SóProvas


ID
1046476
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Julgue os itens seguintes, acerca dos princípios fundamentais de contabilidade aprovados pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

O custo corrente de um ativo representa o valor, em caixa ou equivalentes de caixa, que deveria ser pago para que esse ativo ou um ativo equivalente fosse adquirido na data ou no período das demonstrações contábeis. O gasto necessário para a reposição dos estoques de uma empresa na data do balanço é um exemplo de custo corrente

Alternativas
Comentários
  •  

    Resolução CFC n.º 750/93

    Custo corrente: Os ativos são reconhecidos pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa, os quais teriam de ser pagos se esses ativos ou ativos equivalentes fossem adquiridos na data ou no período das demonstrações contábeis. Os passivos são reconhecidos pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa, não descontados, que seriam necessários para liquidar a obrigação na data ou no período das demonstrações contábeis;
  • Errei a questão pois a última parte "O gasto necessário para a reposição dos estoques de uma empresa na data do balanço é um exemplo de custo corrente" só será verdade se for estoque de matéria-prima.  Pois não se aplica o custo corrente para estoque de produtos acabados para revenda.

    O Custo-Corrente é uma variação do do Custo Histórico, o
     que vem a ser o custo corrente? Os estoques são contabilizados pelo valor de compra (valor original). Depois, devem ser avaliados pela regra custo ou mercado, dos dois o menor. Atualmente, o “valor de mercado” é chamado de “valor justo”. Então agora temos custo ou valor justo, dos dois o menor. Já no caso de matéria-prima, imaginemos que uma empresa comprou ácido sufônico para utilização no seu processo de produção, chegada à época de fechamento do balanço, a empresa ainda tenha 
    ácido sufônico em seu estoque. O que seria o valor justo para esta matéria-prima? Se a empresa não costuma vender esse material, não podemos usar o valor que a empresa conseguiria numa eventual venda de ácido sufônico. Se ela não tem tradição, não fabrica ácido sufônico, não conhece ou não tem relacionamento comercial com possíveis compradores desse produto, então o preço que ela poderia estimar numa eventual venda não é o valor justo (provavelmente seria menor que o valor justo). Assim, para as matérias primas, o valor justo é o valor que a empresa iria gastar para comprar o produto dos fabricante/vendedores de plástico.Ou seja, o custo corrente é o custo de reposição, ou melhor, o valor que a empresa pagaria hoje pela matéria prima, se fosse comprá-la.

    Ideia retirada do material "Estratégia Concursos" Profs. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa.
  • "É uma modalidade de avaliação de ativos que representa o preço de troca, que seria exigido para obter o mesmo ativo ou um equivalente. É considerada também como uma medida apropriada para se estabelecer o “Far Value”, valor justo, do ativo. Assim, o custo corrente de um ativo em uso, seria determinado pelo preço de mercado do mesmo ativo ainda não usado, deduzindo-se deste a depreciação, se houver, ou a parcela que gerou benefício para a organização.

    Para Martins “ ... é o custo corrente de aquisição dos “inputs” que a firma utilizou para possuir o elemento do ativo” (Tese de Doutoramento, 1.972). Nesta concepção, esse autor faz uma distinção entre o ativo fabricado pela empresa, cujo custo corrente é a soma de todos os “inputs” e quando a empresa adquire o ativo, o custo corrente é o valor pago para adquiri-lo.(...)"

    http://www.sinescontabil.com.br/monografias/trab_profissionais/ivconvencao/ana_angelica_teoria_da_contabilidade.htm

  • Fiquei na dúvida pois a reposição dos estoques de uma empresa na data do balanço pode ser um exemplo, também, de custo histórico, não? Pois pela definição do CPC 00:

    "Custo histórico. Os ativos são registrados pelos montantes pagos em caixa ou equivalentes de caixa ou pelo valor justo dos recursos entregues para adquiri-los na data da aquisição. Os passivos são registrados pelos montantes dos recursos recebidos em troca da obrigação ou, em algumas circunstâncias (como, por exemplo, imposto de renda), pelos montantes em caixa ou equivalentes de caixa se espera serão necessários para liquidar o passivo no curso normal das operações."

    Como a data de aquisição foi também a data do balanço, tal gasto poderia ser tanto custo histórico como custo corrente, correto?

    Alguém pode me ajudar com essa dúvida?


  • Nao sei se ajuda muito mas tem um macete pra não confundir o Custo Corrente, 

    basta você associar as Demonstrações Contábeis, normalmente as questões de concursos quando citam o Custo Corrente falam das demonstrações contábeis, ou seja, corrente contábeis.

    é bobo mas ajuda muito na hora da duvida.

  • Irei colocar a diferença entre Custo Corrente e Custo Histórico apenas em relação ao Ativo:


    - Custo Histórico: os ativos são registrados pelos montantes pagos em caixa ou equivalente de caixa ou pelo valor justo dos recursos entregues para adquirí-los, na data da aquisição.

    - Custo Corrente: os ativos são mantidos pelos montantes em caixa ou equivalentes de caixa que teriam de ser pagos se esses mesmos ativos ou ativos equivalentes fossem adquiridos na data do balanço.
  • KKKKKK um desastre completo nessa matéria, que horror, entendo nada !!!

