- 
                                Errado
 
 D - Caixa (AC)
 C - Adiantamento de Clientes (PNC)
 
 * Atentar para o periodo que o serviço será executado ( término do exercicio social seguinte) Longo prazo.
- 
                                serviços a serem prestados após o término do exercício social seguinte  (PASSIVO N CIRCULANTE)
 
 
- 
                                Resolução 750: Art. 9º O Princípio da Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos "nos períodos a que se referem", independentemente do recebimento ou pagamento.  "Os recursos recebidos antecipadamente como parte do pagamento de serviços a serem prestados após o término do exercício social seguinte geram aumento simultâneo de um ativo circulante e de um passivo circulante na contabilidade da empresa que prestará os serviços."
 
 correto seria NÃO geram aumento, pois só irá realizar aumento no ativo e no passivo quando da realização da prestação de serviço (fato gerador) e não pelo recebimento antecipado dos recursos. A transação contábil só é contabilizada no momento da prestação de serviço, independente do recebimento ou pagamento, conforme o princípio da competência. Bons estudos!!! 
 
 
- 
                                Resolução: Quando o assunto é classificação de contas, temos
que recorrer à Lei 6.404 e complementar nosso estudo com os CPC´s e a prática
contábil. O exemplo dado é de pagamento antecipado de serviço
a ser realizado, vejamos o lançamento: (D) Caixa. (Ativo Circulante) (C) Serviços a realizar. (Passivo Circulante) Nesse caso, lembre-se que quando o examinador não
mencionar a data, considera-se circulante. Gabarito: Correto. 
 
- 
                                Só pra tirar minha duvida, caso fosse no proprio exercicio social. Seria no caso:
Caixa - ativo circulante Receita antecipada - Passivo circulante   Seria isso?! 
- 
                                Pessoal, só para advertir: cuidado com o comentário do Felipe Camargo, pois, apesar de não ter sido mencionada a data, o enunciado diz que a prestação de serviços ocorre após o término do exercício social seguinte, e isso já caracteriza o Longo Prazo. Os recursos recebidos ditos na questão são receitas no regime de caixa, e não no de competência, que é o adotado pela Contabilidade. Logo, pelo Princípio da Competência, creio que não há aumento de ativo, por mais que tenha entrado "dinheiro" no caixa, mas há um aumento no passivo, pois a empresa contraiu uma obrigação para ser paga durante um período maior que 1 ano. Portanto, questão errada! 
- 
                                Colega Anderlon, seu comentário pode gerar dívida a quem está iniciando os estudos de contabilidade. Ao afirmar que, "a transação contábil só é contabilizada no momento da prestação de serviço, independente do recebimento ou pagamento, conforme o princípio da competência", parece que não ocorre nenhum registro e isso está errado. A transação deve sim ser registrada, mas na forma citada pelo colega Felipe. O que irá aguardar a prestação do serviço para ser registrado é o crédito da Receita, de acordo com o Princípio da Competência. 
- 
                                Exemplo : 
 Estamos em setembro de 2014.Se o recebimento for de operações a se realizar até o final de 2015, a classificação é feita no circulante, porém se o recebimento se referir a prestação após dezembro de 2015 , ou seja , em 2016 o registro deverá ser feito no não circulante.
 
 bem prático , não é??
 
 
- 
                                A explicação do Guilherme é boa. 
- 
                                Só é circulante aquilo que se realiza até o términio do exercício social seguinte. 
- 
                                GABARITO (ERRADO) O aumento,realmente, será no ativo circulante caixa, mas o passivo será no não circulante conta: adiantamento de serviços, pela prestação se dá após o exercicío seguinte; é permutativo 1 fórmula, sendo modificativo na conta de resultado quando da realização do serviço 
- 
                                D - Caixa / Bancos (AC)
 C - Adiantamento de Clientes (PNC - pois realizará a entrega do serviço após o término do exercício social seguinte).
 
 AC - Ativo Circulante;
 PNC - Passivo Não-Circulante.
- 
                                Registro D - Caixa = Ativo Circulante
 
 C - Adiantamento de Clientes = Passivo Não Circulante (término do exercicio social seguinte registra no passível não circulante).
   
