SóProvas


ID
1046374
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

No que se refere às atribuições básicas, aos objetivos e às políticas da área de gestão de pessoas, julgue os itens a seguir.

As políticas de gestão de pessoas devem ser integradas ao planejamento estratégico e usadas para reforçar uma cultura organizacional que promova vantagem competitiva e eficiência.

Alternativas
Comentários
  • Certa

    Os desafios nas três dimensões (ambientais, organizacionais e individuais) a que estãosujeitas as organizações precisam ser por elas enfrentados para tornarem-se efetivas no mercado em que atuam. Sobretudo, para que consigam estabelecer uma nova postura em relação aos seus colaboradores, uma ação direcionada à gestão de pessoas, estimulando o comprometimento de todos com os resultados da organização. Historicamente, a vinculação do papel da gestão de pessoas às estratégias da empresa ganhou força à medida em que se percebeu que os processos clássicos da área, da contratação à definição de benefícios e salários, passando pelas práticas de treinamento, tendiam a influenciar aspectos do comportamento e da motivação humana e, porconseqüência, afetar o desempenho do empregado no trabalho. Por outro lado, os desafios ambientais impostos às empresas, tais como a globalização da economia, evolução da comunicação, abertura e competitividade de mercados, também foram, ao longo do tempo,demonstrando a necessidade de que a área passasse a ter um novo perfil institucional e comportamental, apropriando-se não apenas de novos processos de gestão das pessoas, mas também dos recursos da tecnologia da informação, dos novos conhecimentos e metodologias geradas na própria área e fora dela, e das reformulações legais que estabelecem novos modelos de relações de trabalho (MOHRMAN e LAWLER III, 1995).
    Segundo Gil (2001), nessa nova visão a gestão de pessoas deverá preparar-se para mudanças, para adotar um caráter mais consultivo e preventivo, voltado à ação estratégica, buscar parcerias e atuar na direção da mudança cultural.
    Essa mudança deve levar a área a estabelecer-se em estruturas mais enxutas que atuam na direção dos negócios da organização sob a orientação de planejamento de longo prazo, o que exigirá que os profissionais de gestão de pessoas assumam novas responsabilidades.

    http://www.ead.fea.usp.br/eadonline/grupodepesquisa/publica%C3%A7%C3%B5es/Martinho/104.pdf
  • CERTA

    Legge (1995)  diz que as políticas de GP devem ser integradas ao planejamento empresarial estratégico e usadas para reforçar uma cultura organizacional apropriada, uma vez que os recursos humanos são valiosos e constituem uma fonte de vantagem competitiva.