-
O Princípio da Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento.
Parágrafo único. O Princípio da Competência pressupõe a simultaneidade da confrontaçãode receitas e de despesas correlatas.(Redação dada pela Resolução CFC nº. 1.282/10)
-
Na contabilidade vige o chamado regime de competência, segundo o qual as receitas e despesas são reconhecidas quando ocorrem, independentemente de pagamento ou recebimento.
O pagamento antecipado de despesa é um fato permutativo, só envolve contas patrimoniais. Só serão reconhecidas como despesas quando da ocorrência do fato gerador, exemplo: Pagamento de seguros antecipados, Assinatura de Jornais, etc.
-
Pagamento antecipado de despesa :
D - despesa antecipada ( ativo)
C - caixa (ativo)
Logo não afeta o resultado, visto que, não há variação da situação líquida.
-
A COMPETÊNCIA é o Princípio que estabelece quando um determinado componente deixa de integrar o patrimônio, para transformar-se em elemento modificador do Patrimônio Líquido.
Uma aplicação desse princípio é a venda de mercadorias a prazo, pois nesse caso, mesmo sem receber já devemos considerar como receita de venda e o valor a receber lançado como direito da empresa
Lançamento:
D - Clientes
C - Receita de Vendas
Ref. a vendas a prazo.
-
CORRETO. O princípio da COMPETÊNCIA é aplicado na contabilização das receitas e despesas.
Ele é, na realidade, a expressão conjunta dos dois princípios que normalizam o resultado, que são:
a) Princípio da Realização da Receita.
b) Princípio do Confronto das Despesas com as Receitas
De acordo com a resolução CFC 1282/10:
“Art. 9º O Princípio da Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem,independentemente do recebimento ou pagamento.
Parágrafo único. O Princípio da Competência pressupõe a simultaneidade da confrontação de receitas e de despesas correlatas.”
-
Vamos quebrar em partes o dispositivo legal:
A confrontação das receitas com as despesas correlatas é um pressuposto do princípio da competência:
Quando a entidade vende mercadoria à prazo a título de exemplo, gera um direito de auferir a receita decorrente desse fato, não obstante, a Entidade incorreu em despesa ao concretizar a venda, logo temos exemplo de RECEITA e DESPESA correlatas.
O reconhecimento de receitas e despesas deve ocorrer nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento.
Aqui está dizendo que nos registros contábeis, receitas ou despesas devem ser reconhecidas quando ocorre o fato gerador. Ex: João prestou serviço para Pedro dia 24/01/2012, e recebeu o pagamento de Pedro em 24/07/2012. Ora, independente do acordo firmado entre eles, Pedro deverá reconhecer essa despesa decorrente da prestação de serviços no mês 01/2012 e não 07/2012 pelo princípio da competência, agora para efeito de fluxo de caixa, o valor só aumentou o patrimônio quando o pagamento foi efetivamente realizado.
De acordo com esse princípio(competência), o pagamento antecipado de uma despesa não afeta o resultado da empresa no momento de sua ocorrência:
Corretíssimo. Ainda seguindo o exemplo mencionado anteriormente de João e Pedro. Digamos que Pedro pagasse adiantado o serviço no mês de 01/2012, porém a execução do serviço ocorreria somente no mês 07/2012 por João, ou seja, o pagamento antecipado realizado de Pedro para João referente à despesa que ainda não ocorreu(fator gerador concretizado) não pode ser contabilizada como despesa(conta de resultado) efetivamente na contabilidade de Pedro, pois embora Pedro tenha dado saída de caixa, o fato gerador ainda não ocorreu para ser considerado efetivamente como despesa de acordo com princípio da competência, logo, esse valor deverá ser registrado para efeito de escrituração e em obediência as leis e os princípios, dentre eles o da oportunidade, em uma conta "transitória", cujo aspecto qualitativo seria "Adiantamento à fornecedores"., ou seja, Pedro adiantou o pagamento a João, e espera receber o serviço de João em troca, logo é direito adquirido. E como o colega disse anteriormente, o fato é PERMUTATIVO e não MODIFICATIVO, ou seja, você vai CREDITAR o seu banco ou caixa e DEBITAR a conta "Adiantamento à fornecedores" que está elencada no ativo, logo, se não houve aumento ou diminuição no ativo, nos moldes da equação do patrimônio, a situação líquida não muda.
-
Resolução:
De fato, quando há o pagamento antecipado de uma
despesa, o resultado não é afetado. Isso acontece devido ao fato de que a DRE é
um demonstrativo baseado no princípio da competência.
Assim, os lançamentos serão os seguintes:
C- Caixa ou Bancos.
D- Adiantamento a fornecedores.
Somente na data prevista para pagamento é que a DRE
será afetada.
Para
finalizar, vejamos o artigo que trata sobre esse assunto: (art.9º da Resolução
CFC nº 750/93)
Art. 9º O Princípio da Competência determina que
os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a
que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento.
|
Gabarito:
Correto.
-
Resolução:
De fato, quando há o pagamento antecipado de uma
despesa, o resultado não é afetado. Isso acontece devido ao fato de que a DRE é
um demonstrativo baseado no princípio da competência.
Assim, os lançamentos serão os seguintes:
C- Caixa ou Bancos.
D- Adiantamento a fornecedores.
Somente na data prevista para pagamento é que a DRE
será afetada.