 
 
 
- 
                                GABARITO:ERRADO Os recursos recebidos antecipadamente como parte do pagamento de serviços a serem prestados após o término do exercício social seguinte geram aumento simultâneo de um ativo circulante e de um passivo circulante na contabilidade da empresa que prestará os serviços. O erro,como demonstrado pelos colegas acima, é que o aumento é no ATIVO CIRCULANTE e no PASSIVO Ñ CIRCULANTE!   D - caixa/bancos conta movimento.(ac) C - Adiantamento de clientes/receita diferida.(pñc)   -Mas a a RECEITA só será reconhecida quando da PRESTAÇÃO DO SERVIÇO(fato gerador) em respeito ao principio da competência. 
- 
                                  ERRADO   Os recursos recebidos antecipadamente = passivo    Gerará um aumento no ativo circulante  e no passivo não circulante . ______________________________________________________________________________   Circulante = até o exercício subsequente ,(ou seja, até o próximo ano ).   ≠   Não circulante= após o exercício subsequente,( ou seja ,após o próximo ano). ______________________________________________________________________________ 
- 
                                ERRADO. "Os recursos recebidos antecipadamente como parte do pagamento de serviços a serem prestados após o término do exercício social seguinte geram aumento simultâneo de um ativo NÃO circulante e de um passivo NÃO circulante na contabilidade da empresa que prestará os serviços." Será no NÃO circulante, porque foi APÓS o término do exercício social seguinte. 
- 
                                Gabarito errado   Apesar de recursos recebidos antecipadamente terem um aumento no passivo e ativo, trata-se de passivo NÃO CIRCULANTE visto que ,até o exercício social subsequente é circulante, se ultrapassar o término do exercício social subsequente será não circulante.  
- 
                                Parabéns ao examinador de Contabilidade dessa prova para Contador do MPU - 2013.  Questões muito bem feitas! São questões "fáceis", mas que avaliam bem quem se dedicou.  Há questões do CESPE que nem mesmo o responsável pela elaboração sabe a resposta.  Sem falar em algumas questões "loteria", onde a banca pode dar o gabarito C ou E, e mesmo assim não será passível de anulação.  
- 
                                NAO ocorreu o fato gerador, que é a realização de serviço! Portanto, não ocorrerá o lançamento de uma RECEITA. Por outro lado, ocorrerá:   D - CAIXA (Ativo) C - Adiantamento  de Clientes (PASSIVO) - como o serviço ocorrerá APÓS o TÉRMINO do exercício social SEGUINTE, então será Passivo NAO CIRCULANTE.  
- 
                                Errado. É sim registrado um passivo, constando como uma obrigação para com o fornecedor. Já ativo não ! Pois ainda não ocorreu o fato gerador.   Seguimos !   
- 
                                RECEBIMENTO DE RECURSO ANTECIPADO DE CLIENTE DE UM SERVIÇO AINDA NÃO REALIZADO   Vamos analisar a situação:   Um cliente pagou parte de um valor de um serviço ainda não realizado (aqui temos que tomar cuidado, pois tem colegas dizendo nas mensagens que teremos ativo não circulante e passivo não circulante, MAS O VALOR IRÁ PARA A CONTA CAIXA)   D - CAIXA 100 (ATIVO CIRCULANTE) C - RECURSO ANTECIPADO DE CLIENTES 100 (PASSIVO NÃO CIRCULANTE)   RECEBIMENTO A PRAZO DE VALOR DE UM SERVIÇO JÁ REALIZADO   Caso fosse um pagamento após o exercício social seguinte de um serviço já prestado, aí, sim, teríamos um ATIVO NÃO CIRCULANTE.   C - SERVIÇOS PRESTADOS 100 (RECEITA) D- CLIENTES 100 (ATIVO NÃO CIRCULANTE) 
- 
                                ERRADO   Uma questão semelhante: (CESPE)O adiantamento recebido de um cliente por um serviço que será prestado após o término do exercício social seguinte gera, para a empresa que irá prestar o serviço, uma disponibilidade de recursos cuja contrapartida é uma conta do balanço patrimonial que deve ser R: classificada no passivo não circulante e ajustada ao seu valor presente 
- 
                                Os recursos recebidos antecipadamente como parte do pagamento de serviços a serem prestados após o término do exercício social seguinte geram aumento simultâneo de um ativo circulante e de um passivo (NÃO) circulante na contabilidade da empresa que prestará os serviços.   PRAZO DAS OBRIGAÇÕES: Exercício Social Atual: Passivo Circulante Exercício Social Seguinte: Passivo Circulante Exercício Social após o término do exercício seguinte: Passivo não Circulante 
- 
                                Deve ser classificada no passivo não circulante e ajustada ao seu valor presente.   ERRADA 
- 
                                Eu irei aprender por bem ou por mal irei aprender, seguimos.