A reflexão ou não de uma onda eletromagnética na ionosfera dependerá do angulo crítico que a esta formará com a terra. Este angulo crítico depende de vários fatores como: Frequência da onda, localização no planeta, estação do ano, ciclo solar, hora do dia, dentre outros.
A necessidade do estudo de onda com a capacidade de atravessar a ionosfera se dá na elaboração de sistemas de transmissão via satélite. Estes sistemas, em regra, utilizam-se das faixas de frequência de 1GHz a 40GHz, isto é, dentro das frequências UHF, SHF e EHF (Micro-ondas).
Dentro deste intervalo de frequência, há ainda uma nova divisão das frequências em bandas de satélites, definidas como banda L, S, C, X, Ku, K e Ka, em ordem crescente de frequência.
Frequências na faixa de HF normalmente terão angulos críticos grandes, impossibilitando a utilização delas em sistemas de satélite, entretanto podem ser utilizadas em transmissões por ondas diretas ou ondas celestes (Refratadas na ionosfera) podendo alcançar longas distâncias.