-
Comentário do mestre Gustavo Vilar:
A questão fala de “anel” e meu analisador léxico entendeu “estrela”. Mesmo assim a questão está errada pelo seguinte motivo:
Imagine que nós tenhamos uma rede em anel com 4 computadores: A, B, C, D. Essas máquinas estão unidas pelos segmentos 1 (que liga A a B), 2 (que liga B a C), 3 (que liga C a D) e 4 (que liga D a A).
A questão diz que se o segmento 1, por exemplo, falhar, apenas esse pedaço da rede fica com defeito e o restante do anel fica operante, o que nao é verdade. Rompeu um pedaço = rompeu tudo.
-
Exato para Topologia em Anel Bidirecional! Errado para Topologia em Anel Unidirecional
-
Ha meu ver o que torna a questao errada é a palavra "Pode" que teria ser deve ou seja obrigacao . Pode é uma palavra que da margem de escolha , e no caso de interupcao em uma rede anel . para tudo .
-
Nesse caso interrompe a rede por completo por se tratar de rede em anel simples.
Caso fosse anel duplo afetaria apenas um segmento da rede como retrata a questão.
GAB: E
-
A questão foi inicialmente dada como CORRETA, mas depois foi trocada pra ERRADA por considerar a Topologia em Anel BIDIRECIONAL. Só que, a meu ver, a questão não restringe à BIDIRECIONAL OU UNIDIRECIONAL, ela traz o termo PODENDO, ou seja, PODE sim ocorrer a interrupção total da rede no caso da UNIDIRECIONAL.
Enfim...
-
Concordo com o Leone Maltz
"Na topologia em anel, as estações atuam como repetidoras e retransmitem o sinal até o destinatário, podendo ocorrer a interrupção de um segmento da rede por completo, caso haja falha em um nó da rede."
Entendo que por usar a palabras "podendo" torna a questão correta.
Afinal, sendo ela BIDIRECIONAL (uas as duas direções): não irá interromper; mas sendo ela UNIDIRECIONAL (usa apenas uma direção): irá interromper.
Logo, onde diz "PODENDO OCORRER A INTERRUPEÇÃO" abrange as duas possibilidades.
-
Só a Cespe entende o "pode" dela.
-
GABARITO PRELIMINAR: C
GABARITO DEFINITIVO: E - Deferido c/ alteração
Motivo: Para que ocorra falha em um segmento de rede por completo, na topologia anel deve haver falha em dois ou mais nós, e não em apenas um nó como especificado no item. Portanto, opta-se pela alteração do gabarito.
Só gostaria de saber de qual fonte tiraram isso...
-
Entendi assim: quando ele fala UM segmento DA REDE é interrompido em caso de falha (no anel unidirecional), quando na verdade a rede INTEIRA é comprometida.
-
Na boa, esta questão está correta, isso devido ao termo hipotético "PODENDO".
-
Errado, como o anel é duplo (bidirecional) , caso haja falha em um nó da rede, ele retransmite pelo sentido contrário, logo não há a queda de toda a rede
-
Gabarito definitivo ERRADO
Complementando
Anel (Ring):
- cada dispositivo possui uma conexão ponto-a-ponto com outros dois dispositivos conectados lado a lado, e fazendo uso de uma comunicação com transmissão unidirecional (chamada simplex).
- a mensagem circula o anel, sendo regenerada e retransmitida a cada nó, passando pelo dispositivo de destino que copia a informação enviada, até retornar ao emissor original.
- os dados são transmitidos apenas em uma direção.
- desvantagem: se houver algum problema em uma estação, a rede inteira é prejudicada.
- desvantagem: para que uma informação chegue ao seu destinatário, ela tem que passar por todos os nós – cada um recebe a mensagem e copia para o próximo.