SóProvas


ID
1047415
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A respeito da assistência de enfermagem em situação de trauma, julgue o próximo item.

Ferimentos por arma de fogo são considerados estéreis, em razão da penetração do projétil com grande velocidade e calor.

Alternativas
Comentários
  •  Ferimentos por arma de fogo. São comuns os ferimentos à bala que atingem somente partes moles (p. ex., face lateral da coxa). A decisão de se retirar o projétil deve ser avaliada em cada caso, levando-se em consideração principalmente sua profundidade, a proximidade de estruturas nobres, o risco de infecção e se sua presença está levando ou não a algum prejuízo funcional.

    Caso haja apenas um orifício (no caso, o de entrada), este não deve ser suturado, procurando-se lavar bem o interior do ferimento. No caso de dois orifícios (entrada e saída), um deles poderá, se assim o médico desejar, ser suturado após a limpeza. A cobertura antibiótica em ferimentos por arma de fogo é discutível. A bala, em si, é estéril, devido ao seu calor, porém pode levar para o interior da ferida corpos estranhos, como couro, fragmentos de roupas etc., e que podem ser de difícil remoção; nestes casos, indica-se antibioticoterapia.

  • No texto diz "A bala, em si, é estéril, devido ao seu calor, porém pode levar para o interior da ferida corpos estranhos, como couro, fragmentos de roupas etc., e que podem ser de difícil remoção; nestes casos, indica-se antibioticoterapia." E no enunciado da questão diz que o ferimento é considerado estéril. Portando há uma contradição na resposta, pois a bala é estéril mas o ferimento não. Devido aos corpos estranhos que podem ser levados para o interior da ferida como couro, fragmentos de roupas e etc.