  • Gostei da resposta da Eloiza aqui de baixo. É nóis...

  • Eu leio essas resoluçoes tudim, dai quando vejo uma questao pedindo um exemplo... Erro! Dai vou ver os comentarios, ninguem ajuda, simplesmente copiam e colam a porra da resolucao que eu ja li! Eh muito simples isso, acham que estudam e estao ajudando o simples fato de copiar e colar uma lei seca que qualquer um pode ir la e entender... francamente esses comentarios... 

  • Tentando evitar o entendimento do texto por mera “decoreba”, vou resumir as formas de mensuração de uma maneira mais simples.

    Custo histórico. É o valor da negociação efetuada, tanto para contas do Ativo quanto para contas do Passivo. É o valor nominal do contrato, da Nota Fiscal, da negociação.

    Custo corrente. É o valor atualizado do Item, seja Ativo ou Passivo. No caso do Ativo é como se eu atualizasse meus estoques por exemplo pelo valor de compra na data do balanço. No Passivo é como se eu atualizasse as dívidas para a data do balanço, o que poderia incorrer em acréscimos de valores até a data do balanço.

    Então, toda vez que eu atualizo meus balanços tanto no ativo como no passivo eu tenho um exemplo de custo corrente, como a questão fala de atualização ou reposição nos estoques seria então uma atualização no ativo, pois o valor do ativo vai ter um aumento tanto pela reposição ou pela atualização que for feita na data do balanço, é realmente um exemplo de custo corrente, e mesmo se a questão falasse em atualização de dividas no balanço também estaria correta, pois estaria atualizando meu passivo e também seria exemplo de custo corrente.

    Valor realizável(valor de realização ou de liquidação). É o valor atual de mercado. Em outras palavras é o valor que eu conseguiria obter se me desfizesse do Ativo na data do balanço. No caso do Passivo funciona a mesma sistemática.

    Valor presente. Tanto para o Ativo quanto para o Passivo refere-se ao valor histórico subtraído dos ônus financeiros adicionados na data da contratação. Como exemplo, podemos citar as compras e vendas a prazo, pois toda compra ou venda a prazo está adicionada de custo financeiro, porém contabilizamos sempre o valor total da nota fiscal como Contas a Pagar ou Contas a Receber respectivamente. O valor presente é o Valor total da Nota Fiscal subtraído do custo financeiro embutido nela.

    http://profmariojorge.com.br/exame-de-suficiencia/questoes-resolvidas/exame-de-suficiencia-%E2%80%93-cfc

    espero ter ajudado.

    foco sempre!


  • NÃO SE IRRITE ELTON!!! NINGUÉM AQUI SABE DE NADA!

  • Art. 7º O Princípio do Registro pelo Valor Original determina que os componentes do patrimônio devem ser inicialmente registrados pelos valores originais das transações, expressos em moeda nacional. § 1º As seguintes bases de mensuração devem ser utilizadas em graus distintos e combinadas, ao longo do tempo, de diferentes formas: I – Custo histórico. Os ativos são registrados pelos valores pagos ou a serem pagos em caixa ou equivalentes de caixa ou pelo valor justo dos recursos que são entregues para adquiri-los na data da aquisição. Os passivos são registrados pelos valores dos recursos que foram recebidos em troca da obrigação ou, em algumas circunstâncias, pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa, os quais serão necessários para liquidar o passivo no curso normal das operações; e II – Variação do custo histórico. Uma vez integrado ao patrimônio, os componentes patrimoniais, ativos e passivos, podem sofrer variações decorrentes dos seguintes fatores: a) Custo corrente. Os ativos são reconhecidos pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa, os quais teriam de ser pagos se esses ativos ou ativos equivalentes fossem adquiridos na data ou no período das demonstrações contábeis. Os passivos são reconhecidos pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa, não descontados, que seriam necessários para liquidar a obrigação na data ou no período das demonstrações contábeis; b) Valor realizável. Os ativos são mantidos pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa, os quais poderiam ser obtidos pela venda em uma forma ordenada. Os passivos são mantidos pelos valores em caixa e equivalentes de caixa, não descontados, que se espera seriam pagos para liquidar as correspondentes obrigações no curso normal das operações da Entidade; c) Valor presente. Os ativos são mantidos pelo valor presente, descontado do fluxo futuro de entrada líquida de caixa que se espera seja gerado pelo item no curso normal das operações da Entidade. Os passivos são mantidos pelo valor presente, descontado do fluxo futuro de saída líquida de caixa que se espera seja necessário para liquidar o passivo no curso normal das operações da Entidade; d) Valor justo. É o valor pelo qual um ativo pode ser trocado, ou um passivo liquidado, entre partes conhecedoras, dispostas a isso, em uma transação sem favorecimentos; e e) Atualização monetária. Os efeitos da alteração do poder aquisitivo da moeda nacional devem ser reconhecidos nos registros contábeis mediante o ajustamento da expressão formal dos valores dos componentes patrimoniais. 