Para
finalizar, vejamos o artigo que trata sobre esse assunto: (art.9º da Resolução
CFC nº 750/93)
Art. 9º O Princípio da Competência determina que
os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a
que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento.
|
Gabarito:
Correto.
-
Certo, exemplo:
Momento 1
Antecipando o pagamento de salário do mês
D- Despesa antecipada de salário (ativo)
C- Caixa (ativo)
Fato contábil permutativo
Momento 2 Fim do mês ( Reconhecimento da Despesa)
D- Despesa de salário (Despesa)
C- Despesa Antecipada de Salário ( Passivo)
Fato contábil Modificativo Diminutivo
-
Resolução nº 750/93 - Dispõe sobre os princípios da contabilidade
Art. 9º O Princípio da Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que sereferem, independentemente do recebimento ou pagamento.
Parágrafo único. O Princípio daCompetência pressupõe a simultaneidade da confrontação de receitas ede despesas correlatas.
-
Questão correta.
Segundo o professor Cláudio Zorzo (CERS):
"O Princípio da Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento. O Princípio da Competência pressupõe a simultaneidade da confrontação de receitas e de despesas correlatas. A compreensão do princípio da COMPETÊNCIA está diretamente ligada ao entendimento das variações patrimoniais e sua natureza.
Observa-se que o princípio da competência não está relacionado com recebimentos ou pagamentos, mas com o reconhecimento das receitas geradas e das despesas incorridas no período. Mesmo com desvinculação temporal das receitas e despesas, respectivamente do recebimento e do desembolso, a longo prazo ocorre a equalização entre os valores do resultado contábil e o fluxo de caixa derivado das receitas e despesas, em razão dos princípios referentes à avaliação dos componentes patrimoniais".
-
O fato do pagamento antecipado de uma despesa não afetará o resultado da empresa no momento de sua ocorrência, sendo afetado somente quando houver o fato gerador, ou seja, quando o produto ou mercadoria for entregue e essa despesa contabilizada.
Art. 9 - O princípio da competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento.
Parágrafo único: o princípio da competência pressupõe a simultaneidade da confrontação de receitas e de despesas correlatas.
-
Artigo 9 - parágrafo único - O princípio da competência pressupõem simultaniedade da confrontação de receitas e despesas correlatadas.
-
O princípio da competência determina que os efeitos das transações (fatos contábeis) e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento. Deve haver simultaneidade no reconhecimento entre receitas e despesas quando correlatas (quando tiverem alguma ligação, o reconhecimento deve ser imediato). De acordo com este princípio, o pagamento antecipado de uma despesa não afeta o resultado da empresa no momento de sua ocorrência.
-
PRINCÍPIOS DA CONTABILIDADE:
"ECO ReVO ComPru"
Art.3 Res. 93
I. Entidade
II. Continuidade
III. Opotunidade
IV. Registro pelo Valor Original
VI. Competência
VIIPrudência
Obs.: O princípio da "atualização monetária", seria o inciso V, revogado.
-
Certo - Na contabilidade o regime de competência, as receitas e despesas são reconhecidas quando ocorrem, independentemente de pagamento ou recebimento.
-
OUTRA QUESTÃO QUE AJUDA A RESPONDER
Q403498Prova: CESPE - 2014 - FUB - Técnico em Contabilidade
Disciplina: Contabilidade Geral
O princípio da competência pressupõe a confrontação das receitas com as respectivas despesas necessárias à sua geração, independentemente de terem sido recebidas ou pagas
GABARITO: CERTO
-
GABARITO (CORRETO)
Para ampliar o horizonte assim como aconteceu comigo, o pagamento antecipado de uma despesa com salários de funcionário, é um fato permutativo, e aí está o P da competência vigendo, só será modificativo quando "da virada do mês" ou real dia do pagamento dos salários, esse é um entendimento que levo! se servir pra alguém pode fazer uso rsrs
-
O princípio da competência pressupõe a confrontação das receitas com as respectivas despesas necessárias à sua geração, independentemente de terem sido recebidas ou pagas
Quando a entidade antecipa uma despesa, ela , automaticamente, adquiri um crédito .Ex : Paguei antecipadamente o valor de uma bala juquinha que custava 5 centavos .O vendedor da bala está me devendo esta bala agora . Pelo princípio da competência , a permuta já ocorreu . Isto não afetará o resultado
Houve um débito e um crédito ao mesmo tempo - Fato permutativo
-
No regime de caixa afetaria o resultado .
-
-
GABARITO CORRETO.
Art. 9º O Princípio da Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento.
Parágrafo único. O Princípio da Competência pressupõe a simultaneidade da confrontação de receitas e de despesas correlatas. (Redação dada pela Resolução CFC nº. 1.282/10).
Parte final: De acordo com esse princípio, o pagamento antecipado de uma despesa não afeta o resultado da empresa no momento de sua ocorrência.
CORRETO. O princípio da competência incide quando o fato gerador ocorre, mas isso não afeta o seu recebimento ou pagamento.
-
Em miúdos: Despesa incorrida dia 20, mas foi paga no dia 10 do mesmo mês, isto é, não afetou o resultado.
-
CERTO
De acordo com o Regime de Competência, as RECEITAS e DESPESAS são reconhecidas independentemente do recebimento de dinheiro, ou da saída de dinheiro do caixa.
O PAGAMENTO ANTECIPADO de uma despesa, gera um direito para a empresa, e não afeta o resultado pois ainda não aconteceu o fato gerador (recebimento do produto ou serviço)
-
achei lindo