.

Alternativas
Comentários
  • Fluxograma Vertical

    É o tipo de fluxograma utilizado para identificar as rotinas existentes num setor de trabalho, sendo o mais adequado para trabalhos de levantamento, sendo aplicável na hipótese de se desejar especificar todos os órgãos/operadores que participam do fluxo.
    Entre suas vantagens podemos destacar: - pode ser impresso como um formulário padronizado;
      - é de rápido preenchimento, uma vez que os símbolos e convenções já se acham impressos (basta pintá-los e interligar um ao outro);
      - maior clareza na apresentação; e
      - grande facilidade de leitura por parte dos usuários.


    Prof. Hebert Almeida - Estratégia Concursos
  • CERTO
    Questao Q233156.
    O tipo de fluxograma criado pelo engenheiro Michael Addison, que usa símbolos padronizados pela ASME (American Society of Mechanical Engineers) e que possui um formulário pré-impresso, facilitando a padronização e tornando o seu preenchimento mais rápido e sua leitura mais inteligível, é o fluxograma VERTICAL.

    http://www.questoesdeconcursos.com.br/pesquisar?ss=4745&di=21
  • Os fluxogramas podem ser de diferentes tipos:

    Fluxograma vertical: é aquele construído com base em formulários padronizados para processos dentro de uma mesma área da organizaçãoÉ mais apropriado  a  processos  mais simples e que não transitam entre diferentes órgãos.
    Fluxograma administrativo: se utiliza  dos  mesmos  símbolos do fluxograma vertical, mas pode ser elaborado de forma mais livre, sem a necessidade do uso do formulário padronizado;
    Fluxograma global (de  colunas):  é  o  fluxograma  que possibilita a visualização de como o fluxo de trabalho passa  de um  órgão  para  outro,  já  que  estes  ficam  dispostos  na  mesma folha,  em  colunas,  sendo  mais  apropriado  aos  fluxos mais complexos e que envolvem diferentes órgãos. CERTO.

    Prof. Carlos Xavier

  • Data: 28/02/2013


    Exemplo de Fluxograma Vertical:

    Fluxograma Vertical 

    O fluxograma vertical, também denominado diagrama do processo, folha do processo, é um fluxograma em um formato diferente, é formado por colunas verticais, onde se tem as simbologias referente ao processo, descrição, e outras informações referentes as operações.


    A característica do fluxograma vertical é a sua facilidade de  entendimento devido a sua maior clareza, e por ter mais informações do que um fluxograma comum ou “horizontal”.




    Suas 4 principais vantagens são:
    1 Consiste em poder ser impresso como formulário padronizado.

    2 Rapidez de preenchimento, pois os símbolos e convenções já seacham impressos.

    3 Maior clareza de apresentação.

    4 Grande facilidade de leitura por parte dos usuários.



    É o formato mais usado nas empresas para visualização do processo, justamente por ser mais completo.


    Em relação ao seu preenchimento não tem nenhum segredo, geralmente ele já vem com uma legenda da simbologia.


    Enfim, o fluxograma é uma ferramenta indispensável para o mapeamento de processo, é o primeiro passo para visualizar, estudar, e implantar melhorias em um processo.


  • Trata-se do fluxograma mais utilizado no estudo de processos produtivos, do tipo linha de produção, no qual se pode dividir um grande processo em vários outros, mais simples, com poucas áreas envolvidas e com número restrito de operações que se encaixam nos símbolos, previamente, estabelecidos pelo fluxograma. Podemos, também, utiliza-lo em processos administrativos, desde que feitas as devidas adequações.

    Esse tipo de fluxograma pode ser impresso como formulário padronizado e é constituído de símbolos e convenções pré-impressos em colunas verticais.

    O fluxograma vertical tem como vantagens a rapidez de preenchimento (uma vez que se trata de um formulário impresso padronizado), a clareza na apresentação e a facilidade de leitura.

    O fluxograma vertical, também é denominado folha de análise, folha de simplificação do trabalho ou diagrama de processo, destinado a representação de rotina simples em seu processamento analítico em uma unidade organizacional.

    Alguns fluxogramas verticais possuem mais uma coluna, para que sejam anotadas as clássicas perguntas: por quê? Onde? Quando? Quem? O quê? Como?

    Objetivando fornecer elementos para posterior simplificação do trabalho, por meio de automático levantamento das condições e razões operacionais.