  • Tinha certeza que estava certo até o "ponto", dele em diante foi que fiz caca e julguei "errado"... mas vamos continuar, na grande maioria, não exite gênios, mas pessoas persistentes. força!

  • Quem é que repõe estoque de produtos acabados? Produto acabado é algo que deve ser produzido. É um output.
  • creeedo

  • Aqui fica meu apelo ao QC, em contratar um professor de nível para comentar as quastões de CONTABILIDADE! Assim fica difícil... 

    Sérgio Adriano... é uma boa dica!

  • Pessoal. Para resolver a questão, basta saber que o custo corrente é igual o custo de reposição. Ambos são sinônimos. Abraços. 

  • Para quem não entende os comentários sem o gabarito como eu e não tem acesso a resposta.

    Gaba: CORRETO

    Demonstrações COntábeis = COrrente 

     

    Resolução CFC n.º 750/93

    Custo corrente: Os ativos são reconhecidos pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa, os quais teriam de ser pagos se esses ativos ou ativos equivalentes fossem adquiridos na data ou no período das demonstrações contábeis. Os passivos são reconhecidos pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa, não descontados, que seriam necessários para liquidar a obrigação na data ou no período das demonstrações contábeis;

     

     

    - Custo Histórico: os ativos são registrados pelos montantes pagos em caixa ou equivalente de caixa ou pelo valor justo dos recursos entregues para adquirí-los, na data da aquisição.

    - Custo Corrente: os ativos são mantidos pelos montantes em caixa ou equivalentes de caixa que teriam de ser pagos se esses mesmos ativos ou ativos equivalentes fossem adquiridos na data do balanço.

     

     

  • GABARITO CORRETO.

     

    O PRINCÍPIO DO REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL.

     

    Art. 7º O Princípio do Registro pelo Valor Original determina que os componentes do patrimônio devem ser inicialmente registrados pelos valores originais das transações, expressos em moeda nacional.

    § 1º As seguintes bases de mensuração devem ser utilizadas em graus distintos e combinadas, ao longo do tempo, de diferentes formas:

    II – Variação do custo histórico. Uma vez integrado ao patrimônio, os componentes patrimoniais, ativos e passivos, podem sofrer variações decorrentes dos seguintes fatores:

    a) Custo corrente. Os ativos são reconhecidos pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa, os quais teriam de ser pagos se esses ativos ou ativos equivalentes fossem adquiridos na data ou no período das demonstrações contábeis. Os passivos são reconhecidos pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa, não descontados, que seriam necessários para liquidar a obrigação na data ou no período das demonstrações contábeis

  • - Lembrar do BALANÇO de parque que possui CORRENTES

     Custo CORRENTEÉ como se eu atualizasse meus estoques por exemplo pelo valor de compra na data do BALANÇO

  • Complementando alguns comentários:

    Para melhor resolução de questões busque associar --

    Valor Justo: transação sem favorecimento

    Custo Corrente: data das demonstrações contábeis

    Valor Presente: fluxo de caixa descontado (traz para data atual um valor futuro)

    Custo histórico: data de aquisição

    Valor Realizável: valor de venda específico para a entidade ( palavra chave: de forma ordenada)

    GABARITO: CORRETO

  • valor justo - transação sem favorecimentos (saída)

    valor presente - fluxo descontado

    custo histórico - custo de aquisição (entrada)

    calor realizável - venda ordenada

    custo corrente - reposição na data do BP

  • CUSTO CORRENTE 

    Os ATIVOS são reconhecidos pelos VALORES EM CAIXA OU EQUIVALENTES DE CAIXA, os quais teriam de ser PAGOS se esses ativos ou ativos equivalentes FOSSEM ADQUIRIDOS NA DATA OU NO PERÍODO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS.

    Ano: 2013 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: MPU Prova: CESPE - 2013 - MPU - Analista - Contabilidade

    O custo corrente de um ativo representa o valor, em caixa ou equivalentes de caixa, que deveria ser pago para que esse ativo ou um ativo equivalente fosse adquirido na data ou no período das demonstrações contábeis. O gasto necessário para a reposição dos estoques de uma empresa na data do balanço é um exemplo de custo corrente. (CERTO)

    Os PASSIVOS são reconhecidos pelos VALORES EM CAIXA OU EQUIVALENTES DE CAIXA, NÃO DESCONTADOS, que SERIAM NECESSÁRIOS PARA LIQUIDAR A OBRIGAÇÃO NA DATA OU NO PERÍODO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS.

    Ano: 2015 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: Telebras Prova: CESPE - 2015 - Telebras - Analista Superior - Auditoria

    O custo corrente dos passivos é o valor em caixa ou equivalentes de caixa, não descontado, que seria necessário para liquidar a obrigação na data ou no período das demonstrações contábeis. (CERTO)

    Ano: 2014 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: Câmara dos Deputados Prova: CESPE - 2014 - Câmara dos Deputados - Analista Legislativo - Consultor Legislativo Área III

    Um passivo avaliado com base no custo corrente deve ser reconhecido pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa não descontados necessários para liquidar a obrigação na data do balanço. (CERTO)